segunda-feira, 2 de maio de 2011

AS SETE LINHAS DA UMBANDA

Em razão do bate papo informal que ocorreu na última quinta-feira com o Pai Fernando, sobre as sete linhas da Umbanda, daremos continuidade ao assunto neste blog com eventuais respostas dele.


Camila

60 comentários:

  1. Eu não pude estar presente no bate papo pq estava na gira dos bichos e depois trouxe minhas cachorrinhas em casa, qdo voltei já havia acabado... Mas conversando com quem estava presente, me falaram sobre a linha do oriente, que ela absorve energias, ectoplasma para 'limpar' as pessoas para os Caboclos de Oxossi fazerem a cura... É possível falar mais sobre a Linha do Oriente então? Ela me parece mais complexa do que eu imaginava.. hehe... Obrigada!

    Beijinhos, Dê

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de mais explicações sobre a atuação da linha de Xangô, porque acho que quando se fala em Justiça Divina, nós temos um potencial muito limitado, pelo menos eu, de entender. Por exemplo gostaria de saber se com a energia cósmica de Xangô podemos reestruturar o equilíbrio da convivência em uma comunidade (da familiar até,por exemplo numa empresa), ou re- harmonizar o equilíbrio da saúde.Estou fazendo estas perguntas ,mas queria que fossem ditos os atributos deste Orixá que é muito pouco estudado e valorizado(creio eu por termos pouco conhecimento e não só no TPM como na Umbanda em geral).Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Aviso a todos que vou responder pela Camila até ela se restabelecer de uma baita gripe acompanhada de febre.

    Fernando

    ResponderExcluir
  4. Denise, houve um engano na informação que te passaram. De principio todas as linhas da Umbanda curam, inclusive a do Oriente. O questionamento que faço sempre que posso é que a linha do Oriente não é de cura especificamente, pois sua principal especialidade é extrair energia e ectoplasma que ficam à disposição das entidades para fazerem as curas.Também costumo dizer que a linha de Oxóssi, por seu a ligada com as ervas e a Natureza é que devia ter o maior potencial para a cura. Falando por mim, todas as entidades que eu trabalho, inclusive os Exus, fazem cura de uma forma bem intensa. O Caboclo Akuan, da linha de Ogum, faz muito disso. Na próxima vez pode entrar com seus cães na palestra que eles serão, como sempre,bem-vindos.

    Axé, Fernando

    ResponderExcluir
  5. Laura, nada de linha de cura. A grande linha que cura doenças fisicas são os médicos da terra. Não vamos tirar nossos pés do chão, que o espiritimo não deve ser usado como prioridade para curar doenças materiais. Linha do Oriente é aquela composta por espiritos que vêm com a força do oriente. Os Caboclos e Pretos Velhos, como já falei no comentário da Denise, também trabalham com cura. Quem sabe em próximo encontro possamos falar mais sobre a cura que vem do espaço e a importancia da Umbanda na espiritual, aquela que os médicos da terra desconhecem.

    Axé, Fernando

    ResponderExcluir
  6. Andréa, preliminarmente quero discordar quandovc diz que o Orixá Xangô é pouco estudado e valorizado. Não acho que seja assim. Por outro lado, a Justiça Divina não pode por nós ser analisada, mesmo porque não entendemos nem a Justiça cá da terrinha, como vamos entender a de lá? Se vc fizer uma comparação, Xangô é o Orixá da Justiça, que pouco entendemos, e Oxossi é o Orixá da Natureza, que age em tudo que vive e respira, e mesmo assim não existe muita diferença de estudo entre eles. Manter o equilibrio de uma familia ou de uma empresa, ou mesmo da saúde, como vc disse, não nos cabe entender. Acho que respeitá-los com amor já é suficiente,e devemos ficar grato por sabermos que jamais seremos injustiçados pela Justiça Divina.

    Axé, Fernando

    ResponderExcluir
  7. Mãe Alice, vou deixar para a Camila responder a tua pergunta.

    Axé, Fernando

    ResponderExcluir
  8. Boa recuperação a Camila
    Salve P. Fernando

    Entendo que há especificidades em cada linha, mas é preciso tomar cuidado com rótulos, pois ao atribuirmos a Justiça somente a Xango poderiamos equivocadamente pensar que as demais Orixás nao sao justos...
    abraços
    Sidney

    ResponderExcluir
  9. Sidney, muito bem lembrado.
    Axé,Fernando

    ResponderExcluir
  10. Olá Pai Fernando!
    Melhora logo Camila!

    Tenho mais um pedido: Gostaria que vcs falassem um pouquinho sebre a linha neutra de Marinheiros e sua importância.
    Aqui nos foi pedido para abrimos essa linha mais vezes, sempre que acontece é um trabalho muito especial.

    Axé a todos!
    Alice Floripa

    ResponderExcluir
  11. Mãe Alice, a linha dos Marinheiros é mais uma linha da Umbanda, onde são reunidos os espiritos marinheiros, como seu nome diz. Nada demais, mas edles são muito bons. Dizem que eles chegam no final das giras para limpar o terreiro de detritos espirituais,inclusive rodando como se estivessem bebados. Na verdade são chamados no fim por falta de espaço e rodam para caracterizar que estão no mar. Acredito nisso. Eu trabalho com o Marinheiro Martinho, remador e homem do mar, uma grande figura e entidade. Se eu acreditasse que eles viriam bebados no Terreiro, jamais iria chama-los. Lugar de bebado é na cama curtindo ressaca e jamais poderia ser de uma entidade de luz. Em todo caso, o Pai Beco está se especializando na linha dos Marinheiros e quem sabe possamos tira-lo da toca e pedir que faça um comentário sobre eles. Mas na tua pergunta ficam duas duvidas: quem pede para abrir essa linha e o que é especial.
    Axé, Fernando

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, desejo uma boa recuperação à Camila. :o)

    Pai Fernando, obrigada pela resposta :o).
    Com relação a linha dos Mendigos, tive o privilégio de estar em uma gira que a Mãe Lucília os chamou e a incorporação foi intensa, algo inexplicável, mas muito muito bom... certa vez, estava na assistência da gira do Pai Beco e ele chamou um espírito dessa linha para incorporar no Capitão Rodrigo e explicou ser uma linha maravilhosa, pura, que traz consigo algo raro hoje em dia que é o desapego. Mas percebo que é uma linha bem pouco chamada, em quase 4 anos de terreiro (entre assistência e corrente) eu só a vi sendo chamada 2 vezes... como 'funciona' essa linha? Acredito que seja uma linha que faz limpeza, estou certa? Mas algumas vezes o Sr. João trabalhou com mendigo na gira dos animais, dando passe e nos emocionando muito... O senhor pode me falar mais a respeito deles?

    Obrigada, beijinhos, Dê

    ResponderExcluir
  13. Olá Pai Fernando ou Mãe Camila, quem estiver respondendo as perguntas no momento (se for Pai Fernando, torço pela recuperação rápida da Mãe Camila):

    Fala-se muito em "7 linhas da umbanda e 7 linhas da quimbanda", mas explica-se muito pouco quais são estas linhas. Entendo como linhas da umbanda os Pretos Velhos, as Crianças e os Caboclos, independente do orixá nos quais vibram. Quais seriam as outras 4? E quanto a quimbanda? Linhas de Exu e Pombagira são linhas diferentes? Peço esclarecimento.

    Havendo outras dúvidas volto aqui para perguntar.

    Axé!

    ResponderExcluir
  14. Denise, a linha dos Mendigos trabalha mais na vibração. Por ser poucas vezes chamada fica no mesmo patamar dos Marinheiros. Não deslancha por falta de oportunidade. Temos que entender que não temos espaço para chamar muitas linhas. Axé, Fernando

    ResponderExcluir
  15. Mr. Bobby, não seja injusto. Todos falam das sete linhas da Umbanda, vários autores, dentre eles o famoso fotografo Pierre Verger, até eu mesmo falo das 7 Linhas. Vai lá: Oxalá, Ogum, Iemanjá, Oxum, Iansã, Xangô e Oxóssi. São as 7 Linhas Cósmicas. Pretos Velhos, Crianças e Caboclos, todos eguns, representam o Triangulo da Umbanda. A Camila,coim certeza, amanhã já estará em atividade normal, mas não pense que não vou estar de olho no Blog. Eu e ela estamos juntos nessa. Axé, Fernando

    ResponderExcluir
  16. Pai Fernando, obrigada pela resposta...

    Hum... não sei se a dúvida é pertinente aqui nesse tópico, mas como foi falado nas linhas da quimbanda, me surgiu uma dúvida com relação aos Exus Mirins, eles são sempre masculinos? Se tiver algum espírito feminino nessa linha, tb será Exu Mirim???

    Beijinhos o obrigada, Dê

    ResponderExcluir
  17. Denise,
    se é Exu Mirim tem que ser homem.
    Eu e o Pai Fernando achamos interessante a colocação que você fez, porque também se diz gira de Exu e incorporam pombas giras.
    Fica aberta a questão para todos opinarem.

    Saravá,
    Camila

    ResponderExcluir
  18. Camila
    Na linha do que vc coloca o termo "mirim" nao é atributo de genero, mas de faixa etária. Alguns autores mais antigos tb usavam o termo "exu feminino". E o termo Exu além de ser aplicado ao no masculino tb é utilizado no sentido coletivo de representacao. Portanto, Exu Mirim pode sim, na minha opiniao, incluir meninos e meninas.
    abracos
    Sidney

    ResponderExcluir
  19. Assim como se diz gira de Exu e tem Pomba Gira também, acontece o mesmo com a linha dos Caboclos (caboclas) e de Preto velho(preta velha). Não sei se a nomenclatura tem tanta importância. Hoje em dia ,sinceramente, por tudo que tenho visto não sei nem se o nome da entidade é tão importante. O que de fato eu acho relevante em qualquer linha é a colocação que o Pai Fernando fez em seu comentário numero 5 lá no site do terreiro. Desculpe se pareço grosseira,mas é minha opinião.

    ResponderExcluir
  20. Pai Fernando/Cami

    Não seria "modo de falar"?rs Assim como falamos Gira de Exu e nela incorporam entidades masculinas e femininas, não poderiam vir espiritos femininos junto com os Exus Mirins?

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, ontem estava camboneando na gira do Pai Beco e no finalzinho da gira o boiadeiro que trabalha com ele, falou das prendas, que são as esposas dos boiadeiros... que elas são chamadas no final da gira, para fazer a limpeza do terreiro. A gira foi linda, maravilhosa, uma energia ótima, alegre...
    Mas seria possível falar um pouco mais das boiadeiras?

    Obrigadinha, beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Só para esclarecer, hehe... Minha pergunta não foi por conta da nomenclatura, concordo com vc Andréa, mas é pq qdo observo nas giras em que são chamados, ME parece q só vem meninos... posso estar enganada... mas me despertou a curiosidade! :o)

    Beijinhos, Dê

    ResponderExcluir
  23. Um nome pode esclarecer ou confundir. As vezes, quando se anuncia cedo demais cerceia a aprendizagem porque antecipa conclusões. é quando a soberba evita que conheça mais. Outras vezes, o nome se cala ou é calado porque nao ha conteúdo suficiente ou se achou que conhecer mais era bobagem. Neste caso é a ignorancia é que prevalece.

    abracos
    Sidney

    ResponderExcluir
  24. Laura, existe muita confusão quando se comenta sobre a Linha do Oriente. As duas observações feitas por vc pode ter uma repercussão imensa. Dizem que na Linha do Oriente também trabalham outras linhas. Isso não é verdade. A Umbanda tem seus radicalismo, e dentre dele está o respeito que as entidades têm umas pelas outras. Começa a lógica do ponto de chamada, pois observe que se chamou oriente, não tem como preto velho ou caboclo trabalhar nessa linha. Na Linha do Oriente, trabalham os orientais, ou sejam, aqueles que vivem sob a cultura oriental. Eu trabalho com duas entidades orientais maravilhosas, os Mestres Chin e Shibia. O primeiro trabalha na vibração e o segundo com extração de energia ou ectoplasma. São só eles, os orientais. Quando vc diz que atuam na energia cósmica oriental, vc põe por terra a energia que vem do universo infinito. Por suposição essas energias cósmicas já atuavam em nosso planeta quando ele ainda não era habitado. Energia oriental não pode ser cósmica. Ela do oriente. Sempre digo, com interesse de criar polemica, que o oriente depende do ocidente. As entidades que formam a Linha do Oriente, são eguns, ou seja, aqueles que já tiveram uma encarnação no planeta. É isso, sempre podemos discutir para ampliar nossos entendimento.

    Axé, Fernando

    ResponderExcluir
  25. Sydney, Mariana, e Andréa, obrigada pelas respostas com sabedoria.

    Camila

    ResponderExcluir
  26. Laura, eu concordo com você, mas faço uma ressalva quanto ao fato de se chamar Pomba Gira Mirim, prefiro ficar com Exu Mulher.

    Saravá,
    Camila

    ResponderExcluir
  27. Denise, na realidade as boiadeiras fazem o mesmo trabalho que os boiadeiros, só que são mulheres.

    Saravá,
    Camila

    ResponderExcluir
  28. Camila,

    Boa Noite, gostaria de entender melhor essa sua ressalva quanto a Pomba Gira Mirim.

    Pq seria melhor EXU mulher?

    Saravá

    Thiago

    ResponderExcluir
  29. Thiago,
    Os Exus Mirins são entidades que formam o lado esquerdo dos Erês da Umbanda, razão mais lógica para que seja formado por meninos e meninas. Disse Exu Mulher, para não caracterizar uma entidade que se apresenta com seu cascão de menina como Pomba Gira.

    Saravá,
    Camila

    ResponderExcluir
  30. Anônimo, favor se identificar.

    Camila

    ResponderExcluir
  31. Pai Béco de Oxóssi14 de maio de 2011 às 12:18

    Denise, quero fazer uma ressalva. O seu Manoel Ferrador chamou as boiadeiras de "prendas" poque ele, quando encarnado, foi gaucho. Foi mais no sentido carinhoso e ficou muito simpático, não é mesmo?. Axé! Pai Béco de Oxóssi. ( Com acento no é para não me deixar sem saida )

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, Camila.

    Eu tenho algumas perguntas sobre as linhas na umbanda. Vamos ver se meu raciocinio está correto.

    Na umbanda os mediuns diferente do Candomblé, não recebem os orixás e sim seus falangeiros, sendo assim entendo que por exemplo em uma gira de Ogum os Mediuns receberam por ex. no pai maneco Caboclo Akuan, em uma gira de Oxóssi, Caboclo Pena vermelha, Xango Caboclo Sete Pedras e por ai vai, correto?

    Esses seriam os falangeiros correspondente a alguns orixas, certo?

    No caso de Iemanjá seria Iara, mas nessa parte eu não consigo entender o significado de ONDINA, pois sempre ouvi falar que Iemanjá por ex. não poderia ser chefe de cabeça por vir (de/por) ONDINA, essa informação é correta ou estou fazendo uma confusão? E oque seria ONDINA?

    E nos casos dos Orixás Obaluaie e Nanã quais seriam seus falangeiros?Obaluaie entendo o pq vem "coberto" mas pq os seus falangeiros tbm vem assim? seria o arquetipo do orixá e por isso todos da linha trariam essa caracteristica?

    Outro ponto quanto a Exu o exu protetor da pessoa (se entendi bem EXU é nosso protetor a esquerda, sendo assim todos temos um exu ligado a nós, correto?) está ligado ao seu primeiro orixá ou o seu orixá adjunto?

    Como por exemplo sendo filho de Ogum seria Exu Tranca Ruas, Oxossi Exu Marabô e etc. Ou não tem essa ligação?

    Saravá.

    Thiago

    ResponderExcluir
  33. Pai Béco de Oxóssi16 de maio de 2011 às 14:31

    Pai Fernando e/ou Mãe Pequena Camila, se for confundir acho melhor não publicar.
    Aprendi com você, Pai Fernando, que a beleza da Umbanda está na fé incondicional e sem quetionamento por parte dos seus seguidores, de seus mistérios.Não dá, pelo menos por enquanto, para se saber tudo. O Thiago fez uma pergunta pertinente, mas de dificil resposta. Vamos lá!
    Existe uma dúvida mas tenho em conta que as Ondinas´, Iaras, Sereias, etc. são elementais que dão as vibrações e não eguns como os Caboclos, Pretos e Crianças, que formam o tripé espiritual da nossa religião. Por outro lado, tem Eguns nas linhas de Yemanjá, Oxum e Iansã que dão vibrações incorporados. Como? não sei!
    Deixo vir e pronto. Não questiono. Dá certo, então está tudo bem.
    Sou filho de Oxóssi e o Preto Velho meu guardião,não sei se por coincidência, é o Pai Manéco e trabalho com Pai Miquimba por ele ser o chefe de linha do terreiro.Tanto Pai Manéco como Pai Miquimba são filhos de Yemanjá e eu de Oxóssi, como já disse. Aliás, não lembro de Preto Velho que não seja de Yemanjá ou Xangô. Meu pai de cabeça, este sim, Caboclo Pena Branca,é filho de Oxóssi como eu.Não vejo porque os Exús, que são Eguns e vibram nas energias dos seus Orixás, não possam ter como protegidos, filhos de outro Orixá.É possível que haja Exú que não seja filho de Ogum, mas, penso eu, que todos vibram e cumprem ordens deste, forte na demanda, Orixá. Axé! Pai Béco de Oxóssi,

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde.

    Após ler os comentário, não encontrei em nenhuma pergunta que eu esperav. Pois bem, vamos lá.

    Qual o motivo de a Umbanda possuir apenas 7 Orixás?

    Oxalá
    Ogum
    Xangô
    Iemanjá
    Oxossi
    Oxum
    Iansã
    Yorima
    Yori
    Ibeiji
    Omolu
    Nanã
    Oxumaré

    Listei apenas 13. Não vou comentra acerca de oyá e obá, que vemos cada vez mais difunfir na Umbanda, pq são Orixás do Candomblé.

    Pq Orixás maiores ou cósmicos e menos ou sub Orixás?

    Pq não quebrar este paradigma dos 7? Se tem que ser impreterivelmente 7, pq não existem os 7 certos e cada casa trabalha com "aqueles quais bem entendem"?

    ResponderExcluir
  35. Fernando,

    isso já foi falado aqui no blog e tem sido alvo de publicações no site.
    No TPM será sempre respeitado o número 7 que é místico na Umbanda.
    A Umbanda não pode nunca ser descaracterizada.

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir
  36. Muito bem Pai Béco,

    essa é a nossa linha.

    Saravá - sempre!
    Camila

    ResponderExcluir
  37. Mãe Camila / Pai Fernando,
    Boa Noite,tenho uma dúvida que não sei se cabe aqui neste tópico ou não,porém vou fazê-la assim mesmo,outro dia eu estava na Gira da Mãe Jô quando ela chamou Oxum,ok,de todos os médiuns que estavam trabalhando,de repente duas mulheres(filhas de Oxum por sinal) se levantaram como se ali tivesse uma entidade (um Caboclo,ou Cabocla,sei lá),e começaram a trabalhar nas pessoas que estavam no meio,inclusive portavam até mesmo coité,eu fiquei impressionada porque eu jamais havia visto isso antes,cheguei a comentar com um amigo meu de corrente que eu tinha achado diferente,e ele até mesmo falou,que talvez poderia ter "mudado" para o Caboclo (a) depois das mediuns trabalharem com Oxum,agora eu pergunto,o que acontece? É Caboclo (a),são os elementais de Oxum? Pergunto isso porque certa vez eu estava trabalhando com Iansã e eu me senti um pouco estranha,cada vez ficava mais forte,e parecia que eu estava incorporada com um Caboclo de Xangô,eu não entendi nada do que aconteceu,por favor,se puderem me tirar essa dúvida eu fico grata,pode parecer meio boba a dúvida mais enfim..

    Abraços
    Ane - Quinta-Feira

    ResponderExcluir
  38. Laura,
    pergunte ao seu Pai de Santo.

    Camila

    ResponderExcluir
  39. Ane,
    se a gira estava sendo assistida pela dirigente, que nada disse, provavelmente havia fiscalização, razão pela qual deve ter havido as incorporações de Caboclo/Cabocla, o que seria normal.

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir
  40. Dúvida: Oriente tbm é linha neutra ? Não pode mais ser chamado ? E como q fica a gira da Mãe Eli ?

    ResponderExcluir
  41. Nilzo,

    se você observar tem um cometário aqui em cima, neste mesmo tópico falando sobre Oriente.
    Se eventualmente remanescer alguma dúvida, pergunte novamente.

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir
  42. Dúvida: Descobri quarta passada na gira que sou filha de Oxalá(Frente)e de Iansã(D´juntó) gostaria de saber qual a influencia de cada um e minha vida, tão no desenvolvimento mediunico quanto na material?
    Saravá

    ResponderExcluir
  43. oi Camila

    fiquei em duvida sobre o comentário do " anonimo" sobre os Exus.
    exu protetor da pessoa (se entendi bem EXU é nosso protetor a esquerda, sendo assim todos temos um exu ligado a nós, correto?) está ligado ao seu primeiro orixá ou o seu orixá adjunto?
    pode esclarecer?
    obrigada
    Cristina Hoffmann

    ResponderExcluir
  44. LuAkasha,
    para você saber mais sobre os teus orixás, recomendo que acesse o nosso site: www.paimaneco.org.br

    Camila

    ResponderExcluir
  45. Cris,

    Cada pessoa tem um Exu protetor. Não necessariamente esse Exu estará ligado ao Orixá, e sim a pessoa, então independe qual é o orixá protetor.

    Saravá!!
    Camila

    ResponderExcluir
  46. Existem 7 linhas da Umbanda..
    Por quê os homens só trabalham com 5 e as mulheres com 7? Eu nunca vi homem com faixa amarela nem laranja. Não entendi isso, poderia explicar melhor por favor?
    Obrigado,

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde, Pai Fernando ou Camila.
    Meu nome 'e Cris e tenho uma duvida. Na abertura da gira, quando se canta para o exu da porteira,( exu exu tranca ruas me abre o terreiro o me fecha a rua), eu sinto uma vibracao muito forte nas maos e muitas vezes sinto quase que uma incorporacao, mas me seguro porque nao consegui entender o que acontece, faz mais de um ano que estou na gira e a cada dia essa vibracao fica mais forte, minha pergunta e: se incorpora o exu da porteira, ou tem alguma relacao com o ritual de defumacao que sou responsavel em fazer na gira? existe uma resposta, desculpe se nao ficou muito clara minha duvida. AH!!!, a proposito sou da gira da mae Alice.

    ResponderExcluir
  48. Cris,
    o momento em que saudamos o S. Exu Tranca Rua da Porteira não é apenas saudação a ele e um pedido para proteger nossa porteira. Não é o momento de incorporação.
    Espero ter esclarecido sua dúvida.

    Camila

    ResponderExcluir
  49. Roberval,
    geralmente os homens são filhos de Oxóssi, Ogum, Xangô, Oxalá e Iemanjá. As duas faixas que você se refere dizem respeito a Iansã e Oxum, orixás que regem o sexo feminino em sua maioria.

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir
  50. Sim, isso está claro.
    Não está claro por que o placar 7x5 pras mulheres.
    Porque duas linhas de umbanda são exclusivas pra mulheres?
    Não sou machista nem feminista, apenas acho que tudo na natureza busca o equilíbrio. E essa distribuição quanto a linha de trabalho não está equilibrada, pelo menos no meu limitado ponto de vista. Era a respeito disso que eu queria um esclarecimento. Pra mim cada uma das 7 linhas deveria estar disponível para filhos de ambos os sexos.

    ResponderExcluir
  51. Roberval,
    não estou entendendo aonde você quer chegar. Quem tira o obi está sujeito a qualquer um dos Orixás, tanto é que se você já viu ou já tirou o obi sabe como funciona. O Pai/Mãe de Santo vai cantando os pontos e vendo quantos lados do obi viram, então é simples o sistema. Quem escolhe os orixás não somos nós, isso vai além da nossa competência aqui na Terra.

    Saravá,
    Camila

    ResponderExcluir
  52. Acho que o Roberval está tentando perguntar na verdade porque não se observa FILHOS (homens) de Oxum e Iansã no Terreiro Pai Maneco. De acordo com o que eu observo, quando um homem vai consultar o Obi para saber seu Orixá, o dirigente não chama nem Oxum, nem Iansã.
    Aí fica a dúvida... Porque?

    Axé!!!

    ResponderExcluir
  53. Pilica,

    porque os Orixás masculinos de Iansã e Oxum são Xangô e Ogum/Oxóssi respectivamente.

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir
  54. Laura, essa é uma regra que o TPM segue.

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir
  55. Na verdade, Camila, a mesma dúvida do Roberval, a mim perdura.Realmente não consigo entender por que um filho de corrente pode ser filho de Yemanjá e não pode ser de Oxum ou Yansã. Parece-me, depois de alguns esclarecimentos feitos por você aqui nesse blog, que se substitui Yansã por Xangô e Oxum por Oxossi, mas, as vibrações de Yansã e Oxum, nada tem haver com as de Xangô e Oxossi, então, por que substituir? Isso realmente é um esclarecimento importante a se fazer. (Sandra Estrella - gira de terça)

    ResponderExcluir
  56. Camila, não estou questionando as regras do terreiro quanto a substituição da vibração de um orixá Yansã para um de Xangô a um filho de corrente, só queria entender o por que dá regra, ok?
    (Sandra Estrella - gira de terça)

    ResponderExcluir
  57. Sandra,
    certa vez o Pai Fernando chamou todas as filhas de Iansã da gira que ele comanda e não teve uma medium sequer que tenha tirado como segundo orixá algum que não Xangô.
    Isso foi feito depois de muitas dúvidas quanto ao segundo orixá.
    Então, a experiência e todos esses anos de TPM demonstraram que é assim que funciona.
    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir
  58. Sandra,
    vibração é uma coisa e orixá (ser filho de tal ou tal) é outra. A vibração do primeiro orixá não precisa ser a mesma do segundo, isso depende de cada pessoa, não é questão de substituição.
    Camila

    ResponderExcluir
  59. Olá,
    é a primeira vez que participo deste blog e considero que as discussões nele efetivadas são de grande qualidade.
    Gostaria, humildemente pstar minha opinião sobre os Orixás na Umbanda e o "problema" das 7 linhas.
    Gostaria apenas de ressaltar que Oyá e Iansã são o mesmo Orixá, Iansã é uma qualidade de Oyá. Yorimá é Obaluayê/Omolú e Yori é Ibeji na Umbanda Esotérica.
    Aqueles que quiserem ter uma visão mais apurada pode ser buscada no artigo " O canto do sabiá e o pio da coral"

    humildemente,
    Thiago Miranda

    ResponderExcluir
  60. Respeitar que tudo vem de lá pra cá como um fone sem fio...os mistérios têm seus tempos certos para nos serem revelados...e assim a Umbanda vai colocando nossa humildade em teste e nos ensinando a chegar mais próximos de Oxalá! Saravá a todos! ;)Muito bom o blog! Obrigado!

    ResponderExcluir