quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

UMA PESQUISA - CONSCIENTE OU INCONSCIENTE?

Muitos assuntos da mediunidade precisam ser ditos e conferidos, ao menos para nos dar subsídios para transmitirmos aos que dependem de nós. Sempre impliquei com os médiuns que não dizem, por motivos diversos, toda a verdade que acontece durante suas incorporações. Conto em meu livro que surpreendi todos meus irmãos de corrente quando durante uma gira de desenvolvimento contei que eu era médium consciente. Na verdade todos se diziam inconscientes. Isso aconteceu por falta de informação. Ninguém lhes disse que era comum ser médium consciente. Mentiram, mas temos que entender que se eles revelassem o que não sabiam podiam ser afastados da gira. Um dizia para o outro que não se lembrava de nada durante as incorporações e o outro dizia que também lhe acontecia isso. Mentiam por medo e tinham medo porque não eram informados. Hoje não se admite mais isso. Os dirigentes têm a obrigação de informar e ensinar tudo que sabem. E eu quero saber qual a proporção entre os médiuns inconscientes e conscientes. Acho uma excelente oportunidade o blog receber essas informações. Peço que todos comuniquem para esse tópico respondendo : sou médium consciente ou sou médium inconsciente. Não vale dizer às vezes esqueço ou às vezes me lembro. É sim ou não. E também não precisam fazer comentários. Vamos à pesquisa. Estou aguardando ansioso. À medida que for recebendo vou publicando para daqui uma semana conhecermos essa proporção. FMG

80 comentários:

  1. Paulo Martins - curitiba - gira de sexta feira TPM

    Mucuiú Pai Fernando!

    Sou médium consciente.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Ana Carolina Fernandes Dias12 de fevereiro de 2010 às 02:21

    Pai Fernando
    Sou médium consciente. Tanto que até tenho medo de atrapalhar demais a incorporação.

    Mas por duas vezes eu fui 'apagada' em giras de esquerda e isso não foi nada agradável. É terrível a sensação de não saber o que aconteceu, o que você fez, depender do que te dizem para saber que tudo correu bem e ainda assim ficar na incerteza. Foi estranho porque saí 'colhendo informações' sobre o que tinha acontecido na gira e o que ouvi foi que eu estive muito bem. Uma pessoa chegou a dizer que a entidade continuou uma conversa que havia começado no outro terreiro, em outro médium, muito tempo antes. Só que, para mim, incorporar assim não serve. Porque eu quero trabalhar COM e não somente PARA. Eu quero aprender junto, crescer com as lições do espírito. E principalmente: eu quero ter plena consciência e direito de escolha - exercer o livre arbítrio mesmo. E saber o que eu fiz e escolher o que deixo de fazer. Nem que para isso eu tenha que ser um cavalo 'menor'.
    Na época, falei com a Mãe Lucília sobre os "apagões" e ela me sugeriu fazer um amalá para a entidade. Deu certo, refleti muito, percebi que estava tolhendo demais o espírito, que é um tanto quanto diferente de mim e tem lá um jeito próprio de trabalhar que não foi fácil para acostumar/domar este cavalo aqui.

    Final feliz: fiquei 'de bem' com a entidade, passei a censurá-la menos e em troca ela passou a se comportar "como uma lady", como diz brincando (e rindo gostoso). Ex: os palavrões quase sumiram e a pinga que ela tanto gosta agora assumiu o verdadeiro lugar de elemento de trabalho. Acho que fui domada. Melhor suportar um palavrãozinho ou outro a ter que ser apagada de novo, hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Ana Carolina Fernandes Dias12 de fevereiro de 2010 às 02:23

    Ah, mais uma coisa que lembrei...
    Logo que comecei a trabalhar no toco, o boiadeiro em duas ocasiões bateu na minha testa dizendo (no meio da consulta) que eu não precisava participar daquela parte e de fato, dessas duas vezes eu nada lembro. Mas foi breve e nada assustador. Dá para dizer que por um breve período de tempo ele me deixou inconsciente. Nessas vezes não incomodou. Mas ainda prefiro saber o que se passa...

    ResponderExcluir
  4. Dia 12, 7:34 ; 3 conscientes e 0 inconscientes. FMG

    ResponderExcluir
  5. Fernanda Garcez- Floripa SC12 de fevereiro de 2010 às 09:47

    Sou consciente. Nunca tive experiência de inconsciência em incorporações.

    ResponderExcluir
  6. Pai Fernando, mucuiu!
    Sou médium consciente!
    Saravá,
    Rodrigo Fornos - Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  7. Pai Fernando eu sou medium plenamente consciente e isso nao me incomoda em nada

    ResponderExcluir
  8. Fabiana Bassetti - Curitiba12 de fevereiro de 2010 às 10:38

    Mucuiú Pai Fernando! Bom dia!

    Sou médium consciente.

    Beijos

    Fabiana

    ResponderExcluir
  9. Pai Fernando,

    Sou médium consciente!!!

    Monique gira de sexta

    ResponderExcluir
  10. Claudinei Oliveia ( Curitiba )12 de fevereiro de 2010 às 12:40

    Mucuiu Pai Fernando..

    Sou Mediun totalmente Conciente...

    e isso as vezes dá um certo medo mas logo a entidade da um geito de mostrar que ela é q esta ali..
    Claudinei - Curitiba

    ResponderExcluir
  11. salve pai fernando

    sou médium consciente.
    cada vem mais consciente...

    forte abraço

    saravá

    ResponderExcluir
  12. Mucuiu Paizinho!!!!!

    Sou médium consciente.(gira de terça-feira)
    Marcia Cinto

    Saravá

    ResponderExcluir
  13. Também sou médium consciente...
    Abraço!
    Fernanda - Curitiba/ PR

    ResponderExcluir
  14. Olá Pai Fernando.
    Sou médium consciente.

    Saravá

    ResponderExcluir
  15. Dia 12: 16:45 horas
    Médiuns conscientes 11 somados com 3 anteriores, total de 14.

    Médiuns inconscientes 0

    ResponderExcluir
  16. Desirée - Curitiba -PR12 de fevereiro de 2010 às 16:58

    Desirée - Médium consciente.

    ResponderExcluir
  17. Mucuiu Pai Fernando.
    Então... este assunto é realmente importante e complexo. Sou consciente. Isso me incomodava muito, é dificil dicernir entre intuição, ou coisa que o valia, e opinião própria. Isso gera muito medo em todos nós. Principalmente quando se inicia, e quando a casa não nos da a instrução que recebemos no T.P.M. Uma vez questionei isso em uma outra casa que frequentava, e me disseram. "Quando você está incorporado, não saem de sua boca coisas das quais você não pensou, ou não imaginava falar?" E isso foi bastante esclarecedor. As vezes somos questionados sobre corpo, mãos encravadas em caso de exú, etc. Mas quanto ao corpo, sinto que é uma energia que se faz presente, e sem forçar-mos nada, o corpo reage a tal energia. Só mesmo sentindo pra entender tudo isso, e mesmo assim, as vezes ainda é muito complicado. Por outro lado, acredito que abrir para os consulentes a questão da consciência, pode ser um agravante, pois tal situação pode gerar incredulidade nas incorporações, ou nas consultas. É do ser humano gostar da magia, do oculto, da fantasia.
    Sou consciente, e isso é uma soma de meus conhecimentos e da intuição recebida pelos espíritos, além do resultado corporal das vibrações emanadas por eles.
    Anderson Matos
    Gera da Mãe Rita - sexta-feira.

    ResponderExcluir
  18. JOÃO EMERSON DA COSTA12 de fevereiro de 2010 às 19:02

    PAI FERNANDO, SOU CONSCIENTE,POR ISSO SOU DA UMBANDA PÉS NO CHÃO,DO PAI MANECO.SARAVÁ

    ResponderExcluir
  19. Dia 12 - 21:55
    Conscientes : 2+14= 16
    Inconscientes : 0
    FMG

    ResponderExcluir
  20. Mucuiú Pai Fernando!

    Consciente!!

    Leonardo (Curitiba)

    ResponderExcluir
  21. Mucuiu Painho!!!
    Saudades!!!
    Sarava Blogueiros!!!

    Sou medium consciente.

    ResponderExcluir
  22. Sou medium consciente!!

    Sergio, gira de segunda!!

    ResponderExcluir
  23. Consciente!

    Saravá!

    Frederico Abreu

    ResponderExcluir
  24. Olá Pai Fernando...

    Sou Medium consciente...

    Totalmente consciente...

    Beijos...

    Isamara

    ResponderExcluir
  25. nova no toco, mas consciente! ehhehe.

    e devo dizer, meu pai de santo, que ao longo da semana esqueço, sim, muitas vezes o conteúdo das conversas.
    o que não quer dizer que em nenhum momento da incorporação eu não saiba o que está acontecendo ou o que estou fazendo. pelo contrário: até agora sempre estive muito lúcida e presente em tudo.
    então, acho que, no meu caso, o esquecimento é culpa da minha memória seletiva. ehehe.

    bjo!

    ResponderExcluir
  26. Dia 13 - 14:10 hs
    Conscientes : 7+16 = 23
    Inconscientes : 0
    FMG

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Pai Fernando e amigos do blog, sou médium consciente.

    Beijinhos, Dê

    ResponderExcluir
  28. BOA TARDE!EU SOU MÉDIA CONSCIENTE!!!MAS ESQUEÇO AS CONVERSA DOS GUIAS C/AS PESSOAS!POREM 1 VEZ TIVE UMA ESCURIDÃO NAS VISTAS E CAI AO CHÃO POR SEGUNDOS.ISSO SERIA O MÉDIUN INCONSCIENTE?A REAÇÃO É ESTA?OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  29. Como vai Pai Fernando: meu nome é Sheila e
    participo da gira de quarta, do Pai Léo.
    Conforme solicitado informo que após mais de
    25 anos de mediunidade, sempre fui médiun
    consciente, e isso sempre me incomodou, pois
    não queria interferir na comunicação. Abraços

    ResponderExcluir
  30. Salve Baba!
    Sou médium consciente.
    Não posso mentir, já tive perda de consciência em alguns trabalhos no meio.
    Axé

    ResponderExcluir
  31. Dia 14 - 8:10 hs
    Conscientes : 23+5 = 28
    Inconscientes : 0
    FMG

    ResponderExcluir
  32. Mucuiú!
    Médium consciente.
    Maré de Oxóssi

    ResponderExcluir
  33. Mucuiu.
    Sou Médium Consciente.

    E usando das palavras do querido irmão Marcio Bellé "Cada vez mais consciente".

    Saravá

    ResponderExcluir
  34. E Pai Fernando voce tinha razao o numero de mediuns conscientes e muito maior que de mediuns inconscientes como voce mesmo disse a maioria e tudo consciente mesmo sao muito poucos aqueles que sao inconscientes meus parabens voce e um exemplo de pai de santo

    ResponderExcluir
  35. Mucuiu
    sou médium consciente =)

    ResponderExcluir
  36. Dia 15 - 8:20 hs
    Conscientes : 28+4 = 32
    Inconscientes : 0
    FMG

    ResponderExcluir
  37. Mucuiu Padrinho.
    Muito boa essa bellé.
    Me ponha na conta de mais, por favor.
    axé.
    kiko.

    ResponderExcluir
  38. Mucuiú meu Pai de Santo,

    Sou médium consciente, pode somar mais um.

    Agô dindo! -)---> Aproveito o ensejo pra transcrever aqui um texto que o Paulo Coelho publicou hoje no blog dele, uma lenda, que achei sensacional. Se vc não gostar apenas some mais um médium consciente em sua conta ok?

    Como manter o inferno cheio

    Conta uma lenda tradicional que, no momento em que o Filho de Deus expirou na cruz, foi diretamente ao inferno salvar os pecadores.

    O diabo ficou muito triste.

    - Não tenho mais função neste universo – disse Satanás. – A partir de agora, todos aqueles que eram marginais, que trangrediram os preceitos, cometeram adultérios, infringiram as leis religiosas, todos estes serão enviados diretamente ao Paraíso!

    Jesus olhou para ele e sorriu:

    - Não se lamente – disse para o pobre diabo – Virão para cá todos aqueles que, por se julgarem cheios de virturdes, vivem condenando os que não seguem minha palavra.

    “Espere algumas centenas de anos, e verá que o inferno estará mais cheio do que antes!”

    Fonte: Texto publicado por Paulo Coelho em 14 de fevereiro de 2010 - http://paulocoelhoblog.com/2010/02/14/como-manter-o-inferno-cheio/

    Saravá!

    ResponderExcluir
  39. Dia 15 - 16:30 hs
    Conscientes : 32=3 = 35
    Inconscientes : 0

    Somei mais um no total porque é a minha declaração, sou consciente. Como o Ronald é pai de santo, neste tópico são duas declarações de pai de santo.Pé no chão é isso. FMG



    FMG

    ResponderExcluir
  40. Mucuiú pia Fernando...

    sou medium de sexta..e sou Consciente...!!!


    Gilberto de oxossi...

    saravá.

    ResponderExcluir
  41. Mucuiú Pai Fernando:
    Como o srº sabe a minha caminhada na Umbanda é recente,e por consequência estou cheia de questionamentos,os quais fazem do médio novo na Fé ,inseguro com sua maneira de trabalhar,e uma das minhas preocupações era essa "ser consciente",tinha medo de não estar fazendo as coisas certas.
    Más esta semana ,aconteceu dois fatos ao mesmo tempo que me tranquilizaram,a sua pesquiza,e uma histórinha em um livro que estou lendo(Iniciação a Umbanda-Ronaldo Linares e outros), que se o srº permite vou relatá-la:
    FAÇAMOS DE CONTA QUE NOSSO CORPO É UM AUTOMÓVEL,E NOSSO ESPÍRITO O MOTORISTA QUE O CONDUZ,IMAGINEMOS ENTÃO ,OUTRO ESPÍRITO QUE NÃO TEM MAIS O SEU AUTOMÓVEL(CORPO FÍSICO),E "PEDE" O NOSSO EMPRESTADO,MAS COM A CONDIÇÃO,DE QUE NÓS TB PARTICIPEMOS DA VIAGEM,VAMOS ENTÃO PARA O BANCO DO PASSAGEIRO.COMO NÃO SABEMOS COMO "ELE DIRIGE",AS PRIMEIRAS VIAGENS ,FICAREMOS APREENSIVOS,ATÉ NOS CERTIFICARMOS QUE ELE É "UM BOM MOTORISTA" E NÃO VAI CAUSAR DANOS AO "NOSSO PATRIMÔNIO",MÁS PASSANDO ALGUM TEMPO,E PERCEBENDO A HABILIDADE DO "NOVO CONDUTOR",VAMOS PEGANDO CONFIANÇA NO TRAJETO QUE ELE EXECUTA,PODE ENTÃO ACONTECER DE NOS "DISTRAIRMOS OLHANDO A PAISAGEM,OU ATÉ TIRARMOS UM COCHILO",E ISTO FAZ COM QUE AS VEZES NÃO NOS LEMBREMOS DE TODOS OS DETALHES DA VIAGEM,O QUE NÃO QUER DIZER QUE NÃO ESTAVAMOS LÁ O TEMPO TODO,"PARTICIPANDO DA MESMO PASSEIO"
    Saravá Meu Pai:
    Cleópatra

    ResponderExcluir
  42. Camila Guimarães - consciente.

    ResponderExcluir
  43. TOTALMENTE CONSCIENTE.

    Pai Fernando, na conta total esqueceu de contar vocÊ mesmo.

    Saravá.

    ResponderExcluir
  44. Mucuiú! Pai Fernando.
    Algumas vezes até gostaria de ser médium inconsciente mas, até hoje, ainda não consegui.
    Sou consciente. Axé! Pai Béco de Oxossí

    ResponderExcluir
  45. Dia 16 - 20:30 hs
    Conscientes : 35+7 = 42
    Inconscientes : 0
    Contando mais uma declaração de pai de santo.
    Rogerio, o meu eu declarei junto com o Pai Ronald FMG

    ResponderExcluir
  46. Mucuiu!!
    Boa noite a todos!!
    Consciente!!
    Saravá!

    ResponderExcluir
  47. Tania Fittipaldi Bergstein17 de fevereiro de 2010 às 12:15

    Mucuiu Pai Fernando!

    Sou Médium Consciente e gostaria de aproveitar a oportunidade para dizer que percebo quando estou incorporada, que meu pensamento é mais rápido do que eu "possa querer pensar". Um abraço Pai Ferando!

    ResponderExcluir
  48. Mucuiu Pai Fernando...

    Savará aos blogueiros irmãos de corrente!

    Também manifesto minha consiência. Só a 1º incorporação de EXU que eu realmente não lembro de nada. Na época me assustei muito com o fato de saber o que foi feito. Me sinto mais confortável em recordar dos trabalhos!

    Abraços

    ResponderExcluir
  49. Salve Todos.

    Consciente.

    Axé.

    ResponderExcluir
  50. Rodrigo Hilgemberg - Irati Pr18 de fevereiro de 2010 às 15:45

    Mucuiu Pai fernando . O que dizer de ser plenamente consciente, mas dificil de policiar as atitudes e palavras das entidades........
    Parabéns pela coragem e dismistificações que ainda atrapalham a nossa umbanda pes no chão . Rodrigo Hilgemberg - Irati -Participei das giras de quinta com o querido Pai Beco . estou com saudades.....

    ResponderExcluir
  51. Atrasado pra postar,
    Sou consciente até demais, mas juro que gostaria de apagar ao menos uma vez, so pra ganhar mais segurança.

    LAILSON CORREIA
    2 FEIRA

    ResponderExcluir
  52. Também sou Mãe de Santo...
    Só lembrando! hihi

    ResponderExcluir
  53. Oi Pai Fernando!!

    Sou totalmente consciente!! As vezes acho que ate demais! rs

    beijos

    ResponderExcluir
  54. Mãe Alice, espero que me desculpe. Às vezes cometo algumas gafes. FMG

    ResponderExcluir
  55. Dia 19 - 10:15 hs
    Conscientes : 42+9 = 51
    Inconscientes : 0
    Contando mais uma declaração de pai de santo.
    Contei um a mais porque por um engano eu não tinha publicada a postagem da Mãe Lucilia de Iemanjá. FMG

    ResponderExcluir
  56. Lucio Rossi Barddal Drummond19 de fevereiro de 2010 às 12:04

    Oi Pai Fernando.
    Mucuiu.
    Fiquei um tempo sem participar do Bolg e fiquei surpreso em ver este tópico.
    Sou inconsciente.
    Poucas vezes me é permitido escutar ou ver o que minhas entidades estão fazendo.
    Sempre achei estranho que todos se dizem concientes la no TPM.
    Mas tudo bem. Ja tive a oportunidade de comentar isso com o senhor a algum tempo atraz.
    Acho que esse assunto deveria ser mais estudado por todos nós.
    Um Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  57. Dia 19 - 15:40 hs
    Conscientes : 42+9 = 51
    Inconscientes : 1
    Agora houve uma declaração de insconsciente.
    FMG

    ResponderExcluir
  58. por favor preciso de ajuda pois a mais ou menos 8 anos atras eu frequentei aproximadamente 1 ano um centro de umbanda linha branca caboclos e pretos velhos cansado de aguardar uma confirmação na pele da doutrina no dia que questionei que seria minha ultima tentativa tomei um forte tapa no peito e acho que começei a incorporar um caboclo fiquei maais algum tempo no centro pois me tratava tambem de um problema de drogas que me aflinge desde os 13 anos hoje tenho 31 sou casado e tenho um filho de 3 anos apos isso tentei ser evangelico mais nada da certo em minha vida meu problema com drogas (crack) só esta almentando agora estou disposto a procurar um bom centro de umbanda e desenvolver pois desde criança via parentes falecidos e coisas que não consigo explicar, o que o senhor me aconselha por favor minha vida esta por um fio, quero viver, quero exercer a caridade quero me entender melhor ME AJUDEM...

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Sou médium totalmente sem consciência desde os 17 anos de idade, o que quase fez meus pais me internarem num sanatório por acharem que eu estava louco. Desde então fui apresentado a Umbanda e trabalho nela a 26 anos e não sei mais viver sem ser Umbandista. A umbanda faz parte da minha vida, me fez seguir o caminho do bem, da caridade, nela eu conheci minha esposa e consitui família, duas filhas lindas, e todas as três hoje em dia são Umbandistas, trabalhamos, estudamos e passamos pra frente todo o nosso amor e tudo de bom que a Umbanda nos oferece.

    Axé Pai Fernando, meu nome é Raimundo Junior e trago saudações do meu amigo e Pai, companheiro de trabalhos na Umbanda, Cacique Kauê.

    ResponderExcluir
  61. Mucuíu Pai Fernando
    Nádia - Gira de sábado - conciente

    abraço

    ResponderExcluir
  62. Patrícia Floriani, gira de sexta-feira, médium consciente.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  63. Mucuiu Pai Fernado!

    Isso me incomodou por muitos anos, antes de eu ser TPM pois a doutrina a qual eu vinha aprendendo muitas vezes era pautada em cima da incosciencia infelizmente.
    Tive sim ao longo desses 30 anos momentos de inconsciencia e hoje acredito que fui até influenciado muitas vezes a isso e com o tempo fui me "adaptando" a lucidez e a incorporação consciente e me senti muito mais seguro e capaz após essa decisão. Sou consciente sim, e Feliz por ser assim e firme no propósito da Umbanda.

    Paulo Bond de Oxóssi
    Gira Pai Jussaro (jujubex)

    ResponderExcluir
  64. Estou muito triste por não entender do que é ser um medium consciente tennho medo de dar consultas e me sinto perdida pois ouço e vejo.

    ResponderExcluir
  65. Vc que está triste, abri uma exceção exceção e publiquei sem o nome. Quem ouve e ve é medium consciente. AGora vc entende, consciente é aquele médium que incorporado sabe o que está fazendo. O inconsciencia entra em estado de sonabulismo. FMG

    ResponderExcluir
  66. Então no centro que eu trabalhei aqui em Palhoça SC
    todos mediuns dizian que algumas entidades que
    eles recebiam eles ficam conscientes e com outras eles perdiam a consciencia?
    existe medium meio-consciente?
    Lá o pai de santo dizia que com o tempo a gente
    ia perdendo a consciencia isso e possivel?
    Eu fiquei dois anos e meio lá e continuei super consciente em todas as giras,apenas deixando as entidades me levarem,mas eu ficava muito triste pois ele falou que com o tempo a gente ia perdendo a consciencia e eu continuava na mesma,e outra eu não sabia quem era meu orixa de cabeça pois ele dizia que a gente teria que esperar eles se manifestarem em sonho e mostrar as guias outra decpçõe pois eu nunca sonhei com ele..

    ResponderExcluir
  67. Nicolly, respeito a opinião do dirigente ao qual você se referiu, mas em nosso terreiro não existe médium algum que seja inconsciente.
    Posso pegar como referência o meu avô que está trabalhando na Umbanda há mais de 25 anos e continua super consciente.
    Saravá,
    Camila

    ResponderExcluir
  68. Agora estou mais tranquila,pois também tinha vergonha de não incorporar numa corrente e ficar ali parada,parece uma barata tonta.E com uma vontade de fazer um monte de coisas na corrente,mais tinha vergonha de falarem que estou mistificando,devido eu ser uma média consciente..A vontade vinha ,que eu pensava sou louca,já pensou se alguém, me para ali e me pergunta algo..Daí com o tempo não quis nem saber fui fazendo o que tinha vontade ,claro dentro dá doutrina..Até que um dia tive uma prova.Um caboclo que era o chefe da gira,disse assim ,moça vai tomar passe com aquele caboclo que seria o meu (sete flexas).Vixe!!Não tive saia..Daí comecei a dar o passe e falar algumas coisas que veio na minha cabeça.Daí no final já não sabia mais oque fazer,e me pergunta to ferrada sou eu mesma que estou aqui dando passe não sinto nenhuma energia..No final do trabalho a mulher queria falar comigo ,a que eu deu om passe.Tentei fugir dela de medo.Mas daí enfrentei..E sabe oque ela disse..Nunca tomei um passe tão bom,quase que eu incorporei.Dái respondi:Poxa que bom e obrigada digo eu..por ter ajudada.Depois foi perguntar PARA o pai de santo.Como ela diz que quase incorporou se eu não senti nada parecia que estava fazendo um teatro.DAÍ O PAI DE SANTO DISSE,CLARO NÉ QUE VC NÃO IA SENTIR NADA,QUEM TAVA RECEBENDO A ENERGIA E O PASSE ERA A MOÇA E NÃO VC E RSRSRS.dEPOIS DAQUELE DIA FIQUEI MAIS SEGURA UM POUCO SÓ..RSRSS

    ResponderExcluir
  69. Sou de SP e a pouco entrei em um terreiro aqui por aqui... Adorei a Casa de vcs TPM o site e o blog, estou adorando pq aqui tiro todas as minhas dúvidas, inclusive o fato a consciência durante a incorporação... depois da histório da nossa amiga aqui de cima... estou mais tranquila...
    Obrigada e muito axé a todos!!!

    ResponderExcluir
  70. Obrigada pelo comentário Paula.
    Conte conosco.

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir