sábado, 13 de junho de 2009

FRASES SOLTAS - CABOCLO AKUAN

O ciúme é o cancer da alma.

15 comentários:

  1. Dizem que eu exponho neste blog muito a minha vida. Exponho sim. Porque o que passo ,como já disse em outra postagem,pode servir pra alguém. Pai Fernando já disse algumas vezes que a Umbanda é uma religião de combate e é mesmo. E sabem onde o mal pode nos atacar?: Nos nossos medos. Sou confessamente ciumenta e muito. Peço a todo instante que esse meu defeito se converta em algo bom.
    Pelo meu ciúme passei por uma provação bem recente. E me magoei muito. Por pura burrice. Porque a vida do outro não nos pertence.Se eu ficar cuidando da vida do outro,a minha por consequencia não será vivida. Eu bem sei que é difícil a gente não ter ciúmes de quem se ama, mas isto é tão perigoso à nossa existência, à nossa evolução que sempre que vocês estiverem numa situação limite destas, por favor façam o que o seo Beira Mar sempre me pede: respirem vagarosamente e tentem se centrar, peçam ajuda aos seres superiores que nos regem. Nós nunca estamos sozinhos quando precisamos de ajuda. Nossa vida é tão singular e preciosa, que não podemos deixar que o câncer do ciúme nos corroa por dentro. Não faz sentido.
    Ogunhê indio guerreiro e pai amoroso Akuan!

    ResponderExcluir
  2. isso é uma grabde verdade

    tenho uma frase q Vovó Catarina sempre usa

    Não à bem que seja eterno
    Não à mau que sempre dure..

    ResponderExcluir
  3. Condordo plenamente com esta frase. Até onde o gostar, o amar, é valido? é saldavel? O que nos o direito de querer ultrapassar o instransponível. Pois se falamos de pessoas, de sentimentos, desejos, sonhos, anseios. Cedo ou tarde, eles gritam por sua existencia, por sua veracidade. Assim este cancer por mais que tente se enraizar nos outros,nunca encontram verdadeira morada, e acabem gerando apenas algumas ferias que o tempo se encarrega de curar. E quanto ao causador deste mal, sofrerá,até que consiga entender que para tudo exite a linha do bom senso e do permitido.

    ResponderExcluir
  4. Anderson,muitas vezes o excesso de ciume faz as pessoas perderem o que gostam. E ciume não está só no amor, mas em todas as coisas. FMG

    ResponderExcluir
  5. Corroe a alma porque menospreza o outro e a si mesmo.

    abracos

    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Eu q o diga...sou extremamente ciumenta com as minhas coisas...qqr um q chegue perto de qqr coisa minha até msm as q já não me servem pra nada...fico doida de ciumes...não suporto q mexam ou peguem minhas coisas...
    com as pessoas me controlo bastante rsrs....
    Isamara

    ResponderExcluir
  7. Condordo Pai Fernando. O Ciúme, o sentimento de posse trangride qualquer que seja o vínculo.
    É realmente dificil as vezes nos aceitarmos distante, ou inependentes de quem, ou das coias que nos representam segurança, afeto, amizade, etc. Mas aprendi que para seguir em frente, temos que aceitar que cada qual tem seu rítmo e forma de caminhar.

    ResponderExcluir
  8. Anderson, vc tem razão em respeitar o próximo, mas então que o ciume não é um desrespeito? Uma forma de tolher a liberdade dos outros? O ciúme não é irmão da inveja? Vamos repensar sobre tudo isso. FMG

    ResponderExcluir
  9. "E, pior que a doença da carne, é a doença da alma." Ontem ouvi essa frase durante a gira. Parei por um instante e pensei sobre tal colocação da entidade; ela seguiu dizendo que hoje em dia, com todos os avanços, não há mal da carne que não tenha um remédio, que não tenha um tratamento, mas em relação a doença que afeta a alma, é mais difícil encontrar um tratamento. E, não por falta de um tratamento, mas pela dificuldade de se desprender dos sentimentos que afetam a alma.

    ResponderExcluir
  10. Pai Fernando, dificil este tema.
    Será que o melhor antídoto para o sentir ciúmes não é amar? Acho que enciumar-se afasta... amar aproxima.
    Será que o "sofrimento" para termos ao nosso lado uma pessoa que não nos ame vale a pena?
    Quero muito de entender melhor esta dinamica.

    ResponderExcluir
  11. Ciúme não é, não foi e nunca será prova de amor, mas de apego.
    Muitas vezes em nossa vida nos apegamos a alguém, ou alguma situação como uma tábua de salvação.
    E vivemos em função disso, como se fosse a nossa única opção de vida. Vamos vivendo, nos machucando, nos aprisionando a pessoas ou a situações que na maioria das vezes nem corresponde as nossas expectativas.
    Ciúme ou apego é doença de pessoas que não conseguem abrir os olhos para o presente, que não vislumbram o futuro, porque muitas vezes acham que o melhor da sua vida já passou.
    Apegam-se a pessoas, a objetos, situações, a cargos, , etc ...as vezes por comodidade, por medo do desconhecido e esses apegos exercem uma influência magnética que os retém num lugar como se estivessem numa prisão..

    Mãe Maria de Benguela sempre aconselha “livre-se do que você não quer para dar lugar ao que você quer.”

    Axé

    ResponderExcluir
  12. JOÃO EMERSON DA COSTA15 de junho de 2009 às 16:26

    PAI FERNANDO,SEMPRE TIVE CIÚMES DE MINHAS COISAS,ATÉ O DIA QUE COM DOR NO CORAÇÃO EMPRESTEI MEUS DEZ MELHORES CDS A UM AMIGO.NO OUTRO DIA ENTROU LADRÃO NA MINHA CASA E LEVOU TUDO ,MENOS O 10 MELHORES CDS.APRENDI MUITO COM ISSO E DESDE ENTÃO APRENDI QUE AS COISAS E AS PESSOAS EXISTEM PARA QUE SEJAMOS FELIZES,NÃO PODEMOS FICAR ESCRAVOS DELAS,O CIÚME NOS ESCRAVISA,NOS ADOECE,SEU AKUAN QUE SEMPRE NOS AJUDE NESSAS HORAS,NOS FREIE E NOS CONDUZA AO CAMINHO DO DESPRENDIMENTO.OGUNHÊ.

    ResponderExcluir
  13. Maura, o grande problema é que o ciúme e o amor andam juntos. E depois o ciume não é só nas pessoas, mas nas coisas que os outros são e eles não podem ser. Entra, então, o sentimento da inveja. E no final boas estruturas podem ruir por nada. FMG

    ResponderExcluir
  14. Confesso que li esse tópico e fiquei na dúvida se escreveria algo, até porque eu Monique admito ser ciumenta, mas não prejudico ninguem com meu ciume apenas me afasto e fico bicuda mais logo passa rs.
    Sinto ciumes de amigos não de algo material nem de bens ou status... porem sei que tenho que mudar e estou aos poucos aprendendo que não podemos nos doar demais que nem todos são como nós e que muitos apenas passam em nossas vidas uns deixam marcas boas outras nem registram nada... e a caminhada é tão grande e vamos conhecer tanta gente então pq sofrer por 6 dúzia né rs.

    Monique

    ResponderExcluir
  15. devemos combatê-lo!! todo dia, todos tem;
    O difícil parece descobrir onde ele está alojado, eis a virtude. Embora seja, nunca devemos encontra-la pois buscando, estamos vivendo. Apenas lembremos que dentro-nos está!

    valeu...!

    ResponderExcluir