quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PESQUISA

Alguém sabe quando e porquê as entidades são chamadas de vovós ou tias?

Muito axé,
Camila

11 comentários:

  1. Eu não sei, prá dizer a verdade nunca pensei nisso, simplesmente aceito.
    Talvez seja porque são espíritos ancestrais donos de uma sabedoria que só os espíritos muito elevados tem...e como são extremamente humildes preferem ser chamados de Vô, Pai, ou Tio...
    Mas me lembrei agora de um Preto Velho que trabalhava com a Anderson na gira do Pai Beco, e o nome dele era simplesmente "Nego"...Entidade maravilhosa.

    Axé!

    ResponderExcluir
  2. Mucuiu, Mãe Camila!

    Quando? Sempre que nos dirigimos e fazemos referências às entidades.

    Por que? Não faço a menor ideia!

    Saravá!

    ResponderExcluir
  3. Tenho dois chutes: o 1o é que seja por uma questão de respeito à sabedoria milenar, além da proximidade afetiva que tais denominações geram. A outra é que como muitas negras foram amas de leite,ou criavam as crianças brancas, acabavam tendo esse denominação. A negra parideira, a preta-do-leite etc..todas mães e vóvós..

    Desirée

    ResponderExcluir
  4. Imagino que pela intimidade que estas entidades tinham dentro de sua comunidade.
    Uma vez D.Maria Redonda falou que ela ficava cuidando de todas as crianças da senzala enquanto os pais iam trabalhar, que a educação das crianças estava por conta dela, então era tratada como a grande mãe...ou quem sabe,vovó.
    Setá que colou? rsrsrs
    Lucilia

    ResponderExcluir
  5. Fiquei pensando e pensando... Conhecimento e sabedoria pode ser um fator, respeito outro... Mas fiquei refletindo sobre o sentimento que temos por um avô ou avó, um pai ou mãe e acho que chamar assim nos remete ao sentimento de proximidade, de alguém que te cuida, te protege, que vale por você, que te ensina, repreende, mas zela pelo seu bem, que respeitamos, amamos e que preservamos.

    ResponderExcluir
  6. nao sei c eh o caso mas comboneei a preta velha tia maria... e ela me contou q ela era tia maria e nao vo maria pois ela nao teve filhos e nem netos........

    ResponderExcluir
  7. Uma forma de carinho eu acho.

    bj.
    Afrânio - CEARÁ

    ResponderExcluir
  8. Essa explicação é simples. As vovós ou vovôs são espíritos mais velhos. As tias ou tios são mais novos. Quando se fala em vovó se tem uma evolução maior, em número de reencarnações e experiências na Umbanda. Já as tias ou tios, estão amadurecendo, podem dar respostas não menos sábias e profundas, mas com um grau de experiência menos acentuado. Quem teve uma longa encarnação, e desencarnou mais velho, teve um grau de provaçãos maior. A não qualificação de vovó/vovô ou tia/tio é melhor, neste sentido.

    ResponderExcluir
  9. Paz a todos,
    Tenho uma dúvida... e quando se chamam simplesmente de Pai ou Mãe antes de seus nomes?

    Super abraço a todos os Umbandistas de coração.

    ResponderExcluir
  10. Chaiane,
    É uma tradição chamar Pai/Mãe quem se cumpriu e se submeteu aos ritos e feitura para ser dirigente.

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir