sexta-feira, 3 de julho de 2009

TEMA LIVRE - 8 -

Para facilitar as respostas, peço que sejam colocadas aqui as perguntas. FMG

173 comentários:

  1. Pai Fernando eu estava lendo na comunidade do terreiro no orkut...e achei uma pergunta interessante e vou faze-la aki...

    o adjuntó é importante para nós ou não?
    ou seria importante só no caso de a gente ser filho de um Orixá feminino ai seria importante...
    eu acho importante saber os dois pois pra mim influencia bastante...gostaria de saber sua opinião Pai...

    abraços

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  2. Pai Fernando, continuando o assunto do obi e das velas, além destes métodos existem outros? pergunto isto por que no terreiro onde eu comecei meu desenvolvimento o Orixa de cada filho er dito pela entidade chefe da casa, quando vim para o TPM, comentei isto com o senhor, e quando falei ao senhor meu Orixa o senhor disse que já sabia pela minha maneira de falar e agir.
    Obrigado mais uma vez
    Axé

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  3. O Sr pode nos contar alguma historia do Cabl.
    Junco Verde?
    abracos
    Sidney

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  4. Bom dia Pai Fernando! Mucuiu!!!
    Minha pergunta é: As entidades e Guias que hoje trabalham com os mediuns já tinham alguma ligação antes mesmo do desenvolvimento em um terreiro? Elas estarão proximo a este medium ao longo de toda sua vida?
    Desde já obrigado!

    Elmano.

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  5. Claudinei, eu não uso e não gosto do termo ajuntó, principalmente porque isso não nos leva a nada. Eu cultuo meu pai Ogum, e os outros estão para mim no mesmo plano de influencia. Meu OPrixá feminino é Iemanjá,mas cultuo Oxum e Iansã. FMG

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  6. Jackson, pelo jeito da pessoa eu imagino quem seja o Orixá, mas só como palpite. Quem confirma é o Obi. O pai de santo não devia falar, e sim o proprio Orixá através das velas, do Obi, dos buzios ou da cebola. Não conheço outras formas. FMG

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  7. Sidney, vou preparar a resposta... Isso que fiz é para reservar o espaço e não se misturar nomeio das outrs perguntas.

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  8. Elmano, é dificil afirmar, mas normalmente já existia uma afinidade entre os espiritos do médium e das entidades. Por outro lado muitos casos a entidade conhece o médium no proprio terreiro. Mas na continuidade a entidade começa a fazer revelações sobre isso. FMG

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  9. Eu havia perguntado sobre a capa porque nas vezes em que seu capa preta me pediu falou que não queria ponto na mesma. Como eu achei que isto era errado e que eu podia levar uma bronca(apesar de toda liberdade que o sr. nos dá) protelei este pedido.Sinceramente me sinto aliviada. Na questão de definir o orixá pela cebola, o sr podia fazer uma demonstração um dia? tenho curiosidade...
    Tenho duas perguntas:
    1.O que o sr. acha de defumação com casca de alho?(eu pessoalmente acho muito trabalhoso)
    2.A defumação pode ser feita emcasa por um médium sem muita preparação?

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  10. Bom dia a todos.
    Bom dia pai Fernando.
    Aproveitando as perguntas acima, gostaria de saber o porque em cada região é diferente.
    Em ex: Tenho amigas minhas aqui que são filhas de Xangô, mas tem como seu segundo Orixá Oxum.
    Isso muda diante da região?
    Outra pergunta, que fiz até para o Rodrigo...Se sou fulha de Yemanjá e Oxosse, e o meu primeiro Orixá é Yemanjá, porque nunca se apresentou uma cabocla ou caboclo de Yemanjá?
    Já que o único Caboclo que vem trabalhar comigo é o Seo Caboclo Roxo. No qual devo trabalhar uns 10 anos já.
    Entendeu?
    Obrigada.

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  11. Outra coisa pai Fernando.
    Uma amiga que é baba, me encisnou o jogo da cebola. Fui toda toda para jogar. Me preparei, coloquei a vela, o pano, cortei a cebola e joguei...Deu tudo errado, e logo veio uma vozinha no meu ouvido falando que o jogo estava fechado...rsrsrsrs.
    Isso porque não sou mãe de santo?
    Axé.

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  12. Salve Pai Fernando !!!

    Antes de perguntar, vou fazer uma observação para ficar deixar bem clara minha a duvida...

    Não sou do tipo de pessoa que acha " tudo é espirito ".

    Mas preciso acreditar na minha intuição, e sinto presença vibratória de entidades, o que tem trazido dores NA cabeça terriveis e outros sintomas estranhos, tipo raciocinio lento, cansaço fora de hora...mas como não é sugerido receber entidades em casa, pergunto :

    Para baixar essa vibração que esta me trazendo desconforto, baixo um Amalá para Oxalá ou para meu pai de cabeça ? Ou para minha mãe ?

    Ou então, o que devo fazer já não estou trabalhando em nenhum terreiro ? Será que isso esta ocorrendo pela ausencia repentina dos trabalhos mediunicos ?

    Aguardo,

    Mauro Monteiro

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  13. Andréa, eu não suporte cheiro de alho. Talvez eu tenha meu lado negativo que foge de eu cheiro. Por isso prefiro a tradicional forma de defumação. Vou aproveitar para dar uma informação: talvez a mais poderosa defumação é queimar na brasa pano para a defumação. FMG

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  14. Luna, eu sou um grande respeitador da diversidade da Umbanda e prefiro não entrar em filosofias de outrs casas. Eu acho que Xangô tem que ser obrigatoriamente o orixá feminino Iansã. Aqui no terreiro trabalhou um tempo um otimo pai de santo, de origem japonesa. Falavamos sobre isso, os orixás, que cada um diz uma coisa. Ele me faz calar dizendo: "Pai Fernando, não importam os nomes, quando fazemos nossas preces aos Orixás, mesmo diferentes, nossas orações chegam no mesmo lugar..." FMG

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  15. Luna, só me esclareça: vc fez o jogo com que finalidade? Se for cuuriosidade só nenhum jogo espiritual se abre. FMG

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  16. Pai Fernando, eu tenho uma perguntinha...
    O que o senhor tem a dizer sobre a cor roxa nos elementos da nossa esquerda(capa, vela..)?
    Só por curiosidade..
    Beijos

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  17. Mauro, no caso vc deve fazer uma entrega para Exu e Preto Velho. Se quiser também posso trabalhar aqui com teu alguir. Acho que essas aproximações espírituais acontecem e como elas chegam vão embora. Escreva-se se precisar. FMG

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  18. Outra perguntinha...
    Li anteriormente que perguntaram sobre a história dos Seo Junco Verde. A cabocla que trabalho, Raio de Lua, disse ter descido um rio com outros dois índios até encontrar o mar.
    Me veio no dia de imediato seu Folha Verde, o outro não cinsegui intuir. O senhor já ouviu algo a respeito?
    Também tenho curiosidade sobre a história dos nossos queridos caboclos...Beijo

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  19. Alice, eu aqui no terreiro peço que não usem as cores de Nanã Buruquê, por ser ela da linha de esquerda. FMG

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  20. Oi Pai, é a SILVINHA! de novo! rsrsrs adoroooo este blog e o Senhor tb, sou muito grata!
    Adorei a história da cadeira! Simples assim!
    Pai, isto serve tanto para o terreiro quanto ao médium?
    Isso porque, nós, médiuns mirins não podemos dar passagem 'a esquerda ainda... Como postei aqui algumas vezes e o senhor já conhece um pouquinho da minha "vida de médium iniciante" , minha esquerda vem meio que pegando no meu pé e me atrapalhando em algumas coisas... Será por esta falta de equilibrio que é conseguido com as duas trabalhando?!

    Silvinha

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  21. Pai Fernando o meu "tico e teco" aqui dentro do meu cérebro pegaram férias e não entendi a sua proposta de defumação.Desculpe. Volto também a perguntar qualquer médium pode fazer defumação em casa?

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  22. Na esquerda, o senhor concorda que as entidades usem essa cor?

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  23. Pode trabalhar meu alguidar sim Pai Fernando. Ótimo seria.
    Farei essa entrega. Sinto necessidade.
    Agora, faço as duas no mesmo dia ?
    Ou ( como imagino ) Exú primeiro e na outra semana PV ?

    Saravá !!!


    Mauro Monteiro

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  24. Alice, não posso explicaf. Talvez a Lucilia saiba do seu Folha Verde. FMG

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  25. Silvinha, serve para todos nós. Não sei porque médiuns novos não podem receber na esquerda. Aqui para n´s é perfeitamente normal. Em todo caso não quero faltar com o respeito com tua Casa. Em todo caso peça aos dirigentes autorização para vc receber essas entidades. FMG

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  26. Andréa, não fiz nenhuma proposta, apenas disse que não gosto do cheiro de alho e uma defumação muito boa é, ao invés de alho ou ervas, queimar pano, trapos de pano. Que voltem o Tico e o Teco. FMG

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  27. Mauro, pode fazer no mesmo dia, mas acenda primeiro a da esquerda. Amanhã já vou preparar o teu alguidar. FMG

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  28. Obrigada. as vezes me fazem perguntas que não sei como responder, mas minha resposta passou perto da do senhor então ta bom!!
    Outra perguntinha...
    Trabalho com a Esmeralda, não deveria ter um cigano responsável pela gira?

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  29. Pois é pai Fernando...Nem precisa falar, que nunca mais farei. Foi para confirmar algumas curiosidades mesmo...Coisa de quem não tinha nada pra fazer!
    E além disso gastei umas seis cebolas!!!
    Bem feito pra mim...
    Axé.

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  30. Pai Fernando, aonde está a história da cadeira?

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  31. (Afrânio)

    Querido Pai Fernando, Mucuiú!

    Gostaria de saber sobre Seo Ogan kaian.
    Ele é um caboclo? e de Ogum? ou não.

    Desde já muito obrigado.

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  32. (Afrânio)

    Outras perguntinhas Pai Fernando, rs desculpe mas é que tô gostando do blog.

    Os filhos de Oxalá incorporam normalmente no Terreiro (linha de esquerda e direita), assim como os filhos dos demais Orixás?
    Pode existir filho de Iemanjá com ajuntó Oxalá e vice-versa?
    Existe médium na corrente que não incorporam, por não "ter" essa mediunidade ?

    Um forte abraço Pai Fernando. Mucuiú!

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  33. Alice, quem manda é ela. Sem problemas. FMG

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  34. Luna, vai adiante a copia:

    Fernando M Guimarães, pai de santo disse...
    Silvinha, a Umbanda não pode existir sem a esquerda, porque são os Exus que fazem os trabalhos para desmanchar o mal feito. Uma vez uma entidade mandou uma pessoa segurar uma cadeira só com a mão direita, depois só com a esquerda e depois com as duas mãos. Ele quiz mostrar que a esquerda e a direita juntas tem mais força. Tudo que acontece em um terreiro é por ordem dos dirigentes, que

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  35. Afranio, o Ogan Caian me parece um africano que gostava de bater atabaque, ou instrumento parecido e de percussão. Os filhos de Oxalá incorporam normalment qualquer entidade de todas as linhas. FMG

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  36. Pai Fernando não sou adepta a simpatias, mas cheguei a fazê-las quando meu filho Dyogo demorou a falar(SE ARREPENDIMENTO MATASSE!). Enfim, o seu Zé Pretinho fala que ele faz simpatia pros outros porque é uma pessoa simpática, já se falar pro seo Capa Preta de simpatia o bicho pega ,pois ele é radicalmente contra.
    Há um tempo atrás havia uma "espiritualista" na televisão que chegou a propor que para se deixar a esquina da sua casa mais "calma" que se colocasse ali cebola,limão dentre outras coisitas más....
    Eu quero saber a sua posição sobre as simpatias que as pessoas fazem, que lêem em revistinhas...

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  37. Pai Fernando. Uma casa de Umbanda pode ter como dirigente espiritual uma Pombagira?
    Não deveria ter um caboclo(a) ou um preto(a)?

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  38. entendi Pai Fernando..


    eu por exemplo sou filho de Iemanja e o meu Pai de cabeça é um caboclo de Ogum...

    entao sou Iemanja com Ogum..mas eu cultuo muito Oxossi...e isso reflete no meu dia a dia..
    no caso de eu cultuar muito Oxossi..isso pode mesmo influenciar no dia a dia? no caso a personalidade de um filho de Oxossi e muito forte..como se eu fosse mesmo filho..gostaria de entender isso..

    abraços

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  39. Obrigado Pai Fernando !

    Saravá !!

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  40. Andréa, a simpatia é transmitida pela voz do povo, a maior forte e vibrante que sempre anuncia fatos já consagrados pela experiencia do passado. Eu sou do povo e a voz dele também é minha. FMG

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  41. Luna, eu também acho que o chefe espiritual de uma Casa de Umbanda não pode ser da Quimbanda. FMG

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  42. Claudinei,vou tentar dar um exemplo material para essa questão poder chegar a um final. O Pedro é filho do João. O João tem seis irmãos. Então o Pedro tem um pai e seis tios. O pai é o pai e fim de papo. Seria justo o Pedro gostar mais de um tio que do outro? E quando o Pedro precisar de alguma coisa que o pai não pode dar,ele não vai pedir para um tio? E não estão todos os tios prontos para atenderem o pedido de seu sobrinho? No mundo do faz de conta o Claudinei é filho de Iemanjá e Ogum, e tem cinco tios: Oxum, Iansã, Oxalá, Oxossi e Xango, prontos para quando forem solicitados atenderem seu sobrinho Claudinei. Sem preferencias e muito menos ajuntós... FMG

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  43. "Eu sou do povo e a voz dele também é minha. FMG"

    Sabe que achei o máximo essa frase?!
    Saravá.

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  44. Déia, as simpatias são manipulações de energias...Sendo elas para o bem, qual mal fará?
    Bjs

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  45. legal Pai Fernando gostei
    do exemplo..hehe

    mto obrigado..mas eu vo levando..rsrsrs

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  46. JOÃO EMERSON DA COSTA4 de julho de 2009 às 14:46

    ...PAI FERNANDO,AS VEZES PENSO QUE AINDA ESTAMOS MUITO LIGADOS AOS ESTERIÓTIPOS DAS LENDAS DOS ORIXÁS,DAS MITOLOGIAS QUE DAVAM A ESTES DEUSES,COMO TB A DEUSES GREGOS E ROMANOS E NÓRDICOS,AS QUALIDADES E OS DEFEITOS DOS HUMANOS ENCARNADOS.AI GERA A CONFUSÃO,UMA FILHA D E OXUM NÃO SE DÁ BEM COM FILHA DE IANSÃO,PORQUE DISPUTAVAM O MESMO MARIDO(XANGÔ),...E ASSIM VAI...TEMOS QUE ENTENDER QUE SE SÃO ORIXÁS,DELES EMANARÃO ENERGIAS QUE NOS AJUDAM AQUI NA CAMINHADA....SIMPATIA,ANTIPATIA,APATIA...ISSO É NOSSO,ALGO QUE INCOMODA AQUI NA CARNE...E SE VIEREM ME QUESTIONAR ASSIM: "ENTÃO PORQUE NUNCA CHAMAM OXUM E IANSÃ JUNTAS NO TERREIRO?,VOU SER PRÁTICO COMO O SENHOR.....PORQUE VAI SER UM STRAIK SÓ.....OXUM NA MAIORIA INCORPORA E TRABALHA NO CHÃO ,IANSÃ RODA...FALEI ONTEM PRA LUCILIA PAI FERNANDO QUE TO ESTRANHANDO SEO PENA BRANCA NA SEGUNDA,TA VINDO TÃO PAZ E AMOR,AMOR AMOR,...E ESTA NOITE SONHEI COM A MÃE JÔ,E ELA COMA S PERNAS DENTRO D EUM RIO E FAZENDO UM CESTO ME DIZIA:"QUANDO O API FERNANDO NÃO TÁ NA GIRAOS MEDIUNS ,MESMO SEM RAZÃO,EMANAM UMA ENERGIA DE PREOCUPAÇÃO COM O SEU PAI DE SANTO,A QUAL GERA AMOR PROFUNDO PELO SEO DIRIGENTE,..ENTÃO O CABOCLO QUANDO VAI FORMARA TERCEIRA ENERGIA COM O MEDIUM TB SE BANHA NESSE AMOR...TÃO SIMPLES...FALEI...POXA...SRAVÁ O AMOR DOS FILHOS PELOS SEUS PAIS E MÃES DE SANTO.....

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  47. Pai Fernando, o que pode acontecer a alguém que frequenta o terreiro, mas que por curiosidade, arrogância ou desinformação usa suas guias fora do terreiro para 'puxar coisa ruim' de pessoas próximas a ela?
    Nesse caso, faz diferença ter o Amaci ou não?

    Beijinhos, Dê

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  48. Carlos Lima (Portugal)4 de julho de 2009 às 18:58

    Aqui deixo uma oração ao nossos queridos Elementais

    ORAÇÃO AOS ELEMENTAIS

    Pequeninos guardiães
    Seres de luz infinita
    De dia me tragam a paz
    De noite os dons da magia
    Invisíveis guardiães
    Protejam os quatro cantos da minha alma
    Os quatro cantos da minha casa
    Os quatro cantos do meu coração.
    Que eu tenha hoje e a cada dia,
    A força dos Céus,
    A luz do Sol
    O resplendor do Fogo,
    O brilho da Lua,
    A presteza do Vento,
    A profundidade do Mar,
    A estabilidade da Terra,
    A firmeza da Rocha.
    Que assim seja! E assim se faça!

    Muito Axé
    Carlos Lima (Portugal)

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  49. Aninhas, vou responder aqui a pergunta que vc postou no Tema Livre 7, perguntando por que o nome Tranca Ruas. Extrai do meu livro Grifos do Passado, ainda com um pequeno texto sobre os exus:

    O Exu Tranca Ruas das Almas, estava andando no terreiro, carregando entre os dedos uma cigarrilha, com seu cambone ao lado. Parou na frente de um homem, e perguntou:

    - Sabe por que o meu nome é Tranca Ruas?

    - Estava, neste momento, pensando em lhe fazer esta pergunta. Respondeu o homem, demonstrando assombro. Acho um nome estranho. Completou.
    - Na rua vive o homem sem lar; na rua vive o bêbado; a rua é o escritório do ladrão; na rua existe a droga e o vício; na rua está o desamparado; na rua vive a meretriz; na rua anda o desesperado; a rua é habitada por todo tipo de marginal. Eu tranco toda essa infelicidade. Esclareceu e, sem esperar resposta, continuou patrulhando o terreiro.

    O lado folclórico da umbanda, faz do exu uma entidade violenta, praticando tanto o bem como mal, todo espalhafatoso, mal-humorado, proibido de vir na umbanda, e, dizem ainda, que a luz das velas do congá lhe faz mal e por isso, o altar sagrado deve ser apagado e fechado. Não posso concordar com isso. Não é o que vejo e, muito menos, o que eles fazem. Alguém perguntou ao Exu Tranca Ruas se ele também faz o mal.

    - Meu filho, faz quinhentos anos que desencarnei e ainda venho nos terreiros agüentar vocês para ganhar minha evolução espiritual. Você acha que sou burro?

    - Mas dizem que, em outros terreiros, o senhor não é assim. Voltou à carga o insolente.

    - Se usam meu nome e o aceitam, o problema não é meu.

    O Pai Maneco, quando questionado com pergunta semelhante, disse:

    - A linda borboleta já foi antes da clausura, uma feia lagarta. O exu já foi lagarta, a quimbanda hoje é seu casulo, e logo poderá voar e a todos encantar.

    - Por que dizem negativo e positivo? Se a quimbanda é negativa, como pode ajudar?

    - Vocês perguntam muito e pouco sabem. Olhe aquela lâmpada, iluminando este lugar e a todos nós. É o encontro perfeito do negativo e do positivo. Se você tirar o negativo, ela se apaga. Finalizou, encerrando a questão.

    FMG

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  50. Denise, é dificil avaliar o que pode acontecer. Dependerá muito da intensidade da má fé e as consequencias do erro. O Amaci não tem nada com isso. FMG

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  51. Pai Fernando,

    gostaria de saber sobre as cores da Quimbanda. Já ouvi falar que Exus e Pombagiras que usam/ se identificam com roupas inteiramente pretas seriam do Cemitério e trajes completamente vermelhos seriam daqueles cujo campo de atuação maior é a rua. Mas taí o Seu Caveirinha pra desmentir, pois veste-se todo de vermelho. Seria talvez devido ao tipo de forças ou enegias com as quais trabalham ou até mesmo lugares específicos dentro do Cemitério, por exemplo, aqueles que atuam próximos ao portão ou na cruz das almas se vestem completamente de preto e os que trabalham nas encruzilhadas do cemitério inteiramente de vermelho? Deixei de fora os que combinam as duas cores e aqueles que usam roxo também, mas acho que deixei clara a pergunta..rs. Abração Desirée

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  52. Mucuiu Pai fernando.

    O que o senhor poderia me dizer sobre "Shaka Zulu" dentro da umbanda?

    Desde ja agradeço

    Paula

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  53. desirée, na minha ótica cor inteira vermelha, inteira preta ou vermelha e preta não indicam nada. Isso é critério de entidade e médium. Fica um assunto no ar: no nosso terreiro o seu Tranca Ruas das Almas usa a roupa branca normal de trabalho. Vc não acha que sde roupa fosse importante ele teria mandado eu usar uma? FMG

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  54. Paula, não tenho a minima idéia sobre esse nome. FMG

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  55. Paula

    Shaka Zulu nao tem ligacao com a Umbanda. Foi um polemico e temido guerreiro africano. Amado e odiado, estrategista inteligente, expandiu a força os dominios e a cultura da nação Zulu que era pouco conhecida. Alguns autores dizem que sua performance como estrategista é comparavel a Alexandre Magno. Porém, ha historias sobre crueldade e violencia em seus feitos e terminou sua vida como um ditador insano.
    Particularmente, prefiro os guerreiros que tem chicote, mas nao pra revidar que apontam uma estrela ...
    abraco
    Sidney

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  56. Muito bom Sidney!
    Sou sua fã...rsrsrs
    Saravá amigo.

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  57. OLá Pai Fernando,
    Gostaria de saber sua opinião sobre:
    1) entidades que vêm alcoolizadas do astral e não conseguem nem se levantar, isto o que lhe parece?
    2) quando o médium está preparado para dar consultas?
    3) ficou para trás esta pergunta: porque os exus não dão passes na vibração? Podem fazê-lo?
    4) o que implica no trabalho começar e terminar fora do horário?
    5) o que o Sr. acha da psicometria na umbanda?
    Um fraterno abraço a todos, CHC.

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  58. joão emerson da costa5 de julho de 2009 às 02:09

    nossa Sidney que lindo isso 'prefiro os guerreiros que tem chicote,não pra revidar ,que apontam uma estrela....lindo messsssmo.saravá nosso protetor Pai maneco e seu exercito do bem...

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  59. (Afrânio)

    Pai Fernando Mucuiú!

    O que quer dizer "ao ló"?
    por exemplo, quando os capitães falam: " Saravá Caboclo X que foi ao ló!"
    Tô meio que confuso se a expressão é essa mesmo AO LÓ.

    Obrigado!

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  60. Obrigada Pai Fernando, tenho o seu livro aqui comigo, agora lembro dessa passagem de Sr. Tranca Ruas, onde explica o nome. Gosto muito dele. Ao falar desta passagem do livro, me deu vontade de ler mais outra vez, aprendo sempre algo de novo. Um beijinho.
    Ana, de Portugal.

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  61. Pai Fernando, ainda sobre os Exús. Antigamente eu tinha muito medo, mas era originado pelo desconhecimento. Agora vou conhecendo um pouco, ainda insuficiente, a história e o trabalho espiritual dos Exús. Respeito muito o Sr. Tranca Ruas e gosto mto dele. Uma pergunta: Os Exús não serão como que Agentes Policiais, na parte espiritual? Que vão aos lugares negativos, mas para resgatar, orientar ordens dadas nos trabalhos a fazer, ou mesmo anular energias negativas? São justos e conseguem ir até a um lugar mau para fazer seu trabalho do bem e assim evoluir mais um pouco e ajudar-nos muito também.
    Era uma pergunta em jeito de pensamento....
    Beijinhos, Ana de Portugal.

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  62. Claudio Henrique, pela ordem:

    1-Tenho comigo que aqui no Blog temos que ter acima de tudo a sinceridade e as respostas devem ser entendidas como uma fonte de informação pois vai receber sempre os comentários de todos. Espírito que incorpora bêbado só em três condições: ou médium é inexperiente e deixou se tomar por uma entidade obsessora, ou o trabalho está precisando de mais atenção, ou a bêbado foi trazido para ser encaminhado, mas nesse último caso a gira tem que estar no momento do encaminhamento de entidades carentes.

    2-Sem conhecer o médium é difícil dizer quando ele está preparado para dar consulta. Na minha ótica tem médiuns que há anos dão consultas, mas não deviam dar, e outros ainda novos do espiritismo podiam sem nenhum problema sentar dar consultas baseado na sua qualidade cultural e com a intuição do espírito.

    3-Os Exus dão passe nas vibrações, mas não no nosso terreiro porque o ritual faz com que a vibração seja feita na primeira parte que é Umbanda.

    4-Implica em quebra da ordem com as entidades, falta de respeito com as pessoas que vão às giras baseadas em um horário previamente divulgado, com os médiuns que têm trabalho no dia seguinte e com os funcionários do terreiro que ficam presos enquanto o terreiro não se esvazia. Para vc ter uma idéia eu julgo a qualidade da gira que eu dirijo quando ela acaba, sem precisar nenhuma mágica para isso, antes das 24:00 hs. Por isso nos meus cinqüenta anos de espiritismo nunca comecei um trabalho nem antes e nem depois das 20:00 hs. Claro, que às vezes acontecer uma quebra de horário é perfeitamente normal. Quero deixar um fato bem claro: no nosso Terreiro já faz tempo que todas as giras obedecem ao horário.

    5-Eu já falei sobre esse assunto em postagens anteriores. Eu não conheço apometria mas entendi pelo pouco que sei que é o atendimento e encaminhamento das entidades obsessoras e carentes, o que todos os segmentos do espiritismo já fazem. FMG

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  63. Afranio, é quando a entidade volta para o seu lugar de origem, a Aruanda, o céu ou como queiram chamar. O Terreiro anuncia a todos que ela, a entidade, não está mais no terreiro. FMG

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  64. Aninhas, vc está certíssima. Os Exus são como os sargentos no Exército, têm acesso ao alto comando e mandam nas tropas. Um maravilhoso ensinamento que
    Tive foi de uma entidade que faz parte da falange do Caboclo da Pantera, que disse que eles vivem na escuridão porque é lá que vive os aflitos, maus, trevosos e eles tira essas entidades sofredoras da escuridão. Ele deu um exemplo muito bonito para que não confundam espíritos bons com os maus. Foi o do morcego, que ambos assustam as pessoas, mas são dois tipos diferentes, um é violento e o outro não. FMG

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  65. Pai Fernando... na resposta ao Claudio, o Sr. diz "Na minha ótica tem médiuns que há anos dão consultas, mas não deviam dar"... e e pergunto.. então pq eles dão consultas???

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  66. Olá Pai Fernando,
    Obrigado pelas respostas profundas e sábias, realmente este blog é sensacional.
    A última pergunta que lhe fiz foi quanto a psicometria, e não apometria. Na psicometria o médium descobre onde a pessoa está a partir de um objeto usado por ela, ou consegue saber o que ocorreu em volta do objeto pelas vibrações. É esta a questão que lhe perguntei, isto é feito na umbanda?
    Um abraço fraterno a todos. CHC

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  67. Mucuiu padrinho.
    tudo bom com o senhor ?
    como sou novo no tpm, ainda náo vi, mas trabalhamos com a linha dos marinheiros ?
    E se sim, qual o nome da entidade que trabalha com o sr. ?
    abraço.

    kiko.

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  68. OK, obrigada Pai Fernando por sua resposta. Saravá o TPM. Beijinhos.
    Ana.

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  69. Pai Fernando sobre as guias fora do terreiro, já aconteceu comigo de sair tão avoada ou euforica da gira e esquecer das guias, e perceber q ainda estou com elas qnd já estou no carro a caminho de casa, tem alguma consequencia desse meu esquecimento?
    Abraços
    Isamara

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  70. Patricia, porque não é de nosso terreiro que eu conheço esses médiuns. FMG

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  71. Claudio, tenho que tomar mais cuidado e ler com mais atenção as perguntas e também reler as minhas respostas. A Umbanda, aos menos que seu saiba, não exercita a psicometria, emnbora seis de vários casos que aconteceram mas de forma expontanea. FMG

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  72. Kiko, trabalhamos com a Linha dos Marinheiros. Trabalho com o marinheiro que diz ser capitão mas descobri que é remador, mas é um baita espirito. O nome dele é Marinheiro Martinho. FMG

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  73. Isamara, a consequencia mais grave é que talvez vc possa perde-las e ter que fazer outras. FMG

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  74. PAI FERNANDO GOSTARIA DE SABER MAIS INFORMAÇOES SOBRE A ENTIDADE TRANCA RUAS DAS ALMAS,POR TRABALHO COM A MESMA, E GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESSE EXU,PARA PODER ME AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO, E NO CUIDADO DIARIO,COMO TRATAMENTOS QUE SE DEVE TER,E SE O SENHOR TIVER A ORAÇAO DO EXU DR CAVEIRA PEÇO QUE ME ENVIE TAMBEM,EMAIL WELLINGTON_FM@HOTMAIL.COM
    ABRAÇOS FRATERNO QUE O PAI CELESTIAL VOS GUARDE EM SEUS DOMINIOS DE LUZ
    AXE

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  75. Wllington, trouxe tua postagem para o Tema Livre -8- porque os outros estão lotados. Também não vou publicar o outro e-mail porque é igual a este, exceto que vc diz ser de Araxá, Minas Gerais. Sedja, então, bem-vindo ao Blog. Seo Tranca Ruas é uma entidade maravilhosa, exigente, quer mostrar insensibilidade mas não é, não admite intimidades, gosta de trabalhar bastante, tem muita força no olhar, usa bastantes materias diversificados em seus trabalhos, desde mamão, barro, fio de cobre, imã, pregos, ferraduras, gosta de queimar cachaça. Quando faz trabalho de magia (criar campo de força positiva para destruir um negativo, ou seja, desmanchar trabalhos feitos) usa a água de coco por, segundo ele, tem a mesma energia do sangue. Estou à disposição para informar o que vc queira. FMG

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  76. Recusei um anonimo que perguntava sobre ciganos. Se quiser repita o comentário revelendo seu nome. FMG

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  77. Antonio, repeti seus comentários e minha resposta porque vc mandou em postagem muito antiga. Vai adiante a pergunta e resposta:

    Salve Pai Fernando me explique para que serve o amaci?

    4 de Julho de 2009 21:19

    Fernando M Guimarães, pai de santo disse...
    Antonio, o Amaci é um ritual onde o dirigente lava a cabeça do médium com ervas e as bebidas de seu orixá,criando o alguidar que será alimentado pelo dirigente. A partir do Amaci ele está oficialmente dentro do terreiro. FMG

    5 de Julho de 2009 18:19

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  78. Conforme foi pedido segue a relação das
    entidades de Pais e Mães de Santo do Terreiro do Pai Maneco – Por Entidade

    Preto Velho:

    Pai Fernando de Ogum – Pai Maneco / Pai Luiz de Xangô
    Mãe Lucília de Iemanjá – Dona Maria Redonda
    Pai Jussaro de Ogum – Pai João de Benguela
    Mãe Jô de Oxum – Vovó Maria Chica
    Pai Leonardo de Oxóssi – Pai Sebastião
    Pai Beco de Oxossi – Pai Miquimba
    Mãe Eli de Xangô –
    Mãe Rita de Oxum – Vovó Catarina
    Pai Bitty de Iemanjá – Mestre Cipriano / Pai Luanda

    Ogum:

    Pai Fernando de Ogum – Caboclo Akuan
    Mãe Lucília de Iemanjá – Caboclo Sete Ponteiras do Mar
    Pai Jussaro de Ogum – Caboclo Tucuruvu
    Mãe Jô de Oxum – Caboclo Areia Branca
    Pai Leonardo de Oxóssi – Caboclo Sete Ondas
    Pai Beco de Oxossi – Caboclo Beira Mar
    Mãe Eli de Xangô - Mãe Rita de Oxum – Caboclo da Manhã
    Pai Bitty de Iemanjá – Caboclo do Mar

    Oxossi:

    Pai Fernando de Ogum – Caboclo Junco Verde
    Mãe Lucília de Iemanjá – Caboclo Folha Verde
    Pai Jussaro de Ogum – Caboclo Folha Verde
    Mãe Jô de Oxum – Caboclo Flecha Dourada
    Pai Leonardo de Oxóssi – Caboclo Tupinambá
    Pai Beco de Oxossi – Caboclo Pena Branca
    Mãe Eli de Xangô - (ainda não deu o nome)
    Mãe Rita de Oxum – Caboclo Guará
    Pai Bitty de Iemanjá – Caboclo Mata Virgem

    Xangô:

    Pai Fernando de Ogum – Caboclo da Cachoeira
    Mãe Lucília de Iemanjá – Caboclo Ventania
    Pai Jussaro de Ogum – Caboclo Sete Ventanias
    Mãe Jô de Oxum – Caboclo Pedra Preta
    Pai Leonardo de Oxóssi – Caboclo Pedra Roxa
    Pai Beco de Oxossi – Caboclo Sete Pedreiras
    Mãe Eli de Xangô – Caboclo Pedra Roxa
    Mãe Rita de Oxum – Caboclo Ventania
    Pai Bitty de Iemanjá – Caboclo Serra Negra

    Cigano:

    Pai Fernando de Ogum – Cigano Woisler
    Mãe Lucília de Iemanjá – Cigano Germano
    Pai Jussaro de Ogum – Cigano Ramirez
    Mãe Jô de Oxum – Cigana Carmencita das Campinas
    Pai Leonardo de Oxóssi – Cigano Rocelo
    Pai Beco de Oxossi – Cigano Vicky
    Mãe Eli de Xangô
    Mãe Rita de Oxum – Cigana Tsermira
    Pai Bitty de Iemanjá – Cigano Ramirez

    Erê:

    Pai Fernando de Ogum – Erê Joãzinho da Praia (não incorpora)
    Mãe Lucília de Iemanjá – Erê Pedrinho da Praia
    Pai Jussaro de Ogum – Erê Rafinha
    Mãe Jô de Oxum – Erê Peralta
    Pai Leonardo Guimarães – Erê Marquinhos
    Pai Beco de Oxossi – Erê Tião
    Mãe Eli de Xangô -
    Mãe Rita de Oxum – Erê Tião
    Pai Bitty de Iemanjá – Erê Chiquinha / Caboclinho do Mar

    Marinheiro:

    Pai Fernando de Ogum – Marinheiro Martinho
    Mãe Lucília de Iemanjá – (não deu nome)
    Pai Jussaro de Ogum – Mestre Coruja
    Mãe Jô de Oxum –
    Pai Leonardo de Oxóssi – Marinheiro Juarez
    Pai Beco de Oxossi – Marinheiro Capitão
    Mãe Eli de Xangô - Mãe Rita de Oxum – Marinheiro Zé da Onda
    Pai Bitty de Iemanjá – Marinheiro Tarimã

    Boiadeiro:

    Pai Fernando de Ogum – Seu João Boiadeiro
    Mãe Lucília de Iemanjá – Seu Pedro Mineiro
    Pai Jussaro de Ogum – Seu Venâncio das Chagas
    Mãe Jô de Oxum – Seu Tonho da Estrada
    Pai Leonardo de Oxóssi – Seu João Ligeiro
    Pai Beco de Oxossi – Seu Manoel Ferrador
    Mãe Eli de Xangô
    Mãe Rita de Oxum – Boiadeiro Venâncio / Boiadeira Maria Homem
    Pai Bitty de Iemanjá – Boiadeiro Zéferino

    Baiano:

    Pai Fernando de Ogum –
    Mãe Lucília de Iemanjá –
    Pai Jussaro de Ogum –
    Mãe Jô de Oxum –
    Pai Leonardo de Oxóssi –
    Pai Beco de Oxossi –
    Mãe Eli de Xangô -
    Mãe Rita de Oxum – Baiano Severino
    Pai Bitty de Iemanjá – Baiano Mestre Cipriano

    Exu:

    Pai Fernando de Ogum – Exu Tranca Rua das Almas / Exu Morcego / Seu Zé Pelintra (vem na linha de Preto Velho ou Baiano)
    Mãe Lucília de Iemanjá – Exu Caveirinha
    Pai Jussaro de Ogum – Exu Sete Encruzilhadas
    Mãe Jô de Oxum – Exu Gira Mundo
    Pai Leonardo de Oxóssi – Exu Pimenta
    Pai Beco de Oxossi – Exu Veludo / Seu Zé Pelintra
    Mãe Eli de Xangô – Exu João Caveira
    Mãe Rita de Oxum – Exu Táta Caveira
    Pai Bitty de Iemanjá – Exu Tiriri

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  79. Pai Fernando me permite..

    tenho algumas duvidas nessa lista..

    caboclo de Xango da mae Rita nao é Sr. Sete Montanhas?

    e caboclo de Ogum da Mãe Eli nao é o Sr. Guarda Pedreiras?

    e tirando os q ficaram juntos da mae Eli e da mae Rita...tudo certinho..hehe...é legal saber quem é as entidades do dirigentes de nossa casa...

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  80. Pai Fernando, mucuiu. Se me permite, vou completar a lista do Rodrigo com as entidades da Mãe Alice, que ficaram de fora.
    Ogum - Sêo Ogum da Espada
    Oxóssi - Caboclo Estrela D'alva e Cabocla Raio de Lua
    Xangô - Caboclo Sete Montanhas
    Preto velho - Vovó Maria da Bahia
    Boiadeiro- Velho Venâncio e Velha Boiadeira
    Cigano- Cigana Esmeralda
    Erê- Joaquina
    Exu- Sêo Tranca Ruas da Encruzilhada
    Pomba Gira - Dona Maria do Balaio
    Exu Mirim - Zé Pequeno
    Ela também trabalha com o Sêo Zé Pelintra
    Beijos,
    Fernanda Garcez

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  81. Rodrigo, resolva com o Claudinei. FMG

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  82. Fernanda, que boa a lembrança tua. Fica aberto o espaço no blog para quem quiser divulgar as entidades que trabalham. Isso demonstrará clareza e solidariedade, pois podem ajudar ou serem ajudados por outros médiuns que trabalhem com a mesma entidade. Gostei. Estopu esperando...

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  83. Boa noite a todos. Cheguei agora da comissão contra a intolerância religiosa RJ.
    Lerei com mais calma os posts...

    Entidades da Luna:

    Caboclo Roxo - Pai de cabeça
    Tranca rua da almas - Exú
    José Caveira - Exú
    Maria Padilha do Cabaré - Pombagira
    Vóvó Maria Quitéria - Preta Velha
    Pai Joaquim de Angola - Preto ( quase não vêm mais)
    Dora - Cigana
    Pedrinho da praia - Erê
    Mariazinha da praia - Erê
    Oriental - que nunca deu o nome
    Só...Bjs

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  84. Pai Fernando!

    Gostaria de saber é feito amalás pra Omulu e porque?

    Obrigado

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  85. Seu Fernando !

    Peço desculpas por estar desviando um pouco o assunto mas recentemente enviei um e-mail para o senhor falando sobre um casal que está causando problemas na gira de terça-feira. Gostaria de saber se o senhor recebeu o e-mail e se foi tomado alguma providência.

    Obrigada !

    Axé

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  86. Ainda bem que tenho minha Mãe Pequena...
    Nunca seria Mãe de Santo se não fosse do Terreiro do Pai Maneco.
    Desculpe Baba, mas preciso levantar minha bandeira, que é a mesma que a daí, mas pesa carregar sozinha... Não esqueçam de mim!!!
    Axé a todos!

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  87. ahh Pai Fernando eu nao quero resolver nada...rsrsrs

    só fiquei na duvida...

    ah eu só sei uma entidade q trabalho comigo
    Seo Sete Flechas..

    os outros nao deram o nome ainda...
    to esperando pra eu conversar com o pai fernando sobre o Preto..rsrsrs

    abraços

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  88. Aviso ao anonimo que fez uma denuncia por e-mail. A bem da verdade eu não gosto de quem se esconde atrás do anonimato. Vc fez uma denuncia grave e pare por aí. A providencia que vc pede não te diz respeito. Acho que vc teria uma atitude muito digna e correta se vc me procurasse para se identificar. Para vc ter uma idéia eu nunca na minha vida li correspondencia de ninguém, nunca abri uma gaveta dee um funcionario meu, nunca ouvi uma conversa atrás da porta e nunca escrevi para ninguém sem me identificar.

    5 de Julho de 2009 21:43

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  89. Pai Fernando

    me corrija se eu tiver errado..

    caboclo Ventania é um caboclo de Oxossi na linha de Iansã?

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  90. O Ogum da Mãe Jô não seria Caboclo Espada Flamejante ?

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  91. Claudinei, ele é um caboclo de\Xango na linha de Iansã FMG

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  92. Rodrigo, responda para o Nilzo. FMG

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  93. Pai Fernando, em outras postagens no blog o Sr. disse que Caboclo Ventania é um Caboclo de Iansã.

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  94. e as caboclas de Iemanja

    Cabocla do Mar..cabocla Janaina?

    é Oxossi ou Ogum?

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  95. A diferença entre a covardia e a coragem, algumas vezes,nao esta na acao, mas na assinatura.
    otima semana a todos
    Sidney Oliveira

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  96. Pai Fernando... até fui procurar...
    no dia 26/05/2009 - Tema Livre, o Sr disse:
    "Daniela, o Caboclo Ventania é da linha de Iansã cruzado com Xangô, e isso, considerando que Iansã é o feminino de Xangô, nem poderia ser diferente. FMG"

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  97. Boa Noite, Pai Fernando,
    Gostaria de saber se há a anotação dos pontos riscados das entidades do terreiro, em todas as giras.
    Um fraterno abraço a todos, CHC

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  98. Rodrigo,

    essa lista entra na minha pesquisa, claro, que sem o nome dos médiuns.

    Aliás, a lista com nomes vai demorar um pouco mais, a sair porque ela é mais complexa do que eu pude imaginar. Além disso alguns pais de santo antigos aqui do RJ, vão me ajudar com alguns nomes que anotarei pessoalmente.

    Uma lista preliminar, vai estar pronta em 20 dias no máximo.


    Saravá !!!

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  99. Patrcia, se ele cruza na linha de Iansã,então tam´bém é desse Orixá. FMG

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  100. Claudinei, vc está perguntando seas caboclas de Iemanjá são de Oxóssi ou Ogum? FMG

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  101. Patricia, me responda se o Ogum Rompe Mato é Oxossi ou Ogum? O Cab. Ventania é no que ele cruza. Ele pode ser o pai de uma filha de Iansã ou de Xangô. FMG

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  102. Claudio Henrique, anotações de pontos é critério dos dirigentes, por isso nãosei dizer. FMG

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  103. Eu acho que Rompe Mato é um Caboclo de Oxossi que cruza com Ogum... tanto que pode trabalhar nas duas linhas.

    É que com o Caboclo Ventania o Sr. conseguiu me confundir meu Pai... hehehhe.
    Achei uma outra postagem no tópico "Caboclo Guaraci" em que o Sr. disse que o Caboclo Ventania é Iansã e ponto final... heheheh
    Daí me confundi... mas eu acho que "a ordem dos fatores não altera o produto".. ele sendo de Xangô ou Iansã não altera o trabalho dele, a mesma coisa com o S. Rompe Mato... não importa mto se ele é Ogum ou Oxossi, oq importa é que ele trabalha nas duas linhas.
    é isso.

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  104. patricia, eu entendo que nesse blog deviam ser discutidos assuntos que tragam realmente um ensinamento interessante. Qual Orixá ou linha pertence uma entidade é assunto que nhão traz nenhum proveito. Estou escrevendo esse comentário porque vc postou um que acho encerra esse assunto. Conforme vc mesma postou as vezes acho que as pessoas não querem saber o que é, perguntam por perguntar. FMG

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  105. Hoje tivemos aqui na UEUB comandada por Pai Pedro Miranda, a presença do Ministro Edson Santos da Igualdade Racial explanando sobre as novas diretrizes que nossa religião tomará no Brasil. As ações que beneficiarão todos que cultuam religiões de matrizes africanas ( me parece ) vao proporcionar mais respeito a todos nós.


    Aproveito para informar as entidades que trbalham comigo :

    PV - Pai Guiné
    Caboclo : Flecheiro
    Criança : Téozinho
    Exú : Seu 7 encruzilhadas
    Oriental : Rashurama
    Caboclo de Ogum : não sei o nome

    Saravá !!!

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  106. Pai Fernando, como são escolhidos os "Capitães" do terreiro??? Logo que comecei a ir lá me disseram que era uma escolha espiritual, que a entidade chegava p/ o dirigente (imagino que o Sr.) e dizia 'Fulano está na hora de ser capitão'. É só assim mesmo? São "avaliados" outros "critérios"??

    Beijinhos e obrigadinha, Dê

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  107. Mauro, vc podia postar os assuntos na reunião da UEUB e as nossas espectativas sobre eles. FMG

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  108. Claudinei, recusei teu comentário. Não quero mais discutir quem é de onde. FMG

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  109. Bom dia a todos!
    Bom dia Pai Fernando. Será que o senhor me dá permissão para a mãe Alice comentar como foi seu começo de mãe de santo?
    Como foi o começo?
    Quais as dificuldades maiores?
    Como foi achar a casa?
    As inseguranças e as certezas dos trabalhos...
    Obrigada.

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  110. Denise, não existe critério que regule a escolha do Capitão. É uma escolha do dirigente e da entidade. FMG

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  111. Mãe Alice, a Luna está esperando as explicações. FMG

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  112. bm dia a todos
    Mauro
    vao aqui mais alguns nomes
    preto
    Pai Domicio, Pai Fulgencio da Guine,Pai Andre de mina, Pai Horacio
    vo JULIAO da guine
    abraço Allayne

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  113. JOÃO EMERSON DA COSTA6 de julho de 2009 às 12:14

    ...UM CAUSO DE UMBANDA,CERTA VEZ UMA CONSULENTE,PERGUNTOU O NOME DO CABOCLO QUE É MEU PAI DE CABEÇA,...UMA MÃE DE SANTO PASSAVA ATRÁS,MAIS DE DEPRESSA ELE PEGOU NA MÃO DA MÃE DE SANTO E DISSE OLHANDO PRAS DUAS:" FILHA NA FEITURA DO BEM...NÃO IMPORTA O MENSSAGEIRO...MAS SIM A MENSSAGEM...E DEU UM EXEMPLO: AQUI NESSA TERRA...NINGUÉM PERGUNTA O NOME DO ENTREGADOR DE CARTA....TODOS ESTÃO INTERESSADOS NAS CARTAS...DEU UM ABRAÇO NAS DUAS,E FOI ALÒ(EMBORA),POIS JÁ ESTAVAM CANTANDO O PONTO DE SUBIDA....SARAVÁ.....

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  114. Pai Fernando,

    o Ministério da Igualdade Racial e seu Ministro Edson Santos, ( presente na reunião de ontem ) juntamente, com Ivanir dos Santos da Desigualdade Racial,( esse presente na reunião de domingo passado, dia 28 ) estão lado a lado, com a junta que está sendo criada aqui no RJ, sem personalidades e sem distinção ( não esta sendo falado O UMBANDISTA, ou O CANDOMBLECISTA nem há uma pessoa responsável e sim várias, para evitar personalismos ) sobre todas as religiões de matrizes africanas que terão uma pauta a ser enviado ao Ministério com diversos assuntos.

    Como essa pauta ainda não foi criada e ainda estão debatendo o principio, não tenho como dizer muito, pois ainda está em fase de preparação.
    Mas me baseando pela reunião, a comissão contra a intolerancia religiosa, proporcionará reforço no cumprimento da lei em todo país, não somente conosco, e sim a todos que sofrem com preconceito.

    Um outro assunto que foi levantado na reunião de ontem , discorreu sobre como os Umbandistas e Candomblecistas se dizem " católicos " ou " espiritas ", ao censo ou as pessoas, para evitar repúdios e discriminações. Esse fato nos limita a um percentual sempre baixo nos censos anuais, e que regula a quantidade de religiosos de determinadas religiões no país.
    As pessoas da propria religião não assumem sua condição por causa do preconceito, e isso deve ( e tem ) que acabar.

    Enfim são varios assuntos embrionários que vou repassando de acordo com as novidades que tiver.

    Mauro Monteiro - Umbandista com muito orgulho !

    Saravá !!

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  115. Claudio Henrique!
    se o Pai Fernando me permite...
    Fiz um trabalho no Terreiro uns anos atrás onde anotei todos os pontos riscados, cavalos e nome das entidades em todas as giras e todas as linhas.
    Existe esse registro.
    Beijos

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  116. Obrigado Allayne !

    Saravá !!!

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  117. Boa Tarde Pai Fernando. Gostaria de saber se o Sr. tem conhecimento que me possa ser transmitido do caboclo Sr Sete Estrelas. Grata,
    Helviany ( gira de terça)

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  118. Alice, eles estavam comigo e eu repassei agora para a Lucilia. Pretendo editar os pontos riscados pelas entidades em nosso terreiro. FMG

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  119. Na verdade tudo começou com esclarecimentos espiripituais que eu dava a algumas pessoas que me procuravam. (amigos ou pacientes, sou terapeuta).
    Logo começaram uma série de "coiscidências". A Fer, que eu já conhecia mas não muito, é filha de um Capitão do TPM que já desencarnou. Hj, minha Mãe Pequena. O Robinson, 18 anos no TPM, veio morar aqui. Nos juntamos inspirados por um outro amigo (kiko) que surgiu do nada e desde o dia que me olhou acreditou que eu seria uma dirigente (paulista Umbandista. sonhou com um Terreiro em forma de estrela e cheia de cachorros em volta...).
    Assim começamos reuniões aqui na minha casa onde eu explicava a fundamentação da Umbanda, e ligávamos isso a vida real. Muito legal. Essas reuniões foram evoluindo e começamos um desenvolvimento espiritual intuitivo, sem incorporação, visando conhecimento e evolução (Tudo sempre orientado pelo Pai Fernando, até hj, tudo que acontece no trabalho escrevo para ele no dia seguinte!).
    Logo, não teve como escapar... Já tínhamos um trabalho, tinha que ter proteção, firmeza.
    Eu tinha dúvidas. Sou nova, explosiva, não tenho grana e nem sou equilibrada, certinha. mas tenho boa intuição mediúnica, disciplina e confiança principalmente no Pai Maneco e no Seo Akuan que sempre me deram intuições claras e seguras.
    Um dia sentei na praia para decidir, e (parece loucura) tenho uma mania de ficar balançando pra frente e para trás quando estou com o pensamento distante, logo me senti assim e percebi. Ri sozinha e me deixei levar pelo balanço, cheiro da praia, ventinho.. Quando me vi bem velhinha duas vezes, nas duas sentada em uma cadeira de balanço, uma na beira de uma praia na frente de um barraquinho, e na outra na beira de uma mata. Eu estava desencarnando as duas vezes. Entendi que foram duas boas vidas que vivi.
    Então conclui: é isso que eu quero, foi para isso que vim, estou no caminho certo. Liguei para o Pai Fernando e fui cruzada Mãe de santo em dez dias!
    Dificuldades? Muitas. Muitas mesmo. Mas as "coiscidências"...
    Meu companheiro e Ogan, é um dos fundadores de um projeto social maravilhoso chamado Kaha Nalu, que ensina o surf de peito e prepara os jovens carentes para um futuro melhor. (10 oficinas envolvidas). Hj sou coordenadora desse projeto e tocamos nossos trabalhos na sede que é na beira da praia todas as quartas, das 8h as 10:30h, ou... Na Natureza que nos cerca, que não é poucoa...
    A maior dificuldade foi no começo, toda responsabilidade espiritual é minha e os ataque acontecem sim, vc precisa rapidamente botar teu coração numa caixa e aprender a lidar com as suas fraquezas que são a porta para os ataques. Logo vc aprende, os Exús te ensinam...
    Hj sou muito segura, muito feliz, me acho uma boa Mãe de Santo que prega a Umbanda Simples, Pé no chão, seguindo sempre a orientação dos guias e do Pai Fernando.
    Minha corrente é pequena mas é feita de amigos, amigos de verdade. Fazemos um trabalho muito simples, a grande maioria aqui nunca entrou em outro terreiro, então é muito Natural, chega ser engraçado, não tem de quer "copiar", seguir um movimento.. cada um tem seu jeito! mandarei umas fotos!
    Nosso trabalho já é respeitado na vizinhança (na terça tem um culto evangélico na frente que a Tiazinha reza para nós, e em cima (literalmente) moram mais duas evangélicas que fazem parte de uma Ong internacional contra intolerância religiosa (ufa)!Todo mundo já sabe que sou Mãe de Santo e vários e vários vizinhos já vieram tomar um axé..
    Agora é só respeitar o tempo... Aprendi que a gente tem que ter o tempo como aliado, não como inimigo. (10 dias de cama, pneumonia. Ah, pra gira eu fui, desde que fui cruzada nunca deixei de fazer um tramalho.)
    Acho que é isso!
    Sou uma Mãe de Santo "hutz" do "papo reto"e que adora contar uma história! Hihi
    Beijos!

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  120. Pai Fernando o meu ex pai de santo Sebastião Mauro, faz parte dessa junta.
    Que felicidade!!! Meu velho virou mesmo Macumbeiro..rsrsrs
    Saravá.

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  121. Muito sábia a resposta dessa Mãe de Santo ou Preta Velha do João?!?...é que achei meio estranho Mãe de Santo ir ao ló rsrsrsrs....maleime!
    Mas é isso mesmo, o que importa é a mensagem, não o nome do mensageiro.

    Pai Fernando a minha dúvida é a seguinte: Se o médium não conseguir entender, ou se apressar em dar o nome da entidade...ou mesmo por teimosia insistir em dar um nome, digamos assim, mais conhecido para ela....ela vai trabalhar da mesma maneira mesmo não sendo aquele seu nome?

    E contribuindo com a lista do Mauro não podemos esquecer o querido Pai Mikimba que trabalha com Pai Béco, e um PV maravilhoso que trabalha com o Anderson que se chama
    “Nêgo”...simplesmente.

    Axé!

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  122. Mucuiu Pai Fernando!

    Começei recentemente a acompanhar os comentarios e perguntas do blog e estou gostando muito, principalmente sobre a pesquisa dos nomes das entidades. Na gira de sexta-feira (Mãe Rita) existe uma apostila para cada medium que trabalha no toco, onde é anotado o ponto riscado das entidades, os pedidos dos consulentes e o procedimento indicado pela entidade.
    Sempre tive muito interesse em conhecer mais sobre os pontos riscados e a história das entidades, gostaria de saber mais sobre a pesquisa.
    Das entidades que trabalham comigo, sei apenas que o Caboclo de Oxossi é o Caboclo Roxo.

    Elmano.

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  123. Pai Fernando eu queria saber se as entidades q trabalham com a gente sempre tem alguma ligação com o nosso Orixá de cabeça (pai e mãe), não me refiro aos caboclos, mas sim aos pretos e crianças, tipo assim, uma filha de Iemanjá sempre trabalha com um Erê da praia, ou um Preto(a) de Iemanjá, isso é uma regra?
    Ou poderia trabalhar com a Erê Flor de Oxum por exemplo, mesmo sendo filha(o) de Iemanjá?
    Ou uma filha de Oxum ou Iansã trabalhar com a Vovó Sabina ou com a Erê Marianinha da Praia?
    Abraços
    Isamara

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  124. Helviany, vou verificar e depois escrevo. Por outro lado tenho certeza que o pessoal que particiupa do Blog vai dar muitas informações. FMG

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  125. Helviany!
    Trabalhei com Seo Sete Estrelas algum tempo na linha de Ogum, foi meu desenvolvedor pelo qual tenhogrande carinho.
    Não cheguei a dar consultas incorporada com ele, mas trabalhei muito dando vibração e nos trabalhos do meio.Me parece uma entidade muito simples e muito forte. Falava pouco e trabalhava muito!
    Não sei se ajudei...

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  126. Jurema, muito mais importante que o nome é a qualidade da mensagem. FMG

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  127. Isamara, pela lei da afinidade ou o semelhante atrai o semelhante, o normal é que as entidades trabalhem dentro dessas leis, mas pode acontecer que não seja sempre assim. FMG

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  128. Pai Fernando, não sei se poderei fazer uma pergunta desta forma, mas eu nunca percebi bem o que significa Mediunidade de Transporte (não sei se o termo é mais usual no Espiritismo, ou também se aplica à Umbanda). Médium de Transporte é a mesma coisa do que Médium de Incorporação? Pode me esclarecer quando puder, por favor? Obrigada. Beijinhos. Ana, de Portugal.

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  129. Seu Fernando, como estás?
    Faz tempo que não acesso o blog, escrevo para registrar uma declaração, pois não sei o "pé" que estão as postagens anteriores.

    Acho que o "tema livre" foi uma iniciativa fantástica, a gente chega e sente-se em casa!

    "Faltei" a gira pra ficar estudando em casa, sabia que alcançaria a concentração necessária para tal feito, contando é claro com a força dos trabalhos de segunda-feira no terreiro do Pai Maneco os quais, sou comprometido de coração e por amor.
    Estudei desde a hora em que geralmente me preparo para a gira (17:30) e só parei agora (00:30), "graças a Umbanda"!! Espero não faltar a próxima...!!rsrs

    SALVE NAÇÃO BRASILEIRA, SARAVÁ OS CABOCLOS DA UMBANDA!!

    A propósito, tem uma pessoa (confidencial), que tem uma bactéria (doença) no organismo que sempre se manifesta e já fez vários tratamentos e nunca melhorou, sempre volta... aí troca de médico, e de nada adianta.

    Mesmo ela sendo "católica" (nada contra), vou convidá-la, ela tem medo (da Umbanda)... o que o Sr. acha?

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  130. Pai Fernando, quando estamos na assistência também estamos 'trabalhando'? As entidades (não incorporadas) podem "direcionar espiritualmente" as pessoas a conversar com a gente???

    Beijinhos e obrigadinha, Dê

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  131. Ana, o termo médium de transporte é aquele que incorpora espiritos obsessores para serem encaminhados ou se afastarem das pessoas que eles estão atuando. Esse termo raramente é usado na Umbanda. FMG

    7 de Julho de 2009 09:10

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  132. Paulo Godinho, leve a pessoa lá seja qual for a sua religião. FMG

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  133. Alice, adorei tua estória...pra te dizer a verdade e se dependesse de mim, eu tb faria o mesmo aqui no RJ. Na praia, no habitat de Iemanjá, com bastante energia...

    Um terreiro na praia é o maximo !!!

    Pena que a população de rua aqui na minha cidade é muito grande e os riscos também.

    Saravá e boa estrada !

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  134. Alice

    humano, sincero e forte seu relato.
    parabens a vc e ao seu compamnheiro.

    "... Ai daqueles
    que se amaram sem nenhuma briga
    aqueles que deixaram
    que a mágoa nova
    virasse a chaga antiga

    ai daqueles que se amaram
    sem saber que amar é pão feito em casa
    e que a pedra só não voa
    porque não quer
    não porque não tem asa..."

    Paulo Leminski

    abracos
    Sidney Oliveira

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  135. Boa tarde a todos.
    Boa tarde Pai Fernando!
    Gostaria da sua opinião com relação as origens. Não sei se o senhor faz no pai Maneco...Mas ontem estava conversando com um amigo que é Umbandista há 21 anos e ele estava me dizendo...

    "Luna vc já tem uma origem, caso vc um dia venha ser uma dirigente" Então eu falei "como?"
    Ele falou " Vc é luna, filha de Yemanjá. filha de Pai Fernando de Ogum e neta de Seo Edmundo ferro de ...? ( eu não sei).
    É isso pai Fernando? Eu tenho uma origem religiosa?
    Bjs

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  136. *******************************

    "... Ai daqueles
    que se amaram sem nenhuma briga
    aqueles que deixaram
    que a mágoa nova
    virasse a chaga antiga

    ai daqueles que se amaram
    sem saber que amar é pão feito em casa
    e que a pedra só não voa
    porque não quer
    não porque não tem asa..."

    ******************************

    Sim...Esse é o segredo...!
    Saravá.

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  137. Interessante Laura, eu tive essa duvida pq a um tempo atras me veio esse nome, mas como eu não sabia se existia realmente, pensei ser minha imaginação, até pelo fato de eu ser Ogum com Iemanjá, achei q Flor de Oxum seria com certeza criação minha e nunca mencionei...
    legal saber q tem msm...
    Abraços
    Isamara

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  138. Agora é só respeitar o tempo...Alice isso foi uma das coisas mais sensatas que eu ouvi na minha vida.Acho que quando a gente entra na Umbanda deviam dar esta frase pra gente e cada vez que tivéssemos dúvida fossemos lê-la novamente...Saravá Mãe Alice!

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  139. Tive uma intuição e resolvi obedece-la. Fui pedir ao seo Akuan que aprovasse e nos protegesse no projeto de educação infantil. Recebi uma resposta para deixar qualquer um que quer decifrar a Umbanda de cabelo em pé:"Você já falou com o Fernando e falando com ele está falando comigo. Porque eu sou ele e ele sou eu." Ninguém merece ouvir isso.Principalmente eu. Porque fiquei pensando,pensando,pensando. O que é que ele quis dizer com isso? Porque não foi literal e disso eu sei.Sei que o pai Fernando chegou num ponto maravilhoso de mediunidade, isso nem se discute.
    Toda história tem um contexto e esta fala faz parte de um contexto que nem o Pai Fernando sabe. Por causa do projeto passei a semana explicando para algumas pessoas que o Pai Fernando é meu amigo e meu professor, não vou ganhar nada tendo este trabalho a mais na minha vida, vou fazer porque quero,porque sinto necessidade. Não pelo Pai Fernando ,nem pela Mãe Lucília ,nem por ninguém encarnado que faça parte de uma hierarquia(não desmerecendo ninguém). Eu não sou assim.
    Agora se me perguntarem se estou fazendo isto por causa da Umbanda, por causa das crianças responderei que sim.
    E o que tem a frase de seo Akuan com tudo isto? É que eu falei várias vezes que o que me importava no projeto era a autorização das entidades, que sem essa autorização não faríamos nada.E antes de falar com seo Akuan, falo com o pai Fernando.
    A partir de agora, o sr. me desculpe pai Fernando e mãe Lucília, antes de pedir autorização a vocês pedirei a eles.Há mais coisas entre Aruanda e o Terreiro do Pai Maneco do que pode julgar nossa vã filosofia.Ainda estou pensando nessa resposta...

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  140. Denise, as pessoas da assistencia podem ajudar, mas não atrapalham. As entidades encaminham as consultas de acordo com a necessidade dos consulentes. FMG

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  141. Aninhas, será um prazer conversarmos. FMG

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  142. Luna, saber suas origens é muito importante. FMG

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  143. Pai Fernando,

    Está mais facil achar o senhor aqui rs. Oq o senhor acha sobre sonhos... ele revela algo para nós? Poderia ser atraves do sonho que estariamos recebendo alguma mensagem???

    Monique

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  144. E la vou eu dar pitaco...
    Concordo com Luna e com Seo Fernando sobre a
    A importância da origem...
    E tb entendo que a origem é dinâmica...
    Origem de onde viemos,
    Origem de onde estamos
    Origem de onde queremos ir...

    É nesse caleidoscópio que a gente se
    constrói.

    abraços
    Sidney Oliveira

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  145. Olá pai Fernando,aqui é camila do Rio sou amiga da Luna, queria dizer que seu trabalho é muito grandioso e que estou encantada e muito ansiosa para conhecer tudo de perto!
    Um abraço e Sarava para todos.

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  146. Mucuiu padrinho fernando.
    Mucuiu madrinha alice.

    Olá a todos.
    Não posso perder a oportunidade de falar um pouco desta moça, minha madrinha, amiga, irmã mais nova e irmã mais velha tb, mulher guerreira e minha mãe de santo com muito orgulho.
    Estava em floripa, tinha acabado de alugar um apartamento na ilha, (800 km da minha casa e do meu negocio) depois de um ano de intuição intensa vinda do Senhor mata virgem, que pedia para que eu mantivesse a confiança no caminho que ele plantava para uma nova fase da nossa parceria de trabalho que já dura ha 24 anos, e me mudasse para La.
    Estou na baladeenha e de longe vejo uma galega de calça branca, e todo resto da roupa azul claro. De longe pensei comigo, iemanjá veio curtir, e num impulso parei na frente dela e cumprimentei. Ela disse oi, e pensei,,, que vibe hombre.
    Dias depois entro na casa de um amigo ele me mostra a Alice e comenta,,, essa menina é muito parecida contigo Brow. Só fala nessas coisas de espírito.
    E ai começamos a trocar idéias e mais idéias.
    Já olhava para ela e dizia que um dia ela seria uma mãe de santo de primeira. Sentia isso de verdade.
    Comentava com ela que o sr mata sempre avisava que um dia eu teria que trabalhar mais, e me aplicar mais,(já trabalhava no centro de estudos espíritas irmãos por caridade em são Paulo) pois ele precisaria ter um dia um lugar aonde ele pudesse tocar seu trabalho.
    Varias vezes ele vinha conversar comigo, e em sonho, me mostrava uma oca de cinco pontas, em forma de estrela, onde no conga ele queria uma parede de tijolos de vidro.
    Certo dia na casa da lika ela fala,, quer ver o site do terreiro,, pois sei de onde vem tua intuição,, tremi na hora que vi a primeira foto, apesar do TPM de ser uma estrela de sete pontas.
    Nossa amizade cresceu, conheci a família dela e passei a fazer parte da vida da lika, e a cada dia sabia mais que ela SIMLESMENTE NASCEU PARA UMBANDA.
    Uma vez brigamos feio,,, o que só serviu para amadurecer um relacionamento baseado na verdade e no respeito.
    Dona onça tem apenas 29 anos, cria uma filha praticamente sozinha, mata um leão por dia, é braba, honesta, fiel, e MEDIOCRIDADE esta fora do vocabulário desta menina de ogum. ALI É PAPO RETO MESMO.
    E ela tem o tempo a seu favor, pois sua essência é da melhor qualidade.
    Alice podia simplesmente ter aberto mão da minha parceria, pois suporte espiritual é o que não falta, e nunca faltara para ela. Mas minha amiga querida, juntamente com a Mãe Lucilia, mesmo sabendo que tenho um trabalho em outro terreiro a muitos anos, e que tb amo muito, não me deixou de fora da felicidade de participar dessa historia linda. Me Ensina os fundamentos do TPM, confia e trata super bem todas as minhas entidades, faz minhas guias,(lindas do tpm) lava minha calça branca para eu poder pegar 3 giras em uma semana, misturadinho na panelinha de arros e feijão ( o melhor da vida ), faz eu morrer de rir com seus comentários patobranques. É engraçada e não pensa meia vez para chamar atenção com o dedo fino na sua cara se tu vacilar. Uma figura.
    Preciso falar Tb que ela cuida de todos os filhos mesmo. Quantas vezes Alice foi muito mais que mãe de santo.
    Minha amiga querida do coração.
    Amo muito, e tenho muito orgulho de ser teu amigo e filho de santo.
    Tamo junto na estrada.
    Saravá Máe Alice.

    kiko codina.

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  147. Inayara, obrigado pela força. FMG

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  148. Camila Vieira, obrigado e será um prazer quando vc puder vir nos visitar. FMG

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  149. Monique, o sonho pode ser uma saida astral ou apenas uma manifestação das coisas que nos acontecem no dia a dia e gravadas no nosso inconsciente. Eu particularmente tenho muita facilidade para esses encontros, posteriormente bem comprovados como sendo saida do espirito. O segredo é não se impressionar, assustar ou insistir que seja verdade. Ter calma e esperar a comprovação é o que melhor se faz. Mas não acho que seja uma forma usada pelas entidades para passar mensagens.FMG

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  150. Seo Fernando:
    Quando for oportuno o Sr pode nos falar sobre o trabalho dos elementais em uma gira?

    abraço
    Sidney Oliveira

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  151. Pai Fernando, boa noite,
    Na sua opinião:
    1) quais as qualidades e/ou atributos necessários para um Pai/Mãe de Santo?

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  152. gente!
    Obrigada a todos pelo carinho!!!!
    Koki! Já falei que para escrever no Blog do Sr Fernandão tem que escrever feito gente grande!!! obrigado amigo! Vc é o maior puxa saco que eu conheço! hahaha
    Perguntinha Baba:
    Gostaria de saber sobre a nova guia que todos devem usar (xangô), o porquê, e como deve ser feita.Beijos

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  153. Pai Fernando
    Esse assunto de sonhos, comigo é frequente, recebo informações, menssagens que depois se comprovam, acontece muito naturalmente desde a minha infância, e se tornou mais claro quando comecei a desenvolver a mediunidade, tanto que todas as entidades que trabalho usaram este canal para se apresentarem, e inda usam quando ha necessidade, os sonhos são reais, eu os vejo, conversamos, mas para isto ocorrer eu preciso estar equilibrado, em harmonia.
    Pensei que era normal o que acontece comigo, mas lendo sua resposta para a Monique fiquei bem pensativo e na dúvida sobre o que contece comigo.Poderia me explicar?
    Axé

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  154. Marcos Rosa, se faz por ele ser o Orixá maior da quimbanda. FMG

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  155. Sidney, o elemental mais atuante na Umbanda, ao menos sob minha ótica, é a salamandra, principalmente por ser o fogo um elemento presente nos trabalhos de quimbanda. FMG

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  156. Claudio Henrique, um dirigente de um terreiro, além de sua sensiblidade mediunica de incorporação ou intuição, tem que ter várias facetas, desde de paciencia, bom humor, austeridade, dedicação total, disposição para todos os trabalhos, saber ouvir as pessoas. Fica dificil enumerar, mas tudo, mas tudo mesmo, tem que estar sob o dificl manto da humildade. FMG

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  157. Alice, uma guia normal de contas marr=om. Proteção de Xangô para os médiuns. FMG

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  158. Jackson, eu não disse que é dificil. Eu alertei sobre a interpretação do sonho se é projeção do mental ou saida do corpo. FMG

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  159. Pai Fernando até que ponto será que as entidades encaminham as pessoas para consulta conforme a necessidade delas? Pergunto porque as vezes sinto que as pessoas que estão sendo atendidas trazem para nós médiuns ensinamentos muito preciosos, e por fim nós mesmos somos "atendidos" nos atendimentos.
    Seo Sete cachoeiras em atendimento a uma menina que chegou claramente com um obssessor,perguntou o que ela queria e ela disse que o bisavo da mãe estava sempre com ela,conforme uma amiga vidente havia visto. Ele rapidamente perguntou você conheceu ele? Pela resposta negativa ele perguntou: sua amiga conheceu ele? Mais uma vez disse que não. Então não podendo afirmar que fosse ele que não falasse nada, mas que de qualquer forma ele já havia encaminhado o "bisavô da mãe"...
    Em outro atendimento a cambone começou a passar mal e depois explicou que havia ficado brava porque a menina que havia sido atendida(por intuição) disse que havia omitido ou mentido em algo.O seo Sete Cachoeiras falou então: eu sei e você sabe, mas devemos respeitar a liberdade dela de falar o que quiser.Eu fiz a minha parte e cada um responde pelo que faz.
    Todas as consultas deste dia foram em torno de liberdade e responsabilidade sobre seus atos.A sabedoria é algo que se conquista as vezes bem lentamente, mas temos que nos esforçar.Saravá Umbanda!

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  160. Jackson, eu não disse que é dificil. Eu alertei sobre a interpretação do sonho se é projeção do mental ou saida do corpo. FMG

    Perfeito, achei que eu era pirado, pois para mim é normal, mas acho também que isso se deve por eu não ter a comunicação com os espiritos em condições consiente(ou seja sem estar incorporado), a proposito é possivel desenvolver isto? ou o medium nasce ou não com esta faculdade mediunica?
    Jackson

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  161. Laura não sei te dizer, esse nome simplesmente me veio na cabeça, e na ocasião não levei a sério...aff eu não aprendo rsrs...mas ja aproveitando q é pra falar o nome das entidades q trabalham com a gente eu só sei o Caboclo de Oxossi - Caboclo Flexeiro
    Abraços
    Isamara

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  162. Jackson, claro que a intuição pode ser desenvolvida. Isso temos falado bastante. FMG

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  163. Pai Fernando, perdoe-me mas não usei as palavras certas, não é bem a intuição que eu gostaria de desenvolver, esta eu venho agindo como o senhor falou num dos encontros, e também num gira de desenvolvimento, com isto consigo captar bem, decifrar, as vezes com alguma dificuldade, mas a que me refiro seria algo mais direto como audição, visão e outros sentidos naturais, só que voltados mais ao mundo espiritual.
    será que não confundi mais?
    Jackson

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  164. Luna, quem preparou o Pai Luiz foi a Mãe Lurdes, de Sta Catarina. FMG

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  165. Olá Pai Fernando!
    E salve saravá a todos!...como são tantos os pensamentos e questões que nos passam pela cabeça em relação ao MUNDO ESPIRITUAL, sempre me lembro do q o GRANDE MASTER BLASTER TUUUDO DE BOM, MUITO AMADO POR TODOS PAI DE SANTO FERNANDÃO diz:
    "A UMBANDA É UM GRANDE QUEBRA CABEÇA"

    Eu sou muito nova na Umbanda, mais quero escrever sobre como eu comecei a me relacionar com a entidade q recebo na linha esquerda, Dona Maria Navalha.
    (desde menina eu adoro navalha, para mim a prova de amor q um homem poderia me dar é a que ele deixe q eu faça a asua barba, com NAVALHA!!!
    rsrsrsrssrsrs...o único q deixou quando eu era menina pequena foi meu pai!)

    No começo(nas giras de esquerda)era bem complicado para mim...descia um Exu( q me parecia ser vibração do lodo) e dizia
    -EU GANHEI EU GANHEI!!
    para todos q vinham falar com ele.
    Eu ainda(incorporada)não riscava ponto, não trabalhava dando consulta.
    Até q um dia eu comecei a receber uma entidade a qual eu não conseguia destinguir.

    Por intuição minha, pensei em fazer um colar para essa entidade e quando finalmente a gira de exu aconteceu fui lá eu pedir uma axé para
    Dona Maria Padilha das Almas e ela me disse:
    -deixa aqui e vai incorporar, vai trabalhar no meio!...
    e eu fui.
    Inncorporei.
    E meu corpo foi direito para o ponto de Dna Maria Padilha e ela disse para mim e para a entidade q estava comigo, botando o colar no meu pescoço:
    -seu nome é Maria Navalha e vc vai botar um lenço preto na sua cara e vai começar a trabalhar aqui!!!..daquele jeito q eu particularmente adoro de quando os exus dão ordem!!!

    Depois disso foi só alegria!!
    (apesar de chorar e me comover muito,quando a noite eu conversava com Dona Navalha ela me contava a história dela)

    Que felicidade poder ajudar e principalmente ser não só ajudada mais acolhida como sou e já fui por uma entidade tão maravilhosa como ela.

    Foi ela q me ensinou as leis do terreiro até pq eu sinto e sei q ela trabalhava em lugares não tão de luz, vamos dizer assim.. ela disse q quem 'liberou' ela foi Seu Tranca Ruas das Almas q ela chama de Anjo das Almas.
    ela me ensinou a ser direita comigo mesmo.

    E ela usa o lenço na cara pq ela tem várias cicattrizes.
    As quais eu espero um dia, que se encham de luz.
    Espero eu estar no caminho certo.
    então boto aqui um email q mandei para o Pai Fernando sobre o q aconteceu num dia na gira de esquerda:

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  166. Mucuiú Pai Fernando !

    Sou filho de Xangô e trabalho na terça feira com o Pai Jussaro.
    Recebo uma entidade maravilhosa, o Caboclo da Lua e do Sol. Tenho uma dúvida e até hoje não consegui a resposta. Este caboclo é um ou são dois? O ponto cantado diz que: "São irmãos gêmeos como Cosme e Damião". Consegui perceber uma certa diferença em cada gira que trabalho com ele. Em uma consulta que fiz com ele na coroa do Caco, a entidade me disse que era um apenas e que não era o mesmo que trabalhava comigo. Poderia me explicar?

    Um abraço ! Axé !

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  167. Silvio, o Caboclo da Lua e do Sul pode ser uma individualidade, como também se desmembrar em dois, no caso o Caboclo da Lua e o Caboclo do Sol. Eu particularmente nunca me preocupei em saber como isso acontece. Eu sou um homem de fé que não discuto a indivualidade dos espiritos, e por isso para mim ele é e sempre será o grande Caboclo da Luz e do Sul. Kaô. FMG

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  168. BOA NOITE... ME CHAMO FLAVIA....BOM SEMPRE VENHO TENTAR RESPONDER MINHAS DUVIDAS..SOU APAIXONADA POR UM MEDIUM DA UMBANDA E SEMPRE CONVERSAMOS MUITO, BUSCO SEMPRE SABER MAIS SOBRE ESSA RELIGIÃO QUE TANTO ME "ATRAI" E ENCANTA. ENFIM, DENTRE AS MINHAS PESQUISAS BUSCO SEMPRE CONHECER O MAXIMO OS GUIAS DO MEU AMOR,ELE SEMPRE ME PEDE P AJUDA-LO EM ALGUMAS PESQUISAS,NA ULTIMA SEMANA ELE "RECEBEU" SEU ERE pEDRINHO DA pRAIA, GOSTARIA DE SABER A HISTORIA DELE SE FOR POSSIVEL..aH, DESCULPE-ME SE USEI ALGUM TERMO ERRADO ESTOU APRENDENDO E ME CONFESSO MUITO ATRAIDA POR TUDO.AS VEZES TENHO A SENSAÇÃO DE SENTIR A PRESENÇA DOS GUIAS DO MEU AMADO, QDO ESTOU COM ELE,SERÁ POSSIVEL OU ESTOU SUGESTIONADA A ISSO? DESDE JÁ AGRADEÇO A AJUDA.

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  169. Flávia,

    o importante do teu relato é saber que cada um tem as suas entidades, independente de relacionamentos.
    Quanto ao Pedrinho da Praia, sei dizer apenas que é uma entidade muito conhecido e atuante na gira dos erês.

    Axé,
    Camila

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