domingo, 18 de outubro de 2009

A UMBANDA É SAMBA


Recebi do Sidney Oliveira a foto acima com o seguinte texto: "Para quem tem bom gosto e pode ficar ate mais tarde em um quinta aqui vai uma dica: Os Encantados é uma banda formada por Seu Luiz de Ogum (voz), Lelinho, Leonardo e Leandro - (percussao), Tiziu (voz e violao) e Cle (pick-ups e chocalhos). No repertório de quinta passada (15) abriram com varios pontos de Iansã, alguns de Oxum. depois tocaram varios pontos de Pretos Velhos, alguns de os baianos e também para seo Zé Pelintra. Tocaram ainda alguns pontos para os Exus (Seo Tranca Ruas das Almas, Dona Maria Padilha, Dona Tata Molambo e uma saudacao para varios Exus) e depois uns 4 ou 5 pontos para Ogum. Tocaram algumas cancoes sobre Yemanjá e para Xango, entre outros. Os pontos e as musicas tiveram um arranjo um pouco diferente da gira com um diálogo muito interessante com a música eletronica (preenchendo melodicamente ao fundo). O show foi muito bom e acontece todas as quintas por volta de 1h da manha em uma casa habitualmente dedicada ao rock, mas que ha tempos abre espaço para a MPB e outros ritmos nacionais. O Bar Emporio Sao Francisco é tradicional na cidade e fica na Rua Presidente Carlos Cavalcante 1138 no Alto Sao Francisco em Curitiba. É uma proposta ousada do bar que agradou em cheio aos frequentadores e, ao mesmo tempo, divulga a riqueza cultural e musical da Umbanda. Tai a Umbanda fora do terreiro mostrando sua cara e toda a riqueza de seu universo simbólico e de seu encantamento. Vamos prestigiar. "
FMG

19 comentários:

  1. Mucuiú! Pai Fernando.
    Que o Luiz e sua prole são bons de samba eu já sabia. Que o Tiziu manda bem eu também sabia. Que o acervo musical da nossa Umbanda é maravilhoso eu também sabia. O que eu não sabia é que estavam fazendo show ao vivo televisionado. Mas não precisava ser bem na quinta-feira que eu tenho gira. Considerando que começa a uma hora, e eu termino a gira sempre a meia noite (epa!) vou lá engrossar a clac. Parabéns para os nossos Sambas e Ogãs. Pai Béco de Oxóssi

    ResponderExcluir
  2. Andréa Destefani - Colombo-Pr18 de outubro de 2009 às 14:28

    Pai Fernando peço a sua permissão para fazer uma homenagem, que acredito ser justa.
    Se o umbandista tem um símbolo vivo este bem poderia ser o seo Luiz de Ogum. Ô homem porreta,como diriam algumas entidades que conheço.Seo Luiz e sua família foram umas das primeiras pessoas que conheci na Umbanda e as primeiras pessoas em que me baseei para desenhar o que é ser umbandista. Gente simples e amável. Nunca comprimentei seo Luiz sem que seu sorriso e seu axé chegassem no meu coração.Uma fé que transborda em alegria. E alegria é sinônimo de Umbanda.Não tem como ser diferente. Mas é preciso e precioso ser determinado na Umbanda e seo Luiz, é forte e guerreiro como um bom filho de Ogum deve ser. Tenho um sincero orgulho de conhecê-lo, de conhecer sua luta e sua vibração por nossa religião.Agradeço ao sr seo Luiz por abrilhantar nosso terreiro, pois sei que é um de nossos pilares e tem ainda muito a nos ensinar.Que sua caminhada ao levar a Umbanda nas notas musicais lá pro mundo fora do terreiro seja um ato cada vez mais amoroso de divulgar nossa religião.Peço a todos os Orixás e a todas as entidades de Umbanda que abençoem e protejam a sua família e o seu trabalho seo Luiz de Ogum! Ogunhê!Saravá!

    ResponderExcluir
  3. Como diz o Seo Zé do Coco: Oxente!!!!!!!!
    Mais que coisa maravilhosa!
    Sabendo que sou curitibana, mas há anos me dedico a Santa Catarina, me enche o coraçao em ver a polacada caindo no samba de axé!
    Sarava mesmo!
    Enche o meu coração aqui de alegria e curiosidade.
    Já esta no meu caderninho de visitas pro final de ano.!

    ResponderExcluir
  4. Salve a todos! sempre notícias boas! Pena eu estar em são paulo! Aliás gostaria de falar com o Kiko - quem me indicou foi a Lucilia, nos falamos sempre por email - pois tenho interesse em participar da casa quando os trabalhos iniciarem aqui em sãopaulo!
    uma braço a todos e Saravá!

    weber
    weberfonseca@uol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Pai Beco, da tempo sim..quinta passada comecou +- 1:30 da madruga.E antes tem uma banda so de mulheres chamada Samba de Saia.bom tambem. Abracao!

    ResponderExcluir
  6. Turma boa...Na gira de ontem seu Luiz como sempre, mandando bem...

    Saravá !!!

    ResponderExcluir
  7. Eba!!!Boa turma, boa música e boas novas!
    Lucilia

    ResponderExcluir
  8. Pai Beco, Mae Lucilia, Andrea, Mauro, Weber
    quem mais vai na proxima quinta?
    É toda quinta...
    O Pai Fernando se tiver permissao em casa (risos) será que vai?
    Apesar do horario vale a pena.
    otima semana p/ todos.
    Sidney

    ResponderExcluir
  9. Hoje estarei aí mais uma vez.
    Só tenho algumas dúvidas que gostaría de tirar com pai Fernando, como sería possível?
    Mauro

    ResponderExcluir
  10. Qaundo vou conseguir uma consulta com pai Fernando?...

    ResponderExcluir
  11. O que é bom é pra ser mostrado e essa turma é porreta mesmo. Parabéns pela conquista e parabéns ao dono do Empório por apostar nesta demonstração da beleza de nossa cultura.

    Sidney, pode colocar meu nome na lista.

    Axé,

    Lolô

    ResponderExcluir
  12. Olá, Eu gostaria de agradecer a todos pelos comentários aos Encantados e ao meu Pai (Luiz Carlos). Todas quintas percebo a alegria dos nossos irmãos de corrente do TPM, das pessoas de outros terreiros e as pessoas que ali estão tambem se entregam aos pontos cantados da nossa linda umbanda, isso significa que estamos quebrando barreiras e divulgando ainda mais nossa Umbanda!!! Aproveitando para convidar a todos a prestigiar nosso trabalho as quintas feiras no Emporio São Francisco..
    Axé a todos

    ResponderExcluir
  13. Lelinho, seja bem-vindo ao blog. Um abração para todos vcs, inclusive o Tziu. FMG

    ResponderExcluir
  14. Não percam...eu ja fui e esta maravilhoso...assim como essa familia Novaes que eu amo tanto!!!so podia vir do sr. Luis mesmo tanta alegria e emoção...e os meninos que so tem AMOR e DEDICAÇÃO.
    eita familia porreta!!!e viva nossa linda umbanda!
    e Salve a FAMILIA NOVAES E A FAMILIA PAI MANECO!!!
    beijos a tds Gi...

    ResponderExcluir
  15. Seu Luiz e família é um atributo; um signo; um símbolo de FAMÍLIA QUE SE UNIFICOU NO AMOR, NA PARCERIA, NA ALEGRIA DE ESTAR FAZENDO O SAMBA NO TERREIRO E, EM QUALQUER LUGAR!Eu dou Graças por suas presenças na Gira do Sábado do Terreiro do Pai Maneco! Recebemos da família NOVAES toda este Amor Fraterno que envolve toda corrente e assintência emk uma alma só! Um Grande Abraço Ombro-a-Ombro em todos do blog e, a Vossa Benção Pai Fernando! Saravá!!!!......Bitty

    ResponderExcluir
  16. Olá Galera, eu queria agradecer os irmãos de corrente que tem ido prestigiar o nossa trabalho e convidar aqueles que ainda não foram.
    Estamos todas as quintas feiras no Emporio São Francisco na Rua Pres. Carlos Cavalcante, 1136 a partir da 1:00 - Nosso blog é: http://osencantadosoficial.blogspot.com

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  17. Olá Galera, venho informar que Os Encantados a partir do dia 19/11 estará tocando no Empório São Francisco a partir das 23:00 até as 3:00 horas. Apareçam!!!!

    Abraço a todos

    Lelinho

    ResponderExcluir
  18. Olá, parabéns pelo site e pelo blog, conheci há duas semanas. Li a história no site do Caboclo Pena Verde e gostei bastante. Você conhece alguma história, ou qualquer informação sobre o Caboclo Pena Roxa?

    Krsna Mitra

    ResponderExcluir
  19. Meu e-mail é krsnamitradas@hotmail.com

    ResponderExcluir