quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TESTE

Depois de tanto assunto pesado e aborrecido, vou lançar um polemico assunto: por que o médium não pode incorporar usando óculos? Ou pode? Na semana passada o Caboclo Akuan foi consultado sobre isso. Depois de alguns comentários vou relatar o que ele disse. Esse tópico é para ordenar o blog. FMG

26 comentários:

  1. Salve
    Pai Fernando
    Na minha opinião o uso de óculos
    não interfere na incorporação ,mais
    para segurança do médium aconselharia.
    a não utilizar pelo simples fato do mesmo
    vir a se quebrar podendo lesionar o médium .
    Abraço


    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite a todos,
    Minha opinião se resume em duas palavras grandiosas: Chico Xavier.
    Abraço fraterno a todos,

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Mucuiú Pai Fernando.

    Estou precisando de coisas mais leves mesmo...

    Bom, quase ninguém sabe, mas eu uso óculos, sem eles não vejo nem meus pés. Por isso uso lentes de contato.
    Uma certa vêz minha lente caiu no começo de uma incorporação. E claro não ia cortar a incorporação para tentar achá-la...Então no intervalo tirei a outra lente, ficando cegueta.
    O trabalho das entidades foram os mesmos, mas confesso que me senti insegura para trabalhar, pois eles podem falar pela minha boca, e movimentar meu corpo. Mas a visão é minha ( pela consciência)...
    Mas particularmente prefiro trabalhar
    " enxergando" :) - já estou até sorrindo...que maravilha!

    Axé
    Luna.

    ResponderExcluir
  4. Não pode se logicamente tiver que girar, no meu entender. Mas isto me desperta uma outra questão:o fato de eu estar incorporada meus defeitos físicos somem? Porque a visão reduzida é um defeito físico.
    O fato de incorporar não torna ninguém superpoderoso.E é exatamente aquilo que versa seu livro sobre o café com leite. A mistura das essencias espirituais e não tem nada a ver com o físico.Eu acredito que seja um mito parecido com a incorporação inconsciente sabe meu pai e leitores?
    As entidades são de fato maravilhosas não há dúvidas sobre isto e nos espantam diariamente. Não vai ser o óculos que o médium usa que vai modificá-la. Alguém consegue imaginar Chico Xavier sem seus óculos? Ele era menos médium ao psicografar?
    Como deve ser um médium perfeito? Um médium pode usar de tudo que seu corpo necessite numa gira,mas no seu espirito não pode faltar o sentimento de fraternidade, amor e caridade.

    ResponderExcluir
  5. Mucuiú Pai Fernando
    Mucuiú pai Béco
    Para quem usa óculos como eu uso...é relamente complicdo pois muitos casos a patologia ocular causa naúseas e mal estar quando não estamos com eles....em uma Gira uma entidade solicitou que eu fosse tirar meus óculos ..como não dei passagem para incorporação solicitei a capitã se eu poderia usar novamente pois não estava me sentindo bem...!

    Gilmar Franco
    -Gira quinta-

    ResponderExcluir
  6. Salve Pai Fernando, mucuiú !

    Essa eu passo. rsrs... Vou esperar a resposta do Cab. Akuan.

    Saravá !

    Mauro Monteiro ( Mauro de Ogum )

    ResponderExcluir
  7. Pai Fernando

    Quando entrei no Terreiro, fui orientada a não usar nenhum acessório de metal (relógio,brincos e pulseiras), pois o metal interfere na incorporação, e que tirasse os óculos ao incorporar, não sei se por ser de metal ou por questão de segurança mesmo (nunca perguntei). Eu nunca vi problema algum em incorporar sem óculos e ate acho mais seguro, levando-se em conta a quantidade de mediuns girando ao mesmo tempo.

    beijos
    Mariana

    ResponderExcluir
  8. Sarava Pai Fernando.
    Concordo com a maioria: perigo para se machucar, não atrapalha a incorporação caso o medium já tenha mais confiança e tenha menos "trimiliques", Chico Xavier etc etc...

    Gostaria de aproveitar o tema Light, e fazer uma pergunta: Porque não vemos mediuns com deficiencia na umbanda?
    Por exemplo, tenho uma amiga médium, clarividente que ama a Umbanda mas nao trabalha nela, ela é espirita, pois ela é tetraplégica, devido a uma poliomelite.

    Reforçando o tema polemico:
    Entidades que pedem para tirar o relégio do consulente, tem alguma coisa a ver???

    Abraço Fraterno
    Fabille

    ResponderExcluir
  9. Olá Tio Fernando!

    Olá a todos!

    Como a Luna, também sou cegueta, qse uma topeira, qse ngm sabe mas uso óculos, quer dizer é qse um binóculo kkkk. Mas sempre incorporei com as lentes de contato! Graças a Deus nunca aconteceu cmg o que se passou com a Luna nunca as perdi, mas acredito que devido ao excesso de movimentos que fazemos com os nossos guias e mesmo na hora de sua chegada e partida, não devemos estar de óculos, para que eles não quebrem e provoquem acidentes no médium ou alguma pessoa que esteja próxima. Bom acho que é isso! Se eu estiver errada aprendo mais uma!

    Bjos e já estava com saudade de escrever... Embora leia todos os dias!

    ResponderExcluir
  10. Os óculos podem cair e quebrar as lentes? não vejo problema, Chico Xavier psicografava usando óculos. Já, se não for escrever, acho que não precisa mesmo. Sarabumba!

    * Que todos amanhã pensem no significado do dia:

    O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

    A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

    Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

    Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

    O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.

    A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra. (fonte: wikipedia)

    Sarabumba!

    ResponderExcluir
  11. Há óculos e óculos...rs
    Tomado o devido cuidado pelo medium que usa óculos e um acompanhamento dos capitaes
    havendo autorizacao do dirigente
    e bom senso de todos nao vejo problema.
    Ha para alguns interferencia para outros é indiferente ou interfere pouco.
    E nao entendo que nenhum desses fatos qualifica o medium ou sua capacidade, mas sao cuidados que podem facilitar ou dificultar o processo para cada um.
    abracos
    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Mucuiú, Pai Fernando.
    Nossa orientação, nas aulas de Umbanda, é voltada para a segurança do médium. Não devemos usar óculos ou acessórios para não nos machucar. Parece muito lógico, mesmo para o médium que já tenha uma "firmeza", ou expriência. Sabe lá o que irá acontecer naquele dia? Há exemplos de pessoas que se machucaram com brincos, rasgaram a orelha, etc. Mas, que é estranho, ah, isso é. Eu não leio absolutamente nada sem óculos. As entidades, com as quais trabalho, pedem ao cambono que escreva o nome do consulente em um papel. Aí, depois de escrito, ficam "lendo" o nome e eu não enxergo nada. Só sei por que ela (a entidade) pergunta ao consulente. Daí, o que vai acontecer depois eu não sei. Mas tenho uma fé danada que resolve... claro, a curiosidade é minha em saber... provavelmente, os olhos com que elas enxergam, não são os meus...

    Saravá!

    ResponderExcluir
  13. Fabille, aqui no Rio de Janeiro,
    existe um terreiro com uma medium cadeirante.

    Na ultima gira que fui, ( de caboclos ) ela estava lah, mandando ver... obviamente sentada na cadeira de rodas.

    Saravá !

    Mauro Monteiro ( Mauro de Ogum )

    ResponderExcluir
  14. Bom eu sempre usei óculos e tenho um grau bemmm alto que me interfere muito no dia a dia seficar sem ele... Mas não sei pq na gira prefiro tirar... Imagino que seja algo meu mesmo... Aliás se eu puder ficar sem ele o tempo todo dentro do congá melhor ainda!!! Outro dia camboneando, o Seo 7 Catacumbas disse pra mim que pessoas como eu que possuem problemas de visão não possuem isso a toa, mas porque precisam aprender a enxergar de outra forma, talvez e mtooo talvez exatamente por eu não enxergar tanto lá dentro qdo tiro o óculos eu não me preocupe em ficar olhando tudo e vendo o que outras pessoas fazem e consiga me concentrar mais e sentir mais tbm...

    ResponderExcluir
  15. Sarava Mauro!
    Realmente... a Umbanda é TOTALMENTE inclusiva.
    Na verdade a minha pergunta estava baseada devido não vermos mediuns cadeirantes.
    Mas me mostra cada vez uma realidade baseada em "problemas da dirigencia dos terreiros".

    Enfim...
    Acredito na umbanda inclusiva, irmã e participativa. A Umbanda diferencial que faz parte do contexto social e realiza suas obras em nome de Jesus.

    Abraço grande ao RJ!

    ResponderExcluir
  16. Ai ai..acho que devia ficar quieta...rs..mas vou falar. Desde que entrei na gira há quase 5 anos (gira de 2a : a melhor gira de todas..kkk), sempre tive uma postura de aparecer o menos possivel. Pelo meu jeito, sempre fiz de tudo pra sempre ajudar sempre que necessário e atrapalhar o menos possivel. Tenho 10 graus de miopia e 6 de astigmatismo inoperáveis até que a tecnologia avance. Sempre digo que se me soltarem na rua sem os oculos ou lentes, não conseguirei voltar para casa, pois enxergo pouquíssimo...rs. Para se ter uma ideia, minhas lentes são especiais e levam 2 meses e meio para ficarem prontas, são bem caras e duram em media 1 ano. Bom, vamos aos fatos...no início do ano eu que ja havia prorrogado o tempo de vida útil da lente para poder usa-la somente na gira, perdi uma das duas. Como absolutamente não enxergo nada, não cogitei ir para a gira de óculos,pois sabia da orientacao de retira-los ao incorporar e SERIO, sou mais um perigo sem óculos que com ele..rsrs. Continuei indo com apenas uma das lentes, que pelo menos não me deixava sem qualquer orientacao espacial até que as lentes que eu havia encomendado ficassem prontas. Porém, esta unica lente começou a me dar muita irritação no olho e acabei desistindo dela.

    ResponderExcluir
  17. Antes disso, ja havia conversado com outros mediuns sobre isso, mas descobri que eles não eram tão ceguetas quanto eu...Na gira seguinte, fui de óculos e pedi orientação do Pai Fernando que me orientou que se fosse muito necessário que ficasse com eles. Fiz isso e redobrei meus cuidados em relação a algumas incorporaçoes, por exemplo OGUM DE RONDA. Sempre tive facilidade de incoporar e me controlar e nunca bati em ninguém nesse tempo que estou ali e como de costume as coisas correram bem. Pedi ajuda ao Pai Pequeno Caco que ficou de olho para eventuais ocorrências. E assim foi...as entidades não reclamaram, eu não pus fogo em ninguém nas consultas no toco (possibilidade real se estivesse sem oculos) que aliás era gira de Exu e as pessoas viram então uma Pomba Gira Caveira dar consulta de óculos..kkk. Enfim, minhas lentes ficaram prontas e este mês de consultas de óculos foram interessantes por varios motivos, o maior, este tópico do Pai Fernando. Minha tranquilidade veio do meu controle quando estou dentro do terreiro, seja incoporando ou não e do Pai Fernando a quem obedeço de olhos fechados. Se necessário for, novamente usarei do bom senso, controle e sempre obedecendo ao meu dirigente espiritual.É isto Pai Fernando, se não quiser publicar, o senhor que manda! Abraços

    Desirée - TPM Curitiba - escrevendo de óculos !!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite a todos... Desirée, eu não uso óculos, mas tive a oportunidade de cambonear sua Pomba Gira numa noite que vc estava sem óculos e sem lentes, vc me pediu p/ buscá-la assim q incorporasse pq não conseguiria achar o toco por estar sem óculos. Eu fiquei super atenta, vc incorporou, foi cumprimentar e tal e ELA me achou, caminhou até o ponto, leu o que estava escrito na tábua, ainda pediu outra, hehe... e ainda riscou lindamente o ponto.

    Só uma pequena contribuição ao tópico. :o)

    Beijinhos, Dê

    ResponderExcluir
  19. Oi Denise ...É verdade, pois neste dia deu tudo certo, mas em outro nao deu, pois por estar sem óculos acabei me queimando e nao foi por falta de concentração. Passei o restante da gira com o dedo no coité de cerveja pra aliviar a dor. Haja concentração... risos
    abraços
    Desirée , Curitiba (PR)

    ResponderExcluir
  20. Para que a incorporação seja boa e firme, o médium tem que se sentir totalmente livre de qualquer incomodo que possa lhe desviar a atenção enquanto estiver incorporado. Entre um monte de problemas que pode sofrer o médium, inegavelmente a falta da visão aparece com bastante gravidade. Recentemente um médium perguntou ao Caboclo Akuan se ele podia usar óculos porque tinha perdido suas lentes. E ele asseverou que lentes e óculos não têm diferença, exceto o cuidado especial que deve ter para evitar um acidente. Claro, então o médium pode usar óculos. Fiquei satisfeito com as respostas coerentes do pessoal no blog, principalmente porque acabaram der quebrar mais uma regra imposta por alguns dirigentes que proíbem o uso de óculos durante as incorporações sob a alegação que o espírito conduz o médium. Isso pode acontecer, mas convém explicar que os espíritos quando incorporam passam a usar todos os sentidos físicos do médium. Que tal fazer uma gira com todas as luzes do terreiro apagadas? Seria um ótimo teste. FMG

    ResponderExcluir
  21. Lucio Rossi Barddal Drummond.20 de novembro de 2009 às 10:53

    Oi Pai Fernando.
    Gostaria de pedir que fosse feito uma corrente de orações para nosso irmãozinho Jardel e sua família, que estão passando por momentos difíceis.
    A perda tragica de sua mãe dia 19 (ontem) em um incendio.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Interessante a ideia de uma gira com as luzes apagadas, acho que seria muito interessante, Talvez com 1 sentido a menos, poderá despertar algum outro com mais força...



    Não perderia! Um tanto quanto curioso! =)

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de opinar sobre o uso do óculos. O não uso é mais uma medida de segurança doque qualquer outa coisa, porém no meu caso gosto de não usá-los porque sou muito consciente e isso as vezes me encomoda, então pelo menos sem os óculos acho que fico um pouco mais "à mercê da Entidade". Sei que que não é regra mas para mim funciona. Obrigada pela oportunidade de expressar minha opinião. CRIS.

    ResponderExcluir
  24. Saravá Pai Fernado, salve povo do blog,

    Encontrei uma opinião no jornal O Globo que confesso, me tocou, senti emoção pura, equilibrada de amor e verdade na postagem que transcrevo a seguir: (lindo, precisamos divulgar o artigo e a idéia)

    O Globo - OPINIÃO

    Exu não pode?
    Publicada em 23/11/2009 às 16h06m
    STELA GUEDES CAPUTO

    Recentemente, um jornal carioca destacou o caso da professora proibida de usar o livro "Lendas de Exu" em uma escola municipal. A professora é umbandista e a diretora da escola é evangélica. É cada vez mais comum que professores e alunos de candomblé ou umbanda sejam discriminados nas escolas. A pergunta é: por que Jesus pode estar em um livro para o ensino religioso católico, destinado à rede pública, e Exu não pode? Exu não entra na escola porque este país é racista, e o racismo está presente na escola. Acredito também que atravessamos uma fase de avanço conservador na educação pública. A manutenção da oferta do ensino religioso na Constituição de 88, a aprovação deste como confessional no Rio, os livros didáticos católicos, a Concordata Brasil-Vaticano, são vitórias silenciosas que ampliam e legitimam as circunstâncias necessárias para discriminações como essa.

    A mãe-de-santo Beata de Yemanjá diz: "Pensam que o Brasil é uma coisa só e nos discriminam. Isso é racismo." Para o pesquisador Antônio Sérgio Guimarães, o racismo brasileiro é heterofóbico, a negação absoluta das diferenças implicando um ideal, explícito ou não, de homogeneidade (ou uma coisa só, como diz Beata).

    Quando uma escola proíbe um livro de lendas africanas ela discrimina culturas afrodescendentes. Exu é negro. Um poderoso e imenso orixá negro. É o orixá mais próximo dos seres humanos porque representa a vontade, o desejo, a sexualidade, a dúvida. Por que esses sentimentos não são bem-vindos na escola? Porque a Igreja católica tratou de associá-lo ao seu diabo e muitas escolas incorporam essa lógica conservadora, moralista e racista. O Exu proibido afirma que este país tem negros com diferentes culturas que, se entendidas como modos de vida, podem incluir diferentes modos de ver, crer, não crer, sentir, entender e explicar a vida. Positivo foi que muitos professores e professoras criticaram o ocorrido, o que mostra que também a escola não é "uma coisa só". É nas suas tensões cotidianas que devemos lutar contra o racismo.

    As culturas com suas religiões fazem parte do ensino de História da África. Como é que vai ser? Pais e professores arrancarão as páginas desses livros? Ou eles já serão confeccionados mutilados pelo racismo? Respondo com a saudação ao orixá excluído da escola: Laro oyê Exu! Para que ele traga mais confusão e com ela, o movimento, a comunicação, a transformação onde reina.

    STELA GUEDES CAPUTO é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

    Fonte: http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2009/11/23/exu-nao-pode-914886323.asp

    Saravá!

    ResponderExcluir
  25. Pai Ronald, houve um engano no tópico, mas assim mesmo eu publiquei porque achei bem sólido o texto. Como eu não posso fazer isso daqui, talvez seja mellhor fazer nova postagem no Tema Livre 25. Fica ao teu critério. FMG

    ResponderExcluir
  26. Só para deixar divertido esse tópico...
    Me questionaram pq eu uso óculos enquanto toco atabaque na gira...
    - PRA VER A CORRENTE MELHOR!!! huahauah

    Andressa Matos - ogã de terça.

    ResponderExcluir