quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O BLOG ESTÁ DE VOLTA

Por motivos particulares no dia 23 de abril suspendi a publicação do Blog do Pai Maneco. Acho que pela quantidade de acessos que continua acontecendo mesmo depois de estar desativado há mais de seis meses - quase três mil mensais, ele deve voltar a sua atividade normal. Sempre fiz questão de deixar bem claro que minha herdeira espiritual é a Mãe Lucilia de Iemanjá. Como pretendo ainda exercer minha atividade legando através de textos que serão escritos e declarações ao vivo que farei para quem quiser fazer uso dessa experiência que juntei nesses cinqüenta anos de espiritismo, estou transferindo à Mãe Lucilia e aos seus filhos e meus netos, Thiago e Camila, filhos do radialista prematuramente desencarnado Sebastião Teles da Silva, o Nindo, a responsabilidade de continuar mantendo o Blog do Pai Maneco com comunicação direta a quem quiser conhecer toda a filosofia do nosso Terreiro.

Como despedida do Blog vou anunciar um tema que foi objeto da Minha Opinião de Setembro. Está em discussão e as postagens já serão respondidas pelos novos titulares: o Exu é um agente controvertido da Umbanda, que tanto faz o bem como o mal”. Não posso aceitar essa assertiva, mesmo porque ninguém explicou até hoje, ao menos eu desconheço, o que é o Exu em sua essência. Se é um espírito ou um elemental.” FMG

34 comentários:

  1. Saravá para esta nova reencarnação do Blog !

    ResponderExcluir
  2. Sarava aos Guimaraes!!!!!
    Estou muito feliz com este retorno!!!!
    Muito, muito, muuuuuuito feliz am voltar a aprender sobre nossa querida Umbanda!!!

    ResponderExcluir
  3. A primavera traz alegria, felicidade, cor. E traz de volta nosso Blog. Hoje sou um homem mais feliz! Saravá!

    ResponderExcluir
  4. A idéia de que o Exu faz o mal, faz parte da ignorancia ou da maldade dos que nao os conhece.

    A ideia de que o Exu faz o bem ou o mal, faz
    parte das lendas e das mitologias advindas da Africa.

    A ideia que so faz o bem é lógica, verdadeira e umbandista!

    ResponderExcluir
  5. Alegria alegria o Blog voltou.
    Seria esse mais um "trabalho" dos Exus? O primeiro Post falando justamente sobre a qualidade dessas entidades nota 10000...
    Aproveitem ao máximo e com sabedoria!
    Sarava

    ResponderExcluir
  6. Por que um exu poderia ser em essência um elemental?

    ResponderExcluir
  7. \o/ finalmente o blog do Pai Maneco voltou para enriquecer nossos dias!
    Exu faz mal?? desde quando?
    Desde criança frequento centros de umbanda e em mais de 30 anos nesse caminho nunca vi Exu fazendo mal para ninguém. Presenciei muitas vezes esses maravilhosos espiritos ajudarem a quem deles precisava.
    Penso que os Exus são espiritos muito mais evoluídos do que podemos supor, porque mesmo sendo um tanto quanto discriminados pelo folclore popular, ainda vem de longe com suas falanges e nos oferecem o ombro amigo, a mão forte, as palavras de encorajamento.
    Eu amo os Exus!
    Lili

    ResponderExcluir
  8. Essa corrente é de ferro é de aço!
    Saravá!

    ResponderExcluir
  9. saravá pai fernando!
    tenho algumas dúvidas em respeito a essas entidades maravilhosas, uma delas é sobre o fato de alguns terreiros terem exus como um dos 7 orixas da umbanda. Existe o orixa exu, e as entidades exu?
    Outra dúvida, espero que o senhor não fique bravo, mas é o fato de que há entidades que se denominam de exus trabalham, digamos, de modo não tão bonito. Assisti a um documentário da década de 70 chamado exu mangueira, num terreiro de quimbanda, onde ele matava bodes, fazia as chamadas amarrações (inclusive se quiser faço uma cópia do dvd para vc ver como degrinem a imagem do maravilhoso exu mangueira). Ao seu ponto de vista pai, é exu, ou outra entidade que abusa do nome deles. Os exus tem livre arbitrio?
    Muito obrigado Pai fernando, e saravá a mãe Lucília!

    ResponderExcluir
  10. Que alegria ao constatar que o Blog está de volta, fomos muitos a torcer por isto acontecer! Vibramos e aconteceu! :) Saravá. Abraços a todos! Ana, de Portugal.

    ResponderExcluir
  11. Bem vindo de volta Pai Fernando!
    Estou feliz pela sua decisão!

    ResponderExcluir
  12. Fico muito feliz do blog voltar a ativa... Quando conheci a umbanda, pouco conhecia dela e o blog foi fundamental pra responder muitas de minhas perguntas... Saravá!

    ResponderExcluir
  13. Mucuiús!
    Salve gente do bem, que bom voltar a ler estes comentários tão educativos, e assim aprender mais sobre a nossa querida umbanda. Feliz retorno. Obrigada! Sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Sidney, já sei que você apresentou um trabalho na faculdade sobre o Exu. O que você disse é palavra de quem entende.
    Andrea, os Exus são espíritos que tiveram reencarnação e estão comprometidos pelo carma por erros cometidos principalmente por ocasião do descobrimento do Brasil, por isso mesmo o Exu não é elemental.
    Lili, é isso mesmo, Exu não faz o mal.
    JP, cada terreiro adota uma filosofia, isso faz com que existam diversos tipos de trabalho. Quanto ao matar bode que você diz ter visto no DVD, não faz parte da Umbanda. Da mesma maneira que os demais espíritos, os Exus têm livre arbítrio, por isso eles não erram. Terreiros que não têm firmeza, muitas vezes espíritos atrasados se fazem passar por entidades de luz. O Exu é uma entidade de luz.

    Nilzo, Aline, Rodrigo, Rogerinho, Léo, Marcele, Jurema, Ana, Jeverson, Nathalia, Eni, obrigada pelas postagens.
    Camila

    ResponderExcluir
  15. Olá a todos, eu gostaria de perguntar se todas as pessoas têm um Exú protector, mesmo aquelas que não são umbandistas. E as que são da religião, se o seu Exú protector é o mesmo que (depois dessa pessoa começar a trabalhar num Terreiro)vai trabalhar com ela no terreiro?
    Obrigada, beijinhos a todos. Ana, de Portugal.

    ResponderExcluir
  16. Sempre vejo os exús incorporados, mas nunca vejo o Orixá Exú. Por quê?

    ResponderExcluir
  17. Lucas, na verdade a linha do orixá não incorpora, quem incorpora são os espíritos que pertencem a essa linha.
    Ana, o Exu faz parte da Umbanda, portanto, quem não pertence a religião, não pode ter ele como guardião. E em relação ao Exu protetor, é o mesmo que você trabalha ou irá trabalhar.
    Saravá,
    Camila

    ResponderExcluir
  18. Li a última postagem... E lá começam minhas dúvidas... Só pra variar um pouco!!!
    Vocês disseram que quem não pertence a umbanda não tem um exu como guardião...
    Eu acreditava que as entidades que trabalhamos hoje na umbanda, quando fora da umbanda(antes de entrarmos) eram nossos protetores, guias ou o nome que queiram dar para espiritos que olham por nós e que independente da religião estão ali, não necessariamente atuando com a aparencia ou jeito de "exu" ou o "caboclo", mas presentes e que quando na umbanda se manifestariam do jeito condiz com a religião. Ou seja, teriamos essas entidades como protetoras mesmo antes. Isso ta errado? Se sim, serve pra uma linha e não necessariamente pra outra, é isso?

    ResponderExcluir
  19. Leonardo (Curitiba/PR)26 de setembro de 2010 às 20:56

    Maravilha, voltou!
    Leonardo - Curitiba

    ResponderExcluir
  20. Sarava aos Guimaraes!!
    Mucuiu Mae Lu!!



    Os Exus guardioes de Umbanda se manifestarao aos mediuns mesmo que estes nao frequentem com regularidade o Terreiro?
    Sabem o porque da minha pergunta: Como moro distante fisicamente, nao posso frequentar as giras com regularidade...
    Isso traria algum impecilho ao desenvolvimento de laços mais estreitos com Eles?
    Feliz em poder novamente perguntar/aprender!...Obrigada por terem voltado ao ar!!!
    Amor,
    Aline

    ResponderExcluir
  21. Se você faz parte da corrente, terá auxilio pera formação espiritual do grupo, se decidir seguinte a religião, um exú será designado para te auxiliar. O exú deverá seguir as regras básicas do livre arbitrio, é não interferir diretamente na vida do medium, apenas auxiliar e orientar da melhor forma possível.
    Saravá

    ResponderExcluir
  22. Se o Exú fizesse o mal anularia o bem que tanto pratica trabalhando na Lei de Umbanda. O que não faria sentido algum.
    Mas apesar de fazer só o bem, isso não significa que Exú é sentimental. E nem significa que fazer o bem seja o mesmo que fazer nossas vontades.
    É o que penso.
    Axé.
    Leo

    ResponderExcluir
  23. Mucuiú Pai Fernando e Mãe Lucilia.
    Feliz por poder ler e participar novamente...
    Obrigada e Saravá ao nosso amado Terreiro do Pai Manéco.

    ResponderExcluir
  24. Nathalia, acontece o seguinte: como protetores da religião, eles protegerão àqueles que acreditam nela. Às vezes pode acontecer da ligação existir em relação a uma pessoa que ainda não está na religião mas que já teve ligações em vidas passadas ou mesmo que estão sendo preparadas para entrar na Umbanda.

    Aline, a proteção independe da distância, as entidades nos cuidam de qualquer maneira.


    Saravá, Camila

    ResponderExcluir
  25. gabriel disse
    Saravá pai fernando, estou muito feliz por estar leno e postando novamente no Blog do pai maneco.
    eu não acredito que os exus sejam entidades fazem tanto o mal como o bem, mas somente o bem, poque senão eles não curavam,e nem falavam palavras firmes e doces ao mesmo tempo. Sempre quando eu incorporava um exu, eu caia no chao, me contorcia todo, quem me visse assim concerteza achava que eu estava sendo castigado machucado, mas não .quando acabava a gira eu me sentia leve, limpo e muito feliz, me sentia muito bem mas muito mesmo..Eu tenho um carinho enorme pelos exus e concerteza me acompanham até hoje..e sou muito grato.
    Saravá, para todos trabalhadors na nossa querida e sagrada umbanda...

    ResponderExcluir
  26. Gabriel, quem cai não é o Exu é o médium.
    Saravá,
    Camila

    ResponderExcluir
  27. Olá meus queridos
    Mucuiú tio Fernando!!!
    Muito bom saber que estão de volta assim me sinto mais pertinho de vcs. Que saudade
    Espero que a Mãe Lucilia, aceite esta sobrinha que admira muito, muito, muito esse terreiro lindo, mesmo não conhecendo-os pessoalmente
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pelas palavras Joyce.

    Axé, Camila

    ResponderExcluir
  29. Também compartilho a alegria pelo retorno do blog. Mucuiu Mãe Lucilia. Salve irmãos Thiago e Camila.

    Exu de Lei não é pra brincar!... Exu é Mojubá! Pombagira, Saravá! Guardiões da justiça divina que esgotam o mal e irradiam força, para o bem e pelo bem, caso contrário estaríamos nos referindo a kiumbas, anjos decaídos, magos negros ou qualquer outra entidade espiritual do baixo astral. Exu de lei é exu da lei divina!

    Anauê!
    Vívian - Volta Redonda

    ResponderExcluir
  30. Saravá! Exus não são quiumbas. quiumbas fazem mal. Exus são guardiões do terreiros e seguram muitas coisas negativas . trabalham com energias pesadas e curam muitas pessoas por que levam p outra banda espiritos quiumbas perturbadoress da paz. São eles os cumpridores das LEIS ( carma, causa e efeito, ação e reação)
    Morgana Wilke - Várzea grande MT

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelo novo site!!!
    Ficou show!!!

    ResponderExcluir