terça-feira, 25 de agosto de 2009

BALEIA E PEDRA SAGRADA



Na Bahia, exatamente no rio Paraguaçu em Cachoeira, existe um lugar sagrado que é usado para oferendas. O pessoal da região diz que Mãe Menininha quando viva usava muito este lugar para seus amalás. O grupo do terreiro do Pai Maneco esteve lá para jogar flores para mamãe Oxum.
Nesta mesma viagem tive oportunidade de fotografar duas baleias na região de Morro de São Paulo. Comparando as duas fotos se entende porque desta pedra chamar-se Pedra da Baleia. Confiram. Lucilia Guimarães.


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

COBRAS DA PARAPSICOLOGIA VÃO DAR CURSO NO TPM

Agora é para valer a parceria do Terreiro do Pai Maneco com a Faculdade Espírita. Vai o texto que amanhã será enviado a todos os membros de nosso terreiro.


Prezado Sr. Fernando


Gostaríamos de ampliar nossa parceria, já de longa data, do Curso Livre de Parapsicologia e o Terreiro Pai Maneco. Com isso estamos, eu como Coordenador em nome da Faculdade Espírita e a Professora Elirian como membro das duas intuição, nos reportando ao senhor para que nos dê a honra de ministrar o Curso de Introdução a Parapsicologia e as tradições afro-brasileira.
Com isso pedimos sua autorização e sugestões para que possamos estar em sintonia, nesse passo importante dessa nossa parceria.
Abaixo encontra-se o texto para divulgação
---------------------------------Prof. Reginaldo HiraokaCoordenador do Curso Livre de Parapsicologia e daEspecialização de Estudos da Consciência com ênfase em Parapsicologia

Contato: (41) 3111-1721 ou 99930153www.unibem.brparapsicologia@unibem.br

PARAPSICOLOGIA PROMOVE CURSO NO TERREIRO DE UMBANDA PAI MANECO
Relacionar a Parapsicologia às questões religiosas das tradições afro-brasileiras. Esse é o objetivo da extensão universitária que o curso livre de Parapsicologia das Faculdades Integradas “Espírita” promove no Terreiro de Umbanda Pai Maneco, em Curitiba.
A atividade é divida em cinco módulos, que ocorrem entre agosto e dezembro, no último sábado de cada mês, das 15h às 19h (com exceção do último encontro, que será no dia 12). As aulas serão ministradas pelos professores Reginaldo Hiraoka, coordenador do curso livre de Parapsicologia, e Elirian Mirian Britto.
“Vamos abordar questões como transes, rituais, arquétipos, orixás, curas e mediunidade dentro das tradições religiosas afro-brasileiras”, diz Hiraoka. “A umbanda é uma religião muito rica em fenômenos mediúnicos e paranormais. As FIES inclusive já a estudaram, em convênio com a Universidade de Meiji, no Japão.”
A participação é aberta a todos os interessados, com ou sem conhecimentos em umbanda e fenômenos psi (paranormais). O investimento é de R$ 5 por módulo, com direito a certificado de participação. As inscrições serão realizadas apenas no local, antes das atividades. Mais informações pelos telefones (41) 3111-1721, das 16h às 21h, e 3111-1745.
O Terreiro de Umbanda Pai Maneco fica na Estrada Nova de Colombo, n.o 5487, bairro Santa Cândida. Confira a seguir a programação do curso:
- Módulo I: 29/08. Matrizes Religiosas, origens das nações, matrizes cristãs, matrizes africanas, matrizes indígenas e a umbanda brasileira.- Módulo II: 26/09. Os ritos e mitos e sua importância, os arquétipos de Jung, a mitologia e os ritos na umbanda.- Módulo III: 31/10. Os fatores psi condutivos: os sons, as músicas, as danças, a meditação, a criatividade, o transe, os sonhos, a incorporação e as drogas.- Módulo IV: 28/11. OS fenômenos psi: ESP (telepatia, clarividência, retrocognição e precognição), PK (curas paranormais, poltergeist e imposição de mãos) e Theta (experiências fora do corpo, experiências de quase-morte, casos sugestivos de reencarnação, lembranças de vidas passadas, apometria, transcomunicação e MOB).- Módulo V: 12/12. OS processos da intuição.
FonteFACULDADES INTEGRADAS “ESPÍRITA” Comunicação Social – Assessoria de Imprensa “Jornalismo”Rua Tobias de Macedo Junior, n. º 333.Bairro Santo Inácio - Curitiba - ParanáFone: (41) 3111-1715Assessora de Imprensa: Jornalista Fernanda Foggiato DRT 6593/PR

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

TEMA LIVRE -15-

Está aberto o Tema Livre -15- Chamo a atenção entretanto para o assunto aberto em outra postagem no "Fumar ou não fumar - o Tema está na Rinha" para comentários sobre a decisão do Pai de Santo Carlos Bubby. FMG

NA BAHIA


Um sugestivo grupo do Terreiro do Pai Maneco esteve na Bahia para assistir a festa da Senhora da Boa Morte. Enquanto a matéria está sendo aguardada para publicação no Blog publicamos uma foto do Terreiro da Mãe Madalena, onde fomos muito bem recebidos. FMG

FUMAR OU NÃO FUMAR - O TEMA ESTÁ NA RINHA

Recebi uma correspondência do blogueiro Nilzo Antonio, de nosso Terreiro, comunicando a decisão do Tempo Caboclo Guaracy, do Pai de Santo Carlos Bubby. Vale a pena ouvirmos a opinião dos blogueiros sobre a ousada iniciativa do antigo e bom dirigente da Umbanda.
“A proibição, que começou na sexta-feira 7, mesmo dia em que a lei antifumo entrou em vigor em todo o Estado, diz o babalorixá Carlos Buby, 59, ele próprio um fumante desde os 14 anos, foi referendada pelos guias espirituais do templo e motivada para que o terreiro umbandista "se afinasse com a lei dos homens".
Por lá, confirmam os vizinhos, o batuque nunca passa das 22h para respeitar também a lei do silêncio. O banimento do fumo no terreiro Guaracy segue à risca a nova lei. A proibição vale para o salão fechado, de acesso público, onde ocorrem as festas e o atendimento aos filhos de santo e aos consulentes. No quintal de terra batida, ao ar livre, no sítio onde é feita boa parte das oferendas, as entidades fumam charutos livremente nos rituais.
A exceção é para Exu, que pode fumar o charuto em ambientes fechados, explica o pai de santo Buby, porque o contato com essa entidade é fechado ao público e exclusivo para os iniciados na religião umbandista."É nesse momento que a cabocla deveria estar fumando o charuto e está de mãos vazias", diz Ana Paula da Costa, seguidora do templo Guaracy.
"Não sabíamos como iria acontecer porque as entidades trabalham com a fumaça, mas os caboclos trazem segurança. É uma novidade. Antes, o gosto do charuto ficava até o dia seguinte, agora não sinto mais", afirma a médium Sílvia Dias, que na última quinta-feira recebia a cabocla Potira, pela primeira vez sem o rolo de fumo.
"Imagine 15 médiuns fumando charuto nesse espaço pequeno com outras 150 pessoas. A proibição não pesou em nada nos trabalhos da umbanda. Agora, as grávidas e crianças podem participar", diz o babalaô Carlos Buby.Para o professor titular aposentado de sociologia da USP Reginaldo Prandi, autor de mais de 20 livros sobre religiões afro-brasileiras, a decisão do terreiro Guaracy é minoritária e não é representativa da umbanda em geral. Para ele, a mudança é positiva e faz parte da transformação das religiões, que antes ditavam tendências e agora são pautadas pelo comportamento coletivo.
Prandi diz que a fumaça dos charutos é uma herança indígena usada nos rituais de cura para canalizar energia e fluidos na limpeza espiritual. Agora, explica o professor aposentado da USP, os guias podem usar as mãos, como nos passes dos médiuns kardecistas. Presidente da Federação Brasileira de Umbanda, que reúne 5.325 terreiros no país, Manoel Alves de Souza diz que a abolição dos charutos no templo Guaracy após a lei antifumo "faz parte da evolução da religião".

terça-feira, 11 de agosto de 2009

VAMOS ACHAR A THAI


Ontem (10/08/2009), no período da tarde, meu yorkshire desapareceu na Rua Desembargador Mota entre a Rua Iguaçu com Getulio Vargas, o nome dele é Thai. Ele tem 08 meses e mais ou menos 20 cm. Estou desesperada, ele era a alegria da minha casa e um cachorrinho que dormia comigo na cama. Peço por favor, que se alguem tiver informação entre contato comigo e se puder repassem para seus contatos. Meus telefones: 7814-5675 / 9978-0396 / 9124-5995 / 3252-5727. Recompensa-se muito muito bem.
Mariana Guimarães
Peço a quem souber de seu paradeiro que além dos telefones acima podem informar-me diretamente uma vez que ela pertenca à minha neta Mariana, também vinculada ao Terreiro. FMG

sábado, 8 de agosto de 2009

terça-feira, 4 de agosto de 2009

GRUPO DA PRIMEIRA GIRA NO RIO DE JANEIRO

Foto do Henrique Karam
Os médiuns de Curitiba e do Rio de Janeiro fecharam a primeira gira do Terreiro do Pai Maneco no Rio de Janeiro com enorme entusiasmo. FMG