quinta-feira, 21 de julho de 2011

EXAGEROS?

Em todas as giras os dirigentes fazem observações sobre o desenvolvimento delas.
Uma questão a ser observada é a seguinte: médiuns que vão com roupas coloridas, acessórios, perfumes, pinturas são diferentes daqueles que vão apenas com roupa branca? Qual é a real necessidade de tudo isto?

Axé,
Camila

11 comentários:

  1. Não aceitei o comentário por falta de identificação. Favor refazer a pergunta identificando-se.
    Camila

    ResponderExcluir
  2. Vejo que algumas coisas sao importantes, uma bengala de preto velho, uma capa de exu, uma saia de cigana ou PG, um coité ou chocalho de caboclo e etc, por exemplo. Agora não entendo pq a necessidade de se parecer exatamente com entidade qdo incorporado ou de trazer centenas de "acessórios". Nao somos a entidade qdo viveu na terra pra começar, e estamos ali para trabalhar. Os elementos que são pedidos POR ELAS sao uteis no trabalho e trazem uma carga de energia necessária. Ai já discutindo isso com algumas pessoas, ouvi sobre a necessidade dos consulentes em verem dessa forma, de entenderem o espirito que esta ali atraves dessas imagens criadas e a segurança do medium qdo tem essas trocentas coisas. Tudo isso faz um nexo... Porém, minha opiniao ainda é que a simplicidade é a umbanda pés no chão que admiro e que no final se for pra fazer o bem, o intuito do medium for bom e a troca de energias acontecer plenamente, a consulta ou trabalho feito será maravilhoso de qualquer forma...

    ResponderExcluir
  3. Estamos falando de exageros apenas em vestuário? Ou pode-se falar em exagero no comportamento, quando o médium se excede naquilo que a entidade faz e acaba fazendo por conta própria?
    Nisso a lista ampliaria um pouquinho, pq teríamos pinturas no corpo, brados, giros, caras e bocas, vestuário, chocalhos, capas, bengalas, roupas coloridas, perfumes e todo tipo de bugigangas...

    Acho que tudo faz parte do desenvolvimento. O médium que se excede aprende através desse processo, ainda que "fazendo o que não deveria" e a entidade usa toda a parafernália pra firmar o cavalo, no ritmo que for necessário.

    Acho errado eu dizer: "Isso é certo; Isso é errado" ao apontar o dedo pra exemplos que podem ser citados aos montes. Tudo faz parte do desenvolvimento daquela pessoa. Existe o método "receoso", no qual o médium procura não cometer exageros (e pode acabar, infelizmente, limitando o trabalho da entidade nesse processo) e o método "excessivo", no qual o médium faz tudo o que pode e vai aprendendo que a entidade não precisa de uma roupa X ou Y pra trabalhar bem.

    Estamos todos buscando o meio termo nesse caso, não? E vamos atingi-lo independente do ponto do qual partirmos.

    Fabio

    ResponderExcluir
  4. Mucuiu Mãe Camila, Pai Fernando!

    Respondendo a pergunta em questão: não, os médiuns que vão paramentados não são diferentes que os outros que usam tão somente o branco.

    Em relação à outra pergunta sobre qual a necessidade de tudo isso? Na boa? Não há necessidade.

    Vale lembrar que o TPM, dirigido pelo Pai Fernando de Ogum e pelo Caboclo Akuan, está, a cada dia, no caminho da simplicidade. E a simplicidade é tudo. Cada casa tem sua regra. Portanto, acredito sim ser necessário apontar o que é certo e o que é errado. Não fosse isso, o descontrole está instaurado. E cada qual sente-se bem onde lhe convém.

    Sabemos, pelo bom censo, o que é certo e o que é errado. O que podemos e o que não podemos fazer. E assim sigo, fervorosamente, sem medo de errar, os ensinamentos da nossa casa.

    O Homem precisa parar com invencionices. O dirigente tem o dever de guiar, dirigir.

    Estamos, médiuns e espíritos, trabalhando com o mesmo propósito. É o conjunto de ações e pensamentos que desenvolvem a Umbanda.

    Por enquanto, é isso!

    Saravá!

    ResponderExcluir
  5. ERRATA: por um ato falho, escrevi, de forma errada, a palavra senso (no texto, censo), quando me referi ao conceito de "bom senso". Por isso, peço desculpas ao leitores.
    Obrigado,
    Rodrigo Fornos

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa são os instrumentos de trabalho, indispensáveis: a capa de um exú, a bengala de um preto-velho, o charuto do caboclo, os brinquedos dos erês. Terreiro não é passarela e qualquer coisa que fuja à necessidade da entidade, do trabalho ou da casa, deve ser veementemente coibido. Faço coro com Rodrigo Fornos: Umbanda é simplicidade. Sentimento acima de tudo.
    Luiz C. Castro

    ResponderExcluir
  7. Kleber, aqui é o Bitty representante da Gira do Sábado! Que neste foi Gira de Exu! Não incorpora nenhum baiano! Penso que vc deve estar falando de outro terreiro! Abraço com Axe! Bitty

    ResponderExcluir
  8. Oie eu queria saber porq quando eu vou ver alguma gira eu fico nervoso fico tremendo arrepios

    ResponderExcluir
  9. Habbudos,
    Talvez você tenha muita mediunidade, mas a tendência é que isso diminua com a tua freqüência nas giras, porque você aprende a lidar melhor com ela.
    Saravá,
    Camila

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila,
    Meu nome é Ursula, minha dúvida é a seguinte: Eu só levo trombada na vida, apesar de cuidar dos meus.. isso será carma?

    ResponderExcluir
  11. Camila, Meu nome é Ursula. Minha dúvida é estou numa escola de Umbanda, podemos cuidar das entidades sem oferendas?

    ResponderExcluir