sexta-feira, 29 de maio de 2009

ANJO DA GUARDA

Acho que é muito oportuno falarmos sobre o Anjo da Guarda, principalmente por estarmos esmiuçando todos os campos da mediunidade. Anjo da Guarda eu entendo como aquele espirito que é formado por todas as nossas reencarnações passadas. FMG

47 comentários:

  1. Como se fosse uma síntese em construção de nos mesmos?
    abracos
    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Essa pergunta já vem me incomodando faz tempo. Eu tinha faz tempo essa dúvida "quem seria o meu anjo da Guarda?" Ano passado no curso da Mae Jô uma pessoa fez esta pergunta e ela respondeu exatamente o que o Sr acha. Lendo seu livro vi tambem esta resposta. Mas esta resposta o Sr chegou a uma conclusão pessoal? Oi foi uma resposta das entidades pro Sr. ?
    Saravá

    ResponderExcluir
  3. Pai Fernando!
    Se o Anjo da Guarda é o espírito formado por todas nossas reencarnações passadas, então o Anjo da Guarda somos nós mesmos?
    Pra mim, o pensamento no Anjo da Guarda auxilia a conexão com a espiritualidade. Seria como uma força que me direciona... talvez uma parte de mim.

    ResponderExcluir
  4. Eu entendo como nossa conecção direta com Deus, nosso espírito na evolução máxima, como se fosse a "entidade" que mora dentro da gente. faz sentido baba?

    ResponderExcluir
  5. Hum...Vai ser grande...

    Ao meu ver o anjo da guarda é um espírito que nos acompanha junto com nossa encarnação.
    Ele já está predestinado a vir junto conosco. Porêm ele em espírito.
    Não acho real a frase " acenda uma vela para o anjo da guarda"
    Para me fazer entender melhor pai Fernando, acredito sim que exista várias esferas evolutivas...Que uma obtém um dos últimos degraus da escala se chama Cristandade ou Celestial ( aonde Cristo estaria ´)
    Então um " anjo" não precisaria de vela, tendo em vista o grau de evolução dele...
    Então acredito em anjos e espíritos mais evoluídos que nos acompanham.
    A vela pra que serve então? Na minha opinião seria para limpar as larvas e miasmas que ficam ao nosso redor ( no perispírito) e após essa limpeza esses " anjos" ou amigos teriam mais facilidade para nos ajudar.
    Axé.

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite, Pai Fernando,
    Respeitosamente, li no livro A memório e o Tempo que os registros de memória (de outras encarnações), estão localizados no perispírito ou corpo espiritual do ser e como a memória é a faculdade de esquecer/reter ordenadamente os fatos, o acesso a este conteúdo seria do espírito e não de um ser dissociado dele (Anjo da Gaurda).
    Assim pergunto ao Senhor:
    1) Se nossas encarnações passadas não tem autonomia como poderiam dar origem ao Anjo da Guarda?
    2) Qual a diferenca entre pai de cabeça e pai de cabeça cósmico e esses espíritos também nos protegem ?
    3) Os "nossos" guias não fazem também a função do Anjo da Guarda?
    4) Qual a função espiritual do Anjo da Guarda?
    Um fraterno abraço a todos, CHC

    ResponderExcluir
  7. Pai Fernando, posso contar uma experiência de um anjo em minha vida?

    Então...Minha mãe foi na minha casa as seis horas da manhã. Com um grande problema. Eu morava só nessa época.
    Todos os problemas da casa era eu sempre que os resolvia...Mas era um problema muito sério com meu pai...
    Então fiquei junto com meu irmão de sete da manhã até quase meia noite, tentando resolver o "problema" Foi extremamente traumático e dolorido...Meu irmão me deixou em casa. Até então estava firme e forte ( eu tinha 22 anos) mas quando me vpi sozinha desabei!
    Chorei de uma forma tão violenta que comecei a passar muito mal. Não conseguiame acalmar...Debruçada no guarda roupas com a cabeça encostada em meu braço chorava...chorava...Até que senti calmamente uma pessoa se aproximando de mim...Quando olhei para o lado. Por cima de meu braço foi nítido o que ví...Ví uma asa gigantesca que media aproximadamente uns dois metros. Era branquinha e tinha umas penugens. De imediato tive um suspiro muito forte. E tudo o que eu estava sentindo e chorando acabou!!! Virei sentei na cama e dormí. Sem sentir absolutamente nada.
    Na época meu primeiro pai de santo (que o amo muito) teimou em me dizer que era um elemental que se apresentou pra mim daquela maneira. Mas como sou carne de pescoço não acreditei...Preferí acreditar no que ví... E Que lindo o que ví!!!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Oie...Pai Fernando, o senhor poderia explicar de uma forma mais ampla a sua frase?

    "Anjo da Guarda eu entendo como aquele espirito que é formado por todas as nossas reencarnações passadas"

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Mucuiu Painho!

    Formado pelo acumulo de energia de cada existencia?
    Pelas experiencias vividas?

    E quanto aos que nao conseguiram crescer, estacionaram, ou mesmo sao maus. Estes tem anjo da guarda com a mesma caracteristica da sua personalidade atual?
    E que me acostumei a imaginar o meu anjo da guarda(todos os anjos da guarda) como um ser a parte de mim mesma, que seria destinado para me ajudar a crescer, insulflando-me ideias boas e ate dicas para evitar desventuras. O seu conceito atual, me faz repensar totalmente o meu anjo...
    Pode me explicar melhor?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    como deve ser um anjo da guarda? Bom, mau, todas as encarnações, pode haver um "outro" anjo ao qual podemos nos guiar, tomar de exemplo? Temos esta escolha, seria nosso "carma" viver a encarnação da forma que viemos ao mundo, e, para mudarmos, ou melhor evoluirmos, devemos andar junto ao nosso anjo, perceber as limitações, ir até onde nosso anjo nos acompanha? Ele pode nos deixar?

    ...uma reflexão

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Pai Fernando, no estudo kardecista, a gente entendia o anjo da guarda como um espírito responsável pela nossa estadia na terra reencarnados, o Sr. poderia explicar melhor essa questão? Como é exatamente esse espírito formado por todas as nossas reencarnações passadas?

    ResponderExcluir
  12. Sidney, vc encontrou uma palavra bem adequada: síntese de nós mesmos. FMG

    ResponderExcluir
  13. Lisangela, se não me engano a primeira vez que ouvi essa afirmação foi do Pai Luiz de Ogum. Trocando idéias com outras pessoas firmei essa convicção. Sempre a última palavra para que eu tenha um ponto de vista firmado fica, claro, com as entidades que me orientam. Ela foi dada pelo Caboclo Akuan quando ele fez a letra do ponto de Saudação ao Anjo da Guarda e está assim "...o anjo que está em mim..." FMG

    ResponderExcluir
  14. Maura, pense assim: hoje vc é a Maura, com seu mental arquivando os acontecimentos da vida atual, tendo deixado gravada na memoria do espirito a soma de tuas vidas passadas. Quando vc precisa toda essa força aumenta o potencial da recente encarnação, e aí fica uma Maura bem mais poderosa, com toda a força do Anjo da Guarda, o maior zelador de nós mesmo. FMG

    ResponderExcluir
  15. Alice, faz muito sentido, exceto que ele não vive exatamente dentro de nós, mas ao nosso lado como uma força acumulada pelos decorrer das reencarnações. Hoje vc é a Alice, quando desencarnar vai se juntar às outras reencarnações que vai cuidar e zelar pela encarnação futura. FMG

    ResponderExcluir
  16. Luna, é realmente um espirito que nos acompanha, ilumina e aconselha, só que é o nosso proprio espírito. Vc está certa quando diz que o fogo da vela queima as energias negativas do nosso perispirito, possibilitando, assim, uma aproximação maior da Luna na terra e a Luna poderosa do espaço. Se eu fosse crer que o Anjo da Guarda é o meu guardião, o que faz o Caboclo Akuan? FMG

    ResponderExcluir
  17. Claudio Henrique:
    No meu livro Grifos do Passado eu conto uma explicação do Pai Maneco exatamente como vc está falando, ou seja, a memória das reencarnações está localizada na mente do perispirito e por isso a encarnação atual não tem lembrança das vidas passadas. Nossas vidas passadas têm autonomia e estão à nossa disposição na forma do Anjo da Guarda, um simples nome inventado pelo homem. O pai de cabeça é aquele que nos protege e orienta nossa vida espiritual e o pai de cabeça cósmico é a origem divida da qual nós descendemos. Anjo da Guarda não tem função espiritual, porque ele é como se fosse nos mesmo. FMG

    ResponderExcluir
  18. Mas pra mim entidades não tem nada haver com o trabalho de "anjo" da guarda pai Fernando...Cada um tem sua missão e trabalho distintos.
    Como aqui na terra. Cada um tem sua missão...Uns de acolher outros de serem acolhidos.
    Abços.
    *Pelo menos é a forma que acredito*

    ResponderExcluir
  19. Luna, com todo respeito ao teu pai de santo, não acho que tenha sido um elemental. As entidades usam suas forças para se mostrarem. Eu quando vejo isso sei que é a aguia do Caboclo Akuan. FMG

    ResponderExcluir
  20. Luna, acho que já respondi em outros comentários. SXe achar que não, grite... FMG

    ResponderExcluir
  21. Paulo, nenhuma entidade nos deixa. FMG

    ResponderExcluir
  22. Aline, é isso mesmo, o acumulo de nossas vidas anteriores. E quanto aos que não conseguiram crescer e são maus, cabe aquele ditado: "cada um tem o Anjo da Guarda que merece..." Brincadeirinha, é que o espirito não regride, só evolue. E qualquer soma passada é superior à encarnação atual. FMG

    ResponderExcluir
  23. Entendi sim meu pai...Vou ler com calma todas as suas respostas.
    Bjs e ótimo sábado para todos nós!

    ResponderExcluir
  24. oi de novo! Ai meu Deus preciso fazer almoço...rsrs

    Então Pai Fernando sabe aquela frase que as pessoas falam " seu anjo da guarda está virado" "seu anjo da guarda está afastado..."
    Como o senhor poderia explicar essas crendices das pessoas?
    Poderia se mediante as nossas ações e sentimentos (ruins)que criamos inconscientemente um campo energético e esses amigos ou anjos não conseguem se aproximar para nos ajudar, ou estou totalmente errada?
    É ai que entra os trevosos?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Carlos, na verdade nunca ninguém explica nada coerente porque é mais facil impor uma idéia do que tentar adequa-la dentro de uma lógica. Não sei vc sabe, mas eu tenho 25 anos de experiencia de espiritismo tradicional, e nunca aceitei essa afirmação fria e sem continuidade na explicação, porque quando davam a mim esta resposta que vc bem escreveu, eu perguntava: "bem, e nosso protetor onde fica?" O espirito que nos protege é o nosso Anjo da Guarda que é formado pela soma de nossas reencarnações". FMG

    ResponderExcluir
  26. Luna, concordo que entidade não tem nada a ver com Anjo da Guarda. Cada um é cada um. FMG

    ResponderExcluir
  27. Luna, Anjo da Guarda que se vira contra nós é bom que fique por lá... FMG

    ResponderExcluir
  28. Pai Fernando, me considero uma pessoa de muita sorte.
    Bem recente, conheci a Oração a Pai Benedito de Aruanda.
    Uma parte desta oração – “Oh! Meu Pai Benedito de Aruanda, com tuas ervas reze para abrir meus caminhos, espantando meus inimigos, os feitiços e as ciladas bem armadas, me livrando e livrando meu Anjo da Guarda.” – me deixou um pouco confusa, porque meu Anjo de Guarda precisaria de cuidados? Como a essência da oração é tão bonita, por algum motivo, resolvi encarar minha dúvida como detalhe. Pai Fernando, pra minha sorte, em seguida a minha dúvida deixou de ser detalhe!
    Com a minha evolução, como espírito, meu Anjo da Guarda também evolui...se fortalece? Esta parte da oração está querendo dizer, que meu Anjo da Guarda precisa de cuidados porque eu tenho muito a evoluir?
    Tenho muito a agradecer

    ResponderExcluir
  29. Então Pai Fernando,
    até mesmo pessoas que "maltratam" o corpo, ou quando maltratam o corpo (mente), atingem também de alguma forma seu anjo da guarda?

    Pergunto isso, pois entendo que pessoas "vagam" na terra negligenciando a espiritualidade até que se encontram, ou, resolvem dar ouvidos a esta existência.

    Aqueles que à percebem mais cedo, acabam sofrendo ao ver essas atrocidades. No entanto, tornam-se mais perceptíveis às sensações que a espiritualidade nos mostra, o amor ao próximo, a igualdade entre os homens, enfim, já vivi momentos em que não sei como sobrevivi. Não sou um atleta, tenho uma saúde equilibrada. Certa vez, salvei cinco amigos se afogando, ou melhor, íam se afogar... estavam entrando em pânico ao nadar e não conseguir voltar (no mar). Ao "perceber" tal situação, acreditei que poderia me aproximar e acompanhá-los até a beira da praia. Foi quando remei com minha prancha de surf, na direção deles. Ao chegar perto, comecei a conversar e dizia à eles para "se salvarem", que ninguém devia morrer, não ali na minha frente... deu certo! Segurando na prancha, conversando e remando, todos saímos salvos!
    E o interessante é que isso já me aconteceu vária vezes...!

    Meu anjo da guarda!!?? Só pode...
    Axé

    ResponderExcluir
  30. Seria "consiencia"? Qnd ouvimos ela dizendo oq é certo e errado para nós? E por isso q as respostas geralmente estão dentro de nós? Ouvir o anjo da guarda seria como ouvir a voz da consiencia...a msm q nos elogia e as vezes acusa? O ouvir e seguir o coração?
    Como sempre, não sei se consegui me expressar rsrs
    Abraços
    Isamara

    ResponderExcluir
  31. Ai...Ai....
    Desculpe meu pai amado e meus amigos blogueiros. Mas não darei atenção a vcs nas próximas horas...
    Vou a primeira gira do Pai Maneco AQUI no RIO DE JANEIROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!! Hehehehe. que felicidade!
    Hoje vou curimbar!!!
    Bjs a todos...uhuuuuuu

    ResponderExcluir
  32. Maura, para mim ficoun bem claro que o Anjo da Guarda não é um espirito protetor. Acho que isso está ratificando o que estou falando. Cada encarnação é uma evolução. Por isso é que o espirito nunca retrocede, só evolui. FMG

    ResponderExcluir
  33. Paulo, que legal a história. Mas não se esqueça do Anjo da Guarda deles. FMG

    ResponderExcluir
  34. Isamara, vc se expressou muito bem. O que eu não sei é se o Anjo da Guarda faz esse tipo de comunicação através da intuição. Não acho que ele seja um conselheiro,estando mais para aumentar nosso potencial. FMG

    ResponderExcluir
  35. É pessoal, uma turma do Pai Maneco está com vontade de abrir um terreiro no Rio de Janeiro. Hoje será a primeira gira sob os cuidados da Mãe Lucilia, Pai Lolo e Denise. Axé a todos vcs. FMG

    ResponderExcluir
  36. Boa sorte à galera do RJ!! Divulguem o endereço para que possamos indicar aos amigos cariocas!!! :o)))

    ADOREI o tópico do Anjo da Guarda... :o)

    Beijinhos, Dê

    ResponderExcluir
  37. JOÃO EMERSON DA COSTA31 de maio de 2009 às 10:28

    PAI FERNANDO MUITO SHOW A RESPOSTA EM EXPLICAÇÃO A PERGUNTA DA ALIVE..O SENHOR RESPONDEU:" Hoje vc é a Alice, quando desencarnar vai se juntar às outras reencarnações que vai cuidar e zelar pela encarnação futura. FMG"....PUTZ LINDO ISSO ...AGORA SOU U QUEM VAI ADOTAR ESTA EXPLICAÇÃO,ACHO QUE ESTA POSIÇÃO SUA É O DNA..DA HISTORIA DO ANJO DA GUARDA....SE ZAMBI COLOCOU OS SEGREDOS DO CORPO HUMANO NUMA CADEIA D E DNA...O SENHOR COLOCOU O MISTERIO DO ANJO DA GUARDA NESTAS LINHAS,EM RESPOSTA Á ALICE...

    ResponderExcluir
  38. Pai Fernando,e verdade,nem acredito!Como sera o terreiro no Rio de Janeiro? Quando possivel,divulgue o endereço,pois sera minha oportunidade de conhecer essa UMBANDA TÃO

    LINDA.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  39. (Afrânio)

    Parabéns pelo tópico.

    Depois que o senhor vem esclarecendo que o Anjo da Guarda não é um ser a parte de nós venho criando uma nova visão sobre meu Anjo.

    Saravá!

    ResponderExcluir
  40. Pai Fernando, MUCUIU!... a Mãe Alice, minha comadre, deverá lembrar da visita que fizemos juntos lá na aldeia Guarani, em Piraquara!...houve o dia do meu batismo! Neste dia a gente recebe um nome dado pelo pajé! ...que, coloca as duas mãos na nossa cabeça e fala várias vezes o nome revelado pelo "anjo da guarda" dele - o espírito guia e guardião do pajé! O espírito revela para o pajé o nome que deverá dar ao filho(a) da aldeia!...Então, eu recebi o nome de Karaí Jacupé - tradução: Guardião Branco!... Depois do batismo eu perguntei ao pajé se, Karaí Jacupé, era um espírito guardião; um guia que acompanhava-me? ...Ele disse, NÃO! É você mesmo muito maior!...É o teu nome! ...Hoje, eu sei apenas que Karaí Jacupé é grande amigo do Caboclo do Mar!.... e, depois do batismo somos considerados parentes da aldeia e de toda a nação guaraní! Foi uma grande honra receber este nome! Depois, o senhor lembra que recebemos a visita da Pará,...a índia que levou a imagem do falcão para doar ao Terreiro!...esta visão tem tudo haver com a visão que temos do Anjo da Guarda!!!!!....Forte Abraço Fraterno! Bitty de Ogum.

    ResponderExcluir
  41. Bitty, que interessante a tua narrativa e experiencia. Esse tipo de revelação dá inicio a um entendimento mais real da Umbanda. E viva os índios! FMG

    ResponderExcluir
  42. Bitty, nobre guerreiro da luz !!
    Bacana essa historia...
    Qdo vc vai a essa aldeia de novo ?

    Saravá !!

    ResponderExcluir
  43. Bom dia a todos... bom dia Pai Fernando

    O Anjo da guarda interfere em nossas vidas, escolhas, atitudes?
    As entidades nos deixam com o nosso livre arbítrio... escolhemos o que queremos e eles nos "auxiliam" nessas escolhas mas sem interferência??
    E o nosso anjo???? interfere????
    Como nosso guardião, ele nos defende??? Ele pode impedir que energias negativas se aproximem de nós... ele permite q essas energias nos atinja (claro qdo nós baixamos nossas vibrações com atitudes ruins sei lá.. ruins???)
    Tudo depende tão somente de nós mesmos ou o Anjo pode interferir???
    Nosso pensamento é quem comanda e o Anjo juntamente com as entidades nos aconselham, iluminam e protegem nossos caminhos e escolhas????

    Abraços a todos
    Andressa Matos

    ResponderExcluir
  44. Andressa, na verdade o Anjo da Guarda protege vc aumentando, quando necessário, a tua defesa. FMG

    ResponderExcluir
  45. Olá Pai Fernando, olá a todos.

    Sei lá hj estou num dia atípico, é meu dia de gira mas sinto minhas energias lá embaixo, bate aquele pensamento em não ir, por pensar que ao invés de ajudar, vou acabar atrapalhando... não vou conseguir incorporar... pensando que não vou conseguir me doar para os trabalhos ...
    Acho que muitos médiuns devem passar por isso, as vezes mesmo que eu não queira, me sinto sendo levada pelos maus pensamentos... pela irritação... mau humor.... mesmo não querendo qdo percebo estou me sentindo assim...

    O que podemos fazer para que possamos nos recompor para enfrentar essa oscilação?
    Estou ak escutando alguns pontos... tentando pensar em coisas legais e tal... para poder entrar nas boas vibrações...mas me sinto tão distante... sem forças sabe...
    O que podemos fazer nesses momentos? Como devemos agir para evitar esses dissabores...

    Bjos a todos
    Andressa Matos

    ResponderExcluir
  46. Pai Fernando, adorei este tópico, pois como várias pessoas aprendi que anjo da guarda era um "anjo" de asa branca que cuida da gente, com o tempo tb aprendi que anjo da guarda nada mais era que um guia, um espírito, ou vários que cuidam e protegem, e uma vez até me falaram que o nosso anjo da guarda se apresenta na forma de sua ultima encarnação... e me disseram até o nome do meu.. até que no Terreiro do Pai Maneco em uma gira um consulente perguntou a entidade que eu estava camboneando qual o era nome do Seu Anjo da Guarda e foi aí que começaram minhas duvidas, pois ele respondeu que na verdade “anjo da guarda” somos nos mesmo. Aquilo ficou na minha cabeça e então quando tive a oportunidade pedi a uma entidade que me explicasse melhor isso. Ele me explicou e entendi que hj eu estou Fabiana, mas que existe minha essência, meu espírito e que esse é meu anjo da guarda e que quando rezo para ele estou firmando meu espírito ao meu corpo. Tempos depois teve o curso da Mão Jô e ela tb explicou isso, inclusive por meio de desenhos. Ela desenhou o corpo, a essência (uma sementinha) e o perispirito e ligava a essência ao perispirito e ao corpo. Se o anjo da guarda seria essa essência, como isso se comporta, o anjo, o eu de todas as vidas fica, de alguma forma ligada ao meu corpo físico? E quando desencarnamos, o senhor disse, que vai se juntar às outras reencarnações que vai cuidar e zelar pela encarnação futura, então eu desencarnado seria essa essência? eu desencarnado seria o anjo da guarda da minha próxima vida?

    ResponderExcluir
  47. Fabiana, seja bem-vinda ao blog. Vc ja ouviu falar que quando vc desencarna passam um filme sobre tuas vidas passadas? Papo de kardecista, mas na verdade o que acontece é isso, vc ficando livre da tua vida atual, toda o teu mental adquire a essencia das vidas anteriores. FMG

    ResponderExcluir