quarta-feira, 29 de julho de 2009

TEMA LIVRE -13-

Peço que os comentários sejam postados neste Tema Livre -13- FMG

124 comentários:

  1. Boa noite Pai Fernando...

    Boa noite amigos do blog....

    Desejo que a gira no RJ seja ótima... que vontade de ir e rever a terrinha que meus pais tanto amam.... Mas estarei daqui com o coração aí. :o)

    Beijinhos, Dê

    ResponderExcluir
  2. Quando um médium está em desenvolvimento porém, não tem recursos de clariaudiência/clarividência ... qual deve ser sua atitude para se harmonizar com os pensamentos e intenções do espírito para que o trabalho, seja no meio ou toco, seja o mais eficiente e adequado possível a necessidade da gira como um todo e dos consulentes em particular?
    Em suma, como melhorar a clareza da comunicação entre o médium e as suas entidades?


    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Marcos Rosa, quando a entidade incorpora ela domina o mental do médium, sem ser necessário possuir ou usar outras mediunidades. O importante é o médium estar pronto para servir, ser humilde, estudar e ler bastante, orar, tomar, banho de descarrego e enfim, procurar limpar seu coração e sua saúde espiritual. FMG

    ResponderExcluir
  4. Mucuiú Pai Fernando
    Falando em sonhos...
    Quando eu tava de licença maternidade e não ia ao terreiro eu sonhava que tava trabalhando no terreiro.
    Só não sei se isso era a vontade de ir ao terreiro ou algum trabalho mesmo.

    Saravá!
    Célia Ribeiro
    Filha de Oxóssi de quinta feira

    ResponderExcluir
  5. (AfrAnio)

    Pai Fernando,

    Quando estivermos na gira não podemos cruzar os braços. o sehnhor pode me explicar o porquê.

    Abraço

    Mucuiú!

    ResponderExcluir
  6. Seo Fernando

    Alem do que o Sr relatou em seu livro, houve algum fato lque lhe fez perceber que a Umbanda era inevitavel em sua vida?
    abracos
    Sidney

    ResponderExcluir
  7. Saravá irmãos e irmãs de fé e seguidores do blog do Pai Maneco, mucuiú pai Fernando. Recolhi informações sobre o local (por curiosidade) em que faremos nossa gira do próximo domingo. A fonte é a Wikipédia, vejam:

    A União Espiritista de Umbanda do Brasil (UEUB) é a mais antiga federação umbandista do Brasil, chamada por isso de Casa-Máter da Umbanda, fundada a pedido do Caboclo das Sete Encruzilhadas, incorporado no médium Zélio Fernandino de Moraes.

    Foi fundada em 1939, no contexto do Estado Novo, visando servir de interlocutora entre os diversos centros filiados, o Estado e a sociedade, a nível nacional.

    Foi responsável pela organização do Primeiro Congresso Brasileiro de Umbanda, em 1941, que objetivou unificar as práticas rituais a partir de uma doutrina mínima.

    A sua sede está localizada na rua Conselheiro Agostinho, 52, no bairro de Todos os Santos, na cidade do Rio de Janeiro; próximo ao Norte Shopping e Estádio Olímpico João Havelange. o Engenhão. Abriga atualmente diversos terreiros e algumas festas anuais dedicadas à Umbanda. O presidente é o sr. Pedro Miranda.

    O telefone da UEUB é: (21) 2289-0048 e o mapa pode ser visualizado em - copie e cole o endereço em seu navegado: http://4.bp.blogspot.com/_1-CIvQATsa8/SnDvfD1NVcI/AAAAAAAAAY4/ZxsHf8awUqU/s1600-h/mapa-UEUB.jpg

    ResponderExcluir
  8. Pai Fernando,

    Médiuns audientes só escutam as vozes dos desencarnados ou as respostas veem em pensamentos...pergunto isso pq eu costumo falar com as entidades mais as respostas vem em forma de pensamentos aqueles que vc tenta pensar o contrário e seu pensamento não deixa rs, será que me fiz entender...queria saber se isso tbm é parte dos audientes...

    Monique

    ResponderExcluir
  9. Pai Fernando,

    Se o senhor achar que vale postar, estou enviando um texto que achei de grande valia...
    É fato comum chegarem aos terreiros pessoas extremamente deprimidas, adoentadas ou desesperadas pelo fato de não encontrarem em nenhum outro lugar o remédio para seus males. Já passaram por consultórios médicos, igrejas, milagreiros de todas as espécies. Em todos os lugares, foram deixando sua história registrada, acrescida de decepção e gastos financeiros além da conta.

    Com a promessa e a busca de “milagres”, pagaram dízimos ou oferendas, tentando terceirizar a solução de seus problemas ou de sua suposta “má sorte”. E enquanto seu saldo bancário e sua fé diminuem, sua decepção e dor aumentam.

    O local que não cobra pela caridade geralmente leva a fama de ser “muito fraco”, pois infelizmente as pessoas ainda têm a falsa concepção de que “se não cobrar e bem cobrado, a coisa não funciona”. Além disso, há os que necessitam vivenciar o “fenômeno” para que sua fé tenha fundamento.

    “Imagina... guia que fica só aconselhando, mandando rezar e mudar a maneira de pensar...”.
    Como bem fala o ditado popular: “só quando a água bate onde não deve é que se aprende a nadar”. Assim, só como último recurso, no desespero total, é que eles batem à porta da Umbanda. Mesmo descrentes, buscam o milagre, chorosos e vitimados pela vida. Ajoelham-se na frente do preto velho ou do caboclo e derramam lágrimas, dedilham rosários de reclamações, tentando convencê-los de que a culpa da desgraça é de todo mundo, menos deles próprios. Acolhidos com todo amor pelos guias de luz, não recebem promessa de milagre, apenas a exigência de uma gradual reforma íntima, aliada a mandingas que os limpam do lixo energético que conseguiram agregar ao longo do tempo.

    Saem dali bem melhores do que entraram, quase sempre voltam e aos poucos compreendem que o milagre estava dentro deles próprios.
    Não faltarão nessa lista os que, após a melhora, voltam a freqüentar os bancos da igreja aos domingos, exibindo saúde e roupas novas. Quando não, transformam-se em carregadores de bíblia, passando a combater ferrenhamente aqueles por quem foram ajudados. Jamais vão admitir que um dia entraram num terreiro de Umbanda – coisa do capeta.

    O que será que os Pretos Velhos e Caboclos pensam disso?

    Um dia desses fiz essa pergunta à Vovó Benta:

    – Zi fia, nosso trabalho é a caridade e quem se dispõe a ela, esteja encarnado ou no mundo dos mortos, tem de saber que o “dar gratuitamente” sempre é motivo para darmos “graças” pela oportunidade de servir ao Criador, à sua obra. Ajudar esses filhos desnorteados é construir pontes entre o céu e a terra. Nunca podemos ou devemos esperar qualquer recompensa pelo bom serviço, a exemplo do Criador que distribui raios de luz ou gotas de água todos os dias a todos, bons e maus. O que cada filho fará com as dádivas recebidas só a ele cabe definir, escolhendo assim seu futuro. Sigamos fazendo o bem sem olhar a quem e façamos isso com a alegria de quem sobe os degraus para o céu, sem ter de pagar por isso com lágrimas ou moedas falsas. Lembre-se, filha, de que servir com alegria é servir duas vezes.

    – Servir duas vezes?

    – Sim, duas vezes. A você mesmo e ao próximo. Quando colocamos alegria e desprendimento, dissipamos qualquer possibilidade de nos machucarmos com nossa ação. Porém, o fazer por fazer ou para que as pessoas vejam que somos caridosos é um meio de ajudarmos aos outros sem, no entanto, estarmos com isso nos ajudando. O azedume que muitos “caridosos” carregam demonstra o quanto ainda sua caminhada é longa. Sem contar que pode ser um meio de captar para si as energias dos outros em vez de dissipá-las. Quanto aos filhos que viram as costas a quem os ajudou, não passam de espíritos infantis que precisam do pirulito para adoçar suas vidas, ignorando que um dia o doce chega no palito.



    Leny W. Saviscki

    Monique

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada Pai Beco por partilhar sua experiência conosco. Muito bom saber da experiencia do senhor!

    Já tinha pensado em postar isso antes, dentro de outro contexto, mas vou aproveitar hj. Ja há um tempo tenho pensado sobre essa questão do 'sou eu ou a entidade' durante as consultas e acho que muitos pensamentos nossos do dia a dia são inspirações deles. Não é nada novo, sabemos pelo espiritismo que os espiritos nos mandam palavras de instruçao, conforto etc. Com isto, acredito que, como acabamos com o tempo ficando parecidos com nossos amigos, acredito que com a convivencia espiritual também. Acho que a ideia é esta mesma...que os ensinamentos deles façam parte da nossa vida diaria. Então se um pensamento inspirado durante o dia, acaba sendo transmitido durante uma consulta, acabamos caindo na mesma questão. Que bom que podemos nos afinizar cada vez mais com os amigos espirituais e evoluirmos com eles. Como o Seu Akuan disse sobre o Pai Fernando..eu sou ele e ele sou eu..( não sei a fala literal, mas o sentido era este).

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, desejo a todos uma gira maravilhosa no Rio de Janeiro. Luna, muita Luz para vc e tudo de bom!!! Mtos beijinhos. Saravá!
    Ana.

    ResponderExcluir
  12. Afrânioo, não dê crédito para tudo que vc ouve. FMG

    ResponderExcluir
  13. "UAI"!!!Quer dizer que podemos cruzar os braços e pernas tranquilamente, Pai Fernando? Isso é bom demais pra ser verdade, porque eu fico incomodada demais de ter que me preocupar no que fazer com as mãos, como colocar os pés...As vezes quando a gente cruza os braços ou os pés fica tão relaxado!!!

    ResponderExcluir
  14. Ah, Pai Fernando; fui ao parque ontem e apesar de ter sido fechada a entrada para a mata e árvores maiores, pude ficar um tempo sentada à beira do rio,pisar na grama e até por a mão numa árvore pequena que encontrei por perto.Hoje estou cem por cento melhor! Agora pretendo fazer isso com frquência.Obrigadinha!Aproveitando, o que devemos mentalizar quando tocamos um árvore? Eu saúdo Oxossi mas minha cabeça desanda a pensar no que pedir e acho que isso não é legal..E a propósito, a saudação de Oxossi correta é "okê odé" ou "okê arô? Tem mais perguntas, mas faço-as depois..

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Pai Fernando!
    O que o Sr. teria a comentar sobre essa epidemia de gripe tipo A? Seriam provações a humanidade? Como o Terreiro vai lidar com isso a partir do momento que as pessoas estão sendo orientadas a não frequentarem lugares publicos e fechados?
    Estou muito assustada!
    Com carinho
    Cinthia

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde a todos! Boa tarde pai Fernando!
    Obrigada Ana. Desejo que seu amaci seja maravilhoso!
    Axé para todos...Eu já estou por conta da gira de domingo!!!
    Saravá

    ResponderExcluir
  17. Sidney, eu não sei como explicar. Se o Pai Maneco não tivesse mandado quer eu fosse no terreiro eu não iria. Não era preconceito mas eu estava feliz com meu grupo no espiritismo tradicional. Quando a corrente entrou cantando, eu fique extasiado. Por que? Não sei. Se a Umbanda fosse mais velha, eu diria que era por causa de alguma encarnação anterior. Não se justifica esse fascínio pela Umbanda se não tivesse uma relação anterior. Hoje eu acho que eu estava preparado para assumir essa trajetória na religião. FMG

    ResponderExcluir
  18. Monique, o som vem realmente na cabeça e não nos ouvidos. FMG

    ResponderExcluir
  19. Miriam, se vc assistir filmes antigos, vai reparar que os artistas ou estão fumando ou bebendo. Como eles - os artistas, não sabiam o que fazer com as mãos elas eram ocupadas dessa forma. Na Umbanda se um médium quando incorpora fica se batendo, sem posição, sem saber o que fazer, ponha um charuto na mão dele que no mesmo instante ele se arruma. Quando vc estiver sem saber o que fazer, cruze os braços ou faça o que achar melhor. FMG

    ResponderExcluir
  20. A Laura perguntou: Pai Fernando, o que é aquele "latão" preso a uma corrente, no Jardim dos Exús?.- Resposta: latão para o lixo.

    ResponderExcluir
  21. rsrsrsrsrs. Pai Fernando essa suas tiradas são ótimas!
    Axé.

    ResponderExcluir
  22. Pai Fernando, gostaria de lhe perguntar qual critério que o senhor usa para cruzar um capitão, ou um pai pequeno?
    Axé.

    ResponderExcluir
  23. Olá a todos...

    Licença Pai Fernando, para eu fazer uma consideração a respeito do comentado sobre mãos e/ou pernas cruzadas.
    Como bem o Pai Fernando sempre nos incita ( e olha q eu só aprendo de longe!...rs) o bom senso deve sempre presidir nossas ações e pensamentos. Mais vale a intenção do coração, desde que haja seriedade...
    Mas, a título de debate sadio, por muitas vezes já ouvi dizer que com as mãos e pés cruzados, cria-se um círculo vibratório sem possibilidade de evasão da energia. Ou seja, se a pessoa está a receber um passe de limpeza ou descarga, estando com pés e mãos cruzadas, a energia não teria como ser de fato descarregada, porque as pernas ou os braços não exerceriam a fusão fio-terra, estando a energia bloqueada em um círculo fechado (uma vez que pelo chakra coronário (ou cabeça) não há "saída" de energia ou processo de catabolismo (quebra) de miasmas e larvas astrais_mesmo que estas estejam no perispírito e não na matéria. Fica aí mais esse argumento para ser analisado...
    Inconteste é que um coração puro e humilde, de mãos, braços e pernas cruzados jamais será por isso "prejudicado".
    Precisamos sempre refletir quanto ao motivo de se fazer ou não algo, procurando conhecer sua origem.
    Conheci uma estória que elucida muito bem acerca disto e sempre a exponho. Segue abaixo:
    * Maria, após casar, queria fazer um almoço em sua nova casa para receber os familiares. Resolveu servir peixe assado, pois o marido adorava o que sua mãe fazia. Maria foi então pedir ajuda da mãe, na receita, mas queria ela mesma preparar o prato. Sua mãe disse que deveria comprar um peixe fresco, temperá-lo com limão, sal e azeite, envolvê-lo no alumínio e assar. Ainda recomendou: "- Maria, não se esqueça de tirar a cabeça." E assim Maria fez. O almoço parecia agradar a todos. Sérgio, o marido, agradeceu e disse: "- Maria, estava ótimo, mas eu gostaria que da próxima vez você fizesse o peixe inteiro, com cabeça. Dizeram que é muito bom." Logo ela o advertiu: "- Como? Não pode. Tem que tirar a cabeça! Tá maluco?". Sem entender porquê, Sérgio perguntou à sogra, dona da receita, por que não poderia ser assado o peixe inteiro. No que ela respondeu: "Na verdade eu não sei, mas minha mãe era uma cozinheira de mão cheia e sempre fazia assim. Pergunte à ela." Em próxima oportunidade, Sérgio perguntou à avó de Maria, D. Mercedes, o motivo do peixe ser feito sem a cabeça. E ela naturalmente esclareceu: "- Meu filho, não há problema algum em se servir o peixe com cabeça. Eu fazia sem a cabeça porquê antigamente o forno do meu fogão à lenha era muito pequeno e a panela menor ainda, de modo que não cabia o peixe inteiro. Então, por isso, eu cortava a cabeça, para que o peixe coubesse no forno."

    Espero ter contribuído para o debate sadio.

    Axé e Luz a todos!

    Vívian Werneck
    Volta Redona-RJ

    ResponderExcluir
  24. Cinthia, estamos analisando o que fazer. Quanto a provações, não acredito que seja. FMG

    ResponderExcluir
  25. Luna, o primeiro critério é a confiabilidade na pessoa que vai ser cruzada, principalmente o pai pequeno e a mãe pequena, que são os eventuais substitutos na ausencia do pai ou mãe de santo. Essa confiabilidade significa uma abrangencia total em todas as qualidades e dedicações para a Umbanda. Por isso é que, de comum acordo com o pai de santo Ronald Stresser, nós indicamos o Mauro e você para serem o pai e mãe pequenos na gira que domingo vai ser inaugurada. FMG

    ResponderExcluir
  26. Vivian, muito boa a história. Vou dar uma explicação sobre o que falei e aproveitar também sobre o que vc falou. Muitas pessoas têm o habito de cruzar os braços, inclusive eu. Não faço isso como desrespeito. É habito. Quanto ao comentario, aliás excelente, é claro que durante um passe ou uma transmissão de energias essa posição é totalmente errada e desrespeitosa. Estou imaginando a pessoa lá na assistencia, para relaxar solta-se inteira na cadeira e cruxza os braços e pernas. Quanto a cruzar as mãos atrás e a pessoa não receber os espiritos, como muitos ensinam, não é verdade. Mesmo com os braços cruzados a entidade incorpora. Não sei Vivian se vc já tinha postado aqui no blog, mas acho que devo lhe dar as boas vindas e pedir que continue postando. FMG

    ResponderExcluir
  27. Afrânio, nada é perfeito. Uma vela não polui tanto assim. O toco de um cigarro pode causar um dano maior porque os passários atraidos pela cor levam para seus ninhos e pode matar os filhotes. FMG

    ResponderExcluir
  28. Pai Fernando, acompanho sempre o blog e o site. Tentarei ser mais ativa em participar dos comentários por aqui. Obrigada pelo espaço. Não sei se o senhor se recorda, mas fizemos alguns contatos por e-mail.

    Concordo sim com suas colocações.

    Axé e Luz a todos!
    Vívian-Volta Redonda/RJ

    ResponderExcluir
  29. (Afrânio)

    Querido Pai Fernando, mucuiú!

    eu, por curiosidade, tava lendo uma reportagem na revista espiritual de Umbanda, ao qual um médium incorporado com o Exu denominado Sete Encruzilhadas Rei da Lira, respondeu algumas perguntas a direção da revista e numa delas ele falou algo que me deixou intrigado:"O ideal, e é o que vai acontecer futuramente, é a união da prática de terreiro pé no chão da Umbanda com a prática mentalista kardecista, aí surgirá uma coisa maravilhosa"
    O senhor acha que é assim mesmo?

    Um abraço querido Pai!

    ResponderExcluir
  30. (Afrânio)

    Pai Fernando, a prática de colocação do baralho na residência pode ser praticado? no meu caso eu dou orientação com o Oráculo cigano, pois acho interessante e foi a partir do sonho de uma amiga minha, ao qual ela me repassou um baralho Cigano, pois segundo ela tinha sonhado com alguém dizendo que era pra passar o baralho preu começar a colocar; a partir daí comecei a abrir ele pra consulentes; eu na na maioira das vezes uso na mesa uma taça, um incenso aceso um cristal, um punhal sob a taça e uma vela acesa a fim de evocar, lembrar o povo Cigano, também ponho uma música Cigana ( detalhe eu não cobro dinheiro,só digo se a pessoa quiser trazer um maço de vela pra mim, dai eu utilizo essas velas em amalás); a partir do momento que fui orientado que não é bom acender vela dentro de casa eu não acendo mais, mesmo na hora de por o baralho!
    Algo interessante preu dizer Pai,dentro deste contexto, é que quando eu tive ai, teve uma gira ao qual eu tava sentado lá no meio do Terreiro recebendo vibração junto com mais pessoas, daí veio um médium incorporado com um Cigano e ficou passando um incenso aceso proximo a mim e disse-me que eu tinha uma Cigana ao meu lado que me acompanhava.
    Pai, resolvi postar esse comentário, não com objetivo JAMAIS de me exaltar e sim saber do senhor, se frente a tudo isso que eu escrevi, eu devo ou posso continuar colocando o baralho? Depende da orientação do senhor, pois sou um filho ferrenho do Terreiro e não quero praticar nada que as entidades não permitam, isso pro meu próprio bem e pelo bem da Umbanda pregada pelo Terreiro do Pai Maneco, essa é uma preocupação grande que eu tenho aqui no Ceará: passar pras pessoas a Umbanda do Terreiro de uma forma clara sem sair dos preceitos adotados pela casa.

    Aguardo a resposta querido Pai!

    ResponderExcluir
  31. (Afrãnio)

    Por favor Pai, não me ache chato é que me vem uma monte de perguntas.
    Pai, quando eu fiz meu batismo lá na praia ficou o alguidar que aparou a água que passou pela minha cabeça aí no Terreiro; no caso vi que todos os alguidares dos médiuns que são batizados ou feito amaci (por obséquio amaci e batismo são a mesma coisa na nossa Umbanda?) ficam lá em cima do Congá.
    É necessário ficar uma vela acesa ao lado desse alguidar? ele tem algum objetivo especial no nosos Terreiro? ou é para tê-los como referência e consideração aos filhos corrente somente?

    Um abração!

    ResponderExcluir
  32. ola pai fernando, qdo um amigo desencarna, e ficamos pensando muito nele oq devemos fazer para esquecer, teno medo de estar atraindo ele para perto. oq demos fazer?

    ResponderExcluir
  33. Seo Fernando e amigos

    A maioria das escolas e universidades suspendeu as aulas ate o dia 10 de agosto (quando sera reavaliada a situacao). Muitas instituições e organizações já modificaram sua rotina. Recomenda-se evitar aglomerações e manter os cuidados de higiene básicos. Deve-se procurar o atendimento médico diante do surgimento de febre, tosse e outros sintomas parecidos com a gripe ou a dengue.
    Como a situacao esta preocupante queria sugerir ao Sr e aos amigos do TPM a possibilidade de reestruturar ou ate mesmo desmarcar as giras ate o dia 10 de agosto.

    Um abraco a todos e a todas
    Sidney

    ResponderExcluir
  34. Bom, boa noite pai Fernando. Dessa vêz não sei o que dizer! Dessa vêz o senhor pegou no meu ponto fraco...Só aqui falarei qual é!!! Rsrs
    Hum...Difícil elaborar alguma palavra...
    Estou aqui no computador uns 40 minutos sem saber o que escrever...Acho que um grande obrigado, por confiar na minha pessoa em amor a Umbanda...Não sei...Acho que é pouco.
    Desculpe, pai Fernando mas dessa vêz não vai dar para mostrar minha sabedoria...Dessa vêz será o trabalho mesmo!
    Saravá.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  35. Afrânio, tomara que aconteça isso, principalmente a Umbadna Pés no Chão que já há muitos anos nosso terreiro vem pregando. FMG

    ResponderExcluir
  36. Afrânio, eu sou muito do presente. O Cigano Woisler disse que os ciganos conhecem o passado e o futuro dos outros para viver o seu presente. Nosso terreiro não proibe nada desde que não seja um meio de extorquir dinheiro dos outros, o que não é teu caso. FMG

    ResponderExcluir
  37. Luiz, não se pode fazer nada, exceto se for a um terreiro e pedir a uma entidade que ajude o espirito dele. Nós não podemos ajudar. FMG

    ResponderExcluir
  38. Sidney, estamos avaliando a situação e neste fim de semana chegaremos a uma conclusão. De principio entendo que não deve ser permitida a entrada para consultas e vibrações do publico. Seria apenas uma gira interna, mas como disse estamos analisando. FMG

    ResponderExcluir
  39. Luna, o Ronaldo, o Mauro e você é uma baita equipe. Fique certa. FMG

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Paizinho!!Mucuiú!!
    Tenho uma pergunta lhe fazer: O orixá de um filho de corrente pode "mudar"? Estou perguntando isso pq meu esposo teve seu obi jogado e saiu Oxóssi. Mas ele tinha dúvidas e jogou pela segunda vez e saiu Xangô. O senhor me explica o pq dessa mudança??
    Beijos grandes!!
    Jan

    ResponderExcluir
  41. Pai Fernando

    Ontem a minha cunhada (medica), pediu que por favor a gente evite de ir ao terreiro...na hora dissemos que não, sem chances, então ela sugeriu que o terreiro suspendesse pelo menos a vibração das 7 linhas, pois é nessa hora que ocorre a maior aglomeração. Ela vem alertando a todos diariamente, ta praticamente neurótica, rs, mas ela disse que a neurose dela tem uma explicãção: a cada dia em Curitiba morrem aproximadamente 5 pessoas diagnosticadas com a gripe A ou suína, mas essas informações não chegam à população para evitar o caos. Eu entendo que a sua posição como dirigente do terreiro é bem dificil, afinal, é uma casa que pratica a caridade diariamente e que, caso seja fechada por um tempo, deixara de atender a muitos filhos. Eu, particularmente, não acho que suspender as giras va resolver, acho radical demais, mas penso que o TPM acaba sendo responsável por, no minimo, 1500 filhos de corrente.

    Não precisa postar ta...na verdade so queria passar ao senhor essas informações que a minha cunhada me passou.

    ResponderExcluir
  42. Amigos e Amigas repasso o informe do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Paranaense de Pediatria :

    CASO SUSPEITO:
    •Paciente que apresente quadro súbito de febre igual ou maior a 38º e tosse ou dor de garganta,
    associados com pelo menos dois dos sintomas a seguir: calafrios, mialgia, artralgia, diarréia,
    vômitos, náuseas, prostração, inapetência, cefaléia e coriza; associado ou não a historia de viagem
    para países e/ou estados onde haja registro de casos de influenza A (H1N1).
    •Todo caso grave deverá ser internado.
    ORIENTAÇÕES GERAIS:
    •O responsável pela triagem deve utilizar máscara;
    •Indicar o uso de máscara cirúrgica (3 camadas) para o caso suspeito e seus contatos na chegada do
    paciente ao serviço, enquanto aguarda avaliação médica;
    •Priorizar atendimento;
    •Orientar monitoramento domiciliar – tomada de temperatura 2 X / dia;
    •Uso individual de utensílios (talheres, copos) e objetos pessoais;
    •Higienização freqüente das mãos (30 em 30 min);
    •Orientar forma correta de tossir ou espirrar (como evitar mãos, preferir lenços de papel, cotovelo ou
    dentro da roupa);
    •Evitar tocar os olhos e nariz após contato com superfícies;
    •Manter ambientes ventilados;
    •Limpar superfícies (inclusive dos consultórios), como mesa e brinquedos, sempre que possível,
    utilizando água e sabão ou álcool 70%;
    •Evitar aglomerações e ambientes fechados (cinemas, shoppings, teatros etc);
    •Fazer contato diário com o paciente;
    •Realizar reavaliação clínica do paciente, se necessário, e encaminhá-lo ao hospital.

    abraoos,muita saude e muito axé
    Sidney

    ResponderExcluir
  43. Ronald, Luna e Mauro
    Vai dar tudo certo hoje e sempre!
    Muitos axés
    Sidney

    ResponderExcluir
  44. Sobre os Anjos da Guarda

    para mim o nome anjo da guarda vem da religião católica, assim como esse nome em outras religiões é colocado de outra forma.

    Na umbanda nosso anjo da guarda, na minha opinião, com certeza é nosso mentor.
    É aquele que nos guarda, nos deixa alerta, nos mostra o que consideramos bom e ruim em nossa mente.
    Anjo da guarda é nossa essência, é aquilo que nos faz sentir onde devemos ir ou não ir, é o alegre, o triste da nossa alma, é aquele que nos faz sentir que a vida é linda ou desagradável em certas consepções.

    Ele abre nosso caminho ou o fecha quando queremos ou não queremos pela vivência e experiência do plano encarnado. É a nossa lucidez em completa ação e percepção. É quem nos encaminha e nos protege quando estamos mais em nós mesmos, na nossa sintonia.

    Meu anjo sou eu, seu anjo é você, na sua plenitude, no seu amor próprio, cada um na sua encarnação, na sua vida.

    Sandra Estrella

    ResponderExcluir
  45. JOÃO EMERSON DA COSTA31 de julho de 2009 às 17:19

    MAURO E LUNA,ESPERO QUE ESTA NOVA BENÇÃO DOS ORIXÁS RECAIA SOBRE VOCÊS E POTENCIALIZE TODA A ENERGIA POSITIVA DE SUAS COROAS...QUE O CORAÇÃO DE AMBOS RENASÇA PARA VIDA DE UNIÃO E PAZ,QUE VOCÊS NO RIO DE JANEIRO...NÃO SEJAM UM BRAÇO DO PAI MANECO...MAS SIM UMA PARTE DO CORAÇÃO DESTE PRETO VELHO QUE SÓ NOS QUER BEM. A A INSTITUIÇÃO CHAMADA FAMÍLIA COMEÇA COM OS PAIS E AS MÃES....AI NO RIO D E JANEIRO JÁ COMEÇOU CERTO....E FILHOS VIRÃO PODEM TER CERTEZA,POIS PAI MANECO SEMPRE ABRE AS PORTAS PARA CORAÇÕES SEJAM AFLITOS SEJAM AGRADECIDOS,POIS ESTES HORA OUTRA VÃO BATER NO RITMO DOS ATABAQUES...VÃO PULSAR COM A AJUDA DE VOCÊS NO COMPASSO DO SEO OGAN CAIAN...E A FAMÍLIA DO PAI MANECO VAI PODER CRESCER E FRUTIFICAR TAMBÉM NA TERRA ONDE A UMBANDA DEU SEO GRITO INICIAL HÁ 100 ANOS ATRÁS...A UMBANDA QUE O CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS ANUNCIOU,SEGUIU ADIANTE PELO PAÍS,CAMINHOU,CORREU,DEU VOLTAS,GIROU E VOLTOU A GALOPE DO CAVALO DE AKUAN E NAS ASAS DE AGUIA...PAI FERNANDO VAI CHEGAR AO RIO PELO AR...ABENÇOADO POR IANSÃ E DE CIMA IRA VER O TAPETE VERDE DE OXOSSI AOS SEUS PÉS,AS PRAIAS LINDAS BANHADAS POR IEMANJÁ E AINDA DO ALTO OXALÁ ESPERANDO ELE DE BRAÇOS ABERTOS ENCIMA DO CORCOVADO...SARVÁ PAI FERNANDO SARAVÁ MÃE LUCÍLIA SARAVÁ PAI RONALD E TODOS OS PAIS E MÃES DE SANTOS DO TERREIRO DO PAI MANECO...

    ResponderExcluir
  46. Saravá Pai Fernando,
    Fiquei muito emocionada, mesmo sem o conhecer, sobre o seu sentimento para com a umbanda.
    Nestes meus poucos anos, tenho visto muitos terreiros, muitas maneiras de se praticar a Umbanda. Umas não tão "legais" e nem tão "sinceras", mas que só o tempo e o amadurecimento mostrou que mesmo assim, muitas pessoas tem sido ajudadas.
    Com isso, conclui que o Astral que permite as Umbandas da vida de serem como são, o fazem ser para que nós venhamos a identificar a nós mesmos. Que Ela é soberana aos nossos defeitos e as nossas fraquesas e que vem como um balsamo consolador a nos dar uma faísca de esperança em tempos tão desoladores.
    Eu posso dizer, que não vivi a Umbanda intima que vibra no meu coração, não sei explicar, é algo maior que eu.
    Talvez porque eu a aceite com o coração aberto para todo o proposito a que ela se destina, talvez porque eu a ame tanto e compreenda o tanto que é feito por nós e o quanto podemos aprender com Ela.
    O fato, é que este tempo todo, é como se eu sempre soubesse que o som do atabaque, que ponto puxado e que a fumaça da defumação, não apenas fazem parte de um ritual, mas de uma essencia, mágica e profunda. O que me faz um pouco extraterrestre, porque eu tenho na minha fé e na minha mente tudo pronto!
    Loucura não?? Pode ser....
    Me falta com quem compartilhar que o que eu aprendo, eu sei não sei como. Que o que eu já li, eu ja conhecia e que o que é tratado eu já havia feito.
    Pai fernando, as vezes receio estar viajando...
    É como se as coisas fossem se organizando e se estruturando ao meu redor para compor uma casa!
    E isso me assusta as vezes.
    Porque me sinto pequena demais para uma responsbilidade assim, e tento me livrar de vaidade ou orgulho que por fim, me colocaria contra a tudo aquilo que sonho praticar.
    A umbanda me mosntrou um mundo melhor, simples e feito para as pessoas. Então tenho muito me dedicado, perguntado, orado aos Orixás para que eu não me perca nestes sentimentos e principalmente no conhecimento.
    Mas como boa humana que sou, sou teimosa em acreditar que eu possa ter um compromisso dessa magnitude e minha cabeça as vezes parece que vai explodir com tanta informação.
    Desculpe o desabafo Pai Fernando.
    Não sei porque o tomo aqui como intermediador das minhas angustias...rs
    Mas já aconteceu com o senhor, de vir as diretrizes para a condução de trabalhos? Ou de como deverá ser firmada a corrente, ou quantos irão compor, ou o tempo de preparação?
    Isso tem acontecido, e me deixado tensa.
    Até a visualização de um congá, e tudo isso por meio da intuição que aprendi nos estudos espiritas a psicografar, e veio da mesma maneira.
    Como este Blog é algo encantador, pela forma que é conduzido e pela fraternidade com que é respondido, compartilho esta experiencia pois no meu atual terreiro, há pouca informação e liberdade pra tal expressão,o que me angustia, pois não sei como lidar.
    Mas quem sabe o Astral não me mostre um caminho mais limpo para que com as bases certas este caminho não se torne mais bonito.

    Obrigada pelo espaço de sempre...
    Forte abraço, da irmã de fé.
    Fabille

    ResponderExcluir
  47. Pai Fernando,boa noite.
    Li recentemente em obra obra umbandista que o som do atabaque ,pode movimentar a força do chakra inferior localizado abaixo do umbigo,e isso causa uma reação no sistema nervoso central,causando uma reação emocional que pode ser controlada.
    Denomina essa reação como energia primaria e denecessaria.
    Adoro o som do atabaque,ele me ajuda a me concentrar na gira.
    Qual sua opinião sobre o assunto?
    O que significa a expressão umbanda pes no chão.
    Obrigada e boa noite.

    ResponderExcluir
  48. Pai Fernando, as pessoas daqui estão fazendo contato. Médiuns de Curitiba que moram aqui já estão aparecendo!
    Acredito muito que aos poucos teremos nossa corrente mediúnica. Tô feliz, feliz!
    Axé.

    Boa viagem para o senhor e todo pessoal!
    Tragam um casaquinho! Não muito quente, mas tragam.

    ResponderExcluir
  49. Mariana, postei porque é o tema atual. Já decidi e vou propor a todos que no mes de Agosto sejam suspensas as consultas e vibrações e a corrente trabalhe internamente, sem assistencia. FMG

    ResponderExcluir
  50. Pai Fernando,

    o senhor sabe do código de ética da umbanda que está apresentado para o governador do Estado do Paraná para ser apreciado e aceito como tal?

    Caso queira saber mais é com a CEBRAS 3015.1734.

    O senhor participou de alguma reunião para discutir esses pontos éticos?

    A CEBRAS têm o apoio de Dep. Estaduais e federais para aprovar este código, o senhor sabia?

    Eu soube disso ontem por acaso.

    O senhor está sabendo de alguma coisa?

    Sandra Estrella

    ResponderExcluir
  51. Boa noite a todos... espero que a gira tenha sido ÓTIMA!!! :o)))

    Bem, eu acho que como medida preventiva o mais recomendado seria mesmo suspender as giras... esses dias o Ministro da Saúde estava no Programa do Jô dando entrevista e ele comentou que muitas pessoas podem estar assintomáticas portando o vírus e acabam transmitindo sem saber.
    Apesar que eu acho que os cuidados não devem ser só com a gripe suína, acho que qdo estamos gripados, resfriados ou qquer coisa semelhante não deveríamos ir ao terreiro e nem em lugares com muitas pessoas...
    Meu pai tinha insuficiência renal, o que p/ mim era um simples resfriado para ele era complicadíssimo, até de cama ficava... então é preciso cuidar, cuidar da nossa saúde e da do próximo... já ouvi muita gente gripada lá no TPM falar "Só pega gripe quem tem que pegar, não sou eu que transmito"... mas acho que não é bem por aí, lá vão muitas pessoas com doenças graves e com seu sistema imunológico fragilizado não podemos pensar só na nossa alegria em estar na gira, mas acho que devemos ser responsáveis pelos nossos atos. Se os charutos e cigarros não são recomendados no meio da gira em consideração aos doentes, um médium gripado/resfriado dando passe tb deveria ser evitado.
    Qto ao não compartilhar objetos pessoais e acredito que até o fato dos cambonos acender cigarros, charutos, beber no 'copo' da entidade deveria ser evitado como prática comum e não só neste momento.

    Beijinhos carinhosos, Dê

    ResponderExcluir
  52. Pai Fernando, quando li está história percebi que às vezes é bom relembrar o que já sei... ou penso que sei (rsrsrs). Algumas vezes o aprendizado fica esquecido,talvez por mudança de contexto.

    “Rito de Passagem da Juventude dos índios Cherokee
    O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho.
    O filho se senta sozinho no topo de uma montanha toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte.
    Ele não pode gritar por socorro para ninguém. Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem. Ele não pode contar com a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido.
    O menino está naturalmente amedrontado. Ele pode ouvir toda espécie de barulho. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele. Talvez alguns humanos possam feri-lo. Os insetos e cobras podem vir picá-lo. Ele pode estar com frio, fome e sede. O vento sopra a grama e sacode os tocos, mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda. Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem.
    Finalmente... Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida. Ele então descobre seu pai sentado na montanha perto dele. Ele estava a noite inteira protegendo seu filho do perigo.”

    Quantas vezes a venda é retirada prematuramente, antes do aprendizado ser efetivado... por não acreditar que o Pai está presente?
    Quantas vezes é necessário esquecer a visão material e permitir que a fé nos guie?

    Filosófico demais? Gostaria de saber sua opinião.
    Obrigada Pai Fernando

    ResponderExcluir
  53. Hoje, depois de 5 anos que eu conheço o pai Maneco, foi a primeira vez que sonhei com ele.
    Nunca nem pensei sobre isso, nem imaginaria isso um dia acontecer...

    Eu estava em um local onde ia começar uma gira.

    Os consulentes aguardavam para serem atendidos
    em um corredor largo e retangular, sentavam em cadeiras de madeira.

    Havia uma sala improvisada arredondada onde os médiuns deixavam suas bolsas com seus pertences.

    Eu estava com minha saia branca, mas minha roupa não estava completa, eu não pariciparia da gira.

    Estranho....

    Pai Maneco apareceu para mim mais jovem, e, diferente da imagem que aparece aqui no blog, ele era branco, alto e magro.

    Quando o vi, na hora o reconheci, até por quê, sua imagem refletia por trás, o rosto do pai Fernando. As imagens se misturavam.

    Fui logo dizendo: "Oi Pai Maneco, o senhor por aqui?"
    Ele respondeu: "Oi Sandra, como está a sua vida depois que você entrou no Terreiro do Pai Maneco?"

    Eu então disse: "Melhorou muito, houve várias transformações"

    E, ele disse: "Então filha, tá na hora de você começar a fazer caridade"

    Depois disso não o vi mais e acordei emocionada, pois o Pai Maneco tem uma importância muito grande na minha vida.

    Fiquei intrigada e comecei a pensar que tipo de caridade eu deveria fazer...

    Será que eu devo doar alguma coisa?
    Ajudar alguma comunidade?

    Hoje falei com um amigo meu pra me ajudar a pensar sobre isso, e, nós vamos pensar o que fazer.

    Sandra Estrella

    ResponderExcluir
  54. Pai Fernando, um esclrecimento.
    Na linhas dos caboclos temos caboclo de oxossi,
    caboclo de xango, caboclo de ogun.
    Com a linha de Preto Velho é a mesma coisa?

    Groto
    Luiz Roberto

    ResponderExcluir
  55. ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA AUMENTAR A RESISTENCIA FISICA (UNICAMP)

    Tome pelo menos um litro e meio de água por dia,
    pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

    - Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite,pois produz muito muco e dificulta a cura.

    - Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.

    - Coloque bastante cebola na sua alimentação.
    - Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.
    - Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

    - Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).

    - Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.

    - O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral,assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

    - Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.

    - Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.

    - Muito importante: mantenha as mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

    - use luva descartavel e lave constantemente as maos, evite contato com os olhos.

    - Evite neste mes de agosto (pico maior da gripe A) escolas, universidades, bancos, supermercados, shopping, cinemas, bares e qualquer lugar em que exista acumulo de pessoas.

    - Na falta do alcool uma dica: as farmácias manipuladoras podem prepara-lo e em embalagens de bolso para que possam carregá-lo.

    abracos
    Sidney

    PS: E a gira do Rio como foi?

    ResponderExcluir
  56. Mucuiú Pai Fernando,

    Considero que suas respostas as postagens e comentários do blog me satisfazem, além de serem sempre elucidatórias. Vejo uma síntese perfeita em suas palavras. Suas tiradas então, são geniais!

    Entretanto, sei que existem pessoas que consideram suas explicações um tanto simplistas, carentes de fundamentação científica e/ou embasamento acadêmico.

    O quê você pensa sobre isto e que recado daria aos que não se satisfazem com suas respostas e ensinamentos?

    Saravá,

    Ronald Stresser
    Pai de Santo
    TPM-RJ

    ResponderExcluir
  57. Abertura da Gira do Pai Maneco no Rio

    Ontem iniciamos os trabalhos do Terreiro do Pai Maneco no Rio de Janeiro, foi um trabalho muito alegre e repleto de Axé. Contamos com a presença do Pai Fernando d'Ogum, que tocou a Gira. Vieram também: Pai Leo, Mãe Lucilia, Pai Beco, Pai Jussaro, Mãe Ritinha, juntamente com pais e mães pequenas, capitães, ogãs, engoma e vários médiuns, nossos amigos e amigas do TPM de Curitiba.

    A corrente do TPM aqui no Rio já inicia com dez médiuns, gente boa, irmãos e irmãs de fé, que juntos tornaram este grande evento realidade. O Pai Pequeno Mauro Monteiro e a Mãe Pequena Luna Taborda formam um casal sensacional, sem eles não sei o que seria do TPM-RJ. Estamos prontos, unidos, para que através desta corrente de aço possamos disseminar paz, amor, alegria e muito Axé na capital fluminense.

    No trabalho deste domingo, 02 de agosto de 2009, pudemos sentir, ter a certeza de que estamos trilhando o caminho certo, ditado por Oxalá através de Ogum: do seo Akuan, Pai Maneco, Vovô Miguel, seo Junco Verde, dos Caboclos Sete Flexas e da Cachoeira. Saravá seo Exu Caveira e seo Tranca Ruas, laroiê! Estamos todos juntos e misturados. Agradecemos imensamente o Axé, na certeza de estarmos contribuindo para que este mundo seja um lugar melhor e mais alegre para se viver.

    Temporariamente estamos trabalhando na União Espiritista de Umbanda do Brasil, em espaço gentilmente cedido pelo seo Pedro Miranda, presidente da UEUB. As giras tem data móvel; avisaremos ao público interessado em participar no momento oportuno, através das mídias digitais ao nosso alcance.

    Obrigado Pai Fernando, a você, Mãe Lucilia e todos que vieram nos dar esta força indispesável, este Axé, que marca o início de mais uma Gira filha do Pai Maneco além das terras do pinhão.

    SARAVÁ!

    Ronald Stresser
    Pai de Santo
    TPM- RJ

    ResponderExcluir
  58. Jan, claro que varias razões podem atrapalhar o jogo do obi. Na duvida deve ser jogado outra vez, não importa quantas vezes. Não pode haver duvida. FMG

    ResponderExcluir
  59. Alexandra,nem tudo que lemos é verdade. Na minha opinião o som do atabaque não tem nada com que vc leu. O atabaque é musica, e musica mexe com as pessoas. Isso é bom e saudavel, além de levar o médium à concentração. FMG

    ResponderExcluir
  60. Maura, texto é lindo em todos os pontos. Não só na forma de tornar o jovem homem, como a sabedoria do pai em cuidar-lhe sem que ele soubesse, aliás, como todos os pais fazem. FMG

    ResponderExcluir
  61. Sandra,provavelmente vc deve ter visto outra reencarnação do Pai Maneco. Aguarde um pouco para vir um sinal mais forte sobre o que ele quis dizer. FMG

    ResponderExcluir
  62. Luis Roberto, como vc disse nas linhas dos caboclos existem caboclos de oxossi,
    caboclos de xango caboclos de ogun.
    Com a linha de Preto Velho é a mesma coisa? Não, na linha dos Pretos Velho só existem eles. FMG

    ResponderExcluir
  63. Pai Fernando,

    Acabei de colocar no ar meu blog:
    vivianwerneck@blogspot.com

    Em primeira mão convido a vocês todos para visitarem mais esse espaço aqui na net.

    Espero que seja mais um portal de construção positiva e sadia, de idéias e manifestações, em prol da Umbanda e do nosso crescimento.

    Luz sempre!

    ResponderExcluir
  64. Pai Fernando, eu entendi que o Luis Roberto quer saber se existem Pretos Velhos de Ogum, Oxóssi, Xangô, etc...

    ResponderExcluir
  65. Seo Fernando

    Como foi realizar uma gira fora do TPM de Curitiba, mas, ao mesmo tempo, dentro, no TPM do Rio?

    Ronald Como foi a estréia ? Com quem vc trabalhou nessa gira?

    Luna
    Como foi a Vovó Maria Quitéria?

    abracos
    Sidney

    ResponderExcluir
  66. Sandra

    Partilho de sua preocupacao com esse codigo de etica...
    Para respeitar a autonomia de cada casa algo assim (que ja existe, ver FUEP) deveria ser ampla e democraticamente discutida. Foi feito isso, por exemplo, na (re) fundacao da FUEP. Alem disso, quem se propoe a representar deve ser eleito pelos que vao ser representados...
    Nao sei se a Umbanda que se diz ali é a que conheci no TPM... Penso que nao!
    A CEBRAS (filiada a FRABRAS e a FENACAB0 trabalha com uma leitura da Umbanda Afro-Brasileira e nas suas filiacoes nacionais a Umbanda aparece como uma variacao/correlata do Candomblé. Ja está claro ha tempos que sao diferentes. como tb essa historia de religiao afro-brasileira. É brasileira !
    Além disso, codigo por codigo, tem os principios fundamentais da FUEP e, principalmente, as normas do TPM
    mais completas, objetivas e mais claras.
    E muito, muito mais pés no chao.
    abraco

    Sidney

    ResponderExcluir
  67. Boa noite a todos! Boa noite meu querido paizão Fernando!
    Mucuiú,Pai Fernando!
    Bom, tá na minha hora de falar como foi nossa gira do Pai Maneco no RJ...
    Fora o cansaço extremo pelas férias de médium que estava, estou muito feliz!
    Feliz, feliz!
    Quero agradecer a todos que vieram em minha casa. A alegria de todos e a boa energia que deixaram.
    A gira...Ahhhh, a gira! Gente foi maravilhosa.
    Muita alegria e muita energia!
    Foi fantástico ver meu pai Fernando, minha madrinha e mãe Lucília, o feliz pai Léo, o generoso pai Beco, a força estrondosa de mãe Ritinha, o centrado pai Jussaro. E toda aquela gente de muito boa vontade e de muita união e força!
    As meninas da engoma, que levaram com força e garra os cantos da casa.
    A todos! Todas as pessoas que estavam lá meu muito obrigado!
    Ainda não conheço todos os pais e mães pequenos que vieram, mas quero agradecer de todo coração.
    Foi tudo muito forte e lindo!
    Agora vamos falar o que ficará...Ficará para nosso trabalho a força de nosso pai de santo, pai Fernando, a alegria de nossa mãe Lucília.
    Ficará o exemplo de simplicidade e humildade de meu pai de santo, pai Fernando para meu ex pai de santo Maurinho.
    Não tenho como descrever a emoção de vê-los um batendo a cabeça para o outro. Foi realmente uma prova de muita grandeza espiritual!
    E pode ter certeza pai Fernando que ele ficou maravilhado com o seu trabalho!
    Pai Fernando e Mãe Lucília, vcs podem ter certeza que serei seus olhos e seus ouvidos aqui. Seremos uma familia tbém, como pai Fernando sugeriu por 3 vêzes.
    Não mudaremos uma vírgula do que é o PAI MANECO!
    De certo que terei que aprender muitas coisas com todos. E boa vontade não faltará.
    Agora somos um braço de Curitiba e tenho certeza que seremos uma grande familia...Com nosso pai de santo Ronald, nosso pai pequeno Mauro, eu e toda corrente que já temos.
    Com a benção de caboclo Akuan, Pai Maneco, seo tranca rua das almas, vóvó Maria redonda, seo sete ponteras e de toda espiritualidade.
    Pai Fernando e mãe Lucília muito obrigada pela confiança.
    Saravá.

    ResponderExcluir
  68. Pai Fernando, estou me sentindo impotente...como posso ajudar nesta fase (pandemia), além de pedir em minhas orações pelas pessoas que estão doentes ou tem medo?
    Agradeço sua orientação

    ResponderExcluir
  69. Pai Fernando, agora minhas peruntas...
    Porque Ogun de ronda é tão diferente em sua incorporação e é tão forte?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  70. (Afrânio)

    Pai Fernando, Mucuiú!

    um local que me vejo longe de pessoas curiosas aqui, para se realizar entregas da quimbanda é no cemitério.
    Posso sempre fazer entregas pros Exus e PombasGira dentro dele? pois os locais com árvores, encruzas são meio que dificeis a gente não ficar exposto aos curiosos e preconceituosos.

    AH!Fiz um lindo amalá para Oxóssi este domingo!

    ABRAÇO PAIZÃO!

    ResponderExcluir
  71. Jurema, mas foi o que eu disse. Não tem, Preto Velho só tem a linha de Preto Velho. Eles, quando encarnados tinham, claro, seus Orixás Cósmicos. O Pai Maneco, para dar um exemplo, é filho de Iemanjá, mas não trabalha nesta linha, sói trabalhando na linha dos Pretos Velho. FMG

    ResponderExcluir
  72. Sidney, foi muito gostoso trabalhar com um grupo tão legal, com as entidades tão interessadas em ajudar, todas do Terreiro do Pai Maneco (estou aguardando o Henrique mandar as fotos par posta-las) ed ainda tudo sob uma temperatura de 30 gráus que já tenho saudade e ainda no Rio de Janeiro, mais bonito e limpo como nunca. FMG

    ResponderExcluir
  73. Maura, em tuas orações peça por eles. Além disso nad podemos fazer exceto não espalhar o terror. Para isso, o melhor é ficarmos quietos e obedientes às oridentações do governo. FMG

    ResponderExcluir
  74. Luna, talvez vc tenha sentido isso por conhece-lo pouco. Na continuidade vc vai ver que ele é um Ogum igual a todos. FMG

    ResponderExcluir
  75. pai fernando ... gostaria que vc falasse sobre o desencarne, as passagens de nossa existência da terra para o mundo espiritual, de q modo isso ocorre? sei q são casos e casos, e percebo que somos pouquissimo instruidos sobre isso, e as vezes acontecem desencarnes e os espiritos sofrem por nao saberem oq fazer... a umbanda nao poderia nos explicar mais isso, ou nos preparar? obrigado

    ResponderExcluir
  76. JOÃO EMERSON DA COSTA4 de agosto de 2009 às 14:22

    PAI FERNANDO...LÁ NO RIO PERCEBI ALGO COMUM NOS PONTOS DOS OGUNS QUE FORAM RISCADOS NO CHÃO...TRÊS ONDAS...NA MAIORIA DOS PONTOS...TEM ALGUM SIGNIFICADO ISSO?PERGUNTO POIS EU JOÃO SENTI UMA FORTE PRESENÇA DE IEMANJA...E TB QUANDO PAI MANECO PEDIU PRO ZEZINHO TRABALHAR PRA UMA PESSOA,ELE DISSE QUE IA TRABALHAR NA ENERGIA DE IEMANJA,E PEDIU O AXÉ DO JOÃOZINHO...?

    ResponderExcluir
  77. Mucuiú Pai Fernando!!!
    Estou muitissimo feliz...
    Eu sou medium da gira de quinta - feira.
    .Pois por esses dias não
    pude ir a gira por motivos de saúde, eu estava com 03 pedras no rim sendo 01 no canal ,onde vinha dando colica renal e eu estava ficando louco já.
    Na ultima quinta consegui ir para gira e pedi para que me colocassem no meio onde estava acontecendo o ritual de cura dos caboclos,uma energização muito forte.
    Pedi para que essa pedra que estava no canal saisse e que se possivel sem dor ...
    Pois na sexta- feira no dia seguinte para minha alegria ,a pedrinha que me encomodava tanto saiu quando eu menos esperava ,e sem nenhuma dor....saravá todos os espíritos que tanto nos ajudam,saravá toda essa corrente de aço saravá

    ResponderExcluir
  78. Ronald, o proposito do blog é atingir um nivel que todos compreendam as respostas, sem preocupação de tentar provar nada. É um papo direto sem intermediarios, ou seja, sem argumentos literarios ou cientificos. É a conversa de um pai de santo simples com uma faixa de pessoas comuns. As coisas complexas e que têm um embasamento cientifico ficam por conta de cada um conferir nos livros. Só quero discutir assuntos que não constam dentro da literatura. FMG

    ResponderExcluir
  79. Afrânio, claro que vc pode entregar no cemitério, entretanto para exus de encruzilhadas tem que ser nas encruzilhadas. FMG

    ResponderExcluir
  80. Jeferson, a idéia do blog é exatamente nós conhecermos a Umbanda. A troca de idéias é o motivo principal. Quanto ao teu procedimento e entendimento das entidades está correto. FMG

    ResponderExcluir
  81. André, vou preparar um texto com mais calma para falar sobre o desencarne. FMG

    ResponderExcluir
  82. Sidney,

    Trabalhei com meus guias, os caboclos de Ogum e Oxoce, também com o Vovô Miguel que é nosso paizão aqui no TPM do Rio. A gira foi tudo de bom! Apareça quando houver oportunidade.

    Obrigado pela resposta pai Fernando, mucuiú.

    Saravá / Ronald

    ResponderExcluir
  83. Mucuiú Pai Fernando !

    Como devemos receber pessoas que queiram integrar a corrente ?

    Temos que realizar alguma consideração tradicional ?

    Me dê essa orientação, por favor.

    Saravá !

    ResponderExcluir
  84. João, não é dificil de entender que três ondas representam Iemanjá, um Orixá que tem uma influencia enorme no Rio de Janeiro e também em varios mediuns da casa, FMG

    ResponderExcluir
  85. Willian, que bom ter acontecido isso com vc. FMG

    ResponderExcluir
  86. Mauro, a filosofia do Pai Maneco e também do terreiro é que a porta está aberta tanto´para entrar como para sair. Esse simbolismo no inicio do nosso Terreiro o Pai Maneco fazia que, antes de fazer a preece de abertura eu fosse até a porta e a abrisse para mostrar a todos que sempre ela está aberta. Mais tarde quando vcs tiverem mais estrutura as pessoas que entrarem na gira deverão ter uma doutrina e explicações sobre a Umbanda. Acho que vc deve aceitar e deixar tudo na mão das entidades. Os que não servirem a Umbanda eles acabam não ficando. FMG

    ResponderExcluir
  87. Entendido e armazenado.
    Obrigado Pai Fernando!
    Saravá !!!

    ResponderExcluir
  88. Boa noite pai Fernando, Mucuiú!
    Boa noite a todos!!!
    Essa semana terei bastante coisas para fazer.
    Gostaria da sua opinião como pai de santo e ser humano.
    O que é ser um bom pai de santo para o senhor?
    O que é ser um bom médium?
    O que é ser um bom pai pequeno?
    Quero aprender mais.
    Obrigada e axé.

    ResponderExcluir
  89. Mucuiú Pai Fernando!
    Sou nova na sua corrente e acabei de fazer o amaci... Estou com dúvidas quanto ao amalá... O terreiro estará aberto para entregas? A outra dúvida é quanto ao uso de carne no amalá, não sei se devo ou não colocar o peixe, meu amalá é para ogum será que posso fazer só com frutas ou o peixe é necessário?
    Obrigada!
    Renata Lescano

    ResponderExcluir
  90. Eu ia escrever algo sobre a umbanda ser afro brasileira por causa dos Orixás e Exus que vieram da África. Ao que sei, Exu lá é orixá também.Mas mudei de idéia.Porque as coisas e pessoas que tiveram origem na Europa por exemplo mas nasceram no Brasil não são chamadas de euro brasileiras??? Ou se for o caso, asiático brasileiras e assim por diante? Porque só o que vem da áfrica tem que trazer essa identificação? Só pode ser preconceito mesmo.Nossos irmãozinhos louros sulistas por exemplo são identificados como brasileiros, mas nós os negros temos que ser afro brasileiros... Ai que preguiça! A umbanda é brasileira e pronto. Pai Fernando, eu também já li algo negativo sobre o atabaque. Foi numa literatura de umbanda esotérica...A princípio fiquei na dúvida mas hoje não dou a mínima para a opinião deles.É incrível como o som do atabaque me leva à concentração.Eu tenho uma mente elétrica e o atabaque é o único som que faz com que ela se aquiete um pouco.Hoje não tenho pergunta; esqueci as que iria fazer...Abraços a todos ,em especial à moçada do RJ.

    ResponderExcluir
  91. Mario (Gira de 6ª Feira)5 de agosto de 2009 às 14:00

    Prezado Pai Fernando

    Boa tarde

    Gostaria de saber se o 'Só Bota Fogo Quem Sabe Botar' do nosso ponto de Fundango seria em detrimento a propriedade Fisica , Astral ou Ambas do elemento Fogo

    Obrigado , Mario

    ResponderExcluir
  92. Mario, tudo que se refere a explosão e o fogo. FMG

    ResponderExcluir
  93. Pai Fernando, o terreiro está fechado inclusive para entregas de amalás??

    Beijinhos carinhosos, Dê

    ResponderExcluir
  94. Mario (Gira de 6ª Feira)5 de agosto de 2009 às 16:46

    Certo Pai Fernando , mais o que 'Sabe' (tem o devido respeito e cuidado) do fisico do Fogo pode manuseá-lo com intenção espiritual ?

    Sendo direto: Poderia eu utilizar-me (em caso extremo de desconforto e certo do que eu estou fazendo) de pólvora quando enxergo energias negativas por detrás de meus familiares , obviamente sem inconseqüências, com preceito, oração, proteção e respeito, a mesma maneira do uso da defumação ou do banho de descarrego por exemplo.

    ResponderExcluir
  95. Luna, respostas pela ordem:

    Gostaria da sua opinião como pai de santo e ser humano.
    P. - O que é ser um bom pai de santo para o senhor?
    R. - Aquele que é humilde, que respeita os Orixás e cuida dos membros de sua corrente, inclusive que lhes dando liberdade de pensamento.

    P. - O que é ser um bom médium?
    R. - É ser dedicado, obediente à Umbanda e fiel ao seu pai (ou mnãe) de santo, sem deixar, entretanto, que seja subjugado pelo medo e ordens burras.

    P. - O que é ser um bom pai pequeno?
    R. - Está dentro das qualidades do pai de santo, mas sendo inteiramente fiel a ele, uma vez que é o seu substituto em eventuais impedimentos do dirigente. FMG

    ResponderExcluir
  96. Renata, o terreiro vai estar fechado, inclusive o Jardim dos Orixás. O uso de carne no Amalá eu não gosto. O peixe mais ou menos, e só frutas, flores e pratos sem carne, frango ou peixe é o que eu recomendo. FMG

    ResponderExcluir
  97. Miriam, viva o Brasil de todos nós. Viva o Brasil da Umbanda. Quem é brasileiro não precisa de nada a não ser "brasileiro (a)". Os atabaques são a alma da Umbanda, sem eles a Umbanda fica sem vida. FMG

    ResponderExcluir
  98. Denise, está fechado para entregas. A outra mensagem eu recusei porque não tem nada conosco. FMG

    ResponderExcluir
  99. Mario, acender fundango só se faz com a orientação dos espiritos e no terreiro. FMG

    ResponderExcluir
  100. Pai Fernando, muuuuuuuuuuuuuuito obrigadinha!!! :o)

    Então, o Sr. lembra daquela menina de Salvador que escreveu para o Sr. tirando algumas dúvidas? Ela está planejando vir p/ Curitiba em março/2010 conhecer o TPM, ela pretende, inclusive, fazer amaci nessa visita e eu gostaria de saber se além dela ler o site, o blog... tem mais alguma orientação que é preciso dar a ela? :o)

    Beijinhos e obrigadíssima!! :o)

    ResponderExcluir
  101. Pai Fernando, tem problema se passar dos 21 dias para entrega do amalá? Se não tiver eu espero o terreiro abrir para fazer a entrega. Se for ruim passar do prazo, o senhor tem alguma dica de lugar para entrga para Ogum aqui em Curitiba? Não sei onde posso ir!
    Obrigada!
    Renata Lescano

    ResponderExcluir
  102. Quem diria em Pai Fernando, no inicio deste blog ou no site, tinha um alerta para postarem perguntas, caso contrario o Sr retiraria o blog.
    Como o pessoal fala, está bombando.
    Parabens e obrigado pelo tempo que o Sr dedica para sanar nossas duvidas.

    Grato
    Luiz Roberto

    ResponderExcluir
  103. Renata, não tem nenhum problema, mesmo porque os espiritos entendem nossas dificuldades. FMG

    ResponderExcluir
  104. Oi Pai Fernando,
    O senhor tem alguma previsão de quando irão reiniciar as atividades no terreiro? Obrigada, Andressa Sobreira.

    ResponderExcluir
  105. Andressa, infelizmente não tenho previsão, mas com certeza nesta e na outra semana é muito dificil. Temos que aguardar. FMG

    ResponderExcluir
  106. Pai Fernando,

    Aproveitando as perguntinhas da Luna, hehe...

    O que é ser um bom padrinho/madrinha na Umbanda?

    Beijinhos e obrigadinha, Dê

    ResponderExcluir
  107. JOÃO EMERSON DA COSTA6 de agosto de 2009 às 10:21

    LUNA...VC FEZ UMA PERGUNTA SOBRE OQUE É SER PAI DE SANTO PARA SEU FERNANDO,EU ACHO QUE TODOS NÓS ESTAMOS VENDO QUE SER PAI DE SANTO TB É SE PREOCUPAR COM A SAÚDE FÍSICA DOS SEUS MÉDIUNS DE CORRENTE,PENSO QUE SEO JOÃO BOIADEIRO AO QUERER A GIRA DE SAÚDE,JÁ ESTAVA ANTEVENDO ESTA FASE QUE IRIAMOS PARAR POR UM PERÍODO.MAIS UMA VEZ SABIA DECISÃO DO PAI FERNANDO.OBRIGADO POR CUIDAR DE TODOS NÓS...

    ResponderExcluir
  108. Denise, o padrinho é a pessoa que cuida do afilhado em suas dificuldades, e na Umbanda intercedendo por ele junto aos dirigentes do terreiro. FMG

    ResponderExcluir
  109. Oi Pai Fernando, tudo bem?
    Hoje recebi uma mensagem por email de uma amiga que é kardecista.
    Eles receberam uma mensagem do Dr. Bezerra de Menezes, cujo teor segue abaixo:

    (Quinta-feira, 06/08/2009), às 22hs, far-se-á uma corrente para vacinação em massa contra o vírus H1N1 ou vírus da gripe suína.
    Deve se fazer o seguinte: preparar um copo d'água por pessoa.
    Fazer orações ao Dr. Bezerra de Menezes e à fraternidade de médicos sob sua orientação, pedindo a imunização e o fortalecimento do sistema imunológico. Depois, beber a água. Não se deve tomar mais de uma dose, tampouco adicionar mais água que o recomendado, pois ambos podem inavlidar o efeito ou causar desarranjos.

    Eu estou postando isso, pois sei que aqui é um ótimo meio de divulgação.
    Axé
    Fabiana

    ResponderExcluir
  110. Pai Fernando boa noite!
    Com relação a essa doença que estamos tendo. Essa pandemia...Já existem uma estimativa de milhões de mortes nos próximos 2 anos.
    O senhor acha que isso tem haver com a transformação que o planeta terra terá, para deixarmos de ser um planeta de expiação e tornar um planeta de regeneração?
    Mas olha, se eu morrer vou ficar muito brava da vida por ser uma gripe. Acho até injusto o que está acontecendo conosco!Sei lá...Acho que estou viajando...
    Axé.

    ResponderExcluir
  111. Luna, logo tudo estará sob controle. Vamos confiar nas autoridades e ajuda-los dando nossa contribuição e obedecendo suas orientações. FMG

    ResponderExcluir
  112. (Afrânio)

    Amado Pai Fernando,

    Quais procedimentos que eu devo tomar em minha vida para poder um dia, se tiver a permissão do senhor claro, trazer um TPM aqui pra minha cidade...

    muitas saudades Pai ....

    ResponderExcluir
  113. Sua benção meu pai!
    rsrsrsrs. Adorei! Adorei sua opinião do mês de agosto. Que bom o senhor gostou de tudo.
    Foi muito bom recebê-los aqui.
    Axé.

    ResponderExcluir
  114. Afrânio, é só amor e respeito aos Orixás e dar tempo ao tempo. FMG

    ResponderExcluir
  115. Meu paizão querido!!

    Que saudades do nosso terreiro mas temos que ser exemplo desta nação,mas fico muito feliz que temos o blog e não perdemos contato, quero lhe parabenizar pela opinião de agosto foi emocionante suas palavras.....

    Beijos

    Dede

    ResponderExcluir
  116. Boa noite... Que saudades ENORMES!!! Falta algo em minha semana.... falta a alegria do reencontro com os amigos do TPM... a energia dos Orixás e entidades... o ritmo contagiante da engoma.... Aquele climão tão delicioso e acolhedor que nos acostumamos a vivenciar todas as semanas e que não sentimos falta só pq nos acostumamos... mas pq amamos viver tudo isso todas as semanas.... SAUDADES!!!! :o)

    Pai Fernando, nesses momentos de recesso fazemos em casa os banhos de descarrego tb? :o)

    Beijinhos, Dê

    ResponderExcluir
  117. Afrânio, mande-me o nome completo dospais e endereços que faremos os trabalhos daqui. Isso por e-mail. FMG

    ResponderExcluir
  118. Olá Pai! Quanto tempo!
    Uma dúvida vem me acompanhando rsrsrs
    Sempre que incorporo minha Baiana, logo em seguida vem o Boiadeiro! Como o senhor sabe, ainda estou em desenvolvimento e por enquanto dançam somente e falam poucos palavras!
    Sinto a presença de meu Boiadeiro mesmo quando estou com a Baiana e me sinto muito tonta! rsrs Logo que ela sai ele vem não da nem tempo de em recuperar!
    Parecem brigar!
    Isso é comum?!
    Obrigada forte abraço!
    Estava com saudade deste blog!
    Silvinha!

    ResponderExcluir
  119. Silvinha, quanto ao desenvolvimento está dentro da normalidade, mas briga entre as entidades não existe, isso é apenas uma forma de expressar que o médium está vibrando com dois Orixáas. FMG

    ResponderExcluir
  120. Ola Fernando.Estou começando a me informar agora sobre umbanda.Bem há alguns dias veio em minha mente a imagem de um preto velho chamado maneco.O curioso é que nunca ouvi falar sobre qualquer coisa de umbanda antes. Sou totalmente leiga sobre o assunto.O que sei realmente é muuito vago.Mas não coonheço nada sobree orixas, oxuns ou coisa do tipo.Gostaria de saber quem foi o Pai Maneco e porque sera que ele apareceu pra mim.

    ResponderExcluir
  121. MAis uma dúvida:
    Sei pouco sobre o passado dos meus Pais mais sei que quando minha mãe estava gravida de mim fez uma cirurgia espiritual na barriga dela.Quando eu nasci o guia disse ao meu pai que eu teria que ser batizada com um nome que eles escolheriam, pois haviam cuidado da gravidez da minha mãe.Não sei ao certo mas o pouco que sei é isso.Isso quer dizer algo?Bem gostaria ao menos que me esclarecesse.Pois essa duvida vem comigo desde pequena.

    ResponderExcluir
  122. Shirley,

    no TPM não há situações como essa, portanto, não posso esclarecer tua dúvida. Nós prezamos o livre arbítrio, as entidades não praticar dessas influências.

    Axé,
    Camila

    ResponderExcluir