segunda-feira, 13 de julho de 2009

TEMA LIVRE - 10 -

Estamos abrindo o Tema Livre -10- que no nove não cabe mais nada. FMG

143 comentários:

  1. Bom dia Pai Fernando e todos do blog.
    Postei esta mensagem ontem, porém acho q foi tarde d+ devido o tema 09 já esta muito cheio e por isso estou repetindo. Sou novo na Umbanda, mas tenho uma profunda confiança e respeito por seus caminhos fundamentos. Estou conhecendo seu trabalho, recentemente, muito através dos médiuns Mauro e Luna aki do RJ. Porém hoje ao visitar seu site e ler seus artigos sobre a Umbanda, tive a doce sensação de ouvir sua voz me falando dos assuntos e de acha- lá familiar... por favor me ajude nesta dúvida: Ao se trabalhar num terreiro, um médium, ao incorporar sua respectiva entidade e agir conforme a ritualística(brados, danças, pontos riscados)da mesma, como se saber se este médium não está agindo de acordo com o que já estudou, ouviu falar, e observou em outros terreiros como a entidade "fazia", ou seja, como se saber que esta incorporação esta sendo então "de raiz" e o médium apenas mero instrumento da espiritualidade... O que o Sr acha disto? O Sr, dentro desta óptica, aconselha o estudo do médium, de que forma e até que ponto pode influenciar na incorporação?
    Parabéns pelo extraordinário trabalho em prol da caridade!!!
    Saravá!
    Bruno L. (RJ)

    ResponderExcluir
  2. Bruno,seja bem-vindo ao Blog. Quando uma entidade incorpora ele está criando uma energia nova, formada por ele e o espirito do médium, por isso, tudo que o médium e a entidade sabem se misturam num só conhecimento. Essa é uma das belezas da incorporação, principalmente quando o médium é inteligente, bom, culto e estudioso do espiritismo. Por outro lado não queira saber o que não vai modificar o teu comportamento.FMG

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pai Fernando e blogueiros! Lendo o post do Bruno acima, vejo que essa questão é uma das mais comuns dentro da Umbanda. Já vi muitas pessoas chegarem no terreiro ressabiadas e questionando a incorporação dos médiuns. E também vejo que é comum a dúvida dos médiuns,principalmente os novos, sobre suas próprias incorporações. Aquela coisa: será que sou eu ou será que é a entidade? Hoje vejo isso com naturalidade. Acho que o "pulo do gato" é a fé. Acreditar na Umbanda, nas entidades é o começo para que você entender que realmente numa incorporação a entidade usa o conhecimento do médiun, e que isso é normal. Sempre vão exitir as pessoas que criticam, duvidam. Mas, eu não ligo para o que elas falam. Elas quase sempre são desprovidas de fé, e eu, como acredito, não fico discutindo. Respondo com o que aprendi com minha mãe ainda pequena: futebol, relacionamento e religião não se discute, se respeita. Sobre o questionamento dos médiuns, também vejo como natural no desenvolvimento mediunico, eu já passei pela fase: sou eu ou sou a entidade? hoje no momento da incorporação me dou 100% para a entidade, sem qustionar. elas vem e trabalham e assim tenho desenvolvido com muito mais segurança em mim e nelas. Para mim a Umbanda realmente se manifesta para aqueles que de coração acreditam, que têm fé.
    Beijos,
    Fernanda Garcez

    ResponderExcluir
  4. Oi queridos, já me sinto de casa neste BLOG, isso é ótimo! Passei este comentário pra cá pq segundo informações do Pai Fernando o outro POST tá lotado!
    Estava lendo o comentário do João e agradeço também as palavras de carinho, vou com certeza mandar muita força e luz pra esse trabalho de hj com os Boiadeiros. Acabei de falar com a mamy, a propósito apesar de estar trabalhando falo com ela o dia todo, ela agradeceu muitão e disse que se depender da força de todos vcs as coisas vão voltar logo ao normal, ela já tá até pensando em ir à Curitiba abraçar todos vcs, e olha que é longinho rsrsrs . Gente tô me sentindo tão feliz com a atenção de vcs, é notável que ela melhorou desde sexta-feira, ela tá até falando sobre o assunto sem chorar... posso salientar que neste mundo virtual nem sempre os sites, comunidades, blogs aceitam os novo integrantes com tamanho carinho com que somos aceitos aki! E viva o TPN uhhuuu! uhhhu! por mais este diferencial o carinho!

    Mas...
    Estou lendo uma coisinha que muito me atentou, quer dizer que é meio "normal" não dormir depois das giras e se dormir ter sonhos de como se estivéssemos ainda trabalhando??? Foi isso que eu entendi? Pensei que só eu fosse assim

    Bjos - Joyce

    ResponderExcluir
  5. Joyce, durante anos eu guardei esse segredo até que a Lucilia me confessou que depois das giras ela não conseguia dormir. Aí vazou e descobri que a maioria é assim. Acho que as energias nos afetam. FMG

    ResponderExcluir
  6. Joyce é a " sobrinha nova de pai fernando? A que trabalha em outro centro? Se for que ótimo vc está postando no blog!!!

    Pai Fernando, pode me explicar com mais profundidade a sua frase:

    " E também está na hora da Umbanda tomar uma posição definida sobre o uso do sangue e sacrifício de bodes e galos. Ela não pode ser a favor."

    Pai fernando, depois dessas visitas a comissão de intolerância religiosa aqui no Rj. Venho tendo profunda admiração das religiões africanas.
    Mas me diga uma coisa dessa sua frase. A Umbanda de forma alguma tem esse tipo de ritual. Somos uma religão Brasileira e que trabalhamos apartir de Zélio...Mas como podemos um dia acabar com essas misturas todas?
    Eu sou muito a favor de cada um ficar na sua. Cada religião ter seu próprio fundamento. Tem bairros aqui que a " Umbanda" - que pra mim não é. É Totalmente discriminada. Devido as cobranças que são feitas. De trabalhos que são cobrados. De amarrações em feitiço. De matança de animais...E de dinheiros que são tomados dos consulentes e filhos de santo.
    Então com isso a Umbanda que foi anunciada há pouco mais de 100 anos é vista por muitos dessa maneira.
    Não acredito na coodificação, mas não teríamos outra forma de evitar tudo isso? Além de darmos o nosso primeiro exemplo?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Luna, a minha nova sobrinha é de Guarulhos, SP. Pelas suas postagens deve ser muito meiga e carinhosa. Eu tenho falado bastante sobre matanças e uso do sangue como elemento de trabalho dentro da Umbanda. Eu como não mato nada, sou mais um fervoroso adepto e defensor da Natureza e acho um absurdo alguem cobrar em cima da infelicidade dos outros, e muitas vezes através do medo imposto. Se tivesse que conviver com isso, preferiria abandonar as religiões, não por convicção mas por falta de opção.Talvez se os terreiros cobrassem uma pequena taxa para as consultas, mas a renda ir totalmente para a conservação do terreiro, ainda concordaria. Mas aquele papo que "eu jogo o dinheiro para cima, o que o Orixá pegar é dela e o que cair no chão é meu" e isso em nome da Umbanda, acho um absurdo. FMG

    ResponderExcluir
  8. Pai Fernando, mucuiu!

    Cavalos são presentes em sua vida faz tempo, não é verdade? Woisler era teu apelido desde pequeno até algum tempo atrás. Sei que ainda há alguns amigos teus que assim o chamam. Ou chamavam.

    Tempo depois soube-se que um cigano com esse nome seria teu protetor, teu guia. E que o mesmo cigano tinha como prazer na vida roubar cavalos. E depois de desencarnado também, afinal meteu-se em encrenca com Caboclo Akuan. Correto?

    Sinto no sonho do João a presença desse Cigano tão forte e do nosso amado e mestre Caboclo Akuan, que também possui um cavalo, lindo, branco, que tenho a oportunidade de sentir sempre quando é chamado.

    O recado, para mim, é claro: "Tens teu pai protegido pelos espíritos assim como tens a ti protegido pelos teus. E todos somos protegidos pelos espíritos da Umbanda que é Universal. Nunca desanimes, nunca esmoreças. Sigas sempre tua fé e determinação para que possas crescer e distribuir amor."

    Quero agradece aos espíritos por terem colocado tamanho recado no sonho de nosso irmão João, uma vez que não percebo os meus.

    Agradeço por viver na era da tecnologia, pois assim temos nossa religião difundida pelo mundo de uma maneira que nenhuma outra, em seu começo, teve.

    Saravá!

    ResponderExcluir
  9. JOÃO EMERSON DA COSTA13 de julho de 2009 às 15:23

    Pai Fernando, li esta frase:"A UMBANDA É UMA RELIGIÃO EVOLUTIVAE,SENDO ASSIM,NÃO DEVE UTILIZAR O SANGUE DOS IRMÃOS MENORES DA NATUREZA".Vim de uma formação católica,e nela aprendi muito com e vida de Francisco de Assis aquele que chamava a todas as criaturas que deus criou,desde a formiga até a baleia deste o menor grão de areia até Lua cheia...IRMÃO E IRMÃ...todos nós viemos de uma únicA origem,todos somos ligados.SE OS ESPÍRITOS SÃO MAIS EVOLUÍDOS QUE NÓS E VE NOS ORIENTAR(PRETOS),VEM NOS CUIDAR(CABOCLOS)VEM NOS GUARDAR(EXUS)VEM NOS ALEGRAR(ERÊS)...NÓS TB TEMOS ESTA MISSÃO PARA COM OS IRMÃOS E IRMÃS MENORES,QUE ESTÃO AQUI PARA QUE OS ORIENTEMOS E ENSINEMOS OS PRIMEIROS PASSOS DO AMOR HUMANO,QUEM TEM ANIMAL SABE OQUE FALO,SEI QUE NUM MUNDO ONDE MATAMOS O PRÓPRIO SEMELHANTE,PEDIR RESPEITO COM RELAÇÃO A VIDA POR MINIMA QUE SEJA,PARECE ATÉ GRITAR SOZINHO NO MEIO DE UM FURACÃO...MS GRAÇAS A OXALÁ É PÕE ILHAS DE AMOR E CARIDADE ENTRE OS FURACÕES DO DIA A DIA....PAI MANECO É ISSO,RESPEITO A VIDA E A FÉ....SARAVÁ

    ResponderExcluir
  10. Pai Fernando. Uma sugestão..Aqui os terreiros verdadeiros de Umbanda não cobram nada x nada.
    Mas já ví alguns muito antigos,passarem uma cesta de vimi na hora do intervalo. Igual na igreja católica.
    Achei interessante. Até mais do que se fosse uma contribuição por consulta. O que o senhor acha?
    Axé.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos!
    Pagando carona na postagem da Luna, eu percebo (até por morar na zona oeste do RJ, uma região com muito desses tristes exemplos) uma “roupagem” muito negativa da umbanda aki no RJ. Entendo ser fruto de um processo complexo formado por entendimentos de pessoas com pouca informação sobre as religiões afro-brasileiras, propiciando assim uma abertura para intolerância religiosa e todo tipo de fanatismo e por outro lado, devido “as cobranças que são feitas, de trabalhos que são cobrados, para amarrações em feitiço de cunho amoroso até financeiro, matança de animais...E de dinheiros que são tomados dos consulentes e filhos de santo” exemplos estes muito bem colocados pela Luna, que são de origem dos próprios “umbandistas” e misturadas. Dificultando saber a origem da forte intolerância religiosa vivida aki no RJ. Mas não é este meu objetivo! Também não concordo com uma “codificação” da umbanda por entender que possivelmente afetaria a liberdade de culto de cada terreiro e talvez seja daí (na minha opinião) os frutos mais belos q são colhidos: a pluralidade espiritual em prol da caridade. Porém, até devido ao curto período de 100 anos do anuncio da Umbanda por Zélio de Moraes, em relação as outras religiões, será que a formação de uma “identidade umbandista” (não no sentido de documentos como RG e CPF), mas no sentido de um consenso do que não é legal de ser praticado, do que não é umbanda e até no sentido antropológico também (desmistificando lendas) para evitar estas misturadas que na maioria das vezes servem a variados propósitos, menos ao da Umbanda:”a pratica do amor para caridade”
    Obrigado
    Bruno L.

    ResponderExcluir
  12. Oi Luna! Boa tarde! Isso eu sou a Joyce uma sobrinha adotiva de Blog do "tio/pai Fernando" como assim determinamos rsrsrs. Sou de Guarulhos - SP, tb sou médium e adimiradora do TPM, mas trabalho em outro terreiro, não vejo problemas nesta parte... Já usufrui muito do site do TPM de onde vem o meu encanto pelo Tio Fernando, pela forma linda com que ele trata a nossa religião, por isso qdo vi o Blog percebi que foi a porta que eu necessitava para saber mais e mais sobre o que amo e poder de alguma forma tb ajudar com algum conhecimento.
    Tioooo! Eu li a sua opinião do mês de Julho concordo sim! E quanto a parte de matança, uma certa vez ouvi não me lembro quem falar, que matança era absurdo, pq se os orixás são forças da natureza como eles orixás concordariam em matar a natureza para serví-los, lembro q eu era bem pequena qdo ouvi, mas desde então é nisso que acredito.
    Quanto ao pagamento não concordo tb não, prestamos e pregamos a caridade, e caridade não se cobra, se oferece a quem precisa, lá no terreiro os médiuns é que auxiliam com um valor igualitário a todos com a manutenção do terreiro, sem obrigatoriedade os irmãos que podem contribuir, assim o fazem, pq inclusive em nossa casa temos médiuns que não tem qse nenhuma condição financeira e é tratado igual a qq outro mais abonado.
    Ah! Tio adorei o meiga viu rsrsrs!!! Carinhosa sou mesmo e muito Bjao - Joyce

    ResponderExcluir
  13. Pai Fernando eu quero mandar um beijinho para o senhor e dizer que tenho uma nova coelha. Lembra do Coelho Tobias que desencarnou? Então, agora tenho a Matilde, ela é bebé, muito linda e feliz. Obrigada pela ajuda que o TPM ao Tobias em vida. Os animais são Anjos na terra... só existem para nos apoiar e dar carinho sem cobrar nada. Abraço!!! Ana de Portugal.

    ResponderExcluir
  14. Luna, eu acho que deve ter um valor, pequeno mas fixado, mas tudo fiscalizado. FMG

    ResponderExcluir
  15. Bruno, gostei da tua colocação. FMG

    ResponderExcluir
  16. Sim pai Fernando...Fora a mensalidade que nós médiuns pagamos por amor e gratidão a casa! E acima de tudo a Umbanda.

    Nossa como meu amigo Bruno é inteligente :))))
    Pai Fernando, Bruno tbém estará conosco na gira!
    Saravá.

    Axé irmã Joyce. Saravá Umbanda!!!

    ResponderExcluir
  17. Pai Fernando, vendo as postagens dos nomes das entidades que trabalham em várias linhas,
    lembrei que certa vez uma pessoa me falou que
    pode acontecer de uma entidade trabalhar em várias linhas, ela somente muda a vibração e trabalha na linha que esta atuando.
    Isto pode realmente acontecer?

    Grato
    Luiz Roberto

    ResponderExcluir
  18. Pois é...Lendo e relendo as postagens, me parece que o ser humano ainda é movido por ameaças eminente ou por quem grita mais...Ás vêzes acho que a nossa Umbanda tem os adeptos que tem devido ao nosso relaxamento de direito e deveres.
    Imagina se cobrásse 10% do salário de nós médiuns???? Me parece que não teríamos aonde colocar tantos adeptos...Vai entender o ser humano, aff!!!
    Entendeu...? rs

    ResponderExcluir
  19. Luiz Roberto, claro que pode acontecer, mas não é comum. FMG

    ResponderExcluir
  20. Pai fernando mais uma perguntinha.

    Quanto tempo a pessoa que fica na assistencia e pede para entrar pra corrente, até ela facer o amaci, quais são os passos?

    Grato

    Luiz Roberto

    ResponderExcluir
  21. Pai Fernando, mucuiu.

    Gostaria de deixar uma opinião minha como sugestão. Sou totalmente contra a cobrança, mas lembro que nas primeiras vezes que fui ao TPM, ainda na assistência, eu quis contribuir com a casa, mas não com dinheiro, e sim doando velas ou algum material de limpeza. A médium que me levou ao TPM disse que a casa não tinha o costume de receber doações dos consulentes, pois a manutenção da casa era responsabilidade dos médiuns, então eu respeitei. Porém, continuo achando que essa é uma boa maneira caso alguém da assistência queira colaborar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Como se pode ainda aceitar o sacrifico de animais, a poluição da natureza ou a cobrança da desgraça alheia como geradores de uma energia boa?
    Como ignorar que uma energia boa e infinitamente maior é encontrada gratuita no voo de um passaro, no abano de rabo de um cachorro, no relinchar de um cavalo, nas ondas do mar chegando limpidas a praia, no barulho de uma cachoeira cristalina ou no alivio e na alegria de uma pessoa que encontra conforto e amparo por solidariedade e fé?
    Quem nao se renova e fortalece ao encontrar alguma dessas situacoes? E nao se sente mal com sacrificios e cobranças?
    Sera a toa? creio que nao...
    abracos
    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  23. Mucuiu Padrinho.
    Mucuiu Máe Luzz cilia,,saudades. Tudo bom contigo?
    Olá a todos.
    Madrinha. O desenho esta quase pronto, pois pedi para trocar a fonte das letras, e vou mandar fazer ainda esta semana. Se ficar pronto até dia 25, quando eu desco para o TPM. levo. Náo vai ser vendido. Vou distribuir, mas tem que usar. No carro, na prancha, na moto, no skate, na bike, no jatinho particular,,rsrs. O importante é espalhar o recado.
    joyce - Tudo bom?
    Todo mes parte de sáo paulo as segundas de manhä, o trans-saravá, do kiko. Rumo ao TPM. Só náo volta, pois de lá vai para o TPM floripa. Mas quando vc quizer visitar o TITIO. bora lá.
    bruno - muuito bom.
    Joáo - muuito bom,, abraço meu kiridu.

    Abs a todos.
    AXÉ.

    ResponderExcluir
  24. (Afranio)

    Saravá todos os irmãos e o Pai Fernando, Mucuiú!

    Pai Fernando sei que para se fazer um amalá deve-se ter um motivo e não fazer por fazer, claro.
    No meu caso, como aqui não frequento terreiro nenhum, até porque me sinto bastante ligado ao nosso Terreiro, pela filosofia, pela sistemática de tratar a Umbanda de uma forma simples e rica, o que me conquistou e me fez ser um fiel seguidor dos ensinamentos de Seo Akuan, eu particularmente sinto muita vontade/necessidade de ficar realizando amalás, para pedir forças nas lutas do dia-a-dia e também para louvar e sintonizar-me mais ainda com a energia dos Orixás e Guias.
    Pergunto ao senhor se posso ficar fazendo os amalás quando eu quiser, tendo sempre esse objetivo de buscar força e uma sintonia maior com a energia do astral/natureza.
    Me sinto bem com o amalá, mas resolvi postar essa pergunta para o senhor, haja vista ficar realizando amalás assim sempre que " der na telha" possa não ser correto, mesmo que o objetivo seja sempre o bem para mim e o louvor a quem amo.
    O que o senhor pode me falar em relação a esta minha indagação?

    Agradecido antecipadamente.

    Saravá!

    ResponderExcluir
  25. Boa noite pai Fernando, venho aqui tirar uma duvida com o senhor. É a respeito das incorporações do Seo Ogã Kaian.
    Essa dúvida surgiu aqui em minha casa, em uma pequena reunião para amigos do terreiro (da gira de terça).
    Recentemente alguns médiuns do terreiro (a sua maioria integrantes da engoma), começaram a incorporar o Seo Ogã Kaian e aí surgiu a dúvida, "mas é ele que realmente vem ou é somente uma parte de sua energia?!"
    Pois se ele é o 'protetor' e é ele quem administra as energias (através dos Ogãs) que são formadas na engoma para ajudar nas energias dos trabalhos, ao meu ver ele seria um alguém muito forte de se incorporar. Afinal a energia da engoma é imensa!
    Não sei se penso certo em relação à ele, mas o vejo como a engoma em um todo... aí não sei se é por causa dessa minha 'visão' é que ando confundindo tudo!

    Agradeço desde já a sua atenção,
    Beijos Juliana

    ResponderExcluir
  26. Pai Fernando, HIerarquia do TPM,
    desculpem desde ja que esta prosa vai ser longa.
    Trabalho a 6 anos com um boiadeiro que meu deu seu nome como Joao Cajueiro, nordestino, cangaceiro do bando de lampiao porem numca matou nimguem conta papo que era cangaceiro mas em off com o cabone confessa que era é cozinueiro do bando de lampiao e ainda um pessimo cozinheiro a ponto de ser salvo da chacina da volante pq estava no matinho na hora da chacina, mal estar provocado pela propria comida.

    Este maravilhoso boaiadeiro que amo a uns 3 anos falou a sua cambone que ela estava gravida ia ter um menino que nasceria perto do dia de sao francisco e se chamaria francisco, ela indagou como poderia estar gravida se o medico disse que seria impossivel engravidar...entao ele insistiu e eu pensei que estivesse louco, mas ela fez exame e na proxima gira confirmou a gravidez nasceu um menino que se chama francisco, chiquinho como o boiadeiro apelidou e foi batizado no terreiro.

    Apos isto ela se afastou e nao a via a uns 2 anos, ate que hoje indo pro terreiro fui lembrando dela o caminho todo, chegando la a primeira pessoa que vi foi ela e em consulta com este boiadeiro ela confessou que nao esta indo ao terreiro e que gostaria de voltar mas nao tem quem com deixar CHIQUINHO. Entao este boiadeiro sugeriu pedirmos ao srs a formaçao de uma creche nao só para ela mas para muitas outras maes que nao podem ir pelos seus filhos pequenos nao digo que teriam de levar crianças recem nascidas mas sim crianças de 1 ano pra cima, como todos sao pais de alguma forma acho que nao se oporiam se houvesse um pequeno aumento nas mensalidades pra custear isto e ainda poderiamos ter serviço voluntario de pessoas que ficam na assistencia esperando os medium pra ir embora e passar o tempo.

    Detalhe...este boiadeiro maravilhoso como td cangaceiro era admirador de padre cicero embora tenha subido antes dele, encontrando padim ciço la no astral (que tb foi governador e politico na terra) recebeu a seguinte proposta...filhos do cangaço larguem suas armas e trabalhem comigo em prol dos irmaos doentes e funcionarios publicos, toda gira de boiadeiro ele atende ao menos 3 funcionarios publicos, inclusive a mae de CHIQUINHO e uma delas.

    SAravá desculpe a historia comprido e VIVA A CRECHE DO TPM.

    LAILSON CORREIA

    ResponderExcluir
  27. Luiz Roberto, isso não tem regra e muito menos previsão. FMG

    ResponderExcluir
  28. Afrânio, o amalá é a forma que vc tem de entrar em sintonia com o Orixá. Faça quando quiser. FMG

    ResponderExcluir
  29. Saravá aos filhos da Umbanda ! Lendo as mensagens sobre o tema cobrança nos terreiros, não pude furtar-me de opinar. Sou contrário a cobrança de consultas. Antes de mais nada sou adepto da caridade. Sei que um terreiro tem suas despesas e suas demandas financeiras (manutenção, crescimento, divulgação, etc.), mas as pessoas que buscam a caridade e palavras de consolo não devem ser penalizadas, justamente, pela falta de comprometimento de quem deveria dar o exemplo. Nesse ponto fundamento minha opinião. Creio que antes de vestir o branco, deve-se vestir o compromisso com a casa onde se trabalha. Antes de acessar o astral deve-se desenvolver o bom-senso e contribuir para a manutenção do chão onde se pisa para a prática da caridade.

    A cobrança, mesmo que simbólica, de qualquer atendimento apequena conceituados terreiros que vem desmistificando o culto da Umbanda. Então, incorrer nessa prática abre espaço para negócios que trazem o amor em sete dias, que curam qualquer coisa, ou coisas piores.

    Pensem que antes de mais nada Umbanda é caridade, e que o exemplo deve surgir da própria corrente.

    Torço para que a essência da Umbanda vença, pois assim poderei me emocionar toda vez que piso no terreiro do Pai Maneco.

    ResponderExcluir
  30. Pai Fernando, o Pai Maneco ja fez algum comentario sobre o blog dele..tive essa curiosidade, pois sei que o a umbanda tem tido longo alcance por meio dele. Abraco Desirée

    ResponderExcluir
  31. Mucuiú, Pai Fernando!
    Estou usando este canal por uma questão bem pessoal mas é pela agilidade de comunicação.
    Na verdade é um pedido de axé ao senhor e ao Seo Akuan, para minha labradora LaLoba (8 anos) que está com sérias infecções (piometra e cistite, além de neoplasia na mama) e vai ser submetida a cirurgia de risco.
    O diagnóstico soube hoje e a cirurgia será nesta quinta, dia 16/07
    Estou bolada!!!
    Minha história com os bichos é conhecida e tenho fé que meu Pai Oxóssi sempre me dá forças pra superar mais essa.
    Mas preciso que a espiritualidade nos abrace neste momento com as melhores vibrações de cura.
    Valeu, meu Pai, muito obrigada!
    AxéBeijins!

    ResponderExcluir
  32. Oi Kiko tudo ótimo! Quer dizer então que existe o Bonde do Kikão? rsrsrsrsrs Queria muito poder ir, vc poderia me passar como faria pra chegar até o local de onde parte o TransKIKO, o horário enfim as informações todas, nossa que legal, seria pra lá de ótimo se eu conseguisse ir até Curitiba conhecer o tio e todos vcs. vamô ae! Bjos a todos. Joyce

    ResponderExcluir
  33. Tania Fittipaldi Bergstein14 de julho de 2009 às 15:07

    Boa Tarde Pai Fernado!
    Achei maravilhosa a forma como RAMATIZ explica em um livro psicografado por Norberto Peixoto, como fica o médium que come CARNE e participa do Trabalho mediúnico.
    Vou citar aqui para o Sr e se achar interessante...
    Diz ele que os resíduos metabólicos desses glutões repercutirão etericamente em suas auras, tornando-as densas e pesadas, próprias para a sintonia com o astral inferior, com espíritos sofredores, sedentos desse tipo de "alimentação" fluídica. Diz ainda que nestes casos entende ser de bom senso que o médium, exaurido e sonolento de tantas iguarias de baixas vibrações, evitem trabalhar no estado lastimável em que se apresentam, pois somente darão "trabalho" aos benfeitores do lado de lá, que terão de isolá-los das atividades de caridade, programadas para o dia.
    Faz ainda uma singela comparação:
    " é como se a atividade mediúnica fosse a montanha a ser escalada, e o médium carnívoro decidisse fazê-lo com uma bola de ferro atada aos pés e um fardo de pedras suspenso as costas". Abração par o Sr.

    ResponderExcluir
  34. Mucuiu meu pai!
    Agora mesmo estou muito emocionada ao entrar no site do msn e na capa principal de noticias o destaque:
    Fator desconhecido: os espíritos curam?
    qd vi a imagem desconfiei, fui assistir o video do discovery channel que foi gravado no Terreiro do Pai Maneco! Muito bonito! Adorei!
    quem ainda não viu o video aí vai o link:

    http://video.msn.com/?mkt=pt-br&vid=9e6a5aa3-ebc2-4977-baf8-4ce91b1c85cf&playlist=videoByTag:mk:pt-br:sf:ActiveStartDate:sd:-1:ns:VC_Supplier:tag:PTBR_DiscoveryChannel:vs:0&from=PTBR_DiscoveryChannel&tab=g1222456332561

    abraços, segunda feira estarei assistindo a gira!

    ResponderExcluir
  35. JOÃO EMERSON DA COSTA14 de julho de 2009 às 17:58

    LAILSON MUITO OBRIGADO PELA SUA COLOCAÇÃO COM RELAÇÃO AO SONHO QUE TIVE COM O PAI FERNANDO.VC FALANDO ME DEU UMA LUZ...TB O RODRIGO FORNOS FALANDO,COMEÇO AGORA FAZER PARALELOS ENTRE ESTAS TRÊS ENTIDADES QUE TRABALHAM COM O PAI FERNANDO.O CIGANO WOISLER,SEO JOÃO BOAIDEIRO,E CABOCLO AKUAN.OS TRÊS TEM CAVALOS...OS TRÊS TRABALHAM COM CURA...AS CORES DOS CAVALOS MUDAM...ASSIM COMO AS CORES DAS BRASAS MOSTRADAS. UM VETERINÁRIO FALARIA DO CAVALO ANIMAL,EQUINO,4 PATAS,MAMÍFERO...QUE DELE SE FAZ O SORO ANTI-OFÍDICO,E ALGUNS OUTROS ANTIDOTOS...UM PAI DE SANTO FALARIA DO CAVALO QUE É O MÉDIUM,QUE DELE SE PODE TER O ECTOPLASMA PARA AJUDAR NA CURA DE VÁRIOS MALES,O CAVALO ANIMAL É UM MEIO DE TRASNPORTE(JÁ FOI MUITO USADO COMO,PELOS INDIOS,BOAIDEIROS E CIGANOS)E TAMBÉM PARA TRABALHO. OS CAVALOS MÉDIUNS TB PODEM SER DE TRANSPORTE E TB SÃO USADOS NOS TRABALHOS(ESPIRITUAIS). NÓS MÉDIUNS SOMOS TÃO NECESSÁRIOS QUANTOS OS ANIMAIS SÃO.ASSIM COMO QUEREMOS RESPEITO DEVEMOS TB RESPEITAR OS IRMÃOS ANIMAIS.POR ISSO QUERO SEMPRE ESTAR NO GALPÃO DO SEO JOÃO BOAIDEIRO,NA TRIBO DO SEO AKUAN QUERREIRO E NA CARAVANA DO CIGANO WOISLER ,AMIGO E COMPANHEIRO...SARAVÁ PAI MANECO...

    ResponderExcluir
  36. Juliana, gostaria de ouvir os que já o incorporaram. FMG

    ResponderExcluir
  37. Desirée, ainda não, mas dele não duvido nada. FMG

    ResponderExcluir
  38. Maré, vou por o pedido para o seo Akuan. FMG

    ResponderExcluir
  39. Tania, nuito boa a explanação. FMG

    ResponderExcluir
  40. Boa noite Pai Fernando.
    Boa noite a todos...
    Alex, se vc é do terreiro do Pai Maneco, esteja de parabéns! Ou até mesmo de outro terreiro...Isso se faz um bom médium. Inteirado de seus direitos e deveres!
    Desculpa gente, não quero em momento algúm parecer arrogante.
    Mas fico realmente em fúria quando vejo essas mistificações, misturebas, falta de compromisso nos terreiros, inadimplências entre outras coisas.
    Poxa, a Umbanda me acolheu há 16 anos atrás quando eu era uma adolescente. Sempre fui em busca do saber a respeito da espiritualidade. E foi nela que me deu todo respaldo para continuar minha vida.
    E qual minha retribuição? Qual o meu compromisso?O meu compromentimento com o lugar que me acolhe e me faz crescer, emocionalmente e espiritualmente ? Porque eu estando equilibrada nessas áreas o resto virá consequentemente!
    Bom, eu sou muito grata pelas duas casas que passei. E sempre dei minha contribuição, seja ela financeiramente, emocionalmente ou "braçalmente"
    Somos jovens e mais abertos ao crescimento e as idéias novas. Por isso vamos começar hoje a fazer algo por nossa casa, nossos amigos novos na corrente e pela Umbanda que escolhemos.
    Somos uma nova Umbanda...E com o TPM, somos uma nova geração pelo mundo a fora.
    Não que o TPM, seja o melhor! Porque existem casas maravilhosas tbém. Mas essa filosofia é muito boa e temos que passar adiante os nosso deveres e direitos.
    Como médiuns, seres humanos e como filhos de um Deus supremo!
    Saravá.

    ResponderExcluir
  41. João, tirei um trecho do meu livro Grifos do Passado sôbre animais. Veja "...No livro “Nosso Lar” do Francisco Cândido, ditado pelo iluminado espírito do André Luiz, na página 183, ele descreve uma cena no espaço: “Identifiquei a caravana que avançava em nossa direção, sob a claridade branda do céu. De repente, ouvi o ladrar de cães à grande distância. Que é isso? – interroguei, assombrado. Disse Narcisa – são auxiliares preciosos nas regiões obscuras do Umbral, onde não estacionam somente os homens desencarnados, mas verdadeiros monstros, que não cabe agora descrever.” Mais adiante continua: “seis grandes carros, formato diligência, precedidos de matilhas de cães alegres e bulhentos, eram tirados por animais que, mesmo de longe, me pareceram iguais aos muares terrestres. Mas a nota interessante era os grande bandos de aves, de corpo volumoso, que voavam a curta distância, acima dos carros, produzindo ruídos singulares.”

    Os umbandistas alardeiam que os Oguns vêm em seus cavalos brancos. Já não é um motivo para refletirmos se os animais têm ou não alma?" FMG

    ResponderExcluir
  42. Pai, Fernando, muito boa noite,
    Gostaria de saber sua opinião sobre:
    1) O amalá com peixe não é uma forma de sacrifício de animais e que possui sangue?
    2) a carne de galinha na farofa dos Exús também não contraria a vedação de sacrifícios?
    3) o que se deve a alta inadimplência nos terreiros, como convencer os médiuns da importância da manutenção do terreiro, no nosso é perto de 70%?
    4) a fluidoterapia é utilizada por várias religiões, o passe é uma transmissão de energias por excelência. Pode um médium com desequilíbrios dar um bom passe?
    5) A defumação e o descarrego com pólvora guardam uma identidade?
    Muito obrigado e um fraterno abraço a todos,

    ResponderExcluir
  43. Olá a todos... eu sou suspeita a falar de animais pq sou APAIXONADA por eles... Mas, qto a essa parte do seu livro Pai Fernando, qdo li lembrei da história da Boneca, que era a cachorrinha do Chico Xavier. Vou colar a história abaixo, quem sabe consigamos entender que os animais tem alma sim.

    "A CACHORRA DE CHICO XAVIER

    Chico Xavier tinha uma cachorra de nome Boneca, que sempre esperava por ele, fazendo grande festa ao avistá-lo.
    Pulava em seu colo, lambia-lhe o rosto como se o beijasse.
    O Chico então dizia: – Ah Boneca, estou com muitas pulgas!
    Imediatamente ela começava a coçar o peito dele com o focinho.
    Boneca morreu velha e doente. Chico sentiu muito a sua partida. Envolveu-a no mais belo xale que ganhara e enterrou-a no fundo do quintal, não sem antes derramar muitas lágrimas.
    Um casal de amigos, que a tudo assistiu, na primeira visita de Chico a São Paulo, ofertou-lhe uma cachorrinha idêntica à sua saudosa Boneca.
    A filhotinha, muito nova ainda, estava envolta num cobertor e os presentes a pegavam no colo, sem contudo desalinhá-la de sua manta.
    A cachorrinha recebia afagos de cada um. A conversa corria quando Chico entrou na sala e alguém colocou em seus braços a pequena cachorra.
    Ela, sentindo-se no colo de Chico, começou a se agitar e a lambê-lo.
    - Ah Boneca, estou cheio de pulgas! disse Chico.
    A filhotinha começou então a caçar-lhe as pulgas e parte dos presentes, que conheceram a Boneca, exclamaram: “Chico, a Boneca está aqui, é a Boneca, Chico!”
    Emocionados perguntamos como isso poderia acontecer. O Chico respondeu:
    - Quando nós amamos o nosso animal e dedicamos a ele sentimentos sinceros, ao partir, os espíritos amigos o trazem de volta para que não sintamos sua falta.
    É, Boneca está aqui sim, e ela está ensinando a esta filhota os hábitos que me eram agradáveis.
    Nós seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar."

    Beijinhos carinhosos, Dê

    ResponderExcluir
  44. Boa noite.
    Pai Fernando estava conversando com o Bruno Lamêgo e ele me fez uma pergunta que não soube responder. Então vou fazer as perguntas que ele me fez, ok?

    Luna o que é fazer um trabalho para o meu anjo da guarda? Tenho uma amiga que vai se recolher para fazer um trabalho para o anjo da guarda. E ela é da Umbanda.

    Estava vendo as fotos do TPM,e ví que os médiuns tem muitas guias de muitas cores e apetrechos, porque?

    Quais os fundamentos e rituais do Pai Maneco? Tipo, batizado , amaci...?

    É isso. Obrigada.

    ResponderExcluir
  45. Pai Fernando, eu já perguntei em algúm tópico o que é camarinha?

    ResponderExcluir
  46. Pai Fernando,quais os rituais que são feitos no terreiro, do médium iniciante ao pai de santo?
    Axé.

    ResponderExcluir
  47. Pai Fernando, já tendo eu uma visão a respeito disso, gostaria de saber a sua opinião.
    Um exemplo: Eu sendo médium do TPM, e vou visitar uma outra casa como visitante. O porque de eu não poder incorporar e dar passagem as minhas entidades? Qual o problema que pode ocorrer?

    -----------------------------------------------
    Aline amiga...saudades!!!!

    ResponderExcluir
  48. Claudio Henrique, pela ordem:
    1- Antes eu punha o peixe no Amalá, mas hoje eu não uso mais e recomendo aos outros que façam o mesmo, por dois motivos: pela rfazão que vc colocou e também porque animais comem o peixe e podem se engasgar com os espinhos.
    2- Claro, carne de galinha em farofa não se deve usar.
    3- Não sei como convencer as pessoas disso. Nosso terreiro tem quatro empregados efetivos, todos registrados na Previdencia, além de eventuais diaristas, tem gira todas as noites e até a metade do dia seguinte o terreiro já está limpo e encerado, água e luz por isso têm valor alto, nos banheiros papel e sabonete à disposição de todos, temos 8.000 metros que pagamos impostos e ainda mantemos jardins dos Orixás, limpeza e aí por diante. Agora, se uma vez faltar papel na privada, o primeiro a reclamar é quem não paga suas mensalidades que custam R$15,00.- Não são uns cara de pau?
    4- Isso é muito relativo. No momento do passe se o médium conseguir desligar suas dificuldades, não tem problemas.
    5- A defumação é usada para limpeza do ambiente e a pólvora para explodir detritos do perispirito. Identidades relativas.

    FMG

    ResponderExcluir
  49. Denise, que linda essa história. FMG

    ResponderExcluir
  50. Luna, por seqüência:
    1- Não sei como se faz trabalho para Anjo da Guarda e ainda recolhido em camarinha. Fico devendo essa. Quem sabe o teu amigo descubra e nos informe. Quero deixar claro que eu entendo que o Anjo da Guarda é a soma de nossas reencarnações, conforme já debatemos amplamente aqui no blog.
    2- São guias das entidades. Isso é perfeitamente normal dentro da Umbanda.
    3- Acho difícil eu falar de todos os nossos rituais aqui no blog. Em nosso site estão todos mencionados.
    FMG

    ResponderExcluir
  51. Luna, camarinha é um quarto onde o médium se recolhe não só para se alimentar com as comidas dos Orixás, como também para uma reflexão espiritual. Eu quando me fiz pai de santo fiz camarinha até quando ficaram prontas as comidas dos amalás. FMG

    ResponderExcluir
  52. Denise, eu fiquei muito emocionada lendo a história que vc contou sobre a Boneca.
    Pai Fernando, tenho uma coelha bebé e ela tem muitas manias e muito jeito igual ao Tobias que desencarnou. Acredito que de alguma forma, tenha voltado para dar/receber mais Amor. Acredito sim que animais têm Alma e tem capacidade de nutrir emoções e de nos demonstrar com lealdade essa capacidade. Linda história Denise.... obrigada por partilhar e, assim, me dar força para a minha crença de que Tobias voltou...
    BJOS.

    ResponderExcluir
  53. PAI FERNANDO, A INFORMAÇÃO OFICIAL DA NOSSA PRIMEIRA GIRA DO TERREIRO PAI MANECO NO RIO DE JANEIRO.

    União Espiritista Unida do Brasil - Rua Conselheiro Agostinho 52 - Todos os Santos
    nossa gira será todo 1º domingo do mês - 02 de agosto.
    Ás 15:00.
    Ponto de referência: Rua Piaui.


    Médiuns que irão, estejam de branco porque a nossa macumba do Pai Maneco RJ irá começarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!

    Bjs, axé, saravá! rsrs

    Pai Fernando depois me diga quantas pessoas em média virão. Para eu fazer o lanche, pois não teremos cantina.
    Bjs

    ResponderExcluir
  54. Ah!E a nossa primeira gira será regida pela lua CRESCENTE!!!
    Que maravilha!!!
    Axé

    ResponderExcluir
  55. Luna, feituras de mãe e pai de santo, feituras de mãe e pai pequeno, cruzamentos de capitães, cruzamentos de ogans, amacis, batizados e casamentos. Esses são os rituais tradicionais. FMG

    ResponderExcluir
  56. Luna, sendo médium experiente, não nada de mal, mesmo porque se a pessoa trabalha em uma casa é por ser naturalmente merecedora de toda confiança. FMG

    ResponderExcluir
  57. Mucuiu Padrinho.
    Gostaria de postar a respeito do respeito a natureza.
    Como o Sr sabe, sou dono de pousada, e convivo diariamente com o publico flutuante que, freqüentam as praias do litoral norte de são Paulo.
    A total falta de noção das pessoas, por muito tempo me fez arrumar algumas encrencas, e até hoje tenho que me controlar quando vejo algumas coisas.
    Exemplos – A maldita bituca de cigarro. Que mesmo os MAIS EVOLUIDOS ESPIRITUALMENTE, sempre acabam jogando no chão por ser algo pequeno, mas nojento. (já vi muito pai e mãe de santo mandando na calçada).
    As latinhas, que como desculpa as pessoas usam,, alguém vai recolher para vender. Pó,, quer dizer que enquanto não recolherem vou ter que conviver com seu restinho ai?
    Sacos plásticos de mercado – isso mata – Esta porcaria quando deixada em lugares abertos acabam voando. E ninguém nem se toca do seguinte – quando caem no mar são facilmente confundidos com águas vivas e plânctons, os quais servem de alimento principalmente para tartarugas, que acabam comendo o saquinho e morrendo sufocadas.
    Juro que no verão, chego a ter que sair da água, pois todos que acho no fundo vou colocando no bolso do calção, e chega uma hora que não cabe mais. Saio jogo no lixo e volto.
    Vcs não sabem inclusive a diferença gritante que tem na cultura das pessoas em relação a isso, de são Paulo para cima e para baixo. Curitiba e floripa são salas cirúrgicas comparado com o que vejo por aqui e nos estados La para cima.
    Respondam-me – quem leva para o mercado aquelas sacolas tipo da tia avó,, lembram-se ? De plástico colorido, lavável E MUITO FASHION HOJE EM DIA.
    Aqui vai:
    Latinhas – 500 anos para degradar.
    Saco plástico – 300 anos no meu quintal matando bichos.
    Bituca de cigarro – 5 ANOS para degradar, fora o cheirinho bom.
    Procuro evitar ao Maximo pegar saquinhos em qualquer lugar, tenho um lixinho no carro, e tomo isso como um dever espiritual. Se eu não me preparar para viver em um mundo melhor,, talvez não vá para onde desejo ir após minha passagem.
    Faça todo dia – pratique – crie a cultura dentro de vc mesmo. É fácil.

    Grande abraço.

    Kiko.

    ResponderExcluir
  58. JOÃO EMERSON DA COSTA15 de julho de 2009 às 13:25

    PAI FERNANDO,ACHEI INTERESSANTE O SONHO DO CAVALO,FEZ DERREPENTE BROTAR ESTES ASSUNTOS DA NATUREZA,DO RESPEITO PELOS ANIMAIS...E OLHA SÓ ,A HISTÓRIA DA BONECA,A HISTÓRIA NO SEU LIVRO,QUE OS ANIMAIS TEM ALMA,EU NUNCA DUVIDEI...MAS ACHO QUE A MENSSAGEM VAI ALÉM...VAI PELO RESPEITO A QUALQUER VIDA AQUI NA TERRA E INCLUSIVE A VIDA DO PRÓPRIO PLANETA...TEM UMA POESIA DE HELENA KOLODY QUE DIZ :"DO LONGO SONO SECRETO...NA ENTRANHA ESCURA DA TERRA...O CARBONO ACORDA DIAMANTE....",QUE BOM QUE O DESPERTAR PRA ESTA CONCIENCIA ESTEJA PRESENTE NA UMBANDA...CONVERSEI MUITO HOJE COM UMA JOVEM DO TERREIRO,ENGRAÇADO QUE ACREDITO QUE DAS MÃOS E DO CORAÇÃO DELA POSSAM SAIR GRANDES ESTUDOS E OBSERVAÇÕES SOBRE A UMBANDA PRATICADA NO TERREIRO DO PAI MANECO,PERCEBO QUE TEM MUITO CARBONO NOVINHO QUE HORA DESTAS VAI ACORDAR DIAMANTE E VER QUE A UMBANDA É TRANSFORMADORA E QUE PROMOVE UMA TRASFORMAÇÃO PRIMEIRAMENTE INTERNA,E DEPOIS EXTERNA AGINDO NO SOCIAL...QUE BOM QUE TEMOS A OPORTUNIDADE D E MUDAR...SE DIZEM QUE A ÚNICA COISA PERMANENTE,É A MUDANÇA..."EU PREFIRO SER ESTA METAMORFOSE AMBULANTE...DIZDIZER AQUILO QUE EU DISSE ANTES....".....SARAVÁ PAI MANECO....

    ResponderExcluir
  59. Pai Fernando eu estive lendo uma materia q me deixou confusa...
    Devido ao avanço da ciencia hj sabemos q a depressão é uma doença grave, causada pelo desequilibrio bioquimico dos neuronios responsaveis pelo controle de humor, e que um dos sintomas tipicos é o desejo constante de suicidio, por outro lado os espiritualistas e espiritas mostram o suicida como alguem q se condenou, "Ele sai do sofrimento para entrar na tortura (André Luiz)", descrevem vales e futuras encarnações com grandes prejuizos para o suicida...
    A minha duvida é: uma pessoa q sofre de depressão e se suicida, espiritualmente, é um criminoso ou vitima de uma doença?
    Axé
    Isamara

    ResponderExcluir
  60. Em 1854, "O Grande Chefe Branco" em Washington fez uma oferta por uma grande área de território indígena e prometeu uma "reserva" para os índios.A resposta do Chefe Seattle:

    “Como você pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? A idéia é estranha para nós.
    Se nós não somos donos da frescura do ar e do brilho da água, como você pode comprá-los?
    Cada parte da Terra é sagrada para o meu povo.
    Cada pinha brilhante, cada praia de areia, cada névoa nas florestas escuras, cada inseto transparente, zumbindo, é sagrado na memória e na experiência de meu povo.
    A energia que flui pelas árvores traz consigo a memória e a experiência do meu povo.
    A energia que flui pelas árvores traz consigo as memórias do homem vermelho.
    Somos parte da Terra e ela é parte de nós.
    As flores perfumadas são nossas irmãs, os cervos, o cavalo, a grande águia, estes são nossos irmãos. Os picos rochosos, as seivas nas campinas, o calor do corpo do pônei,
    e o homem, todos pertencem à mesma família.
    Esta terra é sagrada para nós.
    A água brilhante que se move nos riachos e rios não é simplesmente água, mas o sangue de nossos ancestrais.
    Se vendermos a terra para vocês, vocês devem se lembrar de que ela é o sangue sagrado de nossos ancestrais (...)
    O murmúrio da água é a voz do pai de meu pai.
    Os rios nossos irmãos saciam nossa sede.
    Os rios levam nossas canoas e alimentam nossas crianças.
    Se vendermos nossa terra para vocês, vocês devem lembrar-se de ensinar a seus filhos que os rios são irmãos nossos, e de vocês,
    e consequentemente vocês devem ter para com os rios o mesmo carinho que têm para com seus irmãos (...)
    Sou um homem vermelho e não entendo.
    O índio prefere o som macio do vento lançando-se sobre a face do lago, e o cheiro do próprio vento, purificado por uma chuva de meio-dia, ou
    perfumado pelos pinheiros.
    O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo hálito – a fera, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo hálito.
    O homem branco parece não perceber o ar que respira.Como um moribundo há dias esperando a morte, ele é insensível ao mau cheiro.
    Mas se vendermos nossa terra, vocês devem se lembrar de que o ar é precioso para nós, que o ar compartilha seus espíritos com toda a vida que ele sustenta.Mas se vendermos nossa terra, vocês devem mantê-la separada e sagrada,
    como um lugar onde mesmo o homem branco pode ir para sentir o vento que é adoçado pelas flores da campina (...)
    Tudo o que acontece aos animais, logo acontece ao homem. Todas as coisas estão ligadas.
    Vocês devem ensinar a seus filhos que o chão sob seus pés é as cinzas de nossos avós.
    Para que eles respeitem a terra, digam a seus filhos que a Terra é rica com as vidas de nossos parentes.
    Ensinem as seus filhos o que ensinamos aos nossos, que a Terra é nossa mãe. Tudo o que acontece à Terra, acontece aos filhos da Terra. Se os homens cospem no chão, eles cospem em si mesmos.
    Isto nós sabemos – a Terra não pertence ao homem – o homem pertence à Terra.
    Isto nós sabemos.
    Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família.
    Todas as coisas estão ligadas.
    Tudo o que acontece à Terra – acontece aos filhos da Terra.
    O homem não teceu a teia da vida – ele é meramente um fio dela. O que quer que ele faça à teia, ele faz a si mesmo (...)


    um abraco a todas e a todos

    ResponderExcluir
  61. Isamara, sobre depressão não vou falar, mesmo porque ela me confunde, tanto que o Caboclo Akuan diz aos depressivos que depressão que sara com a entrada de dinheiro não é depressão. Quanto a quem se mata, tem que saber se realmente ele é um suicida, porque o Pai Maneco me ensinou que nem sempre o suicida estava exercendo seu livre arbitrio. FMG

    ResponderExcluir
  62. Oi Padrinho.
    Mucuiu.
    Laura - thnx.
    sidney - ja havia lido este texto, mas náo me lembro aonde.
    DEVERIA SER UMA PRECE.
    Otima postagem. muito legal. valew.

    abs.

    kiko.

    ResponderExcluir
  63. (Afrânio)

    Ola todo mundo!!!

    Mucuiú Pai Fernando!

    Gostaria de saber um pouco mais sobre a origem dos Orixás:
    Eles foram criados por nosso Deus criador,já em estado evolutivo máximo, ou seja, não necessitaram passar por inúmeras encarnações como nós, a fim de se depurar? ou essa possibilidade é absurda?
    Já sobre os Guias (caboclos, pretos, boiadeiros, ciganos. crianças etc.) eu entendo que eles no caso, já foram espíritos que passaram por várias encarnações e por permissão de Deus estão resgatando os seus últimos carmas praticando a caridade na Umbanda... seria assim?
    E no caso dos Exus e Pombas-Gira?
    Eu sinto-me com muita dúvida em relação a origem , a sistemática do mundo dos Orixás nestes pontos...
    O senhor poderia me explicar?

    Grato Pai Fernando!

    ResponderExcluir
  64. Boa noite pai Fernando,
    Mucuiu, gostaria de saber se o Sr. já ouviu falar no Caboclo de Ogum com nome: Caboclo do Cruzeiro do Sul

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  65. Pai Fernando, gostaria de postar algo sobre depressão. Como Psicóloga sempre tive muito claro que depressão não é doença, mas uma forma de algumas pessoas para lidarem com a vida. Sempre soube que por isso, cada pessoa 'deprime' de forma diferente,apesar de ter o mesmo diagnóstico de outras.

    Porém me questionava sobre o porque de os espíritos não ajudarem a pessoa deprimida a se recuperar ( em alguns casos que conheci, parecia que a pessoa estava realmente abandonada pelas entidades ou espíritos bons).

    Na ultima gira de Exu, a Pombagira que trabalha atravás de mim deu uma explicação que fez todo o sentido (para minhas perguntas pessoais). Disse que nem todos que sofrem querem ser realmente ajudados. Que o caso da depressão é como um animalzinho que começamos a criar. Uma tristeza e apatia que começamos alimentando. Todo dia um pouco de alimento e ele vai crescendo. De repente está tão grande e forte que fica cada vez mais difícil derrubá-lo.Disse que as entidades ficam perto e tentam inspirar bons pensamentos, mas é a pessoa que deve pelo menos abrir seu coração e fazer um pedido para ajuda divina.

    Disse que isto faz uma abertura espiritual para que as entidades possam agir, pois sem isto seria influenciar no livre arbítrio da pessoa que lhe dá, inclusive, o direito a continuar sofrendo. Quando há esta abertura, as entidades podem agir de modo a fortalecer a pessoa para que não alimente mais seu sofrimento e o vença. Enquanto ela falava eu via claramente a cena dessa abertura espiritual.

    Como Psicóloga sempre soube da diferença que existe entre aquele que sofre e quer ser ajudado e aquele que, mesmo de forma inconsciente, 'escolhe' a dor. A partir disto, sei das minhas limitações de atuação,pois só podemos auxiliar aquele que realmente se dispoe a isto. Porém, não sabia que isto valia para o lado de lá também. Consegui compreender a importancia de, mesmo em profundo desespero e dor, elevar o coração a Deus e pedir ajuda. Percebi que faz toda a diferença entre as pessoas e a possibilidade de melhora.

    Abraço Pai Fernando
    Ah, quando der, por favor, poste alguma coisa sobre mediunidade intuitiva. Perguntei por email,mas pode ser pelo blog.

    ResponderExcluir
  66. Desirée, boa a tua colocação sobre depressão. FMG

    ResponderExcluir
  67. Desirée

    É isso mesmo. Não sou psicóloga mas as doenças emocionais e humanas já passaram ,e de vêz em quando passam por aqui.
    Já tive duas depressões medicamentosas e uma síndrome do pânico. Realmente é um começo de raiva de alguma situação, e que vai desenrolando para a falta de aceitação. Tudo isso inverte para dentro do próprio ser humano que explode como uma doença psicossomática. Pois quando se detecta no organismo, é porque já se instalou na parte perispiritual.
    De certo que há momentos dessas crises que vc não encontra saída e o mais confortante é ficar na prostração. Porque alí de certa forma vc conhece. E o novo, o que poderá vir de melhor vc não conhece. Mesmo podendo ser bom.
    Nossa uma loucura.
    Então entra a parte espiritual...Aonde seus sentimentos são super valorizados de forma negativa...Raivas, medos, inseguranças,auto piedade, e a não aceitação do seu momento. Isso consequentemente vc irá atrair os afins. Pessoas com a mesma sintonia e principalmente os espíritos, que estarão na mesma faixa vibracional que vc. Nossa ai vira uma bomba! Uma coisa de louco! Uma roda gigante de pensamentos que pára no mesmo lugar ruim que vc se encontra.
    Quando a Isamara falou da responsabilidade do suicídio eu vejo assim...
    Eu por ex: Quando começo num processo depressivo eu posso ou não pedir ajuda. E se porventura não pedir, vou consequentemente abrir caminhos para os espíritos obsessores, porque eles saberão aonde atacar...E eu junto com eles na mesma sintonia dou cabo a minha vida.
    Então de quem é a responsabilidade???Ai...Coisa difícil heim! Ainda mais de afirmar!!! Mas ao meu ver existe a responsabilidade de ambas as partes, porque lá atrás foi em quem deu o primeiro passo para os meus sentimentos ruins enrraizarem no meu coração.
    Mas só saberemos ao certo na espiritualidade...
    Axé.

    ResponderExcluir
  68. (Afrânio)

    Mucuiú Pai Fernando!

    Por que quando se vai tomar banho de descarrego não se lava a cabeça? atinge de alguma forma comprometedora o cháckra da coroa?
    O senhor também poderia me dizer se os Orixás já foram criados santos? sem carmas a resgatar? eles nunca passaram pela sistemática de pluralidade das existências como nós?
    Sei que os Guias (caboclos, pretos,crianças etc.) tiveram corpo material como o nosso e passaram por muitas encarnações, mas e os Orixás?
    E como fica o caso dos Exus e PombasGira em relação aos demais Guias da direita?
    Os Exus seriam entidades menos evoluídas que os demais e que um dia chegarão a ser caboclos, pretos e até crianças é isso?
    Os Guias receberam esse merecimento de Deus, de "pagar" o resto dos seus carmas trabalhando na Umbanda e evoluindo até o apogeu na prática da caridade?

    Um montão de perguntas rsrsrsrs

    obrigado querido Pai!

    ResponderExcluir
  69. Tb curti Desirée...

    É um dos caminhos mais sinuosos da existencia. Muitas vezes sem mapas, cheio de armadilhas, mas com esperanças escondidas para que ousa procurar e até cavar fora da rota...
    O equilibrio do físico, do psicossocial, do espiritual parece ser uma das aprendizagens mais complexas e decisivas no caminho da vida...
    Mas como dizia Paulo Freire: o caminho se faz caminhando ...
    bjao e abraço a todos e todas
    abracao Seo Fernando

    ResponderExcluir
  70. JOÃO EMERSON DA COSTA15 de julho de 2009 às 23:35

    PAI FERNANDO,SEMPRE VEJO AS PESSOAS PERGUNTANDO: PORQUE CHAMAMOS OS ÍNDIOS NA UMBANDADE CABOCLOS E NÃO DE ÍNDIOS?ME FIZ ESTA PERGUNTA,UMA,DUAS,TRES VEZES...TENTEI ENTENDER O SIGNIFICADO DA PALAVRA CABOCLO: PELO QUE LEMBRO É A MISTURA DO BRANCO COM O ÍNDIO...ENTÃO QUANDO A ENERGIA DO ÍNDIO MISTURA COM A ENERGIA DO MEDIUM PARA FORMAR A 3 ENERGIA...ESTA SE CHAMA CABOCLO(CAFÉ COM LEITE QUE TORNA-SE OUTRA COISA)...PODE SER ISSO?OU NADA HAVER ESTE RACIOCÍNIO?

    ResponderExcluir
  71. Da mesma forma que nos acostumamos com as alegrias, tambem nos acostumamos com a tristeza...Quando ela passa a fazer parte por anos a fio, cria-se uma dependencia tao grande que nao queremos melhorar. Mais facil manter o padrao doentio do que tentar a cura. Buscar a cura é mexer com feridas tao profundas que doe mais que a situaçao em si...
    Quando retomamos as redeas ( as vezes acontece a melhora), a vigilia deve ser constante. Voltar a velhos padroes de comportamente e de auto-piedade pode ser tentador.
    Mais dificil do que encontrar a melhora para a depressao é tentar mostrar a todos que você nao esta mais pirada nao...ninguem acredita no principio e todos ficam na espectativa. Horrivel a sensaçao de ser observada e todos fingindo que "estou olhando se vai chover".
    Se livrar deste fardo nas costas e procurar nao pensar nos outros, mudar os habitos de pensar e de agir, de verdade, por dentro e nao apenas na casca, retomar a vida, buscar o tempo perdido e perder medos de se arriscar...ufa!!! sem nossos guias, sem nossos guardioes, sem nossos conselheiros...enfim sem a espiritualidade agindo junto conosco seria impossivel.
    Desirée, sabias palavras as que colocou!Acredito que se puder sempre conciliar sua profissao à busca espiritual dos seus pacientes e usar sua intuiçao, sempre saira vencedores dai.
    Mas posso garantir que a luta sera eterna, um depressivo (ex-depressivo)nunca mais podera se permitir abaixar a sua guarda.

    Luna, tambem estou com muita saudade de você, irma! Preciso do seu carinho e da sua amizade!
    Sarava!
    Aline

    ResponderExcluir
  72. Oi Isamara!
    Li sua postagem com a duvida cruel sobre o fim dos suicidas.
    Acho que esta colocaçao dos Kardecistas (com toda consideraçao possivel para com eles), mais cruel do que o proprio ato desesperado.
    O vale de lama com enxofre e tudo o mais, ja existe no dia a dia do depressivo. Vive-se lutando para sair, em altos e baixos. A apatia e o desanimo sao palavra de ordem. Uma pessoa assim podera ser condenada a mais milenios de tortura, caso busque a propria morte, que obviamente nao é a melhor soluçao, mas que sabemos, em muitos casos acontece...Me parece que uma colocaçao desta é mais para amendrontar, para inibir este tipo de atitude. Agora quanto à sequelas em outras encarnaçoes, acredito que tenhamos que arcar com as consequencias.
    Sarava!!
    Aline

    ResponderExcluir
  73. Afrânio, os Orixás são vibrações Cósmicas. As entidades sim sofreram e ainda vão sofrer provavelmente reencarnações futuras em busca das suas perfeições, o mesmo acontecendo com com os exus e pombas giras. FMG

    ResponderExcluir
  74. Kiko, concordo com você! Quando vou à praia sempre levo embora o lixo que faço e me irrita muito aquele povo que joga bituca de cigarro na areia e palito de sorvete com o papel, achando que "não dá nada"...é um absurdo completo. A praia, o chão na rua são nossos também? Me pergunto: Será que alguém joga bituca de cigarro na sala de casa e depois pisa com o pé para apagar?" Se vc não tem o costume de fazer esse tipo de coisa na sua casa, pq fazer na rua???
    Também carrego um lixinho no carro e não jogo nada na rua pela janela (alguém joga lixo no chão de casa?). Acho um desrespeito ao próximo e a si mesmo.
    Quanto às sacolinhas, tenho umas 4 de pano que uso (confesso que às vezes esqueço) para ir ao mercado. Nas primeiras vezes que fui o caixa ficou me olhando com a cara mais esquisita do mundo, pensando, "o que essa moça tá fazendo com tanta sacola???". Hoje em dia é mais comum, mas ainda gera estranheza no povo que não tem ainda o hábito. Aliás, já conversei com muito caixa de supermercado que tem que gente que inclusive faz questão de levar um ou dois produtos, no máximo, por sacola! Pode? Pra que tanta sacola plástica?
    O meu marido tb tem o costume de, pelo menos uma vez por semana, ir de bicicleta para o trabalho (temos um carro só) e ele diz que não precisamos de mais um pq existe ônibus e bicicleta e ele não acha mal nenhum em usar esse tipo de transporte. Nesse ponto ele é mais consciente do que eu que só ando de carro. Raramente deixo o carro em casa para pegar um ônibus! (Feio não?)
    Não é só pq sou umbandista que me preocupo com o lixo e a sujeira, mas pq sou ser humano e me preocupo com o que posso deixar para os meus filhos e para nós mesmos na velhice!
    Temos que nos conscientizar de verdade, sem discurso da boca para fora. Se cada um fizer a sua parte, talvez a coisa melhore um pouco.
    Desculpe o tamanho do texto, mas me empolguei!
    Axé a todos!
    Fabiana

    ResponderExcluir
  75. Pai fernando, onde e como posso comprar o livro
    Grifos do Passado?

    Grato

    Luiz Roberto

    ResponderExcluir
  76. Desiree já q vc postou, e contou q eh psicologa, queria então perguntar sobre depressão infantil, pq os adultos se deprimem qnd alguma coisa não sai da forma esperada, se fazem de vitima...enfim tem malicia, mas e a criança?
    A pergunta inicial minha foi pensando nisso, pq uma criança q brinca, é espontanea derrepente tem depressão, eu tive depressão aos 6 anos, tomei medicação e td mais, e a minha vida era como de qqr outra criança normal, eu não me tornei triste, só perdi a vontade de fazer as coisas, a vontade de viver...
    Isso me leva a crer q é uma doença, e q com tratamento tem cura, como no meu caso curou com tratamento e medicação adequada...oq vc diz sobre isso?
    Onde entra a proteção espiritual natural da infancia se não for uma doença?
    Isamara

    ResponderExcluir
  77. Carlos, estou postando o nome do Ogum Caboclo Cruzeiro do Sul para que quem o conheça faça a postagem. FMG

    ResponderExcluir
  78. Afrânio, acho que já respondi no comentário anterior. FMG

    ResponderExcluir
  79. João, caboclo é a mistura do índio, do branco e do negro. FMG

    ResponderExcluir
  80. Pai Fernando,

    Para ser cigano em alguma vida aquele espirito veio como cigano, o preto velho tbm e assim vai.
    Para ser Exu o espirito tem que ser oq... pq ele não se encaixa em nada é isso...Gostaria que o senhor responde-se até mesmo para quebrar o mito que toda pomba-gira foi prostituta e por ai vai.

    Monique

    ResponderExcluir
  81. Luiz Roberto, mande-me um e-mail que eu repasso para a pessoa que vai de indicar. E-mail: fernandoguima@terra.com.br. FMG

    ResponderExcluir
  82. Monique, leia no site www.paimaneco.org.br que tem uma explicação sobre a origem dos exus. É que não cabe no blog. FMG

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde Pai Fernando.
    Não sei se o Sr, já postou algo sobre esse assunto, mas ontem na gira do Pai Léo eu estava com muita dor de dente, mas o Caboclo de Oxóssi trabalhou normalmente, na segunda parte era gira de Ciganos, sei que o Sr. disse ser "bobagem"(não com essas palavras) a minha dificuldade com as linhas neutras, mas durante a gira de Ciganos eu estava concentrado e sentindo uma vibração muito forte de Cigano(óbvio, haha!!) só que não consegui incorporar, pq?
    Aproveito para comunicar a Luna e todo pessoal do Rio que estarei na gira com vcs!! E como consequência, as fotos irão rolar soltas, huahuahua!!
    Obrigado
    Henrique Karam.

    ResponderExcluir
  84. Henrique, com o tempo vc acostuma a incorporar a linha neutra. FMG

    ResponderExcluir
  85. Oi Isamara, apesar de discordar desse tipo de diagnostico para crianças (em adultos tbem,mas vamos ao foco), entendo que essa descrição de sintomas, bem como outros atrasos de desenvolvimento, se referem a uma resposta da criança diante de alguma situação que não esta dando conta. Ela não tem forças ou interesse para as atividades comuns porque está dirigindo toda energia para resolver conflitos interiores.

    Estes conflitos podem ser apenas dela, pois apesar de crianças, são seres em desenvolvimento e que passam por fases decisivas e dificeis às quais tem de se adaptar, ou podem ser um reflexo de um dos pais ou de ambos. Sabe as feridas profundas que a Aline falou..passamos anos sem mexe-las...mas quando temos filhos, elas aparecem através deles. "A criança é o sintoma dos pais"... essa frase diz exatamente o que acontece. Se não for alguma dificuldade específica da crianca diante de sua vida, é o reflexo de algo que os pais não conseguem lidar e é trazido, de forma transformada, pela criança.

    De qualquer forma, não acho que haja malícia ou se fazer de vítima, nem no adulto nem na criança. No adulto, penso que alguns se entregam mais e outros lutam mais. Mas não por maldade, vitimização...mas por caracteristicas pessoais construídas ao longo da vida. No caso da criança, às vezes o tempo mesmo se encarrega dela conseguir achar um jeito de se resolver. Por isso, náo gosto de diagnosticos precoces..Hoje tudo é doença...até mau humor ja é diagosticado como transtorno distímico. Discordo profundamente. A vida não é fácil e não existe felicidade permanente. Hoje vende-se doença para vender remedios com a promessa de felicidade plena. Isto não existe. E isto no caso das crianças é mais revoltante ainda. (desabafo)

    Mas voltando ao caso, penso que uma ajuda psicologica pode ajudar...descobrindo se é algo da crianca ou sintoma familiar e assim ajudar realmente quem precisa (os pais).

    De qualquer modo, é interessante sempre consultar alguns especialistas, pois cada caso tem sua especificidade. Acho que respondi o que é da minha alçada, rs...sobre proteção espiritual infantil desconheço.

    Mas acredito que não exista protecao ou barreira espiritual contra as tristezas que temos diante de dificuldades inerentes a vida...separação dos pais, ir a escola pela primeira vez, perder amigos, crescer, transformações do corpo.. nós adultos é que temos de ajudar as criancas a superarem estas dificuldades e encontrar seu modo proprio de lidar com elas.

    Espero ter respondido.

    Aline, obrigada pela mensagem. Sou reticente a misturar religião e psicologia, mas acredito que as entidades me ajudam nessa tarefa..como em todas. Abraço.

    ResponderExcluir
  86. Curitiba, 15 de Julho de 2009.



    Um carinho a querida Sra Rosa Caveira.

    Eu, Sandra Estrella, médium do Terreiro do Pai Paneco, filha do meu pai de umbanda Jussaro, não podia deixar de relatar em algumas palavras quem é a Sra Rosa Caveira, exu mulher, que muito sabiamente seu cavalo Alaine, (acho que é esse o nome), a traz para todos nós nas giras de segunda-feira .

    Rosa, Rosa Caveira...

    Com esse nome às vezes parecendo tão assustador, sabe colher de dentro das vidas mais sombrias as rosas mais puras que temos e enche nosso lar de amor.

    Querida, como poderia eu, deixar passar em branco, nos meus 46 anos de vida o filho que você me devolveu?

    Sentada a sua frente, enquanto todos os médiuns dançavam e cantavam na gira, sem saber o que se passava, eu, perdida e sem esperanças, sentei-me a sua frente para pedir seu socorro.

    Deparando-me com você, sentada e tão singela, sozinha e bem falante, contei minha história triste com meu filho errante, que se alimentava com as drogas...

    Você Rosa, soube ouvir-me com paciência sobre os problemas que eu carregava, e com sua fala forte, confortou-me, e firme, na magia me amparava...

    Hoje o meu filho não se droga, me ajuda em casa, convive conosco com amor e diz que seu amor por mim é incomparável! Ah Rosa querida, obrigada, obrigada!

    Ainda choro de dia e às vezes de madrugada, mas isso por quê te admiro e por quê um dia te encontrara.

    Sei que junto contigo estão as falanges e todos os guardiões da nossa casa, mas você Rosa, não adianta, será sempre a minha amada.

    Nunca vou te esquecer, sou mãe, fui ajudada.
    E agora, na gira das terças do meu querido Pai Jussaro to livre pra ajudar com as minhas entidades fazendo o mesmo que você minha cara.

    Obrigada pai Jussaro, seu Tucuruvu, seu Benedito, Exu da Meia Noite e todos os meus amigos.

    Sandra Estrella

    ResponderExcluir
  87. Olá Pai Fernando! Tive uma agradável surpresa ontem na gira e gostaria de contar ao senhor e aproveitar para tirar uma duvidazinha: O Sr se recorda sobre minha confusão de não saber se na gira de caboclo recebo caboclo ou cabocla não é mesmo? rsrsrs Tinha uma intuição, de ser caboclo, pois ficava mais "brava", meus cabelos incomodavam, e não dançava! Só atirava sua flecha, mas depois sentia uma vibração mais suave, e me deixava meio tonta, mas nada de incorporar!
    Bom, ontem, quando me foi permitido dar passagem a surpresa: recebi uma Entidade muito diferente! Girava muito, mas muito, demais! E, é de Iansã! As mãos como chamando os raios... é minha cabocla! Eu me lembrei do senhor! Sobre tudo o que me disse sobre minhas Entidades e sobre: Tempo, calma e confiança!!!
    Aproveito p/ perguntar: porque gira tanto??? rsrsrs. O mais impressionante é que não caimos e nem ficamos tontos não é?
    Obrigada Pai. SALVE SUA LUZ!
    Silvinha

    ResponderExcluir
  88. Oi pessoal tudo bem? Já estava com saudades... Sua benção meu tio.... trago novidades a mamy está bem melhor, nossa é impressionante a diferença, ainda não disse nada sobre nosso retorno, mas disse que o luto dela está pra acabar, amigos muito obrigada pelas orações e preces feitas por vcs. Confesso que até eu melhorei a minha fomra de estar nestes últimos dias.
    Lá vai uma... estava pensando esses dias nas minhas incorporações e me lembrei de que de vez em sempre qdo trabalho com a D. Zeferina (Baiana), quando estou a incorporando sinto que ela vem segurando um balaio, ou cesto ou peneira sei lá uma coisa grande assim, depois esta sensação vai sumindo e de repente o "balaio" não está mais nos braços e deixo de sentí-lo, pq será que sinto isso?, onde será que está o tal "balaio"? é normal sentir esse tipo de "detalhe" na incorporação? O que acontece qdo eu páro de sentí-lo ? Ai qtas perguntas, que surgiram do nada e achei melhor perguntar.

    Tio Fernando um bjao no seu coração e um abraço à todos meus irmãozinhos. Joyce

    ResponderExcluir
  89. (Afrânio)

    Ah mil desculpas Pai Fernando eu postei, com insegurança que não tinha sido enviadas, as perguntas duas vezes.

    desculpa desculpa e muito obrigado!

    de muita valia para mim!

    SARAVÁ!

    ResponderExcluir
  90. Pai Fernando, podemos 'trabalhar' com duas entidades diferentes na msm linha? Bem, sei que estou engatinhando nessa área... mas na primeira gira de boiadeiro que a mãe Lucília percebeu que eu não estava bem e me auxiliou, eu vi aquela boiadeira que tinha postado no blog... até a sensação que eu tive foi diferente da explicação que o Sr. colocou, pq ela não me pareceu uma 'dona de casa' e sim uma mulher q ia em comitiva com os homens.
    Nesta segunda feira, veio denovo e na primeira vez pareceu ser a mesma boiadeira. Daí foi embora e depois me pareceu vir outro, que foi aquele que foi cumprimentá-lo. Isso pode acontecer?

    Beijinhos e obrigadinha, Dê

    ResponderExcluir
  91. Sandra, meus parabens. Vc relatou um acontecimento sem nenhum constrangimento, de uma forma clara, sincera e linda. Muito axé para vc e teus familiares. Saravá da. Rosa Caveira e seu cavalo a Alayne.

    ResponderExcluir
  92. Silvinha, quem sabe a entidade quis deixar vc tonta para ela incorporar melhor, ou de tempo... FMG

    ResponderExcluir
  93. Joyce,não se preocupe com as incorporações. Só deixe acontecer e tenha fé em vc e nelas, as entidades. Diga para sua mãe voltar logo aos trabalhos, quem sabe as pessoas que desencarnaram queiram mandar recados, mesmo por intuição. Mas se ela concentrar, os espiritos incorporam. FMG

    ResponderExcluir
  94. Denise, pode acontecer, mas eu acho que aquele com quem falei vai incorporar mais que o outro. FMG

    ResponderExcluir
  95. Mucuiú, Pai Fernando!
    Estou bem feliz em informar que a cirurgia da LaLoba foi bem sucedida, apesar da infecção ter se alastrado muito, deu tempo de evitar maiores sofrimentos.
    Ela está reagindo bem e ficará no hospital,em observação, até amanhã.
    Desde que pedi ajuda à espiritualidade - "Cura, cura, Akuan..." - ela foi demonstrando tanta garra e vitalidade que surpreendeu os veterinários.
    Tenho fé/certeza que o pós-operatório seguirá tb assim nessa vibra.
    O quadro que ela apresentava, segundo eles, levaria o animal a um estado quase letárgico, de fraqueza, com falta de apetite e excesso de sede, funções fisiológicas desequilibradas, etc e tal.
    Lá lá lá!!!
    Os animais tem alma, sim!
    E se tem alma, tem sentimentos e inteligência, peculiar ao seu grau de evolução!
    Livres de julgamentos hipócritas, recebem e aceitam a energia superior, os princípios da natureza, com tamanha simplicidade que os efeitos são imediatos!!!
    Saravá Ogum!
    Saravá Oxóssi!
    Saravá todos os Orixás da Umbanda!
    Salve Seo Akuan!
    Salve Seo Areia Branca!
    Salve Caboclo Juquiara!
    Salve Caboclo Taiacuã!
    Salve todas as entidades do TPM!
    Salve nossa corrente de ferro e de aço!
    Muito obrigada Pai Fernando!
    Muito obrigada Mãe Jô!
    Muito obrigada Pai Jorge!
    Muito obrigada Pai Jussaro!
    Muito obrigada aos amigos e irmãos que vibraram direta ou indiretamente!
    Valeu, Deeeeuuusss!!!
    OKÊ ARÔ!!!

    ResponderExcluir
  96. Oi Tio! Obrigada, não vou me preocupar, deixa fluir é melhor assim! Tenho fé e nada de mal vai me acontecer, até me arrepiei qdo o Sr disse que as pessoas que desencarnaram queiram mandar recados, hj tive um sonho com a minha vó, o primeiro desde que ela desencarnou dia 19/06 e ela parecia muito bem e feliz, sorrindo, o engraçado é que ela estava com uma roupa de uma cor que sei q se ela estivesse viva não usaria ela não usava laranja, nem que amarrassem ela, me senti tranquila com esse sonho e senti que foi um recado, que ela estava bem e pela manhã comentei com a mamy, foi qdo ela disse que o luto estava pra acabar. Acabei de ler pra ela o que o SR disse e ela me respondeu, estamos voltando me dê até domingo pra eu guardar ao menos 30 dias e quem sabe voltamos na próxima sexta, aííííí fiquei muito feliz....
    Bjos tio e adorei o trasmimento de pensação ou a transmissão de pensamento. - Joyce

    ResponderExcluir
  97. Obrigada pai Fernando, foi de coração aberto que agradeci Sra Rosa Caveira...

    Hoje sou feliz no meu lar que sofria com o problema a quase 5 anos.

    Sra Rosa transformou a minha vida, sou feliz e estou em paz.

    Muito obrigada ao senhor também que um dia acreditou que a umbanda funciona e é real.

    Um grande saravá de coração...Sandra Estrella

    ResponderExcluir
  98. Sandra, que bom que vou ter oportunidade de falar mais sobre o assunto. Pessoas que são viciadas, ao invés de receberem nosso repudio, têm que receber nosso apoio. Vc deu exemplo de garra não só em abraçar a cura de seu filho, como deu um exemplo de determinação e fé. FMG

    ResponderExcluir
  99. Amiga Aline...Nem precisa falar né? Amú tú tatú!!!

    Desirée, muito boa sua explicação. Bem com os pés no chão!

    Sandra, que lindo! É muito bom ver pessoas, e acima de tudo... humanas.rsrsrs

    Pai Fernando...Esse blog, tá que tá, heim?!
    Bjs a todos.
    Axé.

    --------------------------------------------

    Agora minhas perguntinhas, não poderia faltar né?

    Pai Fernando qual sua sugestão para um médium que está começando hoje na Umbanda?

    Ou que está na "paquera" de sair de consulente para médium do terreiro?

    ResponderExcluir
  100. Luna, teria um monte de conselhos, mas vou dar o óbvio e simples: entreguem-se aos dirigentes e deixe por conta deles todo o processo do desenvolvimento mediunico. FMG

    ResponderExcluir
  101. Deixa eu falar do assunto depressão. Acho que muitas vzs pode ser uma tristeza profunda mas em alguns casos pode ser obssessão.Vou falar cnnsultas sem dizer nomes é claro!
    É um homem, grande bonito e super saudável.Não saia de casa a mais de uma ano, licenciado do trabalho por não ter condições de nada. Mão agoniada levou seu filho no terreiro.Foram várias consultas, até que um dia entrou na gira e incorporou.Era gira de Exú e ele incorporado foi até seu Caveirinha e disse que estava ali com a intensão de matar aquele cavalo.S.Caveirinha deu-lhe uma juntada e disse que a entidade estava tendo pala primeira vez uma oportunidade de trabalho e que o terreiro estava aberto à ele mas se fosse ao contrário ele iria embora na porrada.O espírito pediu um tempo, ficou dando voltas pelo terreiro até voltar e dizer que topava trabalhar e que não só ele ia embora como iria levar os "outros" que ele havia contratado para pertubar aquele homem.
    Nem preciso dizer que este médium hoje não sofre mais de depressão, voltou a trabalhar e sua vida voltou ao normal.
    Este é um caso de obessessão que muitas vzs se confunde com depressão.
    Lucilia

    ResponderExcluir
  102. Ana, vc já foi no terreiro que o Carlos vai em Portugal?

    ResponderExcluir
  103. Ana, antes que vc responda para a Lucilia, quero falar sobre o teu coelho. Fiquei receoso que vc não gostasse que eu falasse, mas vou arriscar e contar para op Blog registrar. A Ana tinha um coelho chamado Tobias. Ele ficou doente e a Ana pediu uma força para a Umbanda. Mandou uma foto e o Caboclo Akuan fez um trabalho especial e mandou ainda por o ponto durante um periodo no Roncó para ser alimentado. Não sei até que ponto foi importante o trabalho para ele, mas ao menos para mim foi muito bom. Fiquei satisfeito de ter sido veiculo de um trabalho tão legal. FMG

    ResponderExcluir
  104. (Afrânio)

    Mucuiú Pai Fernando!

    Durante mais de um ano mantive um grupo de estudos das obras de codificação de Kardec na minha cidade; uma vez por semana nos reuníamos para estudar e era bastante proveitoso.
    Minhas irmãs sempre me acompanhavam nos estudos e a gente debatia os assuntos, porém sempre acontecia incorporações das minhas irmãs e eu sempre alertava para não dá passagem, mas elas falavam que o mal estar que sentiam era consideravel e o espirito pedia a comunicação, sempre eels vinham chorando, falando de saudade de familiares, como estavão lá e pediam vibração, a gente acabava vibrando e elas me comunicavam que estava sentindo bem logo após, usávamos a água fluidificada e dávamos continuidade aos estudos.
    Mas Pai eu me senti obrigado a termina,r a encerrar os estudos, haja vista não ter mais como controlar isso das minahs irmãs, eu pedia que não houvesse, mas sempre havia incorporações. Dai parei mesmo... não me sinto preparado pra lidar com os espíritos!
    Esta semana uma das pessoas que estudavam veio a mim e pediu pra da continuidade no grupo e eu disse que ira pensar; num sei Pai, eu digo e explico que É SO ESTUDO mas sempre tem incorporação.
    Agora um fato muito curioso é que durante os estudos minhas irmãs começaram a realizar curas, a vizinhança vinham e elas ficam curvadas, tremendo as mãos e realizam as curas, dái eu como conheço a Umbanda, acabava perguntando quem era que se "aproximavam" no momento da cura, elas falavam que era um velho.... e olha que elas tem é medo de umbanda,pois não a conhece, alias tinham pq acabei explicando que a Umband a é Paz e Amor; mas elas nem sabiam que existiam pretos e muito menos que eles curavam .
    Elas querem muito voltar ao estudo, pq segundo elas tudo estava bem melhor, pq minhas irmãs tinham muito sonhos e são muito sensitivas e segundo ela depois dos estudos tudo tava "mais traquilo".
    Eu particularmete não sinto nada de aproximação no estudo, até porque preu sentir algo de vibração tem que eu tá muuuuito concentrado e olhe lá.
    Pai, o que o senhor me diz?
    É possivel voltar ao estudo? Eu os considero muito bom sabe ,eu acabei aprendendo muito e elas também, mas queria que fosse somente o estudo (pelo menos no momento.
    Existe, segundo o senhor, algo que possa .. num sei se a palavra certa seria impedir, mas algo que permitisse ter somente o estudo sem incorporações?Eles na maioria pedem ajuda, salvo os velhos que curam né.

    Abraço Pai!

    ResponderExcluir
  105. A fala da Lucilia reforça ainda mais a ideia da complexidade da caminhada humana. Independente do campo onde se inicia, a depressao trama sua rede nos demais e acaba por envolver todo o ser. As vezes, encontra-se a saida na intervencao em um deles,outras vezes em todos eles. Seja qual for o caminho da saida a propria pessoa deve querer abrir a porta.
    Qto ao Tobias, ao Raul ou ao perdido Urso e as diversas historias sobre animais aqui no blog, so comprovam a interdependencia entre todas as formas de vida neste planeta e como o cuidar e o respeitar é sagrado para as Entidades.

    abraço
    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  106. Li uma vez um relato, acho que foi na comunidade do pai Maneco, sobre D. Rosa Caveira, muito emocionante:
    Ela entregou uma flor (uma rosa vermelha) à consulente. Foi sua resposta muda à todas as questoes, duvidas e anseios desta pessoa, com apenas a recomendaçao de que tivesse fé e guardasse a flor com carinho.
    Ela foi embora para casa, um pouco decepcionada, pois esperava algo mais desta consulta. Colocou a rosa em algum lugar do seu lar, bem guardada e longe dos olhos de todos. Esqueceu-se dela por algum tempo.
    Logo depois as coisas começaram, devagarzinho, a mudar para melhor...quase imperceptivelmente tudo foi se ajustando na vida da consulente.
    Um dia, limpando a casa, ela encontrou a rosa que D. Rosa lhe havia dado, porem esta se encontrava num local completamente diferente do qual ela havia guardado no principio. Surpresa, ela apanhou a flor do chao e como num clarao de memoria, ela se lembrou da consulta, dos seus problemas na epoca e de como as coisas haviam caminhado para um desfecho feliz e chorou de agradecimento.
    Percebeu naquele momento, que D. Rosa a havia acompanhado ate em casa e la permaneceu atraves da flor enquanto ela precisou de auxilio.
    Loroie as Pombas giras!
    Loroie D. Rosa Caveira! (espero um dia ter a alegria de "conhecê-la"!)

    Sarava blogueiros!
    Aline

    ResponderExcluir
  107. mucuiu Pai Fernando
    boa noite a todos
    Sandra muito obrigada pelo seu imenso carinho a D Rosa Caveira...q ela possa sempre estar em seu caminho.....
    obrigada pela sua fe q me emocionou muito..bjos
    sarava
    Allayne

    ResponderExcluir
  108. Pai Fernando.... Estou chorando de emoção... e de saudade dele. Envio um forte abraço de agradecimento por ter ajudado meu coelhinho Tobias e por estar agora relembrando esse maravilhoso trabalho que o TPM fez para ele. Abençoada espiritualidade... Tobias nessa altura melhorou bastante, fiquei muito feliz porque vi melhoras nele...
    Mas a doença estava lá Pai Fernando e tinha chegado a hora dele... mesmo assim ele durou 3 meses doentinho e sobrevivendo graças à vossa ajuda espiritual. Depois começou a ter ataques de sofrimento.. eu via nos olhinhos dele e no corpo dele que ele estava definhando... era quase pele e osso... os medicamentos da veterinária já não faziam efeito. Há tantos meses atrás eu sonhava que meu Tobias ia morrer... (na altura ele ainda não estava doente). Sofri tanto nos sonhos, gritava, tinha ataque de pânico, chorava... senti toda a dor de perder meu animal. E acordava em sobressalto. Tudo tudo aconteceu. E pedi ajuda. Tobias ficou doente no início de Fevereiro de 2009 e faleceu dia 21 de Abril. Nessa noite coloquei-o no meu colo e eu vi que ele ia desencarnar em breve. Eu disse a minha tia.
    Tobias antes de desencarnar deu muitos beijinhos a minha tia e partiu no colo dele... "serenamente". Está enterrado no Zoológico, perto dos amiguinhos dele. Nunca vou esquecer o meu Tobias, porque sendo somente um coelho.. este animal tinha mais sentimentos do que muitas pessoas... era feliz, era dedicado, era carinhoso e eu tive oportunidade de ser uma pessoa melhor por causa dele, porque desenvolvi em mim as melhores emoções para dar carinho a ele. Vcs são pessoas maravilhosas, que mesmo não me conhecendo pessoalmente, me atenderam várias vezes com vários pedidos que fiz ao TPM. Saravá meus queridos... Desejo tudo de bom para vcs, do fundo do meu coração. Obrigada meu querido Pai Fernando.

    ResponderExcluir
  109. Lucília eu nunca fui em nenhum terreiro aqui em Portugal. Aguardo sua orientação, se devo ir ou não. No entanto, eu vou ao TPM...como vc sabe, este ano, que é o meu Terreiro de coração.
    Concordo com Lucília quando diz que obsessão se confunde com depressão em muitos casos...
    Lucília quero muito estar no TPM... torçe por mim.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  110. Pai Fernando, posso dizer mais uma coisa que esqueci de escrever há pouco? O trabalho foi importante para Tobias porque, na minha humilde opinião, deste modo ele não esteve sozinho nesta fase. Teve o apoio espiritual e o meu amparo também. Nunca nunca esteve sozinho. Esteve recebendo vibrações de amor e de cura. Acredito que no momento da passagem ele esteve bem acompanhado pela espiritualidade. Os animais têm Alma.. aliás tudo o que foi criado por Deus tem energia e tem a essência de Deus.. seja animal, seja pedra, seja lua, seja gente. Saravá.

    ResponderExcluir
  111. Afranio: o que está acontecendo é que as pessoas querem receber os espíritos, e só por isso é que incorporam. Se houvesse recusa do médium, podia acontecer mas a nível de espirito obsessor e nunca uma entidade que viesse ainda fazer a cura de consulentes. Então o problema não é com vc. Existe uma diferença enorme entre a Umbanda e o espiritismo tradicional, pois um encaminha espiritos necessitados e a Umbanda tem mais força para deter entidades de elevada maldade e conhecimento da manipulação das energias. Esses últimos espiritos em uma sessão que não tem pontos de segurança criados e firmados dificilmente se submeteria a um encaminhamento espiritual. Como vc quer fazer grupo de estudos e tudo vira em sessãoo espirita, então crie uma, tendo uma parte de estudos e outra de desenvolvimento mediunico, mas sem falar em Umbanda. Faça isso a nível de espiritismo de mesa. Assim, quem sabe, vc resolva o problema de todos vcs. FMG

    ResponderExcluir
  112. Pessoal da engoma, o que Ana falou: "aliás tudo o que foi criado por Deus tem energia e tem a essência de Deus.. seja animal, seja pedra, seja lua, seja gente" pode dar ponto... FMG

    17 de Julho de 2009 08:42

    ResponderExcluir
  113. Carlos

    Ha muitas referencias Ogum ao ceuzeiro do sul. Mas, ainda nao achei nada sobre Ogum Cruzeiro do Sul. Historicamente, o cruzeiro do sul está presente na origem, na cultura e na identidade da nacionalidade brasileira. Ha lendas, canções, poemas, hinos, signos, enfim todo um imaginario e um simbolismo ligando cruzeiro do sul a nossa nação. Basta ver a nossa bandeira.Espero ter ajudado. Um abraço.

    "Que cavaleiro é aquele
    Que vem cavalgando pelo céu azul
    É Ogum Matinada
    Ele é defensor do cruzeiro do sul
    Com sua espada na cinta
    Seu escudo no braço
    Ele vem cavalgando
    É Ogum Matinata
    Ele é defensor do cruzeiro do sul
    Que cavaleiro é aquele
    Que vem cavalgando pelo céu azul
    É Ogum Matinata
    Ele é defensor do cruzeiro do sul
    Salvando os filhos de Umbanda
    E firmando seu ponto
    Ele vem batalhando
    É Ogum matinata
    Ele é defensor do cruzeiro do sul"

    abraco
    Sidney

    ResponderExcluir
  114. Bom dia blogueiros do Pai Maneco e Sarava!
    Mucuiu Painho!

    Lendo sobre a historia da Ana e seu coelinho, me emocionei! Revivi a historia.
    Aqui em casa, na epoca, convivemos um pouco, mesmo de longe, com a dor da portuguesinha, pois ela nos escreveu (a mim e à Yaya, minha filhinha), contando que o Tobias estava doente.
    Queria colocar aqui que a Yaya quando chegava da escola, procurava saber noticias do animal, se preocupava e vibrou com a sua melhora... quando o coelhinho desencarnou, procurei passar a noticia com cuidado. Ela tem nove anos e havia perdido o Berg, seu coelhinho brasileiro, havia pouco menos de tres anos e a lembrança continuava viva.
    A Yaya me disse que podia imaginar como a "tia" Ana estava se sentindo. Ainda comentou que para a tia de Portugal foi pior do que para ela propria pois na ocasiao que perdemos nosso animalzinho estavamos em viagem de ferias e nao vivenciamos sua partida. Quando retornamos foi apenas saudades...
    Entao a Yaya deixou de rezar pelo Tobias e rezou para a tristeza sair do peito da tia Ana.

    Para mim particularmente, a historia do Tobias e o seu desencarne, serviu como mais uma liçao da existencia do amor na terra. Amor da espiritualidade para com todos os seres, do homem para com os animais e sua reciprocidade e o modo simples das crianças de canalizar seu carinho para quem mais precisa no momento.

    Agora a fase é de alegria com o coelhinho novo!
    Aqui em casa tambem renovamos a alegria comnovos animais. No começo do ano a vida nos preparou dois presentes: o Clochard, um cachorro mestiço, pretinho e fofo e o Doudou, outro cachorro branquinho e fofo tambem!... O cafe e o leite para alegrar as crianças e os adultos da casa.

    E assim a vida nos compensa as tristezas com grandes alegrias!

    Como sempre, escrevi demais...rsrsrsrs
    Aline

    ResponderExcluir
  115. Afraninho, irmao querido!!!

    Que tal começar o grupo de estudos umbandista, ao qual ja conversamos tantas vezes no msn?!!!...
    Eu daqui me preparo para tal, mas ainda nao chegou a hora "H"... espero a visita da Luna aqui na Bahia (segundo ela para breve!), para depois de algumas aulas sobre a espiritualidade, começar a agir!
    Sarava querido amigo...saudades!
    Aline

    ResponderExcluir
  116. BOM DIA!!!!

    PAI FERNANDO

    Como estamos fazendo uma caravana para o Rio de Janeiro ....estamos fazendo reserva nesta pousada ADVENTUREHOLSTEL.COM.BR que fica na Rua VINICIUS DE MORAES , a diária é de r$ 50,00 c/café da manhã c/ quarto para 4 pessoas.
    Reservas pelo própio site.

    Beijos à todos

    Pai Maneco rumo ao RIO DE JANEIRO....

    ResponderExcluir
  117. JOÃO EMERSON DA COSTA17 de julho de 2009 às 12:01

    PAI FERNANDO,LI EM ALGUM LUGAR QUE ALGUÉM PERGUNTOU ALGO SOBRE OGUM DO CRUZEIRO DO SUL?BEM SE FOI ISSO A ÚNICA COISA QUE ME OCORRE É O PONTO;" QUE OGUM É AQUELE QUE VEM CAVALGANDO NO CÉU AZUL,É OGUM MATINATA ELE É DEFENSOR DO CRUZEIRO DO SUL.NÃO SEI SE AJUDA MAS PODE SER UMA PISTA....

    ResponderExcluir
  118. Sidney: Carlos, já veio a primeira postagem sobre o nome do Caboclo Cruzeiro do Sul. FMG

    ResponderExcluir
  119. Oi, Padrinho

    Fiz um ponto em cima do comentario da ana que o sr pediu. se gostar ja tenho a melodia, que pode ser mudada tb. (só náo canto la na frente nom,,rsrs).

    NOS OLHOS DE DEUS,
    O QUE É QUE EU SOU ?
    EU SOU FILHO DA TERRA,
    QUE ELE CRIOU.

    EU NÁO SOU SOZINHO,
    EU SOU FRUTO DO AMOR,
    COMO TODAS AS COISAS,
    QUE ELE CRIOU.

    FEZ OS QUATRO ELEMENTOS,
    FEZ A LUZ PRA BRILHAR,
    É A ESSENCIA DA VIDA,
    ESTA EM TODO LUGAR.

    VEJA O SOL, VEJA O RIO,
    VEJA A MATA E O LUAR.
    VEJA A GRANDE MAGIA,
    DE APRENDER A AMAR.

    Gostasse ???
    Se gostou me fale pai.
    caso o sr poste isso vou aproveitar.
    Sandra estrella. que liinda a historia com a senhora rosa caveira.
    Sobre obsseçóes complexas - dentre alguns livros que ja li a respeito, o LEGIÁO - um olhar sobre o reino das sombras do robson pinheiro, pelo espirito angelo inacio, relata com clareza alguns casos cabeludos. achei didatico.
    Joyce de guarulhos - meu msn - kikocodina@hotmail.com


    AXÉ.

    Kiko codina.

    ResponderExcluir
  120. Kiko, vou pedir ao Bitty para copíar e fazer uma melodia. FMG

    ResponderExcluir
  121. A D. Rosa Caveira certo dia me deu uma rosa tbm, me mandou guarda-la em casa e levar no terreiro na proxima gira de Exu, assim o fiz, guardei a rosa em um lugar alto longe dos olhos das crianças em casa, esqueci dela, os dias foram passando, as coisas melhorando, e um dia antes da gira q eu deveria levar a rosa (no domingo), resolvi pega-la e deixar na mão para não esquecer, virei a casa e não encontrei em lugar nenhum, a rosa sumiu, como tinhamos alguns compromissos saimos todos, tranquei o apartamento, voltamos umas 3 horas depois, e quando abri a porta, a primeira coisa q vi foi a rosa, no chão em frente a porta...
    Laroye Dona Rosa Caveira...
    Amo essa Pomba Gira...

    Aninhas eu tive uma gata q tbm foi ajudada espiritualmente a fazer a passagem, foi um bichinho q amei mt, e fiquei mt aliviada em saber q ela seria amparada qnd chegasse o momento inevitavel...O Caboclo Akuan me deu uma vela para eu acender ao lado dela, e na mesma noite ela partiu depois de um ano sofrendo e definhando...
    Chorei, sofri, mas entendi q era o melhor, era enfim o descanço depois de mt sofrimento...
    Saravá Caboclo Akuan...
    Q não tem somente um pedaço do meu coração...esta em todo por toda parte...minha eterna devoção...
    Isamara

    ResponderExcluir
  122. :) Que lindo Kiko! Pai Fernando fiquei muito feliz.... com sua sugestão. Kiko, Bitty e Pai Fernando muito obrigada pela gentileza.
    Muitos beijinhos.
    Ana.

    ResponderExcluir
  123. Olá Pai Fernando,

    Obrigado pela ajuda, vamos ficar na espectativa por mais informações.

    Obrigado a vc tb Sydnei.

    ResponderExcluir
  124. Boa tarde a todos.
    Pai Fernando, um médium da casa engravida. Até quando ela poderá trabalhar? Ou apartir de quando?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  125. Pai Fernando,
    Também me emocionei bastante com o relato da Sandra e com o trabalho da D.Rosa Caveira.
    Saravá D.Rosa, Saravá Allayne, amo as duas de paixão !!

    ResponderExcluir
  126. Eu??? Aline amiga...Quem é macumbeira é vc, eu não!
    rsrsrs

    Pai Fernando, não sei se a pergunta foi. Então mando de novo.
    Uma vez vi um caboclo se emocionando. Na verdade ele chorou. Outra vêz a preta estava atendendo uma menina que havia acabado de perder o bb dela ao nascer. E a preta contou a história dela e de seus 12 filhos...E que em um momento, meus olhos encheram de lágrimas ( incorporada), agora eu não sei se foi a preta quem se emocionou, ou se fui eu escutando a história dela.
    Por isso a pergunta...As entidades podem chorar?
    Axé.

    ResponderExcluir
  127. Olá Pai Fernando! Me sinto meio "intrusa" as vezes, por ter umas dúvidas tão simples rsrs e também por este blog fazer parte dos filhos de sua casa!
    Gostaria que parabenizar á todos que fazem parte deste terreiro! Vi umas imagens no site terra.com.br! Fiquei ainda mais feliz e encantada com tamanha beleza e amor que vcs dedicam á nossa Umbanda! Tenho imensa curiosidade de conhecer o vosso Terreiro pessoalmente!
    Que Oxalá ilumine á todos vcs! Salve a nossa Umbanda Salve nosso Pai Oxalá! Um grande abraço á todos vocês!
    Estou até emocionada rsrs Como é lindo poder participar desta religião tão maravilhosa, e ainda saber que em muitos lugares de nosso Brasil ela é difundida assim, com este amor, e fé!
    Abraços! Silvinha!

    ResponderExcluir
  128. Pi Fernando! é possivel controlar as Entidades na qual daremos passagem? Por exemplo, se frequentar um terreiro onde Exus trabalham em maior número, eu consigo dar passagem só p/ a direita primeiro? Isso porque ouvi falar que é preciso ter a direita bem "firmada" para depois poder dar passagem p/ a Esquerda. Isso é verdade Pai?No terreiro que frequentava, todos começam com exú!
    E é possivel controlar? Pergunto também, pois como já postei aqui, eu justamente deixei de frequentar este terreiro por não conseguir segurar, mas acredito que foi falta de exclarecimentos!
    Aguardo anciosa sua resposta!
    Obrigada!
    Silvinha

    ResponderExcluir
  129. Pai Fernando,

    O Senhor é um amor. Obrigada SEMPRE por tudo!!! :o))
    Joyce, bem vinda!!! Amigos, que bom que gostaram da história da Boneca. Acho muito linda!! :o)

    Pai Fernando, esta noite passei a noite em comitiva com muitos boiadeiros, foi muito alegre e divertido!!! :o)

    Beijinhos carinhosos, Dê

    ResponderExcluir
  130. (Afrânio)

    Mucuiú Pai Fernando.

    Grato pela resposta.
    Mas eu não pretendo criar um centro espírita e sim estudar a dinâmica do mundo espiritual somente isso para partir daí ter base e um dia, se Deus e o senhor me permitir, criar um Terreiro de Umbanda.
    Eu sou muito certo do que eu quero: sou umbandista de coração, porém todos nós sabemos que os livros da codificação espírita são bons para estudo, inclusive eu, no tempo ds estudos, ia já passar para o livro Grifos do Passado, a fim de mostrar aos participantes, o que é a verdadeira Umbanda.
    Entende meu Pai, eu não quero formar um grupo kardecista, só quero estudar e a partir daí um dia ter meu Terreiro, sempre à luz do Seo Akuan e das entidades do Terreiro do Pai Maneco.
    Foi na Umbanda que eu conheci aí que eu to me melhorando e tendo forças pra resolver meus problemas e sou eternamente grato por tudo e por todos que e ajudam, desde os médiuns até os Orixás.
    EU AMO E SOU UMBANDISTA DE CORAÇÃO.
    Por favor Pai Fernando espero que tenha entendido.

    Um humilde abraço do seu filho: Afrânio

    ResponderExcluir
  131. (Afrânio)

    Sim querida Aline!!! claro eu preciso disso!!!

    Acabei de receber uma apostila da Luna.
    Como vamos começar?

    eu poderei separar um periodozinho pra ir ai na Bahia e pegar algumas explicações suas sobre como começar o estudo.

    Grato querida Aline.
    Grato Pai Fernando!

    ResponderExcluir
  132. Luna, o perigo de uma pessoa gravida na gira é um acidente que possa provocar algum inconveniente, até mesmo o aborto. No mais não tem nenhum problema. FMG

    ResponderExcluir
  133. Luna, é muito comum as entidades ficarem emocionadas até mesmo a ponto de chorarem. Principalmente a linha dos Pretos Velho. FMG

    ResponderExcluir
  134. Carlos eu não conheço Ogum Cruzeiro do Sul, mas a Preta Velha que trabalha comigo risca um Cruzeiro do Sul no ponto... pesquisei muito e não achei nada ligado a Umbanda...a não ser é claro o ponto do Sr Ogum Matinata.

    Porém, a simbologia do Cruzeiro do sul é muito interessante e para mim tem tudo a ver com a Umbanda.
    É a cruz que está e sempre esteve no céu, está lá antes mesmo da cruz se tornar símbolo de qualquer religião.
    Se prestarmos a atenção veremos que as direções dos braços da cruz unem a Terra ao Céu, o Oriente ao Ocidente e o Hemisfério Norte ao Hemisfério Sul.
    Isto é, através de seus braços une todo o planeta e o liga ao Céu.
    É a cruz de orientação total, já que em seu símbolo se unem o Céu e a Terra, o Norte e o Sul, o Leste e o Oeste, o físico e o etéreo.
    Através de seus braços o Cruzeiro do Sul une todo o planeta — com a diversidade dos povos, das culturas, das raças, das religiões, das línguas, dos costumes, etc. — e o liga ao Céu.
    Eu acho que ele simboliza a união e portanto o amor, afinal a natureza do amor é unir.
    É a cara da Umbanda.

    Saravá!

    ResponderExcluir
  135. Silvinha, vou responder por etapa:
    1- Nenhuma pergunta eu considero que seja simples. Fique certa que as que vc postou e eu respondi, com certeza também vieram completar duvidas de outros.

    2- Realmente foi uma surpresa a colocação de um trabalho nosso na capa da Terra.

    3- Este Blog, que eu chamei Blog do Pai Maneco, não tem nenhum dono. Se ele é do Pai Manecp, fique certa que é de todos nós. Sua criação e objetivo é fazer essas aberturas para desmistificar um monte de assuntos que ficam escondidos. Ele é teu também, Silvinha. Use, poste, fale e venha um dia conhecer nosso terreiro. FMG

    ResponderExcluir
  136. Silvinha, eu não entendo assim, pois direita ou esquerda têm a mesma importancia e não são diferentes. Firmar esse ou aquele por primeiro, é só critério de terreiro. Tanto faz. FMG

    ResponderExcluir
  137. Afrânio, eu dei uma sugestão compativel com o teu momento, mesmo porque criar um grupó para o espiritismo tradicional só é necessário uma mesa, cadeira e médiuns. Foi só para resolver um problema imediato. FMG

    ResponderExcluir
  138. (Afranio)

    Obrigado querido Paizão!

    Por um momento pensei ter perdido todo a atenção do senhor para comigo, haja vista eu ter falado alguma besteira.
    Mas eu aprendi: jamais vou voltar a ter este tipo de estudo. rsrsrsrsrrs

    ainda bem que passou.. . e eu conheci a Umbanda PURA e VERDADEIRA, a do PÉS NO CHÃO!

    Saravá sempre!!!

    abraço Pai!

    ResponderExcluir
  139. Cadê esta revista gente?!!!!
    Qual o numero do Terra?...Vou procurar!
    Uhuuuuu!!!! Da-lhe Manecao!!!
    Aline

    ResponderExcluir
  140. Ô Dê... Tu nao dorme, nem deixa os boiadeiros dormirem?!!!!
    Saudades amiga!!!!
    beijinhos...rsrsrrsrs!!!!

    ResponderExcluir
  141. Pai Fernando
    Sou filha da Casa do Pai Maneco a mais de 1 ano, comecei na gira de Pai Miguel , passando pela gira de Pai Léo agora me adaptei a Mãe Jô. Estou feliz e sempre procuro pesquisar e estudar sobre esta religião maravilhosa que é a Umbanda, nem gosto de me referir a religião e sim "opção de vida". Mas enfim , virei blogueira e não passo um 1 dia se quer sem entrar aqui, sinto todas as pessoas aqui como parte integrante do me conhecimento, atraves de relatos e perguntas. Sei que o Sr não gosta de "purpúrinas" mas, tenha a certeza que a Umbanda hoje com 100 anos , já tem um marco na sua historia "Pai Fernando" hoje e sempre lembrado como referencia na Umbanda.
    Mas agora vai a minha pergunta :
    A Umbanda praticada no Pai Maneco é a Umbanda Pés no chão a qual o Sr se refere sempre ?
    Porque pesquisando verifico várias como exemplo : Umbanda Omoloko, Umbanda branca, Umbanda Esotérica.
    Afinal, ja fui em outros terreiros em que os Pai de Santo sairam do Pai Maneco e seguem o mesmo trabalho.
    Abraço Fraterno

    ResponderExcluir
  142. Lisangela, estou repetindo a postagem no Tema Livre 11. FMG

    ResponderExcluir
  143. Mucuiú, Pai Fernando! Eu Havia me manifestado sobre o que penso do futuro da Umbanda, mas acho que não consegui postar, pois não achei o comentário que fíz. Volto ao assunto. Não foi coincidência Zambi ter aquinhoado o nosso país com exuberante natureza. Não foi cincidência a Umbanda ter sido criada no Brasil. Esta nossa Umbanda é a religião que melhor manipula as energias naturais. É Ela que nos da as forças e o equilíbrio para a nossa evolução espiritual. Porisso, as entidades que trabalham comigo, não cansam de dizer: " O brasil, através da Umbanda, vai ensinar espiritualidade para o mundo. Até que isto aconteça, vamos fazer a nossa parte da forma que aprendemos no TPM. Axé! Pai Béco de Oxossi.

    ResponderExcluir