quinta-feira, 19 de março de 2009

PERGUNTA DA ANDRÉA DESTEFANI

A Andréa Destefani mandou-me uma pergunta: Pai Fernando, nós umbandistas somos também cristãos?
Cristianismo é a religião que tem como base a figura de Jesus Cristo e segue os ensinamentos da Bíblia Sagrada, crê em um Deus único, não aceita a manifestação do espírito na matéria e condena a filosofia da reencarnação. A Umbanda também crê em um Deus único, mas baseia sua doutrina nas forças cósmicas, na Natureza, na manifestação dos espíritos na matéria e na reencarnação e nos seus efeitos cármicos. A relação de Jesus Cristo com a Umbanda é através do sincretismo dos escravos africanos que cultuavam Oxalá como a imagem de Jesus Cristo. Entendo, pois, que a Umbanda não é uma religião cristã. Isso, todavia, não tira a força de Jesus Cristo na nossa cultura religiosa. Sua vida e seus ensinamentos conhecidos através dos evangelhos de Lucas, Marcos, João e Mateus são exemplos para qualquer religião, inclusive para a Umbanda. Eu acho que Jesus foi o espírito de maior luz que reencarnou em nosso planeta. O médium Hercilio Maes em uma das suas obras psicografadas disse que Jesus ficou mais 1.000 anos-terra, baixando a sua aura para poder suportar a rudeza da nossa vibração. Entretanto, temos que deixar bem claro: Oxalá é uma vibração cósmica e Jesus foi um espírito reencarnado na Terra. FMG

13 comentários:

  1. É...O senhor está certo! Até hoje pensava que ser cristã era por acreditar em cristo...E não é.
    Ser Cristão é aceitar todas as diretrizes do Cristianismo, batismo, bíblia e tudo mais.
    Mas uma coisa pai Fernando. Na bíblia tem duas partes, a do velho e novo testamento...No Novo Cristo vem trazendo a boa nova. Fala de dons espirituais, tem relato das encarnaçoes de Elias e São João Batista. Fala das obsessões e as desobsessões...Não estaria ai uma abertura para se aceitar o lado espiritual como algo infinito e amplo?
    Eu particularmente sou Umbandista...Mas creio muito nos desígnos de Deus e seu Postulado Jesus Cristo. Tem algum mal nisso?
    Saravá meu pai!

    ResponderExcluir
  2. Luna, nada errado em crer em Jesus Cristo, mesmo porque eu também creio, como falei no testo. O Pai Maneco sempre cumprimenta "que a paz de Oxalá e Jesus Cristo esteja com vc". Só que o problema não foi levantado nisso, mas se a Umbanda é cristã. FMG

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Pai Fernando.

    Sempre achei assim como muitos, que aquele que crê em Cristo é Cristão. E que toda religião que acredita em Cristo é Cristã.
    A Umbanda segue os preceitos cristãos, "Amor ao próximo, caridade etc e tal. Nossos queridos pretos velhos trazem em suas guias Cruzes (que representam Jesus Cristo.) Assim como nosso querido Pai Maneco, quase todos os pretos velhos usam abençoar seus filhos usando o nome de Jesus Cristo.
    Vendo desta forma, não consegui dizer que nossa religião não é cristã.
    Inclusive quando vou falar da Umbanda para alguem que vai ao terreiro a primeira vez, sempre digo que a Umbanda é uma religião cristã, confesso ver mais tranquilidade nestas pessoas quando digo isso.
    O senhor acha que não devo mais me referir a Umbanda como uma religião cristã?

    Obrigado,
    Fausto Brasil Migliorini.

    ResponderExcluir
  4. Pai Fernando, achei muito oportuna esse esclarecimento do Sr sobre Umbanda e Cristianismo.
    Penso como o Sr, e às vezes as pessoas me interpretam mal por isso.
    Fico ouvindo pessoas dizendo que a Umbanda precisa do cristianismo para se afirmar e ser aceita e não creio nisso.
    Eu, particularmente, acho nossa religião ímpar, completa, e que nós não temos nada a esconder....que devemos ressaltar o trabalho maravilhoso do espíritos que nela trabalham e a força dos Orixás.
    Como o Sr, eu também tenho muita fé em Jesus Cristo como espírito de luz... Independente de outras religiões, pois afina Ele não tem proprietários.

    Axé!

    ResponderExcluir
  5. Fausto:

    Vamos deixar bem claro o que penso. Se entendo que Oxalá é uma vibração cósmica e Jesus um espirito que teve uma encarnação na terra, faço uma separação bem definida entre eles. Na Umbanda Oxalá é o orixá maior, e não Jesus Cristo. Eu respondi a pergunta da Andréa sem pretender desenvolver polemica no assunto, mesmo porque isso em nada vai modificar, somar ou diminuir a qualidade da nossa religião. FMG

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Pai Fernando, seu texto me clareou as idéias... Ou melhor, ajudou a separá-las, pois tava meio misturadinho por aqui... hehehehe

    Obrigada novamente....

    ResponderExcluir
  7. MUCUIU meu PAi,entrando neste assunto... estou de pleno acordo com sua explicaçao pois minha familia tinha ligaçao com religioes de varias etinias inclusive em terreiros de "magia negra".Eu penso q é muito dificil separarmos religiao quando a imagem mais cultuada no mundo todo é JEsus CRisto,nao desmereço seu prestigio , mas me chateio pelo motivo do qual somos alvo de muita descriminaçao, pois a maioria das pessoas carregam consigo a ideia de q a religiao q nao "adora ou nao o teme" se torna "satanica".Me desculpe por nao saber me expressar ...mas arrespeito de descriminaçao por este motivo e outros acho q se eu particularmente encontrei minha paz na umbanda...Antes mesmo de saber q Cristo "nao" faz parte da nossa religiao...Obrigada por suas explicaçoes...SArava

    ResponderExcluir
  8. Priscila

    Vc tem razão quando diz que os que pensam serem donos de Jesus costumam nos ameaçar por discriminação à Umbanda. Por outro lado, Jesus não está fora de nossa religião, ao contrário, nós cultuamos bastante não só sua figura como seus ensinamentos. Seu nome sempre é uma ameaça aos espiritos maus e atrasados. FMG

    ResponderExcluir
  9. " Cessa tudo que a antiga musa canta que valor mais alto se alevanta " E agora José? Tenho como verdade que a nossa querida Umbanda é Cristã. Porque? Acho que é porque eu quero que seja. Concordo com vc. mas, fui Cristão desde pequenininho, assim como vc., e está difícil tirar o Nazareno da relação das divindades.Entretanto me serve de consolo que a Umbanda é uma religião jovem - 100 anos é muito pouco - e ainda tem muito para nos ensinar. Mas, enqunto isto não acontece, guardei para mim o que dizia o sambista Jõao Nogueira, em uma de suas músicas " sou Cristão e Umbandista. Criei então uma figura meio católica, meio umbandista; Zambi mandou seu filho Oxalá para encarnar no planeta terra. É isto!

    ResponderExcluir
  10. Não queria publicar nenhum comentário que não viesse com o nome declarado, mas para evitar mal entendido vou publica-lo assim mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Certo dia, eu estava muito chateada por problemas que atravessava, e um senhor de mais de setenta anos começou a conversar comigo no ponto de onibus.Ele se dizia pastor evangélico e falou muito ,enquanto eu só escutava.Quando ele me perguntou qual era minha religião.Falei que era umbandista, mais para agredi-lo e faze-lo parar de falar do que por aceitar minha fé. Em vez disto ele olhou para mim e falou: Minha filha que bom que vc tem uma religião por que só a proximidade com Deus nos faz entender o mundo de hoje. Se algum evamgélico algum dia falar algo de ruim por vc ser umbandista cite corintios 13-1 em que diz: ainda que falasse a lingua dos anjos e não houvesse amor em meu coração de nada valeria.Se vc está na umbanda, sem amor em seu coração não vale nenhum esforço. Esta pessoa que me falou isto e que me deixou com uma cara de "tacho", estava convicta de sua religião portanto podia falar de qualquer outra sem agredir.Fiz esta pergunta ao sr. Fernando porque temos que saber quem somos, entender mais nossa religião, para que com o tempo possamos ser ecumenicos. Estudo religiões há 25 anos e escolhi a umbanda por ser uma religião simples em seu ritual,mas grandiosa nos resultados.E tenho aprendido muito.Então,posso agora afirmar que não há mal em ser umbandista-cristão,umbandista-muçulmano, umbandista-judeu, como temos alguns, desde que haja amor em nossos corações.Estou me sentindo igual ao dia em que conheci e recebi a lição daquele pastor,mas muito feliz em saber que tantos amam a umbanda do jeito que entendem.Obrigada Pai Fernando pela oportunidade de crescimento.Axé a todos.

    ResponderExcluir
  12. Pai Fernando, mucuiu!
    O comentário acima "anônimo" é do Pai Beco que ainda não entendeu como funciona esse negócio aqui de enviar comentário.
    Saravá!
    Rodrigo Fornos

    ResponderExcluir
  13. MUCUIU meu PAi,entrando neste assunto... estou de pleno acordo com sua explicaçao pois

    ResponderExcluir