quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

FRASES SOLTAS

Do Rubem Alves: "quem inventou o alfabeto era analfabeto".

4 comentários:

  1. Mukuiu Pai Fernando!

    Essa é difícil, hem?

    Bom, eu penso essa pessoa não poderia ser considerada um analfabeto pelo simples fato de que o conceito “ analfabetismo” surgiu depois do alfabeto ser inventado... no caso por ele.
    Nosso mundo é construído de palavras. Organizamos as coisas, segundo os nomes que lhes damos...mas palavras podem ser facas de dois gumes.
    Acho que essa frase pode ser um alerta para tomarmos cuidado com os adjetivos, conceitos e até pré conceitos quando rotulamos pessoas...por que nesse caso o "analfabeto" seria um “gênio” ...e afinal analfabetismo não é, necessariamente, sinônimo de ignorância é apenas falta de conhecimento do saber formal.
    Mas chega filosofar...
    Será que quem inventou a filosofia era um filósofo? rsrsrsrs

    Axé!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jurema, vale para tudo, não é? Até para quem inventou a Umbanda não era umbandista. FMG

    ResponderExcluir
  3. "Foi o pior trabalho de Umbanda que assisti!" Lembra disto que o seu pai de santo falou e que o sr. contou no seu livro? E o tempo passa rápido, tão rápido que aquele umbandista que queria tornar as coisas melhores,mesmo com os erros iniciais, conseguiu reescrever o alfabeto de Umbanda, o que eu acho bem mais difícil que apenas criar um alfabeto.Se hoje são mil médiuns na casa, contando com mais duas pessoas beneficiadas por família, são tres mil pessoas atendidas diariamente, só na casa, pelas entidades e pela segurança do terreiro proveniente de seus ensinamentos. Agora na verdade o sr. deixou um grande problema para nós, e esta frase que o sr. colocou me fez refletir sobre o assunto. E agora o que é que eu posso fazer pra melhorar este alfabeto umbandistico ,sem complicá-lo? Na espera do seu axé,Andréa.

    ResponderExcluir
  4. Ao meu ver nada precisa de nome, basta existir.
    Já pensaram o quanto somos acomodados sobre a criação dos outros!
    O pior é que se não gostamos dessa "criação" questionamos,reclamamos, inutilizamos ou negamos para procurar uma novidade do mercado...
    Que vergonha... Somos totalmente dependente da inteligência e da criatividade do outro.
    O que vc inventou, descobriu ou criou hoje?
    Viajei...

    ResponderExcluir