quarta-feira, 24 de junho de 2009

LINHA DAS ALMAS

Considerações sobra a Linha das Almas:

É a linha de esquerda que trabalha nas Calungas e a Linha de pretos velhos (Luna)
Há uma diversidade de entidades que trabalham, como na linha de Oriente(Andréa D.)
Trabalha no encaminhamento de almas , pode Preto, Exu e até Ogum.(Lucília)
Linha das almas é uma função/missão que pode ser cumprida por algumas almas(Sidney)
Podem ser encontradas em qualquer lugar, não são nem bons ,nem maus(Ogum sete Espadas-Mãe Alice)
Podem ser encontradas em diversos locais.Representam todos aqueles que partiram e de toda forma podem ajudar e buscam luz. (Carlos- Portugal)
Seriam parentes desencarnados que auxiliam(Jurema)
Podem ser chamadas em qualquer linha, apesar de não ter visto nem na de ciganos, nem na de boiadeiros(Pai Bitty)
num ponto as almas pedem pra ser salvas (abre a porta oh gente...) e em outros elas é que salvam(eu pedi as almas e as almas atenderam...) (Mirtes)

Minhas Considerações:

Inegavelmente a Linha das Almas dentro da Umbanda tem recebido várias definições e colocações. A Umbanda não é tão simples como muitos pensam, mas não pode mistificada a ponto de ter que aceitar tudo que falam sem uma análise mais detalhada. Gosto de ser transparente e por isso falo o que sinto e penso. Quando comecei a decifrar a nossa religião dois assuntos me fizeram algumas vezes perder o sono: o Anjo da Guarda e a Linha das Almas. Claro, ouve aqui e acolá, nossa cabeça se põe a funcionar para chegar a uma conclusão. Foi colocada a Linha das Almas em questão e os comentários que chegaram no blog estão acima resumidos pela Andréa Destefani. Rememorando, as Almas, chamadas até de benditas, sempre foram evocadas pelos antigos. Então elas trabalham, porque considero infalível a voz do povo. Os pontos de chamada da Linha das Almas na Umbanda são cantados nas vibrações coletivas, em todas as linhas da Umbanda e também da Quimbanda. Sempre que isso acontece alguns espíritos carentes e até maldosos incorporam nos médiuns, e sem nenhuma doutrinação visível eles são levados para um lugar de socorro. Isso deixa claro que é nesse campo que eles atuam, ou seja, encaminhar as entidades nesses estados e muitas vezes sendo os obsessores dos encarnados, acontecendo o socorro ao espírito e ao encarnado que fica livre dessa influencia indesejável. Então se elas existem e trabalham de forma organizada, elas têm uma estrutura dentro da Umbanda como todas as linhas auxiliares. Auxiliares não significa neutra. E ainda com todas as opiniões e considerações, o estimado angolano Pai Maneco veio dar sua orientação. De forma simples falou: a Linha das Almas pode ser chamada em qualquer ocasião, ela é subordinada ao Orixá Omulu, portanto fazem parte das Quimbanda, mas não são Exus. São Almas que se manifestam quando chamadas para salvar outras Almas. Não incorporam e não recebem oferendas. Colocado o tópico, quem quiser pode opinar. FMG

56 comentários:

  1. Boa Tarde PAI acabei de ler as consideraqçoes sobre a linha das almas gostaria de saber sobre o seu Ze Pilintra sei que ele trabalha tanto na linha da direita como na linha da esquerda ele seria da linha das almas?Ou nao gostaria que o senhor me explicasse melhor pois tenho ainda muita duvida a respeito e gostaria de aprender mais. desde ja agradeço . Janaina

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei a resposta do Pai Maneco sobre quem são elas, foi direto e claro.

    Saravá o Pai Maneco

    Monique

    ResponderExcluir
  3. Pai Fernado
    Linha das Almas é do cemintério ou da encruzilhada?

    ResponderExcluir
  4. Janaina, seo Zé Pilintra, como eu já disse, trabalha como Exu, Linha dos Baianos, Linha dos Pretos Velho e onde ele for chamado. Ele n]ão tem Orixá mandante, por isso é da Linha neutra, inclusive dos malandros. FMG

    ResponderExcluir
  5. Linha das Almas é linha auxiliar, não é das Almas e nem do cemitério. É linha auxiliar que obedece a vibração de seo Omulu. FMG

    ResponderExcluir
  6. Pai Fernando devo lembrar que o Pai Maneco me falou também que Yansã rege essa linha. Mas o mais brilhante que o Pai Maneco fez ao me falar sobre esta linha foi sua comparação. Comparou-a ao serviço de ambulância, que vem socorre os feridos e vai embora. E se a gente pensar bem não há hoje como não ver mais esta parte importante da Umbanda. Quando a entidade que vc está trabalhando pede apoio a um médium pra fazer um transporte, quem vem socorrar este obsessor ou este espírito 'perdido"? A Linha das Almas. E isso se tornou tão óbvio após a minha conversa com o Pai Maneco, que amo muito mais a Umbanda. Simples e direta em seus objetivos de caridade. E tem mais uma lição nisso tudo: se os espíritos ajudam-se mutuamente, de forma simples e discreta, porque não começamos a fazer o mesmo? Há muito mais na Umbanda que possa imaginar nossas vãs filosofias truncadas. Estamos tendo oportunidade de vivenciar e aprender a sermos mais simples, nas entrelinhas do que disse o Pai Maneco senti isso...Saravá Pai Maneco, Saravá Pai Fernando!

    ResponderExcluir
  7. IMPORTANTE O QUE FOI COLOCADO PELO PAI MANECO E PELO PAI FERNANDO: A SIMPLICIDADE DA UMBANDA NAO SIGNIFICA SUPERFICIALIDADE OU BANALIDADE. SIGNIFICA SER TRANSPARENTE, DIRETA E DEMOCRATICA. SIGNIFICA SER LIBERTARIA, INCLUSIVA E UNIVERSAL. MAS, TEM SUA COMPLEXIDADE QUE NAO SIGNIFICA MISTERIO, DOGMA OU ELITISMO, MAS PORQUE NAO PODE SER BANAL, SUPERFICIAL OU DESORGANIZADA.

    ABRACOS
    SIDNEY OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  8. Saravá Sidney Oliveira!

    ResponderExcluir
  9. Ai...Tá bom...Pra mim é muito complexo.
    Linha das almas benditas, almas sofredoras, almas do além...Se quiserem mais posso lembrar.
    Mas pra mim não é importante de onde são, ou de onde vieram. Tipo: Porque Orixá? Porque preto velho? Mas e o índio???
    Nossa se for entrar nesse mérito terei que esquentar minha cabeça preguiçosa.
    Então fico com meu branco, trabalhando..E trabalhando...
    Axé
    * desculpe pai Fernando em não somar muito, nesse tópico*

    ResponderExcluir
  10. Olha Luna e demais amigos, com sua licença Pai Fernando, deixa eu te exemplificar mais ainda. Imagine uma gira em que há um pai de santo e uma mãe de santo(Omolu e Iansã) antes da gira começar eles designam algumas pessoas(entidades) pra que algumas encaminhem os consulentes, outras orientem a assistência,outras auxiliem os médiuns(obssessores, espiritos perdidos,etc). Não importa se esses designados sejam engenheiros ou operários, importa cumprir a missão a que foram determinados a cumprirem pelos pais de santo.E tenha a certeza que cumprem de bom coração.Trabalho importantíssimo que temos que agradecer constantemente, pois eles ,no meu entender, as vigas da Umbanda (aquelas que não aparecem,mas que nos sustentam).Axé!

    ResponderExcluir
  11. Mukuiú Pai Fernando.

    Para mim a explicação do Pai Maneco está perfeita... “São Almas que se manifestam quando chamadas para salvar outras Almas”, é assim que as entendo.
    Fiquei curiosa porque eu já tinha fé nas almas antes mesmo de conhecer a Umbanda.
    Penso que apesar de nossa vontade em conhecer os mistérios do Astral, do mundo espiritual ser muito grande, a nossa capacidade de entender, como encarnados, como espíritos em evolução ainda é muito limitada, pelo menos a minha eu considero que seja.
    Apesar da minha curiosidade em aprender sou muito seletiva, por isso prefiro as explicações mais simples, sem mistificações como as do sábio Pai Maneco que conhece bem minhas limitações...Saravá Pai Maneco!

    Atotô meu Pai Omolú!

    Salve as Almas Benditas, essa legião maravilhosa de espíritos que ajudam, que salvam, que encaminham outras almas de uma maneira tão nobre e desapegada que foge ao nosso entendimento.

    Axé!

    ResponderExcluir
  12. "Não incorporam e não recebem oferendas"
    Não entendi isso Pai Fernando, pode me ajudar? Minha dúvida surge pois até onde tinha aprendido, qualquer espírito (bem intuído, claro) poderia vir nessa linha para ajudar, pretos, caboclos, exus, ou outros que não se apresentem como entidade.
    - Se não incorporam, o que são as incorporações que vemos quando os chamam?
    - Não recebem oferendas, mas e o preto (caboclo, etc) que vem nessa linha?

    Se puder esclarecer isso, agradeço.
    Kelly

    ResponderExcluir
  13. Kelly, a Linha das Almas nãoi têm pretos, caboclos ou exus. São espiritos e só. Não têm roupagens definidas. FMG

    ResponderExcluir
  14. JOÃO EMERSON DA COSTA25 de junho de 2009 às 00:14

    PAI FERNANDO,SÓ PRA CLAREAR MAIS: "NÃO RECEBEM OFERENDAS".PÃO,AGUÁ VELA BRANCA E FLORES,ENTREGUES NA CRUZ DAS ALMAS?ENTÃO ELAS NÃO USAM ELEMENTOS PARA AJUDAR?ISSO FOI MUITO BOM SABER...

    ResponderExcluir
  15. Pai Fernando então

    pq mita gente fala q pretos e pretas são a linha das almas..

    e outra duvida pq o dizer q falam para os pretos?

    "adorei as almas"

    abraços

    ResponderExcluir
  16. Claudinei, não precisamos seguir fielmente o que tudo falam na Umbanda, porque tem gente que diz que o Exu faz o mal e isso é uma baita mentira. Como a Umbanda ainda é nova e está em estudo permanente, devemos aceitar outras situações em substituição aquelas que são usadas como regras. O que se discute aqui no Blog também não é necessariamente a verdade, e sim mais um punhado de opiniões de gente que vive a religião em sua intensidade. FMG

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde a todos.. Pai Fernando, qual a diferença entre alma e espirito? Visto que independente de que religião acredito.. sempre ouvimos.. "meu espirito está em evolução ou evoluindo.. ou ainda... minha alma está evoluindo etc". grata,

    ResponderExcluir
  18. Outra questão; sempre vi e escutei que as almas precisam de luz (e um desses simbolos ou elementos seriam além das preces/orações as velas) e ai pergunto tbem qdo chamam as almas o que é que as pessoas dão passagem? algumas vão literalmente ao chão e ficam se contorcendo todas num misto de dor e sofrimento outras ficam em pé bastante curvadas mas com uma enorme tristeza? outros irmãos na corrente choram copiosamente. Ah!! Pai sei de seu pensamento qto ao candomble..apenas quiz responder a uma duvida. Devo confessar que é dificil esquecer aqueles ensinamentos (Pai VECO) tbem. Talvez por isso, por não aceitarmos ou estarmos completamente libertos deles (ensinamentos) é que sempre fazemos não comparação mas união entre eles. Vai aí outra questão (antes que o Sr. me dê uma bronca rsrs) sei que o topico é somente Almas, mas vou arriscar: Qdo na gira dos exus que chamam Omolu, uma das pessoas incorporadas precisam de um pano branco na cabeça, são levadas para tras do altar voltam e o pano é retirado e nesse momento ocorre a subida. Lembro muito disso ou ainda desse ritual em saida de santo. Apenas curiosidade Pai.grata, maravilhosa semana a todos!!!

    ResponderExcluir
  19. Adorei tuas colocações Andréa!
    Tive até uma nova opinião> talvez as almas sirvam para nos mostrar que não é tudo que precisa ter nome, forma, cor, resposta ou lógica para formar a caridade, o amor e o encaminhamento espiritual. Acredito na naturalidade das coisas e não vejo mais razão de compreender tudo "do outro lado". Basta o que já sei> Almas são almas, ponto. O que mais precisar saber, acabarei sabendo, pois tem os Guias que na hora da gira nos explicam, e fora da gira, o Blog do Fernandão!!!
    Saravá!
    ps. O Ogum que trabalho é Ogum da Espada não Sete espadas...hihi

    ResponderExcluir
  20. Laura, pelo que vc fala quem está incorporando é um espirito que precisa ser encaminhado. Talvez seja mais de um, mas seguramente é isso. Não quer dizer também que ele seja mau, e por isso é que vc não sente uma vibração pesada. FMG

    ResponderExcluir
  21. Marilise, o conjunto do duplo etéreo e perispírito chama-se alma. Eu não vejo diferença de alma, espirito ou entidade. FMG

    ResponderExcluir
  22. Marilise, essas incorporações são tipicas de espiritos obsessores ou sofredores. Por isso é que se chama a Linha das Almas, para levar todos eles, alguns incorporando, quando necessário, nos médiuns presentes com a finalidade de tomar o choque fluidido dele com a corrente. Quanto ao seo Omulu o pano na cabeça é para esconder seu rosto doente. Folclore que seguimos à risca. Ele é levado na Casa dos Exus para dar sua energia para o trabalho de esquerda. FMG

    ResponderExcluir
  23. Maleime ,então ,seo Ogum da Espada.
    Sabe Alice que eu quando entrei pra Umbanda pensava que quando falavam "maleime" era alguma coisa mágica sei lá....Hoje eu vejo que pelo menos pra mim além de mágica é necessária....
    Quando fui fazer meu amaci me senti como se estivesse fazendo dezoito anos(aquela sensação de que tudo vai ser diferente sabe?). Meu amaci foi num dia 31 de outubro, lua cheia.Ótimo. Aí tive um sonho, um dia antes, no qual eu havia morrido. Estava até contentinha quando reparei que não havia ninguém pra me buscar. Aí pensei, me desenvolvi tanto na Umbanda que agora eles não vem me buscar porque já sei o caminho, que chato! Fui pra um centro de triagem, sozinha. Tinha uma placa grande na sala em que estava escrito para não fumar. Como conhecia a salinha peguei um cinzeiro que estava escondido e fumei pensando : bem que eu podia ter avisado que não queria passar por isso sozinha!
    Então todas as entidades que estiverem me escutando e todas as almas benditas não me deixem só nesse momento! Nem que seja pra fazer companhia até Aruanda, se pra lá eu for!Axé!

    ResponderExcluir
  24. Olá Pai Fernando,
    Já vi no sábado, ao chamar a linha das Almas, chamar um preto-velho também, se não me engano, Pai Joaquim. Seria para o preto coordenar o trabalho de resgate?
    Está confuso isso tudo pois aprendi com o P. Bitty que os pretos, caboclos etc poderiam trabalhar na linha das almas. Eles não são dessa linha, mas podem trabalhar nela também? Seria isso?
    Espero ter exposto de forma menos confusa as perguntas do que são na minha cabeça.. hihihihi
    Obrigada,
    Kelly

    ResponderExcluir
  25. Concordo com você meu pai, concordo (e como não?) com o Pai Maneco. Ato-tô Abaluaiê! Saravá as santas Almas!

    "Eu andava perambulando, sem ter nada o que comer;
    Vou pedir às santas Almas para me socorrer;
    Foram as Almas quem me ajudou,
    Foram as Almas quem me ajudou,
    Foram as Almas quem me ajudou,
    Viva Deus nosso senhor;

    Olha as Almas dão,
    Olha as Almas dão,
    Olha as Almas dão,
    Para quem sabe aproveitar;
    Foram as Almas quem me ajudou,
    Foram as Almas quem me ajudou,
    Saravá o Espírito Santo, Glória a Deus Nosso Senhor!"

    ResponderExcluir
  26. Pai Fernando, e porque Seu Omulu normalmente alterna os médiuns em que baixa? Já aconteceu comigo e foi bem interessante. Vi em outro lugar que ele prefere médiuns de cabelo comprido, mas por que, diferentemente das outras entidades, sempre vem em médiuns diferentes? É a energia da pessoa no dia? Característica dele? Por que não dá consulta? Obrigada, Desirée.

    ResponderExcluir
  27. Pai Fernando

    dexa eu ver se entendi..

    o Sr. quer dizer então q cada caso é um caso?
    tipo no Pai Maneco nao é dito essa saudação pq eles não são a linha das almas...e determinado terreiro de determinado estado/cidade faz essa saudação pq eles seguem esse ensinamento...
    hehe..acho q embolei tudo agora...mas foi + ou - isso q eu entendi.

    ResponderExcluir
  28. Kelly, trabalhar quandp a linha é chamada, não significa pertencer a ela. FMG

    ResponderExcluir
  29. Desirée, se o seo Omulu incorporar duas vezes seguidas em um médium, esse médium já vai querer mandar fazer uma capa... E seo Omulu não tem médium fixo, ao menos em nosso terreiro. FMG

    ResponderExcluir
  30. Laura, porque os espiritos que fazem parte da Linha das Almas não incorporam e sua função especifica é encaminhar as almas. FMG

    ResponderExcluir
  31. Claudinei, vamos ao ponto que vc colocou...vc não acha que os pretos adoram as almas, já que elas estão vem na Umbanda com uma super missão? Quem não adoraria?
    Lucilia

    ResponderExcluir
  32. Pai Fernando, primeiro obrigada pelas respostas. O Sr. respondeu para a Desiree "E seo Omulu não tem médium fixo, ao menos em nosso terreiro". Qdo falei do pano branco na cabeça isso só acontece com um medium no terreiro" (pelo menos no sábado e pq. não com todos que incorporam? bjs, grata.

    ResponderExcluir
  33. JOÃO EMERSON DA COSTA26 de junho de 2009 às 11:55

    PAI FERNANDO,SÓ SENTIA VIBRAÇÃO DE SEO OMOLU UMA VEZ,SOU CARECA,CARECA E CARECA...DURANTE AQUELE MEU TRATAMENTO,FOI UMA ÚNICA VEZ.MAS O SUFICIENTE,EMBORA EU JÁ TENHA VISTO O MESMO MÉDIUM POR VÁRIAS VEZES INCOPORAR ELE...EU RELACIONO A INCORPORAÇÃO DO SEO OMOLU COM AS ESPADAS DE OGUM QUE ALGUNS MÉDIUNS RECEBEM NA HORA DO OGUM DE RONDA...(SÃO PRA QUEM ESTÁ PASSANDO ALGO RUIM,MUITO RUIM),...SERIA ISSO?

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde Pai Fernando...
    Na Postagem em resposta a Desirée...o senhor disse que se seo Omulu incorporar duas vezez no msm medium já vai querer a capa...e que seo Omulu não tem medium fixo no terreiro, mas na gira em q frequento ele "vem" sempre na msm pessoa no caso nossa MÃE PEQUENA! Pq??

    ResponderExcluir
  35. João. não é nada disso. O seo Omulu incorpora em quem ele quiser e eu não questiono,não quero saber porque o assunto é dele e não meu. Só sei que não tem nada com médiuns com problemas. Quanto ao seo Ogum de Ronda não é só em mediuns com necessidade de uma força. O seo Akuan é quem escolhe e ele varia conforme quer. FMG

    ResponderExcluir
  36. Jan... mais uma vez eu errei, eu quis dizer na gira sob a minha responsabilidade. Diga qual a tua gira e quem a dirige que o pai ou mãe de santo responderá diretamente neste blog. Aliás pretende fazer essa abertura com os pais de santo. FMG

    ResponderExcluir
  37. Paizinho...
    Sou de terça...com Pai Jussaro e Mãe Tânia.
    Perguntei pq varias vezes senti diferença na vibração...Quando chamam Seo Omulu quem vem com ele são as pombagiras...então automaticamente eu teria que sentir nem que seja um pouquinho de essencia feminina...e não sinto...por issominha duvida!!
    brigadinho mais uma vez

    ResponderExcluir
  38. Pai Jussaro, aguardamoa s resposta. FMG

    ResponderExcluir
  39. Pai Fernando, então quando chamam a linha das almas para auxiliar no encaminhamento dos espíritos, aqueles que incorporam nos médius no terreiro são esses espíritos que estão em busca de ajuda? As almas estão ali apenas p/ levarem, invisíveis aos nossos olhos????

    Beijinhos, Dê

    ResponderExcluir
  40. Desculpe... eu tinha emprestado o PC p/ uma amiga ver o e-mail dela e não vi que ela não tinha desconectado. Daí foi com o usuário dela (Aline). Mas sou eu Pai Fernando... a Dê de sempre!!! :o)))

    Obrigadinha pela resposta!!!

    Beijinhos, Dê

    ResponderExcluir
  41. acho q postei no lugar errado então coloco aqui novamente:
    conheci o pai joaquim das almas na gira de quartafeira e ele falava de amor, fraternidade, viver em harmonia com a familia e com os amigos etc... isso é tipico desta entidade, achei q a linha das almas levariam para outros caminhos, com mais severidade pode isso?

    ResponderExcluir
  42. Pai Fernando, quando uma pessoa está incorporada com uma entidade e chamam as almas. A entidade que está incorporada vai embora para que as almas que estão precisando de auxilio incorporem naquele médium???? Ou se a entidade está no terreiro ela irá se posicionar de forma a dar sustentação a esse auxílio???? Depende de caso para caso? Em qual situação a entidade vai "subir", para o espírito que precisa de auxílio incorpore? Esses espíritos precisam necessariamente incorporar?

    Beijinhos e obrigadinha

    ResponderExcluir
  43. Dê, não é necessário subir a entidade que estiver trabalhando, a não ser que aconteça uma necessidade e que será observada pelo espirito dirigente do trabalho naquele momento. O médium tem é que acatar o que for acontecer sem a preocupação de ter a iniciaitiva. FMG

    28 de Junho de 2009 16:31

    ResponderExcluir
  44. Jussaro Ferreira da Cunha29 de junho de 2009 às 08:13

    Jan...quando éramos da Gira do Andre, ele utilizava este mesmo cavalo na vibração de Omulu e, quando formamos a nossa Gira, mantive o mesmo cavalo, uma vez que incorporava o Seo Omulu, o que não significa que outros médiuns na corrente não possam incorporar Seo Omulu e que eu possa vir a utiliza-los também.

    ResponderExcluir
  45. Jan, esta aí a resposta do teu pai de santo. FMG

    ResponderExcluir
  46. Certo, certo...Agora entendi e compreendi ( rs)
    Mas essa minha dúvida ainda não vou esclarecida... pq as vezes( quando incorporamos a vibração dizem "saravá as pombagiras de seo Omulu!!")...eu não sinto uma energia feminina e sim uma masculina???Tem alguma coisa a ver??? acho q não né??
    Beijo e mucuiú a Pai Fernando...e a Pai Jussaro!!!
    Beijo Grande

    ResponderExcluir
  47. Pai Fernando, seguindo a mesma linha da pergunta da Kelly, afinal o que são as incorporações que vemos? São mesmo somente espíritos?
    Percebo que a grande maioria que incorpora se arratam pelo chao, se contorcem, choram, etc. Esses espíritos vêm em busca de ajuda para eles mesmos? Para serem encaminhados?
    Se não, porque se apresentam de forma tão sofrida?

    Axé

    ResponderExcluir
  48. Flor, são espiritos que estão dentro da faixa de obsessores, maus, trevosos, encostos, viciados, sexuais, enfim, todo tipo de má qualidade e que são trazidos pelos espiritos que compõem a Linha das Almas, que não incorporam, não recebem oferendas, não sei como são, mas agem em todas as linhas da Umbanda e estão subordinados à bibração do Orixá Omulum. FMG

    ResponderExcluir
  49. Pai Fernando, após ler e reler atentamente todos os comentários sobre a linha das almas fiquei um pouco confusa. vou tentar explicar o que sinto durante as incorporações para ver se me entende...e quem sabe esclarece...
    1)quando incorporo esses espíritos de pouca luz, seja por pedido de alguma entidade, seja por qualquer outro motivo consigo sentir toda a agonia, todo o medo, a solidão,a revolta, etc.é bem intenso.
    2) quando incorporo na linha das almas não sinto nada disso. O que me parece é uma tristeza misturada com conformismo; paradoxalmente existe uma certa paz,resignação.
    3)Se são os mesmos espíritos porque parecem tão diferentes? Será que quando vê na linha das almas estão mais "obedientes"?
    Será que só eu sinto dessa forma? Seria interessante saber da experiências de outros irmãos de corrente...
    Dani Fernandes

    ResponderExcluir
  50. Daniela, o problema é que os espiritos que precisam de ajuda não são iguais. Cada um tem uma vibração e um entendimento espiritual. Acho que tem sido coincidencia, ou escolha das entidades que fazem o trabalho em escolher vc como médium para uma determinada faixa de entendimento. FMG

    ResponderExcluir
  51. Pai Fernando, muito obrigada por este tópico tão esclarecedor sobre a Linha das Almas! Realmente, hoje vejo que demorei muito tempo pra entender que as incorporações que acontecem não são as Almas propriamente ditas, e sim, os espíritos que elas vêm socorrer!rs
    Abraço, Fernanda.

    ResponderExcluir
  52. Pai Fernando?
    E a minha resposta??
    Será que ela sumiu??
    gostaria de saber da 'essencia' de quem incorpora Seo Omulu...qdo dizem das pombagiras ( como já escrevi ali em cima)...não sinto essencia nenhuma feminina e sim de um homem...mais velho e talvez rabugento.

    ResponderExcluir
  53. Jan, talvez eu não tenha entendido a tua pergunta. Quando o seu Omulum incorpora, várias pombas giras também chegam com ele. Eu não posso dizer qual a essencia dessas energias porque nunca incorporei, nem ele ou pombas giras. Devemos levar em conta que a pomba gira tem a mesma energia do Exu. Fiz esses esclarecimentos só para chamar a atenção para que na proxima vez fique observando esses assuntos. FMG

    ResponderExcluir
  54. Boa Noite Sr. Fernando,

    Gostaria de saber a Historia do Pai Joaquim das Almas, voce sabe alguma coisa sobre ele?

    Obrigado
    Cristiano Goulart

    ResponderExcluir
  55. Cristiano, infelizmente não conheço nada de concreto sobre o Pai Joaquim das Almas. FMG

    ResponderExcluir