segunda-feira, 23 de março de 2009

QUE FALTA FAZ

Hoje é 2ª. feira, dia da minha gira e eu estou aqui no computador olhando para o relógio. Faltam poucos minutos para a gira começar. Não pude ir porque estou gripado, mas já estive no terreiro à tarde cuidando da minha gente de fora. Deixei tudo arrumado para quando o Caboclo Akuan chegar, mesmo não incorporando, já tenha seu trabalho organizado. É ele quem cuida do pessoal de fora. Ogunhê! Também hoje é dia de amaci, a lavagem de cabeça com ervas e bebidas do orixá oficializando a entrada desses médiuns na gira. Sejam bem-vindos! Eu fico surpreso com o entusiasmo do povo daqui com a Umbanda. Caem de cabeça na religião. E o melhor é que não entram na corrente pela dor, mas pela alegria e com o coração cantando nossos pontos, no fundo o samba que tanto gostamos. Viva a alegria e a musica! Interessante como podemos misturar tudo dentro de uma gira. Sofrimento, doença, stress, viciados no álcool e no crack, mas também pessoas em busca de uma religião que ouviram falar que nasceu aqui no Brasil. Viva a dor e a alegria! Nosso ritual é bom, porque é curto no inicio, para ninguém se cansar, e vibrante na continuidade com a gira de Ogum. Essa gira é muito bonita. Ogum no terreiro é força na certa. Ela começa com o Caboclo Akuan incorporando, não hoje porque estou aqui e não lá. Mas ele é chamado e vem com certeza. Mas o Ogum 7 Ponteiras do Mar, da mãe Lucilia, leva a gira com a mesma força. Salve Ogum 7 Ponteiras do Mar! Além da vibração das sete linhas dentro desta primeira parte algumas pessoas sentam no meio e os oguns iniciam seus trabalhos. Sempre mais de cinqüenta e menos de sessenta pessoas ficam ali recebendo a força de Ogum. Acho interessante esse trabalho, porque depois das interferências espirituais dos oguns, normalmente é chamada a linha do Caboclo da Pantera ou da falange do Caboclo Akuan para trabalho de limpeza. Essas duas falanges não fumam, não bebem e não falam, só agem e vibram. Algumas vezes depois deles é chamada a linha de Iemanjá para limpeza ou de Iansã para levar os eguns inconvenientes que foram afastados das pessoas. Mais ou menos por aí. Eparrei! Depois de tudo isso ainda é chamado o Ogum de Ronda para encerramento da gira de Ogum. Um intervalo para passar à segunda etapa, hoje a gira de Boiadeiros. Como fazemos giras alternadas, ou seja, boiadeiros, preto-velhos, esquerda e caboclos, na próxima semana vou falar sobre giras dos preto-velhos. FMG

24 comentários:

  1. Eu não sou da gira de segunda, mas em quase todas estou lá. Nem sempre para consultar. Mas apenas para sentir a energia, a força.
    É uma gira muito vibrante. A força de S. Akuan e de todos os Oguns que vêm pra trabalhar nos envolve de uma maneira "eletrizante".
    Linha gira!
    Hoje, assim como o Sr. não pude ir por conta de um refriado... Mas, mesmo "de longe" sentiremos a energia vinda de nosso lindo congá.
    Saravá o Terreiro do Pai Maneco.

    ResponderExcluir
  2. Patricia, que fazer. Só espero que no terreiro tenham notado a minha falta...

    ResponderExcluir
  3. Sou médium de um outro terreiro, mas estou enfrentando muito, muitos problemas.
    Me sinto perdida, pois não encontro apoio em meu Pai de Santo, e hoje pra mim estar no terreiro se tornou um peso na minha vida.
    Amo a Umbanda, meus orixas e entidades. Não quero me afastar, pois entrei na Umbanda por amor.
    Preciso conversar com alguém, Já foi em seu Terreiro duas vezes, mas não tive coragem de falar sobre essas dúvidas.
    Não sei o que fazer.
    Meu msn é marizete_pontarolla@hotmail.com
    Espero que possa me ajudar.

    ResponderExcluir
  4. Marizete, escreva-me para o email fernandoguima@terra.com.br que terei o maior prazer em trocar idéias sobre nossa religião. FMG

    ResponderExcluir
  5. Oh Pai Fernando...Melhoras viu!!!
    Quem sabe um dia estarei ai participando dessa gira de segunda. Ou de outras.
    Axé e saúde!!!

    ResponderExcluir
  6. Ahhh Pai Fernando o Sr tem q melhorar logo...
    A gira de segunda feira é maravilhosa, a energia do Sr Akuan é demais, sempre me emociono qnd ele é chamado, mas acho q sou suspeita, eu amo ele, acho q o Sr deve se lembrar do dia q eu cheguei timida e destrambelhada me declarar pra ele...rsrsr amo tanto q marquei meu braço...uma homenagem em forma de tatuagem...
    Amo tds os Oguns, e não poderia ser diferente, sou filha de Ogum, mas Sr Akuan é especial pra mim, me apaixonei antes de conhecer, aliás, eu fui conhecer o T.P.M pq queria ver o Caboclo cujo ponto sempre me fazia chorar, e ainda faz até hj, e foi td aquilo q eu esperava e acho q até mais, me encantei com a energia dele, vibrei junto, chorei como criança, de tão emocionada q fiquei, a melhor coisa q senti até hj...
    E pra melhorar td, ainda encontrei uma gira vibrante, alegre, linda e super alto astral, e naquele momento soube, ali era meu lugar, eu tbm queria fazer parte...e agradeço a Deus todos os dias, por eu ter um belo dia ido procurar pontos na net e achar o site do T.P.M...
    Obrigada por essa casa fantastica chamada Terreiro Pai Maneco...
    Abraços Isamara

    ResponderExcluir
  7. Alguns falas na reuniao de domingo e as dicussoes sobre o papel da hierarquia no blog fizeram-me refletir sobre uma questão: Uma Umbanda "pés no chão" exige dirigentes e pais/maes de santo "pés no chão".

    abracos
    Axe e melhoras
    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Pai Fernando com certeza fez muita falta hj!!!
    Desejo melhoras...
    Axé
    Larissa

    ResponderExcluir
  9. Oi Pai Fernando, sua falta foi sentida sim!!! Eu estava lá e ouvi mts comentários preocupados pela sua ausência.
    Eu fui e chorei muito hj durante a vibração... foi uma tristeza tão profunda que nem sei daonde veio.... como sou meio ruim de chorar, qdo comecei não conseguia parar mais... um dos caboclos de Ogum na saída da vibração me mandou ir rezar lá no altar dos Pretos Velhos no jardim dos Orixás, mas lá eu chorei mais ainda.... nem sei daonde veio tanto choro....
    O Sr. é maravilhoso... o terreiro é maravilhoso... como eu gostaria de ajudar mais e estar mais presente. Mas conte comigo.... e com meu profundo amor e respeito pela Umbanda, pelas entidades e pelas pessoas.... O Sr. e tds que conheci lá dentro tornam minha vida e minhas lembranças mais doces... Obrigada do fundo do coração!!!!
    Beijinhos carinhosos e muito Axé!! Melhoras...

    ResponderExcluir
  10. O choro pode ser transmnitido por um espirito ao lado ou porque recebeu uma carga vibratoria muito boa. Obrigado pela força. FMG

    ResponderExcluir
  11. Sidney, dirigente que não tiver seus pés inteiramente fincados no chão deixa sua corrente à merce de fantasias. FMG

    ResponderExcluir
  12. Isamara, tinha esquecidp de contar a todos que vc tem uma tatuagem do seo Akuan no braço. FMG

    ResponderExcluir
  13. Pai Fernando,

    Com toda certeza o senhor fez toda falta ontem, a gira pode ter andado mais faltando uma coisa muito importante pode ter certeza. Quase passei ontem pegar um axé ainda bem que não fui pq não iria lhe encontrar, lógica que axé eu pegaria com todos que ali estão mais queria aquele axezão do Pai que me super acolheu a 18 anos atras e aquele que quando estou na frente tremo como quando cheguei...Ogunhê!

    Bjs
    Monique

    ResponderExcluir
  14. Pai Fernando, senti muito sua falta ontem na gira. Tenha certeza de que não foi só eu. Espero que fique bem logo!
    A gira foi maravilhosa! Com certeza seu Akuan estava lá! Seu 7 Ponteiras do Mar firme como sempre!
    A energia de Ogum de ronda sempre faz com que eu me sinta mais forte.
    E depois, gira de boiadeiros...ahhhh, os boiadeiros, sempre com suas lições metafóricas. Sempre encontrando um jeito de acalmar os corações nervosos dos filhos que lá estão...principalmente dos seus cavalos.
    Tudo o que se mostra ao consulente com certeza serve utilmente ao cavalo e ao cambone!
    Iansã para a limpeza final, foi lindo.
    Obrigada Pai Fernando pela casa que nos deu! Seu esforço é grandiosamente reconhecido pelos seus filhos!
    Fique bem logo!!! Muito axé pro Senhor!
    Paz, luz e amor para nossa casa!
    beijos
    Fabiana

    ResponderExcluir
  15. Mucuiú Pai Fernando!
    Os filhos do Sêo Akuan, estejam eles onde estiverem, sempre estão conectados. Assim como o senhor está ai no seu computador, pensando no trabalho no Terreiro, conosco é igual. Segunda-feira, às 20h, é normal parar e pensar em Curitiba, no Terreiro, na linha que está trabalhando, relembrar histórias.
    Ontem, segunda, às 20 horas, estávamos reunidos na casa da Mãe Alice, ensaiando pontos. Sabe como é, na hora lembramos que a gira começava em Curitiba.
    Assim somos nós, querido Pai Fernando, os filhos de Akuan, que de qualquer canto escutam seu chamado e mesmo do outro lado do Planeta recebem o seu axé.
    Que o senhor melhore logo!! Beijo, Fernanda

    ResponderExcluir
  16. Baba, sei como é, toda segunda feira oito horas me concentro até sentir o "refletiu a luz divina" no meu coração,para então fazer todas as firmezas.
    Entendo também como a galera fica triste e sente sua falta, mesmo sendo Mãe de Santo, penso " bem que o Pai Fernando podia estar aqui..." em vários momentos da minha gira (bons ou ruins).
    Agora, estou em um momento bem importante firmando minha hierarquia (dia 28, todos convidados!)espero que o senhor possa vir, mas se não puder, sei que vai estar aqui em pensamento!
    Saravá Baba insubstituível!!

    ResponderExcluir
  17. Primeiro a Fernanda e agora a Mãe Alice. É muito carinho e força. Salve Florianópolis. FMG

    ResponderExcluir
  18. Foi maravilhosa a gira. Muito bem comandada. Mas é inevitável não comentar... Faz muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa falta!!!

    ResponderExcluir
  19. Fabiana e Mo, obrigada por falarem que a gira foi boa, já estava me sentido um zero a esquerda.rsrsrsrsrs
    Pai, vc sempre faz falta!
    Lu

    ResponderExcluir
  20. Lucilia

    Importante dizer que teu pai fez falta mesmo, mas nao pq os trabalhos nao foi bem feito, mas pq ele faz falta sempre. Vc tem seu jeito e sua marca propria de realizar os trabalhos e o fez com mta competencia. Parabéns!

    bjao

    Sidney Oliveira

    ResponderExcluir
  21. {corrigido}

    Lucilia

    Importante dizer que teu pai fez falta mesmo, mas nao pq o trabalho não foi bem feito, mas pq ele faz falta sempre. Vc tem seu jeito e sua marca própria de realizar os trabalhos e o fez com mta competencia. Parabéns.
    Bjao

    Sidney

    ResponderExcluir
  22. Pai Fernando...
    Segunda-feira vou responder o e-mail com mais calma. Mas jà posso afirmar que "a sua gente de fora" foi cuidada. Fico muito feliz em saber que posso contar com a Energia do Caboclo Akuan,e tambèm com a sua Energia e Paciencia, seja dentro ou fora do terreiro!!!

    Espero que o Senhor jà esteja melhor,
    Grande Beijo
    Juliana

    ResponderExcluir
  23. Juliana, Curitiba-Italia para os espiritos é moleza. bjs e se cuide. FMG

    ResponderExcluir
  24. Começo a entender sobre a importância da hierarquia. Realmente senti muita falta, logo associei...

    Abraço

    ResponderExcluir