sexta-feira, 23 de abril de 2010

ENCERRAMENTO DO BLOG

Quando me propus a criar esse Blog pretendia servir aos interesses dos novos adeptos da Umbanda, convocando os mais antigos e, por isso, mais conhecedores do assunto que fizessem comentários próprios para o engrandecimento da cultura dos novos entusiastas. Não esperava a dimensão disso e também até que ponto não só o meu nome como também o do Terreiro do Pai Maneco ficaria exposto. Quanto a minha pessoa nunca me incomodei se ele é positivo ou negativo. Estou acostumado a isso. Mas o Terreiro do Pai Maneco, que todos sabem eu dirijo, não pode ficar à mercê dos prisioneiros da ralé que usam nomes falsos e dos próprios participantes como recentemente aconteceu com o Antonio para tumultuarem os reais objetivos do blog. Quando alguém posta um comentário, sabe que vai chegar até a mim, mas quando eu respondo não sei a quem me dirijo. Existe ainda um agravante, pois à medida que a minha dedicação aumenta, minha atenção ao Terreiro do Pai Maneco diminui. E isso eu não quero que aconteça. Ainda tenho muito que fazer e cuidar. Pensei muito em tomar esta atitude, mas o Blog do Pai Maneco vai sair do ar. Como ultima postagem fiz a da minha neta Camila Guimarães como homenagem aos jovens que fazem parte do nosso Terreiro e me enchem de orgulho.

Em todo caso, se alguém precisar falar comigo ou quiser uma orientação, estou lá na minha toca no Terreiro do Pai Maneco, ou através do email que consta no www.paimaneco.org.br Meus escritos estão no nosso site. Já editei um livro e um novo logo será publicado.

Esse blog, apesar de já estar inativo, permanecerá publicado por mais dez dias, quando então será deletado.

domingo, 18 de abril de 2010

TEMA LIVRE N. -32-

Por já estar com muitas postagens, acabo de criar o tópico Tema Livre n. 32, onde a partir de agora devem ser postados os comentários. FMG

quinta-feira, 15 de abril de 2010

DIA 29 ATENDIMENTO AOS ANIMAIS

Toda última Quinta-feira do mês, começando dia 29/04/2010, às 20:00 horas, no Terreiro do Pai Maneco, no Anexo 2, haverá sessões de passes para animais de estimação. Os interessados poderão comparecer no local designado. FMG

domingo, 11 de abril de 2010

GIRA NA PRAIA



A ultima Gira da Mãe Alice de Ogum, na Praia em Florianópolis, foi registrada com bonita foto.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

CARTA ABERTA AO SEO ZÉ

A Carolina Lipca escreveu uma Carta ao seo Zé Pilintra. Achei oportuna, então vamos também todos nós assinar com a Carolina esse pedido, acrescentando um meu particular para que o governo do Brasil não esqueça jamais dos brasileiros. Aí vai a Carta:

Carta aberta a S. Zé Pelintra.


Saravá meu nego amado, querido amigo e protetor,


Sabido é que ando lhe devendo lá umas oferendas e uns agradecimentos. Mas aí me pergunto, meu pai, quem de nós não está? Sei que meu nego não se faz de rogado pela pequena demora não. Não o senhor, grande entendedor do mundo de antes e de agora. Entende das ervas, da costura, da dor dos escravos, da beleza da miscigenação das raças, da dificuldade dos homens nas cidades pequenas e grandes. E que entende também dos meus esquecimentos despropositados!

Então, apesar do atraso dos meus agrados, não tenho vergonha de ainda lhe fazer mais um grande pedido. O senhor, conhecedor das dificuldades da civilização de hoje, podia muito bem nos dar mais uma força bruta nesse momento tão incauto. Não podia?

É, meu pai, por aqui a coisa anda feia. Muito feia. É terremoto pro lado, ventania pra baixo, uma tal de gripe suína voltando pra cima e um alagado do tamanho da vista aqui, pro nosso lado. Agora pra andar no Rio precisa até de pedalinho – o senhor não vê?

“- Uma ajudinha, pelamor, o senhor não manda não, doutor?
- O branco estraga e nego tem que trabalhar?
- É sim, senhor.”


Pois falta ainda muito pra gente aprender, meu pai. Reforça, aqui, então, essa lida da educação dos filhos. Ensina a gente a viver de novo, a amar, respeitar o próximo e a cuidar do planeta em que vive. A ter alegria na alegria do outro, a ter felicidade na felicidade de alguém. Ajuda a tirar as vistas da ganância e a colocar os olhos de ver com amor a obra de Zambi.

Vem e traz, nego querido, essa sua imensa falange, essa família de homens e mulheres de luta. E com eles traz a gente de volta pro trilho, traz a gente pro caminho certo – que de errado a gente já foi bem longe e fez até desvio. Mostra o retorno, meu pai. O senhor e toda essa família de Zés que é quase infinita em tamanho – e eterna em fundamento.

Ajuda a gente a enxergar e entender o que é honestidade e o que é malandragem. Vem mostrar de novo o que é o jeitinho brasileiro – que não engana, não mente, mas que é versátil em toda sua destreza e maestria. Porque malandragem é fazer o difícil com um sorriso na boca, como o senhor mesmo já ensinou.

Chega aqui, ajuda a virar essa mesa cheia de corrupção, violência e estupidez. Bora botar ordem na cozinha! Jogar fora esse rango insosso, botar a nossa feijuca no fogo, preparar o pandeiro do samba bom. Traz essa força e a sabedoria, meu pai, pra gente colocar fora tudo que não presta nessa vida. Desde o falso amigo até o político corrupto, o policial cruel.

Que é pra tentar evitar, meu pai, que mais se matem ou morram assim, com tiro no peito, em deslizamento, num infarto de estresse, numa depressão ou overdose qualquer.

Vem mais perto pra tirar seu povo dessa condição de menor abandonado, desse sentimento de rejeição.

Eu sei que é pedir demais, mas abre esse seu sorriso e seus braços um pouquinho mais, meu pai! Porque a gente é criança e precisa, sim, de luz no caminho - e de um bom colo, pra deitar e sonhar um futuro melhor pra nossa gente.


Com todo o carinho e respeito do mundo.
Sua fia branquela,

Caroline Lipca

quarta-feira, 7 de abril de 2010

TEMA LIVRE -31-

Estou criando o Tema Livre -31- onde peço que sejam postadas as novos comentários. FMG

sexta-feira, 2 de abril de 2010

JAMES CAMERON

Li no jornal da Globo qque o James Cameron, diretor do filme Avatar, vai enviar uma carta formal ao Presidente brasileiro, Lula da Silva, solicitando a suspensão imediata do projeto de construção de uma central hidroelétrica em Monte Belo, no Pará. Ele podia aproveitar e pedir ao nosso presidente esquecer a compra dos aviões de guerra. FMG