sábado, 12 de setembro de 2009

TEMA LIVRE -19-

Nova postagem para o tema livre. A de n. -19- FMG

163 comentários:

  1. Quero Iniciar a postagem com os parabéns para o pai de santo cruzado neste Sábado.

    Não sei o nome dele, mas muita luz nesse caminho. Muito Axé e amor.

    Ps. Os amalas ficaram lindos. "as meninas que montaram, estão de parabéns."

    ResponderExcluir
  2. Parabens Mauro
    Foi muito legal a cerimonia de hoje (sabado)
    deu ate pra vc suar um pouco..risos
    Nao deu tempo de lhe dar um abraco
    Estava bem corrido
    Muito axé em sua caminhada!

    Sidney Oliveira
    Curitiba

    ResponderExcluir
  3. Jeferson, só para esclarecer o Mauro foi cruzado Pai Pequeno cuja função deverá ser exercida no TPM do Rio de Janeiro. Com esse cruzamento de Pai Pequeno o Mauro deverá ser tratado como Pai Mauro. FMG

    ResponderExcluir
  4. Fabille, espero que vcs tenham todo o Axé das entidades da Umbanda,inclusive do Pai Maneco que tenho certeza estará olhando por vcs. FMG

    ResponderExcluir
  5. PAI FERNANADO DE DEUS!!!TEMA 19!!!! Tô ficando cada dia mais atrsada nas leituras mas vou dar um jeito. Pois bem. Fiquei de lhe dar retorno sobre a ida ao terreiro. Ei-lo:
    Chegamos mais cedo levando a roupa branca ( improvisada ) que me foi pedida. Avisei ao cambono da entidade que havia pedido e a resposta já foi desanimadora:" tá bom".Esperamos.E esperamos. Esperamos muuuuiiito!Até que umas 3 horas depois alguem vieo nos perguntar se queríamos falar com alguem....!!!!Explicamos tudo de novo e de lá de dentro disseram que outras entidades iam me atender.Uma pomba gira e um cigano cujo médium estava presente naquele dia que recebi a pomba gira, lembra. Ele explicou à pomba gira presente o que tinha se passado, disse que era pra ser feiro um trabalho especial comigo naquele dia e aí eu animei.Durou segundos. Logo o cambono da entidade principal veio e disse que era para sermos atendidos ali mesmo...então falamos de novo dos velhos problemas de sempre e eu resolvi me abrir com a pomba gira. Disse que estava agoniada, confusa com tudo aquilo, se era ou não para eu ser médium do terreiro e ela disse que não era fácil assim entrar para aquele terreiro. Contou o exemplo da médium que a recebia, chamou um rapazinho que contou a estória dele que resumindo é: a pessoa vai frequentando, frequentando até um dia ser convidada a entrar pra gira. Já haviam me dito isto antes , mas como a entidade chefe pediu para eu ir levando branco eu pensei......Pois é. Pensei errado.
    A entidade disse que minha tolerância e paciência estavam sendo testadas porque não é fácil ser um médium de umbanda.TÔ com indícios de depressão Pai Fernando. A pomba gira foi muito carinhosa quanto a isso, me deu um anel dela para usar sempre que sentisse sintomas de depressão e que eu devolveria na próxima vez que a encontrasse. Também benzeu um cordão de ouro que tenho com a face de Cristo.
    Na hora isso me acalmou mais ou menos. Agora estou aqui lhe contando tudo pra saber sua opinuião.
    Ah! lá tem festa de santo católico.Gostei não...Tem até procissão!!! Parecia-me um terreiro tão umbandista! Entendo que umbanda é mistura mas não gosto desse exagero de elemnetos católicos.Se fosse assim eu iria pra missa né não?!
    Agora tô aqui com o anel dela, decepcionada, sem saber o que fazer. Será que ela tá certa? Será que o problema sou eu e não os terreiros que procuro?
    Tem mais: o cigano ( de quem eu gostei muito) a uma certa altura jogou champanhe no chão dizendo que era pra a pomba gira que veio em mim e que ela estava sendo tratada pra ver se ira trabalhar comigo lá no terreiro um dia.Aqui eu tenho uma pergunta pro senhor: na sua opinião essa pomba gira poderia ser mesmo a minha, que tava dando um jeito de falar comigo. Como assim pai? Ela se apresentou como tendo sido encomendada pra me fazer mal.O senhor poderia explicar melhor essa sua opinião? Ai pai tô falando demais , mas tô precisando.Afinal passei 2 semanas com tanta expectativa pra esse dia e continua tudo como dantes.Temos ainda o assunto do Flávio de BH e da mãe Lucília pra conversar né?!! O computador vai ficar ocupado por muito tempo hoje e amanhã. Gostaria que o senhor analizasse com muito carinho essa história e me orientasse mais uma vez.Se tiver grande demais pra postar, escreva só sua opinião; eu saberei entender. A Luna vai ganhar o prêmio de estória mais confusa e eu, de pessoa mais confusa...
    Abrçaõ Pai Fernando

    ResponderExcluir
  6. Carlos Lima, obrigada! Eu acho mesmo que Chico Xavier não escreveu sobre isso não. De Ramatis eu tenho "Mensagens do Astral" que detalha tudo sobre o assunto... Um abração!!!

    ResponderExcluir
  7. Pai Mauro, que Deus abençõe a sua jornada!

    ResponderExcluir
  8. Pai Fernando,bom dia, sou Rejane,amiga do Mauro Monteiro.
    Falei com o pai Mauro ainda pouco pela internet e ja soube que a a cerimonia foi linda.Parabens a todos.
    Preciso muito escrever sobre o que ocorreu na gira do rj no ultimo domingo e gostaria de saber se posso postar no blog ou para qual endereco eletronico poderia escrever?Sds,

    ResponderExcluir
  9. Mucuiu Padrinho.
    Oi Joyce. tudo bom contigo?
    Vc noom viu, mas eu ja tinha te passado meu contato. Anote ai.
    email e msn - kikocodina@hotmail.com
    tel's's - 11 - 82249766 / 12 - 78126514.
    Voltarei para curitiba dia 21/09, segunda, e segunda é dia de gira de papai. Ainda náo sei se saio de sampa ou de camburi, e vc pode vir comigo visitar titio peter.
    A unica coisa que te falo é que quando ele joga o pó magico na coroa da gente, sem perceber a palavra "PAI" flui suave e a gente nem percebe...rsrs.
    Entre em contato, que se der tb dou um pulo ai em guarulhos participar de uma gira se vc deixar.
    Parabens Pai Mauro. Tamo junto no TPM mundo afora.
    Grande abraço.
    AXÉ.

    Kiko em curitiba.

    ResponderExcluir
  10. Rejane, mande para meu endereço : fernandoguima@terra.com.br FMG

    ResponderExcluir
  11. Miriam, na minha opinião Exu e Pomba Gira não podem ser doutrinados porque são entidade credenciadas pela Umbanda para trabalharem nele e, então obviamente, para o bem. Existe Umbanda só Umbanda sim. Aqui em minha terra tem muito disso. Interessante as diferenças. Aí éd Umbanda com Catolicismo; na Bahia é Candomblé com Umbanda e em outros lugares, inclusive aqui, é Umbanda com Candomblé. Já que conseguimos entender que a Umbanda é brasileira está já passando da hora para fazermos só Umbanda. FMG

    ResponderExcluir
  12. Oi tio Fernando!!!

    Oi pra todo mundo!!!

    Kiko, já peguei todos os contatos, vc percebeu né!?
    Vamos agora ver minhas folgas pra poder ir pra Curitiba...mas eu vou...pra conhecer de pertinho o Peter rsrss.

    Já expliquei pq o chamo de tio né, tio? É irmão da minha mãe na fé... mas não dói chamar ele de Pai não!

    Pra vc vir aqui, venha qdo quiser....A porta da Tenda está aberta.

    Parabéns Pai Mauro, muita luz e perseverança no seu caminho.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Pai Fernando, e sobre o material que o sr. e o Sidney estão prparando pra orientar a gente a cultuar a Umbanda e ter proteção sem terreiro? Há previsão de publicação? Será aqui no blog mesmo?
    Parece que é a solução para aguardarmos a Umbanda que seja só Umbanda...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Miriam, só falta eu e o Sidney definirmos a matéria por ele feita. É prá já...FMG

    ResponderExcluir
  15. Sobre o Exu do Mar encontrei o seguinte texto na internet:

    "Hoje vou falar dos exus do mar, como por exemplo os senhores: Exu da barra, Exu do Mar, Exu Pirata, Exu Marinheiro, Exu Capitão dos Mares, Exu Maré, Exu das Ondas entre tantos outros.

    Os exus desta linha trabalham numa aréa onde há poucos exus, pois trabalham debaixo do fundo do mar, nas cavernas submarinas, no fundo do mar onde nem a luz do sol alcança, em canais e braços de mar, e na barra também. A barra por exemplo é uma barreira natural do mar, onde formam-se as ondas. è lá que reside o Grande Exu da Barra, um tenente da falange de Tranca-Ruas, estes exus vibram na corrente masculina, mas tem muita ligação com Iemanjá e são seus enviados, é incorreto confundirmos estes Exus com Marinheiros, apesarem de se apresentarem as vezes juntos, pois o campo de trabalho é outro, estes exus tem como objetivo principal o equilibrio marinho dos mares e oceanos.
    Estes exus são de grande valia para nós, apesarem de nãos eerem tão conhecidos, mas são fundamentais para a vida humana.
    Dentro desta linha alguns exus da falange do Senhor Exu do Lodo também se apresentam. Mas o que sabemos irmãos é que o amr esconde muitos mistérios e naquela vastidão imensa Exu também tem seus comandados ao lado da grande Mãe iemanjá.Prova da existência destes exus são os tritões que fazem parte da mitologia de váris culturas. Em homenagem a estes Exus segue abaixo a prece ao mar.


    Prece ao Mar


    Se tu pudesses, mar, se tu pudesses
    Levar-me contigo para onde vais,
    Sem em tuas ondas me quisesses,
    Eu iria pra não voltar jamais!
    Penso que além de ti, na solidão,
    Haverá refrigério para a alma,
    E este meu triste e pobre coração
    Terá um pouco de alegria e calma.
    Porque talvez, além de ti, ó mar,
    Não exista ninguém aqui da terra
    Nem possibilidade de amar.
    Leva-me, é o que te peço em minhas preces
    Pois uma triste história a minha vida encerra.
    Levar-me, ó mar amigo, se pudesses

    Ponto de Exú Maré

    Dizem Exú Não É Marinheiro
    Pra Amarrar Toco No Mar!
    Chove Chuva…
    Cai Sereno…
    Toco no mesmo lugar!
    Exú Maré não mareia
    Ele vem pra trabalhar...
    Peça com fé...
    Exú Maré, Vai te ajudar!


    Mojubá Meu Guardião Exú Maré"
    fonte: http://fotolog.terra.com.br/balu_omodegunte:200

    PS: se o senhor não quiser postar tudo bem, mas gostaria que passasse pra Mãe Alice

    ResponderExcluir
  16. Pai Fernando

    Vi que em outros temas livres muito se falaram de Exus, e no ultimo (tema livre) comentaram sobre o Exu Morcego.
    Fiquei muito feliz em ler sobre ele, e gostaria de falar um pouco sobre esse Exu e da importância dele em minha vida.
    Ao iniciar da Umbanda, eu tinha uma imagem muito distorcida dos Exus. Como todo médium, comecei como cambone e tive a felicidade de cambonear o Seu Morcego.
    As historias sobre ele eram as mais diversas... que era bravo, rabugento e por ai vai.

    Mas ele é muito diferente disso, se mostrou um espírito carinhoso, amável, muito forte e poderoso, compreensivo, sensível e cuida de seus filhos como poucos. Ele “tira a roupa” do corpo pelos seus filhos e “compra as brigas” de seus protegidos.
    Agradeço a ele por ter me ensinado que os Exus são espíritos maravilhosos, justos, corretos e acima de tudo, seguidores das leis de Zambi, tirando a imagem(negativa) que eu tinha de beberrões, festeiros, “malvados” e descomprometidos.
    Tive a sorte de cambonear alguns anos Seu Morcego(ai a importância de ser cambone) e tive felicidade de aprender com ele o que é um Exu.
    Saravá Seu Morcego!!!!
    Muito obrigado por tudo.

    Pai Fernando, queria fazer umas perguntas ao sr.
    Na sua visão, o que são os Exus? O que devemos aprender ou nos atentarmos com eles?
    Axé
    Renato Coradini

    ResponderExcluir
  17. Nilzo, não existe nenhuma razãopara não postar otexto. Muito esclarecer. FMG

    ResponderExcluir
  18. VALEU Nilzo!

    Estava pensando na praia (beira-mar) e no mar e vc lembrou de algo importante... o fundo do mar que guarda dramas e riquezas...
    Alias, existe uma belissima musica de Raul Seixas
    feita em defesa dos oceanos ...

    PEIXUXA
    Entra pelas portas do fundo
    Do Oceano Atlântico um cara
    De baleia, terno e gravata
    Seu nome é Peixuxa,
    É amigo dos peixes
    É gente e respira debaixo do mar
    Mar, mar, mar
    Ma, ma, ma, ma, mas sempre com um charuto na boca
    Vai andando debaixo d'água
    Vai até o mediterrâneo
    Pois tem um encontro com hora marcada
    Com a lua cheia para um lindo jantar
    Tem gente estranha por debaixo do mundo
    Tal qual Peixuxa, baixo, gordo, salgado
    Tem gente estranha trabalhando nos fundo
    Que não é peixe mas não morre afogado
    Do, do, do, do, do, do
    Ele é cordial com os peixes
    Dá bom-dia quando é de dia
    Boa-noite quando é de noite
    E se não é de dia e se não é noite
    Peixuxa, amavelmente, dá "maresia"
    Seu Peixuxa antigamente
    Foi chamado de Deus dos mares
    "Inda" guarda em casa um tridente
    E quando eu olho
    O mar com petróleo
    Eu rezo a Peixuxa que ele fisgue essa gente

    Raul sabia das coisas
    abraco

    Sidney Oliveira - Curitiba

    ResponderExcluir
  19. Renato Coradini, seja bem-vindo ao blog. Para falar dos Exus, antes eu quero fazer uma observação: nunca vi um Exu dizer que é mau ou assisti em todos esses anos qualquer manifestação de violência ou de maldade, bem ao contrário, sempre foram muito solícitos, respeitadores, justos e acima de tudo, benevolentes e sensíveis aos problemas dos outros. É bem verdade que estou dizendo isso pelos terreiros que eu visitei e no que hoje dirijo. O Exu Morcego é um caso típico da entidade bondosa que fica sensibilizado com as pessoas, não obstante tudo que dizem dele. Mas vamos ao assunto principal da pergunta que é a minha visão pessoal sobre eles. Antes de falar sobre as entidades, tenho que me posicionar sobre a criação da Umbanda. Não sei quais foram as entidades que foram responsáveis pela sua formação, por isso vou dar esse crédito aos Arquitetos do Espaço. Pela sua pouca idade a Umbanda ainda está sendo descortinada por seus seguidores, respeitada, felizmente, a sua diversidade. Percebe-se, desde já, que o seu estudo ainda é muito pequeno dentro de sua grandiosidade, mas já dá para ver que é uma religião que foi criada procurando evitar todos os problemas das outras., Uma religião ampla que não veio de uma cultura popular, mas de um ensinamento grandioso e muito bem manipulado, estudado, aprovado e colocado a serviço da humanidade, e ainda com as cores da bandeira do Brasil. Ora, se uma religião foi cuidadosamente estudada e construída para servir o bem, não seriam esses Arquitetos tão ingênuos de irem buscar entidades no Inferno para servirem a Deus. Se assim fosse não poderia existir harmonia entre os espíritos da Umbanda e da Quimbanda. Voltando aos Exus em minha opinião eles são espíritos que se propuseram a servir a religião nova, principalmente para resgate de seus envolvimentos na descoberta do Brasil e que em suas vidas anteriores tinham encarnações comuns iguais as nossas, com a única diferença que aceitaram viver e trabalhar dentro da lei que rege a Quimbanda, cuja lei acho que nenhum encarnado conhece. Ponho por terra o Exu mau e vindo das trevas, e enalteço esse Exu em evolução espiritual e que tem compromisso com os Arquitetos do Espaço, que estão vindo para serem nossos amigos. Dentro dessa construção religiosa o Exu tem como principal função eliminar os trabalhos de magia com propósitos inferiores. Suas histórias, origens, feitos anteriores, encarnações e o que seja, não têm influencia quando ganharam o direitos de lutarem por nós em busca de suas próprias liberdades. E mais, dentro da Umbanda eles prestam obediência aos Caboclos e Pretos Velho, muito embora eles tenham seu mundo próprio. Quanto aos resto, não podemos esquecer que a criação da energia formada pelo Exu e o médium pode às vezes ficar distorcida, conforme a intenção do médium. Para bem executar essas tarefas eles trabalham em vários tipos de energias, como as encruzilhadas, o cemitério, campos, matas, rios e mares. Sob a minha ótica o Exu e as Pombas Giras são assim. FMG

    ResponderExcluir
  20. Pai Fernando, boa noite. Sua benção!

    Gostaria de agradecer pelo amor e apoio da sua grandiosa corrente.
    Ontem no cruzamento do Pai Mauro. A Cris muito solícita, permitiu que eu participasse via rádio ( nextel) do cruzamento. Infelizmente não pude ir em decorrência de ter uma filha pequena e não ter com que fique com ela.
    Mas eu fiquei tão feliz sabe! Com esse carinho que ela e outras pessoas tiveram comigo.
    Quando ela me chamou no rádio eu estava fazendo comida. E escutei o senho falando...Não sabia se mexia o arroz ou se chorava. Pela saudade, e pela boa vontade das pessoas.
    Isso é muito bacana. Mesmo porque falei com pessoas que ainda não conheço pessoalmente e me trataram com muito carinho.
    Muito obrigada mesmo!

    E ao Pai Mauro, meus parabéns...Esse é o fruto de uma caminhada de amor, dedicação e acima de tudo da sua evolução, mental, emocional e de seus estudos dentro da nossa amada Umbanda.
    Parabéns!


    Agora minha pergunta pai Fernando...Lí sobre o seu relato sobre Exus. Mas eu tenho uma dúvida.
    Desde que entrei na Umbanda visitei muitas casa procurando um amparo ou até aonde trabalhar.
    Já ví entidades da "esquerda" meio maléficas. Tipo entidades que eram um determinado exú ( com nomes bem conhecidos) que faziam magia negativa, que ameaçavam ou que falava era filho do diabo entre outras coisas ( que coisa pesada) E isso em terreiros de "Umbanda".
    O que dizer desses tipos de entidades? Mesmo porque poderia lhe dizer que seria um suposto Quiumba se passando por uma determinada entidade. Mas essas quando acontecia essas coisas era só na gira da esquerda, porque em giras normais as outras linhas não tinham esse tipo de comportamento.
    Pode ajudar? Obrigada.
    Axé

    Luna - RJ

    ResponderExcluir
  21. Luna, escolha uma opção: era espirito se fingindo passar por Exu - então a Casa não tem segurança ou o médium tem essa idéia e ao ser criada a energia dele com a entidade dá essa droga, ou ainda exibicionismo do médium. Agora analise bem e veja ser uma entidade assim pode ter sido convidada por espiritos de luz para trabalhar a serviço do bem. FMG

    ResponderExcluir
  22. Pai Fernando,

    Pego a deixa do recado da Luna e pergunto pq a energia da esquerda não pode ser misturada com outra linha...

    Monique- Curitiba PR

    ResponderExcluir
  23. ...É Verdade...Obrigada!
    Axé.
    Luna - RJ

    ResponderExcluir
  24. Andréa Destefani-Colombo-Pr13 de setembro de 2009 às 20:08

    Pai Fernando achei pertinente comentar aqui a experiencia do Syrus, meu caçula, com o seo Morcego. Várias vezes este menino que hoje tem oito anos contou que havia sonhado com um amigo chamado seo Morcego. Fez até música pra ele e fala que é o espirito mais querido que já conheceu. O detalhe é que ele não sabe explicar o que é um exu.
    Por outro lado eu acho que quem "criminaliza" um exu é porque não o conhece com profundidade, ou até sente uma pontinha de inveja em não ser médiun dele. Por exemplo, tanto me falaram que eu não deveria receber seo Capa Preta que eu cheguei a ficar com medo. Mesmo assim ele veio e está firme comigo. E que pai amoroso e firme que é! Seu semblante sério não consegue esconder o quanto a gente pode aprender com ele! Já ouvi de pessoa que tem experiência com Umbanda a seguinte sandice: quem recebe o seo Capa Preta corre o risco de emburrecer.
    Seo Capa é justo, como são justos todos os exus. Desvirtuados são aqueles que os julgam sem conhecer e olham com os olhos da maldade.Saravá todos os exus e todas as pomba giras!Saravá Umbanda!

    ResponderExcluir
  25. Saravá meu Pai.
    Adorei o que o Sr. escreveu sobre os Exus.

    ResponderExcluir
  26. Monique, Umbanda é Umbanda e Quimbanda é Quimbanda. Um ajuda o outro cada um em seu campo. FMG

    ResponderExcluir
  27. Claudio Henrique e Paulo Maximo
    a resposta das postagens que vcs fizeram anteriormente vou dando por etapa. Hoje vai ser a Linha dos Pretos Velho – É uma linha extremamente importante em todos os sentidos. Não por causa daquele chavão “os pretinhos são queridos porque são humildes e amorosos”, mas porque eles são conscientes de sua força e importância e têm uma cultura mágica como poucos. Não existe trabalho espiritual ou mesmo religião que eles não conheçam e saibam manipulá-las. São os grande feiticeiros da Umbanda e sua esperteza o torna a entidade mais venerada na religião. São eles que no tipo humilde mandam na quimbanda. Não existe Exu ou Pomba Gira que não se torne submisso aos seus pedidos, que na verdade são mandos. São perfeitos nos conselhos, na interferência da vida espiritual de seus médiuns e principalmente na arte da magia e construção de campos de força, além de serem os mestres na orientação da pratica e desenvolvimento da mediunidade. Sempre falam em nome de Jesus Cristo e no Evangelho, mas são austeros com os que relaxam no cumprimento da Umbanda. O Preto Velho não tem especialidade, por sua ação é total com todos os problemas. Seria mais ou menos um médico geral para diagnosticar uma doença e encaminhar o paciente ao lugar certo. Uma consulta com um Preto Velho basicamente vai esclarecer a causa do problema que a pessoa está passando e vai ensiná-la como deve resolvê-lo. Quando se fizer um amalá ao Preto Velho pedindo alguma coisa, deve ser escolhido um e esse pedido não deve ser só à linha dos Pretos Velho mas à uma entidade especifica, mesmo que seja sem nome, como tipo “ao Preto Velho que me protege...peço que...me faça isso ou aquilo...” Acho que deu para me fazer entender. Então ao Preto Velho vc pode pedir o que quiser que se ele não resolver vai encaminhar a solução para alguém. FMG

    ResponderExcluir
  28. Pai Fernando,

    Aproveito sua resposta sobre o post Exu

    ".... que em suas vidas anteriores tinham encarnações comuns iguais as nossas, com a única diferença que aceitaram viver e trabalhar dentro da lei que rege a Quimbanda, cuja lei acho que nenhum encarnado conhece...."

    e lanço minha dúvida: Qual é a lei que rege a Quimbanda? Não as conhecemos por não entendermos ou não utiizarmos?

    Abraços,
    Manuela Gonçalves

    ResponderExcluir
  29. Manuela, seja bem-vinda ao blog. Como eu disse "cuja lei acho que nenhum encarnado conhece..." e eu ainda estou encarnado, por isso não a conheço. Também quero modificar essa palavra "lei", por sinal mal colocada por mim, para "...as instruções provavelmente impostas à quimbanda". Existem coisas que devemos esclarecer. Sempre faço a saudação no ritual de abertura das giras "em nome das às 7 Linhas da Umbanda e das 7 Linhas Quimbanda". Digo 7 Linhas da Quimbanda porque elas devem existir desde que todos dizem assim. Então eu vou dizendo enquanto penso. FMG

    ResponderExcluir
  30. Boa Noite, Pai Fernando,
    Quanto aos Pretos Velhos creio que a maior lição no Brasil, que infelizmente ainda possui preconceitos contra os negros, velhos, e os pobres (o Preto Velho condensou estas três condições), é entender a grandeza dos espíritos, pois ao espírito não há cor, não há carteira ou conta corrente bancária, não há propriedades ou bens materiais. O bem maior é o Amor Cristão. Aprendamos as lições dos Pretos Velhos. "A educação da alma é a alma da educação" (André Luiz, Waldo Vieira in Conduta Espírita, p. 142).
    Um abraço a todos,

    ResponderExcluir
  31. Seo Fernando
    Excelentes textos sobre Exu e Pretos!
    Nao por acaso que sao entidades tao caluniadas.
    Ambos carregam lados diferentes da sabedoria, mas ambos a serviço do bem.
    qto aos Exus... A primeira coisa que pensei foi: Como podem ser ruins se um terreiro dedicado a paz e ao amor abre e fecha seus trabalhos com a protecao dos Exus ? Como fazem o mal se a eles se pede para cuidar das pessoas, dos animais e do planeta?
    abracos
    Sidney Oliveira, Curitiba

    ResponderExcluir
  32. Pessoal do Blog, vamos para a corrente da fé para ajudarmos o Juarez. Irlan, mande o nome completo, idade e endereço do Juarez. FMG

    ResponderExcluir
  33. Olá pai Fernando e pessoal do blog!

    Vi em seu post em resposta a Manuela em que o sr. comentou que abre suas giras saudando as 7 linhas de Umbanda e as 7 linhas da Quimbanda, e fiquei curiosa... Quais são as 7 linhas da Quimbanda?!

    Um abraço a todos!

    Jacqueline
    São Paulo/ SP

    ResponderExcluir
  34. Mucuiú Pai Fernando,

    Gostaria de deixar um convite aqui no blog, é para domingo, 20 de setembro, às 9h, no Posto 6 da praia de Copacabana.

    Estaremos juntos mais uma vez para manifestar pacificamente o nosso desejo de liberdade! Crianças, idosos, homens e mulheres, que acreditam possível a convivência harmoniosa entre todas as crenças, estarão unidos.

    Representando o Terreiro do Pai Maneco teremos a Mãe Lucilia, eu, o Pai-pequeno Mauro e a Mãe-pequena Luna, juntamente com os filhos e filhas de fé da nossa corrente.

    A 2ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa é promovida pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, e realizada em nome da democracia!

    Do Posto 6 ao Leme, rumo à liberdade, religiosos e agnósticos de vários pontos do Brasil esperam por você!

    Ajude-nos na divulgação!

    Saravá,

    Pai Ronald - RJ

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Salve Pai Fernando!
    Estive admirando cada detalhe dos desenhos mediúnicos ou imagens intuitivas do Jimmy. Que mediunidade fantástica desse rapaz trazendo-nos verdadeiras obras de arte do mundo espiritual tirando aquela idéia que espírito só usa um lençol branco e não sorri. Os detalhes as riquezas de cada entidade, suas vestes, a expressão de cada rosto, cada olhar nos mostrando toda sua energia. Aproveitando a deixa dos tópicos acima gostaria de falar das imagens intuitivas dos Exus.

    Roupas bem acabadas, barbas bem feitas, cabelos bem penteados, gostam de manter uma bela aparência da pra notar que suas vestes são do século 18 e 19. Fico admirado com cada detalhe das imagens. Corro pego alguns livros espíritas e umbandistas fico comparando os detalhes narrados pelos médiuns tudo bate, elegância, porte, alegria com seriedade, olhar firme e acima de tudo assumiram um compromisso com esta religião Umbanda que é paz, amor e caridade.

    Desmistificando aquela imagem que foi condicionada, durante séculos e até hoje vive no inconsciente da população, graças a dirigentes sérios da Umbanda, médiuns espíritas e umbandistas que estão nos trazendo através de psicografias, desenhos mediúnicos, verdadeiras imagens de quem realmente são estas entidades sem pés de bode, garras, chifres.

    Como fico triste quando vejo por exibicionismo do médium ou por falta de conhecimento fazendo do Exu um bad boy.



    As imagens que o Jimmy trouxe falam por si só.
    Sarava.
    Gerson

    ResponderExcluir
  37. Jaqueline, não expliquei direito, mas é que eu também não sei, mas como todos dizem eu tambeém digo. Esse tema já foi postado anteriormente, por isso quem quiser me convencer sobre as 7y linhas da quimbanda não será postado. FMG

    ResponderExcluir
  38. Gerson, além de inteligente o teu comentário foi muito sério e oportuno. Valeu! FMG

    ResponderExcluir
  39. QUE MASSA!!! Cris e Dede AMEI! Melhor escolha impossivel Lu e Pai Fernando. To feliz agora, eeee rs! No que posso ajudar? nao cozinho nada, mas posso ajudar a colocar as contas nas guias, qualquer coisa,mas quero participar da feitura. Me avisem o dia por favor. Abracao!

    Desiree - Curitiba - FELIZ

    ResponderExcluir
  40. UHU!
    dá-lhe as meninas do pai Maneco!
    (em especial a Cris, pq eu sou puxa-saco. haha)
    bjo!

    ResponderExcluir
  41. Bom dia Pai fernando e todos do Blog!!!!!
    É com muita, mais muita alegria que escrevo após a cerimonia de casamento no terreiro que frequento.
    Foi simples, mas foi inesquecivel.
    A musica de entrada na cerimonia foi o HIno, e já começo dizendo que parei de respirar!!!!!!!!!!!!!
    Inesquecivel!!! Logo vou colocar no orkut e no youtube os videos!!!

    E particularmente Pai Fernando.... como eu Amo a Umbanda!

    Estou saindo de Lua de mel amanha e volto no domingo, compartilho com todos essa energia grandiosa que ainda esta dentro de mim, como se tive sido ligada no 220v!
    Muito Axé a todos!!!
    Grande beijo, Pai Fernando... saiba que tenho certeza das bençãos dos entidades, pq foi dificil distinguir as energias, se fosse pra incorporar ia ser muiito dificil saber quem!!! rsrs
    Todos estavam lá... eu senti! E foi duro segurar a vibração.. pra isso eu cantei, cantei e cantei os pontos, com tanta fé e amor que meu coraçaõ quase saiu pela boca.

    Muito axé a todos!!!!!!!!!!!!!

    Boa semana.
    Fabille

    ResponderExcluir
  42. Oi tio Fernando...
    Olá a todos

    Li o relato da Luna e me emocionei de novo, principalmente qdo ela disse que conversou com pessoas que não conhecia e sentiu o carinho deles.
    Com sua licença meu tio mas devo contar...
    Luna
    Ontem eu estava trabalhando e entrei no Blog, tinha o post do KIKO com os seus contatos pra eu ligar e combinarmos minha ida ao TPM, respondendo ao convite feito por vc.
    Me deu um estalo louco e liguei para o Kiko, no qual me atendeu num carinho absurdo que parecia que me conhecia a zilhões de anos, surpresa maior eu tive qdo ele me fala pra ligar em 2 horas que ele estaria perto do tio Fernando e q eu poderia falar com ele, assim eu fiz, daí 2 horas eu liguei o KIKO atendeu novamente com a mesma alegria e me disse: - Fala com o padrinho!
    Na mesma hora me deu uma tremedeira, uma emoção absurda de saber que eu ia falar com o Sr. Fernando Guimarães, qdo eu ouvi a voz dele do outro lado foi uma alegria e um carinho, tão perfeito aquilo que eu nunca senti nada igual... até agora fico emcionada, foi como disse pro Kiko, depois de falar com ele, tenho certeza que ele é de verdade.
    Concordo perfeitamente com o seu sentimento em relação ao carinho com que estas pessoinhas nos tratam sem nos conhecer. Um Bjo Mãe Luna

    Tio li tb o absurdo que falam do Sr. Capa Preta rsrsrs é como o Sr dis não devemos crer em tudo que nos dizem ou sai publicado em sites, acontece esse tipo de coisa maldizem uma entidade tão séria e que trabalha muuuuuuuito em prol dos seus filhos.
    Mas pode deixar que vou alertar o meu irmão Victor pra se preparar pra ficar burro, pois ele é o cavalo do Sr. Capa, vai ficar burro logo, coitado (rsrsrsrs)
    Bjos tio, muito obrigada pelo momento de ontem vivido. Obrigada Kiko por tornar isso possível, agora quero meu presente, ai to ansiosa.

    ResponderExcluir
  43. Boa Tarde !!!

    Pai Fernando
    Adorei sua postagem dos Exus , ainda mais quando se fala do Seu Morcego,é aquilo mesmo que o Re falou,tive a oportunidade de cambonear o Seu Morcego por quatro anos, e sempre sinto quando ele vai trabalhar mesmo que seja um pouquinho, na última gira foi um prazer em colocar a Capa nele e poder ficar pertinho.

    Antonio seu Mangueira trabalha na encruzilhada,tenho a honra de trabalhar com ele.

    Saravá à todos
    Beijos
    Dede Znchetta( TPM_CTBA)

    ResponderExcluir
  44. Oi Joyce!!! Sarava!
    O Seo capa Preta tbm trabalha comigo.
    É um espirito muito generoso e trabalhador.
    Tem um site que fala aburdos sobre ele, que é melhor fazer de conta que não existe.
    O mais importante é deixar que o proprio espirito demonstre quem ele é e como ele trabalha.
    Com o tempo, ele vai perceber o quanto ele é sério, sensato, trabalhador e amigo.
    É um paizao com todas as letras!!!
    Ah, muito defensor dos seus "protegidos".
    Quando seu capa diz: Vou estar com vc na sua casa, pra terminar o trabalho" ou "é bom vc se preparar q no teu sonho eu vou aparecer pra te ajudar", os consulentes arregalam os olhos, mas na proxima gira voltam confirmando tudo.
    Ele abraça uma causa e vai até o fim.
    Um amigo zeloso e um pai amoroso.
    Assim defino Seu Capa Preta.

    Saravá fraterno!
    Fabille

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde a todos!
    Boa tarde meu paizão Fernandão! Mucuiú.

    Cris e Dedêeeeeeeeeeeeeeee!!! Parabéns...Muito muito muito!

    Fabille, parabéns por essa união tão maravilhosa.
    Que os Orixás abençoem!

    Joyce, viu???Eu tbém morro de saudades do pai. Mas tenho uns DVS dele aqui em casa que o vejo sempre...hehe. Ai mata um pouco a saudade.

    Agora queria falar uma coisa muito importante.

    Pai Fernando, estava conversando com uma amiga, que foi na nossa gira. Ela está interessada em entrar para nossa corrente. E ela tem muitas, mas muitas dúvidas de tudo. Fiquei pensando o quanto é difícil pra ela...
    Ela já trabalhou na Umbanda, por um ano. Colocou o branco. Mas devido a distância extrema que era o terreiro dela, ela foi desanimando. Então ela conheceu o namorado dela que é da universal do reino de Deus.
    Nossa fiquei penalizada com ela. De tudo que ela fez com tudo de Umbanda. Jogou as coisas no lixo. Chorando! Ela estava muito perdida a respeito da religião. E foi indo aonde o vento a levou...
    Hoje ela tendo de volta esse sentimento que é servir novamente a amada Umbanda, ela me perguntou a seguinte coisa. Luna, eu não bebo( porque ela não pode de forma alguma), então estava conversando com uma amiga Kardecista e ela me falou que se eu entrasse na Umbanda eu teria que beber, pois as entidades bebem. E ela tbém falou que as entidades de Umbanda são menos evoluídas porque bebem, fumam, o espírito não precisa beber e fumar. Pois eles poderiam usar o mental para proporcionar tal energia.
    Claro que soltei aquela frase "palavroneira" para a amiga dela. Pois quem não tem propriedade do que fala tem que ficar calada!
    Tá vendo pai Fernando? Tá vendo o porque que eu falo que as pessoas tem que estudar. Os médiuns tem que estudar e saber o que realmente estão fazendo numa determinada religião?!
    Existe um livro chamado ,Orixas caboclos e guias deuses ou demonios? E o namorado deu para ela ler.
    Esse livro deve ter uns 20 anos. Pois quando eu era dessa igreja eu li esse livro. E a menina está apavorada. Porque pai Fernando esse livro é horrível, Horrível! Dá até medo de ler. Tem um monte se sacrifícios, sangue, gente pintada, comendo e bebedndo o sangue dos animais...Coisa horrível e pesada.
    Nossa é realmente triste quando as pessoas não sabe e condenam, falam de nossa Umbanda! Aonde pessoas saem de suas casas e vão trabalhar em prol de pessoas que nunca viram na vida. Na verdade emprestar seu corpo físico para os espíritos socorrerem nós humanos!

    Mas isso pai Fernando é responsabilidade de médiuns que não se esclarecem. Não estudam. Aceitam de imediato tudo o que falam. E assim a nossa religião fica sendo as dos demônios!
    Fica sendo a menos evoluída, porque ainda existem os médiuns que ajudam a mistificar cada vêz mais a nossa religião. Não se importando e nem buscando novos ensinamentos. Não entendendo que somos TODOS espíritos. Uns encarnados outros não.

    Eu levanto a bandeira dos estudos. Simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!! Sabe porque? Porque se vierem falar mal da minha religião, perguntar algo, ou querendo questionar eu serei a primeira a ajudar a esclarecer. E olha que é difícil me ganhar no debate heim!! rsrsrsrsrsrs
    E quando não sei, falo não sei...E peço ajuda.

    Eu desejo que um dia isso tudo mude. Mas para isso é preciso que sejamos o primeiro exemplo.

    Obrigada pai fernando.
    Saravá - Luna - RJ

    ResponderExcluir
  46. Luna, ela que leia nosso site e nosso blog para ele ver que espirito não bebe nem fuma, e quem quiser não beber e não fumar tem o seu livre arbitrio. FMG

    ResponderExcluir
  47. Fabiana Bassetti - Curitiba/PR14 de setembro de 2009 às 17:36

    Viva a Dedê a Cris!
    Amo as duas e tenho certeza que estarão muito bem nessa posição, que no meu entendimento, é muito mais que merecida pelas duas.
    Cris e Dedê são exemplos de dedicação, respeito, sabedoria, carinho e amizade!
    Tenho certeza que todos nós poderemos sempre contar com elas!!
    Estou muito feliz mesmo!
    Quero muito estar junto neste momento! Qdo vai ser Pai Fernando??
    beijos e axé

    ResponderExcluir
  48. Mucuiú Pai Fernando !

    O dia hoje foi atribuladissimo graças a Deus, mas agora ta calmo e vou fazer meu post.

    Agradeço a corrente de força e fé do Caboclo Akuan. Quando me vejo frente a esse guerreiro de luz, fico super emocionado. No dia do cruzamento sentado ali na frente dele, segurar a emoção foi muito dificil. Aí eu choro mesmo, choro por confiar nesse guerreiro.

    O cruzamento foi muito " punk ". Mas após todo processo me senti fortalecido, e agradecido.

    E é agradecido e sereno que chego aqui nesse blog, para dizer ao Kiko, Léo, Rodrigão, Henrique, Cris, Renatão, e mais toda a hierarquia presente,Pai Beco, Jussaro, Bitty, Lucilia enfim... a Dedê, Mirtes, Marilda, todos os irmaos da corrente o MEU MUITO OBRIGADO pela ajuda e por estar juntos de vcs.

    Conheci alguns irmaos aqui do blog, o Charles , a Dora, Lisangela, Fabiana, Nizo e outros...

    Conheci a Dna Yeda esposa de Pai Fernando, também, uma gracinha de pessoa, firme, fala olhando nos olhos, complementou ainda mais o fim de semana.

    Muita força espiritual e muita fé !!

    Obrigado por poder contar com todos vcs.

    Saravá !!!

    ResponderExcluir
  49. Fabiana, além das duas Mães Pequena, ainda vou preparar o Caco Pai Pequeno, para que junto com o Lolô possa balançar a gira e o Terreiro. Será na próxima 2a. feira. FMG

    ResponderExcluir
  50. Da-lhe Caco

    Testemunhei desde que pisei pela primeira vez no TPM o cuidado e o carinho que o Caco dispensa aos mediuns.. Vi o apoio efetivo a complexidade que surge em algumas incorporacoes. Vi como recebe bem a todos que vao ao TPM. Esta sempre concentrado e atento a gira sem perder a ternura. Sempre firme, mas com muita classe. Sabe sempre o tom e o momnento de falar. Enfim, uma pessoa muito decente de mta fé e que batalha muito pelo TPM e pela Umbanda.
    abraco
    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  51. Salve Maurão.
    Conte sempre!!!!

    Saravá sua nova caminhanda.
    Axé
    Renato

    ResponderExcluir
  52. Retificando, com meu devido respeito :

    Pai Léo, Pai Bitty, Mãe Lucilia, Pai Jussaro.

    Saravá !!

    ResponderExcluir
  53. Mucuiú, Pai Fernando!
    Cerveja do Caboclo Pena Branca e do Seu Sete Pedreiras, cachaça com melaço de romã e mel do Seu Beira-mar, Cognaque do Seu Veludo, cachaça com mel, cravo e canela do Pai Miquimba, vinho com frutas do Cigano Vic, rum do Marinheiro Capitão, cachaça do Boiadeiro Manoel Ferrador e cachaça do Seu Zé Pilintra. Tudo isto eu bebia durante os trabalhos não sei em qual quantidade, mas não era pouco. Tive uma pancreatite por motivo alimentar e hoje sou, praticamente, abstêmio. As vezes o Seu Zé da uma bicadinha, mas tão pequena que não afeta nada. Dê resto, nenhum mais ingere bebida alcólica. Somente agua. Usam a bebida para deixar sobre o ponto como elemento de trabalho, para cruzar guias e também, esporádicas vezes, para passar na mão das pessoas. Tudo em respeito a este cavalo. Ainda fumam porque sou tabagista ( que feio né? ), entretanto eu noto a diferença quando é a entidade e quando sou eu baforando. Eles não tragam e eu nem acho graça nisto. É extranho mesmo! Estou contando isto para voces do blog saberem que não há necessidade dos médiuns ingerirem a bebida das entidades e tampouco de usarem o fumo. Mas que é bacana, é! Pratiquem a Umbanda sem medo de serem felizes. Axé ! Pai Béco de Oxóssi.

    ResponderExcluir
  54. Salve Pai Fernando.

    Oi Luna tudo bem,concordo com vc a respeito do estudo na Umbanda!
    Esta amiga de sua amiga que falou que na umbanda os espiritos são menos evoluidos
    por que usam elementos materiais para poder trabalhar? É falta de "EVOLUÇÂO" dela
    fazer comparação de quem é evoluido ou não.

    Kardec se estivesse hoje no nosso tempo com toda certeza absoluta estaria dentro
    de um terreiro de umbanda estudando ,pesquisando, falando com as entidades e comprovando
    a necessidades da utilização de certos elementos para o bom desempenho dos trabalhos.

    Como fazer comparações de quem é evoluido ou não! - Os indios habitaram os continentes americanos durante
    milenios e nós os "evoluidos" nem perguntamos como que eles fizeram para manter o meio ambiente
    preservado durante milenios!? - quem era os evoluidos? Nós ou Eles? fica dificil fazer comparações.

    Joana de Ângelis é considerada uma mentora, espirito evoluido, participou na codificação da doutrina espírita
    mas adora se apresentar com seu Hábito de Freira! para os espiritas ortodoxos o espirito para ser considerado evoluido
    tem que estar livres das algemas do planeta.(coitada da Joana)

    Emmanuel Mentor de Chico Xavier adora se apresentar com sua roupa de Senador Romano! (piorou,
    porque sua roupa é de 2000 anos atras).

    Marcos Prisco,tambem considerado mentor De Divaldo Franco adora sua roupa de Centurião Romano!
    (sem comentarios)

    Dr.Inacio Ferreira quando encarnado dirigia um hospital psiquiatrico, fez um trabalho
    fantastico no hospital e no espiritismo. Mas tinha um vicio gostava de um cigarrinho,nos
    seu livros psicografados por Carlos A. Baccelli até hoje fala que sente falta do cigarro,e continua fazendo sua parte no astral,
    esta na direção do Hospital dos Médiuns.Seus livros são fantasticos,mas considerados apócrifos pelos ortodoxos da Federação Espirita Paranaense.

    Oque é ser evoluido?


    - Adolf Hitler,não fumava não bebia não comia carne! - era evoluido???

    Saravá.
    Gerson.

    ResponderExcluir
  55. Salve Pai fernando!!!

    Respondendo a pergunta feita para o Seo Sete Penas na sexta feira, sobre a ligação da Umbanda com hospitais e colonias no espaço....

    Primeiro, ele falou o seguinte:
    "O homem busca sempre uma luz de fora, a luz das estrelas, do espaço, da iluminação do espirito que fica no céu.
    Mas esquece que tbm essa luz brota na terra.
    O homem esqueceu que a natureza tem força, tem luz e energia, e quando o homem destrói a natureza ele apaga uma fonte de luz que nasce na terra..."

    "Toda casa que nasce pra auxiliar na terra, já nasce vinculada a uma grande casa no astral.
    Por isso todo espirito que na Umbanda é tratado, é encaminhado para este local de socorro inicial, onde esta chefiando a casa e de lá eles vão para os outros locais especiais"...

    Ah! Pai Fernando, ele me contou uma das vivencias dele tbm, a que o identifica na Umbanda!

    Espero que o Sr. continue se coçando para vir pra SC!

    Abraços a todos!
    Fabille

    ResponderExcluir
  56. Luna!
    Obrigada pelas felicitações!
    Foi inesquecivel! No orkut estão as fotos!
    Beijao

    ResponderExcluir
  57. abalou geral, pai Fernando!
    só gente gabaritadíssima. adorei!
    e o pai pequeno Caco vai virar pai Caquinho.;)
    bjo!

    ResponderExcluir
  58. Vejam o depoimento do Pai de Santo, o Pai Beco. FMG

    ResponderExcluir
  59. Gerson, que texto bom. Leiam que vale oseu conteudo. FMG

    ResponderExcluir
  60. Saravá Pai Béco. Mucuiú!

    E gosto muito do senhor!
    Gostei muito do seu post. E tbém sou a favor disso tudo. Mas tbém vejo de forma tranquila as entidades que fumam e bebem. Está dentro de nossa "cultura"
    Coloquei esse tópico pela preocupação com essa amiga, que quer voltar para a religião e ela teve sérios problemas com álcool. Por isso não pode ingerir mais.
    E fico injuriada, com pessoas que não entedem das coisas e falam sem saber.

    Meus parabéns Pai Beco!
    Ah, o dia que eu for cruzada e se o senhor estiver na gira, o senhor pode representar o Mauro?
    Axé.

    luna - RJ

    ResponderExcluir
  61. Bom dia pai Fernando!
    Estou aqui a pensar, pra variar. O que eu faço com o anel que a pomba gira Maria Mulambo me deu pra eu usar quando sentisse necessidade de ajuda e devolvesse no dia em que ela voltar? Em tempo: não tenho a menor idéia de quando haverá outra gira de pomba gira e parece que nem eles.Pensei em ir lá hoje por exemplo e entregar a um cambono que por sua vez entregaria para a médium...não sei...talvez ficar com ele até um dia ter a oportunidade de devolver à própria entidade,mas isso implica frequentar regularmente o terreiro pra saber que dia seria esse.Me dá um conselho de quem entende de espíritos de umbanda e seus objetos de trabalho! Não estou fazendo desfeita não. Ela foi muito carinhosa e preocupada comigo, por isso mesmo me preocupo como o que é dela.Só não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
  62. Gerson, seu texto me deixou de boca aberta...
    Fantástico!

    ResponderExcluir
  63. Miriam, vc pode ir na gira e solicitar à combone de da. Maria Padilha que por impedimento de ir na gira não poderia fazer isso diretamente, descarregar, ou ficar com ele e usar quando precisar dela. Eu, no teu lugar, ficaria com a ultima opção. FMG

    ResponderExcluir
  64. Pai Fernando, bom dia! Mucuiú!

    Bom dia a todos amigos do Blog.

    Gerson, muito bom! Parabéns pelo seu texto.
    Acho que teremos muito o que conversar...Eu vc e Lis.
    Axé.
    Luna - RJ

    ResponderExcluir
  65. Obrigada Pai Fernando!Vou ficar com ele.

    ResponderExcluir
  66. Pai Fernando Com sua licença...
    Luna eu tbm sou a favor dos estudos e da desmistificação, acredito q o blog seja uma ferramenta de grande valia para q isso aconteça, e por isso to dentro participando...falando nisso me lembrei de uma coisa...esses dias veio uma pessoa para mim e disse q havia percebido q eu estava mt ativa no blog, q não era legal isso e q eu deveria tirar as minhas duvidas com a minha mãe de santo...afff, então só para esclarecer eu tiro minhas duvidas com a minha mãe de santo, porem a conversa é sempre particular e somente eu fico sabendo as respostas, e como eu sou adepta do estudo e da desmistificação prefiro tornar publicas as minhas duvidas, pq elas podem ser as duvidas de outras pessoas tbm...participo sim e parabenizo pai Fernando pela iniciativa sempre q visito o blog...
    Saravá Pai Fernando...
    Sarava Terreiro do Pai Maneco...
    Saravá o blog do Pai Maneco...
    Isamara - Curitiba-PR

    ResponderExcluir
  67. Sê não quizer não precisa postar, Voise! Blogueiro, Voise até um tempo atrás, era o apelido carinhoso do pai Fernando. Peçam para ele contar a história.
    Caetano Veloso canta: " samba, suor e cerveja " com grande sucesso. Nós cantamos: " samba, charuto e cerveja " também com grande sucesso. Tudo isto praticando a nossa religião. Tem melhor? Pois é! A Umbanda, religião brasileira tinha que ser atraente para o povo brasileiro. Cair no gosto do brasileiro. Porisso foi forjada, inteligentemente pelo astral, transformando o uso dos elementos de trabalho, como a fumaça, o alcóol e o mantra, em melhor consonância com a nossa cultura da época, no hambiente social para o qual ela se propunha atigir, . Deu certo. Ela iniciou pela periferia, naquele tempo era proibida a prática de bruxaria, para depois atigir a classe intelectual, que graças a Zambi agóra está chegando à nossa Umbanda. Ainda hoje atrai pelo seu visual mágico, pela sua alegria e descontração. Vai daí o grande número de jóvens que ingressam nos terreiros. Os fins justificam os meios, porque ela é eficiente no que sê propõe. Substituiu o confessionário pelo oráculo, o turíbulo pelo charuto, o cálice de vinho pelo coitê de cevada e o canto gregoriano pelo samba e batuque do atabaque. Eta religião porreta! Axé para todos! Pai Béco de Oxóssi.
    Ps. Luna, sê o Mauro não puder vir terei muita honra em substituí-lo. Pais pequenos, beijos para vocês.

    ResponderExcluir
  68. Miriam, troquei os nomes de da. Maria Mulambo para da. Maria Padilha, mas como disse a Andréa Destefani, é dificil eu separar as duas Marias...FMG

    ResponderExcluir
  69. Isamara vc deve dizer para a palpiteira metida, que no Terreiro do Pai Maneco todos os dirigentes têm a mesma filosofia e quem quiser papos reservados que procure terreiro de um pai só...FMG

    ResponderExcluir
  70. Tio Fernando Boa Tarde!

    Acabei de ler sua resposta para Miriam, que o Sr trocou as duas Marias, lhe confesso que eu tb trocava os nomes delas e nunca tinha visto a tal Maria Mulambo.... Sempre via o nome em livro e qdo ia falar o nome dela acaba falando o da Padilha...Minha mãe sempre trabalhou com a Padilha e não tinha a Mulambo no terreiro, depois que eu me tornei da corrente isso não mais aconteceu... achava estranho, pq era normal até eu trocar.... fui atrás de saber o motivo, para minha surpresa, antes de eu perguintar para Sr Caveira pq isso acontecia ele me disse: Vamô trabalha, pode ir pq a Mulambo tem que vir! Daí caiu a ficha!!! eu era o cavalo da Mulambo e por isso ela estava tão presente.
    Eu hoje trabalho feliz da vida com ela e nunca mais troquei os nomes, não tô louca não !!!
    É engraçado e estranho mas acontece!

    Bjos e boa tarde a todos

    ResponderExcluir
  71. ...rs...
    Só o senhor pai Fernando para me tirar uma risada..." Palpiteira metida"

    Pai Béco então está combinado. Pois Mauro ficará no RJ, com a pequena Manuella.
    Bjs.


    Isamara, tamú juntas! E quem acha que vc está demais no blog, imagina eu então!? Antigamente de 50 perguntas, 25 eram minhas...Eu estou mais que papel de bala no chão! Mas estou aqui com o pai. Desde começo ( acho eu ) aprendendo e conhecendo um montão de gente legal.
    Saravá.

    Luna - RJ

    ResponderExcluir
  72. Pai Béco, mucuiú !

    As entidades que trabalham comigo não bebem. Eu, Mauro também não bebo.

    Me preocupei com isso no inicio e cheguei a imaginar que também fosse obrigado a beber, quando as entidades estivessem trabalhando.

    Pura inocência. Seu 7 encruzilhadas bebe água mineral, com cravo. Pai Guiné café ou agua de côco, Caboclo Flecheiro...água de côco.

    Seu 7 usa cachaça, lavando as mãos e as vezes no ponto. Porque utiliza o azougue dela.

    Sou do principio que se o médium não estiver ajustado e beber álcool demais na gira, sua vibração pode cair a um ponto que o efeito do álcool trará para perto espiritos complicados de se lidar.

    Conheço relatos de médiuns que sairam do terreiro em coma alcóolico ou tão bêbados que não sabiam aonde estavam.

    Não acho que isso tenha a ver com a Umbanda.

    Saravá !!!

    ResponderExcluir
  73. Andréa Destefani-Colombo-Pr15 de setembro de 2009 às 16:25

    Olha Mirian eu adoro da.Maria Mulambo e eu achei uma honra ela te dar este anel pra te proteger, sinal que tu és bem amada! Sabe Pai Beco e Pai Fernando no começo quando eu incorporava o seo Beira fiquei numa dúvida tremenda.A entidade queria água e eu via tudo que é médium trabalhando com Ogum com cerveja. Perguntei a ele meu pai não seria cerveja em vez de água? Lógicamente que eu escutei em alto e bom tom: vc faz a sua parte que eu faço a minha.Quando aboliram o charuto no meio senti um alívio na entidade, pois ele já pedia que segurassem o charuto bem longe quando ia dar passes em pessoas idosas e crianças.Tudo isto porque ele é assim, e eu nem água tomo...
    Concordo em gênero,número e grau com o Pai Béco: eta religião porreta! Estamos todos juntos na diversidade multicolorida que é nossa Umbanda!

    ResponderExcluir
  74. Fabiana Bassetti - Curitiba/PR15 de setembro de 2009 às 16:25

    É, teremos mais um pai pequeno e mais um capitão! Caco e Renato...que sorte a nossa!!!
    Felicidade e axé na caminhada deles pq tb são muito queridos por mim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  75. Isamara
    Disse um grande educador que tivemos (Paulo Freire): " Ninguém educa ninguém,. Ninguém se educa sozinho. Os Homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo" ...

    abracos
    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  76. Pai Fernando...

    Interessante o comentário da Isamara, tb ouço comentários parecidos... :o)

    Mas queria aqui agradecer MUITO a Mirtes e o curso de cambone q ela nos presenteou no último sábado. São encontros MARAVILHOSOS, eu fui no primeiro, fui no segundo e irei no terceiro... quarto.. qts tievrem... Pq sempre aprendemos algo novo, sempre fica algo especial. Vejo a Mirtes e lembro de uma frase q diz assim "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem distribui rosas".... o conhecimento q ela nos passa é de extrema valia, perdeu MUITO quem não foi no curso... ganhamos MUITO de estar lá. OBRIGADA MIRTES!!!!

    Beijinhos, Dê

    ResponderExcluir
  77. Mucuiu Pai Fernando!!!!

    Sinceramente peço descupas ao Pai Fernando e a Isamara pela mau entendido.
    Só esclareçendo, que em momento algum critiquei sua forma ativa de participar do blog, muito menos disse para não participar porque isso não era legal. O que fiz foi perguntar se ela estava tirando suas duvidas junta a Mãe Rita, como a resposta foi afirmativa, que sim, ela tirava suas duvidas, falei que então ela escrevesse de forma a deixar claro isso, para que não deixasse a falsa impressão que há a necessitade de tirar essas duvidas exclusivamente pelo blog.
    Acompanho o blog diariamente e acho fantástico esse canal de comunicação. Sou totalmente a favor de expor duvidas e experiências e só gostaria que minhas palavras não fossem distorcidas e que quando surgir uma nova duvida que já tenha resposta que então seja compartinhado a todos, tanto a duvida quanto a resposta dada.

    Elmano.

    ResponderExcluir
  78. Aline - Morro de Sao Paulo - Ba15 de setembro de 2009 às 18:09

    Irlem,

    Conheço de perto a sua dor...Muito de perto por sinal.
    Estarei tambem vibrando pelo seu irmao, para a sua pronta recuperaçao.
    A minha irma fara a mesma cirurgia no proximo dia 18.
    Estaremos juntos nessa e que o melhor para os dois aconteça.
    Fiquemos firmes para repassar tranquilidade às nossas familias;
    Sarava!

    ResponderExcluir
  79. Joyce, longe de louca vc está é segura com as duas Marias no Terreiro e na familia. FMG

    ResponderExcluir
  80. Elmano, eu não sabia que era vc., mas já falei e não posso mudar. Só um detalhe: no nosso Terreiro não existem segredos e tudo que eu sei eu falo, conto e transmito para os outros. O que eu falo a Mãe Rita também fala, o que eu ensino, ela também ensina, então essa história que só o Pai de Santo sabe e só ele que pode ensinar o e furada. Eu, Pai de Santo do Terreiro do Pai Maneco, aqui nesse blog, confesso que todo dia aprendo um pouco. Coisas que eu achava que sabia e agora vejo que não sabia. E antes de encerrar,nenhum mal entendido entre nós. FMG

    ResponderExcluir
  81. Boa noite pai Fernando.

    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Estava lendo a respeito da Camarinha no site do terreiro. No terreiro Assema. Um dia se não me engano o senhor tbém participou da camarinha ( esse ritual) Gostaria de saber a função desse ritual e porque não o temos.
    Obrigada.
    Luna - RJ

    ResponderExcluir
  82. Paulo Maximo e Claudio Henrique, sobre a postagem que fiz sobre os Pretos Velho, quero completar com os ensinamentos do Caboclo Folha Verde, na gira de ontem, que disse serem os Pretos Velho os maiores conhecedores de magia e dentro da Umbanda eles são absolutos. Os Índios e Caboclos, por sua vez, não têm tanto conhecimento de magia, mas na cura eles são os maiores. Conhecem todos o processo da cura através das plantas. Vejam que diferença: um é o maior na magia e outro na cura. Saravá meus pais, em especial ao Caboclo Folha Verde pelas sabias palavras.FMG

    ResponderExcluir
  83. Muito obrigado pela atenção Pai Fernando!!!
    É por acreditar nessa transparencia e na seriedade da filisofia do Terreiro do Pai Maneco que postei meu comentario, me senti mal lendo que fui mal entendido. Tenho plena certeza que não existem segredos e so posso confirmar que também aprendo muito aqui no blog.

    Elmano

    ResponderExcluir
  84. Afrânio - Ceará

    Querido Pai Fernando amados irmãos Saravá!

    Pai, gostaria que o snehor falasse um pouco dos elementais que trabalham na Umbanda: eles são seres criados , ao qual nunca tiveram encarnação né isso?! No caso elementais são seres vivos que pensam ou não? eles trabalham junto com os cabolcos, pretos e crianças ou são como, digamos, uma linha independente da Umbanda.. ah é um monte de dúvida sobre eles que num to conseguindo por direito aqui.
    Certa vez li num livro que deveria-se ter muito cuidado se fossemos fazer um pedido a um duende por exemplo, pois eles são muito brincalhões e podem ate atrapalhar noissas vidas, um vi muito fundamento nisso não.
    pai o senhor pode falar um pouquinho sobre os elementais?

    Salve!!

    ResponderExcluir
  85. Pai Fernando peça pra Denise me dizer qual lugar pega o exu mangueira?

    ResponderExcluir
  86. Pai Fernando postei somente como uma forma de esclarecimento, eu fiquei mt pensativa com o comentario do Elmano e entendi exatamente da forma q coloquei, e fiquei o final de semana td com receio de postar uma duvida por estar causando uma falsa impressão, e a solução q encontrei foi esclarecer o motivo de eu ser tão ativa no blog, e continuar sendo sem peso na consiência ou mau entendidos, segui o conselho q recebi e esclareci...
    Elmano vc tbm me esclareceu, pois eu no momento ententi realmente q vc estava achando errado minha participação no blog...
    Isamara - Curitiba-PR

    ResponderExcluir
  87. Luna, camarinha vem do Candomblé. Eu fiz a camarinha, que é ficar deitado em um quarto tipo reflexão, em esteira de palha, com velas acesas em volta e o contato é só enquanto são preparadas as comidas para os Orixás. Entrei na camarinha, as 20:00 hs e saí no dia seguinte as 8:00 hs., ou seja, foram 12 horas. Foi bom, mas não acho necessário fazer camarinha na Umbanda. Não faço mais. FMG

    ResponderExcluir
  88. Mauro Monteiro - Rio de Janeiro16 de setembro de 2009 às 07:34

    Gente, preciso fazer um elogio aqui a Denise Oliveira e sua mãe, que são duas pessoas mto legais e amáveis.

    Foi um prazer conhece-las !
    Denise vá por esse caminho : estude, participe, aprenda. Tens um grande futuro pela frente.

    Obrigado pelo carinho ! Até a proxima !!

    Saravá !!

    ResponderExcluir
  89. Pai Fernando bom dia. Sua benção!

    Hoje é aniversário da Iansã, mais arretada e abusada do blog...hehehhe

    Andrea Destefani! Desejo que vc possa refletir sobre esse ano que Deus lhe permitiu ficar conosco. Porque mais um ano na terra é mais um ano de aprendizado. Feliz aniversário, seja muito feliz consigo!

    Pai Fernando, ontem a noite estava conversando com uma médiuns daí. E ela me falou que tbém deixou de postar no blog devido as picuinhas que ela vinha escutando. Coisas desse mesmo tipo: Oh! cuidado, vc está aparecendo demais. Oh! vc vai se queimar...Entre essas bobeiras.

    Eu fico demasiadamente triste com isso. Porque percebo que muitas pessoas deixaram de postar...Muitas mesmo. E pessoas que acrescentavam e muito nesse blog.
    Eu não consigo entender esse conceito humano. Se vc é vc, vc é vista como uma diferente. Se vc fala o que pensa vc pode se colocar em risco. Se vc é carismática e as pessoas gostam de vc, vc é alvo de fofocas e inveja. Vai entender a pobreza espiritual Humana!?

    Por isso a historinha daquele velhinho que um dia coloquei no blog:

    " Se eu parar de fazer o que acredito e amo, o mundo terá me mudado"

    Se fizermos algo para melhorar o mundo ou acrescentar conhecimentos num simples Blog, faça. Não pare!

    Axé.

    Luna - RJ

    ResponderExcluir
  90. Caco, Dede Cris!
    Parabéns pelo trabalho de vcs na Umbanda! Todos os três me ajudaram e continuam me ajudando muuito com um detalhe especial aos três: Muito carinho com os médiuns e uma alegria que faz qualquer um cair na risada!!!
    Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  91. Mucuiú Pai Fernando.
    Mucuiú Pai Béco.

    Ontem à noite tive uma conversa muito instigante com minha esposa. Achei a prosa muito intressante e resolvi postá-la no Blog.

    Participo da gira de quinta - Salve o Caboclo Pena Branca -, e meu ingresso na Umbanda despertou uma dose de medo em minha esposa. Não é o medo originário do preconceito, aliás minha esposa também frequenta a assistência do terreiro e o defende. Mas ela me perguntou o seguinte: Como escrito no livro Grifos do Passado, e , também relatado pelo nosso irmão Alan Kardec, todos temos uma medida de mediunidade. Dessa forma, um filho da corrente que se torna um canal mediunico pode atrair espíritos desencarnados que estejam em nosso plano?
    Caso a resposta seja positiva, as pessoas que estam próximas deste canal podem ser afetadas por esses espíritos, haja vista que o filho da corrente tem suas proteções e seus entes talvez não a tenham na mesma proporção?

    Grato, Alex - Curitiba

    ResponderExcluir
  92. Alex, existe uma tendencia dos médiuns serem vitimas de espiritos não esclarecidos, até mesmo com a possibilidade dessa vibração negativa atingir outras pessoas, mas essa influencia é muito rápida e passageira, principalmente para quem frequenta ou faz parte de uma corrente. FMG

    ResponderExcluir
  93. CAro Pai Fernando,
    A propósito da observação do poder de cura dos caboclos, o sincretismo com São Sebastião é por causa disto, este santo para a igreja Católica é o santo das curas, na vida de São Sebastião ele sobreviveu às flechadas e afogamento e no século da peste negra na Europa, reza a lenda, foi a seu pedido atendido que conseguiram acabar com a peste.
    Os africanos colocavam dentro de S. Sebastião a pedra que adoravam os caboclos e assim se fez o sincretismo, mais do que correto. Quanto ao pretos velhos lembro de minha infância, aqui em Curitiba, e o lendário Pai João que seu médium quando incorporado praticamente "brilhava" e dava pra sentir a energia em volta.
    Um fraterno abraço a todos,

    ResponderExcluir
  94. UAI!!!! eu nem notei a troca de nomes, ocês acreditam??!!
    POis é Andréa, a melhor coisa que fiz foi seguir o conselho do Pai Fernando e ficar com o anel. Anteontem mesmo eu estava não agoniada e sofrida que pegeui o anel , pus no dedo e danei a conversar com a Maria Mulambo.Até que o seguinte pensamento se instalou na minha cabeça: "faça o que o seu coração pede". "E o que é que meu coração pede?" "Pra ir pro terreiro." Fui.
    Pai Fernando foi a melhor coisa que fiz na vida.Era dia de cura pelos cabloclos num recinto e doutrina de preto velho em outro. Ô Pai, foi a primeira vez que me entreguei realmente nas mãos de Deus. Ao chegar à porta pensei: "que seja o que Deus quizer". Pra resumir, recebi preta velha no meio da palestra ( eu na assitência, claro. Não deu pra controlar pai.Depois quero lhe encher de perguntas sobre isso.)Resultado: fui orientada a voltar na próxima sessão com uma roupa branca simples e.....ENTRAR PRA GIRAAAAAAAAAAAAA!!!!!!
    De quebra, o cabolco Pena Verde mesmo sem ter tempo, deu um jeito de ajudar meu marido a resolver um problemaão que os vizinhos arranjaram pra ela há mais de 3 anos e estavam tentando ressucitar.Acho que isso faz parte do assunto do Alex - sobrar pra quem tá junto do médium ,né?
    Vou parar por aqui. Eu falo mais que pobre na chuva ( e no sol também).
    Me apaixonei por D. Maria Mulambo que faz questão de dizer que não é dona Pai Fernando. Prefere senhorita.Ó que charmosa?!!!!
    Volto depois com minha falação.BEEEEEIJO!

    ResponderExcluir
  95. Miriam, uma vez uma pessoa antes da gira perguntou: Pai Fernando, o senhor sabe se o Junco Verde vem hoje? Eu respondi de pronto: Vamos fazer um trato, pode me chamar de Fernando e tratar por vc., mas diga sempre "seo Junco Verde" ou Caboclo Junco Verde. Só trato as entidades assim. FMG

    ResponderExcluir
  96. Pai fernando

    eu queria perguntar se eu posso criar um blog com as letras do pontos cantados e colocar as que tem no site do TPM e colocar como fonte o endereço eletronco do site

    abraços

    ResponderExcluir
  97. Claudinei, tem toda a liberdade para fazer isso, mas só ponha como fonte o que realmente consta no site. FMG

    ResponderExcluir
  98. sim pode deixar Pai Fernando...

    quanto a isso nao te preocupes..rsrs

    mto obrigado depois eu coloco o link para o Sr. da uma olhada

    abraços

    ResponderExcluir
  99. Oi Mauro... Puxa, obrigada DEMAIS pelo carinho. Acabei de ler sua postagem e tb li p/ minha mãe, ficamos emocionadas... Obrigada MESMO!!! E eu achando q vc tava bravo pq te falei q tava frio e vc trouxe além do agasalho na mala, tb o sol e o calor p/ Curitiba naquele sábado... :o))))

    Obrigada MESMO!!!!! Grande prazer conhecê-lo, até a próxima... :o)

    Luna... te esperamos com TODO carinho!!! :o))

    Beijinhos carinhosos, Dê

    ResponderExcluir
  100. Bom dia Pai Fernando!
    Ontem assisti alguns vídeos do youtube, e tem um documentário sobre a umbanda que você e a Mãe Lucília dão entrevista. Achei tão legal, principalmente a hora que aparece o trabalho de praia!!!
    Ah, assisti também a gira de abertura do terreiro Pai Maneco no RJ. Muito bonito!! Parabéns a todos que participaram!!
    Abração!

    ResponderExcluir
  101. Tio Fernando bom dia!
    Bom dia pra todos os meus queridos

    Tio, ontem tivémos trabalho de cura e mais uma vez aconteceu uma coisa que já postei uma vez como dúvida e o Sr. pediu pra que eu ficasse tranquila, juro tô tentando, mas o Sr. já percebeu que calma e tranquilidade não é muito comigo né?
    Ontem ao incorporar o Sr Yussef senti mais uma vez a estrutura de alguma coisa física do corpo dele presente na incorporação. Fiquei prestando atenção que existia uma espécie de estrela de seis pontas, bem pontiaguda e afiada em minha mão direita só que desta vez a sensação não desapareceu como o balaio da baiana, enqto trabalhamos estava lá a estrela, confesso que por diversas vezes tentei soltá-la mas era muito mais forte que eu, não tenho noção de qtas pessoas ele atendeu, mas foram mais de 3 horas ali meio que "brigando" com a estrela afiada.
    Tio, sei que tenho que relaxar com essas sensações tanto minha mãe qto o Sr já me disseram isso mas de verdade fico tentando perceber as coisas d+ me atento a esses detalhes que me deixam assim meio cismada, pra que será que ele precisa da estrela? Depois penso e descubro, ele usa a estrela pra usar de bisturi nas cirurgias espirituais. É comum sentir essas coisas que os nossos guias "carregam" consigo, no momento da incorporação? É normal tb que a dúvida se esclareça dentro de nós mesmos qdo perguntamos a função de tal objeto, por exemplo. como neste caso? Vixe acho que agora entrou água dentro da minha cabeça. desculpa se isso pareceu besta e tb não tive tempo de perguntar pra mamy.

    Adorei o que o Sr me escreveu sobre as duas D. Maria, tb acho que a segurança é bem intensa, é uma honra pra mim, trabalhar com ela. Juro que qdo soube que era ela a Pomba-Gira fiquei com receio pela fama da mesma de que alguém falasse que por ser nova não podia ser ela, que eu queria ser melhor que alguém por ser filha carnal da Mãe de Santo, sei lá muitas besteiras passaram na minha cabeça, que provavelmente a maioria das pessoas já tiveram. Mas hoje não as tenho, tenho uma honra e uma imensa vontade de trabalhar mais e mais, fiquei sabendo pela Mamy que ela tb teve essa dúvida qdo começou, então percebi como sempre digo não tô louca, sou normal...

    Bjos pra todo mundo

    ResponderExcluir
  102. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  103. Ola pessoas..estou assitindo as giras e a cada dia me encanto mais e mais...porem me surgiram algumas duvidas..

    Sei que assim como nós as entidades também estão em proceso evolutivo, o que prova que grande maioria tem alguma missão ainda assim! Por ex: eles já estiveram entre os encarnados...independente da época região e
    td mais, e pq não vieram novamamente como encarnado?? E outra coisa percebi que no calendário de vcs não tem as chamadas Pomba-Giras....mas comentam dela no site..afinal onde esta o dia delas??

    Abraço forte a todos!
    Saravá!!
    >

    ResponderExcluir
  104. Mucuiu Painho! Vim pedir sua licença para um informe de utilidade pública. Tem bastante gente que virá para festa em homenagem a Cosme e Damião aqui em Floripa e está tendo dificuldade em procurar lugares para ficar. Vou colocar os links de algumas pousadas aqui próximo de onde será a festa e gira. Espero que facilite e qualquer coisa estamos ai para ajudá-los.
    http://www.guiafloripa.com.br/refugiodalagoa/pousada.htm
    http://www.pousadadocapitaofloripa.com.br/pousada/pousada.htm
    http://www.novocampeche.com.br/
    Para quem ainda quiser outras opções é só acessar www.guiafloripa.com.br e ver hotéis e pousadas.
    Saravá

    ResponderExcluir
  105. pai Fernando, gostaria de lhe perguntar uma coisa.

    Ontem, conversando com S. Sete Encruzilhadas, ele me perguntou se eu tinha visto que segunda-feira o caboclo Junco Verde havia subido pouquíssimo tempo depois de arriar no terreiro.
    E explicou como é triste pra uma entidade ir embora brava.
    (Não consegui entender bem o motivo que deixou S. Junco Verde bravo. E até gostaria de pedir que o sr. contasse, caso seja pertinente.)

    Seu Sete Encruzilhadas contou também que é com muita doação e até dificuldade que eles vêm para trabalhar, e que deveríamos refletir muito em como lidamos e tratamos uma entidade.
    E afirmou que, apesar de tudo, ainda era melhor o espírito subir bravo do que magoado. "Pq se ele vai embora magoado, não volta mais", contou.

    Aí fiquei matutanto... sobre toda a falta de educação e tato que se pode ter com as entidades, e elas continuam vindo...
    Então queria saber do sr, meu pai, o que é que magoa uma entidade? E se o sr. concorda com essa opinião.

    Obrigada!
    bjo

    ResponderExcluir
  106. Jana Luz, Pomba Gira é o feminino dos Exus, por isso eles trabalham juntos, no mesmo dia. FMG

    ResponderExcluir
  107. Salve Baba!
    Ia lhe fazer essa pergunta por email, mas acho que outros podem aprender também com minha dúvida.
    Seo João Caveira pediu uma entrega para um filho que achei estranho. Como estamos em desenvolvimento mediúnico, estamos todos aprendendo...
    Ele pediu que o moço colasse dois tridentes nas pontas de um imã e em seguida fizesse uma bola de argila em volta de tudo e entregasse com uma vela vermelha e preta. O moço, da corrente, veio me perguntar se podia fazer (como estamos em desenvolvimento, peço que me digam o que foi falado nas consultas e o que foi pedido.)
    E aí Pai Fernando? Não deixei ele fazer a entrega 9fui sincera e disse que perguntaria ao senhor). Pra mim, isso é um trabalho a ser feito no meio, não são elementos de entrega.
    Estou certa?
    (isso que dá ser mãe precoce! hahaha)
    Beijuss

    ResponderExcluir
  108. Caroline, o que pode magoar uma entidade é a mesma coisa que pode magoar um encarnado. No caso do seu Junco Verde ele pediu coisas e não foi atendido. Claro que ele podia gritar, acabar com a gira, enfim fazer o que quisesse, mas na bondade e tolerancia de uma entidade do naipe do Caboclo Junco Verde preferiu sair magoado do que ele magoar alguém. FMG

    ResponderExcluir
  109. Mãe Alice, vc fez bem porque deve ter havido um mal entendido. O seu João na verdade criou um elemento de proteção para ser guardado em algum lugar do consulente, talvez escritório profissional ou mesmo a casa, muito embora esse tipo de defesa normalmente não mandam guardar em casa. Depois descarregar dois tridentes e imã seria contra a ecologia. Sugiro pois, que se faça essa pergunta à entidade para esclarecer. FMG

    ResponderExcluir
  110. ..."dois tridentes nas pontas de um imã e em seguida fizesse uma bola de argila em volta de tudo e entregasse com uma vela vermelha e preta."

    Pai Fernando Mucuiú.

    Esse trabalho tem haver com captação de energia?
    Porque os tridentes são feitos de aço. E o aço retém a energia. O imã é um receptor e a argila ( que contém água e terra) seria um elemento de movimentação de energia ou de descarga. É isso?

    Luna - RJ

    Mas se for isso mesmo não estaria ligado a saúde?
    Se eu estiver totalmete errada pode puxar a orelha.

    ResponderExcluir
  111. Parabens Alice.
    Pela sinceridade...
    Pela vontade de aprender...
    Pela humildade...
    Pela coragem....
    Sem misterios e sem soberba.
    Um pingo é letra pra quem sabe ler
    abracao
    Sidney Oliveira, Curitiba

    ResponderExcluir
  112. Olá pai Fernando,olá para todos do blog.
    Queria dizer que estou muito feliz e satisfeita por estar fazendo parte dessa corrente linda,
    E que darei o meu melhor para bem representa-los aqui no rio...E que venha o Amalá! Muito feliz!!
    Grande abraço Pai Fernando.


    Camila Vieira -RJ

    ResponderExcluir
  113. Ainda bem que eles entendem mesmo nossas faltas mais grotescar, né pai Fernando?
    Senão, já estaríamos todos abandonados.
    Saravá a sabedoria e a luz do Caboclo Junco Verde!
    bjo

    ResponderExcluir
  114. Luna, ferro e imã coberto com argila parece proteção para local. Em todo caso, é sóum palpite. Vamos aguardar a consulta à entidade. FMG

    ResponderExcluir
  115. Mucuiú, Pai Fernando e Mãe Alice!
    Perdoem a minha intromissão, mas li sua postagem sobre o trabalho com argila e lembrei que seu Beira-mar fez um trabalho com argila, imâ e prego. Numa gira de Ogum, apareceu uma consulente, trazendo estes elementos mais charuto, velas de Exu e se não me engano cachaça, para um trabalho. Eu, Béco, não entendi bem, mas ele fez o trabalho. Depois de feito , mandou entregar no cruzeiro do terreiro para os Exús. Não sei se esclarece alguma coisa, mas foi o que aconteceu. Grande beijo para você, Mãe Alice! Pai Béco de Oxóssi.
    Post escriptum : Fiz um comentário sobre isso no tema Trabalho com Argila.

    ResponderExcluir
  116. ola..vi essa parte no site mas não entendi mto bem:


    Uma das funções do médium é trazer os espíritos obsessores para o terreiro onde ele será encaminhado?

    Sim, isto acontece mesmo. Mas não espere que o guia diga que você está com um obsessor. Você tem que pedir, não para que o levem embora, mas sim para que encaminhem este espírito para um lugar de luz. Eles estão sofrendo por não saberem e se conscientizarem da situação em que se encontram, que não tem nada a ver como que a pessoa viveu na terra evolutivamente. As pessoas morrem e os seus espíritos ficam uns com consciência do desencarne, e outros não sabem que desencarnaram e ficam revoltados,com o estranho pouco caso que os encarnados lhes dispensam. Nós não podemos medir o estado do espírito pelo que ele foi quando ocupava o corpo carnal.


    COMO ASSIM? COMO QUE AS PESSOAS PERCEBEM QUE ESTÃO COM UM SER QUE PRECISA DE AJUDA??

    ResponderExcluir
  117. Mãe Alice meus cordiais parabéns ! Vc foi muito feliz em pedir ajuda e mostrar a todos a importancia desse gesto.

    Na minha opinião o que Seu João fez, foi firmar a entidade. Isso é elemento para dizer : - Sou eu que estou chegando.

    Acredito que se fosse perto de uma tronqueira, ele a colocaria lá.

    Eu entendi assim , como se a entidades estivesse dizendo : Cheguei, firmei, fiquei.


    Saravá !!

    ResponderExcluir
  118. Na segunda passada, Seo Folha Verde contou muitas historias, em uma delas, falou sobre os indios e caboclos que estavam na Umbanda. Se lembro bem e com exatidao disse Seo Folha Verde que os indios e os caboclos nos falam sobre as batalhas e as mortes referindo-se as situacoes de defesa e protecao. Contam pq que trazem um aprendizado para quem escuta. Nao falam pra intimidar ou se vangloriar, pois foi uma necessidade. Ha um sentido.
    Indios e Caboclos que mataram por matar, por ganancia, inveja ou por prazer nao sao chamados. Portanto, os que estao na Umbanda estao por opçao e nao por obrigacao.
    admira-los e respita-los é o minimo!
    abracos a todos
    Sarava Seo Folha Verde
    Sidney

    ResponderExcluir
  119. Jana, quando a mediunidade fica mais sensivel, fica nitida quando existe a presença ao nosso lado de um espirito que precisa de luz. FMG

    ResponderExcluir
  120. Andrea Destefani-Colombo-Pr17 de setembro de 2009 às 19:14

    Saravá Luna!!!!!!!!
    Olha Sidney, índios e caboclos quando falam transmitem uma luz maravilhosa ,em especial os de Oxóssi. Sempre falei pro pai Jussaro e agora confirmeiquando vi a Mãe Lucília recebendo certa vez, que o seo Folha Verde parecia que era uma energia de uma tribo inteira. Isto que vc expôs aqui era uma dúvida minha, portanto agradeço a sua sensibilidade em colocá-la!Saravá Sidney! Saravá seo Folha Verde!!

    ResponderExcluir
  121. Boa noite Pai Fernando. Mucuiú!

    Com relação a resposta da Jana...
    Um médium que tem essa sensibilidade e percebe essa " interferência" em seu cotidiano. E esse médium não tendo um lugar para trabalhar diretamente ou procurar um terreiro, o que ele faz? Já que essa interferência deixa um desconforto físico. Tipo: Aperto no corpo, peso,fraqueza, irritacão ( ele sabendo que não é dele e sim do espírito que está próximo) O que fazer quando não se tem um lugar para pedir ajuda? Ou até mesmo encaminhar de imediato esse espírito?
    Obrigada.
    Luna - RJ

    ResponderExcluir
  122. Luna, nós estamos falando de médiuns supostamente em desenvolvimento. Os que não estão em desenvolvimento se souberem perceber devem buscar ajuda em um terreiro. FMG

    ResponderExcluir
  123. Saravá Pai Béco, Mãe Alice e Pai Fernando,

    Este trabalho do seo João é imantação, lógico. Pra quê? isso seo João e o consulente é quem sabem. Quanto a entrega, com certeza, deve ser feita na porteira como determinou Exú, creio que aí não cabe questionamento.

    Digo isso pois aço é proteção, imã atração e argila elemento Terra. A entrega na porteira porque é o domínio dos Caveiras, divisa e pórtico entre este mundo e o outro.

    Pai Fernando está certo em sua primeira opinião, creio humildemnete e com muito respeito deve ser trabalho relativo a negócios. Exú pediu pra que seja entregue, também muito provável, para que o 'patuá' esteja no plano astral, acompanhando o espírito encarnado beneficiário do trabalho realizado. O arquiteto está entregando a planta da obra nas mãos do engenheiro, seo Omolú, para realização da obra.

    Sendo argila, Nanã será o terreno; aço por conta de Ogum, o mestre da obra; imã atração, campo magnético que é reino de Oxalá. Exu é o trabalhador que transforma estes elementos, materializando a obra.

    O Planeta em que vivemos tem um núcleo magnético, de ferro e níquel, recoberto pela crosta... Este 'despacho' parece ser um modelo da Terra, servindo de acordo com o merecimento do consulente quanto a seu pedido.

    A imantação pode ser pra atrair uma energia pra outro campo vibratório que não seja o do consulente. Grotescamente falando Exu está fazendo uma réplica da esfera na qual habitamos. Os motivos só Zambi sabe.

    Saravá! Malembe! Quem sou eu pra ir tão fundo nessa história?

    É apenas minha modesta e simplória opinião, colocada aqui em código decifrável por ordem de Oxalá.

    Mãe Alice, Pai Fernando, Pai Beco, hierarquia e corrente, estamos todos aqui aprendendo, e que assim seja. Tarefa mais árdua é a de quem ensina, obra da qual somos meros receptores e transmissores.

    O trabalho está correto como Pai Fernando cantou, Luna explicou e Pai Béco esclareceu. Só estou aqui fazendo a síntese compreensível, sem pretensão de ser dono da verdade, pois esta pertence a Aruanda e só Lá pode realmente ser encontrada.

    Saravá meu povo!

    p.s.: Minha intuição é o Robinson ir levar esta entrega na porteira.

    ResponderExcluir
  124. Boa noite a todos... :o)

    Pai Fernando, estava ainda agora conversando com uma amiga de outro Estado e ela estava comentando que ao final das giras de Exu ela sai do terreiro dela super 'masculinizada', não no sentido de homosexualidade, mas de energia masculina, de atitudes q não seriam de 'moça' e q essa energia só se 'dissipa' na menstruação... Achei isso estranho, mas nunca conversei a respeito com ngm do TPM, então posto no blog.. :o)
    Obrigada pelos esclarecimentos...

    ResponderExcluir
  125. Denise, não vejo nenhuma lógica a situação da tua amiga, principalmente o fato de desaparecer só na menstruação. Fico devendo essa porque não sei explicar. FMG

    ResponderExcluir
  126. Bom dia Pai Fernando, não sei se ja foi falado sobre isso por aqui, mas tenho uma pergunta sobre Ogum, não sei o nome certo se seria falanges de Ogum, linhas, queria saber se pelo ponto riscado dá para identificar se é Ogum Megê, ou Ogum Iara, etc... e como que o médium pode identificar isso melhor, se só com o tempo ou se tem alguma outra forma... e se o senhor puder esclarecer melhor sobre Ogum Iara em especial...
    grande abraço.

    Paula

    ResponderExcluir
  127. JOÃO EMERSON DA COSTA(CURITIBA,Pr)18 de setembro de 2009 às 12:00

    MUCUIÚ,PAI FERNANDO...QUEM NUNCA SE DEPAROU COM O NOME ESTRANHO DE UMA ERVA QUANDO LÊ A RELAÇÃO PARA BANHO DE DESCARREGO?EU TIVE QUE PESQUISAR PARA SABER OQUE ERA A ERVA DE NOME "TAPETE DE OXALÁ",EU IMAGINAVA UMA ERVA RARA...ACREDITEM É O BOLDO,TÃO POPULAR NÉ...PARA AS FILHAS D E IANSÃ QUE TB NÃO TEM CONHECIMENTO A TÃO RARA AÇUCENA NADA MAIS É QUE TIPOS DE LÍRIO,MAIS ESPECIFICAMENTE AQUELE LIRIO BRANCO QUE DÁ NA BEIRA DA ESTRADA AOS MONTES...CONVERSANDO COM A MIRTES,ELA ME DISSE QUE D ESCOBRIU QUE A TAL ERVA DE NOME,: ORIRI DE MAMÃE OXUM NADA MAIS É QUE AGUELA FLOR AMARELA QUE TEM MUITO NO LITORAL,GERALMENTE EM BEIRA DE CERCA...ENFIM CURIOSIDADES...SARAVÁ PAI MANECO

    ResponderExcluir
  128. Boa tarde Pai Fernando.
    Gostaria de um esclarecimento do sr sobre uma entrega q foi pedida para minha esposa a um tempo a atrás,foi pedido para fazer uma entrega para os ciganos,entre as coisas pedidas estava um maço de cigarros e uma caixa de fósforo,qual a utilidade dessas coisas na entrega,por exemplo as frutas e o vinho aberto eu entendo,mas o cigarro e a caixa de fósforo aberta,qual sua utilização.
    Eu comecei na semana passada a assinar a presença para poder entrar na gira de sexta,não vejo a hora de entrar,estou com 41 anos,e nunca é tarde para começar.
    Um abraço.
    Marcelo Ferreira

    ResponderExcluir
  129. Paula, é muito dificil fazer essa identificação, porque os Oguns de certa forma riscam os pontos da mesma forma. Eu não saberia fazer essa separação, mesmo porque não faz nenhuma diferença, porque Ogum é só Ogum. FMG

    ResponderExcluir
  130. Marcelo, não sei se foi o Rodrigo Fornos que me disse, mas achei muito legal a resposta que vou usar: a carteira do cigarro e a caixa de fósforo por que ficam abertas eu não, só sei que é assim... FMG

    ResponderExcluir
  131. Andrea Destefani-Colombo-Pr18 de setembro de 2009 às 19:27

    Me perdoe meu pai,mas Ogum, qualquer um deles ,é a maior maravilha de nosso mundo Umbandista.Não é só um Ogum. Sou uma orgulhosa filha de Xango/Yansã,não nego,mas ogum me cuida e me ilumina sempre,sejam as entidades ou sejam os encarnados como o sr. E olha Paula seja feliz com o Ogum que lhe cuida pois a defenderá sempre! Eu sei que é uma indiscrição tremenda meu pai ,mas conta pro Marcelo com quantos anos o sr. entrou pra Umbanda? Saravá povo blogueiro!

    ResponderExcluir
  132. Andréa, iniciei no espiritismo com 19 anos de idade e com 43 entrei para a Umbanda e se vcs descobrirem que eu tenho 73 anos então é só fazer as contas. Brincadeiras à parte, gosto quando fazem perguntas simples, por elas revelam que a pessoa que as faz tem vontade de aprender. FMG

    ResponderExcluir
  133. Boa Noite, Pai Fernando,
    Gostaria de saber sua opinião sobre a Fundação Cacique Cobral Coral e a médium Adelaide Scritore cujo trabalho é alterar o clima do Planeta em prol da humanidade e advertir a respeito da emissão do CO2 e o efeito estufa.
    Um fraterno abraço a todos,

    ResponderExcluir
  134. Claudio Henrique, a minha opinião sobre a Fundação Cobra Coral e a médium Adelaide Scritore, embora não conheça a médium pessoalmente, só pode ser igual a que todos os brasileiros têm sobre eles, de uma importancia enorme na nossa politica e que mereceu a atenção de varios presidentes brasileiros. FMG

    ResponderExcluir
  135. Nilzo, recusei teu comentário porque esse assunto não é do interesse das pessoas que participam do blog. FMG

    ResponderExcluir
  136. Aline - Morro de Sao Paulo - Ba18 de setembro de 2009 às 22:42

    Mucuiu Painho!
    Boa noite irmaos de corrente!

    Estou muuuuuuuuuuuuito feliz esta noite. Minha irma foi operada esta tarde. Acabou nossa agonia.

    Quero dizer que teria sido muito mais dificil e aterrorizante, se nao tivessemos obtido tanta ajuda desta e de outras correntes de amor, solidariedade e caridade.

    Ela passa bem. Foi extirpado todo o tumor, sem danos para ela. Muita chance de nao haver sequelas, como ela tanto temia.

    Obrigada a vocês todos meus amigos, encarnados e desencarnados.
    Graças a corrente puderam todos trabalhar a favor da nossa familia.

    Sarava a todas as linhas da Umbanda e da Quimbanda!
    Sarava à familia do blog!
    Sarava a todos os amigos que estiveram proximos de mim neste momento!
    SARAVA JOAOZINHO, POR TANTO AMOR E CARINHO! SARAVA AO CABOCLO DA PRAIA!

    ResponderExcluir
  137. Aline - Morro de Sao Paulo - Ba18 de setembro de 2009 às 22:47

    Mucuiu Painho!
    Irlem,
    Obrigada pelo apoio. Agora tudo acabou. Tudo foi perfeitamente organizado pelas forças espirituais de plantao!

    Espero que tudo esteja correndo tranquilamente para seu irmao. Desejo para ele e para todos nos, saude.

    Sarava!
    Aline

    ResponderExcluir
  138. Pai Fernando, escrevi para o Senhor sobre um amigo que tenho levado na gira de quarta feira, especialmente na última quarta ele estava muito revoltado e negativo... desde então tenho sentido meu humor variando muito mais q o normal, normalmente sou bem humorada, acordo bem, passo o dia bem, durmo bem tarde, mas bem tb... Até minha Luma já tá dura denovo... Gostaria de saber se nesse caso, é possível tomar aquele bainho de descarrego doméstico e se uma defumaçãozinha em casa tb é liberada? :o)))

    Obrigadinha... beijinhos, Dê

    ResponderExcluir
  139. Mauro Monteiro - Rio de Janeiro19 de setembro de 2009 às 00:48

    Mucuiú Pai Fernando !!

    ------------------------------------------------
    Gostaria de fazer um comentário sobre esse post da Jana :


    (..)Sei que assim como nós as entidades também estão em proceso evolutivo, o que prova que grande maioria tem alguma missão ainda assim! Por ex: eles já estiveram entre os encarnados...independente da época região e
    td mais, e pq não vieram novamamente como encarnado?? (...)

    -----------------------------------------------

    Achei interessante o questionamento, e vou postar minha visão sobre.

    O objetivo de ser espiritual, é o de alcançar um estágio evolutivo e sábio a ponto de não precisar reencarnar mais. A mediunidade é uma forma de acelerarmos o pagamento de nossas faltas ( desde que a mediunidade seja conduzida da maneira correta, obedecendo o principio real, ou seja como missão ).
    Atingir esse ponto como espírito pode levar tempos diferentes a cada ser , quando humano; porém, todos partimos do mesmo ponto.

    Nascer, crescer e morrer -desencarnar - (FISICAMENTE), e nesse trajeto cada um através de seu livre arbitrio colabora ou atrapalha esse processo de libertação espiritual de acordo com suas atitudes bem como valorizar sua importância para o mundo. Um ser resignado, integro, humilde, que não dê asas ao remorso, as mágoas, que respeite Deus acima de todas as coisas enfim, uma série de comportamentos que o ajudem a caminhar rumo a término expiatório e possa viver em um plano astral,sem doenças, guerras, e outros sentimentos que aarapalham a vida da humanidade.

    Quanto as entidades, elas vivem no “céu” delas, que se chama Aruanda, local que deve ser bastante calmo, porém agitado, aonde a reencarnação não existe mais. ( Acredito eu )

    O nivel de aprendizado e o trabalho que é denominado a esses espiritos, de transpassar a barreira espiritual cósmica da Terra e vir ao auxilio de quem precisa , nos demonstra bem como somos dependentes de ajuda, e como essa ajuda é valiosa. Eles aprendem muito com as vibrações terrenas, com seus problemas.

    A vinda deles até aqui oferecem subsidios que os levam sempre aprender como lidar com dificuldades novas , já que muitos possuem em seu cascão, ensinamentos gravadosque nunca cairão em desuso.

    Por serem trabalhadores do espaço, esses espiritos, ( me refiro sempre aos espiritos da Linha Vibracional de Umbanda, espiritos responsáveis e da horda dos trabalhadores do bem )tem a Terra como campo fértil de trabalho duro,já que aqui parece ser um presidio espiritual aonde precisamos nos libertar, mudando nossas atitudes e valorizando a vida como forma de não precisarmos mais voltar pra cá.

    Em razão disso, na minha cabeça, a reencarnação e a ajuda vindo do Alto, de Aruanda, com a companhia de nossos guias nos reforçam um ponto bem interessante :

    Se eles não reencarnam mais, e por mais de um século, nos auxiliam aqui na Terra, com seu árduo trabalho, sem cansar nem reclamar, por que somos ajudados por eles ?

    Me atrevo a responder : O canal da percepção humana é muito pequeno. E isso só saberemos na hora de nossa passagem. Eu acho que já sabemos de bastante coisas. Só nos resta, trabalhar e os ajudar a prosseguir, juntos. Todos juntos, nossos guias, com seus cavalos, e todos as pessoas que acreditam no Sagrado, e que um dia na hora da passagem possa olhar para trás e dizer : - valeu a pena.

    Saravá !!!

    ResponderExcluir
  140. Andréa Destefani- Colombo-Pr19 de setembro de 2009 às 01:19

    Pai Fernando existem pessoas que trabalham com energia de uma forma muito sutil e traiçoeira,que acabamos somente por perceber na medida em que vamos prestando mais atenção em todo o movimento espiritual à nossa volta, inclusive dos vivos. Já vi pessoas que manipulam sua própria energia, de caso pensado, pra que ela se expanda num ambiente e sejam notados sem fazerem absolutamente nenhum esforço. Conseguindo seu intento ,parecem que sugam a energia de seus ouvintes. São pessoas de uma cultura grande e de grande conhecimento espiritual e em vários locais diferentes as conheci.
    1.Isso é um tipo de obsessor vivo,não seria?
    2.Que tipo de retorno tem um manipulador destes?
    3. A pessoa que pensa ter controle total da sua energia e acha que pode manipular e "sugar" a do próximo pode estar sendo vítima de obsessores, ou pode ser do próprio carater exibicionista?
    4.Existe uma receita pra gente dormir e parar de ficar enviando perguntas a essa hora pro sr?(essa foi de brincadeira, mas perdi meu sono pensando nisto)
    Saravá!

    ResponderExcluir
  141. Denise, o banho de ervas sempre é bom tomar, mas a defumação não é caso. Se existe alguma energia negativa está dentro do teu perispirito e não dentro da tua casa. Sugiro que vc vá na gira e tome uma vibração lá. FMG

    ResponderExcluir
  142. Andréa, não acredito que esse tipo de pessoa que vc descreveu que tenha consciencia ou intenções definidas para extrair energias das pessoas no mesmo ambiente e se tiver que consiga fazer isso. Na verdade são pessoas necessitadas, carentes e com energias fracas e quando encontram pessoas melhores acabam sugando alguma energia em seu beneficio, mas sem causar mal à pessoa que cedeu a energia, exceto no instante que isso aconteça, como se fosse um leve mal estar. Quanto ao fato de ser pessoa de cultura e vasto conhecimento espiritual não o livra de ser uma pessoa fraca e sem senergia. Sempre digo que para conhecer a espiritualidade basta a pessoa ter boa memoria e ler bastante. Agora ser espiritualizado é diferente, independe do conhecimento e da cultura, mas só de seus sentimentos de caridadew e amor. Quanto a perder a insonia é só levantar, sentar no computador e mandar as perguntas. FMG

    ResponderExcluir
  143. Bom dia Pai Fernando,obrigada pela resposta,simples,objetiva,realista e direta.
    agaostaria de fazer uma pergunta ou sugerir uma ideia.Sou uma "nova medium" que esta iniciando/retomendo os estudos espiritas-umbandistas.Algumas casa espiritas desenvlvem grupos de estudos para "variso niveis" como uma escolinha que "forma" e orienta seus "filhos" , o que o senhor pendsa sobre isso em relacao ao preparo dos mediuns no sentido de orientacao,cuidado em sua fase de "formacao"?

    ResponderExcluir
  144. Bom Dia, Pai Fernando,
    O Sr. algum dia teve experiências de viagem astral e nestas conheceu lugares que depois confirmou as características físicas destes locais?
    Um fraterno abraço a todos,

    ResponderExcluir
  145. Andréa Destefani-Colombo-Pr19 de setembro de 2009 às 11:59

    O sr tocou num ponto bem interessante. Veja meu Pai até concordo com que a Luna fala que temos que estudar, que ela queira montar uma apostila, acho bem válido mas fiquei pensando em outro aspecto ,e eu acho que é o primordial, da Umbanda.Já li e estudei algumas religiões e o que me faz amar tanto a Umbanda é justamente a sua simplicidade e a riqueza que há nessa simplicidade. Uma gira composta por pessoas que não sabem ler tem tanto valor, e as vezes eu creio que surte mais efeito pela fé simples, quanto uma gira de pós graduados. Posso ler todos os livros de Umbanda,mas se o sr. me passa uma experiência sua numa conversa isso tem um valor inestimável no meu desenvolvimento. Se uma entidade, e todas fazem isto, me dá um conselho simples sobre um caminho diferente a ser tomado ou um modo diferente de pensar e eu aceito e me modifico eu cresci.
    Vou lhe contar uma das minhas experiencias mais bonitas dentro do TPM e que me provou que as entidades sempre estão nos escutando. Estavamos emtres pessoas conversando antes de uma gira na terça.Uma destas pessoas começa a me falar dos registros akáshicos e coisas afins, aí o menino que estava ao meu lado perguntou a esta pessoa o que era o que estávamos conversando. A pessoa respondeu que aquele tipo de conversa era só para pessoas com um nível superior de conhecimento, o que deixou muito triste o menino. Eu nesta minha delicadeza peculiar respondi ao menino que era um monte de besteiras que aprendi a vinte anos atrás ,mas que na Umbanda não tinham tanto valor porque na Umbanda não há nada oque não se possa aprender, porisso estava aqui ,por ela ser infinitamente superior.O mais legal disto tudo é que seo Tucuruvu, sem o Pai Jussaro saber desta conversa, fez um cruzamento de capitão naquele dia fazendo um discurso imenso sobre o que eu havia ha poucos minutos comentado. Não há nada de secreto na Umbanda e este menino teve sua fé aumentada em mil, pois tem a certeza absoluta que seo Tucuruvu estava ali ouvindo nossa conversa sem notarmos.
    Eu acho que quando um pai ou mãe de santo ,como o sr. mesmo falou, agem na caridade e no amor eles acabam passando seus conhecimentos aos seus filhos de corrente aos poucos, na prática do dia a dia porque a Umbanda precisa de muita observação e sensibilidade pra aprender.Acredito também que as perguntas vão vindo na medida que desenvolvemos nosso conhecimento e vamos formulando nossa própria idéia do que seja a nossa religião, apesar de acreditar também que a gente só consiga ver uma ponta do que ela é na totalidade. Espero que me corrija se falei besteira.Saravá.

    ResponderExcluir
  146. mucuiu Padrinho.
    Tudo bom com o senhor ?
    Aline.
    Que bom. Fiquei muito feliz com a noticia.
    Axé.

    kiko da praia.

    ResponderExcluir
  147. Afrânio - Ceará

    Pai Fernando, um tempo aqui atrás tava eu num centro espírita kardecista, dialogando com o Presidente do referido centro, fervoroso espírita por sinal; daí eu discuti um pouco sobre a força da Umbanda, os elementos que porventura são utilizados por nossas entidades e o mesmo me falou algo que me fez pensar, ele afirmou assim: "Afrânio, muitos espíritos que trabalham na Umbanda, também trabalham no kardecismo, porém com uma roupagem fluídica diferente; e vou te dizer algo: a entrada dos centros espíritas kardecistas são guardados pelos Exus" - isso me deu a entender, que ele quis dizer, que mesmo não tendo os elementos magísticos, como existe numa tronqueira num terreiro de Umbanda, os Exus estão nas protas dos centros kardecistas, realizando o memso trabalho de defesa e guarda do espaço.
    Pai Fernando, o que o senhor acha desse comentário do meu amigo kardecista?

    Salve nossa Umbanda!

    ResponderExcluir
  148. Boa tarde Pai Fernando.
    Primeiro gostaria de agradecer a Andrea Destefani,eu tinha esquecido com quantos anos o Pai Fernando tinha entrado para umbanda,e olha q li o livro dele..rsrsrsrs.
    Pai gostaria de perguntar uma coisa q está me deixando confuso,eu sempre tenho ido a gira,acontece mtas vezes comigo de eu voltar pra casa e as vezes venho mto feliz e as vezes volto triste,nao sei o q acontece para eu voltar triste,nao acontece nada de estranho na gira,simplismente ou volto triste ou alegre,o q pode estar acontecendo,mais uma coisa,eu ainda nao entrei para corrente,to na segunda semana de assinatura na secretaria,faltam mais 5 semanas,obrigado ao Sr.

    Marcelo Ferreira

    ResponderExcluir
  149. Boa tarde Pai Fernando, é a primeira vez que estou postando, mas sempre leio o seu blog, estou me preparando pra entrar pra gira da mãe Rita, frequento sempre as giras, e nos passses sinto muita vibração, e várias vezes vou embora pra casa com uma sensação de como alguma coisa ficou imcompleta, não sei se esse sentimento é meu ou da entidade que está comigo, gostaria de saber se existe alguma coisa que possa ser feito para melhorar essa sensação, desde já agradeço, muito axé.

    Marinete.

    ResponderExcluir
  150. Pai Fernando... Irei hj a noite no terreiro, se tiver vibração eu entro. Obrigada!!!!
    Mas como sabemos quando é o caso de fazer defumação? Apenas qdo as entidades pedem??? :o)))

    Beijinhos e obrigada denovo, Dê

    ResponderExcluir
  151. Rejane, esta preparação além de boa é muito importante. Aqui também fazemos isso. FMG

    ResponderExcluir
  152. Claudio Henrique, viagem astral, ao menos comigo, acontece no mundo paralelo, sem possibilidades de confirmação. FMG

    ResponderExcluir
  153. Andréa, ninguém faz pergunta para fazer graça. Faz, porque quer uma resposta. Eu, quando sei, respondo com o maior prazer. FMG

    ResponderExcluir
  154. Afrânio, acho perfeita a resposta. FMG

    ResponderExcluir
  155. Marcelo, é provavel que sobre algumas vibrações de entidades que foram encaminhadas para o plano do conhecimento. Mas fique tranquilo que com o tempo isso desaparece. FMG

    ResponderExcluir
  156. Andréa Destefani-Colombo-Pr19 de setembro de 2009 às 22:05

    Não coloquei neste sentido meu pai, mas acredito nisto que falou. Eu tentei dizer que à medida que aprendemos perguntas diferentes vão surgindo.Falei mais que o homem da cobra.Amo o sr.

    ResponderExcluir
  157. Marinete, seja bem-vinda no blog. O teu caso é identico do Marcelo, com uma pequena diferença: a tua vibração não é de entidade, mas do lugar. Depois que vc começar a frequentar tudo ser normaliza. FMG

    ResponderExcluir
  158. Denise, fazer defumação só quando eu autorizo. FMG

    ResponderExcluir
  159. Pai Fernando,boa noite.
    Frequento a umbanda a mais de 10 anos,agora me apareceu a possibilidade de estar dentro de um terreiro,mas tenho um medo enorme que nao sei explicar.
    Ao mesmo tempo que sei que posso ajudar e quero,tenho medo,pois conheço varias estorias que sao muito tristes,pessoas que se envolveram e se decepcionaram,nao com a religiao,mas com a forma que as pessoas a conduzem.
    Pai nao sei o que fazer me sinti numa encruzilhada sem saber qual direção seguir ,me ajude?

    ResponderExcluir
  160. Boa noite meu pai. Mucuiú!

    Estava lendo os posts e pensei...Respondo ou não?!

    Então estou eu aqui.

    Vamos falar de estudos? Mas na Umbanda??? Pra que, se a Umbanda se aprende na prática!
    Então o que estamos fazendo aqui, Sendo curiosos com um pai de santo que tem quase 2000 médiuns?
    E saber qual é o segredo dele? Hummmm....

    Os estudos, as apostilas, os livros, os cursos , os debates...Pra que servem pra mim??? Não para aprender a fazer Umbanda. Porque quem faz são as entidades.
    Bom, pra mim serve para que eu aprenda de uma forma simples e clara qual a religião que eu sigo. Não de uma Umbanda engessada. Mas de uma espiritualidade ampla e infinita que rege a Umbanda.
    Mas pra que eu preciso estudar se sou médium? Pai de santo, Pai pequeno? Mãe pequena? Capitão e etc...
    Médium = Mediador de "algo". Um semi-Deus? Aff!!!! Longe disso.

    Uma pessoa que vêm pré disposta a um dia emprestar seu corpo e seus dons aos espíritos, Pra que eu, como ser humano possa APRENDER a simplicidade, o amor, a paciência, o perdão, a generosidade, a gratidão, o altruísmo, a humildade e etc...E etc...

    Então me vêm alguém e me fala...Mas eu tenho 30 anos de Umbanda. Não preciso aprender nada! Pois bem, faltou a humildade, e a boa vontade de aprender algo novo...rsrsr

    Brincadeiras a parte. Mas as entidades em seus trabalhos mediúnicos tiram o nosso melhor como ser humano. E se não cuidarmos, tbém o nosso pior...Ai que entra a mistificação, a troca, a arrogância, a prepotência e a auto suficiência.

    Eu só tenho 33 anos ( aff me dedurei! ) mas de certo, eu estudo para aprender e dividir o que é ilusão e o que é verdadeiro dentro da uma espiritualidade pura.
    Óbvio que uma pessoa pode sim passar ótimos ensinamentos ( como pai Fernando ) mas do que adianta eu escutar, saber e não interiorizar tal aprendizado? Porque jogar o nosso melhor ( que são as nossas pérolas) para os porcos é fácil. Mas jogar as nossas pérolas a pessoas que verdadeiramente queiram ser pessoas melhores em todas as áreas, ai sim é o grande segredo.

    PORQUE RELIGIÃO SEM REFORMULAÇÃO PESSOAL, E SEM REFORMA ÍNTIMA DE NADA VALE...DE NADA!

    E estou aqui porque sou cheia, mas cheia de defeitos. Mas quero muito quando fizer minha passagem para outro plano, levar pelo menos - 50% deles.

    AXÉ - LUNA - RJ

    ResponderExcluir
  161. ...Rapidinho pai Fernando...Não quero ser longa.

    Mas vou dar um exemplo bem simples.
    Hoje estava eu voltando com a minha familia do mercado.
    E eu como penso e penso. Estava arquitetanto como fazer o terreiro daqui ter uma renda ´própria legal. Então pensei: Posso mandar fazer umas camisas do pai Maneco. Mas qual frase? Qual desenho...? E isso pensando e pensando...SÓ que minha filha de dois anos e três mêses estava sentada no meu colo, "lendo" uma revistinha de peixinho. E ai??? Ai ela do nada me solta " cuia cuia Akuan, a luz xol manhã"

    Então eu como médium poderia pensar, caraca! Estava pensando em qual desenho do Seo Akuan estampar na camisa e ela me solta essa música? Como assim? Minha filha é vidente? Minha filha é sensitiva? Nossa! Nossa! Nossa! (rs)

    Então vou desmistificar essa hipótese.
    Em cima de nós passam correntes elétromagnéticas segundo a segundo. E essas correntes de energia captam toda e qquer informação energética. Inclusive nosso pensamento que tbém é uma energia vibracional. porque esse pensamentos gera sentimento e emoção. Então essa corrente pega e passa adiante. Entenderam? O porque a pequena pegou a informação de seo Akuan?
    Pronto! Isso não tem haver com a Umbanda própriamente, mas com física da vida. E se eu não estudasse com certeza eu iria mandar um post para Pai Fernando pedindo ajuda para ajudar a "suposta" mediunidade aflorada de uma criança de dois anos.

    Axé - Luna - RJ

    ResponderExcluir
  162. Alexandra, se vc seguir a Umbanda pelos espiritos, jamais vai se decepcionar, mas se entrar pelos amigos e pessoas, é melhor então ficar de fora. FMG

    ResponderExcluir
  163. Luna, vou responder no tópico Tema Livre 20. FMG

    ResponderExcluir