sexta-feira, 27 de março de 2009

OGAM KAIAN

Sei que todos os setores do ritual de um terreiro têm entidades que cuidam e zelam por eles. Desde o inicio do Terreiro do Pai Maneco nossos atabaques e engoma em geral são cuidados por uma entidade que se chama Ogam Kaian. Algumas vezes ele se dá ao luxo de incorporar e agitar as batidas dos atabaques arrancando sons de uma força difícil de descrever. Um ponto de saudação à essa entidade é contado com o máximo respeito e ele é por nós considerado um Orixá da Umbanda. Não sei se em outros terreiros existem entidades iguais. Agora o Jimmy, que já retratou outros espíritos, mais uma vez demonstrando uma sensibilidade incomum além de extraordinário dom, está trazendo para conhecimento de todos, com incrível fidelidade, eu afirmo, o retrato do nosso Ogam Kaian. Ogunhe!

10 comentários:

  1. Nossa, que lindo!!!
    Viver próximo e junto da espiritualidade é realmente um presente de Deus.
    Saravá Ogan Kaian.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, que nao vejo nem escuto nada que nao seja do nosso mundo é uma grande oportunidade. E eu nao estava tão errado, era mais ou menos assim que eu o imaginava.
    Já tive o imenso orgulho e prazer de incorporar nosso chefe da Engoma. É uma energia tamanha, daquelas incorporaçoes quase que incontroláveis. Me sentia com meio metro a mais de largura e de altura. Incrivel!! Sempre fico esperando a próxima oportunidade.
    Na mesma medida de sua energia é sua seriedade e seu comprometimento com bom funcionamento de nossa Engoma. E tanto é a sua cobrança.
    A primeira vez que ele se manifestou foi há anos na casa do Pai Fernando. Ele disse que via atrás de mim alguém que ele não conhecia soltando bafo pelas ventas. ai ai ai - pensei. Mais tarde naquela noite ele o identificou e trouxe seu nome á luz, dizendo que ele estava bravo daquele jeito porque a Engoma estava uma M...
    Acho que hj ele deve estar mais calmo, chegando até a sorrir uma vezinha ou outra, mas gostaria de vê-lo sorrindo permanentemente. Esse deve ser o nosso objetivo.
    Axé a todos e Saravá nosso Ogam Kaian !!

    ResponderExcluir
  3. em nosso terreiro o mestre e Sr sete flexa ele não emcorpora para tocar os atabaques,temos uma preta velha que faz todos os trabalhos do atabaque,ela e vóvó Beninca,uma grande preta velha,sendo ogan do terreiro todos os guias chefe trabalha em nosso terreiro tca jaunto conosco,e iso sempre traz muita paz.mesmos os guias de esquerda,pai maneco isto e correto??
    grato antesipadadmendte pela atenção.

    januario de xangô

    ResponderExcluir
  4. Januario,não sei de onde é teu terreiro, mas isso que vc está contando mostra que apesar de ninguém contar, parece ser normal a manifestação das entidades cuidando dos atabaques. Savará Vovó Beninca. Ainda não te conheço, mas já te amo. FMG

    ResponderExcluir
  5. Tive o prazer de ver o Lolo incorporado com Sêo Ogam Kaian no final do ano passado no terreiro. ele realmente veio dar uma bronca na Engoma. Aquela foi uma das incorporações que mais me chamou a atenção. Assim que vi, virei para o meu amigo ao lado e comentei: "nunca vi entidade alguma, mas tenho certeza que Sêo Ogam Kaian é muito grande, ele passa essa impressão". A imagem acima confirma o que pensei.
    E, recentemente, Mãe Alice também incorporou a entidade, que veio nos falar sobre a vibração do toque do atabaque e do canto. Nos falou que no toque do atabaque, a energia vibrava de cima para baixo e no canto vibrava de baixo para cima, que o equilibrio dessas duas energias é que chamava os espíritos para o trabalho.Foi muito forte sua presença.

    ResponderExcluir
  6. Adorei ler o depoimento do Lolo imagino a cena do Sêo Ogam Kaian atras dele bufando rsrsrrsr,e confesso que ver essa imagem hj dele aqui e o relato do Lolo me faz admirar cada vez mais nossa querida religiao.

    Bjs

    Monique

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma pergunta a fazer, que pode parecer ridícula,mas para no meu entender é pertinente:sempre fazemos entregas aos orixás/entidades pedindo ou agradecendo alguma coisa. Não deveríamos pelo menos uma vez por ano acender pelo menos uma vela pro seo Ogam Kaian? Afinal se ele nos dá esta sustentação fantástica acaba por nos proteger também. Saravá seo Ogam Kaian!

    ResponderExcluir
  8. Salve o Chefe, Seu Ogan Kaian!

    ResponderExcluir
  9. Sou frequentador da assistencia do Terreiro Pai Maneco, mas tem algumas letras que não consigo acompanhar, gostaria muito de receber o ponto cantado da Saudação a Engoma...sinto uma musica muito vibrante e de muita força, mas não consigo cantar inteira devido a dificuldade de entender direito a letra...
    Obrigado e no aguardo.

    Saravá Seo Ogan Kaian

    ResponderExcluir
  10. Tem a letra e musica em nosso site www.paimaneco.org.br FMG

    ResponderExcluir