segunda-feira, 27 de abril de 2009

ENSINAMENTOS DE PAI DE SANTO

Como eu abri um novo tópico sobre a mediunidade, vou gravar um ensinamento do pai de santo Edmundo Rodrigues Ferro: "cavalo alisado é cavalo estragado". FMG

53 comentários:

  1. Hum...Eu bem não entendi...Pode explicar?
    :)
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Luna, que o médium não deve ser elogiado porque pode se envaidecer. FMG

    ResponderExcluir
  3. Mil perdões Pai Fernando, mas vejo de forma difrente, acho q seria estragado se elogiado em exesso, pq qqr pessoa, em tds os sentidos da vida, se não for reconhecido os acertos, mas for criticados os erros, acabara desmotivado ao acerto, uma vez q ninguem reconhecera os acertos....não é isso? Talvez ache assim pelo modo q vejo a vaidade do medium, como ilógica...
    Isamara.

    ResponderExcluir
  4. Sugestao para um futuro topico: o anjo da guarda na Umbanda.
    abracos
    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Porem no caso de um desenvolvimento axo que um cavalo com bom tratador e zelo , pode sim ser um campeão de virtudes e bons costumes , pois de nada adianta este ser tratado a coices e chicotadas , este sim torna-se um cavalo redomão sem redeas e sem cabresto , uma palavra amiga um abraço um afago pode sim curar um coração amargurado .
    Quando aceitamos um cavalo , olhamos os dentes pois estes indicam se eh de boa raça , na mediunidade não tem como fazer isso , porem se não queremos mais um cavalo devemos passar ele a um outro tratador e zelador , evitando assim confrontos ,desinterreses e confusões .
    Assim como existe a doma na base da porrada , isso no campo da natureza , fazendo assim uma reflexão que qndo nasce um cavalo ele eh levado a doma , por muitas vezes educado na porrada e na chicotada , porem hoje existe a doma gentil , uma troca entre cavalo e domador , sendo assim trago para a espiritualidade , fino trato , educação e paciencia são qualidades de um bom tratador , se não quer a vaga de zelador de cavalos pega o chapéu e pede demissão .

    Axé

    Hugo

    ResponderExcluir
  6. O que seria Mediunidade? Um dom? Uma profissão que obtemos sucesso? Uma ocupação? Sermos poderosos?
    Bom, essa frase vem calhar e muito...Já que mediunidade é um resgate de nós mesmos!!!
    Axé.

    ResponderExcluir
  7. Pai Fernando,

    Como em quase todos os tópicos eu comento fiquei eu aqui na frente desse sem saber oq falar pq como médium acho que assss vezes um ou outro elogio pequenininho acabe dando ate mais segurança na caminhada... mais tbm tem pessoas que não se pode falar nada que estraga.

    Monique

    ResponderExcluir
  8. Bem, eu concordo que não se deve alisar muito um médium, contudo, elogios a dedicação e seriedade não devem ser suprimidos. Assim; um filho de corrente que não falta às giras, que auxilia quando é solicitado, merece reconhecimento, no sentido de ser uma pessoa dedicada.

    Porém, acredito que o Pai Fernando está dizendo que não se deve "alisar um médium", no ímpeto de não chamar sua atenção quando estiver agindo de forma errada. Ou sempre aliviar, quando precisar repreendê-lo.

    Estou errado!?

    ResponderExcluir
  9. A motivação de um médium é realmente fator muito importante, porque é comum o médium sofrer diversas provações ao cumprir sua missão, é muito legal quando o Pai de Santo sabe motivar seus médiuns sem exageros, apenas motivando mesmo, como o general que insentiva seus soldados na guerra, é uma força muito grande que vem de uma pessoa que o médium tem como Pai ou Mãe mesmo.
    Um verdadeiro Pai ou Mãe não só fica criticando, como usa dos erros do seu filho para lhe mostrar o verdadeiro caminha a ser seguido.

    ResponderExcluir
  10. Hugo, o alisar não significa bater. Calma e medite um pouco sobre o frase. FMG

    ResponderExcluir
  11. Isamara, o certo e dizer o certo e o errado, Eu faço assim. FMG

    ResponderExcluir
  12. Luna, mediunidade é uma conquista. É um bem espiritual com o qual vc resgata as dividas do passado. FMG

    ResponderExcluir
  13. Monique, elogiar não é alisar. FMG

    ResponderExcluir
  14. Olá Pai Fernando,

    como saber quais os resgates que são necessários?Por que o entendimento e aceitação da mediunidade é tão difícil?

    Abraços,
    Georgiana Kalluf

    ResponderExcluir
  15. Georgiana, resgates cármicos dificilmente n os são revelados, mas se entendermos isso todas as dificuldades que enfrentamos acabam tendo uma ponta de aceitação por nossa parte porque acabamos sabendo que se estamos sofrendo é porque já fizemos os outros sofrerem. Muitas vezes as pessoas desmerecem a mediunidade tentando convencer os outros que ela é ruim e alguns acabam criando essa forma de entender. Mas a mediunidade só pode nos fazer o bem, desde que bem cuidada. FMG

    ResponderExcluir
  16. Estou assistindo a Vídeo-Conferência - Literatura Umbandista e Mediunidade.
    Instituições Participantes:
    -FTU - Faculdade de Teologia Umbandista (SP)
    -Templo de Umbanda Vovó Cambinda (PR)

    O senhor comentará sobre o tema abordado?

    Georgiana

    ResponderExcluir
  17. Entendi muito bem sua explicação!!
    Considerei "díficil",porque vivênciei indiretamente essa aceitação e entendimento de mediunidade pelo meu pai.Ele acreditava nesta Umbanda com fundamento e pé no chão que o srº divulga com tanta verdade,mas ele não conseguiu e nem teve forças para cuidar de sua mediunidade.
    Contando isso para o senhor passou um filme na minha cabeça...
    Lembranças de pai que queria repassar seus ensinamentos e uma filha medrosa para aprender.Como gostaria de que o tempo voltasse!!
    Desculpe pelo desabafo.

    Obrigada pelos seus ensinamentos.

    Georgiana

    ResponderExcluir
  18. Salve, salve Pai Fernando, saudades do senhor, do TPM e de falar sobre Umbanda na internet...hehe..decidi dar um tempo...estava me atrapalhando e me deixando com algumas neuroses, por ler tanta bobageira escrita...mas enfim,como tudo passa...
    me vacinei e agora o coração melhorou...tudo na vida é um processo e eu passei por mais esse...na verdade nem vou comentar sobre o assunto do blog, passei para deixar esse recado e matar a saudade da energia do TPM. Mesmo que no Blog do Pai Fernando.
    To enganjado aqui no RJ hein...vamos ver se rola alguma novidade mais pra frente !
    Saravá !!

    ResponderExcluir
  19. Gorgiana, veja como são as coisas. Incentivei todos a verem o video e eu não consegui por impedimento justificavel. Mas se quiser pode perguntar que eu responderei como sempre fiz, independente de saber o que aconteceu. FMG

    ResponderExcluir
  20. Não falo no caso de bater , mas concordo que uma motivaçao eh indispensavel ao medium iniciante pois este com toda certeza enfrenta muitas duvidas e provado e provocado a todo instante , como muitos aqui relatam acho fundamental o acompanhamento no inicio de um caminho de dificuldades e provaçoes . Isso digo porque em muitas casas a hierarquia deixa um filho sem teto e sem chão , como vossa corrente eh imensa fica impossivel cuidade de tanta gente , mas este blog vem ajudando com toda certeza , democratico e visionario .
    Seria interresante termos os outros pais e mães de santo participando , com suas experiencias , ou quem sabe um canal direto uma criaçao de um blog a cada um assim os filhos se sentiriam mais aconchegados .

    Grande axé.

    ResponderExcluir
  21. Mukuiú Pai Fernando

    Elogiar é uma arte difícil, pois muitas vezes pode acabar acendendo a fogueira das vaidades, como dizem por aí a vaidade é um prazer provocado pela carícia do elogio.

    Porém pessoas precisam se sentir úteis, relevantes naquilo que fazem e uma palavra ou um gesto de confiança pode servir de motivação, pode espantar a insegurança que todos temos, aquele medo de errar.

    Mas é complicado rsrs porque ser reconhecido é bom, porém, se deixar levar por isto é que é muito perigoso!

    Axé!

    ResponderExcluir
  22. Hugo:

    O importante para o médium é que tenha confiança nos dirigentes. Quando eu comecei na Umbanda não tinha nenhum conhecimento,como deve acontecer com os médiuns que iniciam em um terreiro. Falei com meu pai de santo dizendo que se eu fosse um bom médium o mérito seria dele, mas caso contrário a culpa seria dele, por isso me entreguei totalmente seus seus mandos sem jamais questiona-los, embora depois pedisse explicações para entender. Sem querer vc acabou de me me fazer um elogio bem interessante, porque o impossivel cuidar de tanta gente para mim é bem possivel porque cuido de todos e aliás estou a par da situação mediunica de cada um. FMG

    ResponderExcluir
  23. Jurema, eu estou emn busca do equilibrio. Tanto o elogio como a critica serem recebidos no mesmo nivel de indifverença. Eu por enquanto estou assim: o elogio me deixa um pouco satisfeito e a critica só um pouco indignado. Já tem médium dizendo que pai de santo alisado é pai de santo estragado. FMG

    ResponderExcluir
  24. Mas como vimos sua casa hoje beira os 1600 mediuns , acho isso uma vitoria , fui poucas vezes em vossa casa , mas conheço muita gente por la , porem cada um do seu dia de trabalho , nao tenho duvidas que o senhor cuida de todos os filhos ali na corrente de segunda , que por sua vez tbm estao amparados em outros dias da semana pelo Pai Maneco e o caboclo Akuam , mas a em vista dos outros dias da semana como eh feito tudo isso ?
    Seus ensinamentos de cuidado dos filhos aos outros pais de santos ????
    Vi em outro topico q fala sobre a coroa de um pai de santo , mas me cabe a pergunta , diferente do candomble , que um filho de santo depois de 7 anos ja pode abrir uma casa , e na umbanda como isso acontece ?
    Por isso digo que o blog ajuda não somentes os filhos do Caboclo Akuan , mas tambem os simpatizantes da Umbanda como eh o meu caso .

    HUGO

    ResponderExcluir
  25. Hugo, claro que o blog não é só para os médiuns do nosso terreiro, ao contrário, nossas discussões devem servir para muita gente. Para vc ter uma idéia consultei agora as estatisticas do blog, de 29/3 a 28/4 foram exibidas 18.891 páginas do blog, inclusive para vários paises, onde o destaque são nossos irmãos de Portugal com 171 acessos. Conheço alguns médiuns com 7 meses de Umbanda que já podem ser pais de santo e outros com 7 anos que deviam voltar às aulas primárias.FMG

    ResponderExcluir
  26. gotei muito de seu blog muito interessante para nos



    marcio

    ResponderExcluir
  27. Pai Fernando, essa frase não se aplica no seu caso rsrs.

    O Sr já conseguiu equilibrar.

    Porque existe elogio maior que a confiança e o carinho que tantos médiuns depositam no Sr?
    Quanto a mim, como o Sr, entrei para o Terreiro do Pai Maneco sem conhecimento algum de Umbanda (um cavalo xucro, daqueles meio arisco rsrs) mas com a confiança de que estava em boas mãos...e até hoje continuo mantendo essa certeza.

    Axé.

    ResponderExcluir
  28. Sem querer vc acabou de me me fazer um elogio bem interessante, porque o impossivel cuidar de tanta gente para mim é bem possivel porque cuido de todos e aliás estou a par da situação mediunica de cada um. FMG [2]

    Ahhhh...E depois não tem como dizer que o senhor é o cara! hehehe
    Desculpe Pai Fernando...Discurpeeee!
    A sua dedicação a religião faz com que as pessoas se aproximem dessa organização que é o TPM num todo.

    ResponderExcluir
  29. Marcio, agradeço o incentivo. FMG

    ResponderExcluir
  30. Bom dia a todos!!! Mauro Monteiro... vi sua mensagem e sugiro que você não se afaste da discussão por conta das "beteiras" (palavras suas) que são aqui postadas. Convido-o a participar, apesar de são ser a moderadora do Blog, cargo ocupado pelo Sabio e maravilhoso Pai Fernando. Mas gostaria muito de ler as suas considerações sobre as tematicas aqui discutidas. Traga suas criticas e o seu conhecimento, mas junto, aponte sugestões e orientações para que todos possamos crescer e transformar não só as palavras e ensinamentos mas principalmente as ações. Seja muito bem vindo. Inumeras vitorias, desejo a vc e a todos um maravilhoso feriado. Marilise!!

    ResponderExcluir
  31. Marilise, acho que houve um engano, porque as discussões sobre besteiras que o Mauro falou acho que deve ter lido em outro lugar e não aqui neste blog.FMG

    ResponderExcluir
  32. Marilise,
    como vai tudo bem ?
    Postei no blog de Pai Fernando tres vezes :
    Na estréia, e, essa semana duas vezes.
    Acho que vc se confundiu hein...
    de qq forma, envie para meu email os textos da discussão para que eu possa ver , caso vc confirme meu nome.
    email : ogunhefilhodeogum@yahoo.com.br
    Saravá !

    ResponderExcluir
  33. Ah...agora entendi...aquela postagem anterior, de antes ,que escrevi para Pai Fernando, em que eu falo sobre " as bobagens que eu lia na internet "..hehe...era sobre outras listas, não essa !!! Ela entendeu errado... acho que eu nao expliquei direito talvez...rs
    Saravá !!!!

    Saravá !!!

    ResponderExcluir
  34. Disso Pai, eu não tenho nenhuma duvida. bjs no coração!

    ResponderExcluir
  35. Pai Fernando qual livro poderia le que fale sobre nossa amada Umbanda?
    Adquiri um de Rubens Saraceni...

    ResponderExcluir
  36. Sr Fernando

    Também assisti a conferencia. Entre concordancias e discondancias citarei uma que discordei (se entendi bem o palestrante nesse ponto):a questao do médium consciente e do médium inconsciente. Nao entendo estar consciente como necessariamente ruim, ao contrario, usada com equilibrio e desenvolvimento é fundamental para formacao competente e equilibrada de uma terceira energia. Sem falar que, como o Sr ja me falou: conhecemos poucos mediuns inconscientes.Todo o trabalho realizado no TPM prova que a consciencia nao é problema para a mediunidade.

    abracos, bom feriado e boa viagem
    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  37. Ola Mauro!! grata pela sua atenção... realmente eu não entendi errado. Apenas vc escreveu e não deixou claro que não era essa lista.
    Veja vc disse: que estava com saudades de discutir umbanda na internet e continua,.."decidi dar um tempo...estava me atrapalhando e me deixando com algumas neuroses, por ler tanta bobageira escrita"... e depois vc coloca ..."na verdade nem vou comentar sobre o assunto DO blog"... esses são pontos que me chamaram atenção. Veja! vc coloca ... "do blog"...
    Mas, muito legal vc estar aqui.. e oportunizando o entendimento da sua idéia de forma tranquila e agradavel.. parabens pela sua posição e atitude. Bjs em seu coração!! e uma semana maravilhosa a todos! Marilise


    Agradeço o esclarecimento, penso ser oportuno. Uma semana maravilhosa a vc e a todos da lista.

    x.x.x.
    Salve, salve Pai Fernando, saudades do senhor, do TPM e de falar sobre Umbanda na internet...hehe..decidi dar um tempo...estava me atrapalhando e me deixando com algumas neuroses, por ler tanta bobageira escrita...mas enfim,como tudo passa...
    me vacinei e agora o coração melhorou...tudo na vida é um processo e eu passei por mais esse...na verdade nem vou comentar sobre o assunto do blog, passei para deixar esse recado e matar a saudade da energia do TPM. Mesmo que no Blog do Pai Fernando.
    To enganjado aqui no RJ hein...vamos ver se rola alguma novidade mais pra frente !
    Saravá !!

    ResponderExcluir
  38. Sou um dos filhos de Akuan, Marilise...
    Muito prazer !!
    Eu e minha esposa ( Luna ) que vc deve conhecer aqui do Blog, tempos imenso respeito e carinho por Pai Fernando.

    Saravá !!

    ResponderExcluir
  39. Mucuiu Painho!!!
    Tô postando, hein?!!!!!

    Minha opniao:

    Elogio é bom; faz bem, massageia o ego, aponta caminhos a seguir.

    Critica é excelente; corrige erros, aponta soluçoes, mexe com o intimo no impulso de fazer crescer.

    Saber receber (e fazer) criticas e elogios, é o ponto X da questao.
    Manter-se tranquilo diante das opnioes alheias e utilizar somente o que for construtivo...Dificil!

    Talvez por isso Pai Edmundo radicalizou e deixou todos os seus cavalos murchos...Pelo que entendi no livro "grifos",escrito por Pai Fernando, ele era uma figura notavel, direto e sem "chove nao molha".Porem cuidadoso com seus filhos.

    Sarava!

    ResponderExcluir
  40. Aline, a baiana chefe do movimento em favor da Umbanda lá em Salvador. FMG

    ResponderExcluir
  41. Oi Mauro!! muito prazer!! espero poder conhecer vc e sua esposa sabado dia 09 de maio. Abraços. semana cheia de vitorias a todos!!

    ResponderExcluir
  42. A mediunidade é uma forma de acelerarmos o pagamento de nossas falhas, cravadas em nossa alma.

    É um trabalho de doação, entrega e de muita responsabilidade.

    Quando a mediunidade começa a fazer parte de nossas vidas, de forma clara, é preciso ficar atento.

    É uma longa caminhada, que precisa ser organizada por desenvolvedores espirituais e auxiliares na Terra ( Pai no Santo )

    Saravá !!

    ResponderExcluir
  43. Pai Fernando,
    primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog. É ótimo ter esse contato e também essa gma de informações.

    Quero sugerir um tema cujo qual não conheco muito bem e vi ser praticado no terreiro: LINHA DAS ALMAS. Tenho muitas dúvidas sobre ela, portanto creio que seria super interessante não só para mim mas também para todos que acessam o blog.
    Fica a sugestão!
    Saravá

    ResponderExcluir
  44. Bea, seja bem-vinda. Mais para a frente nós vamos falar sobre isso. FMG

    ResponderExcluir
  45. Do Afrânio do Ceará


    Mucuiú querido Pai Fernando.

    Eu tava lendo um livro do Rubens Saraceni mas achei hiper complicado. é seguro a gente lê livro de autores como WW Mata e Silva do Rubens etc. ou devo le somente os da codificação espirita?

    um abraço Pai Fernando!

    ResponderExcluir
  46. Afrânio, salve o Ceará no Blog. Leia tudo que vc quiser e puder. Nunca é demais, desde que vc não os entenda como a verdade. FMG

    ResponderExcluir
  47. Pai Fernando, primeiro gostaria de dar os barabens pela iniciativa de utilizar a internet para estreitar o contato entre os Umbandistas de tanto que nos é valido vossos esclarecimentos, digo que sou completamente a favor de vossos esclarecimentos no que dis respeito de tornar a Umbanda mais esclarecida sem aqueles ¨tudo e oculto¨. Vejo atraves da net o quanto o Sr Pai Fernando é adimirado pelos seus Flihos de Corrente. Trabalho em um Centro no litoral, ainda não tive a oportunidade de fazer uma visita ao TPM, mas tenho certeza que não faltara oportunidade. Aproveitando a oportunidade gostaria se possível e claro o Sr. nos esclarecer a respeito da iniciação dos médiuns no TPM. O consulente apaixona-se pela Umbanda e decide participar da gira, quanto tempo ele fica na assistencia, depois que processo e feito para entrar na corrente e depois o que é nescessario para se firmar na corrente.
    desde já muito obrigado.
    Luiz Roberto

    ResponderExcluir
  48. Luiz Roberto, agradeço o incentivo e seja bem-vindo. Mande-me o endereço do terreiro aí no litoral. O nosso terreiro, por ser grande, tem sempre pessoas querendo entrar. Cada pai de santo tem um critério, na nossa gira a pessoa assina um livro por sete semanas e depois pode entrar. Se a pessoa não se adequar, não gostar ou não vibrar, sairá da gira sem nenhum problema. FMG

    ResponderExcluir
  49. Olá, referente a esta última postagem, vou relatar minha experiência vivida nesta ultima segunda-feira (04/05/09), minha primeira gira de "branco".
    Digo de "branco" pois quando ainda na assistência, sentindo as vibrações, conversando com as entidades algo ficou muito claro pra mim. O amor puro que a corrente nos recebe.
    Isso é umbanda!
    A partir deste momento, assuntos literários deste meio muito me interessam, espíritos, senssações, ensinamentos partidos de pessoas que tem ou tiveram essas experiências onde o amor superou os erros e abriu-lhe nova oportunidade de viver com entusiasmo e paixão. Mas voltando a "minha primeira gira", senti-me como quando a gente se matricula num curso, coisa muito pessoal onde absorve-se conforme dedica-se... na segunda parte, gira de exu, senti um calafrio, uma leveza em meui corpo, fechei os olhos e... minha feição mudou. Senti vontade de me aproximar da pessoa que estava no centro do terreiro, sentada, com a palma das mãos elevada ao céu, como se me esperasse...!

    Quanto aos elogios, acredito que a caridade não precisa de elogios, mais vale a fé em nosso deus, Oxalá!

    Abraços Pai Fernando

    ResponderExcluir
  50. OI...me chamo fabiana e sou de londrina..gostaria de saber a qual exu oferecer para abrir meus caminhos,(hj fiz para 7 encruzlhds)porq ja sao 5 meses q minha vida parece fechada ,desconfio d uma pessoa q pode ter feito algo pra mim...gostaria mto d receber orientacoes,ja procurei uma pessoa mas so foi gastar dinheiro e n mudou em nada...obrigado mesmo..

    ResponderExcluir
  51. Fabiana, mande-me teu nome, idade e endereço para eu por em vibração no terreiro. Faça isso por e-mail que está no site www.paimaneco.org.br FMG

    ResponderExcluir