sábado, 14 de novembro de 2009

TEMA LIVRE -25-

Aberto mais um Tema Livre, agora o de n.25. FMG

151 comentários:

  1. Olá a todos, como vai Pai Fernando?
    Pai Fernando, tenho uma dúvida... a guia de protecção de Exú pode ser usada diariamente, mesmo que a pessoa (no meu caso) não esteja frequentando nenhum terreiro actualmente? Essa guia, sendo de exú, e usada numa pessoa com mediunidade não desenvolvida e um pouco desequilibrada, que efeito vai fazer? Obrigada. Um abraço. Bjs.
    Ana.

    ResponderExcluir
  2. Aninhas, pode usar quando quiser. No caso final, a guia de proteção serve como grande defesa. FMG

    ResponderExcluir
  3. A ordem que se segue para os amalas e incorporacoes na feitura de um pai de santo segue o chamado a ordem dos orixas do pai de santo que esta sendo feito , a intuicao do pai de santo que esta conduzindo a cerimonia ou ambas?
    abracos
    Parabens a todos os Ubandistas pelos 101 anos!

    ResponderExcluir
  4. Sidney, é mais uma intuição do pai de santo, mas claro que o Orixá que rege a vida de quem está sendo feito tem que ter destaque. FMG

    ResponderExcluir
  5. Oi Pai Fernando, desta vez sem dúvidas... seu entusiasmo na reunião de ontem foi contagiante.Com a luz de Oxalá e a força de Ogum teremos muito trabalho no próximo ano. Agradeço a Zambi fazer parte de seu "exército".

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia,
    A Umbanda é brasileira? Acho que é do mundo! Pelos espíritos, pelos índios de todo continente, pelos pretos que vem da África, pelos Exús que vêm da Europa, pelos ciganos do Egito e não tem pátria.
    Um abraço fraterno a todos.

    ResponderExcluir
  7. Mucuiú Pai Fernando! Vim apenas pedir para que o senhor dê um apanhado geral sobre as resoluções e projetos que foram resolvidos na reunião ontem. Assim, podemos começar a nos organizar para ajudar no que pudermos. Beijo

    ResponderExcluir
  8. Sempre tive a curiosidade de saber o que ocorre com o médium do terreiro que dá consultas e usa entorpecentes? Qual a influência das drogas sobre a mediunidade desta pessoa, sua incorporações? Elas continuam sendo cavalo de entidades de luz?
    Quais as medidas adotadas pelo terreiro nestes casos?
    Abraços, Inayê

    ResponderExcluir
  9. Fernanda e Inayê: os projetos (vários) vão ser entregues no dia 5 e remeteremos para vcs aí na lina Florianópolis. Quanto a entorpecentes, seria um absurdo médium fazer uso disso. FMG

    ResponderExcluir
  10. Boa noite pai Fernando!
    Boa noite a todos!!!

    Mucuiú!

    Já estava com saudades dos temas livres. Estava guardando minha pergunta para essa oportunidade...

    Uma mediunidade pode ser adiada? Pelo fato do indivíduo ter pavor de incorporação????

    porque pergunto isso...Bom estou a par de uma situação de uma amiga. Ela sempre teve muito medo de mediunidade e incorporação. Então quando começou a sentir a mediunidade aflorando ela no desespero saiu pedindo ajuda para todos. Então, ela foi para um ritual que fizeram - na deitar para o santo, colocaram sangue no orí dela...Efim, aquele ritual que o senhor conhece.

    Então realmente foi " cortada " as sensações. Os anos foram se passando e ela começou a sentir novamente os sintomas da incorporação, mediunidade, e visão...Enfim, tudo de novo! E lá foi ela fazer algo para interromper novamente.

    Hoje ela está na religião Umbanda. E lhe pergunto, essa minha amiga não era de religião alguma, ela só fez o que fez para para o que estava iniciando e não tinha conhecimento de nada da parte espiritual. Até que ponto esses tipos de rituais pode afetar futuramente uma pessoa? Ou não afeta?

    axé e boa semana!
    LUNA.

    ResponderExcluir
  11. Olha Pai Fernando eu ja conheci mediuns q usavam entorpecentes...inclusive em dia de gira e sempre me perguntei a msm coisa...q influencia teria sobre sua mediunidade? e sobre as incorporações?...e claro q nos casos q conheci o dirigente não tinha conhecimento do fato...mas quais seriam as medidas adotadas pelo terreiro nesses casos como perguntou a Inayê?

    Isamara

    ResponderExcluir
  12. Ahhh tbm vi esses dias atrás uma pergunta q eu tbm gostaria de saber a resposta...rsrsrs

    Algumas pessoas (não mediuns de corrente só curiosos) me perguntaram pq não fazer sexo durante o preceito e não soube responder, disse apenas q eh pq era uma coisa mt material...mas ao ser indagada sobre as consequencias de fazer fiquei sem resposta...pensei mil e um motivos...mas acabei dizendo um belo "não sei" então queria saber oq eu respondo qnd me perguntarem?

    Isamara

    ResponderExcluir
  13. Uma pessoa fez uma postagem no Dicas para Desenvolver a Mediunidade, mas vou responder aqui: vc precisa é falar com seu dirigente para ficar atento quando vc incorpora para dar uma orientação segura. FMG

    ResponderExcluir
  14. Saravá Pai fernando e demais blogueiros,

    Compartilho com todos, com a permissão de Pai Fernano um texto de forte inspiração a todos nós umbandistas por opção e amor neste 101 anos de Umbanda!

    **** MENSAGEM ****

    Aos irmãos de Fé umbandistas:

    Que os vossos destinos estejam sempre iluminados pelos bons espíritos, guias e protetores, falangeiros da caridade, mas que tenhais merecimento dessa assistência pelas vossas atitudes e ações.
    Fazei a vossa parte, que a Espiritualidade está fazendo a que lhe cabe, pois igualmente os espíritos têm comprometimento cármico convosco e estão evoluindo.
    Tendes o discernimento de escolher vossos destinos de acordo com o aprendizado vivenciado, fruto do estudo, da experimentação mediúnica e do conhecimento que propicia a fé racional, e não vos deixeis levar tal qual tora de madeira correnteza a baixo.
    Vivenciai a singeleza da Senhora da luz, vossa amada Umbanda, ainda tão incompreendida e distorcida entre os homens.

    Umbanda, facho luminoso que desce do Altíssimo, que não cobra consultas, não se remunera por encomendas de oferendas e despachos milagrosos que a tudo resolvem, não faz sacrifício de animais e não tem rituais de sangue; práticas funestas de pais de terreiros pagos pelo vil metal, comprometidos com a sombra do astral inferior, num processo simbiótico vampirizador de larga escala na crosta terrestre, decorrente da baixa moralidade que ainda prepondera neste inicio de Terceiro Milênio, mas que não está destinada ao homem místico e universalista da Nova Era de Aquário.
    Não tenhais receio de afirmar vossa condição de umbandistas, que é por natureza milenar, universalista e crística.
    Resgatai a humildade e a sabedoria tão bem personalizada nas figuras amoráveis dos pretos velhos com seus cabelos brancos ,corpos curvados pelas dores do tempo e linguajar simples e tosco , mas que por detrás das vovós e vovôs , escondem-se espíritos de extrema elevação, muitos de outras paragens cósmicas, que no presente momento existencial não conseguireis entender em plenitude.
    Tende a coragem dos índios e dos caboclos e enfrentai as vicissitudes de olhar firme no horizonte, respeitando a tudo e a todos, tendo o evangelho do cristo no coração.
    Saudai vossa umbanda.
    Saudai todos os orixàs ,posiçôes vibradas do cosmo que permitem a manifestação dos espiritos na forma e na matèria.
    Saudai todos os guias e protetores.
    Saudai todos os cavalarianos socorristas.
    Saudai todos os que praticam a caridade desinteressada sob a égide do cristo jesus, encarnados e desencarnados.

    O amparo e a assistência se fazem sempre, atuantes por intermédio dos mensageiros da FRATERNIDADE BRANCA DO ASTRAL SUPERIOR, que sustenta em solo pátrio o movimento de unificação religiosa dos homens.

    E que Oxalá vos dê ânimo para enfrentar os tempos vindouros e continuar praticando a caridade desinteressada, com amor ao próximo, confiança e fé como sempre foi,é e será pelo evo dos tempos, nos caminhos ascencionais de todos vós, inevitavelmente destinados à angelitude, independente das crenças terrenas.
    RAMATÍS

    "Este texto foi retirado do livro SAMADHI, página 141 - Editora do Conhecimento"

    ResponderExcluir
  15. Mucuiú Pai Fernando e Pai Béco!

    Gostaria de saber quais os exús que pai Béco trabalha, para preparar a gira.

    Bom dia e axé.
    Luna.

    ResponderExcluir
  16. Sr.Fernando

    A pergunta da sra.Ina eh bem interessante. Gostaria de perguntar sobre as pessoas que usam drogas, e sao mediuns de um terreiro. Na verdade pq sai de um terreiro no qual descobrimos que o pai pequeno que ja fazia parte a uns 7anos do terreiro usava drogas. Como pode ser isso? Como pode uma intidade permitir e como ficam os mediuns sendo coordenados por esta pessoa? Eu nao acho q a pessoa tem q ser santa pq nao somos, mas dirigir pessoas e usar drogas? Pq o pai de santo nao viu isso, o Sr. pode ajudar pq depois q isso aconteceu nao consegui voltar a trabalhar em lugar nenhum, nao confio mais nas pessoas. Obrigada e paz para todos. DANIELE-SP

    ResponderExcluir
  17. Isamara e Daniele: claro que um médium e principalmente um dirigente não deve usar drogas. Entretanto eu recomendo muita cautela nesses julgamentos. O fato de um membro da direção do terreiro fazer uso de drogas não deve ter o efeito tão forte na corrente a ponto de não acreditar mais nas pessoas. Acho que isso deve ser reconsiderado. Quanto ao sexo Isamara, acho que o livre arbitrio sugere uma escolha: sexo ou terreiro, os dois juntos não pode acontecer. Não me levem como careta, mas esse assunto me aborrece muito e não vou mais postar essas perguntas. FMG

    ResponderExcluir
  18. Oi Pai Fernando.

    Respeito o que o senhor escreveu sobre o uso de drogas no terreiro. Td bem! Mesmo porque todo temos nossas doenças...Mas dirigir um trabalho espiritual e médiuns??? Como assim pai Fernando?

    Porque podemos falar de assuntos polêmicos anteriores e esse não? É umja pena, porque talvez fosse ajudar muitas pessoas...

    Bom, eu não sou santa, nunca fui...Mas não uso drogas. E tbém não admitiria ser cordenada por pai ou mãe de santo que use drogas. Mesmo porque os semelhantes atraem semelhantes.

    Não acho que as entidades façam tudo não. O trabalho em sí podem até fazer, mas quais as entidades que se aproximam de dirigentes e médiuns que fazem uso de drogas?

    Bom, o senhor pode não querer postar essa minha pergunta. Mas de certo que se eu achar que uma pessoa na qual sigo espiritualmente usa drogas ela ficará sozinha. Porque não trabalharei junto com essa pessoa. De maneira nehuma!!!

    Axé

    ResponderExcluir
  19. JOÃO EMERSON DA COSTA,CTBA16 de novembro de 2009 às 14:04

    ...PAI FERNANDO E AMIGOS E IRMÃOS DO BLOG,SIMPLESMENTE LINDA A MOVIMENTAÇÃO DOS FILHOS DO PAI MANECO PARA LIMPAR O TERREIRO,MÃOS JUNTAS,NUM PROPÓSITO ÚNICO;EMOCIONANTE POIS ENTRE TANTA CORRERIA DO DIA A DIA PESSOAS SE DISPÕE D E CORAÇÃO A AJUDAR NA MANUTENÇÃO DESSA GRANDE CASA DE FÉ ,AMOR E CARIDADE...SINTO QUE ISSO VAI SER UMA CONSTANTE...POIS NA REUNIÃO DE SÁBADO,PRESIDIDA PELO PAI FERNANDO,LADEADO POR TODOS OS PAIS DE SANTO DAS GIRAS DA SEMNA: FOMOS MOTIVADOS AO TRABALHO VOLUNTÁRIO...TENHO 35 ANOS MEU PAI D E SANTO MAIS DE 70...E COMO CONDUZ BEM OS ANSEIOS DOS JOVENS DO TERREIRO.SEI QUE TEMOS QUE SER EXEMPLOS VIVOS DAQUILO QUE PREGAMOS...ALCOOLISMO,DROGAS PARA CRIAR MAIS MUSCULATURA,DROGAS PARA NOS ACALMARMOS,DROGAS PARA EMAGRECERMOS....SÃO DROGAS...VÍCIOSAS OU NÃO DEPENDE DE NOS TB.UM MEDICO QUE TENHA PROBLEMA DE CORAÇÃO NÃO PODE DIRIGIR O ENCOR?...ENQUANTO SE JULGA NÃO SE AMA...E ISSO É QUE TEMOS QUE PERCEBER...DEMOREI PRA VER QUE AS ENTIDADES QUE NOS AMAN,NÃO OLHAM NOSSAS FALTAS...MAS A NOSSA FÉ QUE MOVE MONTANHAS...PARABÉNS A NÓS UMBANDISTAS PELOS 101 DO ANÚNCIO DE NASCIMENTO DA UMBANDA...

    ResponderExcluir
  20. Mucuiú no Zambi,Luna.
    O Exú que trabalha comigo é seu Veludo e, na quimbanda, comigo, trabalha também seu Zé Pilintra. Irá também para a gira o Pai Jussaro que trabalha com seu Sete Encruzilhada e Tranca Rua da Encruzilhada, Ok? Mas ainda vamos fazer contatos para preparar a gira. Um beijo para vc. e um abraço no Mauro. Axé! Pai Béco de Oxóssi.
    Ps. Mauro, já estou acreditando...Flamengo, Flamengo tua glória é lutar, Flamengo, Flamengo, campeão de terra e mar.

    ResponderExcluir
  21. Sim Pai Fernando, concordo plenamente com o senhor, mas sei que existem médiuns que fazem uso disso, por isso a minha pergunta.
    Quero saber o que ocorre com a mediunidade dessas pessoas. Creio que elas não incorporem mais expíritos de luz, mas preciso saber o que o senhor diz a respeito disso.
    Desculpe, mas essa é uma grande curiosidade minha.
    Abraços Inayê

    ResponderExcluir
  22. Saravá Pai Fernando,

    Sabendo do aborrecimento com relação as perguntas anteriores e a sua declaração de não mais postar assuntos pertinentes a médiuns envolvidos com drogas ou que não aceitam o deixar o ato sexual para outra oportunidade, gostaria da sua permissão para compartilhar uma advertência do Espírito de Emmanuel sobre um trecho do Livro: As vidas de Chico Xavier, pelo Jornalista Marcel Souto Maior, que trás uma biografia simples e de lições valiosas, sobre a conduta de um médium que viveu para a caridade e que ao meu ver, é um exemplo a ser seguido.

    “[...] Em outubro de 1958, Chico tomou uma decisão surpreendente: iria experimentar o ácido lisérgico.

    (PS> Chico sentia-se nesta época esgotado emocionalmente, pois espiritos inferiores atacavam seus amigos e parentes como forma de atingi-lo, todos estavam sofrendo por sua causa. Chico sentia-se culpado e considerava-se má companhia para as pessoas. Sentia-se só e inconsolável)


    Perguntou a Emmanuel se ele poderia fazer a experiência com amigos de Belo Horizonte. O guia se ofereceu para promover a "viagem". À noite, Chico se sentiu fora do corpo, Emmanuel se aproximou dele, colocou uma bebida branca num copo e explicou: era um alcalóide capaz de produzir o mesmo efeito do LSD.
    Chico engoliu a bebida, um tanto amarga, e começou a se sentir mal, como se
    estivesse entrando num pesadelo. Animais monstruosos se aproximavam e cenas
    assustadoras desfilavam diante de seus olhos. Ele acordou com mal-estar. O sol parecia uma fogueira e o irritava, as pessoas o cercavam, desfiguradas. À noite, Emmanuel reapareceu com a lição psicodélica: o alcalóide refletia seu estado mental.
    Chico quis saber como recuperar a tranqüilidade e escapar da ressaca.
    Receita: oração, silêncio e caridade, para colher vibrações positivas.
    Chico seguiu as dicas à risca. Começou a visitar doentes pobres, a atrair bons
    fluidos e, durante cinco dias, trabalhou para se refazer.
    No sexto dia ele se sentiu melhor. À noite, Emmanuel voltou e propôs repetir a experiência com o mesmo alcalóide. Mesmo desconfiado, o discípulo concordou. O efeito foi surpreendente: alegria profunda. Teve sonhos maravilhosos, visitou uma Cidade de cristal, olhou para o céu como se ele fosse de vidro. Até a Fazenda Modelo ficou deslumbrante. Os livros pareciam encadernados por safiras e ametistas, luzes saíam do corpo dos companheiros, das plantas e dos animais. Chico sentiu vontade de abraçar todo mundo. Ficou assim, em êxtase, quatro dias seguidos, em estado de alegria descontrolada, insuportável. Emmanuel apareceu com as explicações:
    - Você está vendo seu próprio mundo íntimo fora de você.
    Moral da história: Nós estamos aqui para cumprir obrigações, não para gozar um céu imaginário, nem para fantasiar um inferno que devemos evitar”.

    - continua

    ResponderExcluir
  23. Portanto, com base nas instruções dos espiritos, devemos cumprir com as nossas obrigações, sermos o templo vivo por onde se manifestam seres enviados pelo Cristo Jesus para que possamos ter um degrau a mais na nossa escada evolutiva, para que sejamos instrumentos afinados, para deixarmos de ser alunos repetentes desta escola chamada Planeta Terra.

    Emmanuel não fala em condenação, punição como guia ou perda da mediunidade. Fala só que devemos cumprir com nossas obrigações, pq não estamos aqui a passeio.
    Agora cada um que pegue seu quinhão de responsabilidade e pense no que faz das suas obrigações, pq ninguém é santo, mas todos temos o mínimo de discernimento para entender que drogas, matam, seja licitas ou ilícitas e lembrando que o proprio André Luiz desencarnou sob a categoria de SUICIDA devido ao alcoolismo e penou durante anos no astral inferior até ser socorrido, porque não aprendermos com as valiosas experiencias dos amados instrutores do além, e com base destes ensinamentos passarmos a observar as nossas condutas para promover um trabalho de qualidade começando pela nossa própria condição pessoal?

    Os Guias são nossos irmãos espirituais que selam um compromisso conosco, mas não são nossas babás! Vamos usar a cabeça não apenas pra carregar os miolos, como dizem os pretos-velhos.


    Sarava Fraterno

    ResponderExcluir
  24. Luna, Inayê, Fabile e todos que postaram.Não me lembro de ter dito que eu concordava com o uso de drogas, como deixou transparecer a postagem da Luna. Claro que está errado, não deve acontecer, mas não cabe a nós julgarmos os outros e principalmente a decisão de outros dirigentes. Quanto a relação sexual no dia de gira é coisa sem-vergonha, não concordo e não quero mais falar nisso e no meu terreiro, se eu souber que isso aconteceu fique certo que ponho na rua. FMG

    ResponderExcluir
  25. Pai Fernando e demais blogueiros proponho uma conversa sobre um fato que acredito ser interessante. Fiquei durante este ano me perguntando porque Oxum estava tão forte em nosso terreiro, desde o último trabalho do ano passado. Cheguei a algumas conclusões , pelos fatos e pelo aprendizadoque tenho com o sr pai Fernando. Acredito que Oxum em ato de amor tenha voltado seu espelho para nós, depois do que aconteceu com o João, e tenhamos nos visto de uma forma mais assertiva. Temos potencial como seres humanos e podemos fazer uso dele em benefício do próximo. Gostei muito da reunião no sábado, foi edificante ver como as pessoas podem se mobilizar se assim o quiserem. Que sejam tofos como as águas cristalinas de oxum que se movem rápidamente para seu destino.
    Pai Fernando o sr crê que , apesar de no espaço o nosso tempo não contar, nós como um grupo somos regidos por um determinado orixá, por um período e para uma tarefa a ser realizada enquanto grupo, independente do nosso pessoal?

    ResponderExcluir
  26. Pai Fenando, é claro que o senhor não concordaria!
    Não duvidei disso, em nehum momento. Na verdade eu que me coloquei errado mesmo, pela velocidade da escrita e do pensamento.

    Por isso deu a entender dessa forma. Me desculpe!
    Coloquei dessa forma pois não acho que seria um julgamento errôneo, não é questão de julgar, e sim de não poder comandar pessoas. Ainda mais na parte espiritual.

    já falamos aqui uma vêz de um dirigente ter depressão e comandar, e fui a favor da pessoa, por passar por momentois emocionais ruim.

    Eu mesma quando tive depressão, me ausentei dos trabalhos espirituais, pois o teor de meus sentimentos e pensamentos eram os piores, então não tinham como ajudar as pessoas, era o momento de eu ser ajudada.

    A dependência química é uma doença, não importa a droga, porque as pessoas fazem ainda diferença da maconha, cocaína e do álcool. Mas tudo é um grande problema a ser tratado.

    Eu particulamente não estaria sendo comandada por uma pessoa assim, não pela pessoa, mas sim pela parte espiritual dela, mas isso é uma escolha pessoal.

    Bom, me deculpe se saiu dessa maneira. Além de respeitar o senhor como pai de santo e uma pessoa mais velha que eu, jamais duvidaria de sua postura...Nem de longe. Não a do senhor!

    Axé.

    ResponderExcluir
  27. Não entendi que o sr. concorda, muito pelo contrário.
    Minha pergunta não foi num sentido de julgamento, foi apenas pra entender mesmo o que acontece. Se o uso de entorpecentes influencia na mediunidade da pessoa, se ela continua incorporando espíritos de luz ou não? Apenas mero esclarecimento.
    Peço desculpas se minha curiosidade gerou tanta confusão, mas realmente tenho estas dúvidas e creio que nada melhor que o senhor para dirimí-las.

    ResponderExcluir
  28. Mucuiú! Pai Fernando,
    Se não quiser não precisa postar.
    Veio uma pessoa, tempos atrás, consultar com seu Pena-Branca, abalada porque havia tomado um chá alucinógeno e, já alguns dias, estava passando mal. Ele disse; filha, você sabe como é um espírito? como ela não soube definir ele explicou: Um espírito é um mental com energia. Sê voce toma uma bebida qualquer, ou se embriaga pelo alcool, ou por qualquer droga que seja, voce esta anulando o teu mental, e consequentemente está enfraquecendo a tua energia, e ainda por cima está abrindo mão do teu livre arbítrio. Ele é o que você tem de mais sagrado, pois o seu uso é um dos motivos da tua encarnação. Nunca faça isto. Pai Béco de Oxóssi.

    ResponderExcluir
  29. Afrânio - Ceará.

    Oies a todos!!

    Querido Pai Fernando,
    Agente já nasce regido por um Orixá é isso? ou ele irá se "definir" como nosso Orixás ao decurso dos anos?
    Há possibilidade de uma pessoa ter um Orixá X e por uma determinação, não sei, do astral passar a ter um outro Orixá?
    Vou dá um exemplo: se uma moça tem toda personalidade de filhs de Oxum, doce,meiga,meia preguiçosinha rs e por a vida exigir um outro comportamento desta, digamos ela passa a ter um comportamento, igual de uma filha de Iansã, explosiva, hiper determinada etc; sendo assim haja vista ter havido uma sensivel mudança de personalidade, há uma mudança do Orixá? Acho que num tem muito fundamento não rs; mas tava com vontade de passar esses exemplo, porque a gente ve de vez em quando no dia-a-dia.

    Saravá meu querido Pai Fernando!!!

    Salve irmãos!

    ResponderExcluir
  30. Salve, salve Pai Fernando mucuiú !

    Drogas... nem a ciência, nem os governos, conseguem acabar com esse flagelo.

    Muitas pessoas não sabem o que a droga pode causar; outras PENSAM que sabem, outros acham que " um bagulinho " não é droga, é mato, dá na terra e por isso nao faz mal. Engano.

    Bom, não quero discutir os maleficios. Quero colocar a coisa como um comentário, porque quem usa, sabe o mal que faz, NÃO SOMOS CRIANÇAS.

    Como sei que o Sr. não gosta muito desse assunto, respeitarei caso bloqueie o post.

    Vou começar o comentário tb falando sobre cigarro.
    Sou contra quem fuma cigarros entre as sessões. Acho que é um desrespeito com a assistencia.

    Na minha opinião ( particular ), acho que deve ser analisada sem criticas, porque tenho o direito de achar errado. É nocivo, quem vai ao Terreiro tem uma noção dos mediuns diferente de nós; eles acreditam que somos pessoas especiais e que cultivamos nosso espirito da melhor forma possivel e o preparamos para estar ali no Terreiro concentrados para realizar um trabalho de cura, ou passe com a melhor energia possivel.
    E nos intervalos os consulentes, vendo os mediuns fumarem não pega bem. Mas sei que o vicio é cruel e isso é dificil de mudar.

    Com relação a drogas ilicitas, é interessante dizer que não sou usuário e como Pai Pequeno do TPM-RJ tenho compromisso em manifestar ajuda a todos que precisarem.

    É possivel viver e ser feliz sem drogas, basta aceitar que tem um problema e que precisa de ajuda.

    Caso queriam conversar sobre isso comigo fiquem a vontade.

    meu e-mail : monteiro.mauro7@uol.com.br
    msn : maurokmonteiro@hotmail.com

    Sou amigo, quero o bem de todos.

    PS:. Pai Béco, se o São Paulo escorregar o Mengão, ta firme e forte na parada...vamos ver...muitas emoções nos aguardam ate a ultima rodada...rs

    Saravá !!

    Mauro Monteiro ( Mauro de Ogum )

    ResponderExcluir
  31. Mucuiú Pai Fernando.
    Não tenho a intenção de entrar em discusão sobre o assunto drogas,e mt menos de tecer julgamento,apenas quero externar minha dúvida e opinião infundada.Meu interesse é meramente sobre o efeito no processo mediúnico
    Esquecendo o aspecto espiritual e analisando o social/familiar, o conceito do usuário de drogas em geral na sociedade, desde q isso venha a ser descoberto ou suspeitado, entra para o ñ confiável,instável emocional e comportamentalmente, ñ responsável e por aí vai longe o descrédito sb o indivíduo. Ok... a dependência é doença, e como tal deve ser tratada. Segundo os conhecimentos q recebi sb espiritualidade/mediunidade somos guardiões do nosso corpo assim como da nossa mente e emoções, e pelo qual responderemos, certo? Pergunto-me como q alguém, q conscientemente mina e detona seu organismo e consequentemente sua mente,sua aura,seu perispírito, pode estar em condições satisfatórias p acolher espíritos elevados com função de orientação e aconselhamento? Se socialmente ñ se confia no bom-senso e discernimento do indivíduo,será que suas entidades merecem crédito? Aonde fica a lei de q os semelhantes se atraem? Será q a sintonia vibracional positiva suplanta a negativa?
    Se o sr, Pai Fernando, puder me esclarecer ficaria mt grata.
    Sua proteção
    MARIA ANGELA (rsrsrsrsrs...)

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Pai Fernando o senhor recebeu a minha postagem anterior ?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  33. Mucuiú Pai Fernando!
    Bom dia para todos do blog.
    Um pouco atrasado e na contra mão dos post’s anteriores (sobre drogas), gostaria de saudar os 101 anos da nossa Umbanda (15/1109), uma religião extremamente “jovem” e em plena ascensão!
    Ontem eu estava vendo na TV Cultura o programa Roda Viva (programa de entrevistas) com o Srº Zulu Araújo (presidente da Fundação Cultural Palmares) e este discursava sobre ações de integração e igualdade na sociedade, em relação as Negros. Belíssima oratória! O Zulu exemplificou uma importante conquista q foi o título de patrimônio cultural dado a Capoeira (que já se espalha por 152 países, só é cantada em português, e gera cultura e dinheiro Tb!...) e um triste exemplo de uma Igreja Neo Pentecostal, na Bahia, q em represália aos Acarajés das baianas (por ser uma comida de origem afro para Iansã e tb devido as vestimentas das baianas) esta vendendo “bolinhos de cristo” (o mesmo prato culinário) e obrigando seus fiéis a só consumirem estes. Triste, muito triste mesmo!
    Mas o q me chamou a atenção foram as propostas do srº Zulu, que não era de uma política de enfrentamento, de reação pura e sim ações pró ativas que conscientizasse não só os negros, mas sim toda a sociedade, da importância da tolerância (democracia no fundo) entre todos.
    E então Pai Fernando fazendo um “link” para a nossa Umbanda, por ser tb alvo de muito preconceito, mesmo observando, q claro por questões de colonização e NUNCA segregacionismo, o srº e maioria dos médiuns do TPM/PR são brancos (se não quase todos), devem ser atingidos tb por este lastimável preconceito. O q eu acho Pai Fernando é q nós Umbandistas não deveríamos agir apenas no plano da reação, nesta luta, ou ações q visem apenas a nossa comunidade religiosa e sim ações pró ativas em relação a toda a sociedade, conscientizando e agregando valores a causa. E claro q tb não deixei de notar o importante papel pioneiro q o TPM, representado pelo srº, desempenha nessa área.
    Parabéns Pai Fernando tb por este dia (claro q não acho q o srº tem 101 anos! Hahaha) c/ todo respeito :-)!
    E por curiosidade, na convocação q o srº fez a todos os membros corrente p/ uma reunião aí no TPM/PR p/ estabelecer projetos e diretrizes p/ 2010, tem alguma coisa a ver com o que eu escrevi? Se sim, espero q abranja tb nós aki do RJ! rsrsrs e desde já conte comigo!
    E mais um vez Salve a Umbanda!! (maravilhoso instrumento de igualdade social)
    “Avante filhos de fé, com a nossa lei não há (...)”!
    Saravá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  34. Ontem em um atendimento do seo Sete Cachoeiras ele falou algo muito peculiar. Uma filha nova da corrente veio falar pra ele que após a visita de uns amigos a casa havia se enchido de eguns.Pacientemente ele explicou a ela que ela possuía grande compreensão de vidas passadas ,mas que no momento ela passava por um aprendizado e o que ela sabia estava guardado pra ser lembrado em outro momento.Ainda ela não dispunha de condições de reconhecer se o que a incomodava era apenas uma energia ou um egun de fato, portanto o que ela deveria fazer era, neste início de sua caminhada sempre pedir ajuda.Porque, como ele explicou, no começo nossos olhos espirituais, apesar de vivências anteriores, estão abrindo-se por isto a visão fica ainda meio turva.E isto é algo para reflexão não é meu pai. Por mais que a pessoa tenha grande conhecimento de vidas passadas ele fica meio adormecido até que tenhamos um equilíbrio. Gostaria que o sr. nos desse um conselho neste sentido, pra pessoas que começam a descobrir a Umbanda e talvez até redescobrir sua mediunidade.

    ResponderExcluir
  35. Evidentemente que ha no aspecto pessoal cuidados que todo Umbandista deveria tomar. Cuidar de seu corpo e de sua mente é tao importante como cuidar de seu espirito.
    Tudo se influencia e interfere nas incorporacoes (3a energia)e demais trabalhos.
    Mas, livre-arbitrio e passividde nao sao a mesma coisa, portanto nao ha um pouco caso astral.
    Ora o que estamos fazendo na Umbanda se nao acreditamos no poder das entidades?
    Seriam elas ingenuas?
    Longe disso.
    Mandemos boas energias em vez de julgamentos.
    As drogas podem ser vistas com moralismos ou por meio da ciencia e da religiao.
    Minha confiança é na Umbanda.
    Meu crédito é na Umbanda e em suas entidades.
    Como nao confiar em uma entidade no terreiro?
    Sei que seo Tranca Ruas da Tronqueira a deixou entrar, Sei que a Entidade Chefe do terreito esta vigilante...
    Sei do papel dos Pretos, Caboclos, Criancas...
    Confio no trabalho dos Exus....
    E tudo que ocorre em uma gira?
    A vibracao e a limepeza?
    Se faz por fazer???? Claro que nao!
    Tenho fe em tudo isso.
    Esse é meu bom senso!!!

    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde Pai Fernando.

    Gostaria de saber o projeto que o sidney e o senhor estão fazendo para as pessoas que queiram cultuar a Umbanda em casa.
    Esse projeto está perto de sair?
    Obrigada.
    Axé.

    ResponderExcluir
  37. Lauro, vou entrar em contato por e-mail. FMG

    ResponderExcluir
  38. Pai Fernando,

    Lendo sobre o vício me veio a cabeça o povo fala tanto no uso de drogas que ela prejudica a mediunidade e tal, mais e a vaidade... e a inveja... o orgulho... a maldade... a preguiça... as orgias... a idolatria... a calúnia... o roubo... ódio... a mentira mesmo que pequena... etc, E ai... será que essas tbm não são tão importantes quanto a citada acima...acho que esses são até piores pois esses afetam outras pessoas... e quem de nós aqui nunca cometeu alguma delas...
    Não uso drogas e nem acredito em pecado mais sei que erro em outras coisas como mesmo ser muito impulsiva e acabo MAGOANDO por ser assim... Então eu não deveria estar de branco...
    Tem coisas que só faz mau a nós e não incomoda ninguem... se formos julgar cada um garanto que cada um que esta na corrente teria que sair pois cada um de nós comete algo que para o outro é errado...
    Fico eu aqui acreditando no sentido do branco para mim, FÉ, AMOR, CONHECIMENTO, JUSTIÇA, LEI, EVOLUÇÃO, GERAÇÃO isso é no meu ver pq acredito que na Umbanda ninguem é obrigado a aceitar nada.
    Vou escrever a sétima lagrima de um preto velho:

    A sétima, filho, notas como foi grande e como deslizou pesada? Foi a última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás. Fiz doação dessa aos médiuns vaidosos que só aparecem no templo em dia de festa e faltam às doutrinas. Esquecem que EXISTEM TANTOS IRMÃOS PRECISANDO DE CARIDADE, TANTAS CRIANCINHAS PRECISANDO DE AMPARO MATERIAL E ESPIRITUAL.

    Tem coisas muito maiores dentro da Umbanda vamos nos preocupar com essas que são em prol da ajuda da caridade.

    Pai Fernando nem precisa publicar é que lendo sempre essas mesmas teclas resolvi eu comentar.

    Axé

    Monique

    ResponderExcluir
  39. AFRÂNIO – Ceará: Afrânio, isso é impossivel. Descender de um Orixá é ser criado dentro de uma vibração como se fosse a barriga de uma mãe.

    MARIA ANGELA : Não tenho nenhuma condição de julgar ninguém. Tudo que se falou aqui é mera hipótese. Em caso de ser tudo verdadeiro também não tem o que se falar por ser um absurdo e uma violência à espiritualidade.

    BRUNO- RJ – Preconceito com a Umbanda é fato já superado e se ainda existir algum foco, devemos chamar a policia. Eu ainda não tenho 101 anos mas já estou pensando na festa dos meus 100. Ainda não comprei o material só por de cautela, mas a lista já está pronta.

    LUNA, logo o material será divulgado.
    Boa tarde Pai Fernando.

    MONIQUE, publiquei mas esta será a ultima postagem sobre essa matéria. E também não gosto de anotações tristes sobre os pretos velho.
    FMG

    ResponderExcluir
  40. Saravá Pai Fernando

    Muito obrigado estaremos aguardando suas
    orientações

    Abração

    ResponderExcluir
  41. Com grande satisfação vi como seguidor do blog o Deputado Federal Wilson Picler. Nosso companheiro desde o tempo da Faculdade Espirita, o ativo deputado faz anos desenvolve uma pesquisa gravando sons emitidos por espiritos, além de ter enorme famna como professor na faculdade. Tomara que o Picler brinde a todos nós do blog postando um filme, por menor que seja, para conhecimento nosso conhecimento. Seja bem-vindo Wilson Picler. FMG

    ResponderExcluir
  42. Salve Pai Fernando, mucuiú !

    Estrela clareia a Terra,
    Estrela clareia o Mar,
    Estrela clareia a Terra,
    Estrela clareia o Mar,

    Clareia o Congá de Akuan, clareia !
    Clareia para todo o mal levar !!!!

    Imaginem o coro de um Terreiro cheio e essa musica sendo tocada em nossos ouvidos !!

    Sei que muitos mediuns já tem essa canção gravada em suas mentes assim como eu.

    Dessa forma começo meu dia e desejo a vcs a mesma sensação !

    Saravá !

    Mauro Monteiro ( Mauro de Ogum )

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde a todos... Boa tarde Pai Fernando...

    Me enrolei, mas vou perguntar, hehe... Pai Fernando já tinha visto em outras giras chamarem Nanã depois de Seo Omulu antes da gira de Exu. Na última segunda o Sr. chamou Nanã logo no comecinho da gira. Pq??? :o)

    Beijinhos e obrigadinha, Dê

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde a todos!
    Boa tarde pai Fernando.

    Como não tenho outro canal para falar com o pai Béco e Pai Jussaro, pai Fernando. Gostaria de saber quais são os Caboclos que eles trabalham para completar o passo a passo da gira.

    Obrigada.
    Luna

    ResponderExcluir
  45. Pai Ronald, Gerson e Inayê, todos sabem que o consumo das drogas faz mal para a familia, para a espiritualidade, para os estudos, para a con vivência social. Não h a mais razão para ficarmos aqui no blog falando sobre um assunto que compete à Policia e aos órgãos governamentais. Peço que vcs me entendam e perdoem-me mas recusei as postagens de vcs. FMG

    ResponderExcluir
  46. Luna, mucuiu! Espero que possa ajudá-la!

    Caboclos de Ogum:
    Pai Jussaro de Ogum – Caboclo Tucuruvu
    Pai Beco de Oxóssi – Caboclo Beira Mar

    Caboclos de Oxóssi:
    Pai Jussaro de Ogum – Caboclo Folha Verde
    Pai Beco de Oxóssi – Caboclo Pena Branca

    Caboclos de Xangô:
    Pai Jussaro de Ogum – Caboclo Sete Ventanias
    Pai Beco de Oxóssi – Caboclo Sete Pedreiras

    ResponderExcluir
  47. Sheila, lamento mas recusei a tua postagem. O assunto já está fora das postagens. FMG

    ResponderExcluir
  48. Saravá Pai fernando e Demais blogueiros!

    Hoje é Dia da Consciencia Negra e tenho uma noticia surpreendente.
    Moro numa cidade chamada Brusque CIDADE COLONIZADA ALEMÃ E ITALIANA.
    Desde o dia 15 está sendo realizada a semana da Consciencia Negra, apoiada e enfatizada pela Secretaria Muncipal de Cultura, para promover teatro,. dança, contação de estórias dos orixas (segundo Pierre Verger), ensaios de samba em bares, etc .. e hoje dia 20/11 numa chácara, se reunirão terreiros de Umbanda e Candomblé para um batuque, chamado QUIZOMBA PARA ZUMBI, em homenagem a Zumbi dos Palmares.

    É a cultura brasileira e a religião brasileirissima expandindo suas raizes por todo o território nacional.
    Inclusive no "meio" alemão pretensamente católico e luterano da minha cidade.

    Hoje estou feliz.... Pq vejo o quanto o nosso povo é maravilhoso!

    Saravá fraterno
    Fabille

    ResponderExcluir
  49. Boa noite a todos.....
    Mucuiu Pai Fernando..

    Gostaria de saber como ficará os Trabalhos no Terreiro com essa Nova Lei Municipal (Antifumo)???

    ResponderExcluir
  50. Anonimo, excepcionalmente publiquei teu comentário. A Lei não atinge a Umbanda e Candomblé. FMG

    ResponderExcluir
  51. Oi Rodrigo!!!

    Obrigada messsssmo!
    tenho que escrever os pontos para podermos cantar!
    valeu pela ajuda!!!
    axé.

    ResponderExcluir
  52. Olá Pai Fernando!!
    Eu carrego um patuá comigo para eu não ficar igual antena parabólica, captando tudo que é energia na rua hehe mas tenho uma dúvida. Posso ficar com ele até o pacotinho ficar gasto ou quando vou saber se devo trocá-lo??
    Abraço

    ResponderExcluir
  53. Luna, estou postando os pontos das entidades do do Pai Jussaro de Ogum, espero q ajude!!

    Caboclo Tucuruvu:

    Aeaeaa, aeaaa > 2x
    Na Umbanda Ogum guerreia
    Vindo da falange de Akuan
    Eu chamo Tucuruvu
    Pra Ele e sua tribo descer
    Venha, meu pai, me abençoar
    Ogunhê... Ogum! >
    Ogunhê... ê! > 2x

    Obs. Na dúvida o Seu Tucuruvu tbm pode ser chamado no ponto de Ogum Naruê (Magia, magia q faz o meu corpo tremer...)

    Caboclo Folha Verde:

    Como é tão lindo
    Assistir festa na mata
    Ouvir o som da cascata
    E o lindo canto do sabiá (do sabiá)
    Que noite linda
    Bela noite de luar
    Foi no clarão da lua
    Que eu vi Folha Verde chegar
    A mata está em festa
    Toda coberta de flor
    Até os passarinhos cantam, meu caboclo
    Eles cantam em seu louvor
    Ô, ô, ô, ô, quanta beleza! >
    Ô, ô, ô, ô, belo esplendor! >
    Como é bom ter na certeza >
    Que Seu Folha Verde >
    É meu protetor > 2x

    Caboclo Sete Ventanias:

    Trovão roncou lá na serra >
    A chuva já caiu no mar > 2x
    O vento de Iansã lá na pedreira
    Fez o meu Pai Xangô tudo iluminar
    E o Caboclo Sete Ventanias >
    Com seu raio clareou todo esse congá > 2x

    Bom, os do Pai Jussaro de Ogum são estes!
    Bjao

    Fernanda - Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  54. Os do Pai Beco de Oxossi...

    Caboclo Beira-mar:

    A sua espada brilha no raiar do dia >
    Seu Beira-mar, é filho da virgem Maria > 2x
    Seu Beira- mar, beirando areia >
    Seu Beira-mar, é filho da mamãe sereia > 2x

    Beira-mar, auê, Beira-mar > 2x
    Ogum já jurou bandeira
    Nas matas de Humaitá
    Ogom já venceu demanda
    Vamos todos saravá
    Beira-mar, auê, Beira-mar > 2x
    Eu estava na minha gira
    Eu estava no meu congá
    Eu estava na minha gira
    Vamos todos saravá

    Caboclo Pena Branca:

    Saravá Seu Pena Branca
    Saravá seu Abacé
    Trás na frente o seu bodoque
    Pra defender filhos de fé
    Ele vem de aruanda
    Trabalhar neste congá
    Saravá Seu Pena Branca
    O guerreiro de Oxalá
    Sua flecha vai certeira
    Vai pegar no feiticeiro
    Que fez juras de mandinga
    Para os filhos do terreiro
    Pega o arco, atira a flecha
    Que esse bicho é corredor
    Mas deve ser castigado
    Ele é merecedor

    Caboclo Sete Pedreiras:

    Por detrás daquela serra >
    Tem uma linda cachoeira > 2x
    É de meu Pai Xangô >
    É de Xangô Sete Pedreiras > 2x
    Por detrás daquela serra >
    Tem uma linda cachoeira > 2x
    É de meu Pai Xangô >
    Que arrebentou Sete Pedreiras > 2x

    Luna, esses são os pontos que eu conheço das entidades do Pai Beco de Oxossi, têm alguns pontos novos das entidades dele, mas eu ainda não os conheço bem... Espero ter ajudado um pouquinho! Bom domingo! Bjos

    Fernanda - Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  55. Flavio (BH), tudo depende da origem do patuá. Se foi dado por uma entidade, quando vc sentir necessidade ou intuição,volte a falar cm ela,mas esses patuás normalmente não têm vencimento. Se vc adquiriu por outra forma, sem origem espiritual, aí vc se desfaça quando quiser. FMG

    ResponderExcluir
  56. Obrigado Pai Fernando! O patuá quem me mandou fazer foi o Seu Pedra Branca. Achei que tinha uma "validade", mas como não perguntei (esqueci), achei melhor tirar a dúvida com o senhor!
    Boa semana!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  57. Pai Fernando medium inconsciente na Umbanda e raro a maioria e consciente?

    ResponderExcluir
  58. Aline, Morro de Sao Paulo-Ba22 de novembro de 2009 às 20:42

    Mucuiu Painho!
    Sarava a Todos!!!

    20 de novembro dia da Conciência Negra

    "Ninguém nasce odiando outra pessoa
    pela cor de sua pele,
    ou por sua origem, ou sua religião.
    Para odiar, as pessoas precisam aprender,
    e se elas aprendem a odiar,
    podem ser ensinadas a amar,
    pois o amor chega mais naturalmente
    ao coração humano do que o seu oposto.
    A bondade humana é uma chama que pode ser oculta,
    jamais extinta."
    Nelson Mandela

    ResponderExcluir
  59. Aline, Nelson Mandela é Nelson Mandela...FMG

    ResponderExcluir
  60. Bom dia Fernanda!
    Bom dia a todos!!!

    Muito obrigada. Ajudou bastante!
    Agora ficou mais fácil.
    Axé e boa semana.
    Luna - RJ

    ResponderExcluir
  61. Pai Fernando .
    Gostaria de saber , sobre as linhas de ogum , existe uma linha chamada Ogum Xoroque , o apice de energia vem qndo é cantado o ponto de magia ,
    esse caboclo incorporado disse ser o nome caboclo Lua Negra , mas sendo assim ele me diz atender a falange de ogum Narue na ausencia de Xoroque dentro do Terreiro , o senhor ja ouviu ou ja viu esta entidade . Sabe onde e como encontrar maiores informaçoes ???
    JCV- Ctba - pr

    ResponderExcluir
  62. Juce,não conheço o Caboclo Lua Negra. Quanto a Ogum Xoroque ou Xeroque, dizem que é metade Exu e metade Ogum. Eu não consigo entender isso. FMG

    ResponderExcluir
  63. O "cruzamento" de um cambone é usual no TPM? Como é e qual o objetivo?
    abraco
    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  64. Sidney, em nosso terreiro não existe cruzamento de cambone. FMG

    ResponderExcluir
  65. Afrânio - Limoeiro do Norte - Ceará

    Querido Pai Fernando, quando eu estava no trabalho de praia neste ano, dois médiuns incorporados vieram pra mim e me entregaram um cigarro aceso e disse preu fumar o resto do cigarro; neste caso específico, fiquei com dúvida em relação o por que do ato deles terem me entregue aquele cigarro, não tive nem como porque os médiuns logo desincorporaram; neste caso o cigarro que a entidade entrega a um consulente, objetiva um descarrego seria isso?
    Porém andei observando que memso não sendo fumante, mas ao da uma tracada só, por ser muito ruim a sensação eu fico logo tonto, que eu acho que pode ou não ser a presença de alguma entidade, num sei; o que o senhor acha? assim como a bebida serve pra "amolecer" o médium e facilitar a incorporação o cigarro também pode ter a mesma função?seria esse o objetivo das entidades ao me entregarrem aqueles cigarros?

    Abraço Pai Fernando!!

    Abraço irmãos queridos!

    ResponderExcluir
  66. Afrânio, vejo isso apenas como um carinho da entidade. FMG

    ResponderExcluir
  67. Salve Pai Fernando...mucuiú !

    só para ilustrar a informação da Juce...
    Ogum Xoroquê é mais cultuado no Candomblé.
    Alguns Terreiros Umbandistas ( poucos ) também o cultuam.
    É uma qualidade de Orixá que durante seis meses é metade ( Ogum ) e durante seis meses outro ( Exú ).
    Não necessariamente por semestre. Pode ser em dias alternados.
    Costumam relacionar a presença ativa de um ( Ogum ) ou outro ( Exú ) a personalidade do médium.
    Como não é nossa praia e nem há essa necessidade na Umbanda que praticamos, essa informação, acho suficiente.

    Saravá !

    Mauro Monteiro ( Mauro de Ogum )

    ResponderExcluir
  68. Saravá Pai Fernado, salve povo do blog,

    Encontrei uma opinião no jornal O Globo que confesso, me tocou, senti emoção pura, equilibrada de amor e verdade na postagem que transcrevo a seguir: (lindo, precisamos divulgar o artigo e a idéia)

    O Globo - OPINIÃO

    Exu não pode?
    Publicada em 23/11/2009 às 16h06m
    STELA GUEDES CAPUTO

    Recentemente, um jornal carioca destacou o caso da professora proibida de usar o livro "Lendas de Exu" em uma escola municipal. A professora é umbandista e a diretora da escola é evangélica. É cada vez mais comum que professores e alunos de candomblé ou umbanda sejam discriminados nas escolas. A pergunta é: por que Jesus pode estar em um livro para o ensino religioso católico, destinado à rede pública, e Exu não pode? Exu não entra na escola porque este país é racista, e o racismo está presente na escola. Acredito também que atravessamos uma fase de avanço conservador na educação pública. A manutenção da oferta do ensino religioso na Constituição de 88, a aprovação deste como confessional no Rio, os livros didáticos católicos, a Concordata Brasil-Vaticano, são vitórias silenciosas que ampliam e legitimam as circunstâncias necessárias para discriminações como essa.

    A mãe-de-santo Beata de Yemanjá diz: "Pensam que o Brasil é uma coisa só e nos discriminam. Isso é racismo." Para o pesquisador Antônio Sérgio Guimarães, o racismo brasileiro é heterofóbico, a negação absoluta das diferenças implicando um ideal, explícito ou não, de homogeneidade (ou uma coisa só, como diz Beata).

    Quando uma escola proíbe um livro de lendas africanas ela discrimina culturas afrodescendentes. Exu é negro. Um poderoso e imenso orixá negro. É o orixá mais próximo dos seres humanos porque representa a vontade, o desejo, a sexualidade, a dúvida. Por que esses sentimentos não são bem-vindos na escola? Porque a Igreja católica tratou de associá-lo ao seu diabo e muitas escolas incorporam essa lógica conservadora, moralista e racista. O Exu proibido afirma que este país tem negros com diferentes culturas que, se entendidas como modos de vida, podem incluir diferentes modos de ver, crer, não crer, sentir, entender e explicar a vida. Positivo foi que muitos professores e professoras criticaram o ocorrido, o que mostra que também a escola não é "uma coisa só". É nas suas tensões cotidianas que devemos lutar contra o racismo.

    As culturas com suas religiões fazem parte do ensino de História da África. Como é que vai ser? Pais e professores arrancarão as páginas desses livros? Ou eles já serão confeccionados mutilados pelo racismo? Respondo com a saudação ao orixá excluído da escola: Laro oyê Exu! Para que ele traga mais confusão e com ela, o movimento, a comunicação, a transformação onde reina.

    STELA GUEDES CAPUTO é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

    Fonte: http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2009/11/23/exu-nao-pode-914886323.asp

    Saravá!

    ResponderExcluir
  69. Pai Fernando .
    Esse caboclo que trabalha na linha de Ogum Xoroque me explicou por alto , disse chamar Caboclo Lua Negra , me explicou que eh um caboclo com livre transito entre a umbanda e a quimbanda,( assim como Zé Pilintra ) , porem em uma conversa mental com ele incorporado , me explicou que por isso a vibraçao no terreiro de nossa atuaçao vir no ponto de Magia , ou seja , ogum Narue , são raros os terreiros que dão chamada a linha de Ogum Xoroque , pois o mesmo tras uma forte vibraçao , agora com tudo as duvidas são muitas e com pouca explicaçao por isso estou utilizando esse espaço , mas vale lembrar que estamos em uma religião em crescimento e que muitas entidades ainda não deram nomes nem linhas de trabalho . Agora é dificil sempre que não sabemos jogar a culpa no candomblecismo , porem caboclo de ogum Xoroque fala trabalha diferente das incorporaçoes de camdonblé . Vejo que em algumas incorporaçoes ele vem com muito mais força e energia , ou seja a demanda vai ser GRANDE , porem em dias de trabalho sereno sua incorporaçao eh serena .
    O ponto riscado tem uma lua escura ao centro com nuvens brancas sobrepondo a Lua , com espadas cruzando todo o ponto com a cor vermelha . Ele apenas sitou ogum xoroque , mas trabalha com narue , por isso da explicaçao .
    Este caboclo conta viver a beira do rio e do mar , ele vive entre meio ao lodo que se mistura a agua salgada do mar . Mas cabe mais uma duvida , somente consigo ouvir tais coisas com a entidade incorporada , fora disso não tenho qualquer tipo de esclarecimento , isso é uma falha ? Existe algo assim como clariaudiencia ?

    Grande abraço .

    JCV - Ctba -Pr

    ResponderExcluir
  70. Mucuiú Pai fernando!
    Gostaria de perguntar ao senhor,pq no pai maneco, não se trabalha com sacudimento com grãos? Essa pratica tem alguma restrição?
    Gostaria d saber oq pode substitui-lo?
    Gostaria muito de saber.
    Obrigada
    Roberta TPM/ RJ

    ResponderExcluir
  71. JVC - Ctba - Pr. Está esclarecido o nome do Caboclo Lua Negra, da linha de Ogum. Gostaria de saber teu orixá, pois o Caboclo Branca Lua, também da linha de Ogum, protege principalmente os filhos de Iemanjá com orixá masculino Ogum. Quanto ao Ogum Xeroque também opiniõers diferentes não devem ser rebatidas, sob pena deste blog fugir de sua real finalidade que é troca de ensinamentos. Muitos terreiros de Umbanda também cultuam esse Ogum. Eu particularmente, repito não entendo Ogum que vira Exu. Ponto final! FMG

    ResponderExcluir
  72. Roberta TPM - RJ., não existe nenhuma retrição a esse tipo de trabalho, mas deve ficar claro que normalmente esse elemento (grão) é usado para limpar o perispirito da pessoa. Como existem várias outras formas de se fazer isso, é apenas falta de opção e jamais proibição. FMG

    ResponderExcluir
  73. mucuiú pai fernando!
    Obrigada pela resposta.
    Saravá
    Roberta TPM/Rj

    ResponderExcluir
  74. Pai Fernando, boa tarde.

    Agora gostaria de saber o que seria isso " sacudimentos com grãos???

    Nunca ouví falar.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  75. Bom respeito é peça fundamental em um espaço democratico , isso declarado atravez do blog , sem duvida é uma oportunidade de crescer e evoluir .
    Aqui em nosso terreiro fazemos reverencia a ogum Shoroque , porem ele vem realmente como Caboclo de Ogum e nao como Exu, fazendo uma citaçao que o senhor mesmo usou este Caboclo que o Irmao Juce descreve , tras sim forças distintas . Em nosso terreiro os caboclos de ogum shoroque , utilizam as coroas de filhos de ogum , pois estes na sua maioria tem grandes guardioes e em casos feminos > exemplo Tiriri , Tranca ruas , Marabo , Maria Padilha , Mulambo ou seja cavalos de Caboclos de ogum Shoroque geralmente atendem exus e bombo giras chefes de falange .
    Gostaria de saber sobre a parte final do comentario de irmao Juce ,
    1- clariaudiencia apenas com a entidade incorporada , pois sem estar incorporado nao vejo e e nao escuto nada tbm .
    2- Qual a diferença entre Kharma e Dharma ?
    3- oque o senhor pode nos explica sobre
    para que serve a defumaçao , o pentagrama , e o triangulo antes de entrar na gira ?

    Jose Alberto
    curitiba

    ResponderExcluir
  76. Luna, sacudimentos com grãos é quando ser usa o grão do cereal para limpeza do perispirito. É muito comum usar o milho de pipoca para seo Omulum. É mais uma forma de expressão. FMG

    ResponderExcluir
  77. Eu gostaria de comentar a postagem do Pai Ronald:
    Sou professor da rede pública e, como aprendi com um dos professores da minha infância, pretendia não contar minha religião para os alunos, para não correr o risco de influencia - los. Pois bem, logo em meu primeiro dia de aula tinha uma reunião de professoras evangélicas preparando catecismo em sala.
    Não tenham dúvidas, a partir daquele dia conto para todos em qualquer escola na qual esteja que sou Umbandista e explico o que é minha religião, desmistifico preconceitos, até tem uma ex aluna minha indo no terreiro com sua família e pegou o endereço no meu orkut, pois sabia que nossa casa é boa, de confiança.
    Enfim, sofri perseguição velada e tive problemas em uma escola com um diretor e uma vice-diretora pastores evangélicos, porém, me mantive firme. Perseguição velada a gente acaba sofrendo de qualquer maneira. Quando a coisa se tornou declarada, ameacei processar e os ânimos se acalmaram.
    Hoje trabalho na Secretaria de Estado da Educação e, a menos de um mês, fui o responsável pela distribuição de uma material fantástico de Ensino Religioso, ecumênico e sem apelações ou preconceitos. Sou contra essa disciplina, já que o Estado é laico, porém, se ela é prevista em lei e temos que mante-la nos currículos, que seja ensinada sem preconceitos.
    É isso. Abraço,

    Edgar Cavalli Junior - Curitiba/Pr

    ResponderExcluir
  78. Boa noite a todos, oi Pai Fernando, como vai? Ontem fui visitar o centro espírita que frequentei durante alguns anos e fiquei para assitir a sessão. Qual o meu espanto não foi, quando assiti a uma sessão completamente diferente de espiritismo. Apresentaram-me um pequeni livrinho que tinha várias letras de músicas, com refrão. A sessão começou e todos pegaram nos livrinhos e começaram a cantar algumas músicas cuja letra estava no livrinho. Letras de músicas consagradas a Jesus, aos irmãos benfeitores, a Allan Kardek, etc... umas das músicas tinha no refão "salvé, salvé"... lembrei-me de salve as crianças.. ou de salve o terreiro de umbanda... e subitamente veio à minha mente os pontos de umbanda que eu ouvi no TPM e aquilo que trouxe uma sensação de alegria. Já ouvi dizer que as entidades podem trabalhar no kardecismo e na umbanda usando, para isso, até diferentes formas de sse apresentar. Não sei se foi imaginação minha, mas a introdução do canto no Espiritismo... com aqueles "pontos cantados" fez com que eu sentisse a saudade dos pontos que ouvi no TPM. Automaticamente a minha mente retornou ao TPM. Mas, de volta ao centro... observei que o tempo de duração da apresentação e esclarecimento sobre um capitulo do "Evangelho segundo o Espiritismo" ficou mais curta, para prevalecer um pouco mais o canto.
    Saravá a Umbanda e suas entidades.
    Beijinhos a todos.
    Ana, de Portugal.

    ResponderExcluir
  79. Pai Fernando e blogueiros:
    Meu filho Syrus no dia de seu batizado no terreiro teve aula sobreUmbanda e Candomblé em sua escola aqui em Colombo. Ele contou então que aquele dia era o dia do batizado dele na Umbanda por coincidência.Ele contou como era nossa "igreja", mas falou que nunca viu nenhumdescendente de africano lá não, que ele é descendente de italiano e umbandista, mas todos são brasileiros....Olha acho que o que falta na programação das escolas é explicar justamente isso que a Umbanda é brasileira, desmistificando-a.Acredito ser bem importante falar de todas as religiões na escola,pois na medida que uma criança escuta falar de sua religião em outro ambiente e a deixam explanar sobre o que sabe, ela se sente inclusa no meio em que vive. Saravá a todos!

    ResponderExcluir
  80. Salve Baba! Que saudades!
    Gostaria de fazer uma pergunta bem simples>
    Como se deve proceder para ser um Terreiro reconhecido pela lei?
    O que devemos dizer a um policial se ele aparecer na gira devido ao encomodo do barulho, por exemplo? (fora convidar para tomar uma axé, claro...)
    Beijuuss

    ResponderExcluir
  81. José Alberto - Curitiba. Realmente fico às vezes em situações constrangedoras,mas não quero deixar os comentários do blog fugirem ao que me propus, principalmente em comentar assuntos que são amplamente comentados em livros,como o caso dos simbolos do pentragama e do triangulo. Se vc for analisar, o que pode acrescentar saber sobre isso, quando na maioria dessas perguntas ou é para demonstrar cultura ou para testar de
    alguém. Quanto qa diferença entre o Kharma e o Dharma, como posso saber se eu só conheço o carma? Fico devendo essa. Agora, quanto Quanto a clauriaudiência, que é a percepção das vozes dos espiritos, acho que não se aplica dentro de uma incorporação. O fenomeno é a intuição. Acredito até que seja mais para o lado da telepatia. Defumação é para limpar o ambiente e o perispirito (miasmas, formas negativas de pensamentos, sujeiras astrais e tudo que chega perto disso). FMG

    ResponderExcluir
  82. Acredito que algumas entidades sao compreendidas por meio de um contexto cultural e religioso que envolve toda a diversidade da propria Umbanda. Penso que neste próximo centenário que se iniciou se revelará cd vez mais uma Umbanda com menos misterios e, sendo assim, permita tb enxergar sem esteriotipos as entidades.Se as deixamos falar descobrimos sua beleza e diversidade.
    abracos
    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  83. Alice, vc tem que registrar o estatuto e pedir o alvará de funcionamento da Prefeitura local. Escreva para o Caco ou Jussaro que eles dizem como proceder. FMG

    ResponderExcluir
  84. Bom dia a todos! Gostaria de compartilhar algumas percepções que tive durante os trabalhos mediúnicos. Em meio a tantos questionamentos senti uma necessidade muito grande em expor o meu mais sincero agradecimento ao Pai Beco...Um amigo de muitos anos e que por determinação Divina foi destinado não somente a ser o Pai de Santo como também 'Zelador Espiritual' de muitos filhos.
    Percebe-se claramente a segurança e humildade deste homem cuja missão é direcionar a espiritualidade atraves de uma corrente terrena em auxílio aos irmãos necessitados.
    Muito obrigada a todos os que conduzem ostrabalhos durante a semana e especialmente Muito Obrigada ao Pai Beco por todos os tabalhos que já realizou e ainda estão por vir.
    Que Deus o abençoe não somente hoje mas sempre!
    Que todos nós que fazemos parte desta 'casa' tenhamos sempre muita Luz,respeito e humildade necessária para fazer o nosso melhor!

    ResponderExcluir
  85. Legal Alice ... da trabalho essa burocracia, mas é mais um passo pra frente. Se olhar p/ tras veras que ta sendo um bela caminhada. Parabens!
    bjao
    Sidney

    ResponderExcluir
  86. Pai Fernanado,
    Só postando uma observaçao, tem terreiro que usa coroa, usa roupas super adornadas que nem na fashion week se ve de tao estranhas, o sr. tem alguma opiniao formada sobre isto??
    no meu humilde ponto de vista é pura vaidade, se fosse por mim nem guia eu usaria e me bastaria a roupa branca.

    Lailson Correia
    Gira de segunda

    ResponderExcluir
  87. Pai Fernando,
    sabe se qdo estamos pra completar 7 anos dentro da religiao somos testados pelos espiritos em nosso dia a dias? com situaçoes dificeis pra ver se temos fibra pra superar ou se apelamos pro lado negro da força? (star wars)

    aproveitando o post gostaria de saber quais sao os elementos de amalá para o Caboclo da Pantera e local da entrega pois nao achei nada no site.

    Grato

    Lailson - gira de segunda

    ResponderExcluir
  88. Aline, Morro de Sao Paulo-Ba25 de novembro de 2009 às 14:34

    Mucui Painho!!!
    Sarava Blogueiros!!!!

    Edgar, gostei muito do que postou sobre educacao religiosa nas escolas.
    Teria como ter acesso ao material que voce elaborou? Gostaria de lê-lo. Tenho criancas pequenas e lido com varias outras aqui na ilha onde moro. Acho que me seria util.
    Obrigada e parabens pela postagem!
    Saravazao!
    Aline

    ResponderExcluir
  89. Aline, Morro de Sao Paulo-Ba25 de novembro de 2009 às 14:41

    Mucuiu Painho!
    Sarava blogueiros!!!
    Mae Alice, mucuiu!!!

    Preciso falar contigo sobre uma funcionaria minha, amiga querida, que estara viajando para Florianopolis para tentar a vida por la. Esta precisando muuuuuuuito de ajuda espiritual para ela propria e sua familia. Ela ficou super feliz quando falei que tem TPM em Floripa...
    Meu e-mail: manoya48@gmail.com
    Abracao e sarava!
    Aline

    ResponderExcluir
  90. Aline, Morro de Sao Paulo-Ba25 de novembro de 2009 às 14:55

    Mucuiu Painho!!!
    Sarava Blogueiros!!!


    Preciso repartir uma alegria. Na segunda, gira de boiadeiros no TPM Curitiba, fiz meu primeiro amala para estas Entidades.
    Na preparacao de fim de tarde, comecei a cortar folhas de bananeiras para a arrumacao do amala.
    Gente, na hora que comecei a cortar, a seiva destas plantas comecou a escorrer da minha mao para os meus bracos...que energia maravilhosa!!!!
    Viajei, entrei em conexao imediatamente e minha intuicao comecou a trabalhar. Deixei entao que este lado da minha mente trabalhasse livremente.
    Foi um amala maravilhoso!
    Desejo a todos que esta energia da natureza em comunhao com a Umbanda, reine nos lares de cada um, pois e verdadeiramente incrivel! Que a seiva dos vegetais, divino sangue cosmico, escorra sempre em abundancia, para nos fortalecer!
    (Painho Fernando, estou muito profunda hoje...desculpa qualquer coisa...rsrsrs!!!!)
    Abraco a Todos!
    Aline

    ResponderExcluir
  91. Bom conforme Jose Roberto afirma , sou sim cavalo de Sr Exu Tiriri , por consequencia a sua pergunta pai Fernando , sou filho de ogum sim porem ainda nao sei com exatidao a carreira de santo , mas gostaria muito de saber se em uma incorporaçao de exemplo Caboclo Akuan , ele incorpora com energias distintas , ou seja qndo a demanda exije maior atençao ele vem talvez mais bravo ou por assim disser pesado . Ao contrario de uma cerimonia de festa, exemplo reuniao de final de ano , festa na praia , conforme ja vi ele vem mais sereno , faço parte de uma outra corrente mas meu aprendizado vem de visitas e consultas e atraves da incorporaçao por isso da pergunta .
    Gostaria de saber se um caboclo pode ter origem na mãe africa , ou seja nao seja um caboclo brasileiro " tradicional pele vermelha " ?
    Assim sendo um caboclo negro criado dentro de um quilombo porem com aprendizado tribal , entre eles erveiro , curandeiro , feiticeiro , caçador e guerreiro , pode configurar por assim disser ?
    JCV - Ctba -pr

    ResponderExcluir
  92. Lailson, vc pode reparar que eu sempre uso a roupa branca,mas entendo aqueles que gostam de vestir roupas diferentes. Havendo um limite, não vejo nenhum problema. O amalá para o Caboclo da Pantera é o mesmo de Ogum. FMG

    ResponderExcluir
  93. Juce, essa diferença realmente existe. Quando a entidade desce só para dar um axé e não trabalhar, normalmente não risca ponto, não usa nenhum elemento, não fuma e não bebe e fica muito pouco no terreiro. Eu perguntei teu orixá para fazer a comparação dos caboclos, pois provavelmente o orixá feminino teu é Iemanjá (só palpite). Quanto a carrego dos orixás, sugiro que vc esqueça disso. Sempre digo que o meu segundo Orixá é aquele de quem no momento estou precisando. Manter a todos no mesmo nivel é sempre mais simpático e justo. Claro que tanto caboclos como os pretos velhos ou qualquer outra entidade pode ter a sua origem na Africa ou em outro qualquer pais. FMG

    ResponderExcluir
  94. Oi tio Fernando muito bom dia!

    Bom dia a todos !!!

    Gostaria de fazer uma pergunta, como se chama o Exu da Tia / Mãe Lucilia que aparece na matéria do Discovery que está no site?
    Sabe pq? Eu estava assistindo a reportagem e as palavras dele eu já ouvi um outro Exu dizer com a mesma propriedade o nome dele é Sr Quebra Osso, foi igualzinho o q ele disse, por isso a pergunta

    bjos

    ResponderExcluir
  95. Tio Fernando!

    Tenho um amigo que está pesquisando sobre nossa Umbanda para sua tese de mestrado, emprestei o seu livro prara ele, confesso que não fiquei surpresa, mas ontem ele veio me devolver o livro e me contou que qdo ele lia os capítulos que falavam das incorporações ele tinha a impressão de ser transportado a cena e viver o instante relatado, dado a riqueza de detalhes de cada narrativa. Fora os ataques de riso com cada história. Digo que eu tb me senti assim e tb tive os famosos ataques de riso, pq muitas vezes as passagens eram engraçadas (se é q podemos dizer isto), no metrô inclusive as pessoas me olhavam com uma cara que deviam pensar: - Coitada dessa moça é louca! rs
    Mas o q me levou a postar foi lhe pedir a permissão para que ele entre em contato com o Sr pelo seu e-mail para que o Sr dê seu comentário so bre a sua obra para que ele possa colocar na tese e ele tn pedirá para que o Sr permita que ele use o Grifos do Passado como uma citação bibliográfica e muito obrigada sempre!

    Bjos

    ResponderExcluir
  96. Mucuiu Pai Fernando!!!
    Saravá a todos os Blogueiros!!!

    Bom, já estava pra perguntar isso a tempos, mais não tinha oportunidade, eu trabalho com seo Ogum beira-mar e ainda ele nao riscou o ponto, mas mesmo incorporado eu também sinto a vibração no ponto de Ogum Narue, sera que é por ele não ter firmado ainda, por não ter riscado o ponto ou isto é normal?

    Axé, Robson.

    ResponderExcluir
  97. Fico grato por sua disposiçao em nos ensinar cada dia mais, com pouco mais de 2 anos de umbanda e muita leitura e convivencia com a mediunidade , vejo que agora começa a se desenhar os proximos passos , desde então quando ouvia disser pai de cabeça pensava em Orixá , porem depois de muita leitura e conversa e blogar atraves do Blog do Pai Maneco comecei a entender e melhor esse lado da mediunidade . Agora talvez esse Caboclo " Lua Negra " seja o pai de cabeça ou quem sabe o desenvolvedor , porem muito me tranquiliza a afirmativa que ele pode ser de qualquer naçao .
    Quando ainda engatinhava pelo saber de umbanda perguntei ao " Pai de santo ", se sonhar era parte de desenvolvimento , ele me respondeu que sonhos sao auto sugestão , fiquei meio perdido . Porem esse caboclo me orientou que era sim e que a resposta seria melhor explicada em outra oportunidade , ainda assim não sabia quem era , pois estava ao meu lado na cama de repouso e meditaçao , um homem alto negro , com vestes rudimentares , muito forte e serio , o tempo passou e agora veio com clareza dissendo ser esse caboclo Lua Negra , ainda meio confuso com o negocio de ogum Xoroque , porem atraves de pesquisas mais afundo acabei encontrando que esse ogum Xoroque , é parte da falange de Ogum Narue , e com a distancia dessa falange vemos tbm ogum Mege ( meio ) , ou seja metade .
    Gostaria de saber se devemos velar nossos sonhos( revelaçoes ) ou devemos sim partilhar ela com nossos diretores de coroa ?
    Como podemos ativar nossas intuiçoes sem estar dentro do terreiro ?
    Estamos num plano de expiaçao e prova , seria correto disser que devemos ter apego as coisas terrenas ? " buscares e ei de encontrar aquilo que busca "
    JCV - Ctba - Pr

    ResponderExcluir
  98. Aline querida!
    Passe meu email a ela!
    aliceprestes@gmail.com
    Será um prazer poder ajudar!
    Bju

    ResponderExcluir
  99. Olá Aline, tudo bem?
    Só para esclarecer, eu não produzi o material, apenas sou responsável por sua distribuição nas escolas sob jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, no qual trabalho.
    Para ter acesso à esse material, você poderá entrar no site Dia a dia educação. Vou deixar aqui dois links para quem se interessar, o material é liberado para uso público em geral, o que é uma excelente iniciativa da nossa Secretaria de Educação.

    http://www.diaadia.pr.gov.br/deb/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=61
    Esse é o link para os cadernos pedagógicos de Ensino Religioso e História do Paraná.

    http://www.diaadia.pr.gov.br/cdec/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=311
    Esse é o link para os cadernos temáticos dos desafios educacionais contemporâneos, extremamente interessante.

    Abraço a todos, estou sempre a disposição para eventuais dúvidas.

    Edgar Cavalli Junior - Curitiba/Pr

    ResponderExcluir
  100. Joyce, o Exu que a Lucilia trabalha é o seo Caveirinha. FMG

    ResponderExcluir
  101. Joyce, terei o maior prazer en conversar e ajudar no que for possivel o seu amigo. FMG

    ResponderExcluir
  102. Robson, um fato que precisa ser bem explicado é que quando se chama Ogum, seja Beira Mar ou Naruê, está se chamando Ogum. Qualquer ponto é da chamada de Ogum. FMG

    ResponderExcluir
  103. Juce, a Umbanda é simples. Veja, se vc não se preocupar com os que fazem parte das falanges, vc teria ligado o Caboclo Lua Negra diretamente com Ogum. O que ele é, fez ou vai fazer, com o tempo ele explica. Sonho pode ser projeção do subconsciente como uma saida do espirito do corpo. Quem passa a experiencia tem mais condição de analisar. Eu acho que o desenvolvedor do médium é o pai ou mãe de santo. FMG

    ResponderExcluir
  104. mucuiu Pai Fernando
    eu gostaria de uma explicação sobre Omulu. não consigo entender o que acontece.
    cristina

    ResponderExcluir
  105. Os links saíram cortados.
    Você tem que entrar na página
    www.diaadia.pr.gov.br, clicar em Educadores e, do lado esquerdo, nos icones "Cadernos Temáticos" e "Cadernos pedagógicos"

    Abraço,
    Edgar Cavalli Junior - Curitiba/Pr

    ResponderExcluir
  106. Aline, Morro de Sao Paulo-Ba26 de novembro de 2009 às 15:58

    Mucuiu Painho!!!
    Edgar, muito obrigada, vou dar uma olhadinha no site. Muito provavelmente na minha proxima encarnaçao serei educadora, e começo desde ja a enriquecer conhecimentos...
    A parte brincadeiras, o preconceito aqui na ilha aonde moro é muito grande. Em contrapartida ao crack e a prostituiçao, surgiram muitos nucleos evangelicos radicais que impedem as pessoas de pensar e criar opnioes. Estar munida de informaçoes é uma boa opçao para uma umbandista, colocada no meio deste turbilhao.

    Sarava a todos!
    Aline

    ResponderExcluir
  107. Pai Fernando , muitos outros topicos atras , o senhor nos prometeu contar a historia de Sr Tranca Rua das Almas , ainda lembra ???
    Seria uma sugestão a abertura de um novo topico somente sobre esse assunto .

    Axé

    João Carlos

    ResponderExcluir
  108. Mucuiú Pai Fernando
    Mucuú Pai Becó

    O Senhor tem projeto para o Livro Grifos do Passado II ?
    Pois é uma leitura com uma linguagem simples e objetiva ...emprestei seu livro para alguns amigos e relataram as mesmas sensaçãoes de estarem transportadas dentro dos relatos.
    Abraço
    Gilmar Franco
    -Gira quinta_

    ResponderExcluir
  109. Joyce
    Se teu amigo quiser alguma contribuicao (univesitaria) que eu possa dar, conte comigo. Sou prof no mestrado de psicologia na UFPR. Pode passar meu email p/ ele. Aliás, como fiz minha carreira na USP posso tb indicar alguns colegas e amigos na USP da capital e na USP de Ribeirao Preto.
    abracos
    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  110. João Carlos, vou sugerir que vc ou quem quiser que façam as perguntas objetivamente. Falar vagamente como vc propos acho que cerceia bastante o assunto. Fico, pois, no aguardo. FMG

    ResponderExcluir
  111. Como achei que era a proposta de um novo topíco , digo assim TEMA : Perguntas e respostas sobre entidades que atendo : ( risos )
    Mas se podemos fazer de maneira diferente , gostaria de saber a historia de onde vem esse lindo e fenomenal exu Tranca Rua das Almas , onde esteve encarnado pela ultima vez, a quanto anos milita nessa imensidão de mundos astrais , gostaria de saber oq pq aceitar a ser Exu , mesmo depois de fazer tanto bem por todos nessa cadeia de evoluçao . È possivel um exu ser exaltado como caboclo ou preto velho ? Os exus mirins quem são eles , de onde vem e oq podem ajudar ? No caso de Sr Tranca Rua das Almas ja ouvi disser que ele fora filho de ogum qndo espirito encarnado isso procede ?
    Na quimbanda vemos muitas falanges de Tranca ruas , quem ordena tudo isso ?
    Em uma leitura previa o escritor relata que enquanto espiritos Tranca Ruas e Tiriri são irmaos , por isso do trabalho se parecer muito .
    O senhor pode se assim for permitido disser oque significa o nome TIRIRI ???


    João Carlos

    ResponderExcluir
  112. Aline, Morro de Sao Paulo/Ba28 de novembro de 2009 às 09:18

    Mucuiu Painho!!
    Sarava a Todos!!!

    Professor Edgar,
    Acessei o site indicado e adorei as noticias sobre a educaçao no Parana. Vou aproveitar o incentivo e procurarei sites com noticias baianas sobre o assunto educaçao para ver mais de perto o que ta rolando por aqui.
    Uma dica legal. Bom saber que tem muita gente trabalhando na formaçao de nossos jovens e crianças. Porem nao conseguir acessar sobre ensino religioso, vou tentar mais tarde.
    Muito obrigada,
    Aline

    ResponderExcluir
  113. Saravá A todos do blog!

    Saudades de postar Pai Fernando, as provas acabaram ;)

    Bem vamos lá...

    Pai Fernando, o que é ponto cabalístico? E a mesma coisa que ponto riscado?

    Uma ótima semana,
    Axé
    Anna

    ResponderExcluir
  114. Oi Tio Fernando!!!

    Licença para falar com o Sidney

    Meu amigo já está acompanhando o blog apenas como leitor e com certeza vai ser importantíssimo para ele ter o seu contato vou ligar pra ele já...
    Acho que nãoseioseu e-mail

    Bjos e muito obrigada

    ResponderExcluir
  115. Anna, ponto cabalistico é o sinal mistico ou oculto que as entidades usam para uma identificação em nivel no astral. Ele só é usado em casos especiais, os quais, aliás, ninguém sabe. FMG

    ResponderExcluir
  116. João Carlos, vou preparar as resposta e amanhã faço a postagem. FMG

    ResponderExcluir
  117. Envie seu email ou de seu amigo que tenho textos meus e de outros autores para enviar. abraco. Sidney

    ResponderExcluir
  118. Achei na Wikipedia. Sou cavalo do Exu Tiriri e nunca fui atrás desse significado. Obrigado!

    "Os estudiosos da língua tupi-guarani traduzem seu topônimo como derivado de su-y-ry-ry, que significa "pássaro que faz barulho", referindo-se a que ave comum em seus brejos, o tiriri. Alguns historiadores, contudo, crêem que o termo é apenas uma contração da palavra tiririca, um tipo de capim comum em vegetação de mata espessa e que corta como faca."

    ResponderExcluir
  119. Olá Pai Fernando, tudo bem?
    Estou com uma dúvida um pouco histórica. O médium Zélio de Moraes foi um marco para a Quimbanda no Brasil tb? Ele incorporava os exus?
    Ah pai, e o TPM-SP? Ano que vem estará funcionando já?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  120. Salve Pai Fernando, mucuiú !

    Fique a vontade em postar ou não. Quero apenas lhe passar minha dor, que não é pouca.

    Venho hoje aqui, além de escrever e pedir ajuda a todos, dizer que não estou discutindo nada sobre uso de substancias ou utilizando as linhas do meu texto para discutir sobre drogas.
    Meu texto é um lamento sobre um SER HUMANO.

    Tenho um filho de 18 anos de um relacionamento juvenil.
    Apesar de ter acompanhado a distancia por razões geográficas seu crescimento, sempre estivemos juntos e presentes. Sempre estive com ele orientando e procurando ajudar em tudo no seu crescimento. Ele sempre foi um bom garoto.
    Infelizmente esta mergulhado nas drogas, não quer trabalhar, não quer estudar, não vai aos cursos que procuramos matriculá-lo e mais ainda, nem a filha dele que nasceu há poucos meses abriu sua mente.
    Ele tomou um tiro na perna no mesmo dia que a filha dele nasceu mas isso também não o afastou das más companhias.
    A mãe dele não aguenta mais e vai expulsá-lo de casa.
    Eu que já tentei de varias formas conversar também nao sei mais o que fazer.
    Temo pelo futuro dele que será interrompido porque no caso dele, as drogas estão acabando com sua vida. E nós não podemos mais fazer nada.
    Tudo que eu pude fazer até agora eu já fiz. A mãe também. Oferecemos toda ajuda. Mas não dá para acorrentá-lo nem obrigá-lo porque ele fica com os avós e nós precisamos trabalhar durante o dia. Jamais irei abandoná-lo mas está dificil de ajudá-lo.
    As drogas estão acabando com meu filho. Ele esta cada vez pior.
    Escrevo essas linhas porque preciso. Sou da familia Pai Maneco.
    Estou sofrendo muito com tudo isso há bastante tempo. Tento ficar bem, suportar, me fortalecer, mas agora chega. Não estou mais aguentando.
    Preciso da força de meus irmãos de fé. Da oração e da vibração.
    Não consigo mais escrever nada. É isso.

    Mauro

    ResponderExcluir
  121. A TODOS UMBANDISTAS EU JUNTO MEU PEDIDO AO DO MAURO. VAMOS TODOS FAZER,CADA UM DENTRO DE SUAS POSSIBILIDADES, UMA CORRENTE DE ENERGIA PARA AJUDAR O MENINO QUE O MAURO MENCIONOU. NO TERREIRO DO PAI MANECO, ATÉ O ENCERRAMENTO DO ANO, TODAS AS GIRAS ESTARÃOFAZENDO VIBRAÇÕES ESPECIAIS NESSE SENTIDO. POR OUTRO LADO CONVOCO TODOS OS TERREIROS QUE TIVEREM CONHECIMENTO DESSE APELO QUE FAÇAM O MESMO EM SUAS GIRAS. FIQUE CERTO MAURO, ESTAMOS JUNTOS. FMG

    ResponderExcluir
  122. Saravá Mauro.
    Conte com o axé da nossa casa de Brusque.
    Que embora esteja em formação, já existe no plano astral.
    Estaremos de prontidão, e hoje no meu evangelho no Lar, farei uma vibração por vc, buscando chegar no seu filho.

    Força, e lembre-se sempre:

    " Tudo passa... as coisas ruins... e muitas vezes as boas tbm, a vida é de transição, mas nada é por acaso"

    Axé
    Fabille

    ResponderExcluir
  123. Pai Fernando, o nome do meu filho de 18 anos é:

    Pedro Henrique Alves Monteiro.

    Obrigada pela imensa ajuda!

    Axé

    Mauro Monteiro - RJ

    ResponderExcluir
  124. Mucuiú Pai Fernando
    Esse fim de semana estive na casa da mãe da minha madrinha e ela é umbandista e mãe de santo a mais de 50 anos...
    Conversando sobre a umbanda ela lembrou-se de algumas publicações antigas que ela tinha guardada e me emprestou para que eu lesse.
    Dentre essas publicações, encontrei uma que achei muito interessante e gostaria de estar compartilhando com todos que acompanham seu blog.

    JURAMENTO UMBANDISTA
    "Ao abraçar a fé umbandista, eu juro solenemente, perante Deus e os Orixás:
    Aplicar os meus dons de mediunidade somente para o bem da humanidade;
    Reconhecer como irmãos de sangue meus irmão de crença;
    Praticar com amor e caridade;
    Respeitar as leis de Deus e dos homens, lutando smpre pela causa da justiça e da verdade e não utilizar e nem permitir que sejam utilizados os conhecimentos adquiridos nos terreiros para prejudicar quem quer que seja. Amém"

    Saravá a todos!!!!

    ResponderExcluir
  125. Pai Fernando , com sua permisão coloco aqui meu aprendizado sobre a fantastika entidade Sr Exu Tiriri , assim como Rodrigo sou cavalo (medium ) dessa entidade de luz e fraternidade em uma conversa intuitiva com ele sobre a referencia ao seu nome , ele se diz ser um anagrama usada desde os tempos mais remotos , aqui no pais do envangelho preferiu assim , Exu Tiriri , que na composiçao do anagrama em outras linguas e dialetos -
    1- aquele que faz a terra Tremer .
    2- Aquele que abre e fecha os caminhos
    3- Aquele que aringiu o conhecimento e a compreensão perfeita de tudo que se acha alem da vida .
    Com pouco tempo de trabalho com esse Exu de fé ele se mostra educado , bebe e fuma pouco , sempre bom conselheiro de familia e desenvolvimento espiritual . Narra a historia de estar militando no mundo astral a muitos e muitos seculos , desde muito antes dos concilios e fundamentaçao . Disse estar diretamente ligado ao Sr Tranca ruas , pois no cadeia evolutiva tiveram a oportunidade de serem irmãos de carne. Porem aceitou a missão de trabalhar na Quimbanda por conhecer os dois lados da moeda , fiel e amigo leal de todos seus aparelhos , cobra sabedoria e o medium que tiver conhecimento sobre a lingua aramaica , hebraica , esperanto e cristalino se faz de comprovaçao de seu total entendimento .

    Salve Sr Exu Tiriri .

    Laroye ao povo de Quimbanda

    Juce - Ctba - Pr

    ResponderExcluir
  126. Pai Fernando mandei um e-mail para o senhor dar uma olhada. Sabe aquelas sensações que tenho.... Achei importante a mensagem mas não queria enviar sem sua autorização prévia.

    Obrigada
    Anna

    ResponderExcluir
  127. Pai Fernando,Mucuiú.
    Lendo esses jornalzinhos místicos, encontrei um depoimento do Marco Boeing da ASSEMA, e achei interessante, gostaria de postá-lo aqui...
    Se o Sr. achar que não há necessidade, não precisa postar....
    Brigadinho Paizinho...

    ResponderExcluir
  128. "Um Alerta:
    Sou uma pessoa muito curiosa, adoro visitar centros e terreiros, mas não vou lá para ser reverenciado como dirigente: na verdade, a maioria das vezes passo despercebido.
    Sou também um estudioso da Umbanda, sempre que ouço falar de algo que não conheço vou à procura da resposta. Tento de toda forma conseguir esta informação, e por ser um estudioso ou diria um curioso, criei o habito de observar, mas não observar no intuito de sair depois falando, e sim para conhecer, aprender sobre formas e rituais umbandistas diversos. Mas, tneho visto muitas vezes coisas que tem me incomodado muito: Por que existe tanta submissão dentro dos terreiros?
    Por que entidades ditas "de Luz" quase escravizam mediuns?
    Por que médiuns em desenvolvimento são humilhados e/ou ameçados por "entidades" e em muitas vezes publicamente? Onde está a educação, o respeito e a humildade?
    Eu tenho uma teoria: São os médiuns, geralmente direigentes de casas , que fazem de suas entidades "reis ou rainhas".
    Eu pergunto: qual a necessidade de um Exu dito guardião ter trÊs cambonos, um para segurar seu copo di Whisky ( importado diga-se de passagem), outro para segurar o pano on ele limpa a mão e a boca e outro para segurar seu cinzeiro?
    Tenho certeza de uma coisa, e uma duvida sobre outra:
    A certeza é que isto é vaidade do médium, a duvida é se ele realmente estaria incorporado ou vibrado por um verdadeiro Guardião ou seria por um Kiumba zombeteiro?
    Vi mtas vezes, pretos velhos entidades que representam a humildade e a sabedoria da Umbanda, exigindo desde a marca do fumo para seu cachimbo até o tipo de vinho e sua procedência.
    Quero fazer um alerta ( quem sou eu para ter esta pretensão, mas mesmo assim vou adiante) para médiuns e dirigentes:
    Aos Médiuns:
    Tomem cuidados coma vaidade e a soberba, sempre que tiver a "intuição" ou que alguma entidade "pedir" algo de mateiral , pense, reflita se isto não é coisa sua, se não é você quer isto. Cuide para que todas as "entidades" que trabalham com você sejam educadas e respeitem todos, pois nenhuma entidade de vir a um terreiro demonstrando arrogância e derespeito, se isto acontece algo está errado! Outra coiusa não existe entidade mais ou menos "forte" que a outra, existe sim: entidades evoluídas com mais experiência, e médiuns mais firmes e plo tempo de trabalho espiritual e com formas diferentes de atuação mesmo sendo entidades de uma mesma falange.
    Aos Dirigentes:
    Lembrem que são vocês os responsáveis e o espelho de tudo o que ocorre em sua casa, fiquem atentos a "seus filhos" de corrente para ajudá-los a corrigir certos delizes, tratem a todos com igualdade, num terreiro de umbanda não pode haver tratamento diferenciado entre os mediuns.
    E o mais importante, vocÊs são exemplos dentro de suas casa, então procurem ser exemplos positivos, e não pratiquem o ditado do "faça o que eu digo, não faça o que eu faço", ao contrário dêem o bom exemplo para que todos façam o que você faz...."

    MARCO BOEING ( ASSEMA /CURITIBA)

    ResponderExcluir
  129. Mauro se puder lhe ajudar em minha área de formação pode me escrever ou me ligar P. Fernando tem meu email e telefone. Dentro da Umbanda conte comigo tb. Esteja certo que muitos estarao ao teu lado e, principalmente, ao lado dele.
    abracos
    Sidney Oliveira, Curitiba

    ResponderExcluir
  130. Oi Pai Fernando! Estava relendo no site do terreiro sobre lembrança de encarnações anteriores. Com permissão e a ajuda de uma entidade podemos ver alguns fatos de outra vida? Imagino que se isso acontecer, deve ser algum fato importante para a encarnação atual, não é?
    Outra coisa... aonde posso encontrar sobre a vida do Pai Maneco encarnado?

    Um abraço fraterno (plagiando Pai Bitty)

    ResponderExcluir
  131. Flávio, também não sei. Está postada a pergunta e quem souber favor informar a todos nós que não conhecemos esse lado do seo Zélio. FMG

    ResponderExcluir
  132. Anna, lamento ter recusado a postagem, mas não quero tirar o foco das vibrações. FMG

    ResponderExcluir
  133. Maura, podemos ter conhecimento de vidas anteriores pela propria lembrança transmitida pelo nosso mental gravado no perispirito. Sobre a vida do Pai Maneco encarnado não existe nada publicado, ao menos que eu saiba. FMG

    ResponderExcluir
  134. João Carlos, assim fica melhor. Õ Exu Tranca Ruas das Almas sempre sugere ter sido de origem europeia (talves italiana)e desencarnou há 500 anos. Porque ele aceitou a condição de Exu não sei explicar, mas a maioria deles tem uma história ligada com o descobrimento do Brasil e com resgates por crimes cometidos em encarnações de destaque politico ou social. Dizem que algumas entidades da Umbanda cruzam na quimbanda. Mas nada é concreto. Exus mirins são crianças da quimbanda. Como tem na Umbanda os Erês e na linha de Oxossi os curumins, existem os fortissimos exus mirins. O Exu Tranca Ruas nunca escondeu, tanto os das almas como o da encruzilhada, sua ligação com Ogum. Como o Orixá cósmico não muda, com certeza ele sempre foi filho de Ogum. Quem ordena as falanges acho que ninguém sabe. A Umbanda, e dela a quimbanda faz parte, foin criada com muito cuidado pelas entidades superiores e isso deve acontecer de forma natural e respeitada por todos que usam o nome e a vibração Tranca Ruas. Não sei o significado do nome do Exu Tiriri, mas algumas postagens já foram feitas. FMG

    ResponderExcluir
  135. ola pai fernando!eu tenho 13 anos e sou filho de oxossi e sempre vou na gira de sexta feira da mae rita e
    eu tenhu uma pequena duvida,eh q eu cruzei minha guia de proteçao e nela contem uma pena e um dente normal,e o caboclo q cruzou ela pra mim perguntou se eu sabia o significado do dente e eu disse q naum entaum ele pediu para eu pesquisar,mas eu naum axo em lugar algum e resolvi perguntar aqui.
    desde jah agradeço e muito axé.

    ResponderExcluir
  136. Matheus, sugiro que vc volte a perguntar à entidade o significado do que ela quis dizer, principalmente porque em guia de proteção não é comum ter elementos como dente e pena. Obviamente que um dente é um elemento usado pelos caboclos. Mas no caso da guia de proteção eu também gostaria de saber a razão. FMG

    ResponderExcluir
  137. Oi Tio Fernando Bom dia!

    Bom dia a todos!

    Gostaria de dizer ao Mauro que nossa casa aqui em SP tb estará emanando força e vibração espiritual para que possamos juntos encontar a solução

    Sidney

    Segue meu e-mail para enviar as matérias sobre a Umbanda
    joyce.regattieri@komando.com.br
    joyce.marinotti@ig.com.br

    Tio me responde uma dúvida que surgiu ao ler as postagens, estava lendo que o Exu Tiriri foi irmão do Sr Tranca Ruas, eu trabalho com o Sr Tranca Ruas e minha prima que a considero como mais que irmã e olha que tenho muitas mas é só com ela este sentimento e muitas de nossas entidades possuem ligações já comprovadas por eles mesmos, ela trabalha com o Sr Tiriri e eles qdo estão em gira sempre trabalham juntos, a minha pergunta é: Há alguma explicação para isto? Pq será que nossas entidades (minha e dela) tem os mesmo relacionamento que nós as médiuns que trabalahm com elas? Existe alguma explicação em atrairmos este tipo de entidade?

    Sei lá acho que ficou meio confuso, mas é do jeito que estou agora....

    Bjos Tio

    ResponderExcluir
  138. Mariana Meister - Ctba2 de dezembro de 2009 às 15:26

    Pai Fernando

    O Matheus perguntou a mesma coisa no dia 06/09, tema livre 17, dizendo, inclusive, que a consulta foi com o Caboclo Flecha Dourada. Conforme respondi naquele topico, eu mesma fiz, a pedido da Rita, uma relação de todas as entidades que dão consultas e não temos na gira de sexta nenhum medium de toco trabalhando com o Caboclo Flecha Dourada. Ainda naquela postagem, ele se referia a " sexta passada", que, no caso, havia sido de boiadeiros. Outra coisa que acho estranho, é q na gira de sexta, mediuns de toco não cruzam guias. Geralmente quem cruza são as entidades dirigentes dos trabalhos ou, as vezes, incorporadas em algum capitão, mas nenhum dos mediuns do meio incorpora essa entidade.
    Eu, sinceramente, nunca vi, na sexta ou em qquer gira do terreiro, guias de proteção com dente e pena.

    Confesso que não estou entendendo!

    Gostaria de aproveitar para perguntar: O que seria um "dente normal" ?

    Desculpa o tamanho do texto.
    Se o Senhor quiser, posso mandar as postagens referentes a esse assunto para o seu e-mail.

    Ah, o Senhor não precisa postar essa minha resposta se não quiser.

    Beijos
    Mariana

    ResponderExcluir
  139. Matheus gostaria de saber quem foi o mediun que cruzou essa guia para vc ?Pois temos como norma só cruzar guias feitas no terreiro e não cruzamos nem guias feitas em outras giras se não aque participamos ou participa o filho já que em vista no terreiro não é feito guias de proteção com objetos
    ,portanto oque pode ter acontecido como esse colar que já é seu, ele ter sido cruzado para te dar proteção cruzado igual se cruza chave de carro ,pulseira ,anel corrente esses objetos são tambem cruzados mas alguns deles como adorno não como guias.
    Rita Tavares
    Curitiba -Pr

    ResponderExcluir
  140. Olá Matheus, lendo sua pergunta me fez pensar será que ao levar um objeto de sua grande estima para ser cruzado a entidade não fez apenas um comentário sobre a simbologia do dente... E seria mesmo uma guia ou apenas um colar... que vc pediu para cruzar... acho importante resalvar isso pois nunca vi guias com esses adornos e tbm nem podemos cruzar nada sem autorização do dirigentes alias só eles cruzam guias.

    Monique

    ResponderExcluir
  141. Pai Fernando,

    Referente ao comentario do MAtheus até aonde eu sei não é permitido que pessoas fora os "de meio" façam guias e não se deve colocar elementos nelas como o Sr. falou. Outra coisa é a entidade cruzar a guia, isso deve ser perguntado ao dirigente da gira ou sua entidade para saber como proceder: medium de toco cruza ou a entidade chefe mas acredito que não deixaria e não cruzaria esta guia citada.
    Isso somente é o ensinamento que tive com a Rita e o tempo de terreiro.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  142. Ola!Acho q me expliquei errado,
    Assim, essa minha guia eh de proteçao e nao foi cruzada no terreiro do pai maneco,foi feita a muito tempo atras em outro terreiro,eu soh frequento as giras de sexta com meus pais,e fiquei curioso soh issu.
    Mariana,nesta ''sexta passada'' q eu escrevi neste topico q vc falo,nao era na gira do pai maneco e sim do outro terreiro.
    desculpas e muito axé!

    ResponderExcluir
  143. Mariana Meister - Ctba3 de dezembro de 2009 às 15:52

    Pai Fernando

    Acho que agora ficou claro! rs. Da forma como ele havia postado realmente pareceu que a guia havia sido feita por alguem do Terreiro e cruzada na gira de sexta.
    Que bom que tudo ficou esclarecido.

    Obrigada Matheus!

    ResponderExcluir
  144. Matheus que confusão hein? hehehe Mas te parabenizo por estar lendo o blog e ser uma pessoa tão nova e interessada no conhecimento que a Umbanda traz. Sabe que isto é um baita incentivo inclusive pros meus filhos? Por isto te agradeço. Continue sempre assim!

    ResponderExcluir
  145. hehe olá andréa! obrigado pelos elogios!
    fico feliz com isso.
    pai fernando e mãe rita desculpe pelo mal entendido hehehe =P
    obrigado!

    ResponderExcluir
  146. Matheus, fique tranquilo. Venha um dia visitar-me no terreiro que terei imenso prazer de, quem sabe, fazer uma guia para vc. FMG

    ResponderExcluir
  147. Matheus, concordo c/ Andrea mto legal vc estar se interando das coisas desde cedo.
    Tb acho importante saber o significado daquilo que carregamos e nos identificamos, nao ha pq ter misterios ou dogmas.
    Quem sabe esse caboclo tenha chamado a atencao para isso... Saber o que significa aquilo que escolhemos e o que isso implica...
    Qtos usam camisetas sem saber o que significam as palavras estampadas?
    Qtos repetem palavras e ritos sem saber o que significam?
    Qtos repetem comportamentos sem refletir...
    So conhece quem pergunta!
    um abraco
    Sidney Oliveira, CTBA/PR

    ResponderExcluir
  148. Matheus fica tranquilo !
    Pois tambem fiquei ,depois de tudo esclarecido .
    Duvidas são feitas para serem tiradas .
    Rita Tavares
    Curitiba - Pr

    ResponderExcluir
  149. SENHOR PAI DE SANTO MEUS CUMPRIMENTOS
    GOSTARIA DE ESCLARECER UMA DUVIDA
    SOU UNBANDISTA E ESTOU AFASTADA POIS
    MINHA MAE DE SANTO E A MESMA DO MEU EX MARIDO
    APOS TER ME CEPARADO DELE CASEI DE NOVO E PAREI
    DE DESENVOLVER MEU LADO ESPITUAL
    APOS ISSO COMEÇOU A TER MUDANÇAS DRASTICAS
    NA MINHA VIDA E PASSEI A CENTIR DORES FORTE
    ENCIMA DA ONDE TENHO A MINHA OBRIGAÇÃO
    CONVERCEI COM ALGUMAS PESSOAS QUE SAO DE
    RELIGIÃO E ME DICERÃO QUE SAO MEUS PAIS DE
    CABEÇA QUE ESTÃO ME COBRANDO PARA MIM VOLTAR
    PARA A RELIGIÃO E OUTRAS ME DICERÃO QUE E MINHA
    MÃE DE SANTO QUE ESTA MECHENDO NA MINHA CABEÇA
    ESTOU COM DUVIDA POIS JA ESCUTEI MUITAS MENTIRAS
    DENTRO DO TERRERO QUE EU ESTAVA ESTOU COM DUVIDA
    SE COMTINUO NA UMBANDA TEM ALGUM GEITO DE EU
    TIRAR A MÃO DELA DA MINHA CABEÇA SEM POR
    A DE OUTRA PESSOA? E COMO ASSIM MECHENDO NA
    MINHA CABEÇA? E OS PAIS DE CABEÇA COBRAM DO
    FILHO QUANDO ELE SE AFASTA?


    E POR ACASO EXISTE ALGUM FEITIÇO QUE POSSA SER
    FEITO PARA UMA CRIANÇA ENCOMODAR E PROCURAR
    O PERIGO?

    E QUE TENHO UMA FILHA COM O MEU EX E QUANDO EU
    ESTAVA COM ELE ELA NÃO ENCOMODAVA E OBEDECIA
    APOS A CEPARAÇÃO ELA ESTA UMA PESTINHA TEIMOSA
    A MINHA SOGRA ATUAL QUE E FANATICA POR RELIGIÃO
    DIS QUE O MEU EX ESTA ME TOCANDO FAZENDO
    FEITIÇO PARA MINHA FILHA ENCOMODAR E PROCURAR
    O PERIGO PARA ME CEPARAR DO MEU MARIDO.

    SE O SENHOR OU ALGUEM PUDER ME AJUDAR COM ESSAS
    DUVIDAS FICAREI MUITO GRATA.
    DESDE JA AGRADEÇO! MUITO AXE PARA TODOS!!

    ResponderExcluir
  150. Anonimo, apesar de não ter dado o nome vou responder porque muita gente pensa que terreiro pode prender médium e isso não está certo. Nenhum a mãe de santo tem esse poder.

    ResponderExcluir