sábado, 12 de setembro de 2009

PAI BITTY DE OGUM

Na foto do Rogerinho o Pai Bitty de Ogum que comanda a gira de sábado no TPM ajudado pela Mãe Luciana de Iemanjá (Mãe Pequena) e Pai João de Xangô (Pai Pequeno). FMG

27 comentários:

  1. JOÃO EMERSON DA COSTA(CURITIBA)12 de setembro de 2009 às 11:24

    PAI BITTY É MÚSICA EM MOVIMENTO,SIMPLES ASSIM...E SE A UMBANDA É TB MÚSICA E TB MOVIMENTO...PAI BITTY É UMBANDA.SARAVÁ

    ResponderExcluir
  2. Afrânio - Ceará

    Ah o Pai Bitty...

    o que mais me cativa nele é a humildade e sua serenidade... ele tem um dedinho de Iemanjá...
    amo muito!!!!

    Salve sempre o Pai Bitty!

    ResponderExcluir
  3. Grande Pai Bitty!

    Ser Umbandista é amar a Deus acima de todas as coisas!!!
    Ser Umbandista é amar a natureza e respeitá-la, pois Deus está lá!!!
    Ser Umbandista é reconhecer que os Orixás são Potências de Deus, Divindades, que manifestam as qualidades do Criador de tudo e de todos!!!
    Ser Umbandista é ser amante da sabedoria, da virtude, da justiça e da humanidade!!!
    Ser Umbandista é ser amigo dos pobres, dos desgraçados que sofrem, dos que choram, dos que têm fome e clamam pelo direito de justiça!!!
    Ser Umbandista é querer a harmonia das famílias, a concórdia dos povos, a paz do gênero humano!!!
    Ser Umbandista é levar para o terreno prático, aquele formosíssimo preceito de todos os lugares e todos os séculos, que diz com infinita ternura aos homens de todas as raças, desde o alto de uma cruz e com os braços abertos ao mundo: “Amai-vos uns aos outros, formai uma só família, sede irmãos! Ser Umbandista é pregar a tolerância; praticar a caridade sem distinção de raças, crenças ou opiniões, é lutar contra a hipocrisia e o fanatismo!!!
    Ser Umbandista é viver para a realização da Paz Universal, tendo pelos encarnados o mesmo respeito que se dedica aos desencarnados!
    Ser Umbandista é ter uma crença religiosa sem tabus ou preconceitos, fundamentada na ética e no bom senso, sem ferir os valores
    dos bons costumes!
    Ser Umbandista é respeitar a máxima que diz “somos imagem e semelhança de Deus”, vendo Deus na presença do semelhante e em nós, através de nossas virtudes de Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração!
    Ser Umbandista é dar de graça o que de graça recebemos!

    Saravá!

    ResponderExcluir
  4. Estamos juntos e misturados pela força de Ogum.

    Mucuiú Pai Fernando, Sarvá Pai Bitty!

    ResponderExcluir
  5. Cumpadi...
    Pai Bitty foi a primeira pessoa do TPM que conheci, antes ainda de ter entrado no Terreiro!
    Grando amigo! Não é a toa que é padrinho da minha filha!
    Foi ele quem fez meus olhos se encantarem com a Umbanda!
    Mato, cachoeira, índios, muita coisa vi com outros olhos o brilho da vida!
    Saravã meu irmão!
    Beijão no coração!
    Saudades!

    ResponderExcluir
  6. Salve Pai Bitty de Ogum, guerreiro da Umbanda.
    Força de Ogum e suavidade de Iemanjá!
    Tremendo Pai de Santo e um amigo querido.
    Saravá!!

    ResponderExcluir
  7. Grande Bitty!
    Companheiro de Jornada
    Companheiro de jangada!
    Umbandista de primeira
    abraco
    Sidney Oliveira, Curitiba

    ResponderExcluir
  8. Não tenho muita convivência com o Bitty, mas é com ele uma das lembranças mais lindas que tenho da Umbanda quando eu ainda era pequena.
    Como até hoje acontece nas vibrações, crianças ficavam na frente. Nesse dia seu Akuan reclamou que poucos cantavam na vibração. Fiquei ali na frente do congá junto com as outras crianças, curiosa olhando quem obedecia. Pai Bitty, na época capitão se não me engano, puxou o ponto do seu pai Ogum com uma vontade e um axé que me emocionou muito. Uns vinte anos se passaram daquele dia, mas se fecho meus olhos, consigo visualizá-lo e ouví-lo puxando: Nessa casa de guerreiro....
    Até hoje adoro esse ponto, e em parte é pela lembrança linda que tenho daquele homem cabeludo, tatuado e sempre muito doce cantando.
    Sem falar das lembranças dos trabalhos do Pai Bitty com Seo Tiriri e das jogadas free na Radical Games!! rs
    Saravá Pai Bitty, mais um dos guerreiros de Ogum que hasteam a bandeira da Umbanda Pés no Chão.

    ResponderExcluir
  9. Pai Bitty, Mucuiú!

    Acho que a primeira vêz qye fui no terreiro, foi Pai Bitty quem nos recebeu. E foi de uma grande simpatia, educação e atenção.
    E logo mais tarde participei de sua gira. Um homem de muita força e fé! E tivemos a benção de sermos amaciados em sua gira.
    Parabéns pelo seu lindo trabalho de amor com a nossa Umbanda.
    Saravá sua banda!

    Luna -RJ

    ResponderExcluir
  10. ...E essa foto ficou tudo de bom.
    Parece um Xamã!
    Saravá.

    ResponderExcluir
  11. Sarava
    o pai Bitty em sua força de fe.....
    Sarava
    o guerreiro de paz.....
    Allayne

    ResponderExcluir
  12. tania fittipaldi bergstein14 de setembro de 2009 às 12:58

    Pai Bitty

    Quando procurei o terreiro a primeira vez ( ainda na Faculdade Espirita) me disseram assim:
    Você tem que procurar pelo Bitty, e não conseguimos falar com o Tal Bitty, acho que nos deram o telefone errado, mas falamos com o Pai Fernando. Depois, já frequentava o terreiro, ouvi o Pai Fernando dizendo: O Bitty está comigo desde quando estava na barriga da mãe dele. É Tempo!!! Parabéns Pai Btty,Guerreiro de Ogum!! Obrigado pelos atendimento que já me fez junto com as maravilhosas entidades que o acompanham. Saravá a você e a todos Eles.

    ResponderExcluir
  13. Uma pessoa a qual tenho o maior respeito e admiração. Sempre recebe todos com um sorriso, e da a cada pessoa a devida atenção que ela precisa.Muito centrato nos trabalhos das suas entidades, consegue repassar plenamente as atitudes e ações a serem tomadas.Sempre , sempre com muita humildade.
    È devido a essa admiração que tenho em vc Pai Bitty que lhe confio a minha filha e minha afilhada a sua corrente.
    Abraço Fraterno

    ResponderExcluir
  14. Mucuiu Pai Bitty
    Força de Ogum... doçura de Iemanjá...
    Saravá

    ResponderExcluir
  15. Pai Fernando este laço vem de muitas vidas,unindo nossas famílias. Agradeço ao Pai Oxalá por mais esta vida ao lado de vocês.

    Parabéns pelo exemplo meu irmão de sangue e de fé.
    Saúde, Amor e Ótimas Realizações.
    Com carinho e Amor
    Luciane

    ResponderExcluir
  16. Pai Fernando que linda homenagem!
    O que falar desse meu Tio-Pai, querido e com um jeito Bittencourt de ser que é so dele!hehe
    Se hoje ele é esse pai de santo tão querido certamente o senhor e seus guias foram quem deram os passos a ele, e junto com tia Lu e Tio João seguem essa jornada!
    Saráva!

    Com carinho
    Luana Bittencourt Krasa

    ResponderExcluir
  17. Dede
    Saráva


    Pai Bitty
    Um amigo querido,pai amigo zeloso pelos seus filhos e irmãos....
    Uma jornada de muito carinho....
    Com carinho

    Dede (TPM-CTBA)

    ResponderExcluir
  18. Mucuiú, Pai Bitty!
    Já fazia algum tempo que não visitava a gira de sábado. Sabia que havia crescido muito a corrente, mas fiquei imprecionado com o volume e com a faixa etária da corrente. Com certeza isto é o fruto do teu trabalho ´para a espiritualidade. Parabéns Bitty. Parabéns família Bittencourt. Newton deve estar orgulhoso de vocês. Te admiro muito pelo teu caráter, pelo comportamento firme e transparente. Meu irmão de fé, adesão de primeira hora no TPM e amigo de todas as horas. Que os Orixás e nossos Guias te abençoem nesta , espinhosa, mas maravilhosa missão. Beijo grande para os Bittencourt, Axé!

    ResponderExcluir
  19. Meu Querido Padrinho,Tio,Pai de santo. Vc Representa um ser admirável, tenho muito orgulho de ter vc ao meu lado nessa grande família que é a umbanda, Estamos juntos sempre!
    um grande abraço do sobrinho e Ogã ( um pouco ausente hahaha )
    Daniel Bittencourt

    ResponderExcluir
  20. Mucuiú Pai Fernando e Mucuíú para meu querido e amdo Pai Bitty.

    Falar deste Pai..com P maíusculo não é difícil...difíil é conter-se para não exagerar na escrita...pois tamanha é minha admiração e respeito por ele...
    Bitty...me lembro da faculdade espírita..ainda qdo eu era bem garota...rsrs....isso já faz tempo...rs...qdo comecei a frequentar o TPM novamente na assistencia...ele estava diferente...cabelos curtos, grisalhos, + fofinho...Mas o olhar...doce...fraterno e intenso...era o mesmo...Pai Bitty...zela sim por nós seus filhos...não deixa de dar atenção...nunca nos deixa sem suas sábias palavras, sempre amparadas por muita luz de várias entidades...e com um abraço de urso bem quando mais precisamos...rsrs...Que ele é um ótimo pai para sua pequena sereia ...Bom isso realmente é fato...e exemplo a ser seguido para muitos pais jovens por aí...
    Me identifiquei c/ muitas coisas, com o jeito simples, a humildade, o comprometimento e principalmente o respeito que ele tem com o outro...sem contar o amor pela vida...pela natureza...pela cultura indigena...então por isso tudo, hoje faço parte da gira de sábado e do terreiro do pai maneco, pois com as palavras e o carinho deste ser iluminado para c/ a assistência, foi que senti vontade de fazer parte do lindo trabalho que esta casa desenvolve...também quis oferecer um pouco do amor que existia de sobra dentro de mim para outros...como ele faz. E Pai Fernando...mais uma coisa... que me deixa feliz e tenho mais orgulho de fazer parte do trabalho junto c/ este pai de santo...embora respeite e sinta carinho por todos os pais de santo da nossa família...você sabe que um bom aluno é bom apartir do momento em que ele respeita, admira, e passa pra frente os valores e a sabedoria que lhe foi passado e com muito amor pelo seu mestre...só esta atitude já me faz ter a certeza do grande homem que ele é. Eu não tive contato ainda c/ o senhor...acredita que tenho vergonha as vezes de chegar perto de ti...receio de incomodar...afinal sou + uma formiguinha do trabalho e não necessito estar sendo vista para seguir o caminho que se é ensinado....mas lhe amo e lhe admiro pelos olhos e pelas palavras do meu pai...que nos passa o que ainda continua aprendendo c/ vc.
    Enfim vou parando por aqui...pois já escrevi demais...É claro que estou aqui para falar bem...rsrs...afinal todos temos defeitos e vários...rs...Mas hoje era só para enaltecer as grandes qualidades que ele tem!!!!
    Para finalizar...Eu e minha filha...só temos a agradecer por vc Pai Bitty nos dar o previlégio de aprender a cada nova gira com vc...pelo respeito e pelo carinho que recebemos de vc.
    bjo no coração e abraço apertado de suas filhas.
    Nádia e Naomi - Gira de Sábado TPM

    ResponderExcluir
  21. Estive na gira do Bittão recentemente, e achei a energia muito boa e alegre, bem com a cara do Terreiro. Gente jovem, com brilho no olhar, cantando com vontade e com fé. Muito bom. Por trás de uma gira boa sempre há bons espíritos e um bom pai-de-santo, pois a gira reflete o axé e os princípios de quem a comanda. Bitty é pessoa alegre, de bem com a vida, generoso, sensível, dedicado. Sr. Caboclo do Mar é espírito forte, fiel e competente. Assim é também a gira de sábado.
    Parabéns novamente. Tamo junto. Saravás.

    ResponderExcluir
  22. Pai Bitty é um nobre irmão, que traz na simpatia e na cordialidade seus grandes trunfos.
    Já conversamos bastante e ele sempre ponderado, tranquilo...

    Desde o primeiro dia que conheci o TPM fui recebido com carinho por ele.

    E como todas as vezes que vou a Ctba, e participo da corrente, é na gira de sábado, posso dizer que faço mais parte dela do que das outras...rsrs..

    Agora... me espera na engoma, quero aprender esse batuque , hein !!!! Hehehe...


    Meu abraço ombro a ombro a essa guerreiro do TPM.

    Saravá Pai Bitty !!!

    ResponderExcluir
  23. Meu irmão de alma, sangue e coração.
    Vem muito forte em meu coração lembranças de tempos passados... vidas onde estivemos lado a lado e de onde já trazia um amor muito grande, admiração e respeito por você.
    Hoje, estes sentimentos estão ainda mais intensos... Lá da assistência fico te olhando com o coração cheio de orgulho e penso, este é o meu amigo, companheiro e irmão.
    Parabéns primo, você é merecedor! A gira simboliza e concretiza toda a força e sabedoria contidas em você.
    Te amo,
    Nane.

    ResponderExcluir
  24. Mucuiu Pai Fernando! Mucuiu Pai Bitty!

    Fiquei emocionada com as demonstrações de carinho e admiração por esse ser tão especial que é o Bitty. Ele merece todas elas.
    Conheço o Bitty desde que nasci rsrs, e ele sempre foi assim, tranquilo, sereno, sempre em paz. E é com essa paz, com respeito e, pricipalmente, com amor, que ele conduz a gira. Aprendemos muitas coisas com ele a cada sábado, e eu fico muito feliz por fazer parte dessa família.
    Bitty, meu primo, meu irmão e companheiro de jornada, meu Pai... te admiro e te amo cada dia mais!
    Beijos,
    Elys Bittencourt

    ResponderExcluir
  25. Querido Pai Bitty:

    O que falar depois de tantas bençãos, alegrias, axés compartilhados!! Que bom estar junto da sua energia benfazeja , que bom participar desta corrente tão bem conduzida pela força de Ogum e a sublime energia de Iemanjá! O que dizer!!?? O sentimento é maravilhoso!! Só posso ter gratidão! Muito Obrigada!! Como você diz sempre com muito carinho!!! Abraços Fraternos! Sua filha de corrente Mônica Soares

    ResponderExcluir
  26. Pai Bitty, seu amor fraternal irradiado a todos os seres conquistou nossos corações! Sua humildade e devoção ao nosso mestre maior - Pai Fernando - nos deu a certeza de estarmos sendo maravilhosamente guiados pela prática do amor e da caridade.
    Valores que compartilhamos sempre, valores que cultivamos independente das dificuldades da vida - na força guerreira de Ogum, com o amor maternal de Mãe Iemanjá, Salve Pai BItty!
    Sheila (e Thiago)

    ResponderExcluir
  27. Pai de sangue e de Fé, tenho muito orgulho de ver tantas palavras bonitas escritas a respeito do meu pai. Com muita fé, e carinho por seus filhos de corrente ele comanda a gira de sabado, tentando dar o maximo de si para a gira.
    Pai, Beijo da pequena sereia(Bia) ;)

    ResponderExcluir