quarta-feira, 4 de março de 2009

FRASES SOLTAS – NHÔ QUIM

O excepcional médium paranaense Hercilio Maes, que escreveu várias obras ditadas pelo espírito do Mestre Ramatis, também incorporava o caboclinho Nhô Quim, como ele Hercilio carinhosamente chamava. Durante uma consulta ele disse à consulente: “Recomendo que mecê tome chá de cola.” Diante do olhar intrigado da pessoa, completou marotamente: “assim mecê para de falar bobagem...”

Vou ser o primeiro a comentar: sempre digo que prefiro enfrentar uma falange de espiritos maus do que um fofoqueiro. É que os espiritos são previsiveis, completo. FMG

8 comentários:

  1. Pai Fernando:
    José Angelo Gaiarsa escreveu um livro chamado o Tratado Geral da Fofoca, e ali sabiamente ele discorre sobre o assunto falando que nós somos os maiores fofoqueiros sobre nossa própria vida. Que poder absurdo que nós temos de fazer fofoca sobre nossa própria vida ,não é mesmo?Eu posso falar por mim mesma.Já me arrependi algumas vezes de abrir minha boca...Vou adaptar uma história que ouvi certa vez: sabe essa marca que temos no lábio superior? É o sinal feito pelo nosso pai de cabeça pra nos lembrarmos que devemos falar menos do que sabemos. De qualquer forma, não custa tentar: alguém no terreiro incorpora o Nho Quim pra me dar a receita do chá de cola? Axé!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que quando entrei ler hoje essa frase solta logo pensei... Nossa o que vou comentar???Sendo que em algum momento de nossas vidas abrimos a boca falando demais,seja por impulso do momento ou seja de caso pensado.
    Então lendo o recado da Andrea só me resta assinar em baixo...
    Saravá

    Monique

    ResponderExcluir
  3. Sabedoria com as palavras , a fofoca gera discordia , intriga e confusão se não sabe oq disser fique calado , nao invente historias nem futricas , seja leal aos amigos , porem policie seus pensamentos , e quem anda metido com mexerico , mexeriqueiro é .

    Eis aqui uma boa passagem .

    Pv 20:19 “O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios.

    Julio Cesar Vieira

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria mt desse chá de cola...
    Tenho o pessimo habito de falar demais, minha mãe sempre dizia, "vc nasceu com defeito, nasceu faltando o filtro entre a cabeça e a boca...', e é verdade, os pensamentos passam automatico, pensei, falei...e depois de dito é q percebo...falei de mais...e magoei...por isso é melhor escrever...

    mas como diz o ditado popular: melhor uma amarga verdade q mil lindas mentiras...
    Isamara

    ResponderExcluir
  5. Concordo, a fofoca já fez grandes estragos em minha vida, que me foram custosos a recuperar. Ultimamente me vi novamente numa rede de intrigas, que surgiu por causa de um problema familiar, novamente problemas pequenos foram tomando uma escala assombrosa. Graças a iluminação espiritual consegui verificar a origem do problema, estava na fofoca, pois ingeneuamente, ao confiar em pessoas que, achava eu, deveriam me dar apoio só me vi cercado novamente por aquela rede de maledicências e 'lero-lero'. Pois vejam que ao tomar consciência de estar pisando novamente 'em ovos', ao confiar segredos e me abrir espiritualmente a terceiros, o chão se consumia sob meus próprios pés. O que fiz para retomar a caminhada? Recorri ao amor, não ao amor de pessoas que gostaria que me amassem mas ao meu amor próprio, pelo meu ser e por Oxalá.
    Ogum veio em meu socorro e ajudou-me novamente a colocar meu coração num cofre, como o Sr. mesmo, meu amigo e pai de Santo já havia ensinado. Saí da rede de intrigas e fechei as sentidos aos faladores, assim mesmo, sem esitação. O resultado é que o chão sob meus pés se refez como que por milagre, os problemas que pareciam insoluveis tornaram-se uma gota de xixi em meio a um oceano de água pura e límpida. Tudo clareou agora e desta vez não esquecerei mais a lição, assim espero. Vale mesmo aquele velho ditado popular que nos acompanha desde os tempos do império romano "antes só do que mal acompanhado". As pessos se bastam a si próprias e só as fracas precisam se envolver com falsas amizades para não sentirem-se sós. A níos bastam nossos Orixás e aos nossos nos cabe dar o caminho.
    Obrigado pai, obrigado Nhô Quim. Minha boca está fechada para fofoca, mas meus ouvidos atentos para poder separar o joio do trigo mas meus dedos ávidos por compartilhar conhecimento. A fofoca deixo para os fofoqueiros e o julgo pelo que escrrevi aqui acima para Xangô. Mucuiu pai Fernado?

    ResponderExcluir
  6. Isamara:

    Acho que a formula do chá vc pode procurar nos estragos que a palavra mal colocada faz. FMG

    ResponderExcluir
  7. Dizem que Deus nos deu dois ouvidos e apenas uma boca para aprender a escutar mais que falar.... para que possamos filtrar o que é ouvido e falar apenas o que vale a pena..... depois que falamos não há como voltar atrás do que foi dito, por mais desculpas que a gente peça o estrago foi feito... a palavra tem muita força e devemos saber como usá-la... o chá de cola é uma ótima receita. hehehehehehe....

    ResponderExcluir
  8. As palavras. Cuidado com as palavras. Elas são o veículo de Deus no mundo físico. No início, era o Verbo...

    Muito AXÉ

    ResponderExcluir