sexta-feira, 6 de março de 2009
DICAS PARA DESENVOLVER A MEDIUNIDADE
A minha experiência no desenvolvimento mediúnico me autoriza a dar alguns conselhos aos iniciantes na Umbanda. Vou começar com um fato pessoal. Eu vinha da linha do espiritismo tradicional, aquelas sessões com luz tênue e azulada, e me vi, de repente, no meio do terreiro sob a energia de um ponto cantado. Acostumado a incorporar de olhos fechados, eu me concentrei assim. Incorporei, acho que até com muita força, porque fiquei dando passes no ar e cai dentro do conga. Foram me tirar atrás das imagens dos Orixás. Então, o conselho: não incorporem com os olhos fechados que na Umbanda não dá pé. Não fiquem olhando como os outros fazem, porque pode ser um mau exemplo. Não perguntem as duvidas ao irmão de corrente, porque talvez ele saiba menos que vc. O certo é perguntar aos que estão dirigindo o trabalho. Não se preocupem com o nome da entidade ou ponto riscado. Isso os espíritos revelam mais tarde. Sugiro que peçam para servir como cambones, de preferência mudando sempre de entidade. É ali, como cambono, que se aprende as coisas. Só que devem ficara atentos e sempre perguntar à entidade as razões da evolução de seu trabalho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Sr. pode dar dicas de como desenvolver a intuição?
ResponderExcluirPatricia
Patricia:
ResponderExcluirDesenvolver a intuição é mais uma atenção dos acontecimentos. Antes de tudo vc tem que ficar atenta a pequenos sinais fisicos, como vibração suave, calor, fatos que dão a idéia da aproximação de uma entidade. Esse é o ponto de partida, porque a intuição é transmita por uma entidade ou um fato maior no plano espiritual. Claro que nem sempre é o espirito soprando, mas a tua mente que está captando algo. Quando isso acontecer, fique com tua mente totalmente desligada e se uma idéia acontecer, anote e fique atenta para conferir. Obviamente que não pode ser em um espaço do blog que podemos falar tudo, mas acredito que aos poucos nós vamos descobrir coisas boas. Só não confunda intuição com previsão. A intuição é do momento e a previsão é um futuro. Esqueça previsão que isso só confunde e não tem um resultado objetivo. Vamos começar e vá me contando. FMG
Pai Fernando, essas dicas são excelentesm mas me traz outras questões. Me encontro nesse momento, o inicio das incorporações. é muito complicado discenir nesse começo as nossas vontades, das da entidade. Comigo pelo menos, quando a vibração começa, eu fecho o olho, respiro fundo e me entrego. Sei que temos que abrir os olhos, mas quando faço isso, acabo tendo a sensação que eu travo. Além de ainda termos a dificuldade de desenvolver na areia, que acaba desequilibrando, o que é sempre alertado. Mas ainda me sinto insegura para abrir os olhos. Eu até tento, quando sinto a entidade mais firme, abro o olho. Mas ai parece que diminui a vibração. isso é comum?
ResponderExcluirBeijo para o senhor!
Fernanda Garcez
Fernanda:
ResponderExcluirO que está acontecendo com vc é comum. Sugiro que não feche os olhos, ou se o fizer, abra antes que a entidade incorpore. Troque isso por uma respiração rápida e só nasal, o que provocará uma pequena tontura facilitando a incorporação. FMG
Salve a sabedoria de um moderno pai de santo , grato pelas orientaçoes e tenho a certeza que não somente eu mas com toda certeza toda a corrente de mediuns novos esta agradecida por essa elucidaçao .
ResponderExcluirNo quis diz respeito a respiraçao , isso se aplica ao caso de algumas entidades intuirem ao medium o uso de bebida ? Ou seja para o medium sentir essa tonteira mais facilmente ?
Julio
Pai Fernando, muito bom o Sr tocar nesse assunto, porque tenho algumas dúvidas quanto à incorporação.
ResponderExcluirExiste um padrão na incorporação?
Por exemplo, na incorporação de Iansã noto que todas vêm eretas, mãos erguidas vibrando para cima.
Eu sinto uma força que me faz girar mais lentamente e que puxa meu tronco e meus braços para baixo.
É muito forte e eu não consigo controlar.
Também noto que quando incorporo Iemanjá ela vibra para cima, ao contrário das outras que vibram para baixo....é com se a energia viesse do meio da testa e do peito.
Outra questão que me aflige um pouco é a Pomba Gira que as vezes desce andando para trás, fico com medo de um mico, como por exemplo cair em cima do Congá , e procuro segurar mas é muito forte e me desequilibra quando forço e ando para frente.
Eu fico muito insegura e há algum tempo queria tocar nesse assunto com o senhor...é mais fácil escrever que falar rsrs.
Axé!
Pai Fernando, lá vai eu de novo com mais duvidas rsr...
ResponderExcluirÉ assim, eu sigo muito a minha intuição, aprendi a lidar com ela com o tempo e ainda estou aprendendo, mas sigo-a totalmente, e não tenho medo daquilo q ela me passa, me sinto muito bem em tê-la, e sempre a deixei fluir mesmo antes, sem saber q eram entidades se aproximando, e a sinto diariamente, dai me pergunto, porque no dia a dia faço uso dessa mediunidade que muitas vezes me traz coisas lindas, e no terreiro quando incorporo não me sinto tão à-vontade, tenho medo de deixar fluir, não deixo as entidades falarem, trabalharem, nem fazer nada, travo, o que é totalmente diferente quando é só intuição, que tudo vem com muita naturalidade, eu imaginava que se com a intuição era tudo muito natural, na incorporação seria ainda mais, e o que acontece é o oposto, tenho medo de ser eu a falar, tenho medo de não estar incorporada, tenho medo de errar, tenho medo de fazer bobagem, por mais que eu confie nas entidades, e confio muito mesmo, não consigo confiar em mim, na minha mediunidade, sei que não existem formulas secretas e tal, mas deve ter alguma coisa pra eu fazer q melhore isso, só não consegui ver ainda o que é me ajude a ver, porque eu quero muito melhorar e ajudar as entidades a trabalharem, ao invés de atrapalhar com meus medos bobos, porém ainda incontroláveis...
Abraço Isa
Julio Cesar:
ResponderExcluirRespiração não tem nada com bebida. É realmente para o médium ficar tonto e soltar mais seu perispirito, facilitando a incorporação. FMG
Jurema:
ResponderExcluirAs incorporações são assim, cada energia vibra de uma forma. Quanto a andar para trás, não faça isso porque cair no congá é o mico premiado. FMG
Isamara:
ResponderExcluirPelo que vc relatou o teu maior problema é o medo. Esse medo é falta de confiança. Pela para algum dirigente ajudar vc, conversar e acalma-la. Isso vai dar mais confiança. FMG
Medo. Falta de confiança.
ResponderExcluirSão sentimentos difíceis de controlar.
Acho mesmo que são incontroláveis.
O medo de fazer algo errado, de estar "atrapalhando" a entidade, medo de não estar realmente incorporada, de "ser eu a falar", o receio do que os outros possam dizer... são fantasmas ques estão ali, esperando por uma pequena brecha pra se fazerem visíveis.
E o que fazer? Eu não sei.
Cheguei a dura conclusão que, por mais que eu pergunte à todos os dirigentes, e que eles dêem as melhores respostas que possam me dar, ninguem pode me ajudar com isso.
Por que? Simples! Porque o medo é meu. Eu é que tenho que aprender a lidar com ele. E do meu jeito.
Pai Léo já ouviu inúmeras vezes minhas lamurias com esse assunto, e sempre deu respostas impecáveis, sempre tentando ajudar.
Resolveu?
Tudo o que já me foi dito ajudou, e muito!
Mas ainda não resolveu. O medo ainda continua ali, se fazendo presente a cada gira.
Acabei percebendo que pra isso não tem uma receita pronta. Cada um tem que descobrir sua própria receita.
As "dicas" são sempre valiosas, e eu vou continuar perguntando sempre. E com uma dica aqui e outra ali, vou montando minha própria receita.
Acho que já melhorei um pouco.
O Léo me disse: "Para eliminar "aquela insegurança de não saber oq fazer, oq a entidade vai fazer e tal" basta eliminar a vontade de saber o que ele vai fazer. Essa preocupação é a própria causa da pouca atuação do espírito em terra, porque sem que estejas relaxada e despretensiosa, não há como ele iniciar o trabalho dele efetivamente, porque estará ainda na fase de ganhar-lhe a confiança. Espere menos do desempenho, e em menos tempo estarão desempenhando bem o trabalho que lhes caberá".
Essas palavras me fizeram perceber que não se pode dar o passo maior que a perna. E percebi tambem que o jeito é "parar de pensar".
Sei que não farei nada de errado "de propósito", e se fizer algo errado, alguem vai me orientar.
Não preciso saber o que a entidade vai fazer, quem precisa saber é ela. Eu apenas tenho que tentar interferir o mínimo possível com "o que? como? por que?".
Sei que o medo e a insegurança vão continuar ao meu lado, mas acho que assim vou dando meus primeiros passos.
"Se você tem medo do escuro, acenda uma Luz".
Patricia
Patricia:
ResponderExcluirO que vc está tentando somado com a orientação do Léo pode dar um bom resultado mas não imediatamente. Vou sugerir que vc fale com alguém da direção da gira e peça que falem com a entidade. Não consulta, mas uma conversa para puxar assunto. FMG
Mukuiu
ResponderExcluirUma das primeiras coisas que me ensinaram no terreiro é pedir mukuiu. Mukuiu - é um pedido de bênçãos e a resposta é Mukuiu NZambi (ou seja que Deus te abençoe). Hoje como se discute muito sobre hierarquia vejo como primordial refletirmos um pouco sobre este pedido.
Quando peço Mukuiu, projeto minhas energias para a gira que está pra ocorrer, porque a partir deste ato de fraternidade que inicia a fé e a caridade.
Quando peço Mukuiu, estou pedindo também: me segurem se eu cair, me acudam se eu chorar!
Quando peço Mukuiu, estou dizendo também: sou tão feliz por estar aqui.
Quando eu peço Mukuiu, peço também por aquela pessoa que vem sem esperança e sai com o coração aliviado.
Quando eu peço Mukuiu, estou querendo dizer : tenho tanto a aprender com você!
Quando eu peço Mukuiu, agradeço por você ter lutado para continuar aqui.
Quando eu peço Mukuiu, agradeço por eu ter vencido meus medos.
Quando eu peço Mukuiu, minha alma abraça a sua e vamos juntos aprender um pouco mais.
Quando eu peço Mukuiu, estou procurando forças no meu Anjo da Guarda.
Quando eu peço Mukuiu, estou saudando seu Anjo da Guarda.
Quando eu peço Mukuiu, as entidades que trabalham comigo e as que trabalham contigo também confraternizam a Umbanda.
Quando peço Mukuiu, saravo a Umbanda dentro de ti e dentro de mim.
Quando peço Mukuiu,dou-lhe o meu respeito e carinho.
Quando peço Mukuiu, peço o seu respeito e o seu carinho.
Quando peço Mukuiu, quero te dizer que não sei nada,que não entendo.
Quando peço Mukuiu, quero dizer que tudo que sei devo a você.
Então, quando você me responder Mukuiu NZambi, faça-o olhando nos meus olhos, faça-o com sua alma e com seu coração, porque então eu saberei que poderei enfrentar espíritos trevosos encarnados ou não com firmeza, poderei entender as mensagens de entidades iluminadas vivas ou não, enfim, saberei que você está ao meu lado, nem acima, nem abaixo, com fraternidade,fé e caridade.
E você o que sente quando pede Mukuiu?
E você o que sente quando recebe Mukuiu Nzambi?
Eu desejo muito pedir Mukuiu às entidades que me usam como médium e também as outras, porque as intuições que venho recebendo poderão me trazer muita responsabilidade, e isso assusta um pouco.
ResponderExcluirEntão:
Mukuiu
BOM DIA PAI FERNANDO, COMECEI NA GIRA HÁ APENAS 2 SEMANAS E JA ESTOU INCORPORANDO. EXISTE UMA GRANDE DIFICULDADE EM MIM EM DISCERNIR O MOMENTO EM QUE INCORPORO, SINTO FORTES VIBRAÇÕES MAS NÃO SEI O EXATO MOMENTO EM QUE JA ESTOU INCORPORADA. EXISTE CONSCIENTE E INCOSNCIENTEMENTE UM GRANDE MEDO EM MIM EM PRATICAR O ANIMISMO, MESMO PORQUE SOU INEXPERIENTE E TENHO UM LONGO CAMINHO NA UMBANDA. O SR PODERIA ME ESCLARECER SOBRE ANIMISMO?? GRATA.. HELVIANY
ResponderExcluirHelviany:
ResponderExcluirTenha calma que vc estgá começando agorae muita coisa ainda vai acontecer para vc. No mes de Fevereiro em fiz um texto sobre animismo.Procure neste blog que vc vai achar. FMG
Pai Fernando..
ResponderExcluirtive um sonho muito esquisito...q a unica pessoa q eu conhecia era o Eder..Meu Ex..pai de santo..feito no terreiro hj ele tem o Terreiro Pai Tunico..acho q vc sabe quem eh...
entao vou contar do começo para entender melhor...
naquela gira das crianças q teve no terreiro q ela foram pro toco sabe...
incorporei o preto e ele ficou cuidando de duas crianças dando consulta e depois o cambone de uma delas ficou sentado conversando com ele e perguntou varias coisa sobre a morte dele e etc..
ele contou tudo sobre como ele morreu e ate como a criança de um dos mediunsmorreu tbm falou...
ai o canbone perguntou...Meu pai se o Sr. nao puder falar tudo bem...mas poderia me dizer seu nome?
ai ele na plena paciencia...disse..: meu filho nao vou dizer quem sou pq a vaidade de meu cavalo vai lá em cima e vaidade nao presta...vaidade estraga o medium...(sabias palavras neh)...ai tudo bem...
e agora, de sabado pra domingo depois do trab de praia eu sonhei...
O sonho....
sonhei q estava numa gira de Preto e a unica pessoa conhecida era o Eder...num terreiro estranho q eu nem sei qual eh...
sonhei q estava incorporado com o Preto mais ai o Eder chegou pra Conversar com ele..e disse assim...
Minha Mãe....ai no sonho eu pensei..Opa Minha MÃE???
ai ela disse o seguinte....
pois eh meu filho..lah no Maneco eu trabalho como Preto por causa do meu cavalo aki q pensa ser um nego..mas sou eu
vc sabe quem eu sou neh??? ai o Eder disse sei sim Minha MÃE...
e ela disse então meu filho vc pode dizer pra quem quiser q eu sou a Vovó Maria Redonda...
me ajuda..nao sei oq pensar....oq seria isso...coisa da minha cabeça acho q nao eh pq eu nunca imaginei uma coisa dessa sempre imaginei como sendo um Preto..e nunca uma Preta..
nao sei oq pensar...
abraços...
Claudinei
Claudinei:
ResponderExcluirAcho que vc deve repensar sobre isso. Na verdade o que aconteceu foi em sonho, tudo passivel de engano. A unica coisa que vc deve entender é que da. Maria Redonda, por ser entidade dirigente do terreiro (só por isso) não pode incorporar em outro médium. Acho que vc deveria conversar com a Rita, examinar o ponto riscado e outros fatores para chegar ao nome da entidade. Outro assunto de grande importancia é que quando a entidade disse que "que se vc soubesse quem era a tua vaidade ia lá para cima", o que não é tipico de da. Maria Redonda que é muito mais humilde para declarar que recebe-la seria perigoso para a vaidade.
O que não abro mão na Umbanda é concluir com segurança e pés no chão. FMG
Pai Fernando...
ResponderExcluirtbm prefiro praticar a umbanda com os pés no chão..mas minha duvida seria mesmo se no caso poderia ser mesmo uma Preta?? ao inves de um Preto..no caso acho a Da. Maria Redonda foi mais uma referencia do que ela realmente...e outro fator a de ter dito sobre vaidade acho q ele quis falar q independende de qual Entidade fosse acho q ele fez mensão a um defeito meu...q qualquer nome conheçido q desse aguçaria minha vaidade...e pelo visto tenho q trabalhar isso...
Claudinei, só não entendo porque ele faria isso. Toda entidade sabe que o médium, seja ela qual for, sempre tem uma dificuldade. Ela tem que simplificar, não dificultar. Mande-me o ponto riscado da entidade que eu digo para vc. FMG
ResponderExcluirPai Fernando, me corrija se eu estiver me perdendo em devaneios, mas depois de ler o comentario do Claudinei estive pensando, vaidade do medium? Não encontro lógica para isso, fiquei pensando pq se invaidecer? Achei ilógico por 3 motivos.
ResponderExcluir1° Vejo as entidades como iguais, sempre acreditei q uma não é mais importante q outra, tds são importantes, então se uma não é mais importante q outra pq se invaidecer pela entidade? Se a q trabalha comigo é importante, a q trabalha com o outro médium tbm o é.
2º Digamos q o médim tal se invaidece pq a entidade q trabalha com ele é digamos chefe de falange, penso, a entidade é, o medium não, o médium é só um instrumento da entidade.
3º Q nenhum médium é exclusivo, indispensavel e insubstituivel, talvez por isso seja errado dizer meu Caboclo, meu Exu,..., acho q nós é q somos deles, se um médium deixar o terreiro, a entidade usa outro cavalo, e ja vi entidades simplesmente pararem de incorporar em determinado médium, então não faz sentido nenhum se invaidecer, pq não tem de que se invaidecer.
Eu sinto orgulho das entidades que trabalham comigo, e me sinto honrrada de trabalhar com elas, mesmo sem saber o nome delas, oq sinceramente, pra mim saber ou não, não faz diferença, amo tendo o nome q tiver, mas vaidade, ao menos da forma q eu entendo ser, não faz sentido ter.
Se existe alguma lógica para isso, eu desconheço...
Isamara.
eu nao tenho nei um relijiao,mas agredito que eu tenho meudiunidade porque eu tenho muitos sintomas,e isso e um coisa que eu agreditoque tenho e eu quero ter euma coisa q eu acho linda e iportante para o meu bem esta.AS vezes eu me pergunto se tenho mesmo tenho muitas duvidas!!!
ResponderExcluirIsso e o que eu quero para mim mmas nao sei como coseguir eu quero evoluir
eu nao sei como ???
eu so sei que tenho e quero
pois foi o grande que me deu,a minha meudiunidade pode ser a minha utima chance
muito obriga pela atençao
um BEIJAO.
Pai Fernando, bom dia!
ResponderExcluirÉ a 1ª vez q posto no seu blog, e vejo q as dúvidas mais comuns são quase iguais as minhas, e suas respostas bastante esclarecedoras mas oq acontece é o seguinte:
Sou médium desde de pequena, sempre tive grandes vibrações, intuições e até mesmo pequenas previsões, hoje sou médium de incorporação mas sinto que deixo muito a desejar, talves meu grande problema seja a insegurança, pois no terreiro que frequento nós trabalhamos com incorporação "consciente", (para q possamos sentir e entender a vibração de cada entidade), e eu acho que isso me trava um pouco, eu sempre tive muito controle sobre o meu corpo e mente, e quando eu sinto q a entidade deseja falar por exemplo eu não consigo deixar fluir, eu travo e percebo que a minha vibração cai muito, pois começo a "voltar" um pouco, gostaria muito de saber se há algo que eu possa fazer para melhorar isso, pois sinto q preciso melhorar muito.
Grata pela atenção.
Julieta.
Julieta, é importante que vc saiba que todos os médiuns são conscientes, e rarissimos perdem esse estado. Tenha fé em vc e acredite que a entidade está incorporada que com o tempo vc vai se acostumando a manipular a consciencia. FMG
ResponderExcluirPai
ResponderExcluirÉ a primeira vez que posto pra ti e peço encarecidamente que me ajude. Estou completamente perdida em minhas sensações e medos.
Há 6 meses estive em contato com uma entidade que me disse que eu precisaria desenvolver e me cuidar em um terreiro que me sentisse bem. Passaram-se meses e começei a frequentar um terreiro a 2 semanas onde foi surpreendente o que eu senti.
Achei que estava frio, depois o corpo ficava quente, uma ansiedade e que depois foi passando e começaram vibraçoes e dormencias pelo corpo.
Não sei se me senti mal ou se é mediunidade. Conversei com a entidade e me disse que eu tinha uma mediunidade, porém eu nao consigo falar e nem abrir os olhos enquanto sinto essas vibrações. Sinto meu corpo tremer, mas quando abro os olhos me desconecto e sinto um cansaço e sede. O que vc acha de tudo isso?
Como saberei realmente o que está acontecendo???
Sei que vc pode me pedir para procurar a entidade, mas estou sem jeito... tenho medo de nao ser nada sabe.... nunca senti isso antes...me desculpe se parecer esquisito, mas confesso que sinto medo...
Grata
Renata
Renata, seja bem-vinda no blog e continue postando. O que aconteceu com vc é perfeitamente comum. O choque da vibração do espirito quando incorporou provocou todas essas sensações estranhas. Na continuidade do desenvolvimento vc terá mais afinidade e tudo vai ficar normal. Vá me escrevendo que estou à tua disposição. FMG
ResponderExcluirestou á dois anos em desenvolvimento sinto as entidades se aproximarem mas não consigo com que elas fiquem fale seu nome dê seu ponto e faça consultas onde pode estar o problema?
ResponderExcluirUma vez eu fui em terreiro de Umbanda, so acompanhando a minha amiga e ali senti uma coisa muito estranha....sensações q numca havia sentindo antes era uma coisa muito boa que me relaxava e ao mesmo tempo me deixava muito agitada com td a minha Volta.Sentia meu corpo todo tremer..era como se algo me balançasse muito eu fikei sozinha no banco todos a minha Volta estavam dançando na gira dos Exu. eu fikei c muito medo do q poderia aconteçer e resolvi sair dali.
ResponderExcluirMas depois de um certo tempo eu fikei pensando em td q me aconteçeu naquele dia....entaum eu resolvi voltar aqule lugar falei c a mãe e ela me disse q eu tinha a mediunidade aflorada, e e que eu deveria trabalhar essa mediunidade.
Numca mais voltei ao centro dela e hoje vivo nervosa,muito agitada c os compromissos do meus dia a dia sera q td isso é porq eu naum desenvolvi?
Não acredito que o fato de vc não ter voltado no terreiro possa ter influenciado tua mediunidade. Em todo caso, para acalmar as coisas, volte no terreiro e peça vibrações. FMG
ResponderExcluirOi Pai...gostaria mto de agradece-lo por ter sido tao simpático e solidário....mto obrigada do fundo do coração...Deus te abencoe...hj e sempre...
ResponderExcluirGrata
Renata
Olá meu nome é Fábio, Fernando gostaria de uma ajuda, a minha tia é espírita e meu tio também qual o meu tio vira no seu Zé pelintra eu fico muito tremo e às vezes eu não sei o que fazer e eu era de um terreiro estava lutado para assentar uns meus e felizmente por motivos fortes tive que sair e hoje estou sem casa e na quela época quando eu ia mexer nas coisas de santo eu ficava tremo às vezes forte outra vezes fracas gostaria muito que vc me ajudasse eu sei uns meus ORIXAS o meu ori DE CABEÇA é OXOSSI e o meu odu é ogum sei que tenho que dar comida para uns dois e tenho uma mãe OXUM.
ResponderExcluirFábio, tenho a impressão que o terreiro que vc frequentava misturava umbanda e candomblé. Vou dar uma sugestão para vc procurar um terreiro só de Umbanda e explicar aos dirigentes tua dificuldade. P que vc quer é facil de resolver desde que esteja dentro de uma casa espiritual. FMG
ResponderExcluirOla frequento um centro espirita, sempre passo mal sinto formigamento no corpo, nao tenho controle de meu corpo,fico tonta, sinto o sangue em minhas veias a ficarem geladas, aminha mae de santo acha que eu nao sou medium de incorporaçao pelo que sinto o que vc acha ,desde ja te agradeço pelo ajuda
ResponderExcluirjana
ola! meu nome é Matheus e ja passei por varias religiões principalmente Umbanda e Candomble.
ResponderExcluirEu tenho muita vontade em desenvolver meus mediunismo, e queria ajuda pelo menos pra saber como posso iniciar isso.
Mais eu queria iniciar isso sozinho e depois procurar por uma pessoa experiente.
Meu pai é xango.
Por favor me ajude(m).
Estou grato pela atenção.
Caso queira. aqui esta meu emai-l matheus_franca.cavalcante@hotmail.com
Matheus, não sei como vc pode fazer um desenvolvimento mediunico sózinho, s vc depende de uma corrente, um trabalho de equipe, e um objetivo para o trabalho, além da gira propriamente dita. Acho que vc pode é estudar o assunto, mas praticar só dentro de uma casa organizada. FMG
ResponderExcluirSalve Pai Fernando me explique para que serve o amaci?
ResponderExcluirAntonio, o Amaci é um ritual onde o dirigente lava a cabeça do médium com ervas e as bebidas de seu orixá,criando o alguidar que será alimentado pelo dirigente. A partir do Amaci ele está oficialmente dentro do terreiro. FMG
ResponderExcluirola!comecei a ir em uma casa de umbanda(que tbm tem kadercismo)com um amigo,sempre qndo ia sentia algumas vibrações e as vzs algumas entidades até falavam comigo mas eu ia só pra saber mesmo,até que parei de ir.Voltei a ir novamente nessa casa este ano com outro intuito para minha vida e ao mesmo tempo freqntei outra casa mas parei por sentir carga negativa,continuo indo na primeira casa onde eu me sinto bem,realmente fico triste com termina os trabalhos ,de tanto que me sinto bem,não falho nenhum dia,li outras postagens e percebi que tem pessoas com a mesma situação minha,sinto vibrações e agora acretido nelas,frio e calor,inquietação,sono,calma depois agitada isso tudo antes de começar mesmo o trabalho ,só esperando sentada,enfim,ai qndo commeça eu canto junto as musicas,sei alguns pontos,e agora estou recebendo o conforto ou passe de corrente,por que veio uma entidade falar comigo e pediu que eu fizesse o passe de corrente e me falou que eu tenho mediunidade .então eu não sei oq fazer?
ResponderExcluirsempre que recebo conforto sinto uma vibração enorme com um dos mediuns da corrente,teria alguma explicação?de ser com ele uma sintonia digamos,e ele diz respira fundo..
o uqe posso fazer para melhorar minha mediunidade?estou de coração aberto para receber o que for destinado a mim,sem hesitar e sem preconceitos..só as vzs sinto medo..mas ja esta acabando .Espero que poça me ajudar!
Desde ja agradeço
Bruna qlqr coisa brunacurt@gmail.com
Bruna, para vc desenvolver a mediunidade tem que estar dentro de uma gira. Vá em frente.Não tenha medo que os espiritos te protegem. FMG
ResponderExcluirVENHO ME DESENVOLVENDO COMO MÉDIUM EM UMA CASA ESPÍRITA SÉRIA.
ResponderExcluirMINHA ESPÔSA FREQUENTOU ALGUMAS SESSÕES,TENDO SIDO ASSISTIDA POR UMA ENTIDADE, A QUAL LHE DISSE QUE ELA POSSUIA O DOM DA MEDINUIDADE E QUE SERIA RECOMENDÁVEL QUE ELA A DESENVOLVESSE.
MINHA ESPÔSA, RELUTA EM SEGUIR A CORRENTE DO DESENVOLVIMENTO MEDIUNICO, EMBORA RESPEITE A QUEM A QUEIRA SEGUIR.
ME DISSE TER DITO A QUEM A ATENDEU DA SUA OPÇÃO, OBTENDO COMO RESPOSTA DA ENTIDADE,QUE O SEU CAMINHO SERIA BASTANTE PENOSO.
PERGUNTO...
O CAMINHO PENOSO SIGNIFICA DIZER, QUE NÃO HÁ COMO DESENVOLVER A CARIDADE E OS PRECEITOS NO QUAL SE FUNDAMENTA O ESPIRITISMO, SEM QUE NECESSÁRIAMENTE SE TENHA QUE SEGUIR A LINHA BÁSICA, ISTO É INCORPORAR,VESTIR BRANCO ETC...?
CREIO NO LIVRE ARBÍTRIO E O CONSIDERO UM DOS PILARES DO ESPIRITISMO E NÃO CREIO QUE A OPÇÃO FEITA POSSA SE CONSTITUIR EM QUALQUER FORMA DE "ATALHO" OU UMA SIMPLES "PUNIÇÃO" POR ASSIM DIZER, POIS DEUS NÃO PUNE... APENAS TENTA NOS FAZER RECONHECER OS ERROS... PARA QUE POSSAMOS EVOLUIR...
FICARIA GRATO DE OUVIR SUA OPINIÃO
DESDE JÁ AGRADEÇO
RONALDO
Ronaldo, opção é exercer o direito do lkivre arbitrio e ninguém pode ser punido por isso. Fique tranquilo que para ser Umbandista não precisa estar de branco dentro de uma gira. Respeito às entidades e aos Orixás fazem de qualquer ser humano um ente querido pelas entidades superiores. Se precisar de algo é só escrever. FMG
ResponderExcluirPai Fernando, estou frequentando umbanda a uns dois anos e não incorporo.
ResponderExcluirAlgumas entidades da casa já me disseram que sou medium de incorporação, mas simplesmente não consigo dar cabeça.
Sexta feira no trabalho, eles tentaram "puxar" uma entidade na minha cabeça...disseram que ela estava encostada, mas não senti nada....puxavam minha mão, sopravam no meu ouvido, cantaram trezentos pontos diferentes dessa entidade e nada.... diziam para eu me concentrar, para relaxar, que eu não deixava ela se aproximar...
Como é possivel eu "segurar" a incorporação?
Porque tanta dificuldade, porque não consigo dar passagem para que a entidade se aproxime?
O que posso fazer efetivamente para facilitar a incorporação? Preciso de ajuda nesse processo....apesar de amar meu pai de santo e meus irmãos me sinto constrangida de falar abertamente sobre essa dificuldade e dessas minhas duvidas. Por favor, me ajude!
Obrigada
Axé.
Andreza: não é o caso de vc estar segurando a entidade, provavelmente vc não está relaxando o suficiente para a entidade incoporar. Não sei vc é timida, se for ficar puxando em vc é pior. Vou sugerir que vc fique na gira relaxada, e no momento que estiverem cantando pontos de linha de qualquer orixá, vc feche os olhos procurando concentrar e respire o mais rapido que puder só pelo nariz. Puxe e solte. Isso ovai deixar vc um pouco tonta, mas talvez o necessário pata vc sentir a vibração e quem sabe até incorporar. Experimente isso e me dê noticias seja qual for o resultado. FMG
ResponderExcluirBoa tardea todos.
ResponderExcluirTenho este mesmo problema, as entidades dizem que so medium de corporação, mais não consigo incorporar, o maximo que consegui foi Yansã, que meu corpo respondeu com dança e a posição que ela fica, mais como vi tudo, fiquei confusa, parece mistificação.
Uso o metodo olhos fechados, mais tenho uma terrivel sensação que vou cair...E abro os olhos...
Passo as veses mal...Tenho muitas duvidas....
Acho que o pior problema nisso é a pressao que fazem para incorporarmos,ao invez de relaxadas ficamos nervosa, a incorporação fica mais dificil.
ResponderExcluirEu mesma fico,além e cansada suando.
Pai Fernando , boa tarde
ResponderExcluirEstou frequentando ha mais ou menos um ano um terreiro de Umbanda e estou no processo de desenvolvimento..ja nao caiu mais e consigo controlar meu corpo porem minha entidade( uma cabocla) nao se manifesta verbalmente...por mais q eu me concentre...fico em duvida se qdo falo sou eu ou ela...tanto q ainda nao sei o nome ...tem alguma coisa errada nisso?
Fernanda, vc já falou sobre isso com os dirigentes? Claro que tanto a entidade como vc falam, então o que está faltando é soltar um pouco a inibição e os queustionamentos. Sobre a duvida de quem fala se é o médium ou a entidade, se vc for ler postagens anteriores, falou-se muito sobre isso. Vale a pena reler. FMG
ResponderExcluirPai, obrigada pela orientaçao...tem algum livro que possa me ajudar nesses quesitos tambem?
ResponderExcluirFernanda, por questão de ética não indico livros. Mas leia nosso site www.paimaneco.org.br que tem muitos ensinamentos sobre isso. Se quiser escreva-me diretamente se não quiser postar no blog. FMG
ResponderExcluirEstou encantada com o Blog... Tentei obter esclarecimentos de diversas formas e aqui encontrei a resposta para muitas perguntas que não está no site do terreiro ou de forma tão explicativa em livros e texto da internet. Pretendo continuar frequentando e quando for o momento, trabalhar para ajudar a quem for, assim como fui ajudada!
ResponderExcluirNathalia, seja bem-vinda ao blog. Continue postando porque essa é a idéia. FMG
ResponderExcluirBom, não sei se o tópico aqui seria o local para meus esclarecimentos de principiante, não sendo, por favor me sinalizem... Bom, pelas informações que li, para fazer parte da gira, requer um tempo de casa para realmente observar se é o que deseja, aprender mais e etc, correto? (as 7 semanas com a chamada).
ResponderExcluirApós isso já iniciaria? Ou requer algo mais?alguma autorização?
Eu por exemplo, não tenho minha mediunidade em desenvolvimento, apenas sinto algumas coisas e sei que existe uma presença do meu lado, mas não consigo ver, ouvir ou qualquer outra coisa. Mesmo assim poderia trabalhar? E se eu não for uma pessoa que incorpore haverá problemas? O meu desenvolvimento, assim como as orientações do que fazer lá dentro sao dadas em que momento? como funciona isso? Enfim, quero muito entender como funciona e como devo proceder.
Nathalia, vc deve consultar os dirigentes da gira que vc pretende entrar. Isso não será um compromisso, mas apenas uma informação. Seria melhor vc fazer tuas postagens no Tema Livre que estiver aberto. Ficará mais facil de outros prestarem informações para vc. FMG
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirmeu nome é Willênya moro em Santarém no Pará,
preciso urgentemente desenvolver minha mediunidade
todos dizem q so vou ser feliz qdo desenvolve-la,
preciso de sua ajuda, me oriente no melhor a fazer,
estou desesperada meu e-mail é:
willenya@tvtapajos.com.br.
me responda por favor!
um braço
Willênya, vou responder no tópico Tema Livre 22. FMG
ResponderExcluirbom dia, é a Willênya q lhe escreveu antes...
ResponderExcluirNão tenho blog, entrei no seu pq digitei no google assim: como desenvolver minha mediunidade sozinho?.
e ai apareceu um topico com o seu blog.
acredite, eu não estou qrendo sacanear ningm,
moro em uma cidade pequena, aqui so tem mediuns enganadores,
eu sou de João pessoa na Paraíba, moro aki a 3 anos e nunca encontrei um centro espiritra q preste, na minha terra tem o pai tertuliano q eu frequentava mto e que me ajudava.
mas aki so tem enganadores,
preciso de ajuda, tenho 21 anos e nunca consegui namorar ou me afirmar na vida,
se puder me responder no meu e-mail eu irei agradecer muito.
abraços.
Willenya Sobral
willenya@tvtapajos.com.br
Willenya, vou pedir ao Sidney Oliveira que entre em contato com vc porque estamos iniciando um trabalho novo em nosso terreiro e é exatamente para atender pessoas com o teu problema. Aguarde uns dias que ele vai escrever. Combinado? Se quiser escrever diretamente para mim vai o endereço do meu e-mail: fernandoguima@terra.com.br FMG
ResponderExcluir' Olá pai fernando . tenho apenas 15 anos ee gostaria muito entrar na gira . tenho uma forte mediunidade . gostaria de usala . há 3 meses vou ao terreiro . me sinto tão bem. numa gira de exu. um exu falo pra mim desenvolver logo porque minhas entidades querem trabalhar . na vibração um caboclo falo. oque eu estava esperando para começar a trabalhar pra miim desenvolver logo . queria que vc me desce algum conselho ? poois eu quero trabalhar i eu tenho consicencia qui é um compromisso serio. ' meu pai é medium kardesista. e sempre fizemos oraçoes em casa .a familia se reuni na mesa e rezamos . lemos a preçe de caritas e damos inicio aos nossos passes . mais coom o decorrer do tempo eu começei a pareçe que flutuar e não sentia mais meu corpo . então quando eu encorporei MARIA MADALENA . não sei explica foi incrivel nunca tinha sintido aquilo antes . ela tiravaa toda as dores que minha familia tinha . coom o passar de nossas orações eu incoporava entidades diferentes . as vezes eu pensava qui erâ coisa da minha cabeça que estava ficando loca . mais as entidades que muitas vezes não revelam o nomee . falavam coisas que eu não sabia para minha familia . todos falarão que não é ceerto encorpora em casa . por isso demos um tempo na oração em familia feita em casa. pai fernando será qui euu converso com alguem do terreiro pra mim entrar na gira? ou espero mais um pouco ?
ResponderExcluirObrigada . isabela
Isabela, procure-me diretamente no terreiro ou a Mãe Lucilia para conversaremos. FMG
ResponderExcluirBoa tarde pai Fernando,
ResponderExcluirAcompanho o seu blog desde que comecei a desenvolver a minha mediunidade, e com o dessenvolvimento vieram muitas dúvidas que consigo esclarecer aqui, fora os seus preciosos conselhos.
Agradeço a sua atenção para com todos e a sua bondade e humildade para ajudar aos que estão nesse caminho.
Daniela
Ola Pai Fernando, eu venho frequentando um centro espirita ha um ano e comecei a desenvolver minha mediunidade ha dois meses, mas quando entro na gira para receber os guias não consigo saber quando estou incorporada ou nao as vezes parece que sou eu e as vezes nao dai fico com medo me desconcentro e percrbo que a vibração da entidade diminui e as vezes eu ate caio , fico com vergonha e as vezes penso que não vou conseguir mais, sabe alguns mediuns mais experientes dizem que eu preceso me concentrar mais e prestar mais atenção no ponto cantado , no som do atabaque e soltar o corpo quando estou girando, mas o medo de pagar um mico eh maior e estou pensando em ete desistir.
ResponderExcluirOla Pai Fernando adorei seu blog veja se o senhor pode me ajudar estou frequentando um centro de umbanda Iara beira mar a uns 2meses quando entro lá e me sento no banco meu corpo começa a balançar de um lado para o outro quando começam os pontos meu corpo fica girando minhas pernas travam as maos soam friu nao consigo acompanhar cantando estes dias eu tive de ser socorida por uma entidade da gira pois meu corpo dava voltas e eu sentada nao tive dominio de mim mesma para parar e a entidade levantou meus braços e assoprou nos meus ouvidos... quando entrei para o pase ainda tonta e branca como um papel a entidade pediu p/ mim fechar os olhos e começou a cantar eu senti meu corpo balançar tanto em sinal de circo e fui p/ o escuro nao sei como nao cai apos isso a entidade me levou ate o conga na parte dos Pretos bateu nas minhas pernas e assoprou no meu ouvido... OQUE É ISSO ME AJUDE POR FAVOR TEM UNS QUE DIZEM QUE É MINHA MENTE OUTROS QUE SOU MEDIUM. Estou enlouquecendo??? desde já muito obrigada
ResponderExcluirSabrina Gabriele
Sabrina, seja bem-vinda ai blog. As reeações que vc estrá sentindo são normais em médiuns que ainda não desenvolveram suas mediunidades. Não precisa ficar nervosa e muito menos preocupada. Sugiro que vc fale com o dirigente do terreiro e entre na gira, ao menos para organizar essa parte. FMG
ResponderExcluirola
ResponderExcluirgostaria de tirar uma duvida,ao pelo menos contar uma pequena história
é assim comecei tudo com sonhos, que não eram bem nítidos ..não liguei ao assunto,ou pelo menos tentei até ao certo ponto ..depois começam as visões que me afligiram bastante, por que era quase toda a hora principalmente quando estava para me ir deitar e de dia também , depois passou e eu pensei que tinha terminado tudo ,mas estava enganado..depois o que eu via acontecia e sempre alguém a dizer para ajudar mas eu não sabia como...se quer que lhe diga ainda não sei bem...depois chegava a casa parecia que as coisas mudavam de sitio e eu ficava matutando no que acontecia ... eu mover coisas...é de loucos... a seguir parece que tive vários episódios de incorporação isso contam-me os meus amigos e a minha família, que tinha uma força fora do vulgar (que não era minha)diziam eles ...mas se quer que lhe diga com sinceridade não acredito nisso... custa a acreditar e sabe por que é que não sei o que tenho dentro de mim acho que sou capaz de curar ... não sei tenho bastante energia, as pessoas sentem se bem ao pé de mim e que eu as faço sentir bem ... sabe já por varias vez dou por mim a falar com outras pessoas e eu a cheirar um cheiro esquisito mas agradável e mas ninguém dá conta sim por que eu pergunto e fico a pensar...depois e engraçado é que eu sinto onde as pessoas tem dor, mas não em todas não sei porquê e pergunto a pessoa se tem dor e me diz que sim e pergunto a onde e na zona aonde me doí e eu toco na pessoa a dor me abranda e passado umas horas pergunto a pessoa se esta melhor ela diz que ta bem já não sente nada e eu também não, também me acontece com outras pessoas e sinto e que pergunto e dizem que estão quase na mesma e eu já não tenho nada não sei porquê...
QUE FAÇO UNS DIZEM QUE INCORPORO OUTRAS QUE CURO.. O QUE FAÇO EU PERANTE A SITUAÇÃO???
Andre Alvez
André Alves, acho que vc deve procurar uma casa espiritual para medir o que está acontecendo. Por outro lado, se está dando certo e isso não estrá te incomodando, diz o bom senso para deixar como está. FMG
ResponderExcluirola de novo eu já ando numa casa espiritual e tratei-me pelo menos ate certo tempo , agora parece que ando pior, ao pelos menos quando la estou sinto-me mal, quando saio fico na mesma ,mas parece que algo me empurra para lá ir. acontece que tenho um conhecido como um problema...parecido não igual e que fui eu que dei conta que ele tinha problemas e descobri que também andava numa casa espiritual e que me disse que quando la ia sentia-se mal ..porquê e como é que eu dei conta que ele estava com problemas semelhantes ao meus ..coisas espirituais, arranje-me uma explicação por eu não consigo falar disto a mais ninguém nem mesmo la na casa espiritual ...tenho receio de contar...
ResponderExcluirtambém não há muito tempo me esta acontecendo uma coisa estranha como já referi em cima de um cheiro a qualquer coisa que não consigo identificar é agradável e isso esta me incomodando... ajude-me ...
Andre Alvez
André, não tem como fugir de um papo bem aberto e franco com os dirigentes de tua casa. Se vc tem constrangimento, procure outra ao menos para trocar idéias. Quanto ao cheiro pode ser ectoplasma. FMG
ResponderExcluirnão entendo muito bem o que é ectoplasma . poderia-me explicar.
ResponderExcluirqueria que me explicasse o porquê que eu dou conta em certas pessoas... não em todas que eu convivo e que não conheço, elas terem algo ligado a coisas espirituais. e quando me aproximo delas e tento falar e como elas é como já tivessem há espera do que eu iria falar.
Abraço
Andre Alvez
gostava de uma resposta mas peço desculpa é que vc me da boas ajudas para resolver certos assuntos.. e problemas
ResponderExcluirAbraço
Andre Alvez
boa noite estive lendo sobre o assunto e ja começo a entender um pouco melhor sobre o que é ectoplasma ,obrigado espero contar consigo para algum esclarecimento de alguma duvida que possa surgir.
ResponderExcluirAbraço
Andre Alvez
Andréa, desculpe a furada. Vai a resposta: ectoplasma é uma energia criada pelos mediuns e que é usada pelos espiritos para trabalhos de efeito fisico. Tem cheiro caracteristico que parece um azedo. As pessoasw quando perdem (ou doam) o ectoplasma dá ânsia de vomito oe corre pelo rosto como se fossem lágrimas. É mais ou menos assim. Por isso eu acho que vc deve procurar um terreiro que dê essa assistencia. Também vc não me disse qual a cidade que mora e qual a casa que frequenta. Por escrever, mas sertia bom se vc postasse no Tema Livre 25. FMG
ResponderExcluirola pai fernando meu nome e Lucio eu sei que eu sou medium toda a vez que eu vou no terreiro
ResponderExcluireu sinto arepiu vibraçoes mais eu quero incorpora meu pai de sangue e de umabanda disse que eu sou muito novo pra isso
mais eu quero incorpora
voce me ajuda
mais agora ele vai meda um banho de amacin mais meda alguma oraçao alguma coisa que faça eu incorpora porfavor vai ter uma trabalho de yimanja na praia eu presizo incorpora porfavor eu te peço se voce te ve msn me adiciona l.w.s.machado@hotmail.com
Lucio, fale com o dirigente do terreiro. Infelizmente o teu caso é uma discordancia familiar que não tenho como opinar. FMG
ResponderExcluirObrigado pela resposta, agora me sinto melhor ate falei hoje com uma entidade no terreiro ele me disse praticamente a mesma coisa VC TENQUE POR A ROUPA BRANCA so que como tenho um filho de 3anos é muito dificel associar uma coisa e outra ele depende de mim né! resolvi dar tempo ao tempo acredito que quando chegar a hora de entrar na gira vou saber EU ACHO.... ate lá vou tenque passar todas as vezes pela mesma situação mas vale a pena AMO MINHA RELIGIÃO!!!
ResponderExcluirSabrina Gabriele
Oi meu nome é Devalter gostaria de algumas dicas como eu desenvolvo sozinho alguma orações eu desde pequeno dizem de eu tenho que desenvolver sinto um calor muito grande quando eu rezo sinto muitas vezes que vou sair do ar tenho adivinhado muitas coisas sinto muito forte presença de espíritos boa e ruis tenho acertado sempre sobre um caráter das pessoas mais tenho um pouco de medo por algum motivo você pode me ajudar de alguma forma
ResponderExcluirDevalter, não recomendo que vc desenvolva nada sozinho, exceto só como culto. Se vc pretende aprimorar essa mediunidade procure um terreiro ou mesmo uma casa de espiritismo tradicional. FMG
ResponderExcluirOi pai Fernando meu nome é Juliana estou com um promema muito serio ao meu ver... na minha casa todos vemos espiritos meu filho já chegou ao ponto de não querer ficar em casa sozinho de jeito nenhum ele tem anos quando ele chega em casa do portao ja diz eles estao ali nos esperando na porta eu já vi ate um lautrapilho saindo de meu quarto tenho mais 2filhos que tambem vem meu marido chegou a ir enbora de casa ja não estavamos bem mas ele como bebia via muitas coisa no ano pasado noite de natal ele assendeu 80velas debaixo do pinheiro diz ser uma promeça ate hoje não sei qual sera que isso tem alguma coisa a ver com tantas visoes aqui em casa? frequento um centro me diseram p/não me preocurar mas estou angustiada com isso desde já muito obrigada Juliana E. Dos Santos
ResponderExcluirPai Fernando tire mais uma duvida minha quarta passada estive muito mau tenho pedra na visicula e me deu uma crise forte pedi para alguma entidade de cura me ajudar depois de muito delirar com muita dor adormeci... sonhei que estava em um centro com muita jente morta deitada em macas fui tomar meu passe e encorporei quando voltei minha mai dizia chamaram pai ARRUDA para te dar passe... Quando acordei fui pesquisar Como sou leiga no assunto e vi que mai Arruda existe mesmo oque sera que quiz dizer esse sonho? fiquei bem entrigada pq Pai Arruda? abraço Sabrina
ResponderExcluirJuliana, o centro que vc frequenta é de Umbanda? Não acho o conselho foi certo. Vc deve cuidar para que isso não aconteça na tua casa. Temum assunto que não está se encaixando, pois seria muita coincidencia que todos vcs sejam médiuns videntes ou os espiritos estão tirando energia de alguém para se mostrarem. Acho que vc deve cobrar da casa que vc frequente uma solução para teu caso. FMG
ResponderExcluirSabrina, como foi o Pai Arruda, aliás um Preto Velho de uma grande força, poderia ser outra entidade. Quem sabe a tua ligação seja com ele. FMG
ResponderExcluirDesde pequena vejo vultos, escuto vozes, sonho com coisas que acontecem e sinto quando alguém pensa algo sobre mim, no começo era sobre mim, parece q leio mentes mas na verdade não acho q seja isso, talvez só loucuras da minha cabeça, mas nunca consegui me comunicar com eles.Qdo eu tinha 9 anos eu disse pra minha mãe q sentia q com 30 eu iria morrer, eu sentia uma forte mudança...Sempre evitava ter que ver ou falar com eles, primeiro por medo e depois por acreditar q fossem espiritos maus.Minha familia sempre foi religiosa, do lado evangelico.
ResponderExcluirEntaum, houve um tempo q isso começou a ficar intenso e procurei os Kardecistas, frequentei mas pude sentir que ali não era pra mim, me senti muito bem, chorei varias vezes pois a emoção era forte, mas sabia q não era meu lugar.
Entaum, eu não queria mais isso, fumava maconha pra essas coisas desaparecerem, só assim eu não sentia a ansiedade q sentia quando falava ou via algo espiritual, qdo eu sonhava com algo eu tinha paralisia do sono e queria acabar com isso, usando drogas.Mas há 6 meses, senti uma cobrança dentro d mim, sempre soube q tinha uma missão e fugia dela...então eu humildimente me arrependi d tudo q ja fiz e pedi perdão a Deus, e pedi q iluminasse meus caminhos q me fizesse então enxergar qual era a missão.Então, drasticamente d uma forma inesperada, um desconhecido me chamou pra trabalhar em São Paulo e ele me disse q eu chorei tanto pra Deus q Ele ouviu e resolveu me ajudar...eu acreditei nisso e vim, aqui conheci a umbanda, tinha preconceitos contra essa religião, mas agora estudando um pouco, percebo q fui errada!Detalhe essa mudança na minha vida aconteceu bem no mês em q fiz 30 anos...Qdo comecei a frequentar tinha espiritos comigo que precisavam ir embora, q me seguiam, eles me limparam...Eu me sinto bem no centro ainda não comecei o desenvolvimento por medo, por que não acredito em mim, não acho que seja merecedora disso, e ouço vozes me dizendo q eu vá embora, q isso não é pra mim, mas no centro eles dizem q não há ninguém comigo, como pode ser?As vezes eu vejo q há outra pessoa em mim e ela quer q eu volte na vida q era antes.Será q é loucura? Eu não uso mais drogas há 6 meses.As vezes eu sinto tanta ansiedade, tanta tristeza do nada, não há motivos,tanta raiva...desconto em pessoas, animais, eu tô com medo d mim...por que eu não era assim e no centro eles dizem q não há nada comigo...entaum eu deduzo q sou louca?
Eu fui a um centro de Ubanda e adorei, queria muito frequentar fui avisada que tinha que vestir a roupa e desenvolver, mais tive uma certa dificuldade por causa da minha familia. Agora estou desenvolvendo em um centro kadercista. Eu sinto as vibraçoes (tonteira, fico tremula,angustiada e etc...) mais nao conseguir desenvolver tenho uns 2 meses que faço o desenvolvimento.Minha duvida é muito dificil desenvolver a mediunidade?
ResponderExcluirMuito Obrigada.
Fique com Deus.
Grasi
Grasi, não é dificil quando existe assistencia, boa vontade e paciência. De mnais tempo que vc logo vai se alinhar. FMG
ResponderExcluirDesde pequena vejo vultos, escuto vozes, sonho com coisas que acontecem e sinto quando alguém pensa algo sobre mim, no começo era sobre mim, parece q leio mentes mas na verdade não acho q seja isso, talvez só loucuras da minha cabeça, mas nunca consegui me comunicar com eles.Qdo eu tinha 9 anos eu disse pra minha mãe q sentia q com 30 eu iria morrer, eu sentia uma forte mudança...Sempre evitava ter que ver ou falar com eles, primeiro por medo e depois por acreditar q fossem espiritos maus.Minha familia sempre foi religiosa, do lado evangelico.
ResponderExcluirEntaum, houve um tempo q isso começou a ficar intenso e procurei os Kardecistas, frequentei mas pude sentir que ali não era pra mim, me senti muito bem, chorei varias vezes pois a emoção era forte, mas sabia q não era meu lugar.
Entaum, eu não queria mais isso, fumava maconha pra essas coisas desaparecerem, só assim eu não sentia a ansiedade q sentia quando falava ou via algo espiritual, qdo eu sonhava com algo eu tinha paralisia do sono e queria acabar com isso, usando drogas.Mas há 6 meses, senti uma cobrança dentro d mim, sempre soube q tinha uma missão e fugia dela...então eu humildimente me arrependi d tudo q ja fiz e pedi perdão a Deus, e pedi q iluminasse meus caminhos q me fizesse então enxergar qual era a missão.Então, drasticamente d uma forma inesperada, um desconhecido me chamou pra trabalhar em São Paulo e ele me disse q eu chorei tanto pra Deus q Ele ouviu e resolveu me ajudar...eu acreditei nisso e vim, aqui conheci a umbanda, tinha preconceitos contra essa religião, mas agora estudando um pouco, percebo q fui errada!Detalhe essa mudança na minha vida aconteceu bem no mês em q fiz 30 anos...Qdo comecei a frequentar tinha espiritos comigo que precisavam ir embora, q me seguiam, eles me limparam...Eu me sinto bem no centro ainda não comecei o desenvolvimento por medo, por que não acredito em mim, não acho que seja merecedora disso, e ouço vozes me dizendo q eu vá embora, q isso não é pra mim, mas no centro eles dizem q não há ninguém comigo, como pode ser?As vezes eu vejo q há outra pessoa em mim e ela quer q eu volte na vida q era antes.Será q é loucura? Eu não uso mais drogas há 6 meses.As vezes eu sinto tanta ansiedade, tanta tristeza do nada, não há motivos,tanta raiva...desconto em pessoas, animais, eu tô com medo d mim...por que eu não era assim e no centro eles dizem q não há nada comigo...entaum eu deduzo q sou louca?
OLÁ PAI FERNANDO! ME CHAMO VANESSA E SOU DO RIO DE JANEIRO. EU NUNCA HAVIA PARTICIPADO DE UMA GIRA ANTES MAS EM ALGUNS OUTROS CENTROS QUE FUI, OS VOVÔS ME ACONSELHAVAM A 'DEIXAR MINHAS ENTIDADES TRABALHAREM' E 'COLOCAR ROUPA PARA TRABALHAR' ISSO SIGNIFICA QUE ENCORPORO?
ResponderExcluirENTÃO, MINHA AMIGA ME LEVOU NO CENTRO QUE ELA FREQUENTA JÁ HÁ UM TEMPO E A MÃE DE LÁ ME DISSE QUAIS ORIXÁS EU TENHO, PARTICIPEI DO AMACI E JÁ TO NA GIRA. COMO TUDO NA MINHA VIDA, AS COISAS ACONTECEM RÁPIDO DEMAIS E ENTRO DE CABEÇA SEM MEDO. E QUANDO TOCA O PONTO DO MEU ORIXÁ, E QUANDO RECEBO PASSES DELA, FICO COM UMA DOR DE CABEÇA FORTE BEM MA COROA, MEU CORPO DESEQUILIBRA E MEUS OMBROS COMEÇAM A MEXER, VIBRAR AO SOM DOS ATABAQUES. MAS COMO TODOS AINDA TENHO DÚVIDAS SE NÃO SOU EU QUE ESTOU ME AUTO SUGESTIONANDO A TAL. GOSTARIA MESMO ERA DE SABER SE ESSES SINTOMAS SÃO DE ENCORPORAÇÃO.UM FORTE ABRAÇO!
Tenho um amigo que esta com problema espiritual sendo perseguido, esta sempre acompanhado por um entidade em seu ombro, houve sempre alguem falar com ele e a pouco tempo ficou sumido sem saber onde durante tres dias quando deu por si estava com os dedos queimados,com cheiro de cigarro,e cachaça e com as calças dobradas e muitas vezes ele chega no centro e ve as cadeiras ocupadas mesmo ela estando vazias. Ele diz que tem muito medo e que se sente mal na ubanda pois ja visitou, mais essas entidades dizem que ele tem que entrar na umbanda. Ele vai ao centro kadercista toda semana recebe passes e nada resolveu o que posso dizer para esse meu amigo tento apresentar ele para amigos que entendem melhor essas oisas mais ele nao quer ele diz que eu fui a unica que converso com ele no centro e por isso se afasta dos outros e sei que nao foi por acaso que conheci este amigo. Sou kadercista, estou estudando ainda e tenho medo de dizer para ele que so na ubanda sera resolvido este problema.Por favor me ajude pai Fernando para que eu possa ajudar esse meu amigo.
ResponderExcluirqueria saber o que e ter madiunidade premonitoria, jose carlos.
ResponderExcluirJosé Carlos, premonição é prever os acontecimentos futuros.
ResponderExcluirGrasiele, eu não sei como vc possa ajudar seu amigo sem avisa-lo para ir na Umbanda. Quem sabe a Umbanda que ele esteve não foi apropriada pára ele. De que cidade vcs são? Escreva-me para eu saber como podermos agir para ajuda-los. FMG
Por que o Senhor não responde a minha questão?
ResponderExcluirEu já enviei ela 3 vezes!!!
Pai Fernando estou há 3 anos em um terreiro de umbanda, o qual eu gosto sendo que não estou conseguindo a incorporação. balanço de um lado para o outro e o orixá não vem. a zeladora falou que é assim mesmo, porém tem pessoas no terreiro que está há 4 meses e já esta incorporando. isso é normal. muito obrigada Fai Fernando que Deus te abençõe.
ResponderExcluirNice, amãe de santo tem razão, é assim mesmo. Também não está errado os outros incorporarem antes. Vou confessar que eu como dirigente prefiro que os médiuns vão mais devagar. Quem sabe aqueles que estão mais adiantados, fiquem para trás. FMG
ResponderExcluirOla pai Fernando meu nome é Juliana estou muito intriga com uma coisa que aconteceu comigo dentro do centro espirita... estava saindo para rua depois de tomar o pase e esbarei justamente na casinha dos santos que fica na porta derubei o liquido que tinha no copo que vergonha me mandaram não por a mao que eles iriam ajuntar alguns dizem que é feitiço que tinha em mim outros que era uma oferenda estou confiça e preocupada me ajude por favor agradeço desde já
ResponderExcluirJuliana E.D.S.R
Oi Pai Fernando tenho outra pergunta para o sr. sonhei que estava no terreiro onde acontese os passes com o cara que gosto e estava com a COBRA CORAL fazendo aquele ponto firmado no chão era uma estrela detalhe essa entidade que fez um trabalho de abrir meus caminhos com as 7agulhas
ResponderExcluirfrequento um centro aonde varias entidades diferentes me disseram q meus santos estão prontos e totalmente alinhados.nesses dias q tenho ido ao centro tenho me sentido como se tivesse flutuando e quase sempre sinto um pouco de falta de ar.sou da umbanda e vou fazer 15 anos queria saber como posso resolver isso...
ResponderExcluirobrigada...
Bibi, tenha calma e vá devagar que o tempo vai resolver teu questionamento que na verdade é comum, FMG
ResponderExcluirPai Fernando.
ResponderExcluirPrimeiro quero dizer que foi mto bom pra mim ler essas postagens.
Gostei mto de vc Pai...
Já me ajudou bastante mesmo via internet...
Me identifiquei com algumas questões de dificuldades de incorporação.
Eu achei q estava no meu tempo... afinal tenho 4 meses de Umbanda... mas acabei saindo do terreiro que frequentava e por ordem natural das coisas eu e meu namorado praticamente estamos começando um... mas tudo sem q forcassemos nada. entende Pai?
Eu estava só de cambono...
Tenho mta vontade de incorporar para que meus Guias possam trabalhar em terra.
Esse final de semana um Exu falou pra mim que tenho q soltar a cabeça pra q elas possam vir...
Li suas dicas sobre respiração... tentarei faze-las... mas vc teria mais alguma coisa pra falar a respeito??
Obrigada
Manuela
Manuelle, quando for incorporar insista na respiração e tente concentrar-se. O nosso mental e disposição é muito importante nas incorporações. Meu pai de santo Edmundo Ferro ensinava que quando fossemos ao terreiro deviamos pensa assim: "hoje vou me espalhar e incorporar tudo que eu tiver direito..." Eu experimentei e descobri que funciona. FMG
ResponderExcluirOlá Pai Maneco, meu nome é Bruna.
ResponderExcluirA primeira vez aue eu fui em um centro de umbanda, fui convidada pela baiana para trabalhar e como era a última gira do ano, deixei para resolver depois da virada. Nesse tempo que passou, perdi o meu emprego e estou trantando deste assunto com as entidades de outra médium. A umbanda está cada vez mais importante na minha vida, me sinto muito feliz nas giras e ficaria muito feliz e honrada a trabalhar na umbanda, já consegui incorporar o meu caboclo em casa algumas vezees. Minha dúvida é: eu tenho que esperar ser convidada a trabalhar denovo ou posso me oferecer para o trabalho na casa?
Obrigada!
Bruna, seja bem-vinda ao blog. Se vc quiser entrar na gira de um terreiro, deve falar com o dirigente, mas nunca tenha incorporações em casa ou fora do terreiro. Isso é muito perigoso pela falta das segurtanças que um terreiro tem e vc em sua não tem. FMG
ResponderExcluirOlá...Pai Maneco....
ResponderExcluirMeu nome é Fe...tenho uma duvida e gostaria se possivel q o senhor me esclarecesse....A Maria pilintra é uma baiana ou é uma Pomba gira?
E com grande prazer q conehci seu blog e te adimirei por responder a todos...por favor me responda Também.....Obrigada
Olha eu já fui em um terreiro e falaram que eu sou vidente e eu queria desenvolver, mais o terreiro que eu frequento a corrente está fechada como eu posso ir desenvolvendo a minha mediunidade?
ResponderExcluirdesde já agradeço
Bom dia Pai Fernado já escreve a primeira vez não tive resposta,queria tanto saber o que faço para desenvolver minha mediunidade sei que tenho por quer me disseram quando vou em alguma casa me consultar ficam radiate e diz o que eu tenho é muito bonito só que ainda não achei o lugar certo para frequentar quando vou em reunião no momento que estar cantando dependendo pra quem é, comerço a me tremer chorar e gagueja, o que faço para cuidar do que tenho. Outra coisa que acontece que eu descobre se eu perceber que vai me pegar,basta eu pedir um copo com agua e beber que não acontece mas nada.Queria saber se realmente sou media ou se é outra coisa.M.C.G.10/12/1967,Ilha de Itaparica Ba
ResponderExcluirResposta para Fe: não conheço essa Pomba Gira mas fica aberta a questão para quem soube informar.
ResponderExcluirResposta:Ilha da Itaparica: claro que essas coisas só acontecem para quem é medium. Vc deve falar com o dirigente do terreiro e explicar a situaçãoe ele ajudar vc a desenvolver a mediunidade.
3a. Resposta: videncia só pode ser desenvolvida até mesmo por cautela e orientação de um medium desenvolvido.
FMG
Bom em primeiro lugar gostaria de agradecer a sua atenção....aqui é a Fe novamente...eu sei q O seu Zé pilintra atua na gira de baianos como na esquerda não sendo ele um exú....Maria Pilintra é da msm familia de seu Zé....O senhor nunca ouviu falar nada sobre ela? Ou o senhor desconhece do fato de ela ser Uma pomba gira?
ResponderExcluirPq até então para mim ela era uma baiana mas me colocaram essa duvida....Por favor me esclareça mais.....Se o senhor não souber deixe esse meu recado aqui no blog para ver se alguem tem essa explicação....mais uma vez muito obrigada q Oxalá te proteja e Parabens pelo Blog
jeferson(campinas-sp)
ResponderExcluirolá pai fernando!!
bom , minha duvida é, que quando eu vou incorporar, eu sinto a energia da entidade, mais nao deixo fluir por medo que eu faça algo errado!!
já falei com o pai de santo e nao adiantou, continuo com medo de errar!!
poderia me ajudar?
axé
Jeferson, não tem como ajudar vc. Isso só depende da tua vontade. Relaxe e deixer acontecer que vc vai se acostumar. FMG
ResponderExcluirOla Fernando. E a primeira vez que eu entro no blog e gostei muito. Mas como nao sou diferente dos outros, vou pedir ajuda para tirar uma duvida com o Sr., se for possivel.
ResponderExcluirVenho escutando coisas a algum tempo, mas achei que fosse imaginacao, entao fui ate uma medium e ela me disse que eu vou seguir na pneumatofonia. As vezes escuto frases inteiras, mas na maioria das vezes sao vozes de criancas me chamando de mae. Porem, gostaria muito de poder ajudar quem me chama e nao consigo. Nao quero ficar escutando eles me chamarem e nao poder fazer nada.
Ja fui no centro de umbanda duas vezes, e as entidades colocam a mao no meu peito e me dizem que eu preciso de orientacao, e que a luz me cerca.
Na ultima vez que fui, Preto velho me pediu para abrir minha casa para que ele entre, mas tenho um pouco de medo de abrir e espiritos maldosos entrarem.
Sinceramente nao sei o que fazer.
Sera que o Sr. pode me ajudar?
Meu nome é bete, gostaria de saber como fazer meu caboclo falar na nossa lingua.
ResponderExcluirBete, qual língua ele fala?
ResponderExcluirPrimeiro você deve identificar o idioma. Acho importante você falar com o seu dirigente.
Axé,
Camila
boa noite eu estou na umbanda a1 ano,estou em desenvolvimento a incorporação do caboclo estar mas firme,mas ainda não fala,gira muito eu não tenho controle do corpo,minha madrinha fala para eu firma a cabeça,eu tento ouvi-lá e só piora a situação porque eu tento para de gira e meu corpo gira ao contrario sozinho,ela diz que e porque eu não firmo a cabeça mas eu não sei o que fazer pois quando saio da gira não lembro e tudo embaralhado as lembranças,na ultima gira eu falei para minha filha que eu fiquei parada em frente ao altar,na hora veio na minha mente que eu não poderia ter me visto de frente e ao mesmo tempo visto as pessoas ao meu redor,não era lembranças minha,e isso só atrapalhou fui a uma gira com o terreiro que freqüento e quando senti a vibração do guia vir a filha da madrinha fazer sinal para faz uma roda em minha volta,fiz de tudo para para de gira fiquei com a cabeça no mundo de zambi até a madrinha da um sacolejo para eu acorda fiquei olhando a gira passando mau com a vibração para não incorpora por que me senti excluída chorei muito e tomei uma atitude se eu não lembro,se meu guias não fala não para de me gira,eu vou pedi para afasta do templo,pois só o que eu ouvir até agora e firma a cabeça Você gira muito mas não sou eu eu já tentei para de gira e o baiano me girou com um pé só mediu que tentou me segura incorporou do mesmo jeito que eu estava girou muito e já e um mediu experiente então sei que não e coisa da minha cabeça mas doeu ser excluída da aquele jeito grata pelo espaço aguardo resposta.
ResponderExcluirAnônimo, no próximo post faça o favor de se identificar.
ResponderExcluirRespondendo a tua pergunta, do modo que você descreve parece estar inconsciente, porém, não existe médium inconsciente. Você precisa ter mais domínio sobre o teu corpo.
No Terreiro do Pai Maneco quando o médium está confuso com as incorporações, nós sugerimos que ele fique camboneando.
Axé,
Camila
bom dia, desculpe achei que apareceria o e-mail,sou meire rocha obrigada pela resposta estou querendo pedi para a madrinha suspende a linha se e possível,fiquei com a vibração do cosminho dois dias e isso não me fez bem,a resposta que eu tive,vc não deixa ele incorpora ele fica encostado em mas eu sinto muita dor de cabeça com tudo isso o guia da casa pediu para lava minha cabeça foi o que passou a dor obrigada suas palavras foi de muita ajuda.
ResponderExcluiroi meu nome é gilmara e preciso de ajuda
ResponderExcluirestou em desenvolvimento a 3 anos sinto as vibrações os trejeitos das entidades e Orixás
mas sinto mais as vibrações não escuto as vozes das entidades e quando estou sentindo vibração
e alguem me pergunta alguma coisa fica muito confusa pois sei que sou eu que estou respondendo
e quando é consulta sinto que são conselhos tirados do meu pensamento sinto que se eu quiser me
mexer ou para o movimento da entidade eu consigo...
estou apavorada sinto que estou mistificando e preciso de uma explicação
já perguntei para varias pessoas e para meu pai de santo e ele diz que o começo é assim mesmo
mas agora as vibrações estão mais fortes mas continuo sem ouvir as vozes das entidades.
vejo tudo... escuto tudo... lembro de tudo... e sinto que sou eu a fazer tudo...
não quero parar meu desenvolvimento ama demais a umbanda e meus guias mas tenho muito medo de
estar cavando meu próprio buraco e afastar as entidades de mim...
por favor é sério me responda ...
obrigado e axé...
gilmara
Gilmara, isso é comum acontecer, mas é preciso que você tenha um pouco mais de calma.
ResponderExcluirEstou renovando uma resposta que dei na pergunta da Meire: "Respondendo a tua pergunta, do modo que você descreve parece estar inconsciente, porém, não existe médium inconsciente. Você precisa ter mais domínio sobre o teu corpo.
No Terreiro do Pai Maneco quando o médium está confuso com as incorporações, nós sugerimos que ele fique camboneando."
Saravá,
Camila
Boa tarde meu nome é maryan..
ResponderExcluirQueria que alguem me explicasse :
Eu sempre vejo algumas coisa do tipo vultos ou algo se mexendo..sempre vem algo em minha mente pra eu falar ou algo que alguem pedi paa mim fazer,nao sei oque fazer as vezes acho que é coisa da minha cabeça ou to ficando louca nao sei.
Uma vez uma entidade cigana me falou que eu tenho uma linha de cabloco a ser trabalhada o que eu faço a quem eu procuro?
obrigada pela atençao desde ja
OLá, meu nome é Tatiane e estou muito confusa, pois iniciei a 1 ano atrás no centro espírita mesa branca mas esse 1 ano foi como se fosse em vão pois me desenvolvi lá , mas a minha vida fora dali era uma tristeza, então por indicação de uma amiga fui à umbanda falar com o Zé Pilintra, e ele me disse que minhas entidades eram da umbanda...Então comecei a desenvolver na umbanda ou seja tudo denovo, mas acho tão esquisito o desenvolvimento deles por que que para desenvolver tem que ficar girando a pessoa? isso não atrapalha?, porque na realidade se a pessoa fica girando isso pra qualquer um já é de deixar a pessoa zonza, acho que todos tem medo de cair de bater na parede, e isso atrapalha a incorporação?
ResponderExcluirA mãe de santo diz que minha cabocla entra e sai não consegue incorporar pois fico com medo, mas não é medo é que eu girando fico zonza , é tudo meio esquisito, o que devo fazer , ou pensar, por favor me ajudem....
VocÊs pedem tambem para não incorporar de olhos fechados mas qdo me giram tem que fechar os olhos.Obrigada!Axé
Pai Fernando eu sou Médium meu nome é WALLACE ,tenho 14 anos sei que já está na hora de eu incorporar mais eu não sei como !
ResponderExcluirEu tenho um herê chamado crispin !
Teve um dia que eu estava no centro e começou a cantar o ponto de crispin e eu dei uma rodada e uns pulos mais eu fikei com tanta vergonha da assintência e tanto medo que resolvir prender meu corpo,resolvir não incorporar...mais agora eu estou Disposto a Incorporar mais para isso eu tenho que me desenvolver !
A Miinha pergunta é " como eu me desenvolvo em casa ? "
Me Responde Por Favor !
Wallace,
ResponderExcluirEsse centro espirita a qual você de referiu é o qual você freqüenta? De sim, converse com o dirigente pois acho que é o local exato para você desenvolver tua mediunidade. Desenvolver a mediunidade em casa não é recomendado.
Sarava,
Camila
Tatiane,
ResponderExcluirQuando o médium gira para incorporar é um dos métodos de incorporação. Acredito que se você possui algum receio em agir de tal forma, isso dificulta realmente, pois você não esta se entregando ao espirito. Tente conversar com a tua dirigente para ela te auxiliar, fazendo com que você entenda melhor os espíritos e se desenvolva.
Sarava,
Camila
Tatiane,
ResponderExcluirQuando você gira para incorporar é apenas uma das formas para se incorporar. Isso facilita muito os novos médiuns. Talvez você tenha que conversar com o teu dirigente para pedir um auxilio no começo, isso vai te passar mais segurança.
Sarava,
Camila
Maryan,
ResponderExcluirVocê freqüenta algum terreiro? O importante, se você possui essa mediunidade, é procurar algum local para desenvolver esse dom mediunico.
Esclareci tua pergunta?
Sarava,
Camila
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
ResponderExcluirFui numa gira de caboclo e na hora da minha consulta, o Caboclo disse-me que estava muito perto da minha hora de trabalhar como aparelho (cavalo)!
Ele reforçou dizendo que que o pessoal dele (caboclada)estava toda atrás de mim querendo trabalhar comigo e novamente disse segurando-me os pulsos que estava perto até por demais!
Tenho apenas 16 anos e gostaria de saber se não teria algum problema eu educar a minha mediunidade e começar a trabalhar nas giras.
Seria muito precoce?
Luz e paz a todos!!
Alef,
ResponderExcluiras pessoas possuem algum tipo de mediunidade, você pode desenvolver quando sentir necessidade e isso deve partir de você, independe da sua idade.
Ninguém tem que desenvolver mediunidade e isso não trará consequências ruins.
Axé,
Camila
Obrigado Camila,
ResponderExcluirHoje fui a uma sessão de exu, e o Seu Meia-noite me disse que eu estava novo para começar a desenvolver, logo pensei, que mesmo que o caboclo disse que está muito perto, eu posso segurar as pontas e conversar com um pai de santo pedindo esclarecimento!!
Sou apaixonado com a umbanda e estou ansioso para trabalhar nela!!!
Só não quero fazer nada de forma precoce...então desde já agradeço pelos conselhos e estarei conversando com o pai e sempre pedindo a opinião dos Guias a respeito deste assunto. Mas deixo claro que o que leio aqui no blog e o que vc comentou a respeito de minha dúvida foi de grande valia!!
Bjo camila, tudibão pro c!!!
abraços a todos!!
Luz e paz!
Anônimo, favor se identificar para saber com quem eu estou falando.
ResponderExcluirCamila
tem idade certa ao desenvolvimento mediunico?
ResponderExcluire a mediunidade , posso desenvolve-la apenas em um centro, ou posso tentar fazê-la sozinho ? existe alguma tecnica ou exercicio de incorporaçao?
abraços
patricio
Meu nome é Maria José, moro no Norte de Minas, comecei a desenvolver e ainda sei pouco sobre a mediunidade.O que me intriga agora é o fato de toda vez que vou tomar banho sinto uma sensação ruim ao molhar as costas mesmo com água fria ou morma.
ResponderExcluirMaria José,
ResponderExcluiracho que essa sensação nada tem a ver com desenvolvimento de mediunidade.
Axé,
Camila
J. Patricio,
ResponderExcluiro desenvolvimento mediunico não tem regras à serem seguidas, porém, o recomendável é que você não tente fazer sozinho. Procure um terreiro que possa te auxiliar, isso facilitará à você.
Saravá,
Camila
ola mt boa noite o meu nome e tamara figueiredo,e eu vi e queria saber mais sobre caboclos,pmbas giras etc.ja frequentei terreiros sinto vejo coisas mas nao sei o que sou?alguem me pode ajudar?marafigueiredo@live.com.pt
ResponderExcluiradorei o blog gostaria de orientaçoes frequentei algum tempo o candomble de angola onde um buri d`agua oque me ajudou muito, porem nunca incorporei sei sou medio e hoje me desenvolvo na umbanda estou satisfeito, porem gostaria de saber quando e que sabereio momento certo paradar consulta? pois os meus guias me usam mas atraves da intuiçao!robertomendol@hotmail.com .br
ResponderExcluirAnônimo, favor se identificar para que eu possa publicar o seu comentário.
ResponderExcluirCamila
Mara, peço que você seja mais específica quanto às suas perguntas, se você puder colocar as suas dúvidas fica mais fácil para responder. Tudo bem??
ResponderExcluirCamila
Roberto, o momento certo de dar consultas é quando vc estiver firme e com a certeza que a entidade está dominando o seu mental, mas lembre que dar consulta não significa evolução, mas apenas uma consequência.
ResponderExcluirSaravá,
Camila
Meu nome é Eliana e conheço a Umbanda a uns dois anos,no centro que eu frequentava virei cambone e com isso aprendi muito sobre a religião.Mas a algum tempo mudei de cidade e não trabalho mais,a não ser em ir em um centro e assistir na assistencia.O Pai disee que sou médium e preciso desenvolver,mas quando isso acontecia,eu me prendia,sentia a vibração mas não conseguia incorporar,o que fazer para ter essa concentração?
ResponderExcluirObrigada.
Anônimo, por favor se identifique para eu te responder.
ResponderExcluirCamila
olá! é a primeira vez que vejo seu blog e adorei... tenho uma dúvida... estou frequentando reuniões espiritas em uma casa a mais ou menos 2 anos e a entidade que comanda as reuniões é do povo de omolu, ao qual ele informa que meus protetores também são do povo de omolu... todas as reuniões eu aguardo que tenha um desenvolvimento da minha mediunidade, mas está sempre na mesma... o que vc me aconselha... devo procurar algum centro pra desenvolver, e qual devo procurar?
ResponderExcluirestou perdida, preciso desenvolver este lado, ja estou com 34 anos e vejo e sinto espiritos a muitos anos... desde novinha.
muito obrigada, aguardo retorno!
eliane
Eliane, sugiro que você peça aos dirigentes da casa uma atenção ao seu desenvolvimento e que veja quem é o Orixá regente.
ResponderExcluirSaravá,
Camila
BOA TARDE A TODOS!!! GOSTARIA DA OPINIÃO DE VOCES EM RELAÇÃO AS COISAS QUE ESTOU PASSANDO, ISSO JÁ ACONTECE HÁ UM BOM TEMPO, MESMO SOZINHA EU SINTO QUE ESTOU SENDO OBSERVADA, SINTO ARREPIOS NAS PERNAS E BRAÇOS PINCIPALMENTE O LADO ESQUERDO, E SINTO COMIXÕES NA CABEÇA, PARECE ATÉ QUE O MEU CABELO ESTÁ SUBINDO...RSRSRS, FAZEM MAIS OU MENOS UNS DOIS ANOS QUE VI UM SER ALTO, QUE TINHA UMA LUZ MITO FORTE A MINHA IRMÃ ESTAVA´PASSANDO POR UM MOMENTO DIFÍCIL DA SUA VIDA, ELE ESTAVA BEM AO LADO DA SUA CAMA, QUANDO ENTREI NO QUARTO QUE VI AQUILO TIVE MUITO MEDO, O QUARTO ESTAVA ESCURO, LIGUEI A LUZ E ELE FOI EMBORA, QUEM PODE SER ELE? SEMPRE TIVE UM LADO MUITO SENCIVEL SINTO TUDO, AS VEZES SINTO COISAS QUE AINDA VÃO ACONTECER, ACHO QUE SEJA UM ACASO E OUTRAS VEZES ACHO QUE EU SENTI MESMO. TENHO TIDO SONHO REVELADORES E TAMBÉM SONHOS EM QUE ESTOU ENCORPORADA COM XANGO, E POMBA GIRA. SOU APAIXONADA POR IEMANJÁ E SEMPRE PESSO QUE ELA ME GARDE E ME AJUDE, UMA NOITE QUANDO EU ESTAVA DESESPERADA ACEBEI DORMINDO E UMA ENTIDADE ME FALAVA QUE EU NÃO FICASSE TRISTE POIS EU NÃO ESTAVA SÓ, QUE IEMANJÁ ESTAVA COMIGO E QUE ELA IRIA ME AJUDAR, ERA SÓ EU PEDI, TUDO QUE EU PEDIR ELA ME DAVA. NA MINHA VIDA TUDO DÁ ERRADO, TUDO QUE EU PEGO DESCULPEM A EXPRESSÃO VIRA "MERDA", EXEMPLO VOU PRA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO, DÁ TUDO CERTO MAS DEPOIS DO NADA EU NÃO FICO NO EMPREGO. JÁ TIVE TOC, TINHA PENSAMENTOS DE MORTE, DE DOENÇAS, ACIDENTES, TOMEU QUASE 6 MESES ANTIDEPRECIVOS, REMÉDIOS PRA DORMIR, AS VEZES PENSAVA QUE ESTAVA LOUCA. HOJE NÃO TOMO MAIS. MAS A MINHA VIDA CONTINUA PARADA. DESCULPEM POR FALAR TANTO, MAS PRECISAVA COLOCAR PRA FORA O QUE SINTO. OBRIGADA GENTE PELA ATENÇÃO
ResponderExcluirAllana, peço que você publique o teu comentário no último tópico, assim fica mais organizado, tá bem?
ResponderExcluirSaravá,
Camila
Uma dúvida:
ResponderExcluirPor que muitas entidades não dizem o nome quando o médium de trabalho é novo ou algo parecido?
Alef, a entidade não precisa se identificar nas primeiras consultas, isso é uma necessidade do médium (que por muitas vezes fica ansioso para descobrir qual é a entidade com a qual trabalha).
ResponderExcluirSaravá,
Camila
--------------------------------------------------------------------------------
ResponderExcluirola meu nome e claudia eu moro em minas bh
adorei o blg e muito bom
sabi eu tenho 22anos e a 1 ano e meio eu estou indo em centro eu estou indo na umbanmda e em um candoble mas e por que acho que os2 sao tao bons bons mesmo sei que tenho que decidir e ir so em um,sabi eu comecei a ir primeiro na umbanda ai uma colega me chamo para ir no candoble e eu fui entao axei bem diferente eu gostei tambbem a antis eu tambem tinha ido na mesa branca entao la na mesa branca foi esranho eles fallarao para ficar em uma sala escura mas tinha muitas velas ai tudo bem eu fui e fiquei la e com os olhos fechados entao com alguns menutos foi como se alguem estiveci encostando em mim no meu ombro mas como se estive atras di mim ai eu olhei para tras e nao tinha ninguem fiquei um pouco estranha e quando fui embora nao esta bem fique mal com dor no corpo a nao gotei muito foi estranho bom eu nao fui mais la mas a eu quero ir um dia para saber como e conhecer melhor a mesa branca entao eu fui l no candoble e quando fui tomar um passe eu comecei arrodar e fiquei tonta bem tonta nao tinha equilibrio nem um e fui para no pai do terrero ai eu escutie ele falando meu nome e falando que meu anjo da guarda estava me chamando ai na 2 ves que fui la ele mefala que sou medio de emcorporar continuei indo la mas e sempre eu rodava so que com mais controque tipo nao fico tonta fico bem e ele falo que minha mediunidade esta muito aflorada entao voutei na umbanda e um dia era os pretos e eu nunca tinha incorporado na umbanda ai nesse dia eu comecei a tremer muito e incorporei nossa eu fiquei com um pouco de medo nao seipor que mas foi na hora e depois foi quando era caboclo eu ircoporei mas uma ves na umbanda e depois mas uma vez preto ai um gui das linhas dos pretos me falo que devo desenvolver´por que meus guis estao muito junto de mim e que e melhor para mim procurar uma casa onde eu me centa bem e entrar na roda mas no mesmo centor de umbando quando era exu um gui falo que nao tava na hora de desenvolver que era muito cedo que quando for a hora ai eu vosaber mas que iria demorar muito ainda mas como assim eu nao entendi e no candoble eu ouvi a mesma coisa que tenho que desenvolver que estou pronta para iniciar ai eu nao sei oque fazer sabe eu fico muito bem quando encorporo acho tao bom mas sei que e uma grandi respobilidade muito grandi e que se falhar nao vai ficar bom para mim entao voce pode me esplicar um pouco por que eu nao sei mesmo e e estranho por que li que nao tem medius inconcientis mas eu nao lebro de tudo que acontece sa e tipo assim eu sei oque to fazendo mas por minutos nao sei mais ai quando estou so fico penssando e tento lembrar oque aconteceu naquele minuto por que eu nao lembo dessa parti mas sei que e muito bom e que gosto a qundo imcorporo sei que e como se eu falaci com meu gui uma vez era pombogira ai quando entrei na gira e rodei foi co mo se eu tiveci feito uma respondido e assim tambem com a cabocla e nao sei ainda com os ´pretos mas isso acontece agente podi esta incorporada e no penssamento fazer perguntas e ter respostar por nosso guias no propio pensamento e sabi quando eles dao a resposta e isso sei que estou frequntando a pouco tempo e quem tem pouco tempo estou conhecendo tudo isso e novidade para mim e eu estou gostado muito eu tinha muito medo despirita e de espiritismo nossa eu nao gostava mesmo e sabi eu axo que tudo tem o tempo certo para acontecer e foi no tempo certo que eu fui em um centro
ei e a clauidia dinovo
ResponderExcluirtambem qundo eu era mas nova eu vi uma vez um vulto a nao sei bem oque axoq ue era um homem com uma roupa branca ele olhava para uma parente minha que tinha perdido um filho 7 dias nossa foi uma visao rapida mas eufiquei com muito medo e antis eu tambem via uns vultos mas eu saia correndo e nao ficava sosinha nao uma epoca eu estava com tando medo que eu nem banho tomava sosinha minha vo tinha que ficar comigo o tempo todo por que esta centindo coisas ouvindo barulhos e ai´paro isso eu tinha uns 8 a 11anos ai uns 4 anos e meio eu comecei a ter sonhos e alguns dias acontecia ai comecei a ficar com medo dinovo entao comecei a ter vontadi di ir em um centro espirita e fui como falei tem 1 ano e meio e parei di ter medo pesso os guias mas eu nao trabalho ainda vo para tomar passe mas eu queri a sua opniao sbre desenvolver obrigada.
pergunta para ela na minha menti e ela tiveci me
Claudia, não entendi qual é a sua dúvida.
ResponderExcluirVocê está um pouco confusa, preciso saber objetivamente qual é a tua pergunta.
Axé,
Camila
ola e a claudia de bh
ResponderExcluirdesculp por estar tao confusa.
entao eu queria saber se quando estamos encorporados podemos falar com o guia que esta em nosso corpo pela menti tipo fazer uma pergunta e ele te dar uma resposta?
por que isso ja aconteceu comigo uma vez. entao sei que foi real mas queria saber mesmo se tem como isso acontecer.
bom eu tenhos muitas duvidas mesmo nossa foi otmo ter encontrado esse blog.
entao como eu tinha contado dois guias ja me falaram que eu sou medio de encorporar, eu queria saber se quando sabemos disso temos que trabalhar desenvolver a encorporaçao?
sabi um pai de santo me falo que e melhor seguir o destino que cada um nasse com um objetivo aqui na terra, que e melhor para mim, eu falei com ele que temos o livre arbitrio que nos que fazemos as escolhas,e ele falo que e melhor escolher o certo tipo ceguir e trabalhar com encorporaçao por que sinao no futuro eu levaria um tombo e nem saberia por que e nosso confesso que isso medecho um pouco estranha, ai la na umbanda na gira dos pretos um guia me falo o mesmo ele falo assim comigo (voce tem que olhar estas coisa por que ja esta na hora se voce nao olhar os guias te joga no chao)nossa .
mas na umbanda quando era exu um outro guia falo que iria demorar muito para que eu densenvolvece que nao era para eu ficar olhando isso agora nao que era par fazer outras coisas.
entao eu tenho que desenvolver agora?
OU EU POSSO CUIDAR DOS GUIAS SEM DESENVOLVER?
ei e claudia mais uma vez entao sabi quando eu encorporei eu sei tudo que esta acotecendo mas eu nao tenho nem um controle sobre meu corpo mas por alguns minutos da um branco tipo assim (por minutos eu nao concigo me lembrar de algumas coisas por minutos nao escuto as musicas e nem oque falam comigo por minutos nao lebro de nada) ai quando eu volto eu tento lembrar mas nao da.
ResponderExcluirisso pode acontecer por minutos pode dar um branco?
sobre desenvolvimento temos um tempo para iniciar ou podemos escolher?
bjs obriga
Sou um adolescente, tenho duvidas como eu posso desenvolver a medi unidade ñ sei de que linha pertenço mais tenho vontade de desenvolver tenho 16 anos.
ResponderExcluirQuando estou sozinho e me concentro parece q chega alguma coisa por tras das costas q faz arrepiar parece uma energia q esta por tras de mim. Me ajudem por favor queria desenvolver minha medi unidade, mais ñ sei como.
Como e q eu posso desenvolver, como eu posso ter certeza de q eu sou um medium.
Obrigado, espero resposta.!!
Ritz, primeiro você deve procurar um terreiro para te orientar a desenvolver a tua mediunidade, não faça isso sozinho pois é perigoso.
ResponderExcluirAxé,
Camila
Mais mae Lucilia o que e isso que eu cinto tipo um arrepio nas costas e que vai para o corpo todo depois parece que meu espirito quer sair do meu corpo ai quando esta quase ai para por que acontece isso. Não tem alguma coisa que eu possa fazer para ver se eu so medium mesmo algum tipo de teste. E tem como eu saber a que linha eu pertenço se e dos caboclos, pretos velhos, exus, entre outros???
ResponderExcluirAguardando respostas!!!!
obrd: Ritz
OLA MEU NOME E CLAUDIA JA ESCRIVE ANTIS,
ResponderExcluirBOM EU GOSTARIA DE SABER SE UMA PESSOA MEDIU TEM QUE DEENVOLVER?
SEMPRE QUANDO EU VOU TOMAR PASSE EU RODO E OS GUIS FALAM QUE HA MEDIUNIDADE ESTA FLORINDO E QUE TENHO QUE DESENVOLVER BOM EU POSSO FAZER ISSO QUANDO TIVER FIRME OU AGORA POR QUE UM GUIA ME FALO QUE TENHO QUE OLHR ISSO LOGO OBRIGADA
OLA AQUI E CLAUDIA
ResponderExcluirMAE LUCILIA EU GOSTARIA DE SEBER SE TEM COMO EU SABER QUE LINHA PERTENÇO
SOU DO DIA 23 MES 11 ANO 88 OBRIGADA
Claudia, para saber qual é o teu orixá você deve procurar um terreiro que eles tiram o teu obi. Com a data de nascimento não é possível saber qual é o teu orixá.
ResponderExcluirSaravá,
Camila
Olá,
ResponderExcluirGostaria de saber como posso descobrir se tenho mediunidade. Nunca fui em uma casa de umbanda, hoje a noite tenho uma consulta marcada para resolver um problema. Como faço? Me ofereço para ajudar na casa? Como posso aprender mais sobre a Umbanda?
Espero anciosamente a resposta
Obrigada
Patricia
Patrícia, a ajuda que você vai encontrar na casa não precisa de reciprocidade. Se você vai resolver um problema, o melhor é pensar na solução dele para depois pensar em ajudar alguém.
ResponderExcluirAssim fica mais fácil para organizar as idéias.
Em nosso site (www.paimaneco.org.br) você pode encontrar textos, artigos que falam sobre a Umbanda, isso poderá te esclarecer.
Mas qualquer dúvida depois de hoje à noite, você pode entrar aqui no blog e perguntar. Estamos aqui para conversar, debater, organizar as idéias.
Muito axé,
Camila
Primeiramente muito obrigada,
ResponderExcluirFui a casa, eu e me marido, e amei! Me senti bem e até mais leve. Vou seguir certinho as orientações do orixá. E quanto ao seu conselho, realmente, ele também me disse: -VAMOS FAZER UMA COISA DE CADA VEZ. Aconselhou-me a organizar primeiro minha vida, minhas energias e ler. Que depois, precisarei cuidar dos meus!
Tenham um ótimo dia !!!
Patricia
Que bom Patricia, qualquer coisa conte conosco.
ResponderExcluirCamila
Olha eu aqui....rsrs
ResponderExcluirMe diga, como "cuidar" de meu santo?
Patricia
Pai Fernando, sou novo na umbanda é ja me incorporo a uns 6 meses, minhas incorporaçoes estao muito fracas tipo assim, se eu quiser me movimentar da forma que for eu consigo sem restriçoes da entidade,se eu quiser falar e minha entidade nao tem fala eu falo..isso eu sei que eu falo pq eu ja falei palavras e vi que conseguia ...eu acho que minha entidade ta so se encostando em mim pois so sinto ela forte em mim quando estou girando paro de gira abro o olho ja sou eu e é eu mesmo, consigo fazer o que quero... oque fazer pai???
ResponderExcluirPatrícia,
ResponderExcluirPrimeiro você deve tentar manter a harmonia espiritual através de mantras, pensamentos positivos, ficar calma, fazer o bem. Se for preciso e você gostar, também pode fazer terapias para alinhamento dos chakras.
Agora, se a tua pergunta foi referente ao campo mediúnico, no que diz respeito às suas entidades, ai o ideal seria você entrar em um terreiro para desenvolver esse lado.
Saravá,
Camila
Ahh Patricia, desculpe a demora em responder.
ResponderExcluirOk Camila,
ResponderExcluirPrimeiramente, muuuito obrigada pelos seus conselhos. Estão sendo de grande ajuda. Obrigada mesmo, pela atenção. E minha pergunta fois sim, referente ao campo mediúnico. Gostaria sim, de ir a um terreiro desenvolver minha mediunidade, mas me diga, como saber em qual centro? Como identificar um centro bom, de boa indole, que faça a caridade a cima de tudo??????????
Estou meio perdida.
Patricia
Acho que essa pergunta só você pode responder, sabe porque? Um bom terreiro é aquele que você se identifique, um terreiro que você sinta que é aquele o seu lugar. A partir do momento que você começar a frequentar algum terreiro você vai se identificando ou vai sentir que aquele não é o teu lugar. Aí então é que você vai perceber se o dirigente consegue corresponder ao que você espera, se ele te dá a atenção que precisa, a ajuda necessária para o teu bom desenvolvimento.
ResponderExcluirDa onde você é? Numa dessas podemos ver se conseguimos contato de algum lugar para que você possa ir conhecendo.
Saravá,
Camila
Anônimo, você é do terreiro do Pai Maneco?
ResponderExcluirVocê não precisa forçar a sua entidade para falar, tente sentir ela mais forte e quando se sentir seguro, fale.
Isso de sentir que é você é normal, mas vai ajeitando com o tempo, você vai conseguir sentir que ela vai te "dominar".
Seria bom você cambonear um pouco, para sentir como realmente é a ligação entre médium e cavalo. O que acha?
Saravá,
Camila
Booa tarde !
ResponderExcluirJá encostaram 2 espiritos em mim e uma entidade, mas não incorporei totalmente.
Eu comeci a frenquentar um terreiro e a entidade disse que está na hora de desenvolver minha mediunidade.
Estou indo nesse terreiro e até agora nada , já passei com a Cabocla chefe e não senti nenhum arrepio e nada se manifestou .
Será que posso começar a desenvolver sozinha?
Me ajudem !
Samanta, isso é assim mesmo. Você não deve se preocupar porque com o tempo e, quando as energias começarem a se ajustar, você começará a sentir as vibrações. É importante também seguir a orientação da dirigente da casa.
ResponderExcluirSaravá,
Camila
ola PaiFernando.
ResponderExcluirSou umbandista em desenvolvimento ainda nao incorporo. e estou procurando uma casa seria para me desenvolver vç tem alguma casa para me recomendar?
Sou de goiania.
Um sarava eterno e fique com Deus.
Cabeça, vou deixar aberto o espaço aqui para se algum leitor souber de uma casa em Goiania indicar, porque eu particularmente não conheço.
ResponderExcluirAxé,
Camila
ola boa tarde eu entrei na umbanda mais ou menos 2 meses e estou encorporando por enquanto sou consiente mais os meus orixas nao se manifesta nao fala o nome ai eu pesquisei na net e vi alguns nomes preto velho e caboclo ai eu me concentrei neles e quando a combonia me perguntou respondi o nome que eu firmei queria uma ajuda para soltar a falanje dos meu orizas desde muito grato caso queira falar no msn é alancarlos_centralina13@hotmail.com
ResponderExcluirOla Pai Fernando.
ResponderExcluirMinha esposa é uma medium que incorpora sem controle, ela tbm conversa e vê e ela quer desenvolver a familia dela toda ja trabalham
mas ela quer desenvolver, mas ela tem uma afinidade com a esquerda ja participei de muitos trabalhos.
E quero me desenvolver para ajudar ela, você poderia me ajudar de que forma eu poderia estar desenvolvendo com ela.
Mas ela tem uma simpatia com a esquerda.
Ola Mae Lucilia eu gostaria de tirar uma duvida primeiramente o desenvolvimento de um medium deve começar a ser feito na linha branca(direita) ou ja pode se iniciar um desenvolvimenmto na esquerda?
ResponderExcluirMuito Obrigado estou no aguardo.
Boa noite, mãe lucilia gostaria de esclarecer uma dúvida, estou em uma casa de umbanda, sou iniciante, apenas estou girando,teve uma vez que o meu pai de cabeça que é xango veio por intermedio de uma outra entidade, ou seja essa entidade puxou o meu pai de cabeça, mas os movimentos do corpo eu sentia como fosse eu mesma que estivesse fazendo, lembrei de tudo como fazer para firmar a cabeça,outra pergunta eu comprei o banho de amaci posso tomar esse banho antes de ir para a giria.
ResponderExcluirUma boa noite, por favor me tire essas duvidas ass= elisangela
Elisangela,
ResponderExcluiro banho de descarrego deve ser tomado antes de ir para a gira, é a forma de limpeza do seu perispírito.
Quanto a sua incorporação, é natural que todos esses sintomas que você descreve aconteça, mas você não pode deixar que isso atrapalhe. Quando sentir vibração, deixe fluir e não fique pensando no que irá acontecer, ou o que está acontecendo.
Saravá,
Camila
Jhonathan,
ResponderExcluirquando o desenvolvimento mediúnico começa não há uma hierarquia entre os espíritos, o que pode acontecer é você ter mais facilidade em incorporar determinada linha.
Saravá,
Camila
Daniel,
ResponderExcluiro ideal é você encontrar um terreiro que vocês se identifiquem e possam desenvolver a mediunidade com orientação.
Saravá,
Camila
Alan,
ResponderExcluirvocê não deve se deixar influenciar pelas pesquisas em internet, porque isso pode prejudicar o seu desenvolvimento.
Axé,
Camila
OLA MAE LUCILIA,GOSTARIA DE SABER A SUA OPINIAO A RESPEITO DE UM ASSUNTO MEU.
ResponderExcluirGOSTARIA DE COMEÇAR O MEU DESENVOLVIMENTO MAS A CASA QUE EU ENCONTREI PERTO DA MINHA É UMA CASA DE QUIMBANDA, O QUE VOCE RECOMENDARIA SOBRE ISTO.
É NORMAL COMEÇAR UM DESENVOLVIMENTO NUMA CASA DE QUIMBANDA OU NAO?
OU VOÇE ACHARIA MELHOR EU PROCURAR OUTRA CASA PARA COMEÇAR O MEU DESENVOLVIMENTO.
MUITO OBRIGADO
JHONATHAN.
Jhonathan,
ResponderExcluiressa casa é de Umbanda que trabalha só com Quimbanda, é isso?
Camila
É SIM SO TRABALHA NA ESQUERDA O QUE VÇ ACHA SOBRE ISTO É UMA CASA BOA PARA SE INICIAR UM DESENVOLVIMENTO.
ResponderExcluirOlha Jhonathan, acho delicado falar se está certo ou errado.
ResponderExcluirCada casa adota as suas filosofias, cabendo aos médiuns aceitarem ou não.
Acredito que você deva sentir se realmente é o lugar que você procura, e se for, deve participar. Do contrário, cabe a você procurar outra casa.
Saravá,
Camila
Ola! E a primeira vez que posto em seu blog, e freqüento há algum tempo um terreiro e já estou incorporando. Certo dia fomos fazer um trabalho em uma encruzilhada e eu recebi o Exu Lúcifer e ele se materializou ao longe e todos o viram na encruzilhada. Mas fui orientado de que Exu lúcifer não incorpora tão facilmente assim que leva algum tempo para receber ele. Mas porque eu recebi ele na que lá noite?
ResponderExcluirPoema Dulce,
ResponderExcluirnão cultuamos o Exu Lucifer porque esse é o nome do diabo, de quem queremos distância.
Camila
Olá! Meu nome é Claudia e adorei o blog.
ResponderExcluirEstou num centro de Umbanda a 1 ano e trabalho como cambone, faço de tudo lá dentro mas na última semana recebi vibração de Ogum e Yansã e depois Preta Velha, quando a mãe de santo os chama eles não vem, somente no final da giria ou derepente do nada quando estou parada, é bem rápido. isso é normal? tenho muita vontade de desenvolver, mas ao mesmo tempo que quero tenho vergonha e medo. O que faço para melhorar e conseguir que meus guias cheguem e firmem. porque apesar de ser bem rápido vejo e sinto tudo.
Cláudia, isso é normal, o ideal é que você continue frequentando a gira. Você deve continuar tentando que uma hora vai perder essa vergonha.
ResponderExcluirAxé,
Camila
Boa tarde meu nome é Flavia sou de Florianópolis estou frequentando a gira ja a algum tempo estou comecando a incorporar agora e tenho duvidas quanto ao que sinto gostaria de saber se é alguma entidade ou nao e como posso fazer para facilitar pois todos dizem que eu fico segurando mais nao tenho medo de me entregar mais so fico girando sem controle meio que tropecando e a unica coisa que eu ainda nao tentei vou me deixar cair no chao meu corpo fica fica quente e minha respiracao muito rapida, parece ate um porquinho rencando baixinho é claro como se fosse faltar ar isso é normal e principalmente oque posso fazer para facilitar e ajudar minhas entidades obrigada
ResponderExcluirBem, me iniciei em fevereiro, no dia da minha iniciação eu incorporei, mas depois disso nada. tenho vergonha de falar com meu pai de santo, o que devo saber, comno desenvolver essa mediunidade. será que me abandonaram
ResponderExcluirFico em duvida de uma coisa, se Exu é o caminho, o que abre e o que fecha, o que leva nossas orações aos orixas, ao orun, pq ele é temido, pq fica separado das outras magens no terreiro? pq essa fama de demônio se ele não é?
ResponderExcluirFlavia,
ResponderExcluiros médiuns incorporam girando para haver a interação do espírito com o médium.
Não há razão para você se jogar no chão, a não ser que seja a característica da entidade (criança por exemplo).
A respiração é importante porque facilita na incorporação, mas pelo jeito que eu entendi, você respira de tanto girar, ai não é bom.
Tente girar mais devagar que a entidade vai parar em algum momento.
Saravá,
Camila
Sollato,
ResponderExcluirdeixe a vergonha de lado e fale com ele. Se preferir, mande e-mail. Vergonha do médium com o Pai de Santo só atrapalha, passe por cima disso.
Saravá,
Camila
Sollato,
ResponderExcluiro Exu não fecha os caminhos de ninguém e não tem nada com demônio.Isso é folclore.
Camila
Boa tarde, meu nome e Marcelo.
ResponderExcluirCamila, sou filho de santo a quase 1 ano ja, e tenho algumas dificuldades, por exemplo, meu cabloco ele nao vem totalmente, quando ele vem, eu fico com controle do meu tronco, mais as minhas pernas comecam a "dancar" ( minha perna esquerda vai para frente e para traz) batendo muuito o pe, nao intendo isso direito, ja no caso do meu Exu.
ele vem eu sinto meu corpo formigar, comeca pelas minhas maos, depois bracos e vai para a cabeca, terminando no meu Ori quando eu sinto pegar no ori eu apago :D como faz ? :/
Marcelo,
ResponderExcluiré assim mesmo e com o tempo tudo vai se ajustando.
Camila
Oiii,meu nome é Débora..frequento o Santo Daime,mas sempre tive uma fascinação pela umbanda,ou melhor por Yemanjá...e lá nos trabalhos de Santo Daime tb trabalhamos a parte dos orixás...e agora quero me desenvolver na umbanda...sou umbanda de alma...gostaria de perguntar qual o melhor caminho,e tb algumas dicas de como proceder neste primeiro contato ...Gratidão..Paz e Luz!!!!
ResponderExcluirDébora,
ResponderExcluiro melhor caminho quem sabe é você, você deve seguir o que seu coração manda. Mas é importante não confundir o Santo Daime com Umbanda, já que são concepções diferentes.
Camila
pai fernando.como devo agir numa reunião?o pai de santo diz que deve haver concentração,maseu me concentro fico so irradiada,tonta,as vezes tenho vontade de dizer e fzer coisas diferentes.será que estou com a entidade ou é tudo da minha cabeça?
ResponderExcluiroi. meu nome é valeria e sou filha de pai xango.ja recebi ele algumas vezes.mas,não tenho certeza se éle ou não.ja recebi pombagira,mas ela dança um pouco e depois me deruba.as entidades dizem que eu estou levando castigo por que não trabalho.o que o senhor acha.eu sou a mesma pessoa que enviouo comentário acima.
ResponderExcluirValéria,
ResponderExcluiras entidades não castigam, ainda mais dessa maneira. Deve estar ocorrendo uma dificuldade na incorporação mesmo, é comum que isso aconteça até que você aprenda e saiba como lidar com a incorporação.
Camila
Anônimos, sem identificação não publicamos comentários.
ResponderExcluirCamila
olá Pai Fernando, como todo iniciante de umbanda eu nao sou diferente, duvidas e mais duvidas... qndo fui chamada para o congar e trabalhar a mediunidade, a entidade disse que sou medium metafisica, mas ninguem sabe me dizer o que é isso, e como é... meu orixá é iemanja.
ResponderExcluirmuito axé ao irmão!
Tem algum significado quando um caboclo ao envés de inclinar o arco e a flecha pro ar, inclina pra baixo e brada?
ResponderExcluir