quarta-feira, 21 de outubro de 2009

TEMA LIVRE - 24 -

A velocidade do blog é uma demonstração clara do interesse de todos. Está postado, por isso, o tópico Tema Livre -24-. FMG

113 comentários:

  1. Pai Fernando,

    Por que no dia de gira não se pode inclusive fazer sexo, se o sexo é a criação?

    Saravá

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pai Fernando, saravá !!
    As postagens voam, nossa senhora.... tive que parar e reler algumas pra me inteirar dos assuntos hehehe.

    Vi que a Maria Angela quer saber mais sobre apometria.

    Olá Maria Angela, trabalhei por dois anos com a técnica na mesa kardecista.
    A apometria, é utilizada não apenas no meio espiritualista (umbanda e espiritismo), mas tbm por psicoterapeutas, terapeutas reencarnacionistas, terapias diversas, medicina...
    Aqui em SC no HU - Hospital Universitário, existe um grupo de médicos-espiritas que fazem um trabalho fantastico e gratuito para aliar a técnica para a cura fisica, nos comprovando que a espiritualização está ganhando campo na medicina, o que são indicios do progresso da humanidade.
    Enfim..
    VC perguntou o que é Apometria e não entende a sua aplicação.
    De fato como não a utilizei na Umbanda (o que ainda espero um dia experimentar), não posso dizer como se processa, mas a finalidade é a mesma: é uma técnica de desdobramento dos corpos espirituais para tratamentos fisicos e energéticos (espirtual), tratando personalidades (vivencias passadas) cujas influencias são prejudiciais a personalidade atual, além de desobsessão claro!
    Prefiro sugerir que vc leia (no caso de ser umbandista) Norberto Peixoto, para não tirarmos o foco do blog e para que outros temas recebam a devida atenção do Pai Fernando.
    Mas Norberto é Um medium umbandista de Porto Alegre, que recebe por clarividencia Mestre Ramatis, que tive o prazer de conhecer uma vez.

    Ele possui uma trilogia simples e de muita informação chamada APOMETRIA E UMBANDA (Evolução no Planeta Azul, Jardim dos Orixás e Vozes de Aruanda).

    E o que sempre digo: apometria é muito mais interessante se experimentada, só atraves do estudo dirigido (presente em sessões) é possivel tirar as proprias conclusões sobre sua eficácia e especialização na vida das pessoas.

    Boa Sorte!
    Sarava Fraterno
    Fabille

    ResponderExcluir
  3. Mucuiú Pai Fernando
    Mucuiú Pai Béco

    Continuando com as dúvidas: Qual a função do Duplo Etérico e do Perispírito ?

    Grato, Alex

    ResponderExcluir
  4. Pai Fernando, mucuiu!

    Como é feliz a nossa Umbanda. A Umbanda do nosso Pai Maneco, a Umbanda onde aprendemos que o amor é essencial e a fé primordial.

    A cada dia que passa eu percebo cada vez mais o brilho nos olhos das pessoas que passam pelo terreiro em busca de um alento. A umbanda é isso: alento.

    Terça-feira última teve amaci na gira do Pai Jussaro. Fiquei ali, olhando cada um dos novos apaixonados pela Umbanda. Sim, apaixonados. Há o amor e a paixão. Dizem que a paixão dura pouco e depois se transforma em amor puro, simples, arrebatador e que, esse sim, duradouro. É um casamento.

    Sempre que tem amaci no Pai Jussaro sou "convocado", uma vez que não estou de branco, para ficar dentro do Roncó recebendo os alguidares e explicando, assim como foi feito comigo anos atrás, o que está ali dentro. Digo sempre que o Roncó é onde estão os alguidares dos Pais/Mães de Santo e Pais/Mães Pequenos. E suas firmezas. Mostro as firmezas das entidades chefes da casa, as entidades do Pai Fernando. É tão bom sentir o olhar dos recém chegados às figuras do Caboclo Akuan, do Pai Maneco, do Seu Junco Verde... Ali dentro, Pai Fernando, eu sinto o amor daquelas pessoas que escolheram, pelo livre arbítrio, nossa Umbanda Pés no Chão.

    E nesta terça-feira última todos estavam emocionados, maravilhados.

    Digo ainda que, ali dentro, local reservado aos Pais de Santo, só se entra por dois motivos: ou convidado ou quando se torna Pai de Santo.

    A emoção tomou conta de muitos irmãos que sequer conhecem o senhor. Que só conhecem a emoção de "Ogum chamou das matas Akuan pra trabalhar, sua lança e sua flecha são armas deste congá..." através do canto. Ao contrário de mim que me emociono todas as vezes quando presencio a vinda vigorosa de Akuan em seu cavalo branco e com sua águia imponente circundando o terreiro até pousar, muitas vezes, em seu braço guerreiro.

    Senti a emoção verdadeira desses irmãos. Senti o amor e a fé.

    São em momentos como esse que revigoramos nossa fé e nossa alegria de sermos essa Umbanda que o senhor vem difundindo mundo a fora.

    Muito obrigado!

    Com carinho,

    Rodrigo Fornos - Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  5. Salve, salve Pai Fernando ! Mucuiú !

    Primeiro quero agradecer a todos os amigos da corrente que ja conheço e aos que conheci na ultima viagem.

    Obrigado por tudo !!!

    Foi otimo ter participado da Gira do Pai Bitty no sábado e da Gira do Paizão Fernando na segunda feira.

    Passei quatro dias de aprendizado e compromisso.

    Não me canso de repetir que tenho honra em fazer parte dessa Obra , dessa corrente de ferro e aço.

    Estamos seguindo em frente !!!

    Salve o TPM !!!
    Salve a Umbanda !!!

    Saravá !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito técnica a postagem.
    Parabéns.
    Só fiquei na dúvida de uma coisa.
    Se a apometria trabalha com obsessores ela tem uma funçaõ na Umbanda, já que as entidades fazem esse trabalho?
    Saravá
    Rogerinho

    ResponderExcluir
  7. Anonimo eu não publico as postagens, mas abri uma exceção nessa caso do anonimo que quer saber porque não se deve fazer sexo no dia dos trabalhos, para sugerir que se ele faz parte da Umbanda (que até eu tenho duvidas) que saia da religião e fique fazendo sexo, que a Umbanda não quer pessoas que põem coisas tão materiais acima da sensibilidade e da beleza de nossos Orixás. FMG

    ResponderExcluir
  8. Alex, quais as funções eu não sei. FMG

    ResponderExcluir
  9. OI Rogerinho..
    Desculpe se fui técnica demais.. é que o assunto é muito complexo e extenso e compromete as demais postagens..
    Mas fazendo relação com a sua pergunta, pelo que li (pois nunca o relaizei na Umbanda), a desobsseção acontece atraves das entidades incoporadas nos médiuns.
    A função dela é a mesma de todas que trabalham para o encaminhamento de obsessores, ela faz a sua parte, assim como a Umbanda e o espiritismo tradicional, cada um na sua praia, surfa como pode!!!!

    Ah ..
    Pai Fernado, adorei a resposta!
    Direta e Objetiva sobre futilidades e materialismo.
    Vendo, vivendo e aprendendo.

    Sarava!

    ResponderExcluir
  10. Mucuiú! Pai Fernando.
    Se a pessoa que perguntou sobre fazer sexo em dia de gira pode ser permitido, eu entendo que: se ela faz sexo sòmente para procriar, e se no dia de gira for o dia fértil, seria um motivo justo para faltar ao terreiro. Axé! Pai Béco de Oxóssi

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Pai Fernando. Sua benção.


    Se me permite gostaria de responder a pergunta do Alex.

    Périspírito é um CORPO ASTRAL.
    Quando morremos ( ou desencarnamos ) ficamos com a imagem de nossa última roupagem ( forma) como ser humano. Ou seja. Vc Alex quando desencarnar, ficará com essa ultima forma Física em espírito. Até que queira mudar para outras roupagens ( das encarnações anteriores. Caso deja permitido.

    O DUPLO ETÉRICO é a ligação de seu corpo carnal e o seu périspírito. Na verdade "morremos" todos os dias quando dormimos. E esse DUPLO ETÉRICO tem a função de ligação. Como se fosse um cordão umbilical que une seu périspírito e seu corpo físico. Por isso acordamos normalmente.
    Quando esse cordão se rompe é quando desencarnamos, ou fazemos o desligamento por completo de nosso corpo físico e perispiritual.

    Muitas das vêzes quando "morremos" esse cordão não se rompe de imediato. Pode levar alguns dias ou pode se desligar instantâneamente.

    Muitas pessoas acham que o rompimento do duplo etérico pode ser visto nos cemitérios a noite. Em cima dos jasíguos (Z?) Quando saem luzes feito raios por cima deles. Emanando uma luz azul ou branca. Outros dizem que são os gases do organismo mesmo.

    Bom é isso! Tentei falar o máximo de forma popular.

    Axé - Luna - RJ

    ResponderExcluir
  12. Pai Fernando adoro seu jeito objetivo!!!

    Agora fico analisando aqui no RJ.
    A Umbanda é uma das únicas religiões que aceita a liberdade de escolha sexual.
    É uma das únicas que aceita o sexo sem casamento.
    É uma das únicas que não COBRA O DÍZIMO (10% do seu saláriozinho...E mesmo assim ficam sem pagar sua mensalidade de 15, reais)....

    E mesmo assim o indivíduo não pode deixar de fazer sexo uma única vêz na semana?????
    Aff!!!!
    Volta pra fila e começa tudo de novo.

    Axé - Luna - RJ

    ResponderExcluir
  13. Esqueci pai fernando...!

    O Alex perguntou assim: No perispírito e no duplo etérico. Como a Umbanda trabalha com essa energia...?

    O duplo etérico e perispírito não é trabalho de Umbanda...É parte do ser humano. São os três corpos do Alex: Corpo físico do Alex; Duplo etérico que faz a ligação da matéria do Alex e perispírito. Que é o seu terceiro corpo. Aonde vc deixa a matéria ( desencarna).
    Isso não tem nada haver com Umbanda. Pois é uma realidade de todo ser HUMANO.

    Axé - LUNA - RJ

    ResponderExcluir
  14. Andréa Destefani- Colombo-Pr23 de outubro de 2009 às 00:25

    Isso que o sr. falou pra nathália é um dado novo pra mim, e algumas coisas me fazem mais sentido agora.

    Pai Fernando li um texto seu no site e gostaria, como nunca participei de do kardecismo de saber o que é uma sessão onde há transfiguração? Pois certa vez presenciei,antes de pertencer a umbanda uma pessoa receber uma entidade que não era boa,em um local também não apropriado(um consultorio médico) fazendo o médium mudar radicalmente a voz e deformações mesmo no rosto. Sei que na época pedi que o espirito se retirasse rapidamente porque não estava a fim de ver um "show". Hoje sei que fiz errado, mas depois que a pessoa se restabeleceu pedi que procurasse alguém habilitado pra lidar com aquilo que ocorria com ele. Seria esta transfiguração? Porque isso ocorre? Ocorre independente da vontade do médium?

    ResponderExcluir
  15. Andréa Destefani- Colombo-Pr23 de outubro de 2009 às 00:36

    Lendo tanbém sobre o Terreiro São Jorge Guerreiro onde se fala que médiuns desincorporados dão passes me veio à cabeça o que as vezes o seo Beira Mar faz. Em alguns casos ele pede ajuda a alguém desincorporado e pede que esta pessoa mentalize um determinado orixá e envie esta energia à pessoa que ele indicou ,geralmente nas costas enquanto ele trabalha nos chacras na frente da pessoa. Esta de certa forma é uma prática boa não é meu pao? Porque em certas ocasiões, por exemplo quando vamos visitar pessoas doentes, podemos canalizar certas energias e envia-las em lugares que não podemos incorporar.

    ResponderExcluir
  16. Andréa, respondendo as duas postagens, o passe energetico dado pelo proprio médium sem a incorporação da entidade é um hábito muito comum e válido. Transfiguração não é o caso que vc expos, mas um trabalho de efeitos fisicos onde o médium retrata o fisico da encarnação do médium. FMG

    ResponderExcluir
  17. Nathalia, quando em resposta anterior eu disse que a medida que o Terreiro fica forte diminui a necessidade de incorporação havendo como força para o encaminhamento das entidades carentes o simples choque energético do ambiente criado pelas entidades com os seus médiuns. Muitas vezes as entidades dirigentes permitem a incorporação de espíritos obsessores para limpar o perispírito de alguns médiuns. Isso significa a lei do semelhante, ou seja quando o espírito de baixa vibração desincorpora leva com ele toda energia semelhante que antes prejudicava o medium no qual ele incorporou. (resposta a pergunta no Tema livre 23) FMG

    22 de Outubro de 2009 23:33

    ResponderExcluir
  18. Lunaaaa... sua fã de carteirinha hehehe

    Adorei a forma popular viu?
    Foi na raiz da "coisa"!!!!

    Pai Fernando.. Saravá!
    Muito bom o sr ter esclarecido que a medida em que uma corrente está forte, sintonizada e equilibrada as barreiras se fortalecem e dificultam as investidas de espiritos brincalhoes ou de incorporações de obsessores, que podem ser tratadas diretamente pela segurança do terreiro.

    De fato isso comprova realmente o quanto da importancia da harmonia da gira e o seu comando.
    E o ORAI E VIGIAI aqui tbm tem forte significação, porque infelizmente, tem muitos "mediuns" que vão para o trabalho loucos pra ver o capitulo da novela que estao perdendo, e outros que vão pq pensam que é praça de escola de samba (com todo o respeito ao Samba claro!), para poderem liberar o ego das vaidades para a platéia crédula que se impressiona com quem mais roda a saia.

    Ai, desculpe o desabafo.. mas são aglumas realidades aqui do nosso Sul..Onde a nossa Umbanda tem forte influencia africanista e portanto a aderencia da paramentação de nação está presa como um costume na vida dos catarinas!

    Enfim.. como eu sou adepta do simples e do razoável, fico apenas observando e tentando visualizar quando a Umbanda será apenas Umbanda...

    Sarava Fraterno e vamos que hoje é sexta, e eu tenho gira de Exu.. Laroye!

    ResponderExcluir
  19. Mucuiú Pai Fernando
    Mucuiú Pai Béco

    e agora...

    Mucuiú nossa mãe pequena TPM-RJ

    Luna. Obrigado pelo esclarecimento. Já vi várias explicações sobre os termos, no entanto a sua foi simples e convincente. Grato.

    ResponderExcluir
  20. Alex, foi dar uma explicação final sobre o perispirito. As larvas espirituais, detritos ou miasmas, ficam alojados no perispirito, algumas vezes circulando e ocasiando dores em várias partes do corpo fisico, principalmente nos ossos. Por isso que sempre digo que o mal espiritual tem sintoma e isso logo vai ser objeto de uma postagem especial para ficar tudo esclarecido. Quando em um terreiro,só para dar um exemplo, a entidade passa velas em volta da pessoa ou estoura polvora nas suas costas, esta limpando o perispirito. Não falei antes porque a pergunta não foi nesse sentido. Suas funções exatas eu não sei, por isso só agora estou comentando. FMG

    ResponderExcluir
  21. Pai Fernando, para o Amaci existe algo mais que devemos fazer que não citei abaixo e que seria importante ou alguma coisa que o senhor recomendaria? (fora os banhos de descarregado, nao beber e fumar, nao fazer sexo, nao comer carne e tentar ao máximo ter bons pensamentos nos 3 dias anteriores...) E posterior ao amaci existe alguma coisa? (fora o amalá) E gostaría de saber se existe um porque do prazo para fazer o amalá ser de até 21 dias após o amaci. Esse número tem um motivo?

    ResponderExcluir
  22. Andréa Destefani- Colombo-Pr23 de outubro de 2009 às 19:03

    Pai Fernando não esqueça da postagem sobre os boiadeiros,ok?

    ResponderExcluir
  23. Boa Noite, Caro Pai-de-Santo Fernando,
    O Pai Maneco é Preto Velho de Iemanjá, senti isto quando visualizei sua roupagem. Pois bem, quais Pretos Velhos já vieram/vem no terreiro ? Os pretos feiticeiros já conhecemos (aqueles da América Central), mas e os Pretos Velhos de Xangô, de Ogun, de Oxalá (sempre quietos e não dão consulta), e as Pretas de Iansã, de Oxum ? E suas características ?
    Se isto é possível haveriam Pretos de Oxóssi, aqueles Guerreiros dos Quilombos ? E o Grande Zumbi ? E os Pretos da América do Norte ?
    Alguns Exús são negros retintos, estariam em evolução para esta vibração ? Já ouvi que o Preto Velho pode "virar a banda" e atender na Quimbanda ? Não falando estou me referindo ao Senhor Zé Pilintra que tem passaporte em várias vibrações que na minha opinião está vinculado a Ogun (Divino Malandro, Zeca Ligieiro).
    Um fraterno abraço a todos.

    ResponderExcluir
  24. Alex, pegando uma carona , sugiro que vc leia o livro Perispirito de Zalmino Zimmerman.
    ,
    Te trará todos os esclarecimentos possiveis sobre o assunto. Eu tenho esse livro.

    Saravá !!!

    ResponderExcluir
  25. NATHALIA, todo número sempre tem um motivo. 21 dias talvez para dar mais tempo para as entregas serem feitas. Número de dias é tempo, e no espaço isso não existe, por isso vamos entender que é uma regra humana, mas que deve ser respeitada.

    CLAUDIO HENRIQUE, o Pai Maneco quando era encarnado, e obviamente agora também, era filho de Iemanjá, mas na Umbanda ele é da linha dos Pretos Velho. Não devemos misturar os Orixás com essa linha. Só ela existe, e só nela os Pretos Velho trabalham. O fato do Pai Maneco (ou qualquer outro) ser filho de um Orixá não lhe faz pertencer a essa linha, mas apenas a de Preto Velho.
    FMG

    ResponderExcluir
  26. Mucuiú Pai Fernando

    Primeiro gostaria de agradecer ao senhor e todos do terreiro pelo carinho com que receberam a minha esposa e tambem os meus familiares. Pai Fernando como sabe somos um grupo de 5 pessoas que nos reunimos ao sabados em minha casa para cantar os pontos, falar,rezar enfim viver a umbanda .
    Pai gostaria da sua orientação quanto a como devo proceder em relação a estes encontros que no começo não passavam de meros jantares e agora sentimos que estamos a evoluir de alguma forma e devemos levar a nossas reuniões de forma mais orientada . Pai temos acompanhado atentamente toda a envolução e acontecimentos do terreiro atravez do blog ,site e twitter .Pai precisamos muito da sua ajuda
    Um grande abraço do seu filho portuga
    Lauro .
    Lisboa-Portugal

    ResponderExcluir
  27. Pessoal de Portugal, olhe só a chance de vcs se reunirem sob a orientação do Lauro, um médium do terreiro do Pai Maneco radicado em Lisboa faz muito tempo. Lauro, vou dar as orientações para vc como deve fazer para se reunir com o pessoal daí. FMG

    ResponderExcluir
  28. Aline, Morro de Sao Paulo/Ba24 de outubro de 2009 às 22:44

    Li as postagens sobre perispirito e achei interessante complementar a explicaçao de Luna, com um texto que extrai na internet, sobre as suas funçoes. Devo dizer que o blog me incitou a descobrir mais sobre o assunto.
    Achei profundamente produtivo para mim e resolvi repassar um trecho:


    "O Perispírito assegura a conservação da individualidade, fixa os progressos já conseguidos, sintetiza, numa palavra, o avanço do estado do ser. Serve de molécula, de molde orgânico para toda nova encarnação, condensando-se no embrião; agrupa em uma ordem dada, moléculas materiais e assegura o desenvolvimento normal do organismo. Sem o Perispírito, o resultado da fecundação não seria mais que um tumor informe.

    O Dr. Gustavo Geley, diz: O Perispírito assegura também a sustentação do corpo e suas reparações em idêntica ordem durante a perpétua renovação das células. Sabe-se que o corpo se transforma por completo no espaço de alguns meses.

    Sem a força misteriosa do Perispírito a personalidade do ser variaria constantemente em cada uma destas mudanças.

    O Perispírito não está estreitamente aprisionado ao corpo do encarnado; irradia mais ou menos fora dele, segundo sua pureza. Esta irradiação constitui o que se chama aura. Inclusive, pode às vezes, mesmo em pouca proporção, separar-se momentaneamente do encarnado ao qual só permanece ligado por ligeiro fluido.

    Neste estado de desencarnação relativa, o ser pode tomar conhecimento de fatos ocorridos longe dele e demonstrar que possui faculdade anormal.

    Se o Perispírito leva moléculas materiais consigo, em grande número, poderá agir a grande distância e também exercer certa influência sobre a vista ou os outros sentidos das pessoas que encontre em seu caminho; neste caso representa exatamente o que se chama em termo espiritista, o duplo exato do seu corpo."

    (Revista Internacional de Espiritismo, 1962)

    Adoro ler os livros base de Allan Kardec,( Evangelho Segundo o Espiritismo, Livro dos Espiritos e Livro dos Mediuns) sao muito proveitosos para mim. Ajudam na minha caminhada Umbandista.
    Sarava!
    Aline

    ResponderExcluir
  29. A pessoa que postou no Exu 7 Encruzilhadas querendo falar comigo, pode escrever para o e-mail fernandoguima@terra.com.br FMG

    ResponderExcluir
  30. Sua benção Pai Fernando!
    Estou maravilhada com a qualidade das informações q circulam no Blog, claro q no q diz respeito ao sr eu ñ tinha expectativa menor, mas o q me surpreendeu foi o conhecimento q paira entre os participantes e o grande interesse na "teoria" dos iniciantes ou menos conhecedores!Isso nos prova q a Umbanda, desculpe a colocação pejorativa, NÃO É UMA RELIGIÃO DE IGNORANTES,DE POUCO LETRADOS, E NEM DE INDIVÍDUOS Q BUSCAM SE SOBRESSAIR PELA PERFORMANCE. Creio q nós do TPM temos a felicidade de termos como principal orientador alguém q no seu exercer kardecista tb foi curioso e estudioso dos processos espirituais, o q lhe facilita e indicação dos conceitos coincidentes e o alerta aos divergentes. Eu como educadora ( quem foi rei nunca perde a majestade rsrsrsrs....) admiro profundamente a postura do Pai Fernando q qd ñ tem segurança, ou desconhece um assunto expôe-se solicitando auxílio de quem for mais conhecedor, NÃO ENROLANDO E NEM SE FAZENDO DONO DE UMA VERDADE NA QUAL NEM ACREDITA OU SABE SE VERDADEIRA. Salve p sempre a sua humildade e sinceridade meu PAI. Gostaria de sugerir ñ só ao Pai Fernando, aos demais Pais-de-Santo, e às pessoas q se sintam capacitadas e responsáveis pela indicação, q se formulasse uma lista de livros q viessem pela leitura a solidificar , fundamentar e esclarecer pontos ou asuntos q cd qual sentisse a necessidade podem depois trocar idèis neste blog. Sei q existe mt divergência na literatura umbandista assim como na prática e rotina de cd terreiro, por esse motivo vejo a necessidade de uma orientação subjetiva do Pai-de_Santo do leitor, mas a troca de experiência só traz benefícios e crescimento.
    Mucuiú Pai Fernando
    Saravá e parabéns a tds nós
    Ma Angela

    ResponderExcluir
  31. Bom meu pai gostaria de falar um pouco mais sobre o perispirito. Os neurocientistas estão estudando a possibilidade do pensamento ser formado fora do corpo, como já citei em postagens anteriores. Pois bem, gostaria inclusive que o sr. visse, se já não for do seu conhecimento, o caso da Marcela, menina que nasceu sem cérebro e viveu durante 1 ano e 8 meses.Ela reconhecia a voz da mãe e tinha reações típicas de quem tem um "processador", ou melhor,um cérebro sem tê-lo. O vídeo sobre a vida desta criança está no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=rlBqXl0BPr0
    o vídeo se chama flores pra Marcela. Acredito que sirva pra nossa reflexão. O que quero deixar registrado aqui é o quanto é importante a gente saber que devemos cuidar e muito do que somos,de como nos portamos diante do mundo, de como é importante revertermos os momentos que estamos tristes, e como somos importantes neste mundo desde que mantenhamos nossas vibrações altas em amor e alegria. Parece simples, mas é difícil,não sendo porém impossível.
    Somos hoje,mais do que nunca, ligados uns aos outros pela internet. Nossos pensamentos se propagam pelas palavras que escrevemos em nossos sites de relacionamento, em tudo que expressamos nossa condição espiritual momentanea. Se temos uma arma tão poderosa como o perispírito, se a mantivermos limpa com boas vibrações ela por si só ajudará aos que se aproximam de nós. Raiva, inveja, tristeza são sentimentos que além de nos ferir ,ferem aos outros também.
    Somos seres humanos e portanto as vezes caímos, mas o importante é saber levantar. Se não tem uma palavra boa pra expressar pro seu amigo, seu vizinho, pra colocar em seu orkut, seu msn, seu twitter, não o faça. Espere se equilibrar, peça ajuda às entidades e seja feliz. Aprendi isto com muito esforço e ainda estou tentando melhorar. Não sei se contribui ,meu querido pai Fernando, mas o sr. bem sabe o quanto tem me ajudado neste meu caminho e como boa aluna tento passar. Somos energia, e como diz o sábio caboclo Akuan somos uma lampâda que tem que se manter sempre acessa!Saravá a todos!

    ResponderExcluir
  32. Pai Fernando, conversando com uma amiga, uma dúvida apareceu que não conseguimos solucionar.
    Não sei se estou certa, imagino que, quando uma pessoa frequenta a Umbanda, ou outra religião espiritualista, sua "sensibilidade mediunica" fica aflorada. Se, por qualquer motivo, deixa de participar de seu grupo religioso, esta sensibilidade aflorada, não pode perturbar seu dia a dia?
    mais uma vez... obrigada

    ResponderExcluir
  33. Mucuiú Pai Fernando

    Muito obrigado mesmo, estarei aguardando as suas orientações.
    E para o pessoal que quiser entrar em contacto
    comigo e só mandar um mail para jrlauro@netcabo.pt
    ou jrlauro1@gmail.com
    Abraços
    Lauro

    ResponderExcluir
  34. Salve Pai Fernando!
    Alex vou tentar falar um pouco do duplo etérico ou corpo vital como se referia Kardec.
    Este corpo contem todos os chakras, ele pode ser considerado o combustível ou a bateria do nosso
    corpo físico ele também serve de filtro e barreira contra o sub plano astral,exemplo se recebemos uma carga energética do astral e não tivéssemos este corpo simplesmente ficaria corpo físico de um lado e perispírito de outro, parecido com um ataque epilético,este corpo não contem nossos órgãos como o perispírito,é através deste corpo que muitos espíritos
    inferiores se alimentam ou seja sugam nossa energia muitos sem saberem que estão nos fazendo mal ou seja quando se aproximam de nós se sentem bem, revitalizados. Esta energia é sugada de varias maneiras por vários tipos de espíritos que são conhecidos como vampiros.

    Por isso nós espíritos encarnados somos importantes para os espíritos nos trabalhos mediúnicos,porque contemos esta energia vital ou anímica.

    Os bons espíritos nos trabalhos mediúnicos trazem estes espíritos que se encontram hipnotizados ou com o perispírito deformado e encostam-se ao médium para levarem o famoso choque anímico ou energético assim despertando o espírito.

    É no duplo etérico que é produzido o famoso ectoplasma. Sempre nos é recomendado 24 horas antes da gira evitarmos carnes,bebidas alcoólicas,fumo,comidas com conservantes e acima de tudo manter uma contuda moral elevada,para podermos produzir um ectoplasma de boa qualidade.

    Quando desencarnamos este duplo etérico dura mais ou menos 72 horas.Por isso que tem Exus no cemitério ,uma de suas funções é proteger esta energia vital dos magos negros.Este fluido energético é o OURO deles,com esta energia estes magos constroem cidades,armas ,etc. Os Exus e espíritos especialistas dissolvem este duplo etérico fazendo retornar ao fluido cósmico universal.

    São poucos os espíritos que conseguem manipular esta energia pura na sua essência, Jesus é o maior exemplo ele não só curava o doente da lebra mas reconstruia partes do corpo ,braços pernas,nariz,boca etc.Os genios das trevas não sabem como capturar este fluido cósmico universal mas sabem manipular a energia vital do nosso duplo eterico.Por isso a Maxíma de Jesus Orai e vigiai.



    Sarava.
    Gerson-Curitiba.

    ResponderExcluir
  35. Saravá PF!

    Vejamos se entendi...

    O perispírito é a ligação constante entre a vida material e a vida espiritual, e é ele que permite que os encarnados se mantenham em relação com os desencarnados.

    Simplificando seria esta a definição do elo etérico meu Babalawô?

    Axé!

    ResponderExcluir
  36. Desiree - Curitiba - PR25 de outubro de 2009 às 17:03

    Pai Fernando, gostaria de saber sobre o caso de mediuns gravidas no terreiro. Nesses 4 anos, vi algumas mediuns sairem da gira ao engravidarem e depois retornarem. Se tomando os cuidados necessarios (nao incorporar ogum de ronda, por exemplo, pelo perigo de ser atingida ou cair) a pessoa pode continuar frequentando de branco e dando consultas ou existe uma orientacao no sentido da nao incorporacao neste tempo gestacional?

    abracos

    ResponderExcluir
  37. Pai Fernando,

    O que venho postar é mais um depoimento que um comentário, mas gostaria muito que o Sr. publicasse.
    Neste domingo inicia-se a minha preparação para meu amaci. Perante todos os problemas que venho enfretado, bem como todos nós temos; me peguei pensando o que fazer para entrar em paz comigo mesma. Pensei em quê pensar, pedi que só pensamentos bons invadissem meu coração. E não adiantava, as precoupações continuavam.
    Ao levar minha roupa branca para ser lavada, resolvi dar uma olhada no canteiro de ervas que fiz em minha casa. Nada muito grande, apenas algumas mudas de alecrim, arruda, etc. Ao mexer com a muda de pimenta, vi um bixo, que estava comendo a pimentinha que estava nascendo. Mais que rápido o retirei e olhei o canteiro todo.
    Onde estão plantadas está tudo muito bonito, as ervas estão crescendo cada vez mais fortes. No entanto, há um pedaço que deixei de lado, e lá estavam pedras, lajotas velhas, pregos, tocos de cigarro. Resolvi arrumar.
    Peguei um plástico e comecei pelas pedras. Enquanto as retirava uma voz em minha cabeça ecoava: "é preciso ajudar os outros seres, mesmo que estes não lhe agradem muito." A cada pedra retirada saía um bichinho, uma formiga, uma aranha, ou lesmas, que particularmente não me agradam nem um pouco rs.
    Eu não comprei mudas de guiné para plantar. E parece que foi obra de alguma entidade. Ao mexer em todas aquelas pedras encontrei dois brotos de guiné, verdinhos, prontos para crescer. Novamente a voz ecoava: "não importa quantas pedras terão no caminho, é sempre possível nascer novamente".
    A cada vez que mexia na terra meu coração foi se abrindo, percebendo a importância de tudo, do amor universal.
    Corri para escrever, pois acredito que seja minha missão compartilhar o que aprendo.
    Fica a todos a mensagem: Não importa quantas pedras vc terá que encontrar, é sempre possível renascer e estar pronto para crescer com sabedoria.

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde a todos,
    Pai Fernando,em algumas casas de Umbanda,se faz uso nas mulheres de pulseiras,conforme a hierarquia são dadas a cada passo alcançado.
    O senhor poderia dizer qual a finalidade e se aprova o uso?

    ResponderExcluir
  39. MA ANGELA, agradeço a anotação gentil sobre minha pessoa. A idéia de ler um livro e conversar sobre ele é muito interessante. Quem sabe possamos fazer isso listando um tema.

    MAURA, claro que uma mediunidade ainda descontrolada pode prejudicar se a pessoa deixar
    de freqüentar seu grupo espírita, mas não tem nada a ver com participar de dois grupos.

    LAURO, espero que nossos irmãos portugueses encontrem vc aí em Lisboa.

    GERSON, tua explicação é técnica e certa, mas não aceito as explicações a partir das 72 hs. e acho muito complicado os magos negros serem interessados nisso. Quanto a duração do perispírito vc se enganou, pois o que primeiro se dissolve é o nosso duplo etéreo, ou cascão, como queiram. Se o perispirito se dissolver nós perderemos nossas copias das vidas passadas.

    RONALD, não tem essa de ser a ligação com nosso corpo. O perispirito está dentro da aura e é isso. É assunto de Deus que não nos cabe discutir.

    Vou aproveitar agora para sugerir a todos que estudem as dificuldades de nossos irmãos encarnados, como poderemos ajuda-los, se for o caso de limpar algo em sua aura, que façamos isso mesmo sem saber se é no perispirito e vamos livra-lo do obsessor no nosso método simples da Umbanda sem nos preocupar se isso é ou não a Apometria. FMG

    ResponderExcluir
  40. Ohhhh gente inteligente heim!!!
    Boa tarde Pai Fernando. Mucuiú!!!

    Boa tarde a todos.

    Aline minha irmã Baiana. É isso ai! O estudo é importante para nós médiuns.

    Gerson nem se fala!!! Muito boa essa explicação!

    Fico feliz com todo esse conhecimento dividido no Blog do Pai Fernando.
    Foi dito que a Umbanda não é de pessoas ignorantes. É verdade. Ignora ainda aquele que não busca o conhecimentos dos mais velhos e de outra fontes de conhecimento.
    Muito bom mesmo!!!

    Pai Fernando. Hoje fomos ver uma casa com um terreno maravilhoso para nosso Terreiro. Mas ainda não foi dessa vêz...Dona Lolita, Eduardo, eu, Mauro, Bruno e camila ficamos entusiasmado com o local. Muito verde por todos os lados. Mas ainda não era esse...:(

    Por mais que ainda tenhmaos uma gira no mês durante os outros dias o trabalho não termina...Ele continua sempre!

    Pai Fernando, mãe Lucília, mãe Dêde, Mirtes, Camilinha...todos!!! O dia tá chegando e a saudade vai acabar um pouquinho.

    Bjs e todos e saravá / Mucuiú.

    Luns - RJ

    ResponderExcluir
  41. Saravá Pai Fernando

    Se entendi bem o seo gostaria idéias de como ajudar a limpar os corpos sutís dos irmãos que pedem auxilio a Umbanda? Me corrija Pai se eu estiver errada!

    Anna

    ResponderExcluir
  42. DESIRÉE, o cuidado que se deve ter com a gravidez na gira é o acidente. Particularmente eu acho que seria melhor a mulher grávida não incorporar, embora possa freqüentar até mesmo de branco. Quanto a orientação que vc mencionou, ao menos de minha parte nada existe.

    FLOR, bem bonito o texto que vc fez.

    ALEXANDRA, desconheço o caso das pulseiras na Umbanda. Acho que está misturado com o Candomblé. Em todo caso eu não aprovo porque mudei o tratamento e não uso mais o nome "hierarquia" porque na verdade isso dá idéia de mando e obediencia, o que não gosto.

    LUNA, domingo estaremos aí no Rio para participar da gira. Vai muita gente e já estou dando um trato em minhas guias.

    ANNA (RJ), toda idéia é bem-vinda,mas o que quis dizer mesmo é que temos que por os pés no chão e trabalhar com a Umbanda, sem preocupações de grandes conhecimentos, muito embora ela seja de muita valia. Senti que vc está cheia de idéias, por isso fico no aguardo das publicações.
    FMG

    ResponderExcluir
  43. Não podia deixar de postar pra Flor...Nossa muito bonito isto que você gentilmente dividiu com as pessoas. Eu acredito que a Umbanda vá muito além do processo cognitivo por livros, ela é antes de tudo a religião da sabedoria, da paciência que requer a observação,de sabermos escutar as entidades e de tornar concreta a caridade e a fraternidade. Saravá Flor!

    ResponderExcluir
  44. Ahhh... Pai Fernando, meu pensamento vai longeeee...rs

    O grande desafio é sempre colocar todo o conhecimento da doutrina em atos simples. Assim funciona a Umbanda no meu entendimento. Aquele que vai até o Terreiro sei que recebe ajuda e assistencia. Mas aqueles que estão longe ou impedidos de chegar até nós? Um atendimento remoto seria possivel na Umbanda, com apenas o nome e end do irmão, para que pudesse receber auxílio?

    Saravá!!

    Anna

    ResponderExcluir
  45. Boa Noite Pai Fernando,
    Boa Noite a todos,
    Li um texto no site do TPM, com o título "Velha do Cemitério", achei o texto muito interessante e com muitas informações. Gostaria que o senhor explicasse a seguinte informação do texto:" E exu trabalha a energia da terra, assim como todos os orixás. Mas o exu é o caminho dos orixás, é ele que faz a ligação, que pega a filha e faz a filha falar com o orixá. Eu gosto de dizer que nós estamos numa posição privilegiada porque os filhos precisam da gente e os orixás também. Porque os orixás estão tão lá em cima que sem nós eles não conseguem se fazer perceptíveis para os filhos. Aí os filhos teriam que estar muito em paz, em tranqüilidade, levando uma vida que não é a vida urbana."
    Como os Exús fazem essa ligação?
    Abraços a todos,
    Tatiana - Curitiba - Gira da Mãe Jô

    ResponderExcluir
  46. Pai Fernando
    Aceite o reconhecimento e orgulhe-se (no bom sentido claro)de ser como é. Olhe, ñ é de interesse de tds, mas como me sensibilizou, quero lhe contar e pedir comentário. Hj por volta de 16hs, eu e minha filha, voltávamos p casa de carro e em uma rua próxima, sem movimento algum, vi na calçada ajardinada de uma das esquinas, sentada e encostada ao tronco de árvore uma mulher q soluçava mt.Pedi à minha filha q desse volta no quarteirão p perguntar se precisava de ajuda.A contra-gosto e recriminando meu pedido,ela me atendeu e como ñ tinha visto disse "brigou c o namorado de certo". Não sei pq mas aquilo q vi me afligiu mt:era uma moça mt jovem, bonita,de cabelos compridos, com um vestido bordô de aparência caro mt curto q lhe expunha até às coxas,o busto quase de fora,e de sapatos de saltos altos. Ela chorava com as mãos no rosto, tinha um celular na mão q desastradamente digitava e q ninguém atendia.A minha filha parou o carro perto do meio fio e perguntou "td bem?". A moça respondeu "Não" e continuou chorando alto e digitando o cel; "Posso fazer alguma coisa? Quer q chame alguém?" Eu perguntei "vc mora por aki?" Não respondia e mexia no celular.Minha filha perguntou "vc quer ajuda?" Gritando com mt raiva disse "não enche o saco, m deixe em paz";saímos dali sem falarmos mais nada e eu escutando: " tá vendo? ou ainda tá sb efeito da balada, ou drogada,ou ainda pior- chamariz de assalto.E nós nos arriscando" O sr deve estar pensando pq estou contando td isso, mas é q na hr em q a vi chorando, m passou na cabeça um filme-relâmpago de droga forçada,sequestro,estupro, por isso quiz voltar. Estava angustiada e assustada, mas depois frustrada por ñ ter podido ajudar e decepcionada c a atitude da moça.Desculpe se estou fantasiando mas a mim pareceu q ela estava tomada por algo mt ruim e ñ consigo me desligar.Será q errei em não ter insistido?Deveria ter acionado a PM? Continuarei enviando pensamentos positivos até ir dormir mas depois ñ quero mais lembrar disso.Estou certa? Não precisa postar , só lhe peço resposta ok? Mucuiú mais q nunca!!!! Ma Angela

    ResponderExcluir
  47. ...ótimo pai Fernando! Todos estaremos esperando vcs com muito entusiasmo.

    Vai ser uma grande gira. Uma das que mais gosto...Dos pretos!

    Que todos tenham uma boa viagem e esperamos todos aqui.

    Axé.
    Luna - RJ

    ResponderExcluir
  48. Anna, se o teu pensamento vai longe, acho que nos encontramos lá. Na próxima semana, provavelmente, vai entrar em plena atividade o nosso projeto já aprovado para ensinar todos que queiram a cultuar a Umbanda sem necessidade de estar em um terreiro ou receber orientação de pai de santo. Como esse projeto é amplo, vai desde a reunião com amigos, jantares como já acontece na Bahia com o Didi e também com o Afrânio, no Ceará, ataé entregas para todos os Orixás e linhas e ainda a quem (Orixá ou entidade)para resolver uma s´´erie de problemas. O Sydnei Oliveira já tem rascunhado o prpjeto e um texto para isso. Aguarde que teu sonho está mais do que quente. Vou postar agora umas fotos do Afrânio e seus convidados para os amal´´as no Ceará. FMG

    ResponderExcluir
  49. Sarava Fraterno!!

    Compartilho texto para aqueles que estao estudando sobre a aura.

    " O que é a aura humana senão um prolongamento do mundo da forma, na teia universal, do somatório daquilo que o individuo é na realidade?" KUTHUMI (RAMATIS)

    É a manifestação conjunta de corpo, alma que cria em torno da coluna vertebral e da medula espinhal, as emanações a que alguns chamam de "aura humana" e outros de "campo de força magnético do corpo do homem".

    Assemelha-se a um gigantesco balão, abastecido por um fluxo de energia regulado por sete grandes centros de luz conhecidos como chacras.
    As energias que circulam através do comapo de força, afetam diretamente os diversos níveis da existencia humana, como sapude, o humor, o equilibrio emocional e mental e até a qualidade dos relacionamentos.

    A quantidade das energias que circulam pelos chacras determinam o tamanho da aura e a qualidade, isto é, a maneira como cada individuo utiliza essas energias determina seu aspecto e a coloração, que acabam influenciando as circunstancias da sua vida.

    Temos que aprender a controlar, protejer, fortalecer e transformar as energias internas e externas que passam pela aura através de práticas como mantras, meditações, visualizações e exercícios respiratórios, deixando nosso campo de força menos exposto as influencias externas negativas - especialmente as energias conturbadas desses tempos em que vivemos.

    As defumações,as incorporações dos guias espirituais, associados ao ritual de Umbanda, são poderosos meios de desintegraçao de nossas negatividades auricas. Mas, lembremos que são instrumentos que não nos dispensam da vigilancia e do exercício da fraternidade, recursos perenes para nossa estabilidade energetica e emocional.

    Espero que aproveitem!

    Grande abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  50. MA Angela, vc cumpriu o seu papel, e fique certa que apesar da reação negativa, vibrações positivas foram mandadas para a moça. Vc agiu como uma verdadeira Umbandista. FMG

    ResponderExcluir
  51. Saravá Pai Fernando!!!

    Não imagina a imensa alegria dessa notícia.
    Muito axé a todos que estão envolvidos nesse projeto. Parabéns por mais essa iniciativa!!

    Estarei aqui torcendo com o pensamento firme aguardando os mais belos frutos desse trabalho!Estou nessa ;)

    Feliz D+

    Anna

    ResponderExcluir
  52. (Post in off)
    Pai Fernando
    Quero pedir desculpas oficialmente se tiro o foco do blog com assuntos que nao sejam umbanda propriamente dito.
    Nao é a intensao de verdade!
    Como meu material é basicamente universalista, ele é muito convergente em materia de doutrina.
    Por isso peço desculpas!
    A intensão é sempre contribuir.
    Por isso, caso o sr., tenha material doutrinario utilizado no pai maneco somente umbanda, por favor me mande por email para fazer as minhas observações.
    Abraço grande

    ResponderExcluir
  53. Andrea, obrigada.
    Fico sem palavras pois acredito que vc definiu de uma melhor forma a nossa querida Umbanda.
    Nesta semana conversei com um Exu, que me orientou a acender uma vela e pedir apenas uma coisa: sabedoria.
    Como vc citou, aprendemos também com que vai além dos livros, com as entidades e com as coisas simples da vida.
    Saravá Andrea!
    Saravá Pai Fernando!

    ResponderExcluir
  54. Boa noite a todos!!! :o)

    Pai Fernando, como funciona o desenvolvimento das 'habilidades' mediúnicas? Não sei se esse é o termo certo, mas por exemplo, qdo eu era adolescente e erradamente fazia uma brincadeira (parecida com a do copo) mas utilizando caneta, depois de um determinado tempo eu passei a conseguir escrever tipo psicografia... depois meu medo cresceu muito e eu parei com isso por longos anos e nunca mais treinei...
    Mas assim, como funciona essas 'habilidades?

    Beijinhos e obrigadinha SEMPRE!!

    ResponderExcluir
  55. Olá a todos!
    Esse projeto de cultuar os Orixas mesmo sem frequentar um Terreiro é muito interessante. Resido em Portugal e aqui é muito complicado conseguir um local para ir e se tiver é sempre muito longe. Vou amar receber instruções onde eu diretamente possa estar sob as bençãos dos Orixas, seja por oração, Amalas, etc. Aprender a fazer e entregar os Amalas.
    Tenho sempre pedido ajuda as pessoas devido a diversos problemas que ja passei e agora dessa forma não precisaria de sempre estar a incomodar a pesssoas a pedir ajuda. Nesse caso dá para ser mais " autosuficinete " e praticar a Umbanda mesmo longe. Irlem - Portugal

    ResponderExcluir
  56. Pai Fernando, Mucuiú!

    Uma pergunta...O senhor conhece ASAFET? É um elemento de defumação. Mas que poucas pessoas podem utilizar, pois além de ser perigoso energéticamente é perigoso para o ser humano. Por isso que na hora da defumação é solicitados que não haja ninguém em casa. Somente a pessoa para defumar.

    Axé e boa semana para todos!!!

    LUNA - RJ

    ResponderExcluir
  57. Pai Fernando.
    Como posso falar com a mãe Jô de Oxum para me mandar alguns materiais de estudo do terreiro???

    Obrigada.
    Bjs
    Luna - RJ

    ResponderExcluir
  58. ANNA, nada de torcidas, entre como participante do projeto, divulgando a idéia.

    FABILLE, eu conheço Umbanda e não conheço Apometria, vc conhece os dois, então junte a,bos com a nossa filosofia pé no chão e vamos em frente. Teu material basicamente universalista, é muito convergente em materia de doutrina, mas é de ótima qualidade e é isso que todos nós queremos. Vc não me conhece bem, mas se não tivesse gostado não tinha nem publicado.

    DENISE, o termo “habilidade mediúnica” é muito bom. Brincadeirinhas à parte, vc conseguiu um
    meio de desenvolver a psicografia.

    IRLEM, além de vc ficar ligado conosco, não me lembro se tua residência é em Lisboa. Lá tem o Lauro, um médium nosso do Terreiro do Pai Maneco que está morando em Lisboa e faz reuniões com pessoas ligadas a Umbanda. Está postado no Blog de uns dias atrás.

    LUNA, não conheço. E vc conhece aquele ponto de Umbanda: "...defumo com as ervas da Jurema, defumo com arruda e guiné. Benjoin, alecrian e Alfazema, vanis defumar os filhos de fé..." Não invente,.

    FMG

    ResponderExcluir
  59. Olá Pai Fernado, eu resido em Lisboa.
    Coloque-me em contacto então com o Lauro. Adoraria começar a frequentar um local aqui em Portugal.
    Meu e-mail é: irlemr@hotmail.com, ou ele mesmo lendo as postagens se possivel me contacte por e-mail que passo-lhe meu telefone.
    Que maravilha isso estar acontecendo.
    Irlem-Portugal

    ResponderExcluir
  60. Boa Tarde!!!
    Saravá Pai Fernando!
    Obrigada pela compreensão e apoio.

    Bom vamos lá..
    A duvida momentanea é a seguinte:

    Estava este domingo na casa de uns amigos conversando sobre as primeiras manifestações mediunicas dentro de terreiro.

    então chegamos num impasse sobre quem seria a primeira entidade a se manifestar em um médium umbandista em desenvolvimento.

    Eu aprendi e conclui o seguinte:

    Pensando numa piramide, temos alem dela os 7 Orixás Cosmicos que regem tudo e todos, no topo da piramide temos os caboclos, logo temos os pretos e seguidamente as crianças.
    Na base desta pirâmide, estão os exus e pomba giras, para dar suporte e equilibrio, e abaixo deles estariamos nós.

    Bom, pensando nesta cadeia evolutiva de entidades e o homem encarnado, tenho como principio, que de baixo pra cima, o Exu estaria "subordinado" aos pretos-velhos diretamente, sendo que a sua manifestação seria somente após umas das entidades da triade: caboclo, preto e criança ter se manifestado, ou no caso do nosso principio, após a confirmação do pai de cabeça, que será um caboclo este abriria a sequencia de incorporações das entidades...

    Se não estiver viajando ou completamente equivocada,neste caso, como fica quem recebe como primeira incorporação uma entidade de esquerda?

    Abraço fraterno,
    Fabille

    ResponderExcluir
  61. Pai Fernando

    Mais uma dúvida:

    Quando um medium iniciante começa a fazer parte da gira, faz-se a confirmação do orixá de cabeça baseados nos fundamentos da casa.
    Por exemplo, eu tenho como 7 orixas cosmicos: Ogum, Xango, Oxossi, Iansa, iemanjá, Oxalá e Oxum.
    Supomos que um medium, que tenha mudado de cidade e resolva continuar seu trabalho numa casa que tenha o principio dos Orixas citados acima, porém, na casa que ele frequentava, diz-se que esta regencia era de outro orixá.

    Temos duas situações:
    a) o medium que diz-se de Nanã ou Obaluaê como fica nesta nova casa?

    b)o medium que possa ter feito as firmezas iniciais com base em um orixá, Oxossi e na nova casa, pertencer a Iemanjá?

    Como lidamos com as diferenças existentes entre o culto aos orixas quando dos mediuns já com algum desenvolvimento?

    Abraços e desculpe se compliquei...

    ResponderExcluir
  62. Tio Fernando

    Buenas tardes!

    Gostaria de comentar algo sobre a incorporação das grávidas:
    A mamy qdo estava grávida de 7 meses ainda trabalhava, é uma coisa que ao meu ver depende mais do médium e de seus guias, do que uma determinação do dirigente do terreiro, a mamy trabalhou na giro de Cosme Damião dia 26/09/82 e eu nasci dia 07/10/82, só não trabalhou na gira anterior pois era de exu, entao, eu nasci de 7 meses e isso nada tem a ver com ela ter trabalhado até o último dia, pois ela sempre esteve bem disposta nos trabalhos. Mas vêmos aqui no terreiro mulheres que assim que descobrem a gravidez se afastam e cumprem até uma "quarentena" pós parto, que tb acho desnecessário, acredito que poderiam trabalhar na medida do possível, a mamy até insiste, mas como eu disse vai de cada um!
    Bjos

    ResponderExcluir
  63. Pai Fernando
    Ja envie um email para o Irlem
    com o meu telefone estou aguardando
    ele entrar em contato.
    Abraço

    ResponderExcluir
  64. Boa noite a todos, Pai Fernando como vai? Eu gostaria de também conhecer o Lauro, de Lisboa! Como faço para entrar em contacto com ele? Obrigada e desculpe a distância do Blog. Beijinhos a todos. Ana, de Portugal.

    ResponderExcluir
  65. Boa noite Pai Fernando e a todos no blog ;)


    Como dizem meus filhos: "Já eh...rs"
    Quero ajudar no que precisar! Vou aguardar maiores detalhes do projeto.

    Um Abraço Fraterno!
    Anna

    ResponderExcluir
  66. Olá Pai Fernando, sua benção! Somente agora li sua resposta; pensei até q o sr ñ postaria meu texto mas tinha certeza q ñ deixaria de me tranquilizar. Fiquei mt envaidecida com seu elogio, às vezes bate uma insegurança em relação às atitudes q ñ correspondem com a vontade, mas no momento q vivemos atualmente ñ dá p facilitar. Como mãe até ando m contradizendo pois a caridade espontânea e impulsiva tem sido costumeiramente explorada pela má intenção. Foi uma pena ñ ter lido ontem mesmo sua postagem, quem sabe teria me tranquilizado espiritualmente e a noite teria sido mais dormida, pq pode parecer exagêro mas só consegui dormir após às 04hs da manhã. Pedia q os guias m acalmassem, pedia pela moça, pedia perdão se ñ tivesse agido corretamente e nada!... Até a minha pressão subiu! Q horror Pai Fernando pq tanta tempestade em uma só gota d´água? Não sei se isso tem relação c a espiritualidade,mas acredito q m chocou pq tenho uma filha mais ou menos na idade q a moça aparentava ter e q tb sai à noite. Mais uma vez lhe agradeço pelo cuidado no atendimento tanto material qt espiritual pq hj estou bem aliviada e o dia transcorreu sem q eu mais m preocupasse. Confio numa melhor noite
    Mucuiú meu Pai
    Saravá
    Mª Angela

    ResponderExcluir
  67. FABILLE, não existe ordem de entidades para incorporar em medium iniciante. Eu, só para dar um exemplo, recebi antes de todos e por anos trabalhei com ele, foi o Preto Velho Pai Maneco. Quanto a mudança de Orixás, os filhos de Abaluaiê e Nanâ Buruquê, normalmente são filhos de Oxalá e Iemanjá.

    JOYCE, provavelmente o resguardo é fisico e não espiritual.

    ANNINHAS, vou pedir ao Lauro para falar com vc. Em todo caso veja que ele já postou o seu e-mail.

    VENCEDOR DE DEMANDA, foi anotar no teu blog.

    FMG

    FMG

    ResponderExcluir
  68. Mucuiú Pai Fernando,

    O link p/ sua entrevista na CWB-TV:

    http://www.cwbtv.net/streaming/demanda/Ciencia_E_Espiritualidade_16-23.10.09.php

    Axé
    Henrique Karam.

    ResponderExcluir
  69. Salve Pai Fernando

    Conversei com o Irlem hoje e ele estará na nossa proxima reunião .

    Anninhas o meu email é jrlauro@netcabo.pt ou jrlauro1@gmail.com aguardo teu contato

    Muito Axé a todos

    ResponderExcluir
  70. Pai fernando, quero apenas agradecer...
    Agradecer Por tudo que recebi desde minha primeira vez no TPM, pela oportunidade de trabalhar e crescer. Fico meio sem palavras e tímida quando estou "ao vivo" mas não tinha como deixar de dizer o quanto me sinto feliz em ter encontrado o caminho...
    Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  71. Carlos Lima (Portugal-Lisboa)27 de outubro de 2009 às 22:28

    Pomba gira, por ela mesma...

    Dentro da Umbanda e fora dela, ouço muita coisa absurda que falam a respeito de nós as senhoras Pombas Giras.
    Ouço dizer pela boca que esta habituada a escarnecer que somos destruidoras de lares, de famílias, que somos ex - prostitutas, que alimentamos a fome doentia de sexo criada pelo desequilíbrio humano e muitas vezes em em meio a tudo isso aqueles que gostam de "dar a palavra aos mortos" criam este anátema de ilusões que vivem na realidade no intimo de seu ser.
    É muito simples acusar seu semelhante esteja ele encarnado e se não o estiver ainda é mais fácil pela irresponsabilidade e falta de maturidade espiritual que nós mesmos geramos, assim fica mais fácil "eu tiro o fardo de minhas costas" e o coloco nas costas do meu semelhante.
    Antes de abordar o que fazemos, vale lembra-los de algumas coisas:
    Criticam as prostitutas como se elas não fossem filhas do Criador. Dizem que são mulheres a toa, destruidoras de lares e casamentos, mas se esquecem de enquadrar o homem que as procura e que na maioria das vezes é mais irresponsável pela atitude de abandonar o seu lugar como pai de família para procurar um prazer que até ele mesmo desconhece, atestando sua irresponsabilidade e imaturidade com a leis do Criador. Conta-nos a história que "aquele que não tiver erros que atire a primeira pedra" A Protagonista desta história tida como "mulher do povo", foi uma das grandes seguidoras do Cristo, nos mostrando que ao darmos uma "oportunidade" podemos com este gesto mudar uma vida.
    Destruidoras de lares e famílias: Meus filhos, não se destrói o que já esta destruído a tempos, a mente humana doentia aprendeu a não reconhecer seus erros, pois os aplica sempre e somente ao seu semelhante, por isso ainda nos dias de hoje nos deparamos com seres depressivos, desequilibrados e infelizes, pois os mesmos não compreenderam ainda, que o causador de suas quedas são eles mesmos.
    Fácil é "pagar para resolverem nossos problemas, difícil é encara-los de frente com os olhos da responsabilidade", somos antes de mais nada "espíritos trabalhando em nome do mais alto" que ficam em um campo negativo criado por aqueles que vivem a fugir de suas responsabilidades lutando para lhes trazer o equilíbrio. Somos vitalizadoras, do ser caído, descontente que se arrependeu e deseja se ajudar antes de mais nada. Trabalhamos para reequilibrar seu espírito, seu coração e seus sentimentos. Não precisamos nos ligar a amarrações, trabalhinhos ou mandingas deste ou daquele problema.
    Não nos vendemos, não precisamos de mimos infantis para demonstrarmos nossa força de trabalho, mas quem assim o prefere fazer, saiba que esta se ligando a seres vampirizadores, infelizes e sombrios que atendem da "forma com que são alimentados".

    O mundo não é feito somente de prostitutas filhos, existem outros tipos de mulheres que também se ligam a nossa falange conhecida como "Moças" para trabalhar em prol de nosso semelhante.
    Cada um se liga a força que desejar, porém generalizar tudo deduzindo que isso faz parte de um desequilíbrio é algo inaceitável, por isso estou aqui hoje mandando meu recado e mostrando o "outro lado da moeda"

    O mundo precisa de mais amor, mas não esta amor ligado a sexo, amor de perdão, de alegria e de renovação.
    Nós pombas giras trabalhamos para devolver a alegria e o amor no intimo de cada ser, vitalizando-o e reequilibrando-o
    Como podem ver temos muito a fazer do que ficar recebendo oferendas para amarrar esta ou aquela pessoa ou ainda para cuidar de problemas sexuais ligados ao desregramento do ser.

    Espero ter sido clara!

    Srª Maria Padilha ( Rainha do Campo Santo)
    mensagem recebida por PAI GÉRO do
    C.E.U. - ESPERANÇACENTRO ESPIRITUALISTA DE UMBANDA ESPERANÇA

    ResponderExcluir
  72. Epa!Opa!
    Acabei de assistir sua entrevista meu Pai! Só não entendi a parte que o sr. fala que existe os filhos de Yansã e os que pensam pra falar,heheheh...
    Brincadeiras à parte, o que o sr. mostrou da Umbanda não estava somente no que o sr. falou, mas e principalmente na sua alegria. É isso que as pessoas têm que entender e absorver: ser umbandista é ser feliz e sorrir sempre!
    Não estamos sempre certos,mas estamos sempre juntos!
    Eparrey Yansã!
    Ogunhe!

    ResponderExcluir
  73. Pai Fernando, acabei de ver sua entrevista e achei encantadora, sem contar que foi muito importante todas as explicações que o senhor passou... Tudo acontece em seu tempo, mas pena o senhor não ter dado uma entrevista como essa antigamente e tb eu não ter tido acesso como hoje tenho, tenho certeza que teria no mínimo me causado curiosidade em conhecer o TPM... Enfim, eu gostei muito e fico feliz de ver que cada vez mais os conhecimentos do espiritismo e da umbanda em especial se popularizam e passam a ter espaço nos meios de comunicação...

    ResponderExcluir
  74. Oh!Meu Pai Fernando!!!!
    Acabei de ler a sua"Opinião" de outubro... pena ela tão vibrante,ter sido originada por uma dor tão grande! Dentro da minha pequenêz e insignificância, peço sua permissão para me associar à sua indignação e revolta, ñ só referente à(s) pessoa(s)agente(s) dessa atitude bárbara e animalesca q temos com frequência tomado ciência, MAS PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO ÀS NOSSAS AUTORIDADES que se mostram tão "impotentes" frente aos constantes acontecimentos de violência, vandalismo e mortes,ñ só após jogos de futebol, mas à saída ou dentro das "baladas", no trânsito, nas escolas e... (ñ pararia aqui de enumerar). Pai Fernando duas citações suas nesse texto NÃO PODERIAM SER ESQUECIDAS:1º q os Umbandistas se organizem, movimentem e manifestem ações contrárias à essas atitudes; 2º que tds, Umbandistas ou não, se concientizem de que o voto é nossa maior ARMA e que a arma não age sozinha,ela depende de quem a aciona.O dito popular diz que "cd pais tem o governo que merece", essas insuficientes amostragens do nosso povo, e que não condiz com a índole do verdadeiro brasileiro,justificaria os governantes que temos.Vamos primeiramente ofertar com responsabilidade o nosso voto e cobrar atos dignificantes e efetivos dos nossos representantes. Faço votos de que sua fala ,sensibilize a tds q a leem e ouvem, e quem sabe nessa mesma união de força e fé direcionada ao João Henrique, consigamos melhorar Ctba, o PR, o Br, e com o nosso exemplo talvez o mundo. Peço ao nosso Pai Oxalá, ao Sr Akuan e ao Pai Maneco que conforte a Família, e ao João Henrique que lhe assegure o melhor destino possível dentro dos seus desígnios.Desculpe se falei demais.
    Mucuiú Pai Fernando.
    Saravá tds os nossos guias ao lado do menino e dos familiares.
    MªAngela

    ResponderExcluir
  75. Tio Fernando!

    Bom dia!

    Bom dia a todos amigos do BLOG!

    Tio, li sua opinião de outubro, acredito que o atraso deste mês foi providencial ngm podia imaginar tal assunto e mais uma vez o Sr. foi brilhante, sua ótica de simples ser humano dignifica cada palavra ali escrita.

    Tb vi a entrevista, nossa maravilhosa, ri muito adorei e aprendi mais um pouco. Achei "simpático" o Sr falar tão "bem" das filhas de Iansã, como diria meu irmão Victor: Deixa o Sr, viu! Vai vendo!
    Bjos meu querido! Como eu sempre digo, é apaixonante cada dia deste BLOG.

    ResponderExcluir
  76. Jacqueline - São Paulo/SP

    Olá Pai Fernando, sua benção!

    Aproveitando a dúvida da Fabille em alguns posts atrás sobre Obaluaê e Nanã, gostaria de uma opinião sua sobre um comentário que ouvi: as manifestações de Nanã em um terreiro na verdade são manifestações 'mais velhas' de Oxum, Iemanjá ou Iansã. O que o senhor pensa disso?

    Outra coisa: vi comentários que haverá um TPM em Sampa, é certo mesmo? Quando? Onde? Como? kkk...!
    Adoraria conhecê-lo!

    Obrigada e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  77. Jacqueline, pela experiencia que tenho na revelação através do Obi, entendo que Abaluaiê ou Omulum e Nanâ Buruquê são a esquerda de Oxalá e Iemanjá. FMG

    ResponderExcluir
  78. Mucuiú Pai Fernando!
    Faz tempo que tenho umas dúvidas em relação a uma entidade bem especial: Seu Zé Pelintra. Costumo dizer que Seu Zé mora aqui em casa, pois a gente sempre sente a presença dele aqui. Isso é normal? Essa é minha primeira dúvida. Meu marido tem uma relação muito especial com Seu Zé e eu já vi ele aqui em casa - Pai Fernando, vi vendo, com os dois olhos, esses aqui mesmo, os que tenho pregado no rosto. Quase morri do coração..!
    Fora isso, queria saber porque ele fica na linha do trem.
    Fiquei sabendo também que as imagens tanto do Jardim dos Orixás quanto lá de Florianópolis trincaram bem no pescoço, se isso tem um significado especial.
    E por fim, se o senhor pudesse imaginar uma gira de malandros, como ela seria? hehehe
    um abraço fratarno..!

    ResponderExcluir
  79. Sheila, vou pedir para o Pai Beco responder para vc. Vamos aguardar. FMG

    ResponderExcluir
  80. Mucuiú! Pai Fernando.
    Olá! Sheila.
    Você sente a presença do seu Zé pelo fato do seu marido ter uma ligação com Êle. As entidades sempre estão por perto dos seus protegidos. Você viu o seu Zé porque tem mediunidade de vidência, talvez não seja uma constante, mas tem.
    Imagino , não sei ao certo, que a ligação dele com trilho seja em virtude de ser entidade de Ogum e o ferro ser elemento deste Orixá. As imagens trincarem no pescoço me parece ter sido uma coincidência. Agora! se você quer saber como é gira de malandro, venha participar de gira de quimbanda de quinta-feira que é quando o Seu Zé trabalha comigo. Axé! Pai Béco de Oxóssi.

    ResponderExcluir
  81. Pai Fernando, existe algo que pode acontecer com alguem que não tem amaci, guias ou faixa em uma gira ou temos a proteção das entidades e isso é suficiente até que seja providenciado tais artigos?

    ResponderExcluir
  82. Pai Fernando, uma dúvida que me surgiu:
    Existem várias linhas na umbanda, além das mais conhecidas... a de mendigos, baianos por ex, entre outras, mas observo que muitas delas ão chamadas raramente, praticamente nunca. Como funciona isso? Cada terreiro escolhe quais linhas irão atuar em seus trabalhos?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  83. Pai Fernando,boa tarde.
    Gostaria de saber,se um medium que trabalha na umbanda ja a muitos anos,precisa fazer quais tipos de obrigação,e se não as fizer o que pode ocorrer.Isso influenciaria sua vida(emocional,etc.)

    ResponderExcluir
  84. Nathalia e Alexandra, a necessidade de ingrassar na Umbanda com Amaci e obrigações é só para quem realmente quer desenvolver sua mediunidade, caso contrário ninguémn é punido por isso. Quanto as linhas de trabalho, cada casa organiza, desenvolve e chama dentro dos critérios dos dirigentes. FMG

    ResponderExcluir
  85. Pai Fernando, desculpe meu questionamento anterior, perguntei por ter ouvido de algumas pessoas que não seria legal eu estar na gira e até incorporar sem ter a faixa ainda e sem as guias de proteção. Mas eu tenho muita vontade de estar na gira, acredito que tenho segurança para isso, sinto-me protegida e também quero muitoooo o Amaci quando for o dia e como não conseguia ver impedimento como me falavam, optei pela pergunta ao senhor... Obrigada!

    ResponderExcluir
  86. Saravá Pai Fernando e a todos do blog!

    Quero agradecer a todos que estiveram aqui na gira do TPM RJ, como foi importante esse contato. Queria ter tido tempo de conversar com todos. Foi um momento que ficará registrado em meu coração.
    Amei conhece-lo pai Fernando e gostei muito de rever Mãe Lucilia!
    A toda família TPM obrigada pelos ensinamentos e orientações. Nem a viagem longa tirou a disposição e entusiasmo do grupo!
    Que venham sempre quando puderem, aliás todos!

    Obrigada... mais uma vez!!!
    Axé Anna

    ResponderExcluir
  87. Mucuíu! Pai Fernando, Mãe Lucília, Mãe Denise e toda corrente que gentilmente veio de Curitiba nos prestigiar aqui no RJ.
    Realmente foi muito boa a nossa Gira de domingo (01/11) aqui no RJ, momentos impares que marcaram- me intensamente.
    Obrigado Pai Fernando e toda sua Banda por ter nos proporcionados tão belos e importantes ensinamentos, por ter nos honrado com a força do Seo Caboclo Akuan, OBRIGADO MESMO!!!!
    E claro gostaria de dizer o quanto foi maravilhoso o jogo de Obí, agora mais do que nunca, me sinto “vestido com as roupas e as armas de Jorge(...)” e como eu disse a minha namorada: Hoje eu acordei me sentindo como se tivesse recebido minha farda de soldado de Ogum, que luta em nome da Umbanda, repleto de potentes armas (amor, paz e caridade), pois sou “um guerreiro de Ogum devoto dessa imensa legião de Jorge(...)” SALVE PAI FERNANDO, SALVE SEO AKUAN, SALVE JORGE!!!!!!

    Naruê meu Pai!
    Patacori Ogum!
    Ogunhêeee!

    Bruno TPM/RJ.

    ResponderExcluir
  88. Mucuiu Padrinho.
    Fez boa viagem?
    A pergunta é tosca, mas a duvida é verdadeira.
    Sei com já foi comentado varias vezes, que ogum é ogum, mas,,, ainda tenho duvidas na diferença da area de açáo entre ogum narue e ogum de ronda.
    axé.
    kiko no rio.

    ResponderExcluir
  89. JOÃO EMERSON DA COSTA,CURITIBA3 de novembro de 2009 às 14:03

    PAI FERNANDO,TENHO REFLETIDO MUITO,COM A AJUDA DOS GUIAS ESPIRITUAIS,ESTOU ASSIMILANDO A CANTIGA DE NINAR ANTIGA; NA SUA ORIGEM DIZIA ASSIM:"BATATINHA QUANDO NASCE ESPALHA RAMA PELO CHÃO...",A RAMA É A PROPRIA RAIZ DA PLANTA...PAI MANECO ESTA ESPALHANDO SUA RAMA "PÉ NO CHÃO".PERCEBO QUE O BRASIL VAI SER POUCO...E FICO FELIZ.HOJE DAQUI DA PORTA DE CASA VI UM CEMITÉRIO COLORIDO,ATÉ PARECE QUE A ENERGIA DE MORTE TINHA FICADO SUBLIMADA POR TANTA FLOR NO CAMPO SANTO...ENTÃO LEMBREI DE OUTRA CANTIGA " ATÉ PARA SER FLOR É PRECISO TER SORTE...UMAS ENFEITAM A VIDA,OUTRAS ENFEITAM A MORTE....MAS TUDO TEM SUA FUNÇÃO,NÃO É...ESTE FERIADO NÃO FUI VIAJAR,FIQUEI AQUI NA CERTEZA DA FORÇA DA GIRA NO RIO DE JANEIRO,EU NA FILOSOFIA,E A KELLY NO OLHAR DOCE,QUE SÓ ME FAZIA IR MAIS LONGE,...OQUE MÃE ALICE FALOU É BARBARO...E SÓ CONFIRMA QUE A UMBANDA NÃO TEM MUROS,APESAR DOQUE MUITOS PENSAM,QUE É UMA RELIGIÃO QUE TRABALHA COM OS MORTOS...SINTO QUE É UMA CELULA VIVA QUE CRESCE A OLHOS VISTOS E QUE SIM ESTA AQUI PARA AJUDAR NA MANUTENÇÃO DA VIDA NESSE PLANETA...E SE DEUS É BRASILEIRO,SEU MAIOR AMOR A UMBANDA,TINHA QUE NASCER E SER ACOLHIDA NESSE BERÇO ESPLÊNDIDO AO SOM DO MAR(IEMANJÁ) E A LUZ(OXALÁ)...DO CÉU PROFUNDO...SARAVÁ PAI MANECO.

    ResponderExcluir
  90. Kiko, Ogum de Ronda faz a defesa e limpeza dos terreiros e Ogum Naruê é chefe da linha dos Quimbandeiros. FMG

    ResponderExcluir
  91. Boa tarde adoro o blog,
    Gostaria de saber se qdo um Pai de santo de Umbanda desencarna e não deixa ninguem preparado como Pai o mãe de santo no seu lugar. Os filhos que ficam tem que fazer algo na sua corôa??
    O Pai de santo do terreiro q eu frequento desencarnou a +ou- 8 meses e quem está dirigindo os trabalhos é a esposa dele que era médium, e não foi preparada para Mãe de santo e todos no terreiro estão perdidos o que tem que ser feito até que ela se prepare???

    ResponderExcluir
  92. Lourdes, seja bem-vinda ao blog. Claro que foi um descuido do pai de santo não ter indicado a sua sucessão no terreiro, mas para tudo existe um conserto. A esposa do pai de santo deve ser a pessoa que mais se encaixa para suceder o marido desencarnado, principalmente que pela sua convivência deve conhecer a filosofia que seu marido impunha no terreiro. O que se deve fazer é descarregar todo o material, guias e roupas do pai de santo que desencarnou. No caso, se ainda não foi feito, vcs devem pedir a um pai ou mãe de santo que faça isso. A esposa, para comandar a gira, deve ser cruzada como mãe de santo, da mesma forma que falamos para descarregar suas coisas. No resto, se ela for bem intencionada e tiver o apoio da corrente, pode dar continuidade ao terreiro. FMG

    ResponderExcluir
  93. Bom dia Pai Fernando,

    fazendo algumas leituras sobre entidades de umbanda, estou com algumas dúvidas: o seo poderia explicar o que seria:

    - entidades cruzadas e
    - entidades de linha neutra

    Obrigada,

    axé Anna

    ResponderExcluir
  94. Anna, cruzada é quando uma entidade de uma linha trabalha em outra. O exemplo mais claro é o Caboclo Rompe Mato que trabalha como Ogum Rompe Mato. Linha neutra são as entidades que não têm um Orixá regente, como os Ciganos, Boiadeiros, Marinheiros e outras linhas. Não existe nenhum Orixá Cósmico que mande nas linhas. FMG

    ResponderExcluir
  95. Bom dia Pai Fernando!

    Então posso concluir que...
    no exemplo do Caboclo Rompe Mato seria um cruzamento vibratório entre o Orixá Oxosse e o Orixá Ogum?

    Aqui no RJ é comum algumas dessas entidades da linha neutra se apresentam nas linhas de quimbanda (alguns ciganos, marinheiros e baianaos) ou no caso dos boiadeiros na linha de caboclos. Isso faz que ocorra alguma alteração que prejudique a corrente de trabalho seja para a Casa ou para o médium?

    Obrigada pelos esclarecimentos Pai!
    Um ótimo dia para todos
    Axé Anna

    ResponderExcluir
  96. Anna, por ser da linha neutra eles podem trabalhar também na quimbanda. Isso é perfeitamente normal. Aqui antigamente alguns ciganos viam na quimbanda, mas como hoje temos gira de cigano, eles só estão vindo nessa linha. FMG

    ResponderExcluir
  97. Boa dia a todos!

    Pai Fernando, não tenho muita preocupação em lembrar ou registrar sonhos mas tempos atrás ocorreu um fato curioso e gostaria de divi-lo com o seo. Não me recordo do teor do sonho, mas lembro-me que tive o pedido de uma entidade para fazer um riscado. Confesso que não iria fazer, mas como achei estranho peguei o papel e o fiz. Pediu que eu não andasse mostrando para todos e qualquer um. Me explicou alguns símbolos e pediu que andasse comigo. Andei por uns dois dias, mas depois deixei de lado ate porque fiquei bastante insegura com o fato. Recordo-me que foi no período que o Centro que eu frequentava estava encerrando suas atividades. Hoje, fazendo aquelas arrumações de gaveta, achei o papel!
    Não é a primeira vez que isso acontece, mas só fiz dois registros até hoje. Na outra vez eu estava acordada veio a "idéia" de faze-lo e assim o fiz.
    Já fiz algumas leituras sobre fenômenos inteligentes relacionados com a clarividência, audiência, telepatia, premonições....
    Na internet, nos sites que visitei, encontrei informações diversas e confusas.


    Como isso é visto a luz da Umbanda?

    O animismo também influência o médium nesses tipos de comunicações?

    Obrigada, Saravá!
    Anna

    ResponderExcluir
  98. Mucuíu Pai Fernando!
    Bom dia a todos do blog!

    Tenho uma dúvida, mais a titulo de curiosidade e se o Srº não quiser postar pode ficar a vontade...
    Eu conheço bem os 7 Orixás q nós do TPM cultuamos e tb Omolu e Nanã (q não cultuamos diretamente) minha duvida é: qual a importância e o papel, se é que eles tem, de São Miguel Arcanjo e Santo Ântonio p/ Umbanda, principalmente a nossa? Pois os dois são citados em letras de alguns Pontos e já ouvi tb q São Miguel é o "elo" de ligação e quem intervem p/ o início dos trabalhos de Quimbanda, seria apenas lendas?
    E saiba tb q já estou cheio de saudades do Srº!!!
    Saravá.

    ResponderExcluir
  99. Bom dia Pai Fernando.
    "Linha neutra são as entidades que não têm um Orixá regente, como os Ciganos, Boiadeiros, Marinheiros e outras linhas. Não existe nenhum Orixá Cósmico que mande nas linhas."

    ???Se não há Orixá Cosmico que manda nestas linhas neutras, pergunto: Quem manda nestas linhas???

    Cida de Iemanjá.

    ResponderExcluir
  100. ANNA- RJ, para eu opinar melhor, quem sabe vc permita que eu veja esse “riscado”. Pode até ser um ponto de Umbanda, mas precisaria ver. Se quiser mande-me diretamente por e-mail. Animismo não tem nenhuma ligação com o fato por vc exposto.

    BRUNO TPM/RJ. Os Orixás Omulu e Nanâ Buruquê são o feminino de Oxalá e Iemanjá na linha da esquerda. Os dois são os mandantes maiores na Quimbanda. O nome dos Arcanjos aparecem na Umbanda como forças grandes, e seus nomes de santos, obviamente, estão ligados por conta do sincretismo da Umbanda e o Catolicismo. Agradeço as palavras gentis.

    CIDA DE IEMANJÁ, exatamente por ninguém mandar nas linhas neutras é que elas são neutras e incorporam onde forem chamadas.

    FMG

    ResponderExcluir
  101. Nilton, seja bem-vindo ao nosso blog. Fiquei muito feliz em ter um pai de santo nos escrevendo. Tomei a liberdade de postar aqui, e não no tópico "entidades da Umbanda em centros kardecistas". Fale-nos sobre o Terreiro que vc dirige. FMG

    ResponderExcluir
  102. Mucuiú Pai Fernando
    Lendo o blog, agora ñ sei bem aonde, li seu desencanto em relação às pouquíssimas sugestões apresentadas p possíveis ações em prol da não- violência.Tenho sugestão totalmente passível de objeções, barreiras a serem transpostas, críticas à utopia, à credulidade, à ingenuidade e à exposição ao "ridículo". Acredito q tudo a ser alcançado junto ao ser humano TEM QUE SER FRUTO DA CONSCIENTIZAÇÃO. Falar sb violência, suas consequências pessoais bilateral, a repercussão nefasta à sociedade, atacar puramente o governo pela precária atuação, ñ vejo inutilidade mas pouco resultado. Hj em dia pouco ou nada é trabalhado sobre VALORES MORAIS E SOCIAIS junto às crianças,adolescentes, jovens e adultos. O sr deve estar querendo saber onde quero chegar, pq parece q estou filosofando e nosso objetivo ñ é esse.
    Ok... poderíamos reunir pessoas interessadas em trabalhar com o desenvolvimento de valores através de dinâmicas (jogos/ atividades educativas lúdicas/competições, etc) e organizar Oficinas Itinerantes que visitariam escolas, clubes, sociedades, comunidades... com frequentadores de diferentes faixas etárias, e q assim agrupados, após essa "recreação ou diversão" retirariam eles próprios em debates abertos, orientados pelo mediador os conceitos objeto das atividades executadas.É da minha experiência profissional que o q é imposto ñ é cumprido, mas o q é concensado é mais facilmente alcançado.
    Seria um trabalho voluntário (p quem tivesse disponibilidade de tempo principalmente durante os dias úteis),realizado com retorno de periodicidade rígida e curta, acompanhado por registro de observação do mediador avaliando a evolução dos critérios de julgamento e comportamento do resultado das atividades a cd reunião.
    Está meio confuso o entendimento mas acho q como idéia geral dá p captar né? O intuito é desenvolver a consciência do peso das ações e atitudes pessoais na comunidade, que pode ser simbolizada por uma linha espiral.
    Desculpe se me prolonguei demais, o sr ñ tem necessiddade nenhuma de postar apenas eu gostaria que pensasse sb a sugestão.
    Um grande beijo carinhoso.
    Saravá.
    Mª Angela

    ResponderExcluir
  103. Ah!Pai Farnando...
    Como ficou a idéia da leitura delivro recomendado p posterior comentário no blog???Não quero ser insistente, mas m pareceu qo sr tinha gostado da idéia!!! Se ñ for possível sugira por favor alguns livros p leitura de estudo da Umbanda. ok?
    Sua proteção,meu Pai
    Mª Angela

    ResponderExcluir
  104. Boa noite a todos!
    Mucuiú pai Fernando!!!

    Sua Opinião de Novembro...É...Foi bem expressiva em sentimentos.
    Acompanhando nesses ultimos tempos as suas opiniões, percebí uma grande tristeza. Mas que revela uma ralidade de muitos seres humanos de bom coração.

    Eu sou dessa visão. Claro que quando acontece algo com os nossos, queremos comprar a briga, matar, brigar...Fazer e acontecer. Foi o que o senhor disse "desequilíbrio emocional"...Na verdade pra mim isso tem haver com a trajetória do espírito mesmo! Com suas experiências e evolução...Ou falta dela!

    Sabe, eu falei sobre a parte animal que temos. Aquela que aparece quando deixamos de olhar os poucos , ou muitos princípios que nossos pais nos passaram. E ai que entra ferozmente o nosso pior lado. O irracional! E não adianta negar, porque todos temos os dois!

    Então lendo sua opinião, olhando os dois lados, percebo que a grande verdade é a falta de educação emocional e espiritual. Não sei...

    Existem as religiões, mas que elas não fazem com que aquele ser humano se modifique...Raras as que fazem...

    Hoje temos religião, dogmas, escravidão pelo medo...E aonde está a droga da reformulação????
    Poderia começar nas escolas. Sim! Que elas parem um pouco de ensinar para educar...Mas ai entra outra questão...Como educar os pequenos se os pais não tem educação??? Hum? Mas por algúm lado isso tem que começar! Isso é o que eu penso.

    Ai os mais espertos vão falar " Que isso, meu filho vai virar bobão" viu como é difícil??? Quem hoje em dia pode ser bobão com essa violencia???

    Existem tantas formas...A religiosidade, não a religião. Porque falar é bonitinho " Amai vos um aos outros como eu os amei" Ai entra na padaria de manhã, e o pão demora para sair e logo perde a linha!!!

    As pessoas ainda vão para Umbanda para obter. Ainda vão para as igrejas para obter o pedaço do paraíso. Ainda...Ainda...E?

    Bom, existem sim uma forma de educação...Partindo dos colégios, partindo dos dirigentes espirituais...Saindo de suas cartilhas engessadas. que ainda colocam a reformulação íntima com palavras e frases de 150 anos atrás.

    Ao Invés de falar de forma direta e humana... " Oh meu filho, se vc é vaidoso, se vc grosseiro, se vc mente, o que está fazendo para mudar??? Ou vc acha que o mundo tem que mudar para vc mudar???
    Mais ou menos assim...

    Existe o método Mino Sotha. Que faz com que vc olhe para dentro de sí o tempo todo e perceba o quanto vc pode melhorar com a a juda de outras pessoas. Em algumas empresas nos Estados Unidos já estão aplicando esse método.

    Bom é isso. Eu não postei no primeiro tópico pois não sei nada de política...Nem "Politicagem", então não me atreví a opinar.

    É isso pai Fernando. Desculpe pelo texto longo. Mas não sei escrever palavras bonitas, e tbém não sei me refugiar em Deus ou Orixás. Acho que cada um tem sua responsabilidade. Como eu tenho as minhas. Tbém não sou xerox de Internet.
    Então tento falar o máximo como ser humana e do coração.

    Resumindo...Parabéns pela sua opinião de Novembro!

    Saravá a todos!
    Bom fim de semana.
    Luna - RJ

    ResponderExcluir
  105. A sua fala é sincera Luna e flui como ondas de um mar de pensamentos que estão se desdobrando.Pessoas como vc que com o coração pulsando pelo bem é de que precisamos. Como vc as vezes também sou dura em minhas palavras, mas o nosso amor pela Umbanda , nossa capacidade de discernimento e nosso respeito pelas entidades faz com que cresçamos a cada dia. E vou te falar a mesma coisa que falei pra painho: não estamos sempre certos ,mas estamos sempre juntos.Saravá!

    ResponderExcluir
  106. Afrânio - Ceará

    Querido Pai Fernando, a lua tem alguma ligação restrita a algum Orixá?
    Sinto grande influência dela em mim de forma hiper positiva, principalmente nas épocas que ela tá cheia; quando ela está naquela fase de não aparececer quase no céu, sinto-me mais "pra baixo", sinceramente eu já provei isso.

    Obrigado Pai!!!

    ResponderExcluir
  107. Afrânio, a lua tem uma influência em tudo, inclusive nos homens, os chamados lunáticos. Mas nada tem com os Orixás. FMG

    7 de Novembro de 2009 20:51

    ResponderExcluir
  108. Carlos Lima (Portugal-Lisboa)8 de novembro de 2009 às 13:51

    Pai Fernando com sua licença deixo aqui uma mensagem que é um animo para todo mundo, foi uma mensagem que me marcou muito. Espero que faça sentido a todos como aconteceu comigo.

    O milagre da mediunidade



    Cansada de tanta dor, aquela jovem senhora que mais denotava ser uma velha pela aparência do corpo arqueado, resolveu que buscaria dali em diante, não mais o auxílio da medicina, mas o "milagre" dos céus. Assim, descendo de seu pedestal de "madame" resolveu começar subindo a escadaria da Santa, durante a Romaria. Lá rezou a sua maneira, acendeu velas e pediu cura.

    Ensinaram-lhe que precisava fazer novena e assim o fez. Nenhum sinal, nada do milagre acontecer. As dores lancinantes em sua coluna após a subida da escadaria e a falta de resultado após todo sacrifício já a estavam desanimando quando recebeu em suas mãos um panfleto. Ali estavam promessas de cura, de verdadeiros milagres operados pela força do Espírito Santo e foi para lá que ela dirigiu-se. No primeiro dia era preciso expulsar o demônio e só depois de "colaborar" com o templo e iniciar uma corrente de oração é que receberia a graça. Naquele lugar ela deixou uma boa quantia do dinheiro que já escasseava devido a tantos gastos com a saúde e no final de meses, nenhum resultado. Aborrecida já pensava no suicídio, quando uma amiga, das poucas que ainda lhe restavam, falou de uma sortista afamada que além de ver o futuro, por bem pouco dinheiro faria algumas xaropadas que, com certeza lhe curariam. E assim foi que gastou mais do que o prometido e tudo o que conseguiu foi um desarranjo intestinal.

    A dor continuava. A fraqueza agora tomava conta daquele corpo e sua mente já estava com dificuldade de raciocínio. Das Dores, que era sua confiável e amorosa cozinheira de longos anos, encolhida em sua humildade, mesmo nada falando para sua patroa, fazia rezas e pedidos por sua saúde. Sabendo da aversão que a madame tinha pelos cultos afros, nunca ousou lhe contar que freqüentava um terreiro de Umbanda na periferia.

    Naquela manhã, a jovem senhora após uma noite de insônia e muita dor, repensando em como sua vida estava sendo roubada dia após dia, desejou não mais levantar da cama. Desde que as dores se instalaram em sua coluna, só somara perdas, uma pós a outra. Primeiro foi o marido que arranjou outra mulher, diante da limitação da esposa em acompanhá-lo na ativa vida social; depois a filha que se casou e mudou de país; após, os amigos foram aos poucos afastando-se e agora o dinheiro escasseava.

    Das Dores, vendo que a patroa desistia de lutar, solicitou à sua

    protetora, preta velha a qual chamava de Maria Redonda, que lhe intuísse de como agir para ajudar aquele espírito enfermo. Nessa noite, Das Dores foi transportada em corpo astral para a colônia espiritual chamada Aruanda e de lá trouxe os ensinamentos que precisava para socorrer a madame.

    Haveria de levantar a patroa daquele leito e mesmo a contragosto dela,

    dar-lhe um banho quente, vestir roupas claras e levá-la para o terreiro de Umbanda.

    Continua:

    ResponderExcluir
  109. Carlos Lima (Portuga-Lisboa)8 de novembro de 2009 às 13:54

    Continuação:

    Naquela noite em que se dava uma gira de preto velho. Inventando uma desculpa qualquer, a bondosa negra obedeceu à sua mentora e chamando um táxi, transportou-a até o local. Quando chegaram, a sessão estava sendo aberta e mesmo confiando na bondosa empregada, assustou-se vendo que estava num "Centro de Macumba", denominação que usava para esses locais.

    Escutando lá de fora a batida dos tambores e o cantarolar efusivo da

    corrente mediúnica, seu coração disparou, suas mãos suaram, as pernas

    tremeram e em sua mente fervilhavam imagens que por mais que forçasse, não conseguia apagar. Afloravam ressonâncias de um passado onde usou a magia de maneira errada como também de quando se viu vítima da Inquisição. Ora as imagens que tumultuavam sua mente eram de uma fogueira enorme onde via seu corpo queimando; ora eram cenas de matança de aves cujo sangue lhe banhavam a fronte. Dando um grito de horror, desmaiou.

    Assim, foi transportada para dentro do templo por dois cambonos e colocada aos pés do congá. Rapidamente sob as ordens do Guia Chefe que já estava atuando em seu médium, formou-se uma corrente de médiuns aos seu redor que através da puxada de pontos cantados, incorporavam seus guias e protetores. A vibratória de Exu se fez necessária para contenção das forças que teimavam em comandar aquele espírito que ocupava o corpo inerte. Dementados pelo ódio, nem perceberam que a luz os havia atraído e assim se tornaram iscas para que fosse localizado no plano astral, o chefe mago negro que comandava a operação.

    Além de todos os socorros efetuados a nível astral, o trabalhadores

    espirituais ali presentes, através dos médiuns que cediam seus aparelhos,

    limpavam e curavam os corpos imateriais da jovem senhora que agora

    acordava sob o amparo da bondosa Das Dores. Sem tempo de tomar qualquer atitude, foi levada por ela a uma sala interna do tempo, onde deitada em maca coberta por alvos lençóis, ficaria até se restabelecer do desmaio.

    Continua:

    ResponderExcluir
  110. Carlos Lima (Portugal-Lisboa)8 de novembro de 2009 às 13:56

    Continuação:

    Enquanto isso, na frente do congá eram puxados pontos cantados na linha de Yorimá para que a sessão que seria destinada aos pretos velhos pudesse ter início. Entre essências e ervas e sob a égide do astral superior, os bondosos e sábios espíritos baixavam suas vibrações para chegar até os médiuns designados para o trabalho da noite. Um a um, sentadinhos em seus tocos, cachimbando e batendo o pé atendiam amorosamente os consulentes que se enfileiravam em busca de alento e conforto.

    Já no final da sessão, o guia chefe ordenou que fosse trazido a filha

    adoentada para que Maria Redonda a atendesse. Um tanto assustada ainda, mas sentindo imensa paz e quase sem dor nenhuma, a madame se deixou levar embalada pelos bons fluidos que inundavam aquele ambiente tão simples mas onde podia sentir-se tão protegida.

    Sentada em frente a sua amada cozinheira, estranhou vendo-a vestida em traje branco, fumando cachimbo e falando daquele jeito...

    - Saravá zifia!

    Não obtendo resposta e sabendo da limitação de entendimento e da pouca fé daquele espírito, a bondosa preta velha manifestou-se através da médium de maneira que ela pudesse entender, ou seja, num linguajar mais adequado ao seu nível cultural.

    A filha está assustada e a preta velha entende isso. Entende também

    que estavas carregando uma mala cheia de pedras nas costas da qual não

    querias te desvencilhar. Por isso, atendendo ao pedido de meu aparelho,

    juntamente com teus protetores e autorizados pela Lei do Grande Pai

    Oxalá, foi permitido que pudesses ter a oportunidade de largar essa mala

    no rio da vida e assim, aliviar o peso de teu carma. Depois de tantos

    caminhos percorridos, depois de tantos milagres negados, hoje, aqui

    neste humilde tempo terás a oportunidade de dizer sim ou não, pelo seu

    livre arbítrio, a continuidade deste sofrimento. Escolhestes o trabalho

    mediúnico para sanar erros do passado e no entanto deixastes que o

    preconceito e o materialismo vencessem a disputa entre o bem e mal e

    por isso a dor como "desperta-dor". Nada tens no corpo físico e disso já

    és sabedora. O mal de que padeces se chama "mediunidade reprimida" ,

    cuja demasia de ectoplasma está cristalizando já a nível dos corpos

    materiais, quando não, sendo utilizado pelas trevas, por falta do bom

    uso. Enquanto buscavas o milagre vindo de fora, teus amparadores nada

    podiam fazer a não ser deixar que se cumprisse a Lei. E assim foi feito.

    Agora preta velha fala para a filha que só existe um caminho a ser

    trilhado - o do amor. Amor que vai curar, auxiliar, amparar. Neste

    templo tem um toco esperando uma preta velha que usará um corpo branco para se manifestar.



    Por bom tempo, Das Dores foi a mestra daquela madame diplomada. Perguntas e mais perguntas que eram respondidas com a simplicidade e o amor de que são portadores os espíritos evoluídos e humildes. Hoje, enquanto a sociedade abastada veste os corpos de ilusão da riqueza, da fama, do falso sucesso, uma antiga dama dessa casta, dirige-se ao Templo de Umbanda para lá prestar a caridade. Pés descalsos, sentada no toco, saudável e feliz, leva conforto e luz a quem as trevas insiste em levar a dor. Aprendeu que a fé às vezes precisa de um parto difícil para nascer, mas que só ela dá sustentação real a tudo àquilo que existe em nossa vida.

    Vovó Benta

    ResponderExcluir
  111. Pai Fernando, vou tentar mandar essa semana por e-mail. Vou ter que arrumar um scanner pois não sei como faze-lo de outra forma.

    Obrigada ;)
    Uma ótima semana a todos!
    Axé
    Anna

    ResponderExcluir
  112. Olá a todos.
    Muito instrutivo e realista o texo do Carlos Lima.
    Otima semana a todos.

    ResponderExcluir
  113. Bom dia Pai Fernado,
    Gostaria de uma opinão do Senhor e do pessoal do blog.
    - O uso ha Regressão como forma de Terapia, para vencer traumas e medos.
    - O uso da Hipnose para tratamento terapeutico de diferentes situaçõe na vida de uma pessoa. Como forma de aumentar a auto-estima, vontade, confiança e aprendizagem, por exemplo.
    Obrigado.

    ResponderExcluir