domingo, 15 de fevereiro de 2009

FUNDANGO

Emanações miasmáticas são comuns nos homens, mesmo naqueles que têm a proteção dos espíritos. São fraquezas humanas, desvios do temperamento e até mesmo a aproximação de entidades de baixa vibração. Tudo isso se acumula no perispirito e, tal e qual um motor sujo, emperram a circulação livre dos campos vibratórios de nossa aura, provocando reações negativas dentro do nosso corpo espiritual e também físico. Dores circulantes na cabeça, pescoço, braços, joelhos e principalmente na base da coluna. Esses sintomas são freqüentemente confundidos com aproximação de entidades negativas ou, se quiserem, os obsessores. Enquanto esses miasmas não forem eliminados nosso corpo ficará cada vez mais fraco. Seria como uma planta em um vaso sem água. Vai definhando cada vez mais. Para essa limpeza existem várias maneiras, desde banhos, contato com as matas, rios, cachoeiras, mar e todos os lugares naturais que nos encantam e estão purificados pela própria ausência do homem. Mas o tratamento mais rápido e adequado para eliminação quase imediata é o uso da pólvora ou fundango, como na Umbanda ela é conhecida. A explosão em volta da pessoa tem o efeito de fazer uma explosão vibratória sacudindo o perispirito e fazendo a limpeza da aura com a eliminação desses detritos espirituais. Só que isso deve ser feito sempre pela entidade dirigente do terreiro e assim mesmo com muito cuidado para não acontecer um acidente desagradável.

20 comentários:

  1. Pai Fernando e Pai Maneco,
    Sejam bem vindos ao universo virtual.
    Com certeza seremos brindados com qualidade,
    lições de humildade e principalmente ao
    "saber com sabor", tão necessários a todos nós.

    Mucuiu
    Claudia Baibich

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao fundango, gostaria de saber se uma pessoa está por assim dizer "carregada" há muito tempo, se ele faz uma limpeza completa ou se são necessárias outras intervenções?
    Gostaria também de saber se uma pessoa que chegou ao ponto de deixar que isto afetasse o seu físico com doenças,pode chegar ao ponto de depressão que leve ao suicídio?

    No seu entender quantas vezes por semana seria o apropriado para banhos de descarrego?

    ResponderExcluir
  3. Pai Fernando, fiquei muito feliz com essa mais nova ferramenta de aprendizado, é bom saber onde buscar o conhecimento, já que a internet esta tão carente de fontes confiáveis para pesquisa e estudo...

    E por falar em pesquisa e duvidas, eis uma...

    Existe alguma forma de identificar se esses miasmas provem de desvios de temperamento, maus pensamentos, ou da aproximação de entidades de baixa vibração?

    Isamara

    ResponderExcluir
  4. Isamara, é muito dificil descobrir a origem dos miasmas, mas todas essas fontes são transmissoras, embora eu destaque como a mais viavel os maus pensamentos porque ele, obedecendo a infalivel lei que o semelhante atrai o semelhante pode funcionar como um gerador de detritos negativos. FMG

    ResponderExcluir
  5. Pai Fernando, mesmo após a queima do fundango, esses miasmas podem voltar a se acumular? Seja por desvios de temperamento ou aproximação de "obsessores". Seria necessario uma nova quiema ou teria um outro procedimento? Além da mudança de comportamento da pessoa.

    Charles Rodrigues da Silva
    Gira de Quinta - Pai Beco

    ResponderExcluir
  6. Pai Fernando parabéns por mais esse trabalho sempre nos ajudando e ensinando.

    Deixo aqui minha pergunta,mesmo estando com bons pensamentos é possível ter miasmas? E tem alguma coisa que possa ser feito caso não tenho como ir a um terreiro?

    Axé

    Monique

    ResponderExcluir
  7. Pai Fernando, conheço quase nada sobre Umbanda e minha curiosidade fica aguçada quando noto uma possibilidade de conhecer um pouco mais. Percebo aqui uma possibilidade disto acontecer. Desculpe se ocupar seu tempo com perguntas bobas.
    Como os miasmas se acumulam no perispirito, podem ser consequencia de reencarnações anteriores?

    ResponderExcluir
  8. Maura, só os curiosos aprendem. Não vejo como os miasmas podem se acumular em decorrencia de reencarnações anteriores, mesmo porque eles vêm e vão, às vezes independentemente de qualquer providência para isso. FMG

    ResponderExcluir
  9. Monique, claro que a pessoa que só tem bons pensamentos não tem nenhuma criação negativa em seu corpor astral. Só acho que ninguém fica sem nenhum pensamento negativo, entretanto os pensamentos criadores de campos negativos na intensidade de se colar no perispirito são aqueles de ódio rancor, desejo do mal, pensamentos muito fortes, e mesmo assim, não quer dizer que vá ter a repercussão a ponto de criar esse tipo de inconveniencia. Para que isso aconteça é necessário haver afinidade entre os pensamentos ruins, ou seja, os dois agentes devem se merecer...FMG

    ResponderExcluir
  10. Charles, claro que uma doença nova requer um novo tratamento. O melhor remédio vc já definiu:mudança de comportgamento.FMG

    ResponderExcluir
  11. O uso do fundango tem efeito imediato, mas a continuidade com vibrações no terreiro vão completar o tratamento. Não acho que esse problema no perispirito possa ter essa consequencia de depressão ou suicidio.FMG

    ResponderExcluir
  12. só bota fogo quem sabe botar, seu ponto...PUUUFFF!!

    ótimo texto,babá. parabéns!

    ps:tem um trecho 1 pouco truncado pela digitação, vale a pena revisar, ficar
    certinho.

    mucuiu!

    ResponderExcluir
  13. Pai Fernando
    Além dos sintomas citados acima, quais os níveis que os miasmas podem atingir??
    Obrigada
    Luana K. Zonta

    ResponderExcluir
  14. Luana, esses detritos espirituais ficam só nisso. Incomodam mas não geram consequencias desastrosas. FMG

    ResponderExcluir
  15. Leonardo, valeu a observação já consertada. FMG

    ResponderExcluir
  16. Curiosidade, de fato, gera aprendizagem e gera tb mais curiosidade, rs rs rs

    O que é a chave do ponto riscado e qual sua importância ?

    abraço

    Sidney

    ResponderExcluir
  17. Pai Fernando, gostaria que o Sr. escrevesse algo sobre a atuação do Caboclo da Pantera. Do porque as panteras são chamadas, qual o resultado, etc.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Pai Fernando estou adorando seu blog!! Agora tenho uma dúvida prática. Seo Ogum da Espada já me pediu para providenciar pólvora para ele, porém não sei onde encontrar. Procurei em casa de pesca, de tiro e não encontrei. E ele já me cobrou... Onde acho?
    Grande beijo,
    Fernanda Garcez - Floripa

    ResponderExcluir
  19. Fernanda, experimente uma casa de Artigos de Umbanda. FMG

    ResponderExcluir
  20. Patricia, já está anotado e vou organizar o texto. FMG

    ResponderExcluir