quinta-feira, 3 de novembro de 2011

EXUS

Tendo em vista que no próximo ano vai acontecer um curso (definitivo) sobre a Umbanda praticada no Terreiro do Pai Maneco, será interessante debatermos vários assuntos polêmicos dentro da nossa religião.
Vou abrir esses comentários com o nossos irmãos, os Exus. Vamos às perguntas, como o que é o Exu, ele também faz o mal e qual sua função na Umbanda?

Camila

25 comentários:

  1. Ja que o assunto é polemico...rs PQ no TPM os Exus, não são considerados Orixas, como ocorre em outras casas de Umbanda? Eu considero Exus, entidades de Luz, que apesar de sua energia ser mais densa, atuam no Terreiro na firmeza dos trabalhos, acredito que nenhuma entidade que trabalhe na Umbanda faça o Mal, pois ele está na mente de médiuns e consulentes mal intencionados ou despreparados...

    ResponderExcluir
  2. Acredito que os Exus são como nós... com defeitos e resgates a serem feitos... assim como pensamos e agimos nem sempre de forma correta, eles também o fazem! E aí Camila, estou no caminho da resposta ou do fim da polêmica? rsrs

    ResponderExcluir
  3. Quem são os Exus mirins? Qual é a função deles?

    ResponderExcluir
  4. Bem... eu acho que todas as entidades que trabalham na umbanda só fazem o bem, inclusive os Exus.... mas não acho que eles tem energia densa, ou são negativos, ou coisas do gênero... é como uma lâmpada, para passar a corrente elétrica precisa do positivo e do negativo, o que não faz deles melhores ou piores, apenas complementares, energias diferentes que unidas equilibram a eletricidade e fazem com que a lâmpada acenda.

    Beijinhos, Dê

    ResponderExcluir
  5. Na casa de Religião em que trabalho, também não se considera o Exú um Orixá, isso porque, na concepção dos trabalhos eles são espíritos ainda em evolução, ou seja, não são espíritos perfeitos. Consideramos nos nossos trabalhos, que o auxílio, proteção, ajuda e suas energias giram em prol de sua evolução espiritual, sem esquecer de mencionar o princípio da caridade. Por este motivo acredito que não fazem maldades, sequer prejudicam outrem. Bom, ao menos na casa de religião em que trabalho entende-se assim, até mesmo pelos esclarecimentos que as próprias entidades nos transmitem.

    ResponderExcluir
  6. Lucio,
    Se diz Orixá (não  Cósmico) a todas as entidades que trabalham na Umbanda, sejam eles Caboclos, Pretos Velhos, Boiadeiros, Ciganos, Marinheiros, Baianos e, inclusive os Exús.
    Nós todos do TPM cultuamos os Exus como Orixás e entidades de grande luz e que só fazem o bem.

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir
  7. Vanessinha,
    Os Exus Mirins são as crianças da Quimbanda.

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir
  8. Pri,
    Acho está mais para a polemica, é!? Sugiro um pouco menos de enstusiasmo, porque não somos como não.
    Nossas limitações são maiores porque ainda carregamos o peso da encarnação atual.

    Saravá,
    Camila

    ResponderExcluir
  9. Mucuiu Mãe Camila,

    Acredito que os Exus nos favorecem ao equilibrio, ao bom senso.
    Desde criança, sinto muita segurança vinda deles, digo segurança nas palavras, nas atitudes.

    ResponderExcluir
  10. Bom, eu sempre encontro a maior dificuldade para explicar a Umbanda pra quem me pergunta, quando chega na hora de explicar os exus. Existe muito preconceito e eles são mais "escrachados", então não sabia como explicar, apesar de ter um entendimento sobre eles dentro da minha cabeça que eu viria a confirmar. Perguntei para um exu.
    Primeiro ele me disse que eles eram os anti-heróis e caiu na gargalhada. Eu não podia dizer isso, né? Ai ele me disse o seguinte (mais ou menos nessas palavras):
    "Nós somos espíritos que fizeram tanta merda quando estávamos encarnados que agora temos que trabalhar muito pelo bem para equilibrar nosso carma. Nós conhecemos o mal, mas trabalhamos pelo bem. Conseguimos nos enfiar nuns buracos que nenhum outro espírito consegue, justamente porque já estivemos lá."
    Aí não pude deixar de perguntar sobre os exus mirins.
    "Ih... Esses aí quando encarnados já nasceram na merda. Muitos moraram na rua, muitos conheceram a droga desde cedo e alguns nem chegaram a encarnar. Hoje a gente ensina pra eles como as coisas devem ser. E,claro, tem buracos que nem a gente consegue entrar, então a gente manda eles irem lá pegar os caras pra gente resolver o problema."
    Laroiê exu!

    ResponderExcluir
  11. Camila visitei uma casa de Butuque e lá consultei com o Exu tiriri Lonan, ele me explicou o uso do sangue nos trabalhos deles achei a explicação bem fundamentada, porem não aceito, porque assim foi me ensinamo pelo Pai Bitty e Pai Fernanda,e quando perguntei o porque cobrar pelos trabalhos ele disse - Não cobro pra arranjar emprego, pra descarregar a pessoa, eu cobro pelos serviços fúteis da carne, cobra pra fazer amarração combro pra fazer despacho, ouvindo tudo aquilo perguntei - mais isso não atrasa a sua evolução vai contra a lei maior, e ele me respondeu - Não porque quando eu faço o "mau" eu faço pra que a pessoa tenha conciencia da dor e do poder de suas escolhas, todas elas sempre voltam pedindo pra eu desfazer ai é quando eu aponto o meu tridente, porque antes de fazer eu aviso as reais conseguencias. e MINHA DUVIDA ficou este EXU seria um EXU com um grau de evolução baixa, porque acredito que Exus já bem evoluídos jamais aceitaram trabalhos deste tipo?! ou realmente isso acontece e no Pai maneco as entidades são doutrinadas de outra meneira.

    ResponderExcluir
  12. Luan, para salvar o Exu eu prefiro acreditar que o médium interferiu demais. Uma pergunta: se o Exu cobra por trabalhos, para onde vai o dinheiro?

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir
  13. Naty,
    Você não deve ter dificuldade em defender o Exu. É só dizer a verdade, que o Exu é uma entidade maravilhosa, bondosa embora exigente, que faz parte da Umbanda para destruir trabalhos e campos de força negativos.
    Quanto aos Exus mirins são as crianças da Quimbanda e se cometeram delitos foi por pura inocência, pois desencarnaram ainda crianças.

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir
  14. Camila,
    Os exus mirins não seriam um pouco mais velhos que erês? os eres teriam uma idade de até uns 7 anos aproximadmente, claro que nao é preciso isso. Os exus mirins eu acredito que seriam um pouquinho mais velhos, alguns mais pra adolescentes... certo?

    ResponderExcluir
  15. tudo é valido quando a alma não é pequena...exu são endidades asim como bombagias...a fé na umbanda é o que importa e a fé em si mesmo tb

    ResponderExcluir
  16. Nathalia,
    idade é um assunto dificil de responder, mas os exus mirins são demonstram serem mais experientes quando encarnados do que os erês, mas isso também pode fazer parte do folclore.

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir
  17. Camila,
    Fui a pouco tempo numa Gira de Esquerda. Mesmo sendo pouco familiarizada com os Exus e Pomba Giras, me encantei com a sinceridade, e com a experiência dos mesmos.

    Cada dia que passa, essa Umbanda sem mostra tão maravilhosa. Umbanda essa que me acolhe, direciona e sustenta. Sou grata infinitamente ao astral.
    Estou em desenvolvimento mediúnico; acompanho o blog a bastante tempo, mais esse é o primeiro comentário que faço.

    Vamos lá, me corrija por favor.

    Ouvi dizer que essas entidades, mesmo quando não estão interferindo no livre arbítrio não gostam de resolver problemas afetivos. Verdade? O que pedir ao mesmos?

    Qual a área de atuação dos Exus?
    Obg e axé..

    ResponderExcluir
  18. Mari,
    realmente os Exus são entidades maravilhosas e não medem esforços para nos agradar e proteger.
    No caso de assuntos amorosos, se não houver interferência no livre arbitrio e prejuízo a terceiros, ele até pode ajudar.
    Não é verdadeira a afirmativa que eles não gostam desse tipo de trabalho.

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir
  19. Um rapaz me disse a alguns dias atras que recebe o Exu Lúcifer, existe esse Exu? confesso que fiquei bem intrigada com isso.

    ResponderExcluir
  20. Olá Camila.
    Frequentava a assistência de outro terreiro de umbanda a uns três anos, frequentei durante uns seis meses mais ou menos, depois parei, e agora toda semana tenho ido ao Pai Maneco, tenho uma prima e minha tia que é médium de corrente lá na gira de quinta feira, a Ana Paula. Mais como muito pouco sei, pois ainda estou aprendendo e me familiarizando, acho a umbanda linda e adoro gira de Exu, porém a uns dois dias uma dúvida vem pairando na minha cabeça, pois um conhecido meu, me disse me disse que recebia o Exu Lúcifer
    confesso que fiquei bem intrigada com isso, esse Exu com esse nome existe mesmo? Gostaria muito de tirar essa dúvida de minha cabeça, pode me ajudar? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  21. Manu Rodrigues,
    Exu Lucifer, embora seja citado em alguns terreiros, é um absurdo e contrário a qualquer lógica.

    Saravá,
    Camila

    ResponderExcluir
  22. O que é Exú não... Quem é Exú?

    Exu é amigo, é pai, é companheiro, é irmão. Exú não se acha melhor nem pior que ninguém, pois já teve vidas encarnado e por isto sabe muito bem o que é a miséria humana. Ninguém engana Exú, mensageiro dos Orixás.

    Como pai, ele fala uma, fala duas, fala três vezes, e se o filho ou a filha não escuta ele toma uma atitude. Como pai, zeloso, ele também nos protege, sustenta, da guarida, encaminha...

    Exú é Exú, ele não faz o mal, só faz o bem, e sem Exú não se faz nada.

    Bom final de ano Mãe Camila : ) Boas Festas e um excelente 2012, com muito Axé, pra você e pra todos aí da minha segunda casa, que é o terreiro do Pai Maneco.

    e.t. se Exú é pai, Preto-velho é avô, rsrs... mas aí já outra história não é amiga. Amo vocês!

    ResponderExcluir
  23. Desculpe a demora, segundo o propio Exu o "ouro" era pro cavalo manter a casa comprar as velas e oferendas para o propio Exu, o Pai de Santo diz ser inconsciente. é bem complicado, porque minha duvida realmente ficou no grau de batismo daquele exu porque segundo o meu entendimento somente exu iniciados não possuem ainda a compreensão total da lei, aceita assim trabalhos duvidosos, eu ainda prefiro acreditar na Integridade do EXU que pai Bitty me ensinou.

    ResponderExcluir
  24. Até aonde sei existe realmente Exu Lucifer, mas ele se intitula assim pois trabalha na linha de Exu Rei, Lucifer é o rei do inferno, por isso a associação do nome!!! Pelo menos é o que já ouvi, mas agora mudando o assunto, muitos pontos de exu, tem em suas letras coisas como "a porta do inferno estremeceu", e coisas do genero. Os trabalhos da minha tenda lembram em alguns aspectos os do terreiro de vcs. Mas acredito realmente que os exús trabalham para o bem, para evoluir, e que são as entidades de vibração mais próxima a nossa. Mas sempre tenho uma dúvida, sobre Lucifer principalmente, a visão dos católicos é que ele é mau e talz, mas será que ele não tem seu reinado para um equilibrio, e será que realmente os exus não trabalham nessa linha com Lúcifer para manter um equilibrio, não para fazer o mal, mas para proteger e desmanchar demandas? O astral é bem complexo!

    ResponderExcluir
  25. Jean Pierre aqui no TPM não aceitamos exus com esses nomes de Lucifer, Belo e outros. Entendemos que os Exus são espiritos maravilhosos, bons e que trabalham em favor da Umbanda.

    Saravá!
    Camila

    ResponderExcluir