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terça-feira, 9 de março de 2010

TEMA LIVRE -29-

Está à disposição de todos para os comentários neste Tema Livre 29. FMG

96 comentários:

  1. Muza, vc fez uma postagem em tópico muito antigo e por isoso preferi responder aqui. Vc perguntou porque as mulheres não podem bater os atabaques. Eu não consigo enxergar nenhum inconveniente as mulheres fazerem parte da engoma e baterem atabaque. Dizem que é pela menstruação e continuo sem entender a razão. Acho que é machismo. No nosso terreiro as mulheres tocam atabaques, aliás muito bem. FMG

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  2. Salvador, vc postou em tópico antigo (Tema livre n. 26)e por isso vou responder aqui. Está havendo uma inversão na posição: omédium não desenvolve os marinheiros. Eles é que desenvolvem os médiuns. FMG

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  3. Pai Fernando, aproveitando o tema de marinheiros... pq eles 'se apresentam' no terreiro como se estivessem bêbados? :o))

    Beijinhos e obrigada SEMPRE, Dê

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  4. Pai Fernando todos os terreiros tem o sr tranca Ruas na tronqueira, ou muda conforme o Exu chefe da casa?

    Tipo assim, no TPM saudamos o Sr Tranca Ruas pq ele é o Exu q trabalha com o Sr, mas em uma casa onde o Sr 7 Encruzilhadas fosse o chefe da esquerda saudaria-se ele ou seria sempre o Sr Tranca Ruas?

    Isamara

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  5. Bom dia Pai Fernando, entendi! Então isso seria um ritual de todo médium?? Ou de apenas de alguns? Qual critério? Brigadinho....
    Jan Curitiba, Paraná

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  6. Daniel G. .R Vieira10 de março de 2010 12:36

    Mucuiu Pai Fernando!

    Gostaria de agradecer pelo giras de desenvolvimento no terreiro de baixo e por telo como Pai de Santo e também a mãe Licilia como dirigentes de nosso terreiro, respeitarei sempre seus ensinamentos e os princípios de nossa casa de Paz Amor e Caridade. Espero nunca decepcionar.

    Daniel Gustavo Rebello Vieira

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  7. Denise, os marinheiros fazem esse tipo dentro do folclore na Umbanda, mas não porque estejam bebados mas estarem mareados. FMG

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  8. Isamara, eu aprendi e por isso ensino assim, que todas as Tronqueiras dos terreiros de Umbanda são guardadas por um Tranca Ruas. Se eu trabalho com outro exu e não o seo Tranca Ruas das Almas, iria da mesma forma saudar o Exu da Tronqueira como Exu Tranca Ruas. Outras casas não fazem assim, o que não quer dizer que não tenha um Exu na Tronqueira. FMG
    10 de março de 2010 20:23

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  9. Jan, eu entendo que assentamento é só das Entidades chefes. Médium não tem nada com assentamento. FMG

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  10. Pai Fernando, pq os boiadeiros não riscam ponto? O que tem de diferente?

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  11. Daniel, não tem nada para agradecer, todavia, é bom saber que não é gira de desenvolvimento, mas gira comum. Em giras de desenvolvimento as entidades não dão consultas e nem fazem curas, o que está acontecendo com essa gira. Para todos saberem eu estou cumprindo o que prometi na Minha Opinião de Janeiro e estou fazendo uma gira separada para um grupo de iniciantes e cada cinco giras muda a turma. É a forma que eu tenho de agradecer à Umbanda o que aprendi transmitindo isso para os novos. FMG

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  12. Nathalia, por pertencerem a linha neutra. A logica eu desconheço.FMG

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  13. Nanani, que bom ter noticias de vc. Peço que reenvie teu e-mail e se possivel neste topico. Como disse perdi tua postagem, mas sei que agora vamos voltar a ficar ligados. FMG

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  14. ola Pai Fernando sua Benção...

    esta dando uma olhada hj pela net, e acabei vendo uma coisa que não gostei mesmo, ensinando a fazer uma firmesa de exu em casa ou apartamento..rs..
    E agora uma pergunta firma Ogum na Tronqueira ou acentamento?

    Axé Pai e obrigado pelos seus ensinamentos isso vale ouro.
    Marcio

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  15. ola td bem Pai Fernando?

    Tema 28,foi postado mais não teve resposta!!

    Por que as vezes é usado um espelho em trabalho de meio, é tipo um portal?

    Bem pelo menos descobri o nome é Quartinha isso de barro que fica fora as pessoas colocam nomes ali para que?
    Tem algum outro nome, um amigo meu falou que é Moconho quando é para Xango e que tem que ser sem as abas para os Orixas masculino e veridico isso?


    Esta muito bom blog muita informação boa.
    Continua de Parabéns.rs

    Paulo Martins
    Curitiba

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  16. Pai Fernando essa gira paralela q o Sr tem feito é somente os mediuns da gira de segunda-feira ou será feito com tds os mediuns do terreiro??

    Isamara

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  17. Pai Fernando estava lendo sobre o alccol na umbanda, e comessei a pensar sobre isso...nunca entendi direito o porque do uso do alccol na umbanda além de amortecer o medium, mas acredito ter mais motivos para seu uso, pois mesmo as entidades onde seus cavalos não ingerem bebida alcolica, eles ainda assim fazem uso do alcool como elemento em seus pontos, então estava procurando por uma razão de td isso e espero não ter tirado meus pés de mais do chão rsrs, mas será q isso não se deve ao fato do alcool ser volatil??
    estava pensando isso pelo principio da defumação, que elimina mismas pelo elemento fogo (do carvão), e transporta pensamentos, sentimentos e energia através da fumaça, com o alcool seria limpeza através da agua e transporte pela evaporação???
    sei lah...
    viajei mt???
    não brigue comigo...de vez em quando voo longe rsrs
    Abraços
    Isamara

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  18. Marcio,no Terreiro Ogum está assentado ou firmado no meio do espaço da gira, enterrado em buraco de 50 cms, e lá tem espada de Ogum, ferro, espadas de ferro, molas de automovel, areia e não me lembro mais o que. Delá é que nasce todo o axé da Casa. Fora do Terreiro eu firmei Ogum no meu coração. FMG

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  19. Paulo Martins, o espelho é uma forma de criar uma vibração especial no trabalho de Oxum. Não é portal, mas é o outro lado de tudo. São os nomes que ficam em vibração de cura. Dsta vez fui quem aprendeu, pois nunca tinha ouvido falar em Moconho. FMG

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  20. Isamara, essa gira é para os médiuns da 2a. feira. FMG

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  21. Isamara, o alcool tem muito com o teu comentário, mesmo porque ele sempre fez parte da magia. O problema é que essa magia se for bebida dá porre. E eu não gosto disso. FMG

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  22. Pai Fernando, ouço muito as pessoas falarem que conversam com suas entidades quando incorporadas... Creio que isso seja um problema pessoal meu, mas eu não consigo isso dessa forma não... Não consigo entender como que vou saber se não sou eu mesma pensando na resposta, porque falar pra entidade é fácil, agora obter a resposta e saber que foi ela que disse e não eu que pensei na resposta, aí que vem o problema... Sei que parece boba minha colocação, mas enfim, queria saber se com o passar do tempo e meu amadurecimento isso fica mais claro, conseguirei diferenciar?

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  23. ola Pai fernando, bem mais então esse nome não existe Moconho,rsrs, eu ouvi falar, mais qual o nome o senhor pode me Falar.

    é eu que estou aprendendo..rsrs

    obrigado
    Paulo Marctins

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  24. Nathalia, não de importancia ao que os outros dizem e cuide vc. Eu particularmente quandoi incorporado nãop falo com a entidade, ao contrario, deixo que ela o mais possivel tome conta do meu mental. FMG

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  25. Boa tarde Pai Fernando, queria saber sobre uma coisa que acontece comigo
    ,como paralisia do sono, quando estou num
    estado sonelento, eu ouço um barulho estranho dentro da cabeça, depois não consigo mexer nem falar nada, mas cintinuo com os olhos abertos... é uma sensação ruim... acontece com uma frequencia muito grande, em uma delas, vi um homem sentado na beirada da minha cama e ele virou meu rosto, tentei gritar ou tentar olharar para ele mas não consegui, em outra vez vi meu corpo deitado no colchão e queria voltar e não sabia como, tentava chamar meu noivo que estava do meu lado e não conseguia... a mais recente eu vi meu corpo sendo carregado até o quarto da minha mãe e ouvia uma mulher falando comigo...sinto medo quando isso acontece... queria saber se pode ser algo espiritual e se for queria saber o que fazer apra melhorar isso... pois como disse a sensação é horrivel...

    Grata.
    Paula

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  26. Paulo Martins, não tenho nenhum nome. Sou simples no culto da Umbanda e por isso não sei se existe nomes especiais. Fica para outra. Se vc quer aprender, esqueça o que dizem e pergunte sobre o que realmente vc não sabe. FMG

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  27. Paula, vc tem que consultar com um dirigente e iniciar um processo de equilibrio da mediunidade. Não sei se vc frequenta terreiros de Umbanda, mas se não vá em um que vc vai resolver teu problema. FMG

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  28. PAI FERNANDO, ME FALE UM POUCO SOBRE O BORI! ELE PODE SER FEITO ANTES DA FEITURA DE SANTO? PODERIA ME ESCLARECER? UM ABRAÇO E MUITA PAZ!

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  29. Vana, o bori e feitura de santo eu não uso, por isso eu não sei, mas fica aberta a pergunta para, quem sabe se algum pai ou mãe de santo do candomblé que nos esteja lendo responda para vc. FMG

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  30. OK ENTÃO! MAS NA UMBANDA NÃO SE USA FEITURA E BORI OU SÓ O SENHOR QUE NÃO FAZ? ESTOU INICIANDO AGORA E TENHO ALGUMAS DÚVIDAS. DESCULPE SE ESTOU SENDO CHATA MAS PRECISO PERGUNTAR! O CENTRO QUE TO FREQUENTANDO É UMBANDA E TEM FEITURA E BORI.

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  31. Boa noite a todos.
    Pai Fernando, lendo o seu texto no site do terreiro (o link está no final desse post), sobre as bebidas alcoólicas na umbanda lembrei de um dos nossos trabalhos, que estão acontecendo no anexo.
    Nesse trabalho você afirmou a não necessidade do medium fumar quando trabalhando.
    Achei isso um máximo, não só pelo fato da saúde, mas pela coragem de um dirigente se opor a uma quase "regra" de mais de 100 anos de Umbanda.
    E acho muito importante aproveitar o blog para comentarmos esses fatos.
    Quero também aproveitar para fazer uma pergunta com carácter de afirmação?!
    Você não acha importante os novos mediuns, como eu, focarem um desenvolvimento sem esses vícios?

    http://www.paimaneco.org.br/pai_fernando_textos_artigos_excesso_alcool.asp#topo

    Saravá.
    Rogerinho

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  32. Vana, sei que outros terreiros usam esse ritual, então, tem sido assim na pratica da Umbanda por conta da diversidade da religião. FMG

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  33. Rogerinho, é bom eu esclarecer que muitas outras casas já estão tirando o uso do cigarro e da bebida. Eu deixo a questão aberta eu não proibo.Acho bem importante sim os médiuns novos não adotarem como regra em seu desenvolvimento mediunido como o uso desses vicios. Vou me posicionar bem sobre isso. O marafo, ou a cachaça, as entidades que eu trabalho, a meu pedido, não bebem mas deixanm um coite com a bebiuda em seu ponto. Fumar eu não posso por ter problemas no pulmão, mas acho que se tivesse hoje que fumar, só usaria o cigarro de palha ou cachimbo nas giras de preto velho, e só charutos na gira de caboclos, e cigarrilhas ou charuto na gira de esquerda. Cigarro de papel é vicio do médium. FMG

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  34. Deixei de publicar três postagens nos Tema livre n. 26 e Dicas para desenvolver a mediunidade, por falta de identificação do remetente. FMG

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  35. Boa noite Pai Fernanado,obrigada pela resposta. Eu frequento o Terreiro, sou filha da Jô, mas não comentei nada sobre isso com ela ainda, pois não sabia se realmente era algo espiritual ou não e também nunca havia me questionado sobre isso e quarta passada eu conversando com uma irmã de corrente, comentei sobre o assunto e ela disse para eu perguntar para a Jô ou procurar o senhor e falar sobre isso.
    Estou no terreiro Pai Maneco há quase 2 anos... mas sempre achei uma coisa "boba" para perguntar...
    Se puder me esclarecer mais alguma coisa fico agradecida...

    Paula

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  36. boa noite?
    Pai Fernando ja vi 2 cruzamento de Pai de Santo, mais nunca de perto, risca-se um ponto que tem nesse ponto?
    cada pai de Santo tem um ponto riscado diferente no cruzamento?

    Obrigado
    Paula

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  37. JOÃO EMERSON DA COSTA16 de março de 2010 10:48

    PAI FERNANDO,ONTEM APÓS A O BOIADEIRO DAR CONSULTA..MÃE LUCÍLIA CHAMOU A LINHA DOS BAIANOS,PARA DAR SEU AXÉ...NEGO GERSON ARRIOU COM TODA MALEMOLÊNCIA QUE LHE É PECULIAR,CLARO Q UE MUITO RAPIDAMENTE FALOU DE PASSAGEM FALOU PRA DUAS MÉDIUNS QUE QUERIAM SABER DA HISTORIA D E VIDA DELE:"POIS BEM,PRA QUE FALAR DE DORES E TRISTEZAS DE QUANDO FUI ESCRAVO?...INDAGADO POR UMA MÉDIUM DIZENDO QUE ERA IMPORTANTE PARA SE TIRAR ALGUMA LIÇÃO DISSE O NEGO GERSON:"O PASSADO JÁ ERA,A LIÇÃO IMPORTANTE É O AGORA,NOVO TEMPO NOVA CHANCE...AS DORES DO PRESENTE JÁ SÃO SUFICIENTES POR DEMAIS PARA SEREM MISTURADAS COM CHIBATAS...E POR ASSIM O EXEMPLO DE VIDA A SER SEGUIDO E DE NOSSO SENHOR DO BONFIM...E SUBIU JOGANDO CAPOEIRA...SÓ FALEI ISSO PORQUE ALGUNS LEITORES DO BLOG JÁ PEDIRAM INFORMAÇÃO SOBRE ELE...ENTÃO A RESPOSTA DO PRÓPRIO TÁ AI...BAHIA O AFRICA VEM CÁ VEM NOS AJUDAR...SARAVÁ SEO ZÉ PILINTRA.

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  38. Paula, fale com a Jô sobre o que está acontecendo. Não é um problema espiritual, mas mediunico. Isso vc tem que equilibrar,principalmente com vibrações. Quanto a feitura de pais ou mães de santo são simbolos representativos dos Orixás. FMG

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  39. Boa Tarde Pai Fernando

    Meu nome é Daiane, estou de volta em contato com o senhor e preciso da sua ajuda.
    Ja falamos sobre Paulo de Tarso e a estrada de Damasco lembra!?

    Obrigada!

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  40. Daiane, estou à disposição, pode escrever aqui no blog ou por e-mail que está no site www.paimaenco.org.br FMG

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  41. Boa noite a todos.. Boa noite Pai Fernando.. :o)

    Pai Fernando, algumas entidades vêm ao terreiro falando de uma forma muito peculiar, alguns até são muito difíceis de entender. Nesses casos, não seria possível a entidade tb usar do conhecimento do médium para conseguir se comunicar melhor ou há algum impedimento?

    Beijinhos e obrigada sempre

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  42. Paulo Martins - (6° TPM)

    Mucuiú Pai Fernando,

    Ontem, dia 16/03/2010 passou uma entrevista com o Sérgio Kunio Kawanami, pai de santo aqui de curitiba no programa do Jô na rede globo. Segue o link para os interessados:
    http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1230755-7822-SERGIO+KUNIO+KAWANAMI+E+PAIDESANTO,00.html

    OBS: Irei sempre me identificar como Paulo Martins - (6° TPM) pois tem outro "Paulo Martins" que também participa do blog.

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  43. Denise, a mistura das energias do médium e do espirito provocam algumas dificuldades para falar, ou outra situação qualquer. Isso é assim e não pode ser mudado. FMG

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  44. Ola Pai Fernando...

    Pode Pai de Santo fazer o Amaci ou o cruzamento de sua namorada, esposa ou filha?

    Axé
    Marcio

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  45. Marcio, alguns dirigentes dizem que não pode porque o pai não pode ter relacionamento com seus filhos. Acho exagero. Eu, particularmente, não vejo nenhum inconveniente. FMG

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  46. Vivi, eu não postei o teu comentário porque não entendi.Peço que o refaça. FMG

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  47. Boa tarde Pai Fernando.
    Gostaria de saber com o senhor a respeito do Troqueira. Ali na troqueira do Terreiro do Pai Maneco tem exu assentado ou o funcionamento da troqueira independe de assentamento?

    Gonsalves - Sábado.

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  48. Gonçalves, toda tronqueira tem quje ter assentamento de Exu, inclusive, dizem, todas as tronqueiras de terreiros de umbanda pertencem ao Exu Tranca Ruas. Vale dizer, no entanto, que é da linha da vibração Tranca Ruas, nada tendo com o Exu Tranca Ruas da Encruzilhada ou Exu Tranca Ruas das Almas. FMG

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  49. Boa tarde a todos.. :o)

    Pai Fernando, desde pequeninha eu ouço me chamarem, muitas vozes e muitas vezes, naquela época me disseram que não podia responder pq seriam espíritos perdidos querendo uma brecha p/ fazer mal e até me matar.. ficava apavorada, claro!! Hj em dias ainda ouço algumas vezes me chamarem, agora parecem com a voz da minha mãe e hj comentando com uma amiga ela repetiu o q me diziam anteriormente, que não era p/ responder, não era para dizer "ja vou" nem "pode entrar" de jeito nenhum.
    Mas daí me surgiu a dúvida... pq não pode? E pq chamar a gente pelo nome? O que seria isso?

    Beijinhos e obrigada SEMPRE

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  50. Denise, tenho pregado e falado bastante sobre esse contato com entidades que querem falar, conversar e às vezes só dar um "oi. Acho um absurdo falarem dessa forma com entidades que podem até mesmo ter sido um pai, avo ou amigo e serem afastados como se fossem espiritos inimigos. Fale com eles sim, e os convide, se for o caso de querem dar uma noticia, que venham falar com vc na gira do Terreiro do Pai Maneco porque lá eles serão bem recebidos. FMG

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  51. Então painho não entendi um aspecto deste assentamento que o senhor fala da tronqueira. É na verdade um assentamento da linha e todos podem trabalhar ali? Desculpe minha ignorância...

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  52. PAI AKUAN GUERREIRO DE OGUM
    PAI AKUAN GUERREIRO DE OGUM
    Essa corrente é de ferro é de aço
    Com alma e coração
    Elos batem no compasso da fé
    Elos batem no compasso do amor
    Não há demanda ou despacho
    Sob a luz da sua proteção!

    O Pai Leo de Oxossi quer que cantemos esse ponto todas as giras. Muitas
    chaves importantes se encontram nele. Nossa Corrente tem muitos Elos,
    onde todos são iguais, todos com a mesma inportância no
    trabalho,somando uma grande energia de caridade e cura, através da Fé
    e do Amor, com Alma e Coração. Tendo na retaguarda guerreiros
    invisíveis dando a máxima Proteção.

    Agradeço ao CABOCLO AKUAN e sua falange por terem vindo na gira
    de quarta-feira , por ter revelado todo poder do Ferro e do Aço. Ogum me
    coroou. Sua bandeira é a bandeira
    da paz. Sua espada brilha um raio de amor. Ogum empunhou sua espada ao
    alto.Não há demanda, erva daninha, sentimentos escusos que se criem
    por muito tempo na corrente que está nascendo. A UMBANDA tem pressa e
    OGUM vem recrutar seus soldados para a batalha. Ereto, firme no
    propósito, preciso, abridor de caminhos, linha de frente. Nada a temer
    quando estamos sob a proteção dos GUERREIROS DE AKUAN.

    SARAVÁ. TATIANA GUIMARÂES

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  53. Que legal... vou avisar a 'galera', hehehe... Mas Pai Fernando... e se for algum espírito querendo realmente nosso mal? Tb convida p/ ir ao terreiro??? Daí lá eles recebem ajuda... seria isso??? :o)

    Beijinhos, Dê

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  54. Andréa, a Tronqueira é o lugar que um Exu da linha Tranca Ruas monta guarda para o Terreiro. Não é de uso para oferendas ou pedidos. FMG

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  55. Denise, sem problema. O Terreiro do Pai Maneco é chamado de a Casa dos Espiritos. FMG

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  56. Pergunta mal formulada desculpe. O que perguntei é se todos os exus da linha do Tranca Ruas trabalham ali na tronqueira, porque pensei que ali´era apenas uma entidade,Obrigada!

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  57. Bem é sobre o Amaci, quando a gente faz ele fica com ervas e a água que vai dentro dele certo!
    quero saber se ele é guardado no terreiro com a erva e a água, e se é renovado o amici ou ele sempre fica com aquela mesma erva.

    :-)
    VIVI

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  58. Vivi, quando o alguidar é colocado no roncó, ele vai com a bebida e as ervas, mas ao tempo ninguém resiste, nem mesmo a bebida e a erva. Depois disso fica no lugar. FMG

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  59. humm... brigado Pai Fernando...

    Pensava que sempre, tinha que ficar digamos alimentando ele..
    VIVI..

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  60. Vivi, acho que respondi as perguntas que vc fez e imaginei que vc soubesse do obvio que os alguidares são alimentados, cuidados e zelados pelo pai de santo, o que faço com o maior cuidado e dedicação. Se vc tivesse feito a pergunta de forma direta vc já teria recebido antes a resposta. A bem da verdade não gosto de pegadinhas. FMG

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  61. desculpa, so não soube m expressar, e obrigado novamente
    VIVI

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  62. Pai Fernando, quando acendemos uma vela e está garoando ou ventando ela não permanece acesa muito tempo. Quando isso acontece tem o mesmo efeito que se permanecer acesa até o fim ou não?

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  63. Pai Fernando voce sabe se e caracteristico do exu marabo rodar muito?

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  64. Nathalia, o bom senso diz para acender velas em locais protegidos do vento ou chuva. FMG

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  65. Ola,estou encantada com o seu blog! tenho muitas duvidas, e vou continuar acompanhando.
    Parabens..

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  66. Sua Benção Pai Fernando?

    O senhor já ouviu falar do Preto Velho Pai Icanga?

    Tem um historia interessante, a imagem dele estava na casa dos orixás para vender eles compraram essa imagem quando abriram a casa, e ninguém tinha pedido para ver ele, eu olhei ele a 2 anos atrás e agora fui lá novamente e lá estava a imagem e comprei.
    Vou deixar ele guardadinho, só para o senhor saber trabalho com o Pai Serafim.
    Eu nunca ouvi falar dele, não sei se o senhor conhece.


    Axé
    Marcio

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  67. Ludmila, seja bem-vinda e faça as perguntas que quiser que será um prazer atende-la. FMG

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  68. Pai Fernando, li no seu livro que quando o senhor foi cruzado pai de santo ficou algumas horas no roncó. Ainda funciona da mesma forma quando se tem o cruzamento? Em caso negativo, o fato de deixar de fazer não interfere em nada? É que me da a sensação de que seja um momento especial...

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  69. Nathalia, não é o Roncó. Chama-se camarinha, feita especialmente para minha feitura, entre as 20:00 e saí no dia seguinte as 8:00. Fiquei deitado em uma esteira, com velas de cera. Durante esse periodo os filhos do Pai Luiz de Ogum, quem me preparou, fizeram todos os pratos que no dia seguinte eu iria entregar aos Orixás. Quando sai a primeira entrega foi para Iemanjá e os outros sucessivamente, inclusive para o Exu, muito embora eu já tivesse feito isso uma semana antes. O periodo da camarinha é uma reflexão, muito legal, e quando estava apenas cinco minutos o Caboclo Akuan deu o seu ponto, aquele que até hoje usamos para chama-lo. Pode ainda ser feito da mesma forma, fiz alguns, mas ultimamente faço só os cruzamentos dentro do terreiro. É a mesma coisa, depende de opção. FMG

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  70. JOÃO EMERSON DA COSTA20 de março de 2010 14:58

    PAI FERNANDO,JÁ LI O "GRIFOS DO PASSADO" UMAS 17 VEZES,E SEMPRE APARECE ALGO DE RENOVADOR...ENTÃO PERCEBI QUE É UM LIVRO DE CONSULTA DIÁRIA,DESDE ENTÃO SEMPRE QUE MEU CORAÇÃO TA APERTADO OU TRISTE,FAÇO MINHA CONSULTA...EM ESPECIAL NA SEGUNDA ANTES DA GIRA A QUAL FAÇO PARTE...HOJE VI UMA REPORTAGEM SOBRE CHICO XAVIER,E UMA FRASE LINDA QUE PONHO AQUI: "EMBORA EU NÃO POSSA VOLTAR AGORA E FAZER UM NOVO COMEÇO,VOCÊS PODEM COMEÇAR AGORA,E FAZER UM NOVO FIM"...PRA MIM ESTA FRASE É TÃO LINDA E IMPORTANTE QUANTOA DO CABOCLO AKUAN QUE NOS PEDE VIGÍLIA SEMPRE...ENTRANDO EM OUTRO ASSUNTO
    ENTRANDO NO TERREIRO E OLHANDO ACIMA DO CONGÁ,VERIFICAMOS 7 VELAS ACESAS(SETE CORES,AS DOS ORIXÁS QUE CULTUAMOS NA CASA),LUZ...TAMBÉM VERIFICAMOS A PRESENÇA DE UM VASO CHEIO DE ERVAS,SEMPRE FRESQUINHAS,TROCADAS A CADA SEGUNDA FEIRA,ERVAS DOS ORIXÁS,E POR FIM MAS NÃO MENOS IMPORTANTE TEM COPOS COM AS BEBIDAS.ACHO LINDO A ALIMENTAÇÃO DOS ALGUIDARES SENDO FEITA ALI,NA NOSSA FRENTE E AS CLARAS..."QUANDO A GENTE ERGUE O OLHAR PARA VER NOSSA LUZ NO ALGUIDAR..."OLHEMOS COM OS OLHOS DA DEVOÇÃO,E VAMOS VER OS ESPÍRITOS MANIPULANDO TODOS ESTES ELEMENTOS JUNTOS,E ENCHENDO NOSSO ALGUIDAR DE LUZ,CALOR,CURA, PROTEÇÃO E BENÇÃOS PARA NOSSOS DIAS...SARAVÁ PAI MANECO.

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  71. Lucio Rossi Barddal Drummond20 de março de 2010 18:26

    Oi Pai Fernando...Mucuiu.
    Gostaria de saber sobre as entidades que trabalham na umbanda. São sempre as mesmas ou pode acontecer de novas entidades se apresentarem?
    Digamos que uma entidade se apresente e não seja conhecida.
    Isso pode acontecer?
    Pergunto pq quando Pai Jeremias se apresentou a mim, eu nunca tinha ouvido falar nele.
    Mas descobri que ele tem uma linda história.
    Espero ter conseguido me expressar.
    Um abraço.

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  72. Lucio, sempre surgem novas entidades e novos nomes. A Umbanda é dinamica, não para e sempre está nos oferecendo novidades. FMG

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  73. Boa noite Pai Fernando,
    qual a diferença entre as crianças que descem juntos com os Pretos Velhos e o curumins que vem junto com os caboclos?
    É possível que um médium trabalhe apenas com um curumin ou existe sempre o espirito de criança que se manifeste ?
    E o curumim pode ser "pai de cabeça" ou descer em gira de preto velho ?

    Nilzo - gira de 6ª feira.

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  74. IRMÃOS, MUITO LEGAL O PROGRAMA NOVO DA METROPOLITANA 1090 AM: ORI! É DIFERENTE DE TUDO! MUITO INFORMATIVO, DIVERTIDO E CULTURAL.
    É TODA 4a.-FEIRA, ÀS 21 HORAS. VALE A PENA!

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  75. bom dia Pai Fernando?

    deixei a pergunta sobre o Preto Velho Pai Icanga, o senhor conheça essa entidade?

    Axé
    Marcio
    E Parabéns pelo trabalho que vai ter com os anomais e aves. muito bom mesmo.

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  76. Marcio, não conheço Pai Icanga. Se é vc quem o incorpora ou alguém conhecido, oeça diretamente à entidade para contar sobre a vida dele. Eles fazem isso com o maior carinho. FMG

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  77. Nilzo, a diferença que os curumins são pequenos indios. A 2a. pergunta não entendi. Curumim não pode ser pai de cabeça e só desce em gira de Caboclo. FMG

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  78. não Pai Fernando, não incorporo e nunca ouvi falar nele, foi sobre a imagem que postei acima, como o senhor tem um grande conhecimento pensei que ja estivesse ouvido falar..

    Obrigado Pai Fernando
    Axé
    Marcio

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  79. Sandra, tenho comigo que quem vai a um lugar espiritual está sendo levado pela sua bagagem espiritual e por indicação de seus mentores. Eu acredito que sempre somos conduzidos a um terreiro de Umbanda é porque foi levada pela espiritualidade para usar dos recursos da própria Umbanda. Se a sua necessidade fosse a força do ritual do catolicismo ele seria levado aos mentores dessa religião. Existe uma postagem no blog do Claudio Freire onde ele define com muita clareza a impossibilidade de alguns médiuns apagarem a influencia do catolicismo, muito embora hoje estejam na Umbanda. Não vejo erro nisso. Eu nunca fui católico e por isso nunca fui ligado, mas continuo ainda tendo uma influencia muito forte do espiritismo tradicional, aquele de mesa onde eu fui muito feliz por 25 anos. Só que se alguém me procurar na Umbanda para algum socorro, não vou mandá-lo a uma sessão kardecista. Entendo que eu estaria traindo minha fé na Umbanda, além de causar, provavelmente, uma enorme decepção no consulente. Acho que é obrigação dos médiuns saberem o que estão fazendo. Quando uma entidade manda fazer um banho de descarrego, ou faz uma explosão de pólvora em torno do seu perispirito, ou canta para as almas, ou manda fazer um trabalho com os Exus, ou faz uma vibração em seu corpo espiritual com fogo, risca ponto e usa ponteiro, é porque ele – o espírito, e o médium sabem o que estão fazendo. Não posso entender que uma entidade da Umbanda mande alguém rezar missa em favor de alguém, quando ela – a entidade, pode trazer no terreiro a alma que seria beneficiada com a missa e também para encaminhar um espírito necessitado sabe que um amalá para Iansã vale mil missas. Não consigo entender uma entidade mandar usar água benta preparada por um padre que é de outra religião, quando deveria fluidificar no próprio terreiro uma água para o consulente. Volto a insistir que médium da Umbanda que pede socorro às outras religiões é porque não sabe usar a força da Umbanda e da própria Natureza. A Umbanda usa a Natureza como sua maior arma, tanto que ela manda as pessoas abraçarem uma árvore e andar descalço na relva fresca para limpar suas negatividades. Nunca vi outras religiões fazerem isso. Infelizmente o blog tem limite de palavras na postagem e não posso escrever tudo que eu gostaria. Não sou pretensioso de dizer que eu sei tudo, mas sei o mínimo para atender um consulente. Espero que quando vc for para o toco vá sabendo disso também. E fico feliz que vc está determinada a seguir inteiramente a filosofia Pé no Chão do Terreiro do Pai Maneco. Vou repetir que o cumprimento do Pai Maneco é :”que a paz de Jesus Cristo Oxalá e da Virgem Maria Iemanjá esteja com vc...” Mas daí para mandar rezar uma missa é uma diferença muito grande. Esse comentário serve para todos que têm essa duvida.
    FMG
    ET - Este comentário também foi publicado no tópico "Pode a Umbanda e o Espiritismo..."

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  80. Ola Pai Fernando..
    Estava lendo seu texto acima, isso é a pura verdade, eu quando entrei na Umbanda fui muito criticado mais tinha e tenho minhas dúvidas mais nunca duvidei e sempre as entidades foram me mostrando eu fui aceito em seu Terreiro quase morto, e fui salvo posso dizer de boca cheia isso, e nunca uma entidade pediu para eu ir até a igreja que na epoca eu não consiguia nem rezar, só falaram para eu firmar a cabeça em Oxalá.
    Hoje não estou mais no Terreiro do Pai Maneco mais o pouco que aprenti isso esta comigo e sempe vai estar.

    Axé
    Márcio

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  81. Pai Fernando a partir de que momento e oferecido bebiba para entidade somente quando ele der seu ponto?

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  82. Mukuiu Pai Fernando,

    Uma entidade pode ter oscilações de humor durante uma gira, ora alegre ora rispido etc..., ou isto é uma caracteristica pessoal do medium?

    Eduardo

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  83. Mucuiu Pai Fernando. Quero deixar dois comentários:
    1. Sobre o 'Minha Opinião' de março, como pai de santo agradeço pela parte que me toca... Não estou sendo irônico não, ao contrário, considero fundamental que o médium, iniciante ou já experiente, pergunte sempre os porquês. Isso deixa tudo mais claro, mais consciente e, portanto, mais seguro. Bom para o médium, bom para o pai de santo, bom para a Umbanda.

    2. Sobre o catolicismo e a Umbanda, muito bom seu texto Pai Fernando. Mostra que a orientação de que a Umbanda não deve recorrer a outras religiões não é oriunda de preconceito, mas de uma desnecessidade que torna nossa fidelidade perfeitamente possível. Concordo - e sou testemunha - da riqueza de recursos que nossa religião possui para o atendimento de quem a ela recorre. Tem tudo na Umbanda.
    Saravá a todos.
    Leo Guimarães

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  84. Pai Fernando, por que não existem homem que sejam filhos de oxum e iansã? (mas tem de iemanja)

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  85. Antonio, normalmente a bebida não é oferecida, mas a entidade é quem pede. Eu, particularmente, sou contra oferecer bebida para a entidade através do médium, mesmo porque a entidade não bebe. Ela usa o alcool para seus trabalhos,razão pela qual recomendo que seja colocado um marafo no ponto riscado pela entidade. FMG

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  86. Eduardo, não é questão de oscilação do humor, mas um chamamento de atenção para problemas que possam ocorrer durante uma gira. FMG

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  87. Nathalia, existem sim filhos de Oxum e Iansã. Acho que é coincidencia o pequeno número de filhos dessas entidades. FMG

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  88. Pai Fernando, o senhor saberia informar quais seriam os médiuns do terreiro que trabalham com o Sr. Tranca Ruas de Embaré ?

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  89. Nilzo, vários médiuns em nosso terreiro trabalham com o Exu Tranca Ruas da Encruzilhada, que é o mesmo Exu Tranca Ruas de Emabaré ou Embaé. Não tenho a relação. FMG

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  90. Eu sei q o Pai Jussaro tbm trabalha com o SR. Tranca Ruas da Encruzilhada, por exemplo. O que eu não sabia é que se tratava da mesma falange. Eu pensava que tinha uma falange de Tranca Ruas da Encruzilhada e outra de Tranca Ruas de Embaré.

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  91. Mucuiu pai Fernando
    Gostaria de saber se existe alguma regra para trabalhar com o seo tranca ruas da encruzilhada? Como por exemplo ter que ser filho de Ogum? Ou se é possivel trabalhar por exemplo com um filho de Oxossi?
    Paulo Martins (6 - TPM)

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  92. Paulo Martins, não é necessário ser filho de Ogumpara trabalhar com oExu Tranca Ruas da Encruzilhada, exceto a aprovação do dirigente da casa. Muitas vezes os médiuns sentem-se atraidos pelo nome das entidades sem perceberem criam essas incorporações. Para isso existem três fatos: 1, o ponto riscado e cantado, 2, forma da incorporação, 3, tipo da entidade incorporada. Isso tudo será observado pelo dirigente, que tem como unico objetivo ajudar o médium e não deixar que ele cometa erros primarios. FMG

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  93. Pai Fernando, a Umbanda seria uma religião monoteísta ou politeísta??? :o))

    Beijinhos carinhosos,

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