sexta-feira, 2 de abril de 2010

JAMES CAMERON

Li no jornal da Globo qque o James Cameron, diretor do filme Avatar, vai enviar uma carta formal ao Presidente brasileiro, Lula da Silva, solicitando a suspensão imediata do projeto de construção de uma central hidroelétrica em Monte Belo, no Pará. Ele podia aproveitar e pedir ao nosso presidente esquecer a compra dos aviões de guerra. FMG

20 comentários:

  1. Gostaria de transcrever um texto de uma amiga, Telça Monteiro,Pesquisadora da área de energia e Coordenadora de Energia e Infra-estrutura Amazônia - Kanindé
    " Cento e vinte mil indígenas já sofrem os impactos de hidrelétricas no Brasil, segundo a Funai, e estima-se que esse número duplicará diante desse Inferno, como aquele retratado por Dante Alighieri na Divina Comédia do século XIV, que vai transfigurar a Amazônia sob os auspícios do desenvolvimento. Cameron passeou pelo Pará, foi à Volta Grande do Xingu, conversou com os movimentos e ganhou a mídia. Prometeu escrever a Lula e lutar contra a hidrelétrica. Prometeu um novo filme a ser rodado na Amazônia com a sua realidade de efeitos especiais. Ele, James Cameron, levou ao Xingu a esperança de Sting dos anos 1980, mas em época de tecnologia cinematográfica. "
    E nós quietos ficamos vendo o que acontece. A guerra contra a Natureza caminha a passos largos. Quem quiser se inteirar mais sobre o estrago desta hidrelétrica cujo leilão de concessão de enrgia ocorrerá no dia 20 de abril, um dia depois do Dia do Indio veja o blog : http://telmadmonteiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite,
    O filme Avatar possui uma clara mensagem para a Amazônia, contudo o país que mais polui no hemisfério Norte são os E.U.A.. Os acidentes no pólo Norte pela Exxon (Esso) dentre outros, os genocídios e guerras pelo mundo são causados pelo governo americano e sua grande indústria bélica. Estranha esta indignação de James Cameron, que tal se ele olhasse para dentro do seu país e emitisse um juízo crítico a respeito da condução política e social dos EUA?
    Um abraço a todos,

    ResponderExcluir
  3. Falando em aviões de guerra...
    Deixo aqui minha homenagem ao agradecimento a tudo que a esquadrilha da fumaça tem feito pelo Brasil.
    E em especial ao capitão Anderson Amaro Fernandes, morto em uma apresentação em Lages na tarde de ontém (02/04)

    Sempre no dia da aviação, eu saia no quintal e olhava para o céu e via ele pessando pela minha casa numa velocidade incrível, de dar arrepios, e ficava orgulhoso pela sabedoria deles no manuseio dessas maquinas.
    ontem quando eu vi pelo SBT Notícia a morte do nosso heroi Cap. Anderson, fiquei muito triste, mas agora o que me conforma é que ele esta com Deus e ganhou seus próprios par de asas, a sua missão na terra foi comprida. Fazer as pessoas olharem para o céu e sentir orgulho da Força Aérea Brasileira.

    Fiquei imaginando a dor e o vazio no coração de cada um deles. O silêncio no rádio, o sentimento de perda, voando, mas sem chão para pisar.

    Talvez eles estivessem voando em tão baixa velocidade, pensando em demorarem o máximo em chegar em seu ponto de parada, pois verão que alí, no chão, também estará faltando alguém.

    Talvez, a angústia e agonia em encontrar a família desesperada, esposa e filhos daquele que decolou para um vôo no infinito, à eternidade.

    muito obrigado! Cap. Anderson Amaro Fernandes. Aonde Você Estiver Descançe em Paz!

    ResponderExcluir
  4. Olá Pai Fernando,

    Sou Alanna Souto de Belém do Pará e gostaria de conhecer seu Terreiro, quem me indicou ele foi uma antiga amiga sua a Rosane Steinbrenner,curitibana,conhecida como Nanani,a qual trabalhou anteriormente em outro terreiro c o senhor,hj ela está morando no Pará e faz parte juntamente comigo da Tenda de Umbanda Luz do Oriente, enfim, não se o senhor lembra... de qualquer forma faz 15 dias que estou em Curitiba em função do doutorado na UFPR,vou ficar por aqui até novembro,então nesse interín gostaria de permanecer em contato c a umbanda através de um terreiro do bem, como tanto a Nanani recomendou o seu...pretendo visitar o terreiro nessa segunda-feira,como vi no seu calendário é dia dos caboclos,já fiz uma visita anterior, foi num sábado logo que cheguei,não pude ficar até o final em função de está sozinha pra retornar para o centro, onde estou morando,mas me sentir muito aconchegada,enfim...Gostaria de saber se é permitido tirar fotos? gostaria muito de registra a Umbanda do Sul a fim de arquivo de memória cultural e religiosa fazendo o link c a umbanda de Belém do Pará.Aguardo seu retorno.Abraços.Alanna Souto.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde!
    A hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingú no Estado do Pará, prevista para ser a segunda maior do pais em geração de energia (11233 MW)e com um custo avaliado em R$ 20 bilhões é uma obra para nós brasileiros refletirmos sem sensacionalismo e sem deixarmos levar pela mídia. Pois na década de 70, quando da construção da Itaipu, orgãos internacionais muito criticaram esta obra pelo impacto ambiental que causaria ao eco-sistema, porém se não fosse essa mega obra, hoje não teríamos energia elétrica para nosso sustento e crescimento. Sem dúvida alguma uma obra deste porte causa impacto ao meio ambiente, modificando o curso natural do eco-sistema. Os melhores engenheiros ambientais deste país estão envolvidos em projetos de sustentabilidade da região após o alagamento das áreas.
    O grande problema da Amazonia é que as grandes potências mundias querem a todo custo sua manipulação, não pensem que querem sua preservação,mas sim explorar suas riquesas naturais e sua biodiversidade, muitas ongs internacionais que levantam a bandeira dos indios da Amazonia e tiram os Agricultores produtores de Arroz, acusando-os de roubarem suas terras, estão mesmo é interessdos nas jazidas de minerios que existe naquele solo.
    Como comentei no inicio deste texto, precisamos refletir com cautela, pois a Amazonia é sem dúvida o "Pulmão, o Figado, O Baço, Coração, etc...) do Mundo, mas com um grande detalhe É BRASILEIRA. Sua exploração pertence a nós, com sustentabilidade, sabedoria e principalmente HONESTIDADE.

    ResponderExcluir
  6. Allana, se vc é amiga da Nanani seja mais do que bem-vinda. Pode tirar as fotos que quiser. Até 2. FMGH

    ResponderExcluir
  7. Apesar dfe vc ter esquecido de deixar o nome, assim mesmo publiquei seu comentário.FMG

    ResponderExcluir
  8. Tem razão Claudio, radicado nos EUA, me desculpe.

    ResponderExcluir
  9. Pai fernando;

    Mil perdões, meu nome é José Dionizio, espero não ter me alongado muito em meu comentário acima.

    P.S Lhe mandei um e-mail

    Abraços Fraternos!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Pai Fernando...té segunda! abraços!!!!

    ResponderExcluir
  11. Caro Pai Fernando, sei do seu sentimento quanto a política brasileira. Eu lhe pergunto: Ano eleitoral é assim mesmo! Licitações para lá e para cá! Inaugurações, grandes empreendimentos, trechos de pedágio em Sampa, subvenções, ONGs e OSCIPs e escândalos e mais escândalos. Até quando, meu Deus, no Brasil o dinheiro da corrupção vai continuar financiando fortunas de grandes e pequenos grupos, em detrimento da população carente e desse povo maravilhoso que nós temos em nosso país tão rico?

    ResponderExcluir
  12. Claudio, ha dois mil anos atrás Jesus já se punha contra essa gente. Particularmente eu acho que a culpa não é só do sistema, mas do proprio comportamento do brasileiro que alimenta o passador de drogas, de vicios, do jogo, e ainda acham graça em propaganda de bebiba alcoolica. Veja, o povo está quieto com a possibilidade da aprovação da lei que autoriza a abertura dos Bingos. Então do que adiantou o Mal Dutra fechar o jodo de azar no Brasil? Já que vão abrir os Bingos que também abram os Cassinos. AO menos a oferta de emprego vai aumentar bastante, inclusive para novamente os artistas poderem voltar a se apresentar snos palcos das casas que abrirem. FMG

    ResponderExcluir
  13. Desirée - Curitiba - PR4 de abril de 2010 às 15:04

    É muito complicado saber quais são os interesses por detrás de ações e notícias.

    Existem muitos cientístas e antigos ativistas do Greenpeace, por exemplo, que são contra essa onda de tributação de CO2 do planeta. Argumentam que é um estratégia para que países mais pobres ou em desenvolvimento paguem mais tributos e se mantenham necessitados dos países ricos. Existem vídeos no youtube que nos alertam sobre isso. Se observaram o último encontro de nações, a idéia era que houvesse um imposto comum a todos os países. Isso é desumano. Pode a Africa pagar o mesmo que os EUA? Imposto que será pago por cabeça. Observem como as reportagens têm falado sobre a emissão de cada ser humano. Coincidência a China ter o maior contingente humano do planeta e ainda ser uma potência economica que pode ser a principal concorrência dos EUA? Além disso, vazamentos de emails dão conta da manipulação de dados. Cientistas respeitados dão seus respaldos para a idéia de que o aquecimento global é um processo natural do globo terrestre e que ocorre de tempos em tempos e deve seu efeito ao Sol. Isso mesmo... Estaremos pagando pela emissão de um gás que não causa aquecimento global! Sabem qual é o maior emissor de gás carbonico do Planeta? O mar! Pensem nisso e reflitam.
    Abraços
    Desirée

    ResponderExcluir
  14. Desirée - Curitiba - Pr4 de abril de 2010 às 15:27

    O documentario de que falei está nesse link. Lá podemos ver o impacto da taxação do CO2 em países como a Africa e os argumentos que embasam a idéia de que o CO2 não é responsável pelo aquecimento global.
    http://www.youtube.com/watch?v=RDzuXPM1W3k

    ResponderExcluir
  15. Como vai Pai Fernando.
    Quais as suas impressões sobre o Livro Primeiras Revelações de Umbanda?

    ResponderExcluir
  16. Ubiratan, oportunamente procuro vc. FMG

    ResponderExcluir
  17. Pai Fernando boa noite

    Meu pai tambem é umbandista, ele disse que tem um centro espirita, nao sei se de Umbanda onde os integrantes sao todos negros, bem pretos mesmo, o senhor conhece este centro?? Ele disse que tem que ser assim devido a força da raça e do culto. Pedi para que ele me mostrasse o lugar, mas foi em vao, ele da uma risadinha de canto e muda de assunto...

    Obrigada!
    Daiane

    ResponderExcluir